Sunteți pe pagina 1din 4

A interceptao telefnica e a Jurisprudncia do STJ

A interceptao telefnica a captao de conversa feita por um terceiro, sem o conhecimento dos interlocutores, que depende de ordem judicial, nos termos do inciso XII do artigo 5 da Constituio Federal. A escuta a captao de conversa telefnica feita por um terceiro, com o conhecimento de apenas um dos interlocutores, ao passo que a gravao telefnica feita por um dos interlocutores do dilogo,sem o consentimento ou a cincia do outro. (HC 161053/SP)

O entendimento predominante nos Tribunais Superiores no sentido dadesnecessidade de transcrio integral do contedo da quebra do sigilo das comunicaes telefnicas, bastando que se confira s partes acesso aos dilogos interceptados.. (AgRg no HC 260891 / SP) Embora a Lei n 9.296/96 estipule prazo de 15 (quinze) dias, para a interceptao de comunicaes telefnicas, renovvel por igual tempo, as prorrogaes podem se estender por perodos superiores ao previsto em lei, desde que devidamente motivadas (AgRg no REsp 1316907/PR) O pedido de representao para interceptao telefnica cabe a Autoridade Policial, todavia quando o pedido for requerido por oficial da Polcia Militar no haver nulidade, uma vez que a interceptao telefnica poderia ser decretada de ofcio pelo juiz. Alm disso, o pedido de interceptao estar sujeito ao controle jurisdicional. (RHC 28281/SP) Impende destacar que esse entendimento viola diretamente o sistema acusatrio penal, porque permite que o juiz adote medidas de ofcio na fase investigatria. A deciso que determina a interceptao telefnica deve ser devidamente fundamentada e demonstrada sua excepcionalidade, a partir de elementos investigatrios idneos, evidenciados nos autos. (HC 224442/SP) Nos termos do artigo 1 da Lei 9.296/1996, a competncia para deferir a interceptao telefnica no curso do inqurito policial do juiz competente para a ao principal. (HC 171453/SP) A anterior instaurao de inqurito policial no imprescindvel para que seja permitida a interceptao telefnica, bastando que existam indcios razoveis da autoria ou participao do acusado em infrao penal. O exerccio do contraditrio sobre as provas obtidas em razo de interceptao telefnica judicialmente autorizada diferido para a ao penal porventura deflagrada, j que a sua natureza cautelar no compatvel com o prvio conhecimento do agente que alvo da medida.

lcita a utilizao de prova produzida em feito criminal diverso, obtida por meio de interceptao telefnica - de forma a ensejar, inclusive, a correta instruo do feito -, desde que relacionada com os fatos do processo-crime, e, aps sua juntada aos autos, seja oportunizado Defesa proceder ao contraditrio e ampla defesa. (HC 181276/AC) A simples meno do nome de autoridades, em conversas captadas mediante interceptao telefnica, no tem o condo de firmar a competncia por prerrogativa de foro. (APn 675/GO) De acordo com o entendimento adotado por esta Corte, a interceptao telefnica s autorizada para apurar a prtica de crimes punidos com recluso (HC 242398/SC) Os crimes apenados com deteno desde que conexos com crimes punidos com recluso eventualmente descobertos em interceptao telefnica podem fundamentar um decreto condenatrio. (HC 144137/ES) O deferimento de interceptao de comunicaes telefnicas deve ser acompanhado de descrio da situao objeto da investigao, inclusive, salvo impossibilidade, com a indicao e a qualificao do investigado, nos moldes do pargrafo nico do art. 2. da Lei n. 9.296/96. (RHC 28794/RJ) No se descura que a investigao no pode ser baseada, unicamente, em denncia annima. Entretanto, se a interceptao telefnica foi precedida de constatao de fato concreto, em que se verificou a possibilidade da veracidade das condutas narradas na informao,tal providncia torna a persecuo e as medidas cautelares requeridas vlidas. (HC 193562/PR) Inexiste ilegalidade na instaurao de inqurito policial ou na deflagrao da ao penal provenientes de delatio criminis annima, desde que o oferecimento da denncia tenha sido precedido de investigaes preliminares acerca da existncia de indcios da veracidade dos fatos noticiados, o que, no caso dos autos, ocorreu exaustivamente. (HC 224898/SE) A eventual escuta e posterior transcrio das interceptaes pelos servidores do Ministrio Pblico no tm o condo de macular a mencionada prova, pois no passa de mera diviso de tarefas dentro do prprio rgo que, por assim dizer, apenas se refere organizao administrativa da instituio, diviso de tarefas essa que no retirou dos promotores de justia a responsabilidade pela conduo das diligncias, tanto que consta expressamente do acrdo atacado - e dos demais documentos juntados aos autos - que as interceptaes ficaram sob a responsabilidade de dois promotores de justia especialmente designados. (HC 244554/SP) No h nulidade a ser reconhecida na juntada tardia das transcries das interceptaes telefnicas, visto que foram incorporadas aos autos

antes da abertura de prazo para as alegaes finais, possibilitando defesa o amplo acesso, a fim de refut-las antes da prolao da sentena de pronncia, o que garantiu o pleno exerccio da defesa e do contraditrio. Assim, no h falar em cerceamento de defesa se o patrono do paciente teve acesso s transcries e lhe foi facultado recha-las antes mesmo do Juzo ter proferido a sentena de pronncia, notadamente se no apontado nenhum prejuzo efetivo. (HC 120676/PR) cabvel a chamada "prova emprestada" no processo administrativo disciplinar, desde que devidamente autorizada pelo Juzo Criminal. Assim, no h impedimento da utilizao da interceptao telefnica produzida no ao penal, no processo administrativo disciplinar, desde que observadas as diretrizes da Lei n. 9.296/96. (MS 14140/DF) Desnecessrio apresentar outros motivos para se prorrogar a interceptao telefnica, alm da necessidade de continuar o monitoramento para a soluo das investigaes, bastando fazer referncia fundamentao exposta no primeiro deferimento da diligncia. (HC 130818/SP) Eventual nulidade da interceptao telefnica no possui o condo de desconstituir todo elemento material indicirio que justifica a pretenso punitiva da denncia. Sobretudo quando as escutas consideradas ilcitas foram desconsideradas e a exordial est embasada em diversos outros elementos probatrios, inclusive prova documental e pericial da atividade perpetrada pela organizao criminosa. (HC 180379/PR) A declinao da competncia no tem o condo de invalidar a interceptao telefnica autorizada por Juzo que inicialmente se tinha por competente. (HC 241037/PR) No h ilegalidade na autorizao de interceptao telefnica, busca e apreenso e quebra de sigilo bancrio e fiscal, antes do lanamento do crdito tributrio, quando as medidas investigatrias so autorizadas para apurao dos crimes de quadrilha e falsidade ideolgica, tambm imputados ao Paciente, que supostamente se utilizava de intrincado esquema criminoso, com o claro e primordial intento de lesar o Fisco. (HC 148829/RS) O auto circunstanciado no elemento essencial para a validade da prova, tratando-se de documento secundrio, incapaz de macular a interceptao telefnica. (HC 185900/SP)

A Lei n. 9.296/96, que disciplina a interceptao de comunicaes telefnicas, nada dispe sobre a necessidade de realizao de percia para a identificao das vozes gravadas. (HC 203377/SP) O juzo que determina a interceptao telefnica, sendo a primeira deciso nos autos, torna-se prevento para o julgamento da causa. (HC 170212/RJ) Durante a interceptao das conversas telefnicas, pode a autoridade policial divisar novos fatos, diversos daqueles que ensejaram o pedido de quebra do sigilo. Esses novos fatos, por sua vez, podem envolver terceiros inicialmente no investigados, mas que guardam relao com o sujeito objeto inicial do monitoramento. Fenmeno da serendipidade. (HC 144137/ES) de ser reconhecida a legalidade da utilizao da interceptao telefnica produzida na ao penal nos autos do processo administrativo disciplinar, ainda que instaurado (a) para apurao de ilcitos administrativos diversos dos delitos objeto do processo criminal; e (b) contra a mesma ou as mesmas pessoas em relao s quais a prova foi colhida, ou contra outros servidores cujo suposto ilcito tenha vindo tona em face da interceptao telefnica. (EDcl no MS 13099/DF)

S-ar putea să vă placă și