Sunteți pe pagina 1din 4

Principais Danas

Danas Brasileiras:
O Reisado Dana popular que ocorre entre a vspera de Natal e o dia seis de janeiro, Dia de Reis. Tambm chamada defolia de Reis, essa dana envolve cantores e msicos que vo at as casas para anunciar a chegada de um Messias. Maracatu O surgimento do maracatu causa controvrsias; porm, acredita-se que ele surgiu por volta de 1700, trazido pelos portugueses ao Brasil. A dana possua partes com coreografias e teatro e era acompanhada por msicos e danarinos. Esses vestiam roupas que remetiam a realeza (porta-estandarte, rei, rainha, prncipes, duquesas e duques, etc.) Pau-da-bandeira Dana realizada principalmente na Regio Nordestina que acontece principalmente durante o dia de Santo Antonio. Um tronco escolhido e carregado pelos homens da cidade. Como manda a tradio, as mulheres que desejam casar devem tocar esse tronco. Maneiro-Pau Dana com maior influncia no estado do Cear, Maneiro-Pau conta com danarinos que realizam os passos em rodas e com pedaos de pau nas mos. Esses pedaos so batidos no cho formando o ritmo da dana. Durante toda a coreografia, alguns participantes duelam enquanto outros batem no cho. Caninha Verde Dana portuguesa que foi inserida no pas durante o Ciclo do Acar. Tambm foi praticada em colnias de pescadores, festa de casamento e cordes. Bumba meu Boi Um dos smbolos folclricos do Brasil, o Bumba meu Boi mescla dana, msica e teatro. Alm disso, praticado nas mais variadas regies do pas. Os personagens cantam e danam para contar a histria de um boi que morreu e ressuscitou aps ter sua lngua cortada para satisfazer os desejos de uma mulher gravida. Frevo O frevo, dana tpica do estado do Pernambuco, surgiu por volta de 1910 e atualmente uma das vertentes do Carnaval no Brasil (Conhea a histria do carnaval). A msica tocada durante a festa no possui letra e uma banda toca para embalar os folies. Conta com diversos passos de danas com malabarismos, passos elaborados, rodopios e saltos. Alm disso, o danarino tem a possibilidade de improvisar medida que a dana evolui. Fandango Essa dana chegou regio sul do Brasil por volta de 1750 e foi trazida por portugueses. Os danarinos recebiam o nome de folgadores e folgadeiras danavam em festas executando diversos passos. Atualmente, permanece preservado na regio com passos, msica e canto. Os instrumentos mais usados so as violas, a rabeca, o acordeo e o pandeiro. Os danarinos vestem roupas tpicas da regio e rodam prximo ao seu par, mas sem se tocar. Eles se movimentam para atrair a ateno do outro e os homens sapateiam de forma contnua. A dana contm traos de valsas e bailes e forte presena de sensualidade.

Carimb Enquanto os homens vestem camisas e calas lisas, as mulheres utilizam blusas com ombros mostra e saias rodadas. Os casais ficam em fileiras e o homem se aproxima de seu parbatendo palmas. Segue-se passos de volteio e as mulheres tambm jogam um leno no cho para que seu parceiro possa pegar como forma de respeito. Samba O samba chegou junto com os negros ao Brasil e primeiramente era danado apenas nassenzalas pelos escravos. Os primeiros estados brasileiros a difundirem esse ritmo foram o Rio de Janeiro, a Bahia e o Maranho. A dana tinha sons de percusso e batidas com os ps. J o samba de roda surgiu na frica e tambm veio para o Brasil atravs dos escravos. O samba de roda praticado em crculos e as pessoas tm a liberdade nos movimentos. Pode ser visto principalmente em estados como Rio de Janeiro e Bahia. Conhea mais sobre o samba, visitando o site Samba Enredo. Dana Folclricas As danas folclricas so uma forma de desenvolver essa expresso artstica com base em tradies e costumes de um povo. Elas podem ser executadas de vrias formas com pares ou em grupos e a forma original de danar e cantar permanece praticamente a mesma. Em diversos pases, a dana folclrica aexpresso daquele povo. No Brasil, as danas folclricas sofreram influncias das tradies dos estados, dos povos africanos e europeus. Dessa forma, dependendo do estado, as danas podem ser mais influenciadas pelos africanos, indgenas ou europeus. Alm disso, a Igreja Catlica tambm ajudou no surgimento de personagens e contos da histria brasileira. Uma das principais caractersticas das danas folclricas do pas so as msicas simples e os personagens chamativos.

Danas Tocantinenses:
A Feira do Empreendedor tambm respira cultura. O grupo Jiquitaia, de Almas, no sudeste do Tocantins, est em Palmas para apresentaes na feira com danas tpicas do estado. A sssia uma das danas tpicas apresentadas pelo grupo. De origem africana, foi trazida pelos escravos que habitaram a regio. Com dois anos de existncia, o grupo tem o objetivo de resgatar as tradies do povo tocantinense, que apesar de ser um estado novo mantm a cultura nos povos do antigo norte de Gois. O grupo tem 16 componentes, com idades entre 12 e 19 anos. Segundo a responsvel pelo grupo, Nevisan Bispo de Macedo, no h nenhuma seleo para participar do grupo. Todos podem participar, pois a idia que a cultura no seja esquecida. Com ensaios semanais, o grupo se prepara para as apresentaes como as que fez na Frana, em agosto, onde acompanhou a caravana do Tocantins no ano do Brasil na Frana. As danas tambm so riquezas folclricas do Estado, como as congadas de Santa Rosa, sssia e catira de Natividade, a jiquitaia de Almas e o kupr dos ndios Xerente. As comidas tpicas, tambm consideradas manifestaes folclricas, ganham destaque em pratos como arroz com pequi, paoca de carne seca, licores, beiju e biscoitos diversos. E no artesanato com peas de capim dourado do Jalapo, palha de buriti de Peixe, sementes, penas, madeira e fibras e cermica. A preservao desse patrimnio da cultura popular tocantinense um dos desafios das instituies culturais do Estado. A Fundao Cultural do Tocantins desenvolve projetos como o Conhecendo e Preservando as Culturas Indgenas. Criado em 1996, o projeto vem resgatando desde ento as tradies dos povos indgenas tendo desenvolvido vdeo documentrio e livro sobre o assunto.

S-ar putea să vă placă și