Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE PSICOLOGIA INTRODUO SADE COLETIVA

O MOVIMENTO POPULAR DA DCADA DE 70

ELAINE CRISTINA ALVES DA SILVA

Rio de Janeiro 2013

Em meio aos desdobramentos da Ditadura Militar, rodeados de tanta censura o governo escondia as epidemias que assolavam o Brasil e deixavam de financiar programas de vigilncia sanitria o que aumentava a proliferao dessas epidemias. O governo ento comeou a investir na economia brasileira com o dinheiro da previdncia, pois no havia fiscalizao. At que houve alarmes de que a previdncia social estava falindo devido os nmeros de contribuintes serem menor do que as demandas por atendimento mdico e de aposentados. Na dcada de 70, mesmo com a censura, o povo ento comeou a se organizar em um movimento de sade para discutir as organizaes de sade. Dava-se incio ento a luta pela reconquista da democracia e pela igualdade de assistncia na rea da sade para todos, pois a realidade social era de excluso da maior parte dos cidados do direito a sade. Mesmo com a tentativa de represso das manifestaes populares, diversos segmentos sociais se organizaram para exigir do estado ateno para os temas sociais. Desses movimentos surgiram as assembleias populares onde pressionavam o regime militar para uma abertura a democrtica ( RETKA, ).

E a partir destes movimentos as massas populares puderam participar das discusses da 8 Conferncia Nacional de Sade, onde foram abordados temas sobre a sade. Dentre tais temas foram discutidos a promoo de sade e o direito sade:
Promover sade implica em conhecer como se apresentam as condies de vida e de trabalho na sociedade para que seja possvel intervir socialmente na sua modificao; enquanto respeitar o direito a sade significa mudanas na organizao econmica determinante das condies de vida e trabalho insalubres e na estrutura jurdico-poltica perpetuadora de desigualdades na distribuio de bens e servios. (PAIM, 1986)

Pode-se caracterizar a reforma sanitria como uma luta por aes no mbito da promoo, proteo e recuperao da sade que perdurou por muitos anos, pois se iniciou na dcada de 70 por pequenos grupos populares, e a partir dos desdobramentos desses embates culminou na participao da populao, pela primeira vez, nas discusses de uma conferncia em 1986. E o estado somente adotou tais propostas na Constituio Federal de 1988 com a criao do Sistema nico de Sade SUS que

estava baseado na integralidade, equidade e universalidade de atendimento a populao, mas s fora regulamentado em 1990 pelas leis orgnicas da sade 8.080 e 8.142. Percebe-se que o estado tentou ao mximo a represso para obter um controle social sobre esse grupo que a principio era minoritrio e tambm sobre a populao, porm como a mesma se sentiu lesada em meio falta de cuidados e em meio precariedade dos servios, a populao juntou foras para os embates. Embates esses que adentraram diferentes dcadas, mas obteve resultados. Podemos ver hoje o SUS no em sua perfeio, mas em uma constante reavaliao para a melhoria dos servios a cada dia.

Referncias: PAIM, Jairnilson Silva. 8 Conferncia Nacional de Saude: Direito Sade Cidadania e Estado. 1986. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=1124> Acesso em: 30 mai. 2013. RETKA, Nilvo et. al. A Sade no Brasil a Partr da Dcada de 80: Retrospectiva Histrica e Conjuntura Atual. Disponvel em: <http://cacphp.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Saude/eixo1/42NilvoRetka.pd f> Acesso em: 29 mai. 2013. Vdeo Polticas de sade no Brasil. Disponvel <http://www.youtube.com/watch?v=cSwIL_JW8X8> Acesso em: 29 mai. 2013. em:

S-ar putea să vă placă și