Sunteți pe pagina 1din 3

Apostila Preparatria Concurso TRE-PE Cargo: Tcnico Judicirio/2011 Exemplo de meta atingir e manter de maneira lucrativa e tica, fatia

ia de mercado de 50% em seis meses.

Aula 01 - Planejamento Estratgico: misso, viso, valores


A administrao o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcanar seus objetivos. Estes so os elementos da Administrao que constituem o chamado processo administrativo.

Os nveis do planejamento podem ser; estratgico, ttico e operacional. O planejamento estratgico: o planejamento mais amplo e abrangente da organizao, situando-se no topo da hierarquia empresarial, tendo como caractersticas: a) definido no nvel institucional (direo) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais (ttico e operacional) esto subordinados. b) projetado em longo prazo com efeitos e consequncias estendidos por vrios anos. c) Envolve a empresa como um todo, abrangendo seus recursos e reas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos no nvel organizacional; Planejamento ttico: o planejamento feito no nvel departamental, tendo como caractersticas: a) definido no nvel intermedirio para cada departamento da empresa. b) projetado em mdio prazo ou para o exerccio atual. c) Envolve cada departamento, seus recursos especficos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais. Planejamento operacional: o planejamento feito no nvel operacional tendo como caractersticas: a) definido para cada atividade ou tarefa, sempre no nvel operacional; b) projetado sempre no curto prazo ou imediato.

Planejar
* Definir misso; * Formular objetivos; * Definir planos para alcan-los; * Programar atividades.

Organizar
* Dividir o trabalho; * Designar as atividades; * Agrup-las; * Alocar recursos; * Definir a autoridade.

Dirigir
* Designar as pessoas; * Coordenar; * Comunicar *Motivar; * Liderar

Controlar
* Definir padres; * Monitorar o desempenho; * Avalizar o desempenho; * Corrigir os desvios.

1.1 Planejamento: Planejar definir os objetivos e escolher o melhor curso de ao para alcan-los. O planejamento define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando deve ser feito e em que sequncia, sendo uma tcnica para absorver a incerteza e permitir mais consistncia no desempenho. Para entendermos o planejamento, vamos considerar algumas definies: Objetivo o alvo que se pretende atingir, podendo ser geral ou especfico. Exemplos de Objetivo geral aumentar a competitividade da organizao; Objetivo especfico aumentar a fatia de mercado. Meta um objetivo quantificado com prazo de durao.

Todos os Direitos Reservados www.autodidataeditora.com.br Proibida a cpia e distribuio

Apostila Preparatria Concurso TRE-PE Cargo: Tcnico Judicirio/2011 c) Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, preocupando-se com o alcance de metas especficas. 5. Analisar os ambientes internos e externos: Na analise interna deve-se identificar os pontos forte e fracos de toda a estrutura (fsica, humana, financeira, etc.) e na anlise externa deve-se identificar as oportunidades e ameaas das variveis no controlveis, como concorrentes, fatores ambientais, econmicos, polticos, etc. 6. Definir a viso: a projeo do que queremos ser. 7. Definir a misso operacional: fazer a projeo quantificvel do que a instituio pretende realizar.

Estratgico Ttico Operacional

Prazos: Longo prazo: Contexto quase ou totalmente incerto Mdio prazo: Contexto de determinismo aleatrio. Pode ser definido com certa validade, por mtodos estatsticos de previso por extrapolao de tendncia. Curto prazo: Contexto de determinismo puro. Pode ser definido com bastante segurana.

Anlise de Swot A Anlise SWOT uma ferramenta utilizada para fazer anlise de cenrio (ou anlise de ambiente), sendo usado como base para gesto e planejamento estratgico de uma corporao ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de anlise de cenrio, desde a criao de um blog gesto de uma multinacional. A tcnica creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas dcadas de 1960 e 1970. O termo SWOT uma sigla oriunda do idioma ingls, e um acrnimo de Foras (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaas (Threats). Essa anlise de cenrio se divide em ambiente interno (foras e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaas)

Planejamento estratgico O estabelecimento de um plano estratgico envolve uma metodologia com sete atividades: 1. Projetar uma viso de futuro: identificar as expectativas que a organizao est apta ou tem vontade de satisfazer em sua rea de atividade. 2. Definir o negcio: identificar em que rea de negcio deseja atuar e quais unidades de negcio iro compor cada rea. 3. Definir a misso institucional: definir a razo da existncia da instituio. 4. Definir os princpios: Definir quais sero os valores e condutas esperadas, na busca de concretizar a misso.

Ajuda Fatores internos Fatores externos Foras Oportunidades

Atrapalha Fraquezas Ameaas

Todos os Direitos Reservados www.autodidataeditora.com.br Proibida a cpia e distribuio

Apostila Preparatria Concurso TRE-PE Cargo: Tcnico Judicirio/2011

Questes de Concurso Comentadas


(FCC TRT 24/MS Tcnico Administrativo/2011) Sobre o Planejamento Estratgico, analise: I. o mesmo que planejamento, mas com nfase no aspecto de longo prazo dos objetivos. II. o mesmo que planejamento, porm com nfase no aspecto de curto prazo dos objetivos. III. o mesmo que planejamento, mas com nfase na anlise global do cenrio. Est correto o que consta APENAS em (A) III. (B) II e III. (C) II. (D) I e III. (E) I e II.

(FCC - 2010 TRT) A Matriz SWOT composta por quatro itens de anlise que auxiliam a identificar a) misso; valores; resultados esperados e competncias. b) riscos; necessidades; ambiente de negcios e solues. c) deficincias; grade de sucessos; reas de foco e metas. d) resultados obtidos; dificuldades; boas prticas e desafios. e) pontos fortes; pontos fracos; oportunidades e ameaas.

Comentrio:
A matriz SWOT uma ferramenta de anlise que se divide em ambiente interno: foras (pontos fortes) e fraquezas (pontos fracos) e externo (oportunidades e ameaas) Gabarito: E

Comentrio:
Item I Correto, pois o planejamento estratgico realmente est focado nos objetivos de longo prazo. Item II - Errado, pois o planejamento estratgico no est voltado para os objetivos de curto prazo (seria o nvel operacional). Item III - Correto. O planejamento estratgico realmente deve analisar o cenrio global da empresa (economia, governos, consumidores, fornecedores, etc.). Gabarito: D (CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios Administrador) Julgue Certo ou Errado: O planejamento estratgico define metas e planos de trabalho tanto para a alta gerncia quanto para a gerncia mdia das organizaes.

(FGV - 2010 - BADESC - Analista Administrativo) Com relao ao planejamento estratgico, analise as afirmativas a seguir. I. A viso organizacional diz respeito natureza da organizao, sua razo de existir. II. Misso organizacional um ponto futuro para o qual a organizao deseja que as pessoas envolvidas dirijam seus esforos. III. Os valores constituem um conjunto de crenas bsicas detidas pelos indivduos em uma organizao.

Comentrio:
O planejamento estratgico define metas e planos para a empresa toda, de forma geral. Gabarito: Errado Todos os Direitos Reservados www.autodidataeditora.com.br Proibida a cpia e distribuio

S-ar putea să vă placă și