Sunteți pe pagina 1din 17

1

Reginaldo/setembro/2013 05/08/2013 Disciplina: Responsabilidade Social Professor Beltramini Responsabilidade Social (Solidariedade e Sustentabilidade) Famlia Clula Matre (me) Valores Regras, limites (dentro de casa) honestidade: Objetivo individual reflete no coletivo egosmo =/= solidariedade Responsabilidade social a preocupao com a coletividade, dentro da qual estamos includos. Cidadania uma conquista coletiva, toda conquista coletiva conquistada com muito sofrimento. Responsabilidade social: Centralismo monrquico Corporao de Ofcio Revolues Liberalismo (revoluo industrial) Grandes guerras sculo XX - (a partir da 1 guerra mundial) Dcada de 1970 Contribuies voluntrias: Trabalhadores Comunidade Clientes/fornecedores Autoridades pblicas Sociedade em geral Globalizao: Responsabilidade social empresarial (R.S.E.) Critrios: 1 Consumidor

2 - Aes de Risco (meio ambiente/investimento) 3 Presso: (agencias reguladoras/poderes constitudos) Equilbrio Binmio: Capital/trabalho e Bonus/nus 4 Mdia: local, nacional e internacional. Responsabilidade social a responsabilidade de todos para com todos.

19/08/2013: Diferentes focos sobre responsabilidade social: 1 Comportamento tico e responsvel tica empresarial: Moral autnoma Direito heternomo, independe da vontade, deve respeitar a lei. A moral depende da vontade. A tica fruto da inteligncia. Norma tica uma norma verbal, tica no admite + honesto. Empresa deve ter tica para com os funcionrios, clientes, fornecedores, com o governo, e etc. tica checada pela ao/atividade. tica ser honesto em sentido amplo. A reputao da empresa depende de sua tica. 2 Valores sustentveis: Honestidade + lealdade + probidade + princpio tico profissional. Artigo 5 CC Preparo precedente ao constitui uma empresa - INSS, recolhido pela empresa. Destino: Sade, fins sociais. A pessoa vale pelo que fala. 3 - Desenvolvimento de posturas estratgicas: Relacionamentos, Marketing institucional, Valorizao das aes empresarial, Recursos Humanos, Valorizao dos produtos/servios,

Inspeo/desenvolvimento comunitrio, Promoo da cidadania, Conscincia ecolgica, Capacitao profissional, Integrao social.

26/08/2013: Brasil: 1960 Associao dos dirigentes cristos de empresa - A.D.C.E. (igreja catlica); 1977 2 Encontro de Dirigentes de Empresas (valorizao do trabalhador em massa, pelos empresrios para aumento da comercializao de bens e produtos); 1984 Nitrofrtil balano social (investimento nos filhos dos funcionrios); 1990 Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicos IBASE (instituto do fome zero + qualificao de mo-de-obra); Modalidades de Responsabilidade Social Empresarial: (Grau de prioridade: Da base para o topo da pirmide) . .... ....... ................. - Responsabilidade discricionria filantrpica. - Responsabilidade tica - Responsabilidade legal - Responsabilidade econmica

Responsabilidade Social no Brasil: Tem um fundo ou enfoque poltico. Marketing institucional preocupao com a funo social. Responsabilidade econmica: Base Responsabilidade Social Responsabilidade econmica: empresa eficiente e lucrativa, gera empregos e tributos, estabilidade para o funcionrio, aprimoramento sequencial/funcionrio, e tecnolgico (+produo otimizar o lucro).

Preo final, menor + qualidade + mercado + faturamento + agregar de mode-obra + tributo. Responsabilidade legal: Cumprimento das normas (tudo dentro da lei) empresrios tem poder poltico. Responsabilidade tica: Uma das bases de uma estrutura slida. Responsabilidade discricionria ou filantrpica: o exerccio de postura puramente voluntria orientadas pelo desejo empresarial no intuito de fazer uma contribuio social. 02/09/2013: Aes empresariais e demandas sociais: 1 Abordagem da obrigao social; 2 Abordagem da relao social; 3 Abordagem da sustentabilidade social.

Responsabilidade econmica: Localiza-se na base da pirmide, revelando ser o principal tipo e responsabilidade social das empresas, sendo o lucro a maior razo pela qual as empresas existem. Ter responsabilidade econmica significa produzir bens e servios de que a sociedade necessita, a um preo que possa garantir a continuao da empresa, de forma a satisfazer suas obrigaes com os investidores, e maximizar os lucros para seus proprietrios e acionistas. Para alguns doutrinadores mais conservadores o ganho econmico a nica responsabilidade social, pois, responsabilidade econmica gera tributos, empregos, desenvolvimento social e etc. Responsabilidade econmica: Capital social gerando tributos e empregos, respeitando as normas trabalhistas (bem social, pois, ajuda s famlias dos trabalhadores a viverem melhor). Empresa competitiva tem que ter preo para sobreviver na concorrncia de mercado. Lucro econmico gera bem social. muito mais vivel investir nos funcionrios da empresa, pois, vestiro a camisa da empresa, contribuindo ainda mais para o bem social. Empregados de empresas que investem em seus funcionrios, sero futuros empresrios.

O aprimoramento pessoal faz com que as pessoas evoluam profissionalmente, pois, a qualificao profissional geral o bem social. Responsabilidade legal: Define o que a sociedade considera importante com respeito ao comportamento adequado da empresa. Espera-se das empresas no mnimo que seus dirigentes e funcionrios possam atender prontamente as metas econmicas dentro das estruturas e exigncias traadas pelas leis. O filho do dono que herda uma empresa pode no ter sido preparado para o cargo. O conhecimento contbil da economia e da administrao de empresas abre a viso das pessoas. A consultoria advocatcia com conhecimento contbil, econmica e de administrao das empresas, traz muita compensao econmica. Responsabilidade tica: Inclui comportamentos que a sociedade espera das empresas, mas que no so necessariamente codificados na lei, e podem no servir ao interesse econmico direto da empresa. Comportamentos conflitantes com respeito e vantagem da tica, muitas vezes embaraadas em decises que visam legitimidade de gestos desproporcionais e exorbitantes, as custas da sociedade, devem ser sistematicamente evitados e combatidos. Para serem ticos, os formadores de decises, devem agir pautados pela equidade, pelos princpios de concreta justia e imparcialidade, alm do respeito aos direitos individuais. Trate seu semelhante, exatamente da forma que gostaria de ser tratado.

Responsabilidade discricionria: o exerccio de posturas puramente voltadas e orientadas pelo desejo empresarial no intuito de fazer uma contribuio social, no importando ser pela economia, pela lei ou pela tica. As atividades discricionrias podem incluir, entre outras aes, as seguintes hipteses: 1 Doaes a obras beneficentes; 2 Contribuies financeiras ou no (prestao de servio), para projetos comunitrios; 3 Contribuies financeiras ou no, para instituio de caridade que no oferea qualquer modalidade de retorno a empresa. (doaes entre outras).

09/09/2013: Responsabilidade Social Corporativa: 1 Pluralidade; 2 Distributividade; 3 Sustentabilidade; e 4 Transparncia. Crticas ao relatrio de sustentabilidade. Greenwashing Transparncia - Informao: 1 Companhia; 2 Investidor; 3 Governo; 4 Clientes; e 5 Parceiros. Carbon Disclusme Projet - (C.D.P.) Conselho Mundial de Desenvolvimento Sustentvel (WBCSD) Relatrio Integral (RI) Global Reporting Inidativel (GRI)

OBS: Responsabilidade Social das Corporaes: Proteo do capital/produo (lucro) ltima preocupao com a estrutura beneficente O que se combate a indiferena que o empresrio tem com a coletividade, com a preocupao social (lucro das empresas traz melhoria na coletividade), pois, gera melhora financeira dos funcionrios, e tributos. Capital, necessidade de ser preservado, pois, deve gerar lucros, trazendo melhoria para a comunidade, deve trazer retorno.

Responsabilidade Social das Corporaes: 1 Pluralidade: As empresas quando atuam em seus respectivos segmentos no devem satisfao apenas aos seus acionistas. Nas ltimas dcadas vm ocorrendo um processo de significativa transformao empresarial, sendo que de forma cada vez mais intensa, o mercado demonstra preocupaes no sentido de tambm prestar contas aos seus funcionrios, mdia, ao governo, aos setores no governamentais, e as entidades de proteo ambiental, por fim, as comunidades em que opera. Em vrios casos nota-se que as empresas somente tm a ganhar com incluso de novos parceiros sociais, em alguns de seus processos decisrios, uma vez que, via de dilogos mais participativos, no apenas consolida uma mudana de comportamento empresarial, mas tambm viabiliza uma maior legitimidade social. 2 Distributividade: A responsabilidade social dos negcios um conceito aplicado em toda cadeira produtiva. Assim sendo, no somente um produto final deve ser avaliado, levando-se em conta fatores ambientais ou sociais, mas o conceito de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas tambm so responsveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus respectivos cdigos de tica os produtos e servios usados ao longo de seus processos produtivos.

3 Sustentabilidade: A responsabilidade social anda de mos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentvel. Um direito responsvel em relao ao ambiente e a sociedade no s garantindo a no escassez de recursos, mas tambm amplia o conceito em uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentvel no se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias durveis promovendo a imagem da empresa como um todo e por fim ao crescimento orientado. Uma poltica sustentvel por natureza preventiva e possibilita a preveno de riscos futuros, tal como, por exemplo, impactos ambientais e processos judiciais. Sustentabilidade sinnimo de informao. 4 Transparncia: Prestao de informaes, companhia, aos investidores, ao governo, aos clientes e parceiros, sem mascar a realidade.

16/09/2013: Relatrio de sustentabilidade: GREENWASHING (lavagem verde)

Falta de contexto:

Companhia Investidores Governo Clientes/consumidores

Mudanas:

CAP Carbono Disclosure Projet WBCSD Conselho Mundial de Desenvolvimento Sustentvel (Relato Integrado RI) GRI Global Reporting Initiative

O relatrio de sustentabilidade vem sofrendo crticas, tanto por grupos favorveis socioambiental, como por seus oponentes. Uma fortssima crtica est relacionada com o objetivo GREENWASHING (lavagem verde), em que a empresa utiliza o relatrio de sustentabilidade para criar uma imagem falsa de verde, pois, no aplicada em melhoria e nem existe preocupao com o meio ambiente. Assim fazendo, do ensejo ao seguinte questionamento: O relatrio de sustentabilidade pode efetivamente ser considerado como documento vlido e consistente? Todos ns concordamos que as empresas devem informar com transparncia e eficincia seu impacto socioambiental, positivo ou negativo, inclusive considerando tais argumentos, to ou mais importante que as prprias informaes financeiras. A divulgao de dados pelas empresas base da sade do mercado financeiro moderno. O capital no pode ser colocado de forma sabia e segura pelas empresas, pois no informa os riscos aos quais est exposta. A razo simples: Menos informao, menos certeza para os investidores.

Alm de corrigir falhas de mercado, a notcia de informao socioambiental impulsiona a gesto empresarial desse ativo. Ao fazer o exerccio de seus dados e prticas, a empresa inicia um processo de levantamento e monitoramento desses dados, passo necessrio para avanar na gesto empresarial e consequentemente no seu melhor desempenho. At meados da dcada de 1.990 o relatrio empresarial de sustentabilidade era praticamente desconhecido. Ao longo da dcada que se sucedeu forma-se a prtica difundida entre as grandes empresas, atualmente mais de 2/3 das empresas a nvel mundial publicam seus respectivos relatrios de sustentabilidade. Um grande problema dos relatrios a falta de contexto que rotineiramente acaba resultando na incompreenso das informaes pelo tomador de decises, ou seja: 1 Uma Companhia pode encontrar dificuldades para mensurar e divulgar seus esforos no sentido de reduzir o consumo de determinado recurso natural. 2 Para o investidor, por sua vez, no possvel perceber o valor agregado que esse esforo trar para a empresa. 3 Com a falta de informao geogrfica do consumo de recurso natural, o governo no tem insumo para orientar polticas pblicas. 4 Por sua vez, os clientes e consumidores no tero segurana para comparar o desempenho da empresa, ante as demais concorrentes. a corrente de incompreenso que acaba tomando cada vez mais forma, e prejudicando a empresa e demais segmentos. O relatrio apresenta-se no caso exemplificado desfalecendo, ou seja, o passado acaba ocupando um espao muito maior do que a planos e compromissos para o futuro. Como de se concluir, antes tal contexto, nem investidores, nem consumidores, nem ONG, nem parceiros, conseguiro entender a contribuio da empresa sob as perspectivas das questes socioambientais. urgente a necessidade de passar a medir o progresso empresarial alcanado da valorizao real da sustentabilidade. Isso requer a utilizao mtrica realista, ou seja, inserir a empresa no contexto que leva em conta os limites do prprio planeta.

10

No h como uma empresa ter xito no ambiente socialmente esgarado ao seu redor, nem ante a postura irrestaurvel ambientalmente. Assim, no futuro a valorao de uma empresa dever considerar todas as formas de capital de maneira equilibrada: A econmica, a social e ambiental. o relatrio um papel essencial nessa transformao, pois, sua funo proporcionar ao mercado e a sociedade um instrumento tomador de deciso, portanto, deve ser compreendido como ocorre com um balano financeiro. O Carbon Disclusme Projet - C.D.P., acabou dando ensejo criao do maior banco de dados de capital natural do mundo, construdo com o apoio de mais de 700 investidores, gerenciado por 87 trilhes de dlares, em torno de mais ou menos 1/3 de todo o capital investido no mundo, passando a coletar dados sobre carbono, gua e florestas. .........................

No cenrio mundial contemporneo percebe-se o processar de inmeras transformaes de ordem econmica, poltica, social e cultural que, por sua vez, se adaptam aos novos modelos de relaes entre instituies e mercados, organizaes e sociedade. No mbito das actuais tendncias de relacionamento, verifica-se a aproximao dos interesses das organizaes e os da sociedade resultar em esforos mltiplos para o cumprimento de objetivos compartilhados. Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram incio nos Estados Unidos, na dcada de 50, e na Europa, nos anos 60 (BICALHO, 2003). As primeiras manifestaes sobre este tema surgiram, no incio do sculo, em trabalhos de Charles Eliot (1906), Arthur Hakley (1907) e John Clarck (1916). No entanto, tais manifestaes no receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista. Foi somente em 1953, nos Estados Unidos, com o livro Social Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen, que o tema recebeu ateno e ganhou espao. Na dcada de 70, surgiram associaes de profissionais interessados em estudar o tema: American Accouting Association e American Institute of Certified Public Accountants. a partir da que a responsabilidade social deixa de ser uma simples curiosidade e se transforma num novo campo de estudo. A responsabilidade social revela-se ento um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas. Segundo o Livro Verde da Comisso Europeia (2001), a responsabilidade social um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntria, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gesto das empresas no pode, e/ou no deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietrios das mesmas, mas tambm pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades pblicas, os

11 concorrentes e a sociedade em geral. Afirma Carlos Cabral-Cardoso (2002) que o conceito de responsabilidade social deve ser entendido a dois nveis. O nvel interno relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nvel externo tem em conta as conseqncias das aes de uma organizao sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negcio e meio envolvente. Fatores que originaram o conceito a RSE So diversos os fatores que deram origem necessidade de se observar uma responsabilidade acrescida das organizaes. Num contexto da globalizao e de mutao industrial em larga escala, emergiram novas preocupaes e expectativas dos cidados, dos consumidores, das autoridades pblicas e dos investidores. Os indivduos e as instituies, como consumidores e/ou como investidores, adotam, progressivamente critrios sociais nas suas decises (ex: os consumidores recorrem aos rtulos sociais e ecolgicos para tomarem decises de compra de produtos). Os danos causados ao ambiente pelas atividades econmicas, (ex: mars negras, fugas radioativas) tem gerado preocupaes crescentes entre os cidados e diversas entidades coletivas, pressionando as empresas para a observncia de requisitos ambientais e exigindo a entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produo de quadros legais apropriados e a vigilncia da sua aplicao. Os meios de comunicao social e as modernas tecnologias da informao e da comunicao tm sujeitado a atividade empresarial e econmica a uma maior transparncia. Daqui tem resultado um conhecimento mais rpido e mais profundo das aes empresariais tanto as socialmente irresponsveis (nefastas) como as que representam bons exemplos (e que, por isso, so passveis de imitao) com consequncias notveis na reputao e na imagem das empresas. Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigaes dos indivduos e empresas para com a sociedade em geral. Existem vrias outras definies para o termo responsabilidade. Podemos citar, entre elas, as seguintes: Alguns socilogos entendem como sendo responsabilidade social a forma de retribuir a algum, por algo alcanado ou permitido, modificando hbitos e costumes ou perfil do sujeito ou local que recebe o impacto. Podemos citar um exemplo: A implantao de uma fbrica em uma determinada localidade, cujo espao era utilizado pelos moradores como pasto para seus animais, ocasionando perda desse acesso, exigindo a criao de novas forma de alcanar o que estava posto e estabelecendo um novo cenrio para o local. Como compensar aos nativos e a natureza por essa "invaso"? Aplica-se no caso atos contnuos que possam de uma forma adequada compatibilizar a perda dos antigos moradores com meios compensatrios de forma a evitar o mximo mudanas bruscas. Observe-se que h outras interpretaes. Um outro exemplo: Uma empresa que patrocina um time de futebol ou vlei que supostamente tem condies de se manter sozinho responsabilidade social?

12 Sim, desde que a relevncia do fato de determinada empresa efetuar tal patrocnio tenha relevncia social e seja de amplo aspecto de aplicao. Tornando mais fcil ao acesso da educao, esporte, cultura, entre outros a comunidade local envolvida.

Responsabilidade social corporativa

o conjunto amplo de aes que beneficiam a sociedade e as corporaes que so tomadas pelas empresas, levando em considerao a economia, educao, meio ambiente, sade, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas aes otimizam ou criam programas sociais,trazendo benefcio mtuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionrios, quanto da sua atuao da empresa e da prpria populao. Responsabilidade Social Empresarial a forma de gesto tica e transparente que tem a organizao com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser tico e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de dilogo. Uma organizao voltada para o desenvolvimento sustentvel ela planeia nos seus negcios um horizonte multidimensional, que engloba e assegura os direitos civis, polticos, econmicos, sociais, culturais e ambientais, na medida em que todos fazem parte de um sistema de obteno de uma economia solidria.
ndice
[esconder]

1 Vises de Responsabilidade Social 2 Crticas, Debates e Preocupaes 3 Natureza do negcio 4 Motivos 5 O consumo tico 6 A globalizao e as foras de mercado 7 Ligaes externas 8 Referncias

Vises de Responsabilidade Social[editar]


De acordo com Melo Neto e Froes (2001), a melhor maneira de analisar o conceito de responsabilidade social empresarial identificando as diversas vises existentes, apresentadas a seguir:

A responsabilidade social como atitude e comportamento empresarial tico e responsvel: dever e compromisso da organizao assumir uma postura transparente, responsvel e tica em suas relaes com os seus diversos pblicos (governo, clientes, fornecedores, comunidade, etc.)

13

A responsabilidade social como um conjunto de valores: No incorpora apenas conceitos ticos, mas uma srie de outros conceitos que lhe proporciona sustentabilidade, como por exemplo, autoestima dos funcionrios, desenvolvimento social e outros. A responsabilidade social como postura estratgica empresarial: A busca da responsabilidade social vista como uma ao social estratgica que gera retorno positivo aos negcios, ou seja, os resultados so medidos atravs do faturamento, vendas e market share. A responsabilidade social como estratgia de relacionamento: Voltado na melhoria de qualidade do relacionamento com seus diversos pblicos-alvo, a responsabilidade social usada como estratgia de marketing de relacionamento, especialmente com clientes, fornecedores e distribuidores. A responsabilidade social como estratgia de marketing institucional: O foco est na melhoria da imagem institucional da empresa. So os ganhos institucionais da condio de empresacidad que justificam os investimentos em aes sociais encetadas pela empresa. A responsabilidade social como estratgia de valorizao das aes da empresa (agregao de valor): Para Georgete Pereira, a reputao de uma empresa e o valor de suas aes no mercado andam juntos (CECATO, 2000 apud MELO NETO E FROES, 2001, p. 40). Uma pesquisa feita por esta organizao identificou que 70% do valor de mercado de uma empresa dependem de seus resultados financeiros. Os outros 30% dependem da sua reputao no mercado. A responsabilidade social como estratgia de recursos humanos: As aes so focadas nos colaboradores e nos seus dependentes, com o objetivo de satisfaz-los e conseqentemente reter seus principais talentos e aumentar a produtividade. A responsabilidade social como estratgia de valorizao de produtos/servios: O objetivo no apenas comprovar a qualidade dos produtos/servios da empresa, mas tambm proporciona-lhes o status de socialmente corretos. A responsabilidade social como estratgia de insero na comunidade: A empresa busca aprimorar suas relaes com a comunidade e a sociedade e tambm a definio de novas formas de continuar nela inserida. A responsabilidade social como estratgia social de desenvolvimento na comunidade: A responsabilidade social vista como uma estratgia para o desenvolvimento social da comunidade. Dessa forma, a organizao passa a assumir papel de agente do desenvolvimento local, junto com outras entidades comunitrias e o prprio governo. A responsabilidade social como promotora da cidadania individual e coletiva: A empresa, mediante suas aes, ajuda seus colaboradores a se a tornarem verdadeiros cidados e contribui para a promoo da cidadania na sociedade e na comunidade.

14

A responsabilidade social como exerccio de conscincia ecolgica: A responsabilidade social vista como responsabilidade ambiental. A empresa investe em programas de educao e preservao do meio ambiente, e conseqentemente, torna-se uma difusora de valores e prticas ambientalistas. A responsabilidade social como exerccio de capacitao profissional: Neste caso, o exerccio de responsabilidade social se d com a capacitao profissional dos membros da comunidade e empregados da empresa. A responsabilidade social como estratgia de integrao social: Esse conceito parte do pressuposto de que o maior desafio histrico da nossa sociedade atual o de criar condies para que se atinja a efetiva incluso social no pas. Responsabilidade Social tem um conceito amplo, com muitos significados e sinnimos, cidadania corporativa, desenvolvimento sustentvel, crescimento sustentvel, sustentabilidade, capitalismo sustentvel, filantropia empresarial, marketing social e activismo social empresarial. Todos estes desfechos referem-se em geral ao conjunto de aces estabelecidas por empresas em relao a sociedade que transitam a esfera directa da sua actividade econmica ( Joana Garcia,2004). A responsabilidade social de uma empresa melhora a sua comunicao com a sociedade por uma simples razo: a partir do momento em que a empresa est convencida do seu papel social e se orienta para a melhoria contnua dessa sociedade, este esforo resulta apenas num constante fortalecimento, que aumenta e refora o seu conceito junto dessa mesma sociedade.

Percebe-se ento que inmeras so as interpretaes e definies de Responsabilidade Social Empresarial, e que cada empresa acaba atuando de uma forma perante si e a sociedade. Em geral, no h um significado preciso de responsabilidade social, surgindo assim, conhecimentos tericos com diferentes conceituaes responsabilidade social como obrigao social (Friedman, 1970); responsabilidade social como aprovao social (Davis e Blomstrom, 1975) e responsabilidade social como abordagem sistmica dos stakeholders (Zadek, 1998).

Crticas, Debates e Preocupaes[editar]


Os crticos da RSE (Responsabilidade Social Empresarial), debatem com os seus defensores uma srie de preocupaes relacionadas com o seu mbito. Inclui entre outras a relao da RSE como propsito fundamental e a natureza dos motivos de negcios, bem como a questionabilidade dos motivos para a prtica de RSE, incluindo as preocupaes sobre falsidade e hipocrisia. Actualmente a temtica Responsabilidade Social e as suas implicaes muito comentada. Mas o que Responsabilidade Social em sua essncia? O que compreende em um todo? O que levou ao seu aparecimento? Qual a importncia RSE, hoje, para as empresas e a sociedade? Qual o papel da RSE nas empresas ? Qual a responsabilidade das empresas defronte dos problemas sociais e ambientais que a sociedade encara?

Natureza do negcio[editar]

15 Milton Friedman e outros tm argumentado que objectivo da empresa maximizar o retorno aos seus accionistas, e que j que s as pessoas podem ter responsabilidade social, as empresas so responsveis apenas perante os seus accionistas e no para a sociedade como um todo. Apesar de aceitar que as empresas devem obedecer s leis dos pases em que actuam, eles afirmam que as empresas no tm outra obrigao para a sociedade. Algumas pessoas percebem que a RSE incongruente com a prpria natureza e finalidade do negcio, e de facto um obstculo ao comrcio livre. Aqueles que afirmam que a RSE incompatvel com o capitalismo, mas em favor do neoliberalismo argumentam que as melhorias na sade, longevidade e / ou de mortalidade infantil foram criadas pelo crescimento econmico atribudo livre iniciativa.1 Os crticos desse argumento entendem que o neoliberalismo se ope ao bem-estar da sociedade e um obstculo liberdade humana. Eles afirmam que o tipo de capitalismo praticado em muitos pases em desenvolvimento uma forma de imperialismo econmico e cultural, destacando que esses pases normalmente tm menos proteco do trabalho e, portanto, os seus cidados esto em maior risco de explorao por empresas multinacionais .2 Entre estes dois plos existe uma grande variedade de posies. Muitas tradies religiosas e culturais sustentam que a economia existe para servir os seres humanos, pelo que todas as entidades econmicas tm uma obrigao para a sociedade. Alm disso, muitos defensores da RSE apontam as potencialidades para melhorar significativamente, a longo prazo, a rentabilidade das empresas, pois reduz os riscos e ineficincias, oferecendo uma srie de vantagens, tais como a reputao da marca e maior envolvimento dos colaboradores. Estudiosos inferem que as empresas que investem no social e acompanham a moda tanto mercadolgica quanto legal, esto alterando seus prprios conceitos, pois evoluem a qualidade de vida dos seus funcionrios, da colectividade e, como resultado, tem maior produtividade e aceitao social.

Motivos[editar]
Alguns crticos acreditam que os programas de RSE so realizadas por empresas para distrair o pblico de questes ticas decorrentes de suas operaes centrais. Eles argumentam que algumas empresas comeam programas de RSE para o benefcio comercial que beneficiam com o aumento da sua reputao com o pblico ou com o governo. Eles sugerem que as empresas que existem apenas para maximizar os lucros so incapazes de defender os interesses da sociedade como um todo.3 Crticos preocupados com a hipocrisia e falsidade corporativa geralmente sugerem que uma regulao, aplicao e fiscalizao internacionais, ao invs de medidas voluntrias, que so necessrias para garantir que as empresas se comportem de forma socialmente responsvel. Outros, como Patricia Werhane, argumentam que a RSE deve ser considerado mais como uma responsabilidade corporativa moral, e limitar o alcance da RSE, centrando-se mais sobre os impactos directos da organizao, visto atravs de uma perspectiva de sistemas para identificar as partes interessadas. Luiz Ramos, um dos maiores especialistas brasileiros em Segurana, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, que atualmente vem desenvolvendo um amplo trabalho de preparao de empresas visando certifica-las em diferentes Normas Auditveis, atuando em cidades como So Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e outras, escreveu em artigo publicado

16 recentemente que emparedados, canalizados, esgotados (em todos os sentidos que esta palavra permite), ainda assim os rios resistem. Busco nesta frase do excelente autor uma forma de mostrar a importncia de reciclar os conhecimentos, aprimorando os conceitos de Cultura Organizacional (resistncia; luta; domnio!) para a implementao da Responsabilidade Social no como um modismo, mas como uma bandeira inquestionvel. Como um valor presente e irremovvel! No artigo Corporate Social Responsibility (CARROLL, 1999), demonstrou que na literatura, o conceito de responsabilidade social o mesmo no passado e no presente; o que mudou so as questes encaradas pelas empresas e as prticas de responsabilidade social, principalmente porque a sociedade mudou e as empresas mudaram, e, consequentemente, as relaes entre a sociedade e as empresas. As organizaes que implementam a RSE beneficiam da proteco e fortalecimento da imagem da marca e da sua reputao, favorecendo a imagem da organizao, pois a credibilidade passa a ser uma importante vantagem, um diferencial competitivo no mundo globalizado. A responsabilidade Social Empresarial gera a atraco de investidores, uma vez que muitos investidores individuais e institucionais percebem que o retorno garantido nas empresas socialmente responsveis e a deduo fiscal, onde as empresas podem abater nos impostos, o valor utilizado em actividades sociais.

O consumo tico[editar]
O aumento da popularidade do consumo tico nas ltimas duas dcadas pode estar ligada ascenso da RSE. Os consumidores esto cada vez mais conscientes das implicaes ambientais e sociais das suas decises de consumo do dia-a-dia e, portanto, comeam a tomar decises de compra em que factor decisrio as suas preocupaes ambientais e ticas. No entanto, esta prtica est longe de ser coerente ou universal. Segundo alguns estudiosos a tica um factor importante na garantia da competitividade das empresas. A Responsabilidade Social a tica que vm movimentando um grande nmero de organizaes, caso que deve servir de reflexo, pois, mostra ser o caminho a percorrer para a sustentabilidade, para o xito empresarial e a edificao de uma sociedade mais desenvolvida e justa.

A globalizao e as foras de mercado[editar]


Responsabilidade Social Empresarial um dos novos fenmenos de mercado proveniente da globalizao da economia. Ao longo dos ciclos histricos, tivemos a empresa orientada sucessivamente para o produto, para o mercado e depois para o cliente. Agora a empresa encontra-se orientada para o social(Bicalho, 2003) Conforme as empresas procuram crescer atravs da globalizao, elas tm encontrado novos desafios que impem limites ao seu crescimento e lucros potenciais. As regulamentaes dos governos, as tarifas, as restries e normas ambientais diferentes do que constitui a "explorao do trabalho" so problemas que podem custar milhes de euros s organizaes. Algumas questes ticas so vistas simplesmente como um estorvo caro, enquanto algumas empresas utilizam metodologias RSE como uma tctica estratgica para obter apoio pblico para a sua presena nos mercados globais, ajudando-as a sustentar uma vantagem competitiva usando suas contribuies sociais para proporcionar um nvel subconsciente de publicidade. (Fry, Keim,

17 Meiners 1986,) A concorrncia global coloca uma grande presso sobre as empresas multinacionais para analisar no s as suas prprias prticas de trabalho, mas os de toda a sua cadeia, a partir de uma perspectiva de RSE.

S-ar putea să vă placă și