Sunteți pe pagina 1din 2

Orientaes Bsicas

ANLISE QUMICA E ANLISE GRANULOMTRICA


PORQUE FAZER ANLISE DE SOLO? A anlise qumica permite executar corretamente a correo de elementos txicos e a adubao, aumentar a produtividade da lavoura, diminuir desperdcios e gastos desnecessrios. A anlise granulomtrica possibilita conhecer melhor o potencial do terreno e o enquadramento no Zoneamento Agrcola, no SEAF e no Proagro. COMO REALIZAR UMA BOA AMOSTRAGEM Para que uma anlise de solo seja confivel importante que a amostra represente bem o solo existente na rea a ser cultivada. Isso requer procedimentos adequados e coleta de nmero mnimo de pontos amostrais (subamostras), por cada gleba ou talho homogneo. Identificar glebas ou talhes homogneos na rea a ser plantada. Em cada gleba ou talho homogneo, definir pontos de coleta de sub-amostras que representem bem o terreno. Em cada ponto amostral, retirar os resduos culturais no decompostos e outros materiais de superfcie. Coletar as sub-amostras na profundidade recomendada conforme o tipo de anlise e cultura, colocando em balde de plstico seco e limpo. Misturar bem as sub-amostras no balde. Retirar uma poro de cerca de meio quilo (500g) e colocar em saco plstico ou de papel. Identificar a amostra, preenchendo questionrio de informaes e carto de identificao e amarrando-o ao saco da amostra, para envio ao laboratrio. IDENTIFICAO DE GLEBAS/TALHES HOMOGNEOS Identifique partes da lavoura que apresentam caractersticas semelhantes quanto a: Cor do solo Proporo de argila e de areia Profundidade do solo Proporo de pedras Declividade Posio no relevo (topo, encosta, baixada) Caractersticas da vegetao Histrico de uso e adubao DEFINIO DE PONTOS AMOSTRAIS Para anlise qumica de solo, definir em cada gleba o maior nmero possvel de pontos de coleta de sub-amostras, por caminhamento aleatrio em ziguezague, considerando que quanto maior a rea da gleba, maior deve ser o nmero de pontos amostrais.

PROFUNDIDADE DE COLETA Anlise qumica 20 cm Anlise granulomtrica 50 cm Situaes especiais podem requerer diferentes profundidades amostrais. Para verificar granulometria e tipo de solo no Zoneamento Agrcola, tomar uma coluna de 50 cm

Para anlise granulomtrica, o nmero de pontos poder ser menor, na medida em que o solo apresente-se com maior uniformidade. PONTOS ONDE NO REALIZAR COLETAS Em formigueiros, cupinzeiros ou onde tenha sinais claros de atividade de animais Em locais de descanso do gado ou acmulo de estercos reas de depsitos de adubos e calcrio Prximo de instalaes, estradas e trilhas

Coletar separadamente as amostras para a anlise qumica e a anlise granulomtrica.

Orientaes Bsicas
ANLISE QUMICA E ANLISE GRANULOMTRICA
FERRAMENTAS PARA COLETA Recomenda-se o uso de trados. Tambm podem ser utilizados p de corte ou enxado, desde que limpos e sem resduos (terra, adubo, esterco, cimento etc) que possam contaminar a amostra. AMOSTRAGEM COM TRADO Introduzir o equipamento no solo em movimento obrigiratrio, retir-lo sem girar evitando perder o solo amostrado e colocando-o no balde. PREPARO PARA ENVIO AO LABORATRIO Coloque 500g em um saco para enviar ao laboratrio. Preencha os formulrios do laboratrio. Amarre o carto de identificao na amostra. Evite contaminao. No use saco COLETA COM P DE CORTE OU ENXADO Abra uma trincheira (buraco) at a profundidade que se deseja amostrar, retire uma fatia de terra. Com uma faca elimine as bordas, aproveitando apenas a parte central, que dever ser colocada em balde. IDENTIFICAO DA AMOSTRA E HISTRICO DA REA Preencha o carto de identificao e o questionrio fornecidos pelo laboratrio. Caso o laboratrio no tenha fornecido esses formulrios, anote em um papel para enviar junto com a amostra pelo menos as seguintes informaes: Nome do produtor Nome da propriedade Endereo Tamanho da rea Nmero de amostras simples Profundidade de coleta Plantio anterior Vegetao espontnea ltimas aplicaes de adubos, com tipo, quantidade e a data de aplicao.

IMPORTANTE
No omita informao nem passe informaes erradas. Essas informaes so necessrias para avaliar os resultados obtidos no laboratrio. LOCALIZAO ENTRE AS FILEIRAS Em lavouras com adubao em linha, a coleta de cada ponto amostral deve estar igualmente distribuda nos dois lados da linha de adubao. Em lavouras permanentes, a coleta deve ser realizada em baixo da copa, onde se concentra a maior parte das razes e se aplicam os adubos. QUANDO COLETAR A coleta deve ser realizada aps o trmino da colheita da ltima lavoura plantada na rea. O resultado da analise e a recomendao de adubao e calagem devero estar nas mos do produtor antes da primeira etapa de preparo do solo. Para plantios convencionais que possam requerer calagem, recomenda-se coletar 120 dias antes do plantio. Procure a assistncia tcnica para obter informaes especficas para a sua lavoura. A coleta de amostras deve ser realizada sob orientao de um tcnico habilitado. Ele poder recomendar adubos, corretivos e as respectivas quantidades a serem aplicadas.

O balde e as ferramentas devem estar secos e limpos, sem resduos. No utilizar baldes de alumnio (podem contaminar a amostra).

S-ar putea să vă placă și