Sunteți pe pagina 1din 7

Parcerias:

Aco de formao em

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Como elaborar e analisar um Estudo de Viabilidade

Luanda
21 de Junho a 01 de Julho /2011

Anlise de Investimentos Angola 2011 www.okwin.biz

Pg. 1

Parcerias:

Objectivos:
Pretende-se que, no final do curso, os formandos saibam: Definir o conceito de projecto de investimento; Classificar os vrios tipos de projecto de investimento; Conhecer as fases de um projecto de investimento; O que so e para que servem os estudos de mercado e os estudos tcnicos; Elaborar os mapas sntese de informao; Quais os documentos base para a elaborao da anlise financeira de um projecto de investimento; Conhecer e aplicar os vrios mtodos de clculo da rentabilidade de um projecto; Conhecer e saber percorrer o itinerrio adequado elaborao de um plano financeiro, com determinao das condies necessrias ao Equilbrio Financeiro; Utilizar o Excel para a elaborao do projecto.

Destinatrios:
Quadros Mdios/Superiores e Empreendedores, com necessidades de obter conhecimentos prticos para a elaborao ou anlise de um Projecto de Investimento.

Anlise de Investimentos Angola 2011 www.okwin.biz

Pg. 2

Parcerias:

Contedo programtico:
INTRODUO PROBLEMTICA DA AVALIAO DE INVESTIMENTOS Conceitos de Investimento e de Projecto de Investimento; A necessidade de avaliao e seleco dos Investimentos; Fases de um Projecto de Investimento; O Projecto de Investimento como instrumento estratgico de desenvolvimento das organizaes empresariais; pticas de Anlise dos Projectos de Investimento: social e financeira; Enquadramento da Avaliao de Projectos na estrutura organizacional; Formas de Classificao dos Investimentos; Conceito e Tipologias de Desinvestimento; O Desinvestimento enquanto deciso economicamente correcta; Classificao dos Desinvestimentos.

CONCEITOS PRVIOS Organizao da Demonstrao de Resultados para efeitos de anlise; Distino entre resultado e fluxo de caixa (cash-flow); Fluxos Financeiros de Explorao e Extra-Explorao; Terminologia Bsica: EBIT e EBITDA; Conceitos bsicos de Clculo Financeiro. Capitalizao e Actualizao. Taxas equivalentes. Rendas e outros casos particulares. A PREPARAO DO PROJECTO DE INVESTIMENTO Principais etapas do projecto e principais documentos envolvidos em cada fase; Estudos de Suporte: Estudos de Mercado, Estudos Tcnicos; A imprescindibilidade de um estudo de mercado; Estudos Tcnicos; A Anlise Estratgica como instrumento de validao da capacidade competitiva do Projecto; Projectos de raiz versus lgica incremental; Momento de referncia; Mapas mais utilizados: breve introduo; Construo do Cenrio Base e Cenrios Alternativos.

Anlise de Investimentos Angola 2011 www.okwin.biz

Pg. 3

Parcerias:

DETERMINAO DOS FLUXOS FINANCEIROS Tipos de Investimento do Projecto: em Activo Fixo e em Fundo de Maneio; Apuramento dos Investimentos em Activo Fixo: Montantes, Timings, Vida til. Horizonte Temporal do Projecto. Valor Residual do Activo Fixo. Custos Irrecuperveis (sunk costs); Montantes a Considerar no Apuramento do Valor do Investimento em Activo Fixo; Timings do Investimento em Activo Fixo; Vida til e Valor Residual dos Equipamentos; Substituio de equipamentos no decurso do projecto, no final da respectiva vida til; Horizonte Temporal do Projecto e Solues Tcnicas a aplicar no fim do projecto; Clculo do Valor Residual do Activo Fixo e impacto da Fiscalidade; Apuramento dos Investimento em Necessidades de Fundo de Maneio: Montantes, Timings e Valor Residual do Fundo de Maneio; Clculo do Valor das Necessidades de Fundo de Maneio em cada Perodo; Clculo do Valor de Investimento em Fundo de Maneio em cada Perodo; Valor Residual do Fundo de Maneio; Previso de receitas e custos operacionais; Apuramento do "Cash Flow" do Projecto em cada perodo; ptica da Rentabilidade Total e Apuramento do Cash-Flow de Explorao em cada perodo; Free Cash Flow.

METODOLOGIAS DE SELECO E AVALIAO DOS INVESTIMENTOS Valor Actualizado Lquido (VAL); Taxa Interna de Rentabilidade (TIR); Taxa Interna de Rentabilidade Modificada (TIRM); Prazo de Recuperao do Investimento (Payback Period); ndice de Rentabilidade (IR); Valor Actualizado Lquido Ajustado (VALA); Projectos Mutuamente Exclusivos.

CONSTRUO E AVALIAO DO PROJECTO DE INVESTIMENTO Principais mapas e forma de organizao da folha de clculo; Mtodos de apuramento do Cash-Flow de Investimento de cada perodo; Mtodos de apuramento do Cash-Flow de Explorao de cada perodo;

Anlise de Investimentos Angola 2011 www.okwin.biz

Pg. 4

Parcerias: Impacto da Inflao na Anlise de Investimentos. Preos correntes e preos constantes; Formas de avaliao do projecto.

FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS Fontes de Financiamento Interno; Fontes de Financiamento Externo; Fontes de Financiamento Hbridas; Custo do Capital Prprio e Custo do Capital Alheio; Custo Mdio Ponderado do Capital e Custo Marginal do Capital.

FORMAS DE TRATAMENTO DO RISCO INERENTE AOS PROJECTOS DE INVESTIMENTO Conceito de Risco; Principais indicadores de Risco: GAO, GAF, GAC, Ponto Crtico Operacional e Total, Margem de Segurana; Os ajustamentos taxa de actualizao; Anlise de Sensibilidade; Cenrios Mltiplos; rvores de Deciso.

CASOS PRTICOS Utilizao do Excel para a elaborao da folha de clculo; Elaborao de um projecto de investimento.

Anlise de Investimentos Angola 2011 www.okwin.biz

Pg. 5

Parcerias:

Informaes gerais
Durao total:
35 horas.

Datas de realizao e horrios:


De 21 de Junho a 01 de Julho, das 9h00 s 12h30m

Local de Realizao:
Centro de Formao da Okwin Rua comandante Kwenha n30 Maculusso (Junto loja do Benfica) Luanda - Angola

Formadores:
Marco Arraya Doutorando em Gesto Estratgica (UA), Mestre em Gesto (FMH/UTL), MBA (UNISA), Ps-Graduado em Marketing (ISG), Ps-Graduado em Gesto Comercial (Politcnica de Madrid), Licenciado em Administrao de Marketing (IPAM). Desenvolve actividade empresarial de Direco Geral, aps ter iniciado e consolidado a carreira na rea farmacutica, de equipamentos hospitalares e da construo civil. Docente universitrio na rea da Gesto, formador certificado pelo IEFP e consultor para a rea do coaching. Artur Cunha Doutorando em Gesto, na rea da Gesto de Projectos, no ISEG. Mestre em Gesto (MBA) pelo ISEG. Docente do ISEG Instituto Superior de Economia e Gesto / Universidade Tcnica de Lisboa desde 1990; Director do CEGE-Centro de Estudos de Gesto do ISEG; Consultor e Gestor de projectos com 20 anos de experincia na rea; Formador certificado ministrao de mais de 7500 horas de formao; Partner da Okwin

Anlise de Investimentos Angola 2011 www.okwin.biz

Pg. 6

Parcerias:

Preos e condies de inscrio:


Valor da Inscrio: 1.990 USD. o O pagamento dever ser efectuado na totalidade at data de incio do Curso. Reservas s sero garantidas contra pagamento o 2 inscries no mesmo curso - 10% desconto; 3 ou mais inscries - 15% de desconto.

Contactos / Informaes adicionais:


Artur Cunha +244 925 499 980 artur.cunha@okwin.biz Ftima Carvalho +244 914 781 966

fatima.carvalho@okwin.biz Patrcia dos Santos +244 914 781 965

neide.neto@okwin.biz o Inscries no Centro de formao da Okwin Rua Comandante Kwenha n30 Maculusso (Junto loja do Benfica) Luanda Telefone: +244 222 432 650 o Bancos / Contas para pagamento BANCO ESPIRITO SANTO ANGOLA CT. NR. (KZ): 00007865634 CT. NR. (USD): 00007865537 BANCO FOMENTO DE ANGOLA CT. NR. (USD): 74444775 / 31 CT. NR. (KZ): 74444775 / 30 Notas: Recomenda-se que cada formando traga um computador porttil para as sesses prticas de formao; Todo o restante material fornecido sem custos adicionais; No final do curso, ser emitido um certificado de participao.

INSCRIES LIMITADAS DISPONIBILIDADE DE VAGAS


Anlise de Investimentos Angola 2011 www.okwin.biz

Pg. 7

S-ar putea să vă placă și