Sunteți pe pagina 1din 58

Valores afro-brasileiros na educao

BOLETIM 22 NOVEMBRO 2005

SUMRIO

PROPOSTA PEDAGGICA VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO ..................................................................................... 03


Andria Lisboa de Sousa

PGM 1 NOVAS BASES PARA O ENSINO DA HISTRIA DA FRICA NO BRASIL ............................................... 15


Carlos Moore

PGM 2 VALORES CIVILIZATRIOS AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO INFANTIL ....................................... 30


Azoilda Loretto da Trindade

PGM 3 OS QUILOMBOS E A EDUCAO ............................................................................................................. 37


Maria de Lourdes Siqueira

PGM 4 MATEMTICA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA Afroetnomatemtica, frica e afrodescendncia ................................................................................... 43


Henrique Cunha Junior

PGM 5 MATRIZ AFRICANA: EDUCAO E TICA

Os versos sagrados de if: base da tradio civilizatria iorub ......................................................... 55


Juarez Tadeu de Paula Xavier

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

PROPOSTA PEDAGGICA

Valores afro-brasileiros na educao


Andria Lisboa de Sousa(1)

Na nova terra/ Novos povos, novas lnguas, Pelourinho, dor, mingua/ Nunca mais pude voltar. E mesmo escravo/ Nas caldeiras das usinas, Nas senzalas e nas minas/ Nova raa fiz brotar. Hoje, essa terra/ Tem meu cheiro, minha cor, O meu sangue, meu tambor,/ Minha saga pra lembrar. (Antonio Nbrega e Wilson Freire, 1997)

Na sociedade contempornea, reconhece-se que a educao um dos mais importantes canais de mobilidade social(2), ou seja, quem tem acesso a uma educao de qualidade habilita-se para participar do conjunto de bens e servios disponveis na sociedade. Por isso, o movimento social negro tem considerado a educao um elemento fundamental para a transformao da realidade social do pas, especialmente no que concerne populao negra(3) brasileira, haja vista os dados sobre desigualdades, publicados nos indicadores socioeconmicos do IPEA, IBGE, DIEESE, PNUD-ONU e outros rgos que desenvolveram pesquisas com este recorte.

Na dcada de 1990, destacaram-se, entre outras atividades, as celebraes do tricentenrio da morte de Zumbi dos Palmares, em 1995, que culminou com a Marcha Zumbi(4): Marcha contra o Racismo, pela Igualdade e a Vida. Pressionado pelo movimento negro, o Governo brasileiro criou um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para discutir polticas pblicas para a populao negra. At ento, raras tinham sido as abordagens das Polticas Educacionais voltadas, especificamente, para a populao negra.

O sistema educacional, ao reproduzir as prticas racistas, discriminatrias e preconceituosas, faz com que crianas e jovens negros/as vivenciem situaes que os/as deixem vulnerveis s prticas discriminatrias, interferindo no desenvolvimento emocional e cognitivo desses sujeitos (Cavalleiro, 2000, Bento, 2002; Gomes e Gonalves, 2002; Gonalves, 1996 e Munanga, 2001).

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

Os africanos que foram escravizados no Brasil trouxeram consigo rituais de celebrao, valores, linguagem, religies, costumes, vestimentas, penteados, temperos, canes, danas, folhas, tambores variados, conhecimento cientfico (no campo da agricultura, da metalurgia, da pesca etc.), a histria e a memria de seu povo, por meio da tradio oral, que foi e vem sendo transmitida, retransmitida e ressignificada.

Grande parte dos contedos expressos pelos livros didticos, paradidticos ou pelos materiais pedaggicos em geral ainda mantm uma viso estereotipada sobre a representao do segmento negro ou ignora o conhecimento cientfico, tcnico, lingstico, esttico, a viso de mundo dos africanos e afro-brasileiros. Alm disso, o que h nessa rea , muitas vezes, considerado de m qualidade, sendo, talvez, um dos motivos para no serem adotados pelos sistemas de ensino ou pela(s) fundao(es) que fornece(m) os mesmos para as escolas.

A grande dificuldade reside na ausncia de disciplinas, cursos de formao inicial e continuada, materiais didticos que ofeream subsdios para os educadores trabalharem com a cultura afrobrasileira no currculo escolar. De acordo com Lisboa de Sousa (2003), fundamental levar em considerao os estudos sobre as influncias das culturas africanas trazidas para o Brasil, a fim de que possamos compreender a lgica do pensamento(5) e do viver negro, desconstruir(6) os esteretipos e valorizar sua cultura.

Uma srie concebida a partir das africanidades e dos valores civilizatrios presentes na cosmoviso afro-brasileira pretende propiciar: a) a reafirmao da identidade dos afro-brasileiros; b) a convivncia dos vrios segmentos que constituem a sociedade brasileira com outra "lgica" de pensamento e comportamento; c) a reorientao dos educadores, para que possam tratar da temtica em sala de aula; d) a criao de novas propostas para os livros e os materiais didtico-pedaggicos destinados educao bsica, concebidos a partir dos saberes afro-brasileiros e e) a visibilidade de um outro imaginrio, baseado nos princpios da diversidade, da pluralidade, enfim, das africanidades, essenciais para a cosmoviso africana no Brasil.

Nosso aporte terico perpassar dois referenciais bsicos que convergem para abarcar a complexidade que envolve a pesquisa proposta: as africanidades e o imaginrio. Inicialmente, se faz necessrio expressar a definio dos conceitos de africanidades e de valores civilizatrios africanos que sero adotados nessa pesquisa. Entendemos africanidades brasileiras como as razes da cultura

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

afro-brasileira, que revelam tanto os modos de ser, de viver, de organizar suas lutas, prprios dos negros brasileiros, como as marcas da cultura africana que, independentemente da origem tnica de cada brasileiro, fazem parte do seu cotidiano.

Na medida em que participam da construo da nao brasileira, os descendentes de africanos vo deixando nos outros grupos tnicos com que convivem suas influncias e, ao mesmo tempo, recebem e incorporam as daqueles. Desta forma, investigar as africanidades brasileiras significa tomar conhecimento, observar, analisar um jeito peculiar de ver a vida, o mundo, o trabalho, de conviver e de lutar pela prpria dignidade, bem como pela de todos os descendentes de africanos e, mais ainda, pela dignidade de todos que a sociedade marginaliza. Significa tambm conhecer e compreender os traos culturais e o imaginrio dos africanos e de seus descendentes no Brasil, e situar tais produes na construo da nao brasileira (Gonalves e Silva, 2001).

Apoiamo-nos em Oliveira no que concerne aos valores ou aspectos civilizatrios africanos. Segundo ele, na Dispora africana, o que vem para o Brasil no a estrutura fsico-espacial das instituies nativas africanas, mas os valores e os princpios negros africanos. a isto que doravante chamaremos de aspectos civilizatrios africanos. So aspectos civilizatrios caractersticos da cultura negra, reconstruda no contexto brasileiro, preservando, entretanto, sua matriz africana (2003).

Por um lado, a dispora significou uma ruptura com os valores civilizatrios africanos, mas, por outro, essa condio fez com que esses valores se espalhassem em vrias partes do mundo. J que estavam distantes fisicamente, os descendentes de africanos preservaram em sua memria os mitos e os ritos de suas tradies culturais para transmitir seu conhecimento ancestral. Segundo Ferreira Santos, vozes ecoam h muito tempo, por longos espaos, atravs de geraes. Vozes que ora cantam e ora gritam (2003).

Na cosmoviso africana, a vida sacralizada e ritualizada continuamente no cotidiano das sociedades negro-africanas, uma vez que no se separa dos ritos e dos mitos. Para compreender os valores civilizatrios afro-brasileiros, necessrio compreender alguns traos da estrutura mental ocidental, que podem ser exemplificados por meio do pensamento por contradio, do princpio de identidade e de uma viso etnocntrica:

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

A estrutura ocidental, ao pensar a diferena, reproduz o sistema de pensamento do sculo XIX. A referncia a idia de originalidade e pureza, desvalorizando as misturas e os processos hbridos. Elevar a diferena a um grau absoluto cair no discurso naturalista que combatemos. Pensar assim pensar por contradio. Pensar assim pensar excludentemente (Oliveira, 2003, p. 88). J as populaes africanas no pensam por contradio, isso no faz parte de sua estrutura cognitiva, elas pensam por analogia e participao (Bastide, 1990), obedecendo aos princpios de incluso, complementaridade, integrao, respeito diversidade e s diferenas(7). Desta forma, operam universo interligado, compreendido por analogias e funcionando no plano das funes simblicas, com o objetivo de promover o bem-estar de todos e de cada um (Oliveira, 2003, p. 89).

Uma vez que a aquisio do conhecimento, a apropriao e a transmisso da cultura no ocorrem estritamente pela via da racionalidade, mas tambm atravs da dimenso emotiva, nos ancoraremos nos estudos de Munanga para pensar as mudanas necessrias para o avano no processo de construo de uma nova metodologia, na qual o plano da sensibilidade humana seja um instrumento norteador de novos valores ao aparato cientfico, incidindo nos mecanismos simblicos do pensamento:
Considerando que [o]... imaginrio e ... [as] representaes, em parte situados no inconsciente coletivo, possuem uma dimenso afetiva e emocional, dimenso de onde brotam e so cultivadas as crenas, os esteretipos, os valores que codificam as atitudes, preciso descobrir e inventar tcnicas e linguagens capazes de superar os limites da pura razo e de tocar no imaginrio e nas representaes. Enfim, capazes de deixar aflorar os preconceitos escondidos na estrutura profunda do nosso psiquismo (2001, p. 9).

Essa preocupao com um outro enfoque para o tratamento da temtica tnico-racial revela-se fundamental, na medida em que se incluem as contribuies que o negro destina ao pensamento educacional e pedaggico brasileiro, pretendendo materializar sua perspectiva de igualdade que abrange outros grupos discriminados, tais como os indgenas (Gonalves e Silva, 1997; Gonalves e Silva & Gomes 2002, Romo, 2003; Siqueira, 1996 e Munanga, 1996, 1986).

Para a pesquisadora Maria de Lourdes Siqueira (1996), a pedagogia clssica, respaldada e justificada pela civilizao ocidental, desvaloriza a contribuio das civilizaes africana e indgena, que constitui parte essencial da formao social brasileira, e o processo de construo do sistema educacional do Brasil, privilegiando apenas o aporte do modelo imposto pela colonizao.

A noo de cultura que nortear a srie deve ser compreendida como um circuito que une as formas estruturantes (quer dizer os modelos, padres, normas de comportamento institudos:

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

domnio do lado patente) ou o plasma existencial (da vida, do cotidiano e das vivncias individualizadas dos grupos e de seus membros: domnio do lado latente) ( P. Carvalho, 1994, p. 54). Nesse circuito, pretendemos trabalhar com uma noo de cultura "que procura esquivar-se dos vcios aristotlicos e cartesianos da simples enumerao de propriedades ou atributos suficientes e necessrios, portanto, constituintes de um conceito" (Ferreira Santos, 2003, p. 132).

Temas que sero debatidos na srie Valores afro-brasileiros na educao, que ser apresentada no Salto para o Futuro/TV Escola, de 7 a 11 de novembro de 2005:

PGM 1: Novas bases para o ensino da Histria da frica no Brasil(8)

A obrigatoriedade(9) do ensino da histria da frica nas redes de ensino no Brasil apresenta, para o universo docente brasileiro, o desafio de disseminar, num curto espao de tempo, uma gama de conhecimentos multidisciplinares sobre o mundo africano.

Aprofundar e divulgar o conhecimento sobre os povos, as culturas e civilizaes do continente africano, antes, durante e depois da grande tragdia dos trficos negreiros transaariano, do mar Vermelho, do oceano ndico (rabe-muulmano) e do oceano Atlntico (europeu), e sobre a subseqente colonizao direta desse continente pelo Ocidente a partir do sculo XIX(10), so tarefas de grande envergadura.

A generalizao do ensino da histria da frica apresenta problemas especficos. No texto do primeiro programa dessa srie, assinalamos, de maneira sumria e a ttulo indicativo, alguns dos problema que devero ser levados em conta na formao inicial e continuada das/os professoras/es das redes de ensino incumbidas/os dessa misso. Vamos nos limitar aos problemas menos evidentes contidos na problemtica epistemolgica, metodolgica e didtica em relao frica, tendo em mente que se trata de uma modesta contribuio, entre outras, num campo tradicionalmente semeado de abordagens conflitantes e de muitas controvrsias. A proposta do primeiro programa subsidiar o ensino de Histria da frica no Ensino Bsico.

PGM 2 : Valores civilizatrios afro-brasileiros na Educao Infantil

As Classes de Educao Infantil parecem-nos espaos privilegiados de vivncia e compreenso dos

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

significados dos valores civilizatrios afro-brasileiros. A circularidade, a oralidade, a alegria, a ancestralidade, a aprendizagem inicitica, o princpio da energia vital... Valores que, se consolidados na Educao Infantil, podem ganhar flego e potncia para se ampliarem para alm dos muros da escola com o status que nos socialmente devido, neste longo processo de constituio da sociedade brasileira.

Mas que valores so estes? Como se constituram na nossa sociedade? Como podem estar presentes numa escola marcada e comprovadamente eurocntrica? Que estratgias enquanto docentes podemos tomar nesta direo? O que ler? Onde pesquisar? Com quem dialogar?

Estes so os eixos bsicos a serem abordados neste programa.

Pretendemos partir de uma reflexo sobre a frica como um continente plural, marcado por uma espetacular diversidade tnica e cultural e, diante disto, eleger alguns valores que nos parecem fundantes da nossa afro-brasilidade. Pensarmos como esta presena est em nossa sociedade, ainda que de maneira invisibilizada e/ou subalternizada, de modo a darmos um novo enfoque e novo status a estes valores, que nos constituem como brasileiros e brasileiras. A partir da, pretendemos discutir a possibilidade da presena destes valores com positividade, riqueza e respeito no cotidiano da Educao Infantil brasileira. Temos, assim, nesta direo, como perspectiva, a dimenso de expanso da presena dos valores civilizatrios afro-brasileiros, para todos os nveis e modalidades de ensino brasileiro, com eqidade. Outro aspecto a desenvolver o fortalecimento da dimenso de professores- pesquisadores e professoras-pesquisadoras de prticas cotidianas antiracistas, inclusivas e que contemplem a diversidade tnico-racial e cultural brasileira.

PGM 3: Africanidades na organizao educacional em comunidades quilombolas

A proposta do terceiro programa inscreve-se no mbito de aes que tm por objetivo oferecer a professoras e professores um recurso poltico-cultural-pedaggico para compreenso das diversidades tnico-culturais, que se encontram nas Comunidades Remanescentes de Quilombos.

A oralidade assegura um processo educacional milenar, formando pessoas numa prtica que se realiza no cotidiano, afirmando o orgulho do pertencimento tnico, cultivando formas de vida comunitrias, integradas, em certa medida, dinmica social das sociedades contemporneas, sem

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

perder de vista marcas africanas que perpassam valores, crenas, costumes, tradies, que constituem as dimenses simblicas, mitolgicas, rituais da vida nos Quilombos.

Os Quilombos existem em todo o territrio nacional, recriando formas de luta pela posse da terra, liberdade e condies dignas de subsistncia. H geraes que se sucedem nesse processo, comprometidas com a continuidade e dinmica de suas tradies e luta por seus direitos a uma existncia com dignidade e cidadania.

A vida nos Quilombos inspirada em africanidades que permanecem vivas e ao mesmo tempo so reelaboradas no dia-a-dia, partindo sempre de uma viso de mundo inspirada em costumes, crenas, valores legados pelos ancestrais e descendentes das civilizaes africanas.

PGM 4: Matemtica e cultura africana e afro-brasileira

A finalidade do quarto programa introduzir a afroetnomatemtica, como forma de despertar os alunos para a importncia de africanos e afrodescendentes no campo do uso da Matemtica. Pesquisas recentes mostram que h uma percepo errnea de que os afrodescendentes no so completamente aptos para o aprendizado da Matemtica. Esse fato leva professores a desenvolverem formas preconceituosas de justificar o insucesso dos afrodescendentes em Matemtica, como tambm cria certo receio do alunado para o aprendizado desta rea do conhecimento. Este programa visa apresentar a perspectiva de negros na Matemtica em quatro aspectos: a)Negros na Matemtica na histria do Brasil; b)Aportes Matemtica pelos africanos; c) Pesquisadores negros na rea da Matemtica; d) O uso de um jogo africano em sala de aula, para o desenvolvimento cognitivo na rea do raciocnio lgico.

PGM 5: Matriz africana: educao e tica

As culturas africanas assentam-se em trs pilares bsicos: oralidade, relao dinmica com a ancestralidade e sincronicidade entre o espao histrico (aye) e o espao sagrado (orun). A oralidade d sustentao s histrias humanas e sagradas desses povos. Entre os iorubas (povo da frica Ocidental: Nigria, Togo e Daom), a "oratura" sustenta-se nos Versos Sagrados de If, transmitidos pelos mais velhos aos mais jovens, iniciados na tradio. Essa a forma de veiculao do ax (fora vital ancestral), inoculado no rito de passagem inicitico. A relao dinmica com o ancestral no o

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

segrega no passado. Pelo contrrio: o ancestral histrico e mtico, orix est presente no dia-adia do fazer humano. Ele o elo que liga o ioruba ao mundo sagrado, orun. Mundo que retroalimenta os sonhos e as realizaes dos seus descendentes.

Por esses portais, torna-se possvel o ingresso no "multiverso" civilizatrio desse povo. a arquitetura civilizatria que d sustentao educao, s relaes morais, tica e deontologia. A estrutura civilizatria d apoio educao, em seu duplo aspecto: a escolarizao e a relao orgnica com o tecido social. Debater estes e outros temas a proposta do quinto programa da srie, uma vez que a frica, em sua diversidade, tambm contempla, ao lado das religies tradicionais, outras crenas, muitas das quais, tendo sido trazidas pelos colonizadores, foram ressignificadas. Bibliografia III Conferncia Mundial Contra o Racismo, Discriminao Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerncia. Disponvel no site: www.afirma.inf.br, acessado em 30 de abril de 2005. Poltica Nacional de Promoo da Igualdade Racial. Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial (SEPPIR). Disponvel no site: http://www.presidencia.gov.br/seppir, acessado em 30 maro de 2005. MINISTRIO DA EDUCAO - Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. Folder dos Fruns Estaduais Educao e Diversidade tnico-Racial, 2005. Disponvel no site: www.mec.gov./secad MINISTRIO DA EDUCAO - Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. SECAD em Notcia. Edio Especial, 2005. Disponvel no site: www.mec.gov.br/secad A FUNDAO CULTURAL PALMARES NA III CONFERNCIA MUNDIAL CONTRA O RACISMO, DISCRIMINAO RACIAL, XENOFOBIA E FORMAS CORRELATAS DE INTOLERNCIA, Braslia: Ministrio da Cultura, 2002. B, Amadou Hampt. Amkoulel, o menino fula. So Paulo: Pallas Athena: Casa das fricas, 2003. APPYAH, Kwame A. Na Casa de meu Pai: a frica na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000. BARBOSA, Wilson do Nascimento. Cultura Negra e Dominao. So Leopoldo/RS: Ed. Unisinos, 2002. BASTIDE, Roger. As Religies Africanas no Brasil. Contribuio a uma sociologia das interpenetraes de civilizaes. Traduo de Maria Elosa Capellato e Olvia Krhenbhl. So Paulo: Ed.Pioneira/Edusp, 1971.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

10

________. Brasil: terra de contrastes. So Paulo: Difel, 1990. BENTO, Maria Aparecida Silva & CARONE, Iray. Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrpolis/RJ: Ed. Vozes, 2002. CAVALLEIRO, Eliane. Do silncio do lar ao silncio escolar: racismo, preconceito e discriminao na educao infantil. So Paulo: Ed. Contexto, 2000. CAVALLEIRO (org.). Racismo e Anti-Racismo na Educao: repensando nossa escola. So Paulo: Summus, 2001. CUCHE, Denys. A Noo de Cultura nas Cincias Sociais. Bauru: EDUSC, 1999. DIOP, Cheikh Anta. The African Origin of Civilization: Myth or Reality. Nova York: Westport, Laurence Hill and Company, 1974. DURAND, Gilbert. Campos do Imaginrio. Lisboa: Instituto Piaget, 1998. ________. As Estruturas Antropolgicas do Imaginrio. So Paulo: Martins Fontes, 1997. ELIADE, Mircea. Imagens e Smbolos. Ensaio sobre o simbolismo mgico-religioso. So Paulo: Martins Fontes, 1996. ________. Mito e Realidade. So Paulo, Ed. Perspectiva, 1972. FERREIRA SANTOS, Marcos. Novas Mentalidades e Atitudes: Dilogos com velha Educao de Sensibilidade. Conferncia no XV Encontro Estadual da APASE. So Paulo: Parltino, junho de 2001. ________ Arte, Imaginrio e Pessoa: Perspectivas Antropolgicas em Pesquisa. In: TEIXEIRA & PORTO (orgs.). Imagens da Cultura: Um Outro Olhar. So Paulo: Pliade, 1999. ________. Mitohermenuticas de Sangoma: trs lies da Ancestralidade para afrodescendentes. In: Crepusculrio: conferncias sobre mitohermenutica e educao em Euskadi. So Paulo: Zouk, 2004. GOMES, Nilma Lino & GONALVES E SILVA, Petronilha B. Experincias tnico-culturais para a formao de professores. Belo Horizonte: Ed. Autntica, 2002. GONALVES E SILVA, Petronilha B. Aprendizagem e Ensino das Africanidades Brasileiras. In: Munanga (org.). Superando o racismo na escola. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Fundamental, 2001. ________ & GOMES, Nilma Lino. Experincias tnico-Culturais para a Formao de Professores. Belo Horizonte: Ed. Autntica, 2002. ________ & Luis Alberto Oliveira. O Jogo das Diferenas. O multicultarismo e seus contextos. 3a. edio, Belo Horizonte: Autntica, 2001. ________ & BARBOSA. L. M. Pensamento negro em educao no Brasil: expresses do movimento negro. So Carlos: EDUFSCAR, 1997.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

11

________________. Educao e Diversidade Cultural: refletindo sobre as diferentes presenas na escola. Mimeo s/d. GONALVES E SILVA. Petronilha Beatriz. Prtica do racismo e formao dos professores. In: DAYREL, Juarez (org.) Mltiplos olhares sobre educao e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. HOUNTONDJ, P. Sur la Philosophie Africaine. Paris: Maspero, 1976. KI-ZERBO, Joseph. Histria Geral da frica. Org. UNESCO. So Paulo: tica-UNESCO, 1980. LEITE, Fbio. Valores Civilizatrios em Sociedades Negro-africanas. In: Introduo aos Estudos sobre frica Contempornea. So Paulo: Centro de Estudos Africanos da USP, 1984. MAFFESOLI, M. Elogio da razo sensvel. Petrpolis/RJ: Vozes, 1998. MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visvel e o Invisvel. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos e Ricardo Terra. 3a. edio, So Paulo: Perspectiva, 1992. MOREIRA DE OLIVEIRA, Julvan. Descendo manso dos mortos: o mal nas mitologias religiosas como matriz imaginria e arquetipal do preconceito, da discriminao e do racismo em relao cor negra. So Paulo, 2000. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo. MUDIMBE, V. The invention of frica. Chicago Press, 1988. MUNANGA, Kabengele. (org.). Estratgias e polticas de combate discriminao racial. So Paulo: EDUSP, 1996. ____________. (org.). Superando o racismo na escola. 3a edio. Braslia: Secretaria de Educao Fundamental do Ministrio da Educao, 2001. _______________________. Negritude. Usos e sentidos. So Paulo: tica, 1986. ______________________ & SCHWARCZ, Llia. Teorias Sobre o Racismo. In: HASENBALG, Carlos. Racismo: Perspectivas para um Estudo Contextualizado da Sociedade Brasileira. Revista Estudos & Pesquisas. Niteri: Ed. da Universidade Federal Fluminense, 1998, pp. 45-65. ________. Estratgias de Combate ao Racismo na Educao. Ministrio da Educao e do Desporto. (mimeog), s/d. ________ (org.). Estratgias e Polticas de Combate Discriminao Racial. So Paulo: EDUSP, 1996. ________. (org.). Superando o Racismo na Escola. Braslia: Secretaria de Educao Fundamental do Ministrio da Educao, 2001. NASCIMENTO, Abdias do. O Negro Revoltado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. Programa Diversidade na Universidade. Contrato de Emprstimo n 1406/OC-BR, 2002.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

12

NEGRO, Esmeralda Vailati "Literatura Infanto-Juvenil: a criana negra". Cadernos CEVEC. So Paulo, Centro de Est. Educac. Vera Cruz, (4):63-5, 1988. OLIVEIRA, David E. de. Cosmoviso africana no Brasil elementos para uma filosofia afrodescendente. Fortaleza: LCR, 2003. PAULA CARVALHO, Jos Carlos de. Etnocentrismo: Inconsciente, Imaginrio e Preconceito no Universo das Organizaes Educativas. Interface, Comunicao, Sade, Educao. So Paulo, Agosto de 1994. ________. Antropologia das Organizaes e Educao: um ensaio holonmico. Rio de Janeiro: Imago, 1990. PORTO, Maria do Rosrio et al. (orgs.). Negro, Educao e Multiculturalismo. So Paulo: Ed. Panorama, 2002. PORTO, Maria do Rosrio S., TEIXEIRA, Maria Ceclia S., SANTOS, Marcos Ferreira; BANDEIRA, Maria de Lourdes (orgs.). Tessituras do Imaginrio: Cultura & Educao. Cuiab: Edunic/Cice, p. 57-76, 2000. RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Alma Africana no Brasil. Os Iorubas. So Paulo: Ed. Oduduwa, 1996. ROMO, Jeruse. Como o negro tem tratado a questo racial? Como o negro tem tratado a educao. In: SOUSA, Andria et al. (orgs.). Negras Questes o negro na sociedade brasileira. So Paulo: Ncleo de Conscincia Negra na USP, 2003. SILVA, Ana Clia da. Desconstruindo a Discriminao do Negro no Livro Didtico. So Paulo: EDUFBA, 2001. ________ A Discriminao do Negro no Livro Didtico. Salvador: CEAO-CED, 1995. ________ As transformaes e os determinantes da representao social do negro no livro didtico. In: Programa A cor da Bahia - Educao, racismo e anti-racismo. Salvador: Novos Toques, n. 4, 2000. SIQUEIRA, Maria de Lourdes. Il Aiy: uma dinmica de educao na perspectiva cultural afro-brasileira. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Estratgias e Polticas de Combate Discriminao Racial. So Paulo: EDUSP, 1996. SISS, Ayas. Afro-brasileiros, cotas e ao afirmativa: razes histricas. Rio de Janeiro: Quartet; Niteri: PENESB, 2003. SODR, Muniz. Claros e Escuros identidade, povo e mdia no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2000. SOUSA, Andria L. de. Nas tramas das imagens: um olhar sobre o imaginrio da personagem negra na Literatura Infantil e Juvenil. So Paulo, 2003. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo. ________ . O Exerccio do Olhar: Etnocentrismo na Literatura Infanto-Juvenil. In:

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

13

SOUZA, Elizabeth. Repercusses do discurso pedaggico sobre relaes raciais nos PCNs. In: CAVALLEIRO (org.). Racismo e anti-racismo na educao: repensando nossa escola. So Paulo: Summus, 2001. ________. "Preconceitos e Discriminaes Raciais em Livros Didticos e Infanto-Juvenis." In: Cadernos de Pesquisa. So Paulo: Fundao Carlos Chagas/Cortez (65): 52-65, 1988. ________ & PINTO, Regina Pahim. De Olho no Preconceito: um guia para professores sobre racismo em livros para criana. So Paulo: Fundao Carlos Chagas, 1990.

Notas: 1 Doutoranda em Educao pela Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (FEUSP). Mestre em Educao pela FEUSP. Subcoordenadora de Polticas Educacionais da Coordenao-Geral da Diversidade e Incluso Educacional/SECAD/MEC. Consultora dessa srie. 2 O movimento social negro, no decorrer dos anos, tem considerado a educao um elemento fundamental para a transformao da realidade social do pas. Instituies como Frente Negra Brasileira, dcada de 1930; Teatro Experimental do Negro (TEN), dcada de 1940; Movimento Negro Unificado (MNU), dcada de 1970 so alguns exemplos. Atualmente, h vrias entidades que se ocupam de alternativas educacionais para preencher essa lacuna educacional. 3 Nesse texto, utilizaremos a terminologia negro/a, englobando pretos, pardos e descendentes de negros, conforme as categorias do IBGE. 4 Documento da Comisso Executiva da Marcha Zumbi denominado - Por uma poltica nacional de combate ao racismo e desigualdade racial: Marcha Zumbi contra o racismo, pela cidadania e a vida. Braslia: Cultura e Grfica Editoras, 1996. 5 Parafraseando Petronilha B. Gonalves no livro O Pensamento Negro e Educao no Brasil (1997). 6 Desconstruindo a discriminao do negro no livro didtico, Ana Clia Silva (2001). 7 Sousa (2003, p. 248-250) aborda a harmonia dos contrrios presente na cultura afro-brasileira, que equivale a essa marca de um pensamento no excludente. 8 Sinopse retirada ao artigo publicado no livro Educao anti-racista - caminhos abertos pela Lei Federal n 10.639/03. MEC/SECAD, 2005. 9 A Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, das Diretrizes e Bases da Educao Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O Parecer CNE/CP 003/2004 e a Resoluo CNE/CP 001/2004 regulamentam esta lei. 10 A Conferncia de Berlim (1884-1885) fixou e disciplinou as regras do jogo de ocupao do continente africano. Em 1880, apenas uma dcima parte da frica estava vagamente ocupada pelos europeus, lembra o historiador Joseph Ki-Zerbo, mas essa situao mudaria bruscamente nos vinte anos seguintes, quando o Ocidente se apoderou de todo o resto do continente (KI-ZERBO, 2002: 76-77).

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

14

PROGRAMA 1

NOVAS BASES PARA O ENSINO DA HISTRIA DA FRICA NO BRASIL(1)


Carlos Moore(2)

Introduo(3)

A obrigatoriedade(4) do ensino da histria da frica nas redes de ensino no Brasil confronta o universo docente brasileiro com o desafio de disseminar, para o conjunto da sua populao, num curto espao de tempo, uma gama de conhecimentos multidisciplinares sobre o mundo africano.

A generalizao do ensino da histria da frica apresenta problemas especficos. Neste texto assinalamos, de maneira sumria e a ttulo indicativo, alguns dentre os quais devero ser levados em conta na formao inicial e continuada das/os professoras/es das redes de ensino, incumbidos/as dessa misso.

(...)

1. SINGULARIDADES AFRICANAS

No contexto da histria geral da humanidade, a frica apresenta, em planos diversos, um conjunto impressionante de singularidades que remetem a interpretaes conflituosas e, muitas vezes, contraditrias. provvel que nenhuma das regies habitadas do planeta apresente uma problemtica de abordagem histrica to complexa quanto a frica, e isto se deve a muitos fatores, dentre os quais podemos destacar: a sua extenso territorial (30.343.551 km2, o que corresponde a 22% da superfcie slida da Terra), que vai desde a regio do Plo Sul at o Mediterrneo e do oceano Atlntico ao oceano ndico, apresentando uma grande variedade climtica(5);

uma topografia extremamente variada: grandes savanas, vastas regies desrticas ou semidesrticas (Sahel), altiplanos, plancies, regies montanhosas e imensas florestas;

a existncia e interao de mais de 2.000 povos com diferentes modos de organizao

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

15

socioeconmica e de expresso tecnolgica;

a mais longa ocupao humana de que se tem conhecimento (2 a 3 milhes de anos at o presente) e, conseqentemente, uma maior complexidade dos fluxos e refluxos migratrios populacionais.

1.1. Bero da humanidade

A mais marcante das singularidades africanas o fato de seus povos autctones terem sido os progenitores de todas as populaes humanas do planeta, o que faz do continente africano o bero nico da espcie humana. Os dados cientficos que corroboram tanto as anlises do DNA mitocondrial(6) quanto os achados paleoantropolgicos apontam constantemente nesse sentido.

O continente africano, palco exclusivo dos processos interligados de hominizao e de sapienizao, o nico lugar do mundo onde se encontram, em perfeita seqncia geolgica, e acompanhados pelas indstrias lticas ou metalrgicas correspondentes, todos os indcios da evoluo da nossa espcie a partir dos primeiros ancestrais homindeos. A humanidade, antiga e moderna, desenvolveu-se primeiro na frica e logo, progressivamente e por levas sucessivas, foi povoando o planeta inteiro(7).

Portanto, as atuais diferenas morfo-fenotpicas entre populaes humanas as chamadas raas so um fenmeno recente na histria da humanidade (presumivelmente do final do paleoltico superior, 25.000-10.000). E a cincia j descartou como anticientfica a idia de que o morfofentipo possa incidir de algum modo nos processos intelectuais de socializao ou de aquisio/aprimoramento de conhecimentos(8).

Esta tradio, eurocntrica e hegemnica, costuma alinhar o fato histrico com a apario, recente, da expresso escrita, criando os infelizes conceitos de povos com histria e de povos sem histria que, eventualmente, o etnlogo Lucien LEVY-BRUHL iria transformar em povos lgicos e povos pr-lgicos(9). Mas a histria propriamente dita a interao consciente entre a humanidade e a natureza, por uma parte, e dos seres humanos entre si, por outra. Por conseguinte, a apario da humanidade como espcie diferenciada no reino animal, abre o perodo histrico. O termo pr-histria, to abusivamente utilizado pelos especialistas das disciplinas humanas, uma dessas criaes que doravante dever ser utilizada com maior circunspeo.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

16

1.2. Bero das primeiras civilizaes mundiais

Uma das singularidades da frica decorre do fato de esse continente ter sido o precursor mundial das sociedades agro-sedentrias e dos primeiros Estados burocrticos, particularmente ao longo do rio Nilo (Egito, Kerma e Kush). Ao longo dos sculos, as riquezas destes Estados, assim como as riquezas do imprio de Axum, na parte oriental do continente, e do imprio de Cartago, situado na poro setentrional, aguaram a cobia de inmeros povos vizinhos, desde o Mediterrneo europeu (gregos e romanos) e o Oriente Mdio semita (hicsos, assrios, persas, turcos, rabes), at o sudeste asitico (indonsios).

1.3. Alvo da escravido racial e dos trficos negreiros transocenicos

A singularidade do continente africano, que teve a maior repercusso negativa sobre o seu destino, determinando o que a frica de hoje, foi a de ter sido o primeiro e nico lugar do planeta onde seres humanos foram submetidos s experincias sistemticas de escravido racial e de trfico humano transocenico em grande escala. O chamado continente negro como designado o continente africano, ainda que nenhum historiador tenha se referido Europa como continente branco ou sia como o continente amarelo foi transformado, durante um perodo de um milnio, num verdadeiro terreno de caa humana e de carnificina. O impacto negativo cumulativo dessa realidade sobre o desenvolvimento econmico, tecnolgico, poltico, demogrfico, cultural e psicolgico dos povos africanos est ainda por ser determinado. Mas as complexas interconexes existentes entre as singularidades apresentadas e a viso depreciativa que permeia tudo o que se refere herana histrica e cultural dos povos africanos j comeam a aparecer.

1.4. Alvo dos mitos raciolgicos

s singularidades prprias do continente se agrega outra, de construo totalmente externa: uma mitologia preconceituosa erigida por seus sucessivos conquistadores (hicsos, assrios, gregos, romanos, persas, turcos, rabes, indonsios e europeus), que sobrevive atualmente na maioria das obras eruditas produzidas pelos africanistas de todos os continentes, e pelos historiadores em particular.

O ensino da histria da frica apresenta, pois, problemas especficos de interpretao com os quais

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

17

o pesquisador nunca se defrontar ao percorrer a histria dos outros povos do planeta; povos cuja inteligncia, dinamismo, capacidade de empreender, aprender e de adaptar-se s condies e meios diversos jamais foram questionadas.

No caso da frica, chegou-se a afirmar que a civilizao do Egito faranico tivesse sido trazida de fora por misteriosos povos de pele branca, supostamente vindos do Oriente Mdio. Numdia e Cartago sofreram desde ento a mesma sorte, e a frica foi ideologicamente dividida entre uma frica negra e uma frica branca, para marcar a coincidncia entre o conceito de raa e o conceito de civilizao.

Os povos africanos ao sul do Saara foram apresentados, durante longo tempo, como gente sem histria, sem escrita, sem estados, e sem moeda, ou seja, sociedades desprovidas de coerncia orgnica. Sabe-se que na tica materialista, hegemnica e linear do Ocidente e do Oriente Mdio, a expresso escrita, a organizao em estados e a utilizao de moeda so sinnimos de inteligncia, superioridade e civilizao.

A racializao de tudo tocante frica uma prtica to universalmente insidiosa, que os prprios historiados nem a percebem mais como um elemento de violenta desumanizao do ser humano africano. Ainda hoje, a viso raciolgica continua a afetar boa parte das obras consagradas ao continente africano, tanto na Europa e nos Estados Unidos, como tambm no Oriente Mdio e na Amrica Latina onde, de modo geral, os incipientes estudos africanistas so meras prolongaes dos conceitos e preconceitos urdidos pela academia europia e norte-americana.

(...)

2. PARA UMA NOVA PERIODIZAO AFRICANA (ANTIGA E MODERNA)

A periodizao um padro conceitual que facilita a apreenso de uma longnqua trama histrica ou pr-histrica, tornando-a inteligvel para ns. Se descartarmos definitivamente o conceito de prhistria no que diz respeito frica posterior h 2,5 milhes de anos, o ciclo histrico de qualquer periodizao se iniciaria nesse continente com a apario da primeira humanidade arcaica como espcie diferenciada dentro da famlia dos homindeos. No estado atual de nossos conhecimentos, esse evento aconteceu efetivamente pelo menos h 2,5 milhes de anos. Somente uma periodizao

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

18

de longa durao poderia refletir esses fatos histricos, que a cincia moderna legitima, e refletir aquelas singularidades que so prprias historiografia africana.

Por conseguinte, h vrias formas de abordagem para potencializar a inteligibilidade desses grandes perodos de uma histria de tal extenso. Aquela que propomos consiste num padro de periodizao que levaria em conta tanto a produo das idias filosficas, religiosas e morais, como a produo do conhecimento cientfico e tecnolgico pelas distintas sociedades:

o processo de hominizao;

o povoamento do continente africano pela humanidade arcaica;

os xodos do continente e o subseqente povoamento do planeta;

os processos de migrao intra-africana, sedentarizao e assentamento agrcola;

o processo da construo dos primeiros Estados agro-burocrticos da histria;

as lutas e rivalidades polticas entre povos e naes africanas, os expansionismos intra-africanos desde a antigidade nubio-egpcia at a contemporaneidade;

as invases do exterior;

a conquista e colonizao rabe da frica setentrional;

os trficos negreiros intra-continentais e transocenicos;

os processos de desintegrao de espaos scio-histricos constitudos;

a conquista e colonizao europia de todo o continente africano;

as lutas de libertao e a descolonizao da frica;

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

19

as lutas da ps-independncia.

Essa abordagem apresenta a vantagem de um enfoque panormico que, sem desnaturar ou desfigurar a experincia histrica dos povos africanos, coloca-os numa posio de maior inteligibilidade para o estudo por parte daqueles que inclusive no possuem, de incio, uma grande familiaridade com essas questes.

2.1. O marco referencial antigo

Antigidade Pr-histrica (7.000.000 2.500.000 anos) - o processo de hominizao e a apario de vrias espcies de Homindeos.

Antigidade Remota I (2.500.000 1.000.000 de anos) - surgimento, sucessivamente, de dois troncos prototpicos da famlia humana arcaica (Homo Habilis, Homo Erectus) e primeiras migraes fora da frica (Oriente Mdio, sia).

Antigidade Remota II (1.000.000 200.000 anos) - surgimento da famlia humana proto-moderna (Homo Sapiens Neandertalensis) e migraes para o Oriente Mdio e a Europa.

Antigidade Remota III (200.000 10.000 anos) - surgimento da famlia humana anatomicamente moderna (Homo Sapiens Sapiens); povoamento definitivo do planeta por levas sucessivas a partir da frica; apario de novos troncos fenotpicos na Eursia (proto-europides e proto-sinonipnico-mongis); migraes dos povos leucodermes europides; migraes dos povos leucodermes sino-nipnico-mongis.

2.2. O marco referencial formador

O Neoltico se apresenta como o momento em que os ancestrais imediatos das famlias lingsticas correspondentes aos povos e sociedades que conhecemos atualmente chegaram ao habitat que ocupam hoje. Embora ainda no tenhamos um desenho geral concreto sobre esse perodo, com a abrangncia e a meticulosidade que se requer, sabe-se que os ecossistemas atuais do continente africano se constituram entre 12.000 e 3.000 anos a.C., dando ao continente essa configurao

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

20

ambiental que explica o desenvolvimento das prticas agrcolas (MBOKOLO, 2003, p. 51). Por isso, privilegiamos o Neoltico como o ponto de referncia para determinar aquelas configuraes histrico-demogrfico-culturais que designamos como espaos civilizatrios.

Atentos ao fenmeno de longa continuidade na ocupao do solo e das complexas dinmicas migratrias intra-continentais, parece-nos apropriado utilizar o perodo que vai desde o incio do Neoltico (10.000 a.C.)(10) at meados do sculo XIX, como o grande marco histrico referencial para uma periodizao suficientemente flexvel. Atendendo a essas consideraes, a historiografia africana dos ltimos dez milnios pode conceber-se no interior de cinco grandes perodos, respectivamente denominados como clssico, neo-clssico, ressurgente, colonial e contemporneo.

Antigidade Prxima (10.000 a.C. 5.000 a.C.) - apario das primeiras sociedades sedentrias agrcolas nos diferentes espaos civilizatrios.

Antigidade Clssica (5.000 a.C.- 200 d.C.) - apario, apogeu e declnio das primeiras civilizaes agro-burocrticas clssicas: Egito, Kerma, Kush, Cartago, Axum (primeiras potncias africanas), atendendo: organizao social; extenso imperial; s rivalidades polticas interafricanas; s invases pelos povos europeu-mediterrneos (povos do mar); s invases pelos povos semitas (hicsos); rivalidade com o mundo semita emergente (hititas, assrios, persas); s confrontaes com o mundo greco-romano.

Antigidade Neo-clssica (200 d.C. - 1.500 d.C.) - apario, apogeu e declnio dos Estados agroburocrticos neo-clssicos nos diferentes espaos civilizatrios (Ghana, Kanem-Bornu, Mali, Mwenemotapa, Songoi...).

O imprio rabe e os trficos escravistas pelo Saara, pelo Oceano ndico e pelo Mar Vermelho (sculos VIII-XVI).

2.3. O marco referencial moderno

Perodo Ressurgente (1500 1870) - apario, apogeu e declnio dos Estados agro-burocrticos

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

21

ressurgentes nos diferentes espaos civilizatrios (Kongo, Oyo, Walo, Tekrur, Macina, Segu, Kayor, Diolof, KwaZulu, Buganda, Bunyoro...).

A dominao imperial europia e o trfico escravista transocenico pelo Atlntico (sculos XVXIX).

Perodo Colonial (1870 1960) - a destruio pela Europa dos Estados agro-burocrticos ressurgentes e a colonizao do continente africano.

O processo de subdesenvolvimento do continente africano pela Europa e o surgimento da supremacia planetria do mundo ocidental.

As lutas dos povos africanos pela descolonizao do continente e o surgimento da ideologia panafricanista(11) na frica e nas disporas africanas(12).

Perodo Contemporneo (a partir de 1960) - do sonho libertacionista ao pesadelo neocolonialista.

As independncias polticas africanas: a decapitao poltica da frica e a implantao do neocolonialismo ocidental.

A frica em crise I: as elites vassalas.

A frica em crise II: os conflitos entre naes.

O futuro da frica: globalizao neoliberal, ou inveno de uma via alternativa africana?

3. COMO CATALOGAR AS ESTRUTURAS SOCIAIS AFRICANAS

3.1. As formaes sociais, ou modos de produo

Diversas e complexas estruturas socioeconmicas, chamadas de modos de produo ou formaes sociais, marcaram a vida social dos diferentes povos africanos atravs dos tempos. Por

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

22

diversas razes, as quais nem todas nos so conhecidas, essas sociedades se encontram hoje em diferentes situaes de adaptao socioeconmica e tecnolgica.

Um momento nico de desenvolvimento humano, em que mais de 2.000 povos estivessem no mesmo patamar socioeconmico e tecnolgico nunca existiu na frica, como no se deu tambm nas outras regies do mundo. Portanto, a maneira mais racional e dinmica de se abordar o problema parece-nos ser a de considerar cada povo e as instituies por ele produzidas ao longo do tempo no contexto da sua prpria inscrio histrica.

O primeiro pressuposto a descartar , sem dvida, uma tica unilinear e universal, como a que surgiu do dogmatismo marxista, a partir dos desacertos da prpria metodologia de Karl Marx(13). Nem dentro nem fora da frica houve um modo de desenvolvimento histrico universalmente linear. A histria da humanidade, felizmente, bem mais complexa do que isso, como o demonstrou o cientista senegals Cheikh Anta Diop(14).

3.2. As categoriais servis

Apesar da enorme produo analtica sobre a escravido no mundo inteiro(15), no se chegou at hoje a uma teoria geral sobre a escravido que seja suficientemente abrangente e flexvel para permitir o desmembramento tipolgico desse sistema particular de trabalho opressor atendendo s especificidades de pocas e de sociedades.

A frica, no seu percurso de estruturao de diferentes formas de relaes sociais, conheceu diversos modelos de relaes de trabalho e de produo baseados no trabalho servil escravo(16). A questo que continua sendo o problema : de que tipo de escravatura se trata? Como conceber uma tipologizao de formas especificamente africanas de trabalho servil base de escravos?

A escravatura existente na frica, principalmente no perodo pr-islmico e pr-colonial, continua a desafiar as tentativas de tipologizao, sendo motivo das mais divergentes e contraditrias anlises(17). Todo o assunto gira em torno da questo: houve escravatura sem sistema escravista que englobasse a totalidade da sociedade na frica? Com base nas pesquisas cada vez mais precisas que esto sendo realizadas pelos especialistas africanos, comea a emergir uma viso que remete a uma complexidade maior do que se pensava.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

23

As formas de regime de trabalho escravo na frica foram to variadas quanto complexas envolvendo, na sua maioria, o trabalho escravo servial, sem se chegar nunca a uma situao de escravido econmica generalizada e, muito menos, de escravido-racial como aquela que predominou nas plantation do Oriente Mdio e, mais tarde, das Amricas. No parece haver surgido em parte alguma do continente, em qualquer poca que se considere, um modo de produo dominante sobre o qual tivesse repousado o conjunto da sociedade, como foi o caso na Europa greco-romana, no Oriente Mdio, e nas Amricas baseado no trabalho escravo.

4. A QUESTO DIDTICA

4.1. As fontes de ensino

possvel antecipar que a implantao do ensino da histria da frica no Brasil apresentar problemas que tambm tiveram que ser enfrentados e resolvidos no continente africano. Considerando a viso negativa sobre a frica que predominou na sociedade brasileira durante tanto tempo, o primeiro desses problemas e, talvez, o de maior significado, tem a ver com o pesado legado de fontes bibliogrficas eruditas poludas.

Trata-se aqui do problema de retroalimentao, ou seja, da reintroduo no ensino contemporneo de teorias desacreditadas pelos estudos cientficos. Ora legitimadas por novos argumentos, ora envoltas nestas latitudes numa nova roupagem acadmica, no inconcebvel que a maioria das obras sobre a frica estejam sutilmente imbudas de tenazes e profundos preconceitos contra os povos e as civilizaes africanas.

4.2. A avaliao das fontes de ensino

H em toda a Amrica Latina uma carncia de material didtico sobre a frica, em lnguas portuguesa e espanhola. Esta questo no ser resolvida to cedo, considerando que a traduo e publicao das obras esto submetidas a consideraes de mercado e da poltica das grandes editoras. Corre-se o grande risco de que se privilegiem para a traduo em lngua portuguesa, precisamente, obras preconceituosas ou desatualizadas, situao com a qual haver que coexistir durante um longo tempo.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

24

4.3. Obras dos cientistas africanos

At os anos sessenta do sculo XX, a produo sobre a histria da frica esteve inquestionavelmente monopolizada por africanistas europeus, americanos e rabes, majoritariamente imbudos de uma viso fundamentalmente essencialista e raciolgica. Essa tendncia tem diminudo em parte, mas no desaparecido, com o crescimento exponencial de especialistas e cientistas africanos dedicados ao estudo do passado de seu prprio continente. Tratase de especialistas que conhecem a frica a partir de dentro, atravs das mentalidades, cosmogonias, lnguas e estruturas que moldaram aquelas sociedades ao longo da mais extensa histria do planeta.

CONCLUSO

(...)

O avano constante do conhecimento cientfico sobre a frica, em especial nos campos da paleontologia e da antropobiologia, no cessam de confirmar que esse continente foi o lugar privilegiado onde surgiu a conscincia humana e onde se elaboraram as experimentaes que conduziram vida em sociedade. Contudo, a lentido da assimilao/integrao desses dados revolucionrios, pelo meio acadmico, continua sendo um problema, razo pela qual a reatualizao dos conhecimentos dever constituir pea importante do processo didtico. primeira vista, uma das formas eficientes de alcanar esses objetivos seria a organizao de oficinas de formao para agentes multiplicadores selecionados, preferencialmente, entre os docentes das disciplinas humanas, e no somente na disciplina histrica.

A sensibilidade do docente determinar, em muitos casos, a predisposio aceitao, ou rejeio, das teses raciolgicas e das manipulaes legitimadoras que, inevitavelmente, vestiro a roupagem acadmica. O docente incumbido do ensino da matria africana dever cultivar sua sensibilidade em relao aos povos e culturas oriundos deste continente. Num pas como o Brasil, onde as tradies e culturas africanas nutrem de maneira to vigorosa a personalidade do povo brasileiro, a empatia para com a frica apareceria como algo natural, mas ela no , apesar de todos os brasileiros serem herdeiros das tradies e cosmovises desse continente.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

25

Os novos desafios

A/O professor/a incumbido/a da misso do ensino da matria africana se ver obrigado/a durante longo tempo a demolir os esteretipos e preconceitos que povoam as abordagens sobre essa matria(18). Estamos diante de novas tentativas de banalizao dos efeitos do racismo e das agresses imperialistas por parte de verdadeiros soldados ideolgicos da viso e das estruturas hegemnicas que tomaram conta do planeta.

Os estudos sobre a historia da frica, especificamente no Brasil, devero ser conduzidos na conjuno de trs fatores essenciais: uma alta sensibilidade emptica para com a experincia histrica dos povos africanos; uma constante preocupao pela atualizao e renovao do conhecimento baseado nas novas descobertas cientficas; e uma interdisciplinaridade capaz de entrecruzar os dados mais variados dos diferentes horizontes do conhecimento atual para se chegar a concluses que sejam rigorosamente compatveis com a verdade.

Esses trs pr-requisitos esto vinculados ao problema mais geral que se radica na necessidade de chegar-se a um maior grau de compreenso das diferenas e da alteridade, como fatores estruturantes da convivncia humana. O conhecimento do Outro, de sua identidade tnica, cultural, sexual ou racial, do seu percurso humano, de sua verdadeira inscrio histrica, possibilita a convivncia confortvel, se no feliz, com as diferenas fundamentais.

A/O professor/a incumbida/o da misso do ensino da historia dos povos e das civilizaes da frica que, como j vimos no uma histria qualquer dificilmente poder permanecer insensvel a todas essas consideraes. Pensamos que, pelo contrrio, a sua eficcia pedaggica ter uma maior repercusso e abrangncia na medida em que a sua sensibilidade emptica para a matria e para o seu entorno social seja elevado. Bibliografia(19) DAVIS, David Brion. O Problema da Escravido na Cultura Ocidental. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. FINLEY, Moses I. Escravido Antiga e Ideologia Moderna. Rio de Janeiro: GRAAL Editora, 1991. HUBBE, M.O.R, ATUI, J.P.V, AZEVEDO, E.T.& NEVES, W.A. A Primeira Descoberta da

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

26

Amrica. Evoluo Humana. Sociedade Brasileira de Gentica. Ribeiro Preto: Atheneu, 2003. KI-ZERBO, Joseph. Historie de lfrique Noire. Paris: Hatier, 1978. LOVEJOY, Paul E. A escravido na frica. Uma historia de suas transformaes. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. M BOKOLO, Elikia. frica Negra. Histria e Civilizaes, tomo I (at o Sculo XVIII). Lisboa: Vulgata, 2003. MEILLASSOUX, Claude. Antropologia da escravido: o ventre de ferro e dinheiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

Bibliografia mnima norteadora de obras bsicas sobre a frica BARRY, Boubakar. Le royaume du Wallo. Le Senegal avant la conqute. Paris: Karthala, 1985. DIAGNE, Path. Pouvoir politique en Afrique occidentale. Paris: Prsence Africaine, 1967; Histoire gnrale de lAfrique noire, vol. 2. Paris: UNESCO, 1978. DIOP, Cheikh Anta. LUnit Culturelle de lAfrique Noire. Paris: Prsence Africaine, 1959, 1982; Nations ngres et Culture. Paris: Prsence Africaine, 1954, 1964, 1979; LAfrique Noire pr-coloniale. Paris: Prsence Africaine, 1960, 1987; Civilisation ou Barbrie. Paris: Prsence Africaine, 1981, 1988. KI-ZERBO, Joseph. Histria Geral da frica negra, volumes I e II (3a. ed.). Portugal: Publicaes Europa-Amrica, 2002. MBOKOLO, Elikia. Afrique noire histoire et civilisations, jusquau XVIII me sicle, Tomos I et II. Paris: Hatier-Aupelf, 1995(20). OBENGA, Theophile. LAfrique dans lAntiquir. gypte ancienne-Afrique noire. Paris: Prsence Africaine, 1973; Afrique centrale prcoloniale. Documents dhistoire vivante. Paris: Prsence Africaine, 1974; La Cuvette Congolaise. Les hommes et les structures. Contribuition l'histoire traditionnelle de l'Afrique centrale. Paris: Prsence Africaine, 1976; Les Bantu, Langues-Peuples-Civilisations. Paris: Prsence Africaine, 1985; La Philosophie africaine de la priode pharaonique 2780-330 avant notre re. Paris: LHarmattan, 1990; Origine comune de lgyptien ancien, du copte et des langues negro-africaines modernes. Introduction la linguistique historique africaine. Paris: LHarmattan, 1993; Cheikh Anta Diop, Volney et le Sphinx. Contribuition de Cheikh Anta Diop l'Historiographie mondiale. Paris: Prsence Africaine e Khepera, 1996. CISSOKO, Sekene Mody. Histoire de lAfrique occidentale. Moyen Age et Temps Modernes (VII sicle-1850). Paris: Prsence Africaine, 1966; Tombouctou et lmpire Songhay. Dakar: Nouvelles Editions Africaines (NEA), 1975.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

27

Notas: 1 Sinopse retirada ao artigo publicado no livro Educao anti-racista - caminhos abertos pela Lei Federal n 10.639/03. MEC/SECAD, 2005. 2 Etnlogo e historiador. Doutor em Etnologia e doutor em Cincias Humanas pela Universidade de Paris-VII (Frana). Especialista em Relaes Raciais (frica, Amrica Latina, Caribe, Pacfico). 3 Nota da edio do Boletim do Salto para o Futuro: A partir da sinopse do artigo citado, fizemos uma edio do texto focalizando alguns pontos essenciais para o debate. O texto pode ser conhecido na ntegra em Educao anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10. 639/03.Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. Braslia, Ministrio da Educao, 2005. (Coleo Educao para todos) 4 A Lei n 10.639, de 09 de janeiro de 2003, altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, das Diretrizes e Bases da Educao Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O Parecer CNE/CP 003/2004 e a Resoluo CNE/CP 001/2004 regulamentam esta lei. 5 No interior do continente as distncias so imensas os 7.000 quilmetros que separam o Cabo da Boa Esperana, ao sul, do Cairo, ao norte, so aproximadamente a mesma distncia entre Dacar, a oeste, e a extremidade do Chifre da frica, a leste. 6 DNA mitocondrial humano um pequeno DNA circular presente nas mitocndrias (as usinas energticas da clula) no citoplasma. Este DNA tem uma srie de caractersticas genticas peculiares, destacando-se o fato de ter herana puramente materna. Em outras palavras, todo o DNA mitocondrial de um indivduo vem de sua me apenas, sem nenhuma contribuio paterna. 7 Grupos de humanos anatomicamente modernos deixaram o continente africano pela primeira vez h aproximadamente 100.000 anos. Essa populao humana ancestral, que tinha apenas dois mil indivduos, migrou progressivamente para os outros continentes, atingindo a sia e a Austrlia h 40 mil anos, a Europa h 30-35 mil anos, e, finalmente chegando ao continente americano h pelo menos 18 mil anos. 8 Convm esclarecer um ponto: o fato de que a noo de raa no traduz uma realidade biolgica no quer dizer que raa no exista como construo histrica. Neste caso, ela corresponde no a uma realidade genotpica (biolgica), mas sim a um fato scio-histrico baseado numa realidade morfo-fenotpica concreta qual se deu uma interpretao ideolgica e poltica. A fico a de se pretender que raa seja unicamente um fato que deve ser enquadrado na biologia. Infelizmente, raa no uma fico. Ela uma realidade sociolgica e poltica bem ancorada na histria e que regula as interaes entre os povos desde a Antigidade. Desde h sculos, os povos africanos e afrodescendentes tm de se defrontar no cotidiano com essa concretude da raa. 9 Ver: LEVY-BRUHL, Lucien, La mentalit primitive. Paris: Presses Universitaires de France, 1947. 10 Convencionalmente, o perodo entre 10.000 e 4.000 a.C. est dividido em Mesoltico (de 10.000 a 8.000 a.C.) e Neoltico (de 8.000 4.000 a.C.). Privilegiamos a unificao destes, para constituir um s perodo abrangente: Neoltico (de 10.000 4.000 a.C.). 11 Pan-africanismo: ideologia poltica elaborada no sculo XIX, logo aps a abolio da escravatura, por pensadores afro-descendentes nas Amricas, dos quais os mais proeminentes so, Edward Wilmot Blyden, Sylvester Williams, W. E. B. DuBois, Marcus Garvey, Caseley Hayford, George Padmore, C. L. R. James. Centra-se na ao poltica e econmica sustentada, em prol da descolonizao do continente africano e ao estabelecimento de naes soberanas.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

28

12 Dispora Africana: conjunto de comunidades de afro-descendentes em diferentes continentes. 13 Ver: BAECHLER, Jean, Les origines du capitalisme. Paris: Gallimard, 1971. 14 DIOP, Cheikh Anta, LUnit Culturelle de lAfrique Noire. Paris: Prsence Africaine, 1959. 15 Com relao escravido em geral, ver: VERLINDEN, Charles, LEsclavage dans lEurope Mdivale. Bruges: De Tempel, 1955. Ver tambm: DAVIS, David Brion, O Problema da Escravido na Cultura Ocidental. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001; FINLEY, Moses I., Escravido Antiga e Ideologia Moderna. Rio de Janeiro: GRAAL Editora, 1991; BAKIR, Abd el-Mohsen, Slavery in Pharaonic Egypt. Cairo, 1952; CHANANA, Dev Raj, Slavery in Ancient ndia: as Depicted in Pali and Sanskrit Texts. New Delhi, 1960; MENDELSOHN, Isaac, Slavery in the Ancient Near East: a Comparative Study of Slavery in Babylonia, Assyria, and Palestine, from the Middle of the Third Millennium to the End of the First Millennium. New York: Oxford University Press, 1949; WESTERMANN, William L., The Slave. Systems of Greek and Roman Antiquity. Philadelphia: American Philosophical Society, 1974. Sobre a sia, ver: WILBUR, C. Martin, Slavery in China during the Former han Dynasty, 206B.C.-A.D. 25. Chicago: Field Museum of Natural History, 1943; WATSON, James (org.), Asian and African Systems of Slavery, New York: Oxford Press, 1980. 16 Sobre a escravatura africana, ver o excelente trabalho: MEILLASSOUX, Claude, Antropologia da escravido: o ventre de ferro e dinheiro. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1995. 17 Ver: MEILLASSOUX, Claude, Lesclavage en Afrique prcoloniale. Paris: Maspro, 1975; BARRY, Boubakar, Le royaume du Wallo, Paris: Karthala, 1985; Le Senegal avant la conqute. Paris: Karthala, 1985; e CISSOKO, Sekene Mody, Tombouctou et lmpire Songhay. Dakar: Nouvelles Editions Africaines (NEA), 1975. 18 Ver, a esse respeito: OBENGA, Theophile, Le sens de la lutte contre lafricanisme eurocentriste. Paris: LHarmattan e Khepera, 2001; TEMU, A., SWAI, B., Historians and Africanist History: A Critique. Post-Colonial Historiography Examined. Londres: Zed Press, 1981. 19 Nota da edio do Boletim: O autor relaciona uma extensa Bibliografia, da qual selecionamos as obras editadas em Portugus. Para conhecer a Bibliografia completa, consultar a obra citada (ver nota de rodap n. 3). 20 O volume 1 foi publicado em portugus: MBOKOLO, Elikia, frica negra. Histria e civilizaes, tomo I at o sculo XVIII. Lisboa: Editora Vulgata, 2003.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

29

PROGRAMA 2

VALORES CIVILIZATRIOS AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO INFANTIL


Azoilda Loretto da Trindade(1)

A criana gozar de proteo contra atos que possam suscitar discriminao racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Criar-se- num ambiente de compreenso, de tolerncia, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena conscincia de que seu esforo e aptido devem ser postos a servio de seus semelhantes. (Adotada pela Assemblia das Naes Unidas, de 20 de novembro de 1959(2))

Este texto, que se prope a falar sobre os valores civilizatrios afro-brasileiros na Educao Infantil, tem como ponto de partida e est ancorado no princpio acima referido. Prope um dilogo em aberto, que precisa ter continuidade no trabalho de cada professor, propondo um compartilhar idias, no sentido amplo, com aqueles que fazem o cotidiano escolar. Cotidiano este entendido como vibrante, como lugar de desafios, inquietaes, movimento, encontros e desencontros, alegrias, emoes, prazeres, desprazeres, produo de saberes, de conhecimentos e de mltiplos fazeres. Espao de pessoas buscantes, pesquisadoras da sua prpria prtica.

Apresentamos, de incio, algumas explicaes, antes de darmos continuidade a este dilogo:

1) Ao destacarmos a expresso valores civilizatrios afro-brasileiros, temos a inteno de destacar a frica, na sua diversidade, e que os africanos e africanas trazidos ou vindos para o Brasil e seus e suas descendentes brasileiras implantaram, marcaram, instituram valores civilizatrios neste pas de dimenses continentais, que o Brasil. Valores inscritos na nossa memria, no nosso modo de ser, na nossa msica, na nossa literatura, na nossa cincia, arquitetura, gastronomia, religio, na nossa pele, no nosso corao. Queremos destacar que, na perspectiva civilizatria, somos, de certa forma ou de certas formas, afrodescendentes. E, em especial, somos o segundo pas do mundo em populao negra.

A frica e seus descendentes imprimiram e imprimem no Brasil valores civilizatrios ou seja, princpios e normas que corporificam um conjunto de aspectos e caractersticas existenciais, espirituais, intelectuais e materiais, objetivas e subjetivas, que se constituram e se constituem num

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

30

processo histrico, social e cultural. E apesar do racismo, das injustias e desigualdades sociais, essa populao afrodescendente sempre afirmou a vida e, conseqentemente, constitui o/s modo/os de sermos brasileiros e brasileiras(3).

2) Sobre a frica, bom destacar que um imenso continente, com 52 pases, com uma imensa e variada diversidade: poltica, econmica, social, cultural... E que, assim como podemos dizer que existem vrios brasis no Brasil, existem vrias fricas na me frica.

Fonte: www.paginas.terra.com.br/arte/mundoantigo/africa

3) Sempre cremos que interessante falar do cotidiano para fazer formulaes. Recentemente, ouvi uma senhora reclamando que um dia na sua vida foi discriminada por ser branca e isso a indignou. Afinal, como e por que discrimin-la? Alias, muitas pessoas argumentam, baseadas em um nico exemplo da sua existncia, o fato de elas serem discriminadas, sobretudo quando a discriminao vem da parte daqueles que so, em geral, os mais discriminados. Outras pessoas destacam outras formas de discriminao, como que para amenizar a afirmao do racismo e a discriminao, histrica e atual, sofrida pelos negros e negras. Referem-se ao fato de que algum pode ser discriminado por ser gordo, por ser pobre, por ser feio, por ser muito bonito, por ser, ou no, inteligente... E por a vai.

Uma pessoa adulta, em geral, fica arrasada ao ser discriminada, sofre, se revolta, fica furiosa, deprimida... Enfim, tem vrias reaes. Agora, imaginemos um ser humano negro de 0 a 6 anos de idade, uma criana negra que , numa sociedade racista, discriminada 24 horas por dia e, muitas

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

31

vezes, com o silncio omisso dos adultos, da professora.

Essa criana tem que se sustentar sozinha nestas situaes. Infelizmente, ainda h muita insensibilidade para com as crianas negras. Estas, ao serem discriminadas, ficam acuadas, envergonhadas, inibidas em denunciar. Se essa uma experincia muito confusa para uma pessoa adulta, imaginemos para um ser humano de pouca idade, uma criana de 0 a 6 anos. Professores e professoras, acreditem, a criana pode no saber expressar oralmente a discriminao, mas ela sente, sofre, seu corpo fica marcado, com a discriminao e com a omisso, com o silncio conivente, com a falta de acolhida do adulto que ela tem como referncia no momento.

No apenas motivo de negligncia a discriminao, o preconceito, o racismo com relao s crianas negras. tambm uma insensibilidade, que est ancorada nos 312 anos oficiais de escravido neste pas e nos 117 anos de promulgao da Lei urea. impressionante que, por muito tempo, ningum se preocupou com a importncia de colocar, no acervo de brinquedos das crianas da Educao Infantil, bonecas e bonecos negros, livros infantis com imagens e personagens negros em posio de destaque, no ter mural com personagens negros, no serem trabalhadas as lendas, as histrias e a Histria africanas, entre outras formas de afirmao de existncia e de valorizao dos negros em nosso pas. , essa insensibilidade est inscrita na nossa memria coletiva de brasileiros e brasileiras, que vendiam crianas negras, que abusavam das crianas negras, que matavam crianas negras, que impediam que as crianas negras fossem amamentadas por suas mes. A histria parece que nos legou uma responsabilidade social especial para com essas crianas. Especial, pois temos que ter responsabilidade social para com todas.

Para ilustrar que, para a cultura iorub, todas as pessoas so divinas, traremos, um conto(4) que emblemtico do valor civilizatrio afro-brasileiro de aceitao das diferenas humanas:
(...) Olodumar, que um deus ioruba, quis criar a Terra e deu um punhado dela, num saquinho, para Obatal ir cri-la. Antes de ir, Obatal teria que fazer a oferenda a Exu(5), pois sem movimento no h ao. Obatal, que muito velho, esqueceu e foi andando, andando devagarinho, e no caminho sentiu sede. Ento viu uma rvore, dessas que tm gua dentro, e parou, abriu a planta e bebeu. S que era uma bebida que dava um pouco de tontura, e ento ele se deitou debaixo da rvore e acabou dormindo. Enquanto isso, Odudua, que tambm queria criar a Terra, fez as oferendas a Exu e alcanou Obatal. Vendo-o dormir, achou que ele iria se atrasar muito, pegou o saquinho e foi ele mesmo criar a Terra. E criou.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

32

Obatal acordou e viu a Terra criada, e foi reclamar para Olodumar, que enviou e deu a ele barro, para que criasse os homens na Terra. Obatal foi e criou os homens, mas de vez em quando tomava a bebida da rvore de que tinha gostado, e ... no chegava a dormir, mas, meio tonto, fazia uns seres humanos meio tortinhos.

Tecendo fazeres e saberes afro-brasileiros na Educao Infantil


Cresci brincando no cho, entre formigas. De uma infncia livre e sem comparamentos. Eu tinha mais comunho com as coisas do que comparao. Porque se a gente fala a partir de ser criana, a gente faz comunho de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas graas, de um pssaro e sua rvore. Manoel de Barros. In: Memrias Inventadas. A Infncia.

Vamos agora, pinar alguns aspectos afro-brasileiros que consideramos caros Educao Infantil. Alguns, pois h uma infinidade deles:

Principio do Ax ENERGIA VITAL - tudo que vivo e que existe, tem ax, tem energia vital: Planta, gua, pedra, gente, bicho, ar, tempo, tudo sagrado e est em interao. Imaginem se nosso olhar sobre nossas crianas de Educao Infantil forem carregados da certeza de que elas so sagradas, divinas, cheias de vida.

Podemos trabalhar a potencializao deste princpio nas nossas crianas, se nosso olhar, nosso corao, nosso corpo senti-las verdadeiramente assim.

Elogios, um afago, brincadeiras de faz-de-conta, nas quais elas se sintam a mais bela estrela do mundo, a mais bela flor, algum que cuida, algum que cuidado. Um espelho para que elas se admirem, para que brinquem com o espelho, e se habituem a se olhar e a serem olhadas com carinho e respeito.

ORALIDADE Muitas vezes preferimos ouvir uma histria que l-la, preferimos falar que escrever... Nossa expresso oral, nossa fala carregada de sentido, de marcas de nossa existncia. Faa de cada um dos seus alunos e alunas contadores de histrias, compartilhadores de saberes, memrias, desejos, fazeres pela fala. Falar e ouvir podem ser libertadores.

Promova momentos em que a histria, a msica, a lenda, as parlendas, o conto, os fatos do cotidiano possam ser ditos e reditos. Potencialize a expresso fale menino, fale menina.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

33

CIRCULARIDADE a roda tem um significado muito grande, um valor civilizatrio afrobrasileiro, pois aponta para o movimento, a circularidade, a renovao, o processo, a coletividade: roda de samba, de capoeira, as histrias ao redor da fogueira...

J fazemos as tradicionais rodinhas na Educao Infantil, e nas reunies pedaggicas, nas reunies dos responsveis. Que tal potencializarmos mais a roda, com cirandas, brincadeiras de roda e outras brincadeiras circulares?

CORPOREIDADE o corpo muito importante, na medida em que com ele vivemos, existimos, somos no mundo. Um povo que foi arrancado da frica e trazido para o Brasil s com seu corpo, aprendeu a valoriz-lo como um patrimnio muito importante. Neste sentido, como educadores e educadoras de Educao Infantil, precisamos valorizar nossos corpos e os corpos dos nossos alunas, no como algo narcsico, mas como possibilidade de trocas, encontros. Valorizar os nossos corpos e os de nossas crianas como possibilidades de construes, produes de saberes e conhecimentos coletivizados, compartilhados.

Cuidar do corpo, aprender a massage-lo, toc-lo, senti-lo, respeit-lo um dos nossos desafios no trabalho pedaggico com a Educao Infantil. Danar, brincar, rolar, pular, tocar, observar, cheirar, comer, beber, escutar com conscincia. Aparentemente nada de novo, se no fosse o desmonte de corpos idealizados e a aceitao dos corpos concretos

MUSICALIDADE A msica um dos aspectos afro-brasileiros mais emblemticos. Um povo que no vive sem danar, sem cantar, sem sorrir e que constitui a brasilidade com a marca do gosto pelo som, pelo batuque, pela msica, pela dana.

Portanto, mos obra, som na caixa e muita msica, muito som, mas no os enlatados, as msicas estereotipadas, o mesmismo que vemos na TV e em quase todos os momentos da escola, nos quais a msica se faz presente. Vamos ouvir msicas que falem da nossa cultura, que desenvolvam nossos sentidos, nosso gosto para a msica e, com isso, no produzirmos alienados musicais desde a tenra idade. Nosso pas riqussimo em ritmos musicais e em danas, que tal investirmos neste caminho? Conhecer para promover.

LUDICIDADE A ludicidade, a alegria, o gosto pelo riso pela diverso, a celebrao da vida. Se

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

34

no fssemos um povo que afirma cotidianamente a vida, um povo que quer e deseja viver, estaramos mortos, mortos em vida, sem cultura, sem manifestaes culturais genunas, sem ax. Portanto, brinquemos na Educao Infantil, muita brincadeira, muito brilho no olho, muito riso, muita celebrao da vida.

COOPERATIVIDADE A cultura negra, a cultura afro-brasileira, cultura do plural, do coletivo, da cooperao. No sobreviveramos se no tivssemos a capacidade da cooperao, do compartilhar, de se ocupar com o outro.

Como dissemos, este texto um compartilhar idias e contamos com seu retorno6 com opinies, sugestes, crticas, complementaes, ponderaes, em nome de um verdadeiro e profundo amor pelas nossas crianas brasileiras, que merecem ter acesso a um patrimnio cultural que as constitui como brasileiras, que o patrimnio cultural afro-brasileiro.

Muito ax. Bibliografia BENTO, Maria Aparecida da Silva. Cidadania em preto e branco: discutindo as relaes raciais. So Paulo: tica, 1998. CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e Anti-Racismo na Educao-Repensando nossa Escola. So Paulo: Summus, 2001. __________________. Do silncio do lar ao silncio escolar. So Paulo: Contexto, 2000. NEN- NCLEO DE ESTUDOS NEGROS. Negros e Currculo. Srie Pensamento Negro em Educao. Florianpolis: Editora Atilnde, 2002. ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Almanaque Pedaggico Afrobrasileiro. Belo Horizonte: NZinga/Mazza Edies, 2004. SODR, Muniz. Claro e Escuros identidade, Povo e Mdia no Brasil. Petrpolis: Vozes, 1999. ______. A Verdade Seduzida. Por um conceito de Cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Codecri, 1983. TRINDADE, Azoilda Loretto e SANTOS, Rafael (org.). Multiculturalismo mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. ______. Racismo no Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: FGV/IESAE, 1994. Dissertao de Mestrado em Educao.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

35

Literatura Infantil Literatura Infantil Ana e Ana - Clia Godoy Difuso Cultural do Livro. Agbal, um lugar-continente Marilda Castanha Editora Formato. A menina que tinha o cu na boca Jlio Emlio Braz Difuso Cultural do Livro. A semente que veio da frica Helosa Pires Lima Salamandra. A ovelha negra Bernardo Aib Ed. Ioni Meloni Naif. As tranas de Bintou Sylviane A. Diouf Cosac e Naify. Berimbau Raquel Coelho Editora tica. Bruna e a Galinha D Angola - Gercilda de Almeida Editora Pallas Como as histrias se espalharam pelo mundo Rogrio Andrade Barbosa Editora Difuso Cultural do Livro. Duula, a mulher canibal Rogrio Andrade Barbosa Ed. Difuso Cultural do Livro. Gosto de frica Histrias de l e de c Joel Rufino dos Santos Editora Onda Livre. Histrias Africanas para contar e recontar - Rogrio A. Barbosa Ed. do Brasil. Histrias da Preta Helosa Pires Lima Editora Companhia das Letrinhas. If, o adivinho Reginaldo Prandi- Companhia das Letrinhas. Lendas Negras Jlio Emlio Braz Editora FTD. Menina bonita do lao de fita Ana Maria Machado - Editora tica. O amigo do rei Ruth Rocha Editora tica. O espelho dourado Helosa Pires Lima Peirpolis. O filho do vento Rogrio Andrade Barbosa Ed. Difuso Cultural do Livro. O menino marrom Ziraldo Ed. Melhoramentos. O menino Nito Sonia Rosa Editora Pallas. Os reizinhos de Congo Edimilson de Almeida Pereira Ed. Paulinas. Que mundo maravilhoso! Julius Lester Editora Brinque-Book. Tanto, tanto! Tristh Cooke Editora tica. A cor da ternura Geni Guimares Editora FTD

Notas: 1 Doutora em Comunicao pela UFRJ. Mestre em Educao/IESAE/FGV. Professora universitria,supervisora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ativista da luta contra o racismo. 2 http://www.fvt.com.br/declaracaouniversal.htm 3 bom dizer, para evitar as tradicionais inquietaes quando se afirma a africanidade brasileira, que sabemos que somos um pas plural, marcado por valores civilizatrios de outros grupos humanos, contudo, este no o foco deste texto. 4 Recontado por Heloisa Pires Lima em Histrias de Preta. So Paulo, Cia. das Letrinhas, 1998. p. 61. 5 Divindade que simboliza na cosmoviso ioruba, a transformao, a comunicao, os encontros, a contradio, o movimento. 6 azoildaloretto@ig.com.br

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

36

PROGRAMA 3

OS QUILOMBOS E A EDUCAO
Maria de Lourdes Siqueira(1)

INTRODUO

A sociedade brasileira, em sua grande maioria, animada por uma fora ancestral que mantm vivas tradies, costumes, crenas, valores que h cinco sculos so repassados, em nosso pas, de uma gerao a outra, sobretudo pela ao da mulher negra e das organizaes de resistncia negra.

A origem dessa tradio se inicia com os africanos escravizados que chegam ao Brasil sob a ao do Sistema Colonial Escravista, no perodo compreendido entre os sculos XVI e XIX. Eram africanos de origem Yorub (nag ou ketu), Geg, Ew, Mina, Congo, Angola, Moambique.

As organizaes clssicas criadas em resistncia dominao escravocrata e colonial sempre existiram no Brasil entre Irmandades Religiosas, Terreiros de Candombl, Congadas, Capoeira, Quilombos. Nos anos 30, foram criados a Frente Negra Brasileira, a Imprensa Negra, o Teatro Experimental do Negro. Nos anos 70, o Movimento Negro ressurge com o Il Aiy e o Movimento Negro Unificado MNU.

A nossa proposta maior nesta reflexo incluir o significado do papel dos Quilombos nos processos scio-poltico-culturais de construo da Sociedade Brasileira e a dimenso educativa que se realiza nos Quilombos em todo o territrio nacional. Para o professor, militante e senador Abdias Nascimento, h um permanente: movimento de in-surreies, levantes, revoltas proclamando a queda do sistema escravo, que podem ser localizados em toda a extenso geogrfica do pas, particularmente naquelas de significativa populao escravizada. Freqentemente aqueles movimentos tomavam a forma de Quilombos, semelhana de PALMARES: eram comunidades organizadas para africanos livres que se recusavam a submeter-se explorao e violncia e buscavam a institucionalizao do poder inspirado na estrutura do comunalismo tradicional da frica (Nascimento, 2002).

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

37

Desde o sculo XIX, os Quilombos existem no Brasil, realizando aes de identidade, trabalho, organizao social e resistncia aos sistemas de dominao impostos aos africanos e seus descendentes.

H uma oralidade, de tradio, que realiza permanentemente o exerccio de guardar de memria as lies de sabedoria e experincia dos ancestrais e transmiti-las aos seus descendentes, sempre na perspectiva de formar novas geraes sobre valores, princpios, crenas, costumes e tradies que mantenham viva a ancestralidade originria das Civilizaes Tradicionais Africanas.

Hoje, os Quilombos, denominados Comunidades Remanescentes de Quilombos, ou Terras de Pretos, se reorganizam no pas inteiro, nas diferentes regies, revivendo o legado de seus antepassados. So ncleos vivos de iniciativa comunitria, identitria, sem perder de vista as dinmicas das transformaes histrico-poltico-culturais ocorridas no decurso de tantos sculos, que essas tradies atravessam em tempos e espaos diferentes.

As Comunidades de Quilombos esto sujeitas a transformaes, guardando um jeito prprio de viver, transmitindo essa herana ancestral de resistncia s geraes que se sucedem. Conhecemos, por exemplo, a famlia de Seu Bernardino e Dona Clara, moradores dos Mates dos Moreira, cujos descendentes convivem hoje entre Mates e Santo Antonio dos Pretos, constituindo quatro geraes, presentes nesses Quilombos: bisav, av, filho e neto juntos, vivendo o cotidiano da vida quilombola. A bisav cuida de uma Casa de Santo de matriz africana, a av hoje quilombola nos Mates dos Moreira; o neto agente cultural da comunidade e o bisneto, com a idade de cinco anos, acompanha todos. Essa famlia parte de minha prpria famlia, no lugar onde nasci, cujos herdeiros dessas Terras de Pretos eram meus avs, meus tios, e minha me.

De que modo os conhecimentos, os saberes, so passados nas Comunidades Quilombolas?

Continuam vivas, nestes lugares, tradies de Candombl, Umbanda, Tambor de Mina, Terec, Tambor de Crioula, Bumba meu Boi, Reisado, Festas do Divino, Festa de Caboclo, ladainhas para Santos e Encantados. H um processo educativo que, no cotidiano, zela e transmite celebra, a cada ano, na medida do possvel, estas culturas e expresses religiosas de origem africana, reelaboradas na dinmica concreta da vida das pessoas, que s vezes vo se transformando, de um lugar a outro, mas guardam sempre os fundamentos.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

38

As pessoas dos Quilombos, das Terras de Pretos, freqentam as escolas pblicas ou at pequenas Bancas privadas para aprender a ler, a escrever, a desenvolver as operaes de raciocnio matemtico, porque elas precisam entrar na engrenagem da vida em Sociedade. Mas elas no abandonam as tradies de seus ancestrais que, para elas, constituem os valores e princpios educacionais.

Entre os mltiplos saberes, destaca-se: o saber respeitar as pessoas mais velhas; a histria da famlia dos seus antepassados; o culto natureza; os saberes em relao chuva e posio do sol; os efeitos da lua; o tempo de plantar e de colher; o perigo dos raios, a leitura da fora dos troves; a importncia da gua em todos os momentos da vida; os segredos das plantas; o poder das folhas e das razes para curar, para fortalecer o corpo e a alma das pessoas.

Estes saberes so praticados dia a dia. certo que h rupturas, h separaes, h quebras, mas h uma FORA MAIOR: a lembrana dos ANTEPASSADOS, dos ANCESTRAIS, dos mais velhos da Comunidade que tm fora moral ante suas famlias.

Nesse processo de passagem de conhecimentos, a mulher negra a educadora por excelncia. Ela sempre guardou os saberes e os cultivou e transmitiu em todos os lugares por onde passou. Ela identificada com a ancestralidade, porque incorpora essa ancestralidade, nos papis de me, mulher (esposa, companheira) professora, enfermeira, me de santo, filha de santo, ekede ou makota, mestre, contra-mestre ou praticante de capoeira, benzedeira, curadora, conhecedora dos segredos da natureza. Ela realiza essas lutas e aes cotidianas com dignidade e pela DIGNIDADE da famlia negra.

Os Quilombos hoje mais reconhecidos nos estados so principalmente:

No Amazonas: Bacia do Trombetas; no Par: Oriximin Itamoari, So Jos; no Amap Curia, no Maranho: Santo Antonio dos Pretos, Mates dos Moreira, Ingarana; em Pernambuco: Castaninho, Conceio das Crioulas; na Bahia: Rio das Rs e Rio de Contas. Mangal, Barra, Santana, So Jos, da Serra; em Sergipe: Mocambo; no Rio de Janeiro: Campinho da Independncia, Santana, So Jos Serra da Serra; no Rio Grande do Sul: Serra Geral, Camizo; Cear: Conceio dos Caetano; Gois: Kalungas; So Paulo: Iporanduva, Maria Rosa, So Pedro de Eldorado, Iporanga; Mato Grosso: Mata Cavalo; Minas Gerais: Porto Coris, Garimpeiros, Campo Grande; Ambrsio; Tocantins: Lagoa

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

39

da Pedra; Paraba: Caiana dos Crioulos.

Uma proposta de Polticas Pblicas com Aes Afirmativas em Educao, para Comunidades Remanescentes de Quilombos, pressupe, fundamentalmente, contedos educacionais e prticas pedaggicas; currculo, programas de formao de professores e produo de recursos pedaggicos, que incluam o respeito s diferenas e s especificidades culturais destas populaes em seus lugares, vivendo a tradio das Comunidades Remanescentes de Quilombos.

CONCLUINDO

As Comunidades Remanescentes de Quilombos s existem porque elas so representaes vivas de princpios fundadores de saberes seculares que perpassam, direta ou indiretamente, ao estilo de uma seiva, que alimenta uma semente que renasce dia a dia, em forma de um processo educativo, que se realiza a partir de um outro olhar, de uma outra perspectiva, do ponto de vista daqueles que conhecem a realidade onde vivem, e detm saberes teis a toda a Sociedade: convivncia, partilha, o valor do outro, o reconhecimento da diferena, a valorizao da natureza, a esperana, a alegria de viver, a confiana no ser, independente do ter.

Estes princpios hoje so incorporados em distintas reas do conhecimento: Arquitetura, Administrao, Arte, Biologia, Botnica, Cinema, Culinria, Cultura, Dana, Engenharia, Gesto, Indumentria, Linguagem, Medicina, Msica, Psicanlise, Religio, Teatro.

A experincia de Palmares, no Estado de Alagoas, e a liderana de Zumbi dos Palmares constituem a referncia de um lder e de uma Repblica que viveu a mais sria e duradoura experincia democrtica em solo brasileiro, alm de ter sido a maior manifestao de luta contra o escravismo na Amrica Latina.

A continuidade dos Quilombos est articulada a Polticas Pblicas que proporcionem a incluso das dimenses mitolgicas, simblicas e rituais em processos educacionais nos Quilombos e na Sociedade Brasileira.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

40

Bibliografia ALMEIDA, Alfredo Wagner B. Terras de Pretos, terra de santo e terras de ndio. In: Revista Humanidades, Braslia, 1987/88. ARAJO, Mundinha. Insurreio de escravos em Viana 1867. Prefcio de Joel Rufino dos Santos/Maria Raimunda Arajo. So Lus: SIOGE, 1994. CADERNOS DE EDUCAO DO IL AIY. Terra de Quilombo. Vol. VIII. Il Aiy. Salvador Bahia, 2000. FREITAS, Dcio. Repblica de Palmares: pesquisa e comentrios em documentos histricos do sculo XVII. Macei: EDUFAL: IDERIO, 2004. _____. Palmares: a guerra dos escravos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984. ____ A guerra dos escravos. 5 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984. GOULART, Jos Alpio. Da fuga ao suicdio: aspectos de rebeldia dos escravos no Brasil. Rio de Janeiro: Conquista, 1972. LIBERDADE por um fio: histria dos Quilombos no Brasil. Organizao Joo Jos Reis, Flvio dos Santos Gomes. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. LOPES, Ana Lcia; MOURA, Glria; MONTES, Maria Lcia. A educao e as comunidades remanescentes de Quilombos. Palmares em Ao, Ano I, n I Agosto/setembro de 2002. Fundao Cultural Palmares. MOURA, Clvis. Quilombo: resistncia ao escravismo. So Paulo: tica, 1987. _____. Rebelies da senzala. Rio de Janeiro: Conquista, 1972. MOURA, Glria. Quilombos contemporneos no Brasil. In: Histria do Negro no Brasil. Kabenguele Munanga (org.) Vol. 1 Fundao Cultural Palmares/CNPq, Braslia, 2004. NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo. Petrpolis: Vozes, 1980. NASCIMENTO, Beatriz. O Quilombo de Jabaquara. Revista de Cultura Vozes. Petrpolis, Ano 73, abril, n 3. ODWYER, Eliane Cantarino (org.). Terra de Quilombos, Rio de Janeiro: Associao Brasileira de Antropologia, 1995. PROJETO VIDA DE NEGRO. Terras de Preto no Maranho: quebrando o mito do isolamento. Coleo Negro Cosme, Vol. III. So Lus MA: SMDH/CCN-MA/PVN, 2002. REIS, Joo Jos. Rebelio escrava no Brasil: a histria do levante dos Mals (1835). _____. GOMES, Flvio dos Santos. Introduo. Uma histria da liberdade. Organizadores. Liberdade por um fio: histria dos Quilombos no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1996.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

41

SIQUEIRA, Maria de Lourdes e CARDOSO, Marcos. Zumbi dos Palmares. Belo Horizonte: Mazza Edies, 1995. UMA HISTRIA DO POVO KALUNGA/Secretaria de Educao Fundamental MEC-SEF, 2001, 120 p. il. Caderno de atividade e encarte para o professor. SILVA, Jonatas Conceio. Vozes Quilombolas um prtica potica. Salvador: EDUFBA, Il Aiy, 2004. SUPERANDO O RACISMO NA ESCOLA. 2 ed. Revisada Kabenguele Mununga (organizador) Braslia: Ministrio da Educao. Secretaria de Educao. EDUCAO ANTI-RACISTA: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidades. Braslia: Coleo Educao para Todos, 2005.

Nota: 1 Professora da Universidade Federal da Bahia/Diretora da Associao Cultural Il Aiy/ 2 vice-presidente da Associao de Professores Pesquisadores Negros seo Bahia.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

42

PROGRAMA 4

MATEMTICA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA


Afroetnomatemtica, frica e afrodescendncia
Henrique Cunha Junior(1)

1. AFROETNOMATEMTICA

Afroetnomatemtica a rea da pesquisa que estuda os aportes de africanos e afrodescendentes Matemtica e informtica, como tambm desenvolve conhecimento sobre o ensino e o aprendizado da matemtica, da fsica e da informtica nos territrios da maioria dos afrodescendentes. Os usos culturais que facilitam os aprendizados e os ensinos da matemtica nestas reas de populao, de maioria afrodescendente, a principal preocupao desta rea do conhecimento. A Afroetnomatemtica se inicia no Brasil pela elaborao de prticas pedaggicas do Movimento Negro, em tentativas de melhoria do ensino e do aprendizado da matemtica nas comunidades de remanescentes de quilombos e nas reas urbanas, cuja populao de descendentes de africanos majoritria, denominadas de populaes negras. Esta Afroetnomatemtica tem uma ampliao pelo estudo da histria africana e pela elaborao de repertrios de evidncia matemtica encontrados nas diversas culturas africanas. Este estudo da histria da matemtica no continente africano trabalha com evidncias de conhecimento matemtico contidas nos conhecimentos religiosos africanos, nos mitos populares, nas construes, nas artes, nas danas, nos jogos, na astronomia e na matemtica propriamente dita realizada no continente africano. O que realizado para o continente africano tem sua extenso para as reas de dispora africana. A complexidade da racionalidade lgica africana a matria por detrs destas pesquisas.

A preocupao com o ensino e o aprendizado da matemtica em territrios de maioria afrodescendente nasce da constatao das precariedades da educao formal matemtica nestas reas. Constatamos que, em muitas das reas de maioria afrodescendente, praticamente inexiste ensino competente e adequado da matemtica, existindo, em decorrncia disso, um grande fracasso no aprendizado nos cursos de Matemtica, nas escolas, o que fica imputado populao e no ineficincia do sistema educacional. Encontramos, em muitas destas reas de maioria afrodescendente, o credo esdrxulo e racista de negro no d para a Matemtica. Este credo

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

43

esdrxulo cria sua prpria cultura de naturalizao social e passa a exercer a sua fora de reproduo, servindo como justificativa ideolgica da ausncia de polticas pblicas do Estado para o ensino e aprendizado da Matemtica nestes territrios. O dito negro no d mesmo para a Matemtica inferioriza os afrodescendentes e cria um medo interior, uma rejeio a essa rea do conhecimento. Fica no ar um pensamento, como se os testes escolares de Matemtica pudessem revelar a verdade do credo esdrxulo, mostrando uma confirmao da suposta inferioridade cognitiva destes afrodescendentes para a Matemtica. O credo serve para justificar a falta de ao e de adequao do sistema educativo s necessidades de aprendizado matemtico dos afrodescendentes. A persistncia de uma abordagem universalista produz discursos antipedaggicos de que os educadores ensinam igualzinho a todos, e se deduz que uns aprendem, ou seja, os eurodescendentes, sobretudo, e outros no aprendem. Os outros tm designao social de pretos, pobres e pardos. Ns, pesquisadores interessados no desempenho matemtico de afrodescendentes, temos observado que nos territrios de maioria afrodescendente, por vezes, no existe o ensino de Matemtica. Trata-se apenas de um simulacro de ensino de Matemtica. As aulas de Matemtica so descontnuas, dadas por professores improvisados e de treinamento precrio para desempenho das suas funes. Onde este ensino existe, ele deficiente e desprovido dos meios e mtodos adequados. No entanto, o nus da deficincia de um sistema educacional, que leva sempre submisso e inferiorizao dos afrodescendentes, recai justamente sobre os afrodescendentes, dando a impresso de que temos uma dificuldade gentica para o aprendizado da Matemtica. Assim, uma das tarefas importantes da Afroetnomatemtica o uso da histria de africanos e afrodescendentes para mostrar o sucesso passado nas reas da Matemtica e dos conhecimentos relacionados com esta rea do conhecimento, como a arquitetura e a engenharia.

Tendo em mente esta finalidade da Afroetnomatemtica que organizamos este texto, em quatro direes. Abrimos nosso caminho de exposio pela apresentao biogrfica resumida de quatro expoentes afrodescendentes da arquitetura e da engenharia na cultura brasileira. Seguimos pela exemplificao da Matemtica nas prticas culturais africanas. Reforamos nosso argumento pelas realizaes da Afroetnomatemtica pelas prticas culturais das religies do Candombl no Brasil. Terminamos pela introduo de um jogo antigo africano, muito til para a educao matemtica brasileira atual. A funo deste texto dar motivao ao leitor educador para ir consultar uma literatura mais ampla, apresentada no final do texto.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

44

2. AFRODESCENDENTES EXPOENTES NA ENGENHARIA E NA ARQUITETURA

Na dcada de 1970, eu estudei engenharia na Escola de Engenharia de So Carlos, da Universidade de So Paulo e, logo no incio do curso, encontrei nesta escola a presena de dois destacados professores negros. Um j falecido, mestre da rea de topografia e aerofotometria, Professor Sergio Sampaio, o outro, um dos engenheiros de renome nacional da rea do planejamento de transporte, o Professor Doutor Felix Bernardes. Comentando com meu pai sobre a presena destes professores ilustres, meu pai fez-me ver que a engenharia brasileira comea com grandes expoentes negros. Dentre eles Mestre Valentim, Theodoro Sampaio, Andr Rebouas, Antonio Rebouas, Manoel Quirino. A histria dos afrodescendentes na engenharia brasileira muito rica, mas um pouco difcil de ser recuperada, pois muitos dos participantes eram autodidatas, construam sem terem diploma das escolas de arquitetura. Meu pai mesmo sempre trabalhou em engenharia na Secretaria de Obras Pblicas do Estado de So Paulo, como desenhista, no entanto, era autodidata e aprendeu arquitetura e fez muitos projetos, cuja assinatura foi de outro profissional diplomado. Outra dificuldade que o pas sempre desprezou o conhecimento de africanos e afrodescendentes, devido aos racismos ou falta de conhecimento dos responsveis pela elaborao da cultura oficial.

Mestre Valentim um gnio afrodescendente, que inaugura o urbanismo no Brasil. Seu mais importante projeto, o Passeio Pblico do Rio de Janeiro, construdo em 1783, o primeiro conjunto arquitetnico urbano do Brasil e das Amricas com ajardinamento e obras de arte ao estilo francs. Trata-se de um gnio do urbanismo, da arquitetura e da escultura, cuja importncia nacional quase que incomparvel. A obra do mestre Valentin nica pela perfeio alcanada, afirmam os especialistas (Santos, 1978), (Batista, 1940). Nasceu no Serro, em Minas Gerais, em 1745, filho de uma brasileira negra e de um portugus. Viajando a Portugal, aprendeu o ofcio de escultor e entalhador e aprendeu sobre edificaes. Retornou ao Brasil em 1770, passando a residir e trabalhar no Rio de Janeiro. Durante a gesto do Vice-Rei Dom Lus de Vasconcelos, de 1779 a 1790, foi o principal construtor de obras pblicas, atuando em saneamento, abastecimento de gua e praas pblicas. Morreu em 1813.

Theodoro Sampaio (1855-1937). Dentre os mestres dos mestres, a minha maior admirao pelo engenheiro Theodoro Sampaio, devido riqueza da sua histria de vida. Era filho de escrava, nascido em Santo Amaro da Purificao, na Bahia, e depois de formado reuniu dinheiro para comprar a liberdade da sua prpria me. Foi um expoente em diversas reas do conhecimento,

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

45

sendo pesquisador na geografia, no saneamento e na filosofia. Mesmo com a sua genialidade e cultura, foi vtima das diversas facetas do racismo brasileiro, o que prejudicou em muito a sua carreira profissional e acadmica, sem, no entanto, impedi-lo de deixar exemplar legado para as geraes que o sucederam. Viveu e estudou em pleno escravismo criminoso. Estudou na Escola Politcnica do Rio de Janeiro e se formou em 1877. Foi engenheiro responsvel pelos planos de gua e de saneamento das cidades de Santos e de Salvador. Foi professor da Faculdade de Filosofia e fundador da Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. Dedicou-se tambm poltica, sendo deputado federal pela Bahia, em 1927. A rua Theodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros, em So Paulo, uma homenagem de reconhecimento da sociedade paulistana a este ilustrssimo engenheiro negro baiano (Costa, 2001).

No perodo do Imprio, que tambm faz parte do perodo do escravismo criminoso que foi mantido pelo Imprio brasileiro, um negro baiano teve grande destaque como advogado e estadista na corte. Ficou conhecido com o nome de conselheiro Antonio Rebouas. Era autodidata e, devido a seus conhecimentos, obteve licena para exercer a advocacia em todo o pas. Ganhou notoriedade nas lutas pela independncia do Brasil na Bahia. Este estadista teve dois filhos engenheiros que, pelas suas obras, fizeram nome na engenharia brasileira. Eles so Andr Rebouas (1833 1898) e Antonio Rebouas (1838 1991) (Carvalho, 1998). O tnel Rebouas, existente na cidade do Rio de Janeiro, tem este nome em homenagem ao Engenheiro Antonio Rebouas. Os dois engenheiros so nascidos na cidade de Cachoeira, no interior da Bahia. Estudaram na Escola Politcnica do Rio de Janeiro, que antes tinha o nome de Escola Militar, formaram-se em 1860 em engenharia, tendo antes bacharelado em Cincias Fsicas e Matemticas, em 1859, depois fizeram estudos complementares de engenharia em grandes estruturas na Frana. Antonio Rebouas se dedicou construo de estradas de ferro e foi responsvel pela construo da antiga estrada de ferro de Paranagu, no estado do Paran, uma das maiores e mais belas obras da engenharia brasileira. Andr Rebouas projetou obras de abastecimento de gua do Rio de Janeiro e as Docas da Alfndega, desta mesma cidade. Foi engenheiro do Exrcito Brasileiro durante a Guerra do Paraguai. Os irmos Rebouas foram abolicionistas e lutaram em defesa dos direitos sociais dos africanos e afrodescendentes.

Manoel Quirino foi artista plstico, arquiteto, professor de desenho, arteso, jornalista, pesquisador da cultura de base africana, poltico e sindicalista. Torna-se difcil falar de pessoa com to amplo campo de conhecimento e com uma vida to intensa. Se no tivesse sofrido as injustias da cor da

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

46

pele, seria sempre citado e aplaudido como um grande intelectual brasileiro. O seu pensamento abre um ciclo de uma nova forma de pensar os africanos e as culturas africanas no Brasil. Somente em tempos recentes foi dada a importncia que a sua obra merece (Leal, 2004), (Sodr, 2001). Nasceu em pleno tempo de escravismo criminoso na Bahia, em 1851, e foi criado sobre as marcas deste sistema injusto. Ficou rfo e foi criado por uma famlia que logo percebe seus talentos artsticos e o envia para os cursos de artes. Foi convocado quando jovem para a Guerra do Paraguai, indo para o Rio de Janeiro, mas devido aos seus estudos consegue ficar livre do recrutamento. Voltando Bahia, inicia ampla atividade sindical. Funda, em 1874, a Liga Operria de Arteses da Bahia. Foi nomeado vereador de Salvador, sendo reeleito pelo Partido Operrio. Paralelo s atividades poltico-sindicais, completa os estudos em artes e torna-se professor de Desenho. Dos estudos em artes do desenho, evolui para a arquitetura. Foi intelectual ligado ao Instituto Histrico e Geogrfico da Bahia. Escreveu no jornal a Provncia e O Trabalho. Morreu em 1923, deixando vrios livros sobre a cultura africana no Brasil.

A nossa ancestralidade a nossa historia, ela base da nossa identidade tnica. E nossa ancestralidade na arquitetura e na engenharia brasileira muito boa, por isto deveramos cultu-la e cuid-la, para que nos inspire no presente para formarmos grandes engenheiros afrodescendentes. Na ancestralidade mais antiga africana, a religio tambm registra feitos importantes nas reas de tecnologia, matemtica, arquitetura e engenharia, dados nos mitos sobre Inquises, ou de Orixs, como Ogum e Oya (Gleason, 1999).

3. AFRICANOS NO USO DA MATEMTICA

Pequeno conto: O fazedor de fumaa branca (Henrique Cunha Jr.)

Parece ser costume de certas tribos europias realizar um estranho ritual. Todas as vezes, quando vo falar de frica, o fazem em ambientes fechados e acendem grandes fogueiras. A fumaa branca logo toma o ambiente e tolda os olhos e, mesmo olhando para as coisas da frica, eles no vem nada. O hbito das fogueiras foi por muito tempo praticado pelas comunidades de cientistas. Um dia, alguns aboliram este mtodo e se surpreenderam com o que viram. Qual a surpresa quando viram, na frica, todas a origens dos conhecimentos europeus. A vaidade era talvez a maior destas fogueiras.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

47

A prepotncia europia fez com que as teorias racistas tivessem espao na cincia do ocidental, atrasando significativamente os conhecimentos sobre o continente africano. Os povos africanos foram denominados de tribais, incultos, meio irracionais e desprovidos de civilizao. A onda de racismo nas cincias se proliferou nos sculos 19 e 20. Infelizmente, at hoje faz parte do conhecimento difundido por muitos educadores sem informaes consistentes sobre o continente africano. Esta ausncia de informao e a prtica da desinformao faz desses educadores uns racistas inconscientes das suas formas de ao.

Deste fato resulta que muitos no se consideram racistas, mas executam prticas educacionais e sociais racistas. As prticas sociais inadequadas impediram a cincia e os educadores de verem o esplendor das culturas de base africana e a contribuio destas para o conhecimento da humanidade. Muitos dos feitos no campo do conhecimento matemtico foram considerados como restritos ao Egito e no viam que estes conhecimentos se expandiram por extensas regies do continente africano. No conseguiam nem mesmo estabelecer que muitos dos conhecimentos foram transmitidos de outros povos africanos para o Egito. Quando eu leciono histria africana (Cunha Jr., 1999), comeo dividindo a frica em macrorregies em torno das grandes bacias fluviais, e da desenvolvo um mapa das relaes comerciais e culturais entre as diversas regies africanas. Deste modo, mostro que os conhecimentos, sobretudo os cientficos e tecnolgicos, se propagam por todo o continente. Outros caminhos poderiam ser tomados para este ensino, um deles tomar as construes africanas, relacion-las com a Matemtica e com a histria da tecnologia no continente africano (Costa, Cunha, 2004).

No continente africano, as bases numricas e as geometrias so diversas, mas existem em todos os povos, elaboradas em lgicas e formas de exposio que so, s vezes, de difcil interpretao para quem foi formado na cultura brasileira ocidental. Esta dificuldade de interpretao e de compreenso da forma de exposio levou, por muito tempo, concluso errnea sobre a inexistncia de conhecimentos matemticos importantes nestas culturas.

As bases numricas utilizadas so variadas nas sociedades africanas (Zaslovsky, Claudia, 1973). Todas as sociedades africanas apresentam formas de contar. As bases utilizadas so as bases 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 20 e 24.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

48

Os conhecimentos de geometria, no continente africano, no se restringem ao que ns chamamos de geometria euclidiana. Outras lgicas de composio geomtrica so encontradas. Uma delas, bastante difundida em diversas aplicaes praticas, a geometria fractal. A geometria fractal constituda de um elemento geomtrico de base, que sofre replicamentos por operaes de rotao e ampliao. Na geometria fractal, cada elemento constitudo de um conjunto de elementos com o mesmo formato, mas em tamanho e disposio diferentes. Os exemplos da geometria fractal aparecem na construo de vilas de casas numa cidade, em formas de penteados de cabelos, em padronagem de tecidos ou em paredes acsticas em cabanas (Cunha Junior/Menezes, 2002). Aqui no Brasil, as geometrias fractais aparecem, nas culturas afrodescendentes, na arte, sendo um excelente exemplo alguns trabalhos de Emanoel Arajo, como tambm de Aluisio Carvo. No campo da matemtica ocidental, o conhecimento da geometria fractal muito recente e tem tido grande utilidade nas reas de produo de circuitos semicondutores, nos campos da informtica para representao e reconstruo de formas complexas. As aplicaes de geometria fractal esto relacionadas com as tecnologias da informtica.

Para exemplificar a realizao de uma figura de geometria fractal, foi tomado o fractal de quadrados do Zaire, que aparece no livro de Mubumbila sobre cincias e tradies africanas no Grande Zimbbue (Mubumbila, 1992). O Grande Zimbbue uma regio na frica Austral. Neste fractal, as figuras de base so os quadrados e suas rotaes, com ampliaes dos lados dos quadrados nas mesmas propores. Esta figura geomtrica de base da esquerda aparece, na cultura da regio, de diversas formas estilizadas. Ela est gravada em tecidos, leques de fibra vegetal e desenhos corporais. Entretanto, este fractal tem uma importncia maior para a matemtica. Ele permite termos uma demonstrao original do teorema de Pitgoras pelas reas das figuras geomtricas inscritas. Trata-se de uma demonstrao importante de geometria, bem difundida em uma grande regio africana.

Para quem quiser ver a demonstrao, temos que a rea do quadrado mais externo igual do quadrado interno mais os quatro tringulos retngulos complementares. O lado do quadrado interno a hipotenusa do tringulo retngulo. O lado do quadrado externo igual soma dos lados do tringulo retngulo. A rea do triangulo retngulo a rea do retngulo, dividida por dois. Escrevendo a igualdade das reas, sai o quadrado da hipotenusa, que igual soma do quadrado dos catetos.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

49

Figura 1 - Os quadrados fractais e suas variantes iconogrficas

4. MATEMTICA NOS TERREIROS

A minha formao em engenharia me levou a uma especializao em sistemas dinmicos. Esta uma rea da matemtica que lida com sistemas que tm movimento e faz, deste movimento armazenado, energia. Eu tambm tinha conhecimentos em histria africana e estava, em 1987, preocupado com as questes das tecnologias africanas transportadas e modificadas por africanos e afrodescendentes na histria do Brasil e das Amricas. Por esta razo, eu vim a conhecer duas historiadoras que trabalhavam com histria das tecnologias na frica, as Dr.as Adelina Apena, da Nigria, e Gloria Emengale, de Trinidad e Tobago. Ambas tinham se doutorado na Nigria. Elas foram as pessoas que apresentaram os trabalhos de Judith Gleason (Gleason, 1999) e Paulus Gerdes (Gerdes, 1993, 1990), Claudia Zaslovsky (Zaslousvy, 1973) sobre matemtica nas sociedades africanas.

Nos anos de 1980, as cincias da matemtica de sistemas dinmicos complexos estavam impactadas pelo que era considerado um dos maiores avanos na cincia, que a teoria do Caos. Esta teoria mudou muita a nossa viso de cientistas sobre a organizao das cincias e sobre a nossa capacidade em prever fatos da natureza atravs das cincias. A teoria do Caos explica a organizao interna de grandes distrbios que pareciam ser totalmente desorganizados e sem uma explicao matemtica. Foi uma teoria revolucionria, que mostrou a importncia de pequenos efeitos fsicos na produo de gigantescos efeitos no futuro distante. A divulgao da teoria do Caos foi feita dizendo que ela demonstrava que as batidas das asas de uma borboleta na sia poderiam ser o incio de uma imensa turbulncia atmosfrica, como um tufo no Caribe, alguns meses ou anos mais tarde. A exposio desta teoria do Caos se realizou por uma representao matemtica

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

50

especfica em diagramas circulares, mostrando as trajetrias caticas das variveis observadas (Cunha Jr./ Costa/ Holanda/Meneses, 2004).

O que tinha de impressionante em tudo isto? Estas representaes da teoria do Caos j existiam h sculos nas representaes da Deusa Oya, nas religies africanas. Esta representao est relacionada, na cultura do Terreiro, com os fenmenos de turbulncia atmosfrica de grandes ventos. O trabalho de Judith Gleason (Gleason, 1999) era mais surpreendente, pois mostrava a existncia de uma combinao turbulenta atmosfrica de dimenso continental e de formao catica justamente sobre o continente africano e muito bem representada no conhecimento religioso do Candombl. Deduzimos, da, que o conhecimento da teoria do Caos, que recente para a cincia ocidental, j estava registrado e exemplificado como conhecimento religioso africano de diversas formas. Esta impressionante constatao mexeu demais com a minha emoo e com o meu respeito em relao aos conhecimentos do Terreiro. O meu respeito pelo conhecimento ancestral triplicou, no se tratava apenas da minha histria, mas de histrias significativas para o conhecimento da humanidade.

Desde ento, a procura se ampliou, e no tinha como no me inquietar pela organizao dos chamados jogos de adivinhao africanos (Bascom, 1980), cujo exemplo bastante conhecido o jogo de Bzios, no Brasil.

A informtica trabalha com zeros e uns, constituindo uma base de estrutura do clculo binria, desenvolvida pela lgebra de Boole. Neste sistema, os nmeros 2, 4 e 16 so de grande significado. Os computadores eletrnicos evoluram nas combinaes resultantes de 16 elementos, bits, para 32, 64, 256, 1.024 e 4.096 e assim por diante. O interesse cientfico com relao cultura do Terreiro aparece quando observamos que os jogos africanos seguem esta mesma lgica. Os elementos de partida, no jogo de bzios, so 16, e se procura a informao pela combinao desta probabilidade de ocorrncia do bzio aberto (hum) e do bzio fechado, (zero), numa estrutura de 16 combinados dois a dois. O jogo de bzios realizado por um especialista, depois de um longo perodo de formao. Pois, ao movimento das peas do jogo, que so os bzios, est associada uma interpretativa filosfica, que so os Odus, e cuja complexidade implica uma ampla reflexo sobre o destino possvel dos seres individuais e da sociedade na sua totalidade. Nas sociedades africanas tradicionais, esta formao de especialista no jogo dura perodos de at 20 anos.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

51

Mas a existncia de uma estrutura numrica 2, 4, e 16 nos terreiros poderia ser tida como simples coincidncia. Assim seria, mas no . No , dado o conhecimento, pelos africanos, de jogos de tabuleiros com esta estrutura de 16 casas e jogados com dois elementos, nos quais se pode fazer clculos em diversas bases numricas, em particular na base binria. O conhecimento do equivalente lgebra de Boole, ocidental, nas sociedades africanas, possvel que date de mais de 3.000 anos. O professor Dr. Africano Muleka, radicado no Brasil e trabalhando em Jequi, na Bahia apresentou tese na Universidade de So Paulo, mostrando estas evidncias dos jogos de Bzios e da ligao destes com o clculo de estruturas computacionais.

Estes so dois dos muitos exemplos significativos de conhecimentos em matemtica e informtica que podemos encontrar nas culturas de comunidades de terreiros.

5. AWARE, UM JOGO MILENAR AFRICANO

Aware ou Oware um jogo que era jogado especialmente pelos povos Ashanti, de Gana, e foi devido ao estudo deste povo que tomei o primeiro conhecimento deste jogo em 1982. Mas, depois, vim a saber que este jogo encontrado em muitas regies africanas, com diferentes nomes. Adi no Daom, Andot no Sudo, Wari ou Ouri, no Senegal e Mali. O jogo tambm chegou a diversas regies das Amricas, inclusive ao Brasil, com os nomes de Oulu, Walu, Adji e Ti. Estas denominaes fazem parte de um conjunto de jogos e formas de clculo em tabuleiros encontradas nas diversas partes da frica e da dispora Africana, que podem ser generalizados sob o nome de Mancala. Algumas mancalas so bacos usados para clculo aritmtico, como se fosse um computador de madeira.

As mancalas so jogos executados em tabuleiros de madeira, geralmente muito ornamentados. Tm duas filas de casas cncavas para cada lado de cada jogador. Nas bases das seqncias de casas, temos duas cavidades maiores para servirem de depsito das peas capturadas durante o jogo por cada jogador. As mancalas mais conhecidas tm duas fileiras paralelas de seis casas e so atribudas, a cada casa, quatro peas ou quatro sementes para o funcionamento do jogo. Temos mancalas como o Yol, com 30 casas, organizadas em 5 colunas, e jogado com 12 peas de cores diferentes em cada casa.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

52

Na verso mais simples da Mancala, temos o tabuleiro de 12 casas e o jogo comeando com 4 peas em cada casa. O objetivo do jogo recolher o maior nmero possvel de peas do jogador oponente. Para realizar o jogo, um dos jogadores vai tomar as peas de uma das suas casas e distribu-las nas casas do outro jogador, sendo uma por cada casa, no sentido anti-horrio. Neste sentido, os depsitos das extremidades do tabuleiro tm a funo de casa. Quando se passa pelo prprio depsito, deixa-se a uma das peas, quando na distribuio se passa pelo depsito do oponente, se pula a distribuio.

Quando, na distribuio das peas de uma casa para as outras, a ltima pea cai no seu depsito, ento voc joga de novo. Mantm-se o mando do jogo. Ou seja, escolhe-se uma casa e se distribui as peas a contidas, uma a uma, em seqncia anti-horria. Agora, na distribuio das peas, se a ltima cair numa casa do seu lado, voc leva para o seu depsito todas as peas a contidas. Se o buraco estiver vazio, leva-se esta pea e todas da casa do lado oposto. O jogo termina quando toda uma fileira de casas de um jogador estiver vazia. A, so contadas as peas contidas em cada depsito, vencendo quem tiver maior nmero de peas. O jogo implica uma constante observao de qual casa se comea a tirar as peas e qual o nmero de peas contidas para se manter a continuidade de mando de jogo.

Em algumas regies da frica, o jogo realizado na rea, cavando-se pequenos buracos em linha e utilizando pedregulhos ou conchas como peas para os movimentos. O mesmo pode ser realizado sobre uma mesa com pires de xcaras de caf ou ch e um prato de sobremesa como depsito.

Bibliografia BASCOM, William. Sixteen Cowries. Yoruba divinations from frica to the new World. Indianapolis - USA: Indiana University Press, 1980/ 1993. BATISTA, Nair. Valentin da Fonseca e Silva. Revista do SPHAN, v. 4. Rio de Janeiro, 1940. CARVALHO, Maria Alice Rezende. O Quinto Sculo. Andr Rebouas e a Construo do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1998. COSTA, Eliane Onuwale/ CUNHA JUNIOR, Henrique. Construes Histricas Africanas e Construtivismo Etnomatemtico em Sala de Aula de Escola Pblica de Maioria Afrodescendente. Anais do Segundo Congresso Brasileiro de Etnomatemtica. CBEM2, 2004. COSTA, Luiz Augusto Maia. O Iderio Urbano Paulista na Virada do Sculo. Engenheiro Teodoro Sampaio e Urbano Moderno (1886 1903). So Paulo: Dissertao de Mestrado. FAU USP, 2001.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

53

CUNHA JUNIOR, Henrique / MENESES, Marizilda. Formas Geomtricas e Estruturas Fractais na Cultura Africana e dos Afrodescendentes. So Carlos: Anais do Segundo Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2002. CUNHA JUNIOR, Henrique. Africanidade, Afrodescendncia e Educao. Revista Educao em Debate, Fortaleza, Ano 23, v. 2, nmero 42, 2005, pp. 5- 15. _________________________. Costa, Eliane Onuwale/ Holanda, Marta/ Meneses, Marizilda. Caos e Fractal: Uma Introduo Pedaggica pela Cultura para os Cursos de Engenharia Eltrica. Anais do World Congress in Engineering and Tecnology Education 2004. pp. 1549-1551. ISBN 85 89120-12.0. GERDES, Paulus. Geometria Shona. Maputo: Instituto Superior Pedaggico, 1993. ______________. Vivendo a matemtica: desenho da frica. So Paulo: Scipione, 1990. GLEASON, Judith. OYA: Um louvor Deusa Africana. Rio de Janeiro RJ: Bertrand Brasil Editores, 1999. LEAL, Maria das Graas Andrade. Manoel Quirino: Entre Letras e Lutas. Bahia, 1851-1923. Tese de Doutoramento em Histria. PUC - So Paulo, 2004. MUBUMBILA, V. Sciences et Traditions Africanes. Les Messages du Gran Zimbabwe. Paris: L Harmattn, 1992. OLIVEIRA, Eduardo David. Filosofia da Ancestralidade. Corpo e Mito na Filosofia da Educao Brasileira. Fortaleza: Tese de Doutoramento. Faculdade de Educao/ UFC, 2005. SANTOS, Noronha. Fontes e Chafarizes do Rio de Janeiro. In: Arquitetura Oficial. So Paulo: FAU/USP, MEC/IPHAN, 1978. SODR, Jaime. Manoel Quirino: Um heri de raa e classe. Salvador, 2001. ZASLOVSKY, Claudia. How African count. In: African counts, numbers and patterns in Africa cul ture. S.l.: Prindle Weber and Smidt, 1973. p. 39-51.

Nota: 1- Professor Titular na Universidade Federal do Cear.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

54

PROGRAMA 5

MATRIZ AFRICANA: EDUCAO E TICA


Os versos sagrados de if: base da tradio civilizatria ioruba
Juarez Tadeu de Paula Xavier(1)

Oxum, graciosa me, plena de sabedoria!/ Que enfeita seus filhos com bronze,/ Que fica muito tempo no funda das guas gerando riquezas,/ Que se recolhe ao rio para cuidar das crianas/ Que cava e cava e nela enterra dinheiro/ Mulher poderosa que no pode ser atacada.

Os Versos Sagrados de If guardam o multiverso de conhecimento da tradio ioruba. Essas grandes narrativas contm informaes com categorias universais dados cientficos sobre a natureza e os seus fenmenos e manifestaes , singulares do dia-a-dia da vivncia tradicional dos povos iorubanos e particulares os valores culturais dessa milenar tradio africana. esse reservatrio de preservao, transformao e produo de conhecimento social do real deu base para a reinveno da arquitetura civilizatria desse importante povo da frica Ocidental.

Os mitos sagrados trazem os conhecimentos das cartografias cosmolgica e geogrfica iorubanas. As crianas desse universo cultural tm acesso aos conhecimentos das foras msticas e csmicas que comandam o universo, seus destinos, as relaes terrenas, histricas e culturais. A exemplo de outros povos africanos, os iorubas tm na oralidade os arquivos de sua civilizao. Para esse povo africano, conhecido como nag no Brasil, a palavra enunciada carrega a fora da realizao. Eles consideram a mentira como um cncer, pois ele corri a construo de cenrios favorecedores da suas realizaes primordiais na vida: viver muito, viver com condies de sacralizar o universo, amar, ter filhos e vencer as adversidades do mundo. Dessa forma, a oralidade assume a funo de meio condutor dos conhecimentos ancestrais e civilizatrios que ordenam a trajetria dos seus descendentes.

ILE AS: Esses conhecimentos permitiram aos iorubs reorganizarem, pelo mundo afora, suas estruturas culturais. As grandes narrativas, as pequenas histrias do cotidiano e as canes rituais preservaram a moral, a tica e a deontologia de suas relaes humanas. A moral iorubana permitiu a reconstituio da cartografia original no ile ase (terra sacralizada pela fora ancestral). Na linha histrica das principais casas e terreiros organizados no pas, tem-se o registro da ao de homens e

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

55

mulheres africanos que persistiram na reconstruo de seu universo, destrudo pelas foras da escravido. A fora moral e o tirocnio desses primeiros africanos escravizados nas Amricas foi o motor propulsor dessa reorganizao. No incio, esses espaos de reconstruo tradicional criaram uma linha de fora que preservou a originalidade dessa civilizao, ante a fora destrutiva da sociedade global. Nesses espaos de rearticulao tradicional, os africanos reconstituam, paulatinamente, seus valores morais civilizatrios. Tais valores formaram o chassi da reconstruo negra fora da frica. As linhas-mestras dessa reconstruo foram os Versos Sagrados de If, vivos na memria coletiva dessa populao. A palavra uma fora fundamental que emana do ser supremo ioruba: Olodumare. Por isso, ela possui um carter sagrado e divino.

A cada novo desafio, a cada nova situao, os velhos e velhas africanos reinventavam novas solues e respostas. Uma nova folha, uma nova forma de transmisso, um novo modelo de organizao. O xir orix, cantado no incio dos atos litrgicos pblicos, uma prova dessa sagacidade e inteligncia ancestral. Nele, as novas geraes conheciam as formas msticas que comandam o universo sagrado ioruba, em especial a relao dinmica entre o orun (dimenso imaterial da existncia) e o aiy (dimenso material e histrica da existncia), e entravam em contato com as energias csmicas desse povo representaes das foras do universo, dos pontos energticos da terra, das polaridades de gnero, das cores e suas funes , com o universo social e sua ordenao tradicional cargos, funes e responsabilidades sociais de sacerdotisas e sacerdotes , e ainda, aprendiam as canes tradicionais, as danas e toques rituais e a relao pedaggica entre as geraes: o aprendizado da boca dos mais velhos para os ouvidos e olhos dos mais novos. Cada uma dessas opes feitas pelas velhas geraes implicava opes ticas, filosficas, culturais e civilizatrias.

Ante a divinao e a iniciao nos segredos sagrados desse universo, as novas geraes entravam em contato com as suas potencialidades e limitaes sacerdotais: o que comer, vestir, como se comportar ante o sagrado, ante a comunidade, ante o corpo sacerdotal da comunidade e ante a fora da sociedade global.

TICA, MORAL E DEONTOLOGIA: Assim, no universo da educao civilizatria, articulavam-se dimenses morais, condutoras dos comportamentos coletivos e sociais dessa civilizao, ticas, condutoras das opes e reflexes cotidianas, que implicavam aes filosficas e culturais, e deontolgicas, condutoras do comportamento ante a comunidade de iniciados e a social global.

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

56

Todo esse universo conceitual era transmitido pelas equivalncias universais que caracterizam a civilizao ioruba em qualquer parte do mundo: a divinao sagrada aos ps de If, para a revelao dos desgnios humanos, a iniciao, marco de ordenao da transio entre o profano e o sagrado, e pelo conhecimento mitolgico do panteo: deidades e foras que organizam o cosmo ioruba. Durante muito tempo, o conhecimento da magnitude desse universo cultural ficou restrito s pessoas que se iniciavam nesse universo religioso, excetuando-se os trabalhos acadmicos e as publicaes.

Porm, algumas experincias foram realizadas na transmisso desses valores via escolarizao. Alguns terreiros de candombl organizaram escolas nos seus espaos comunitrios. Essas escolas, alm das disciplinas formais do currculo escolar, acrescentam elementos do conhecimento ancestral ioruba.

Ensinam-se canes rituais, mitos cosmolgicos vinculados s deidades iorubanas, natureza teraputica e ritualstica das plantas e presena dos elementos dessa cultura no universo simblico do brasileiro, na msica, dana, literatura, artes plsticas e cincia. Os ncleos que enfeixam os conhecimentos iorubas so ricos em fornecer informaes em todas as reas do conhecimento: universos da divinao; dos processos iniciticos e da relao com os orixs; do contato com as energias ancestrais, e com o conhecimento litrgico das folhas.

Dessa forma, universalizam-se as possibilidades de transmisso dos conhecimentos civilizatrios do universo ioruba, dos conhecimentos dos seus valores, e do aprendizado em duas dimenses: o da escolarizao e o da educao dos valores universais, presentes nos Versos Sagrados de If, infraestrutura conceitual sobre a qual repousam os conhecimentos ancestrais ioruba. O percurso dessa experincia evidencia a presena de fortes e profundos elementos africanos e afro-descendentes no universo imaginrio brasileiro, no seu dia-a-dia, na sua viso de mundo e no modo de se relacionar com o universo. Bibliografia: ABIMBOL, W. The literature of the If cult. In: Sources of Yorb history. bdn. Universiry Press, 1987. BASTIDE, R. O candombl na Bahia. So Paulo: Companhia, 1978. ELBEIN DOS SANTOS, J. Os Nag e a morte: Pd, ss e o culto gun na Bahia

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

57

Petrpolis: Vozes, 1986. RAMOS, A. As culturas negras no novo mundo. So Paulo: Nacional, 1979. RIBEIRO, R. Os iorubas. So Paulo: Ed, Oduduwa, 1996. SALAMI, S. Cnticos dos orixs africanos. So Paulo: Ed, Oduduwa, 1992. SOWANDE, F. If. Lagos, Forward Press, 1967. VERGER, P. Orixs: deuses Yorbs na frica e no Novo mundo. Bahia: Corrupio, 1981. XAVIER, J.T.P Exu, ikin e egan: as equivalncias universais no bosque das identidades afrodescendentes Nag Lucumi estudo comparativo da religio tradicional ioruba no Brasil e em Cuba. Dissertao de mestrado defendida do programa de ps-graduao em Integrao da Amrica Latina da Universidade de S. Paulo (PROLAM/USP), 2000.

Nota: 1 Jornalista. Doutor em Comunicao e Cultura-Programa de Ps-Graduao em Integrao da Amrica Latina da Universidade de So Paulo (Prolam USP).

VALORES AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAO.

58

S-ar putea să vă placă și