Sunteți pe pagina 1din 10

O Olho da Histria, n. 14, Salvador (BA), junho de 2010.

Danilo Chaves Nakamura

Reificao e organizao poltica em Histria e Conscincia de classe 1 Danilo Chaves Nakamura (FFLCH USP) O objetivo desse trabalho no dissertar sobre o que Lukcs realmente disse em Histria e Conscincia de Classe. Nossa inteno simplesmente buscar uma apresentao sinttica de algumas idias do livro com o intuito de levantar perguntas, questionar a validade de algumas afirmaes e, principalmente, tentar defrontar algumas verdades contingentes do perodo em que o livro foi pensado com os dilemas atuais. Destacaremos o problema da organizao poltica.

Pensar a altura de um grande acontecimento O livro Histria e Conscincia de Classe (HCC) de Georg Lukcs no pode ser entendido sem termos em vista a Revoluo Russa de 1917. Sua riqueza e suas contradies esto imediatamente vinculadas a esse grande acontecimento. S para ilustrarmos o abalo que a Revoluo Russa provocou no pensador hngaro, lembremos do seu texto O bolchevismo como problema moral publicado em dezembro de 1918 pelo Pensamento Livre (Szabad Godolat), rgo do Crculo de Galileu. Trata-se de um texto anti-bolchevique, mas de carter transitrio, pois poucos dias depois Lukcs adere ao Partido Comunista Hngaro. Ele no questiona a necessidade da revoluo, nem as condies objetivas para ela se realizar, o que est em jogo a deciso do Partido. Diz o autor:
Os Bolcheviques depois da vitria retiram do nome do programa de seu partido inclusive o termo democracia, e se declaram simplesmente comunistas. A possibilidade mesma de pr o problema tico passa a depender da maneira pela qual se decide se a democracia faz parte to somente da ttica do socialismo (como instrumento de combate para o perodo em que minoritrio, enquanto luta contra o terror legalizado e ilegal das classes opressoras), ou se parte integrante dele, de tal modo que seja impossvel suprimi-la sem que antes sejam esclarecidas todas as suas conseqncias ticas e histricas. 2

Haveria, para o Lukcs dessa poca, uma diviso no pensamento de Marx: anlise sociolgica (luta de classes) e Filosofia da Histria (socialismo como programa tico). Esses no seriam produtos do mesmo caminho conceitual. Assim sendo, a luta de classes no poderia ser mais que uma condio prvia, um fator negativo. A libertao seria um movimento da astucia da razo, porque essa vontade e esse querer um mundo novo faria do proletariado a classe messias da histria do mundo.

1 O presente trabalho fruto da disciplina Teoria crtica da sociedade ministrada pelo professor Ricardo Musse (Sociologia - USP) no primeiro semestre de 2009. Ele tambm resultado de inmeras discusses no grupo de estudos organizado por estudantes da PUC-SP e pelo professor Vito Letzia.

LUKCS, G. O Bolchevismo como problema moral (Anexo). In: LWY, Michel. Para uma sociologia dos intelectuais revolucionrios A evoluo poltica de Lukcs (1909-1929). Trad.: Helosa Helena A. Mello e Agostinho Ferreira Martins. Trad. dos anexos: Gildo Maral Brando. So Paulo: Lech Livraria Editora Cincias Humanas, 1979, p. 306.

O Olho da Histria, n. 14, Salvador (BA), junho de 2010.

Danilo Chaves Nakamura

Aqui, o socialismo aparece como um programa tico (vontade) para um novo mundo separado da realidade emprica. A luta de classes no conteria em si uma nova ordem, ela apenas modificaria a estrutura de classe, transformando o antigo oprimido em opressor. Assim sendo, a Revoluo Russa seria um momento de deciso em que o dilema tico nasce. Ou assumia-se a ocasio para realizar o objetivo ou cair-se-ia no terreno do terror e da opresso.
O dilema tico vem do fato de que cada atitude contm em si mesma a possibilidade de crimes monstruosos e de erros incomensurveis, mas que devero ser assumidos com plena conscincia e responsabilidade por aqueles que se sintam obrigados a escolher. 3

Sem nos alongarmos muito na analise desse texto, interessante notar o impacto da Revoluo em Lukcs. Impacto capaz de torn-lo militante de uma organizao poltica (PC Hngaro), de modificar radicalmente sua leitura de Marx e sua analise da Revoluo Russa. HCC expressa essa mudana: A classe operria que j aparecia como a portadora da redeno social da humanidade, ser vista numa outra dinmica; o socialismo no aparecer mais como um ideal que transcende a realidade social, ao contrrio, Lukcs criticar aqueles que separam os meios dos fins (ser e dever-ser); o Partido Bolchevique passar a ser justificado (alianas, tticas e etc.), o problema da violncia tornar-se- um problema histrico filosfico e a fundamentao tica do socialismo ser o aspecto subjetivo da ausncia da categoria de totalidade. Mas dizer que o HCC uma nova fase da evoluo poltica de Lukcs no nos ajuda muito, uma vez que h mudanas de perspectiva e anlise dentro da prpria obra em questo, por exemplo, o problema da organizao poltica. O assunto tratado de forma densa em Observaes metodolgicas sobre a questo da organizao ltimo texto da obra. Lembrando que apenas esse e o A reificao e a conscincia do proletariado foram escritos especialmente para este livro, o restante so trabalhos de circunstncia que nasceram em meio ao trabalho partidrio. Embora o autor nos alerte de que a reunio desses artigos no pretende-lhes atribuir uma importncia maior do que teriam isoladamente, creio que podemos entender o texto sobre a organizao poltica em decorrncia da reificao da sociedade. E, pensando nos dois problemas conjuntamente, teramos, mais do que uma polarizao excludente de um Lukcs luxemburguista dos seis primeiros textos versus um Lukcs leninista dos dois ltimos textos, dois caminhos para uma mesma estratgia, ou seja, a revoluo socialista e a desreificao da sociedade dividida em classes. Acontece que um foi historicamente derrotado e, o outro, longe de levar ao socialismo, foi uma revoluo proletria vitoriosa, e isso teve um peso decisivo na teoria lukcsiana. 4

Idem, p. 308.

4 No estamos negando a mudana de perspectiva. A preocupao no fazermos uma polarizao excludente, uma vez que Lukcs continua apoiado nas analises econmicas de Rosa Luxemburgo para justificar as aes do Partido bolchevique.

O Olho da Histria, n. 14, Salvador (BA), junho de 2010.

Danilo Chaves Nakamura

Conscincia de classe como possibilidade objetiva O proletariado o sujeito revolucionrio porque ele vive a explorao capitalista e capaz revolucion-la. Ele sujeito e objeto da engrenagem capitalista e, portanto, v do ponto de vista da totalidade. O materialismo histrico a lgebra da revoluo porque estabelece a relao dos atores histricos com a sociedade enquanto totalidade, pois uma teoria que surge da dinmica histrica ao mesmo tempo em que influi nela 5 . Isso significa que o marxismo o desenvolvimento terico duma prxis social e ao mesmo tempo busca super-la. Para o proletariado o desenvolvimento do capitalismo significa: expropriao dos meios de produo e monoplio desses por parte da burguesia, desenraizamento e destruio dos vnculos sociais comunitrios, fragmentao do processo de produo e do sujeito na diviso social do trabalho, atomizao dos indivduos na disputa por um lugar no mercado de trabalho e etc. E nesses termos o proletariado objeto do processo de valorizao do capital. Mas o proletariado simplesmente objeto de explorao, uma classe moderna de escravos industriais que periodicamente explodem em revoltas sem sadas? Do ponto de vista do capital o proletrio aparece como fora de trabalho em oferta. Sua explorao (seu uso) determinada como em toda mercadoria, pelo usurio. Seu valor de troca, o salrio, definido pelas leis do mercado e pelo custo de sua reproduo. Todavia, como Marx escreveu, a realidade histrica demonstra que tanto o valor de uso como o valor de troca da fora de trabalho so objetivamente indeterminados, eles dependem da luta do proletariado (luta pela reduo da jornada de trabalho e pelo aumento de salrios, por exemplo). E aqui importante pontuarmos a importncia da histria para a teoria marxiana que Lukcs percebeu muito bem. O proletariado nasce na sociedade capitalista, encontra-se nela, faz com que ela funcione e, portanto, sua emancipao imanente ao processo histrico desencadeado pela burguesia a partir do sculo XVIII. 6 O papel do materialismo histrico desnaturalizar o desenvolvimento dessa sociedade e buscar compreender a fora motriz dela, ou seja, a luta de classes (desde o incio de sua histria o proletariado luta contra o capital, luta no apenas contra a misria e contra a explorao, pois suas reivindicaes atingem a produo e a possibilidade de valorizao do capital). Eles se fazem socialistas e adquirem conscincia de classe em suas lutas contra o capital.
Porm, ainda que a conscincia de classe no tenha realidade psicolgica, ela no mera fico. O caminho infinitamente penoso e cheio de revezes da revoluo proletria, seu eterno retorno ao ponto de partida, sua autocrtica constante, da qual fala Marx na clebre passagem do Dezoito brumrio, encontra sua explicao justamente na realidade dessa conscincia. Somente a conscincia do proletariado pode mostrar a sada para a crise do capitalismo. Enquanto no existir essa conscincia, a crise ser permanente, retornar ao seu ponto de partida, repetir essa situao at que, finalmente, aps infinitos sofrimentos e terrveis atalhos, a lio pedaggica da histria conclui o processo da conscincia no proletariado e

Ver: LUKCS, G. O que marxismo ortodoxo? In: Histria e Conscincia de Classe Estudos sobre a dialtica marxista. Trad. Rodinei Nascimento. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 63104.
6 Data que podemos jogar para frente ou para trs. Tenho aqui como referencia a Revoluo francesa e a revoluo industrial.

O Olho da Histria, n. 14, Salvador (BA), junho de 2010.

Danilo Chaves Nakamura

coloca-lhe nas mos a conduo da histria. Nesse momento, o proletariado no tem escolha. Ele tem de se tornar uma classe, como disse Marx, no somente em relao ao capital mas para si mesmo; isto , elevar a necessidade econmica de sua classe ao nvel de uma vontade consciente, de uma conscincia ativa. 7

Tendo isso em vista, Lukcs enfatiza que o processo revolucionrio do proletariado, ao contrrio das dos perodos pr-capitalistas, ser um processo consciente e que a libertao do proletariado s pode ser obra do prprio proletariado, ou seja, uma autoemancipao.

Reificao da sociedade Agora, se certo que a verdadeira conscincia de classe nasce do desenvolvimento do proletariado no interior da sociedade capitalista tambm certo que o proletariado sobre todas as formas puxado a ceder frente fora do capital. Como produto do capitalismo, o proletariado est necessariamente submetido s formas de existncia do seu produtor. Essa forma de existncia a inumanidade, a reificao. 8 Lukcs, para demonstrar essa submisso do proletariado na sociedade capitalista reificada expande o conceito de fetichismo da mercadoria.
Lo realmente importante es que el momento dialctico del reconocimiento del mundo de las mercancas le revela a Lukcs que la cosificacin no es slo el problema central de la economa, sino tambin el problema estructural central de la sociedad capitalista em todas sus manifestaciones vitales. 9

Em outras palavras, o fetichismo da mercadoria interpretado como forma de objetividade da sociedade capitalista. S que, mais do que isso, o fetichismo da mercadoria tambm estrutura de conscincia da poca histrica produtora de mercadorias.
E justamente essa interpretao do texto de Marx o que permite Lukcs detectar a presena de um mesmo princpio regendo tanto a diviso do trabalho nos moldes capitalistas como o funcionamento da cincia, realizando com isso a passagem entre base econmica e superestrutura ideolgica prometida por sua investigao das formas de objetividade capitalista: Com a especializao da atividade perde-se toda e qualquer imagem do todo. E dado que a necessidade de uma compreenso do todo que seja ao menos cognoscvel no pode desaparecer, surge a impresso e a objeo de que a cincia que tambm trabalha dessa maneira, ou seja, que tambm permanece nessa imediatidade teria feito em pedaos a totalidade da realidade, teria perdido o olhar para o todo por fora de sua especializao. 10

A anlise de Lukcs segue demonstrando que a lgica da abstrao do trabalho que se corporifica nas mercadorias generaliza-se e atinge a conscincia filosfica e as cincias burguesas. Cincias naturais, Histria, Filosofia, Sociologia, Direito, Jornalismo... Lukcs numa anlise consistente demonstra que a especializao/fragmentao do conhecimento

7 LUKCS, G. Conscincia de Classe In: Histria e Conscincia de Classe Estudos sobre a dialtica marxista. Trad. Rodinei Nascimento. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 183. 8

Idem, p. 184.

9 ARATO, Andrew. BREINES, Paul. El joven Lukcs y los orgenes del marxismo occidental. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 19??, p. 184. 10 NOBRE, Marcos. Lukcs e os limites da reificao Um estudo sobre Histria e Conscincia de Classe. So Paulo: Ed. 34, 2001, p. 50.

O Olho da Histria, n. 14, Salvador (BA), junho de 2010.

Danilo Chaves Nakamura

retira toda possibilidade de compreenso da totalidade. Portanto, as cincias so outro empecilho para possibilidade objetiva da conscincia de classe revolucionria. Outro ponto importante a ser anotado : Lukcs funde a categoria de Marx de trabalho abstrato com a categoria de Weber de racionalizao (que se apia na quantificao e na possibilidade do clculo).
E Lukcs o afirma no sem pensar nas conseqncias disso para o sujeito e o objeto do processo econmico: no s a racionalizao impensvel sem a especializao, como o produto unitrio enquanto objeto do processo de trabalho desaparece e a unidade do produto enquanto mercadoria j no mais coincide com a unidade enquanto valor de uso; por sua vez, esse dilaceramento do objeto da produo significa ao mesmo tempo, necessariamente, o dilaceramento de seu sujeito. 11

Enfim, Lukcs expe os inmeros obstculos que o proletariado necessariamente tem que enfrentar para conquistar sua libertao (e de toda humanidade). E, dado que a forma de vida reificada se generaliza e atinge todas as esferas da vida social, a luta do proletariado tambm uma luta contra si mesmo 12 . Mas como tornar essa possibilidade objetiva uma realidade? Como o proletariado deve se organizar? preciso esperar o levante das massas ou criar um partido de vanguarda que direcione o proletariado rumo a sua misso histrica?

Organizao operria Historicamente a luta do proletariado contra o modo de produo capitalista expressou-se na criao de organizaes polticas (sindicatos, partidos, conselhos, soviets e etc.). O sucesso ou fracasso delas dependem da atividade da classe operria. Como disse Castoriadis: falar em sucesso complicado uma vez que todas as revolues foram vencidas e as organizaes se degeneraram ou cederam demasiado espao para o capital. Mas, ao mesmo tempo, falar em fracasso no significa resolver o problema de forma definitiva e dizer que vai ser sempre assim. Derrota das revolues e degenerescncia das organizaes expressam, cada uma em seu nvel, um mesmo fato: a sociedade estabelecida sai provisoriamente vitoriosa de sua luta contra o proletariado. 13 Mas o que significa essa atividade da classe? Nos primeiros textos de HCC, a atividade da classe operria aparece como algo imanente ao modo de funcionamento do capital. O proletariado , ao mesmo tempo, o produto da crise permanente do capitalismo e o executor das tendncias que impelem o

11

Idem, p. 51. Arato e Breines dizem que Lukcs jogou demasiada responsabilidade para a classe operria: Lukcs no podia (y, claro est, no queria) extraer de las leyes, las ciencias, la burocracia o la tecnologa ningn elemento de subjetividad y creatividad potencial, ni siquiera ninguna posiblidad dinmica. El resultado era que la carga terica suportada por el proletariado revolucionario se volva excesivamente grande. (In: ARATO, Andrew. BREINES, Paul. El joven Lukcs y los orgenes del marxismo occidental. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 19??, p. 195.)

12

13 CASTORIADIS, Cornelius. Proletariado e organizao, I In: A experincia do movimento operrio. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1985, p. 147.

O Olho da Histria, n. 14, Salvador (BA), junho de 2010.

Danilo Chaves Nakamura

capitalismo para a crise. Ao reconhecer sua situao, ele age. Ao combater o capitalismo, reconhece sua situao na sociedade. 14
No entanto, na unidade dialtica da teoria e da prxis, que Marx reconheceu e descreveu na luta emancipatria do proletariado, no pode haver uma simples conscincia, nem como pura teoria, nem como simples exigncia, como simples dever ou norma de ao. A exigncia tambm tem sua realidade. Isto , o nvel do processo histrico que imprime conscincia de classe do proletariado um carter de exigncia, um carter latente e terico, deve se transformar em realidade correspondente e, enquanto tal, intervir de maneira ativa na totalidade do processo. Essa forma da conscincia de classe proletria o partido. 15

Lukcs apoiado nas concepes de Rosa Luxemburgo sublinha o carter espontneo das massas juntamente com a importncia do partido. O proletariado se constitui no processo e o partido uma conseqncia e no uma condio prvia do processo revolucionrio. No momento da revoluo, o partido transforma seu carter de exigncia em realidade ativa, pois far penetrar no movimento de massa espontneo a verdade que lhe imanente, elevar-se- da necessidade econmica de sua origem liberdade da ao consciente. 16 *** Todavia, Lukcs modifica sua formulao no ltimo texto de HCC Observaes metodolgicas sobre a questo da organizao. O autor se viu na necessidade de pensar o problema, pois se trata de uma das questes mais importantes da revoluo, embora pouco elaborada no nvel terico. Sua fonte de inspirao o Partido Bolchevique (e Lnin) e os alvos de suas crticas so: Rosa Luxemburgo, SDA, mencheviques e, principalmente, todas as tendncias oportunistas/reformistas. Se na formulao anterior Lukcs enfatizava que o elemento poltico era algo intrnseco a atividade das massas e, portanto, no cabia ao partido nem provocar, nem evitar o processo revolucionrio. Aqui Lukcs diz que a tarefa do partido dirigir politicamente todo o movimento, pois (...) A Revoluo Russa revelou os limites das formas de organizao prprias da Europa Ocidental. 17 Lukcs acusa Rosa de ter ficado ao lado dos mencheviques e de no ter compreendido as questes de organizao e aliana, incompreenso que foi fatal para todo movimento fora da Rssia. Desde modo, a idia do espontanesmo como a fonte da verdadeira atividade revolucionria transforma-se numa iluso de uma revoluo orgnica puramente proletria. Escreve Lukcs:
Na luta contra a doutrina oportunista e orgnica da evoluo, segundo a qual o proletariado conquistar gradualmente a maioria da populao por meio de um lento crescimento e assim tomar o poder por meios de um lento crescimento e assim tomar o poder por meios

14 LUKCS, G. Rosa Luxemburgo como marxista In: Histria e Conscincia de Classe Estudos sobre a dialtica marxista. Trad. Rodinei Nascimento. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 127. 15

Idem, p. 127. Idem, p. 129.

16

17 LUKCS, G. Observaes metodolgicas sobre a questo da organizao In: Histria e Conscincia de Classe Estudos sobre a dialtica marxista. Trad. Rodinei Nascimento. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 527.

O Olho da Histria, n. 14, Salvador (BA), junho de 2010.

Danilo Chaves Nakamura

puramente legais, nasce uma teoria revolucionria e orgnica das lutas espontneas das massas. No obstante todas as prudentes reservas dos seus melhores representantes, essa teoria resultou, em ltima anlise, na idia de que o agravamento constante da situao econmica, a inevitvel guerra mundial imperialista e a conseqente aproximao do perodo das lutas revolucionrias das massas provocam, com uma necessidade histrico-social, aes de massa espontneas do proletariado, nas quais ento ser posta prova, para a liderana do movimento, a clareza sobre objetivos e caminhos da revoluo. Assim, porm, essa teoria transformou o carter puramente proletrio da revoluo em pressuposto tcito. 18

Rosa no teria levado at as ltimas conseqncias suas prprias concluses sobre a acumulao de capital. Pois, se a acumulao de capital deriva necessariamente da tentativa de expandir o mercado de forma contnua e ininterrupta, dado que a capacidade de absoro do mercado interno limitada e o capital obrigado a expandir-se em escala mundial. Era uma conseqncia lgica Rosa Luxemburgo entender que a revoluo em escala mundial no poderia ser organicamente proletria e, portanto, outras classes sociais apareceriam de maneira decisiva e a situao das colnias levantaria o problema da questo nacional. Dada a situao, Lukcs enfatiza que essas outras foras sociais agem de forma catica e podem tanto aderir revoluo como a contra-revoluo. A Revoluo Russa o maior exemplo disso:
O desenrolar da Revoluo Russa em 1917 o exemplo clssico de tal constatao: as palavras de ordem que reclamavam paz, direito a autodeterminao e uma soluo radical para a questo agrria conseguiram transformar as camadas vacilantes num exrcito (momentaneamente) til para a revoluo e desorganizar por completo todo aparato do poder da contra-revoluo, tornando-o impotente. 19

Na pratica essa organizao dirigente de militantes disciplinados tambm nasce como produto da luta do proletariado, acontece que o operariado - imerso na reificao da sociedade capitalista e dividido frente crise ideolgica propagada pelos oportunistas mencheviques e sociais democratas - precisa da mediao do Partido Comunista. Considerando a heterogeneidade da classe operria seria pura utopia esperar dela aes espontneas que levassem a humanidade do reino da necessidade para o reino da liberdade. Lukcs ao mesmo tempo em que bate nas organizaes sociais democratas (que reproduziriam a lgica da sociedade burguesa dentro da prpria organizao) busca se distanciar da idia de uma seita separada das massas (blanquismo).
Na luta do partido comunista, est em jogo a conscincia de classe do proletariado. Sua separao organizacional da classe no significa, neste caso, que ele queira lutar pelos interesses da classe no lugar da prpria classe (como fizeram os blanquistas, por exemplo). Mesmo que ele o faa, o que por vezes pode acontecer no curso da revoluo, isso no ocorre, em primeira instncia, devido s finalidades objetivas da luta em questo (as quais s podem ser conquistadas ou mantidas ao longo do tempo pela prpria classe), mas com o intuito de estimular e acelerar o processo de desenvolvimento da conscincia de classe. Afinal, o processo da revoluo equivalente em escala histrica ao processo de desenvolvimento da conscincia de classe proletria. O fato de a organizao do Partido Comunista se desligar de amplas massas da prpria classe baseia-se na estratificao da conscincia dentro da classe, mas pode, ao mesmo tempo, promover o processo de ajuste dessas categorias no nvel mais alto de conscincia que se possa alcanar. 20

18

Idem, p. 536. Idem, p. 549. Idem, p. 572-573.

19

20

O Olho da Histria, n. 14, Salvador (BA), junho de 2010.

Danilo Chaves Nakamura

Mais a frente:
(...) os partidos comunistas (...) crescem organicamente a partir de uma crise econmica em conformidade com a lei, o passo decisivo, a reunio consciente e interna da vanguarda revolucionria numa organizao, ou seja, o surgimento real de um partido comunista permanece como um ato consciente e livre dessa prpria vanguarda consciente. (...) Do ponto de vista terico, preciso compreend-lo corretamente nessa relao dialtica dupla: ao mesmo tempo como forma dessa conscincia e forma dessa conscincia, ou seja, ao mesmo tempo como fenmeno independente e subordinado. 21

Enfim, Lukcs embora defenda um partido de vanguarda, insiste no carter consciente da atividade da classe. A organizao partidria , para ele, um processo de relaes dialticas com o desenvolvimento das massas. E, a criao da vanguarda deve ser um ato livre, um ato onde a vanguarda cria a si mesma 22 .

Concluso
Como resolver a contradio, que salta aos olhos, ao primeiro passo prtico do revolucionrio, entre a fora do entusiasmo, a coerncia radical dos princpios por um lado e, por outro, o intelecto calculador, a necessria unilateralidade de toda poltica? (Franz Mehring)

Tendo em vista uma realidade histrica que se torna cada vez mais opaca, impenetrvel e imutvel, vimos que Lukcs elabora nos ltimos textos uma dialtica da mediao capaz de superar as contradies capitalistas. 23

21

Idem, p. 578-579.

22 Sobre esse estimulo do partido sobre o proletariado Slavoj Zizek extrai interessantes provocaes: Claro que Lukcs ope-se ao espontanesmo, que defende a organizao autnoma das massas trabalhadoras em movimentos de base contra a ditadura imposta por burocratas do Partido. Mas ele tambm ope-se ao conceito pseudoleninista (na verdade, de Kautsky) de que a classe trabalhadora emprica pode, deixada a ela mesma, apenas atingir o nvel sindicalista de conscincia, e que a nica maneira dela passar a ser sujeito revolucionria importando sua conscincia por meio de intelectuais que, depois de compreenderem cientificamente as necessidades objetivas da passagem do capitalismo para o socialismo, esclarecem a classe trabalhadora da misso implcita em sua posio social objetiva. No entanto, aqui que encontramos a abusiva identidade dos opostos dialtica na sua forma mais pura. O problema com essa oposio no que os dois plos esto muito cruamente opostos e que a verdade se encontraria em algum lugar presente entre eles, na mediao dialtica (a conscincia de classe que surgiria da interao entre a conscincia espontnea da classe trabalhadora e o trabalho educativo do Partido). Na verdade o problema est na idia de que a classe trabalhadora tem potencialmente a capacidade de atingir a conscincia de classe adequada, j que assim, se legitima o exerccio da ditadura do Partido sobre os trabalhadores, baseada na sua compreenso correta de quais so seus verdadeiros potenciais e/ou seus interesses a longo prazo. Em poucas palavras, Lukcs est aplicando oposio falsa entre espontanesmo e dominao externa do Partido a identificao especulativa de Hegel dos potenciais internos de um indivduo na sua relao com seus educadores. Dizer que o indivduo precisa possuir potencial prprio para se tornar um grande msico equivale a dizer que esses potenciais devem estar, de antemo, presentes no educador que, por meio de influncia externa, estimular o indivduo a realizar seu potencial. In: ZIZEK, Slavoj. De Histria e Conscincia de Classe a Dialtica do Esclarecimento, e volta. In: Lua Nova n 59. So Paulo: Revista CEDEC, 2003, p.173. 23 ARATO, Andrew. BREINES, Paul. El joven Lukcs y los orgenes del marxismo occidental. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 19??, p. 246.

O Olho da Histria, n. 14, Salvador (BA), junho de 2010.

Danilo Chaves Nakamura

Apegado as condies objetivas imediatas da Rssia, ele optou claramente pela opo leninista de partido como organizao capaz de des-reificar a sociedade. Mas se l em 1922 a opo era quase que incontestvel, hoje o problema da organizao aparece como um verdadeiro dilema. Dilema, porque a Revoluo Russa degenerou-se. E aqui preciso pontuar: as escolhas organizacionais tiveram seu peso. Dizer que a Revoluo foi derrotada por fatores como: isolamento internacional e atraso do pas, no explica o porqu que ela pde sair vencedora em 1917. Tampouco explica o fenmeno da burocratizao e da falta de democracia que resultou, por exemplo, na eliminao fsica de seus opositores. 24 Lukcs tinha isso em mente, todavia, escreve HCC como intelectual engajado, e fecha os olhos e/ou rasteiro quando trata dos problemas da revoluo. Por exemplo: No perodo da ditadura, o tipo e a medida da liberdade dependero do estado da luta de classes, do poder do inimigo, da intensidade da ameaa ditadura (...) De Kornilov a Kronstadt estende-se uma linha reta. 25 Dilema, porque a degenerao de uma organizao operria tambm uma degenerao do prprio operariado. E aqui a teoria da reificao de Lukcs pode nos ajudar a explicar essa degenerescncia.
Sempre haver enquanto durar o capitalismo condies objetivas que tornam essa degenerescncia possvel; isso no quer dizer que ela seja fatal. Os homens fazem sua prpria histria. As condies objetivas simplesmente permitem um resultado que o produto da ao e da atitude dos homens. No caso concreto, essa ao orientou-se num sentido bem definido: por outro lado, os militantes revolucionrios conservaram-se em parte, ou se tornaram, prisioneiros das relaes sociais e da ideologia capitalistas. Por outro lado, o proletariado conservou-se igualmente marcado por elas e aceitou ser o executante de suas organizaes. 26

E por fim, o problema da organizao se coloca como necessidade de se pensar algo totalmente novo como foi a Comuna de Paris em 1871, ou os soviets em 1905, ou os conselhos em 1918 a altura das nossas dificuldades. 27 Hoje, a emancipao da

24

Pierre Brou um dos grandes historiadores do partido escreve: Desde a insurreio de outubro at o incio da guerra civil, em maio de 1918, existe liberdade de imprensa na Rssia para os socialistas-revolucionrios e os mencheviques. A situao dos anarquistas diferente: j em abril, a Tcheca comea a agir contra eles. Entretanto, at julho, quando ocorre a insurreio dos socialistas-revolucionrios, funciona no pas um regime com vrios partidos no quadro dos soviets. Em julho, a situao muda. o fim do sistema sovitico multipartidrio e os bolcheviques ficam praticamente sozinho nos soviets. A partir de setembro, em resposta aos atentados dos socialistasrevolucionrios de esquerda em Moscou, contra dirigentes bolcheviques, comea o chamado terror vermelho, levado a cabo pela Tcheca. Nmeros oficiais registram 22 execues nos seis primeiros meses de 1918 e 6 mil nos ltimos meses. O historiador Chamberlin fala em 50 mil vtimas. (Em nota no livro: LOUREIRO, Isabel M. Rosa Luxemburgo - os dilemas da ao revolucionria. So Paulo: Ed. UNESP, 1995, p. 97 nota: 7)

25 LUKCS, G. Notas crticas sobre a Crtica da Revoluo Russa, de Rosa Luxemburgo In: Histria e Conscincia de Classe Estudos sobre a dialtica marxista. Trad. Rodinei Nascimento. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 522. 26 CASTORIADIS, Cornelius. Proletariado e organizao, I In: A experincia do movimento operrio. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1985, p. 171. 27 Como tambm disse Castoriadis, nossos atuais partidos e sindicatos fazem parte da ordem estabelecida. Os trabalhadores os apiam periodicamente a fim de escolher o mal menor e, podem

O Olho da Histria, n. 14, Salvador (BA), junho de 2010.

Danilo Chaves Nakamura

humanidade, assim como ontem, no pode tirar sua poesia do passado, mas apenas do futuro.

Bibliografia ARATO, Andrew. BREINES, Paul. El joven Lukcs y los orgenes del marxismo occidental. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 19?? (edio colocada na pasta do xerox do curso). CASTORIADIS, Cornelius. Proletariado e organizao, I In: A experincia do movimento operrio. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1985. LOUREIRO, Isabel M. Rosa Luxemburgo - os dilemas da ao revolucionria. So Paulo: Ed. UNESP, 1995. LWY, Michel. Para uma sociologia dos intelectuais revolucionrios A evoluo poltica de Lukcs (1909-1929). Trad.: Helosa Helena A. Mello e Agostinho Ferreira Martins. Trad. dos anexos: Gildo Maral Brando. So Paulo: Lech Livraria Editora Cincias Humanas, 1979. LUKCS, G. Histria e Conscincia de Classe Estudos sobre a dialtica marxista. Trad. Rodinei Nascimento. So Paulo: Martins Fontes, 2003 NOBRE, Marcos. Lukcs e os limites da reificao Um estudo sobre Histria e Conscincia de Classe. So Paulo: Ed. 34, 2001. ZIZEK, Slavoj. De Histria e Conscincia de Classe a Dialtica do Esclarecimento, e volta. In: Lua Nova n 59. So Paulo: Revista CEDEC, 2003.

utiliz-los (principalmente os sindicatos) como se utiliza um advogado ou o corpo de bombeiros. Idem, p. 173.

S-ar putea să vă placă și