Sunteți pe pagina 1din 16

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan.

/Jun de 2009

P g i n a | 64

O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta de seqncia didtica para sries iniciais


Cludia Valria Don Hila17 (UEM- PG/UEL) Elvira Lopes Nascimento (UEL)

Resumo

O trabalho com a prtica da leitura e os gneros textuais na sala de aula ainda cercado de muitas lacunas terico-metodolgicas, especialmente nas sries iniciais que, regra geral, ainda tende a gramaticalizar o gnero. Essas lacunas reforam-se tambm na formao dos futuros pedagogos, cujos currculos carecem de bases epistemolgicas para o trabalho com a leitura, na perspectiva interacionista. No que concerne de forma especfica ao trabalho com os gneros textuais para as aulas de leitura, a dificuldade inicial, quer do professor em exerccio ou de seu aluno, j aparece no momento do reconhecimento do gnero. Exatamente por isso, o objetivo deste trabalho apresentar uma proposta de uma seqncia didtica (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004; BRONCKART, 2008), voltada principalmente para o reconhecimento do contexto de produo de gneros em sua maioria epistolares, a partir do livro O carteiro chegou, de Janet e Alan Ahlberg para sries iniciais. Nosso intuito o de contribuir com materiais didticos destinados a essa etapa e de auxiliar o processo de letramento do professor no local de trabalho (KLEIMAN, 2008). O referencial terico ancora-se nos pressupostos do Interacionismo Social e do Interacionismo Sociodiscursivo, que postulam a necessidade de se compreender o agir do sujeito a partir de um contexto scio-histrico especfico. Palavras-chave: Leitura. Gneros textuais. Seqncia didtica. Formao do professor.

1. INTRODUO

Ningum duvida da importncia do exerccio da leitura para o desenvolvimento crtico e psquico do sujeito. Ningum duvida, tambm, da necessidade de termos um ensino que desenvolva capacidades leitoras crticas em nossos alunos, que promova a sua incluso em um mundo multissemitico, que seja, por fim, promotor do exerccio de cidadania, o que, sem dvida, passa pela apropriao dos gneros textuais, j que so eles os instrumentos para se para se criar um ambiente de letramento na escola e a sua apropriao , como efeito, um mecanismo fundamental de socializao, de insero prtica nas atividades comunicativas humanas (BRONCKART, 2003, p.103).

17

Professora Asssitente da Universidade Estadual de Maring e participante do projeto Interao e escrita no ensino e aprendizagem (UEM/CNPq)

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 65

Todos esses desejos, por tantas vezes recorrentes nos trabalhos cientficos e nos documentos oficiais esbarram, na sala de aula, com um trabalho, no mbito da leitura e da escrita, que no vem gerando desenvolvimento nas crianas, haja vista os resultados de exames oficiais como a Provinha Brasil, que no final de 2005 revelou a superficialidade da formao leitura das crianas ou, ainda, o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica - SAEB (BRASIL, 2004), que da mesma forma evidenciou o estado crtico da escola pblica brasileira. Considerando, ento, no apenas os resultados oficiais, mas tambm os resultados obtidos em cursos de formao por ns ministrados18, temos percebido que uma das dificuldades iniciais quer dos professores ou de seus alunos o de reconhecer o gnero no seu local de circulao. Entendemos que o reconhecimento do gnero, para depois a sua apropriao no mbito da escrita/oralidade, o mais prximo possvel do seu local de circulao, o primeiro passo para a produo de aulas de leitura (e tambm da escrita),com vistas ao desenvolvimento da leitura crtica do aluno (HILA, 2009) e com vistas ao prprio letramento do professor para/no seu local de trabalho (KLEIMAN, 2008). Essa apropriao , sem dvida, gradativa e, no mbito da leitura, requer atividades iniciais para que ela acontea, por meio de ferramentas de ensino, a exemplo do trabalho com seqncias didticas (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004). Dessa maneira, este trabalho, inserido no grupo de pesquisa Gneros textuais e ferramentas didticas para o ensino-aprendizagem de lngua portuguesa (UEL/CNPq) tem como objetivo apresentar uma proposta de seqncia didtica em torno do reconhecimento do contexto de produo de gneros, em sua maioria epistolares, que circulam, por meio do suporte envelope, no livro O carteiro chegou de Janet e Alan Alberg (2007), com vistas a contribuir com a produo de materiais didticos e com os estudos acerca da transposio didtica da prtica da leitura, no quadro terico do ISD, para sries iniciais. O artigo vem dividido em trs partes: a) apresentao dos pressupostos tericos em relao ao contexto de produo para auxiliar a prtica da leitura, a partir do quadro terico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD); b) apresentao do instrumento SD; c) proposta de uma SD com objetivo de se reconhecer o contexto de produo de gneros epistolares.

2. O CONTEXTO DE PRODUO: bases epistemolgicas

18

Esses cursos inserem-se no contexto do projeto de pesquisa Gneros Textuais e Ferramentas Didticas para o Ensino-Aprendizagem de Lngua Portuguesa (UEL), articulado Rede Nacional de Formao Continuada (MEC/CEFORTEC/UEPG/UEL), produzindo materiais didticos e ministrando formaes continuadas de professores das sries iniciais , em vrias regies do Brasil.

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 66

O conceito acerca do contexto de produo, para as aulas de leitura/escrita, parte da premissa que a produo de sentidos decorrente de um lado das particularidades constitutivas daquilo que cerca o texto ou o seu contexto e, de outro, das caractersticas do prprio texto (BAKHTIN, 1993, 2003; BRONCKART, 2003). So as primeiras que nos interessam particularmente para este artigo. A questo do contexto social uma idia importante na obra bakthiniana, posteriormene retomada pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Para entender essa expresso, retomamos a idia de Bakhtin/Voloshinov (1992, p. 16-17) sobre a natureza ideolgica do signo:
Todo signo ideolgico (...) O signo e a situao social esto indissoluvelmente ligados (...) A palavra o signo ideolgico por excelncia; ela registra as menores variaes da vida social. Para ele, a palavra veicula, de maneira privilegiada, a ideologia; a ideologia uma superestrutura, as transformaes sociais de base refletem-se na ideologia.

Sendo o signo ideolgico, ele refrata por meio da palavra a ideologia da vida social. H, portanto, uma relao dialtica entre a palavra e a situao social, que entendemos como o contexto. Da mesma forma, todo enunciado/texto/gnero, materializado numa dada situao de interao, carrega as marcas e as influncias do prprio contexto, com suas marcas ideolgicas prprias. Nesse sentido, os autores (op. cit, p. 42) evidenciam a dimenso ideolgica da linguagem, bem como o fato dela refratar as relaes entre a infraestrutura de produo e estrutura sociopoltica: As relaes de produo e a estrutura sociopoltica que delas diretamente deriva determinam todos os contatos verbais possveis enre os indivduos, todas as formas e os meios de comunicao verbal: no trabalho, na vida poltica, na criao ideolgica. A estrutura da enunciao determinada pela situao social mais imediata e pelo meio social mais amplo. Na perspectiva do Interacionismo Social, o discurso, no sentido que nasce no meio dos indivduos , portanto, socialmente organizado, ideolgico, por isso no pode ser compreendido fora de seu contexto (BAKHTIN, 1992). O contexto (amplo e imediato) compreende a poca, o meio social, o micromundo (famlia, amigos, conhecidos) e acaba por dar um tom comunicao. Em outras palavras, a obra, estabelece um vnculo orgnico com a ideologia cotidiana na poca. A situao de produo e os participantes do forma enunciao. Alm dos participantes diretos da interao que se iserem no contexto social mais imediato, outra categoria do contexto de produo, de origem bakthiniana, o intuito, o querer dizer do locutor (BAKHTIN, op.cit.). Esse querer dizer se realiza na escolha de um

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 67

gnero textual e determinado tanto pela especificidade de uma dada esfera de comunicao (entendida como campos ideolgicos, como a esfera da cincia, da religio, da educao, etc) como pelas escolhas temticas e pelos parceiros da interao. Essa situao especfica de produo e recepo de um enunciado envolve um outro conceito bakhtiniano: o de cronotopos. Para Bakhtin (1993, p. 362) cada gnero est instaurado em uma determinado situao espacial e temporal que nica e irreptvel (contexto scio-histrico, esfera, suporte material), o que o leva a afirmar que qualquer interveno na esfera dos significados s se realiza atravs da porta do cronotopos. Tambm o tratamento exaustivo do objeto de sentido o tema, parte constitutiva do enunciado. Bakthin (2003) explica que o tema existe em funo dos objetivos a se atingir, estando ele circunscrito dentro dos limites do intuito definido pelo autor.Nesse sentido, cada gnero textual carrega consigo um conjunto de temas dizveis ou permitidos para uma dada situao. Por exemplo, o gnero carto de aniversrio traz como temas: felicitaes, congratulaes, no podendo, por exemplo, trazer temas como psames, reclamaes, dentre outros. No quadro terico do Interacionismo Social, resumidamente, teramos como elementos do contexto de produo:
ELEMENTOS DO CONTEXTO DE PRODUO NO INTERACIONISMO SOCIAL 1. Parceiros da interao (locutor e destinatrio) 2. Objetivo da interao, querer-dizer do locutor 3. A esfera onde ocorrer a interao, que delimita o contexto da situao, com suas marcas ideolgicas, sociais e culturais (contexto social mais amplo) 4. O tema 5. O gnero escolhido (e suas formas realizveis) 6. O querer dizer ou o intuito discursivo 7. O tema e seu tratamento exaustivo Quadro 1. Condies de produo no Interacionismo Social (HILA, 2007).

J no quadro terico do ISD, que toma como base as idias de Bakhtin, o contexto de produo de um texto (oral ou escrito) entendido como conjunto dos parmetros que podem exercer uma influncia sobre a forma como o texto organizado (BRONCKART, 2003, p.93). Esses parmetros referem-se s representaes que o agente/ pessoa encontra-se ao produzir um texto, em torno de trs mundos, descritos por Habermas (1989): (a) mundo objetivo ou fsico: envolve o ato material da enunciao ou as representaes fsicas do momento ; (b) mundo social: compreende as representaes dos conhecimentos coletivos acumulados entre os membros de um grupo, suas normas, valores, regras, etc.; (c) mundo subjetivo: compreende a imagem que o agente-produtor d de si ao agir, sua autorepresentao e a imagem que faz do outro.

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 68

Essas representaes constituem a base para Bronckart (op. cit.) estabelecer o contexto de produo de um texto e seus elementos, conforme ilustra o quadro abaixo:

MUNDOS REPRESENTADOS Mundo objetivo, fsico ou material

ELEMENTOS DO CP (a) o lugar de produo: o local em que o texto produzido; (b) o momento de produo: tempo em que o texto produzido (oral ou escrito); (c) o emissor (ou locutor/produtor): a pessoa que fisicamente produz o texto; (d) o receptor: a(s) pessoa(s) que recebe(m) o texto. Mundo sociossubjetivo (inclui o (a) o lugar social: instituio ou esfera na qual o texto social e o subjetivo) produzido (Cincia, Educao, Religio, etc.); (b) a posio social do emissor (agora enunciador): papel social assumido pelo produtor do texto (de pai, de amigo, de professor, etc.); (c) a posio social do receptor (agora destinatrio): papel social desempenhado pela pessoa que recebe o texto (de criana, de colega, de patro, etc.); (d) o objetivo: efeito que o locutor pretende produzir no destinatrio Quadro 2. Mundos representados e os elementos do contexto de produo (Bronckart,2003, p. 9394).

A partir desse quadro, e tambm dos estudos decorrentes do Interacionismo Social, de forma bastante didtica, Saito e Nascimento (2005, p.14) categorizam os seguintes elementos constitutivos do contexto de produo: (a) a esfera da comunicao: cenrio ou formao social na qual o texto se localiza (Mdia, Literatura, Famlia, Igreja, Escola, etc.); (b) a identidade social dos interlocutores: o lugar social de onde falam os parceiros da interao, isto , o texto alm de ter um emissor que a pessoa que produz e um receptor a que recebe, tambm apresenta posies sociais por eles desempenhadas; (c) a finalidade: objetivo ou o intuito discurso da interao; (d) a concepo do referente: o contedo temtico, o referente de que se fala; (e) O suporte material: as circunstncias fsicas em que o ato da interao se desenrola (livro didtico, out-door, jornal-online, oral ou escrito); (f) a relao interdiscursiva: o modo como se d o dilogo entre as vozes que circulam no texto (que vozes so essas? da dona de casa? do vendedor? do poltico? da criana?) que fala em certas passagens do discurso (das diferentes esferas), as vozes que emergem e se confrontam no texto. O reconhecimento desses elementos, obviamente, deve ser adaptado, ao nvel das crianas e s finalidades das atividades que integraro as oficinas de leitura. O processo de transposio didtica (CHEVALLARD, 1991) requer que o professor mantenha as bases

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 69

tericas pertinentes ao objeto, mas que realize mediaes de forma a assegurar o entendimento desse objeto pela criana. No caso especfico do reconhecimento de um gnero, ser essencial levar a criana a pensar sobre questes que envolvam: (a) quem escreve normalmente esse gnero; (b) para quem (quem l normalmente); (c) quais os lugares sociais do emissor e do destinatrio; (d) onde encontramos; (e) com que propsito se escreve; (f) por que o faz; (g) em que condies esse gnero circula na sociedade, etc. So essas questes diludas nos elementos do contexto de produo que garantiro criana reconhecer um gnero pelas suas propriedades comunicativas e no por definies dadas, de forma mecanicista, pelo professor. Isso porque o reconhecimento e o domnio de um gnero textual no se d pela sua forma lingustica, ou, ainda, pela sua nomeao na sala de aula seguida da descrio de suas caractersticas estruturais expostas na lousa, mas se d na medida em que auxiliamos os alunos a perceberem que os gneros textuais se materializam em situaes comunicativas especficas, que apresentam propsitos scio-comunicativos regulares, definidos por composies funcionais, motivos, intenes, finalidades e estilos concretamente fixados por foras histricas e ideolgicas . Mas, o processo de internalizao (VYGOTSKY, 1988) depender tambm de uma srie de longos eventos que a criana vivenciar tanto na escola, como fora dela, de forma a modificar ou a ressignificar as suas representaes sobre um determinado objeto, em especial as representaes referentes ao mundo sociossubjetivo. Por isso mesmo, a ferramenta que aqui ser exposta deve ser vista como um dos eventos na busca da construo dessas representaes, que so fontes do desenvolvimento tanto do leitor como do produtor de textos.

3. O INSTRUMENTO SEQNCIA DIDTICA

As sequncias didticas (SD), originariamente, foram introduzidas por pesquisadores do Grupo de Genebra (como Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz, A. Pasquier, Sylvie Haller, dentre outros) nas instituies de ensino francesas, entre 1985 e 1986 (cf. BRONCKART, 2006). Machado e Cristvo (2006) explicam que inicialmente no se tratavam de sequncias didticas voltadas para os gneros especificamente, mas, sim, de sequncias abertas a diferentes objetos de conhecimento (p.3). Foi somente na dcada de 90, no sculo passado, que essas ferramentas centram-se de forma mais especfica no ensino de gneros, inicialmente voltadas para a produo escrita e

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 70

posteriormente produo de gneros orais. Hoje, no entanto, conforme Nascimento (2007), as SD podem ter como objetivo tanto a apropriao de um determinado gnero com vistas a sua produo escrita/oral, ou, ainda, outros objetivos, como o desenvolvimento da leitura crtica de um ou vrios gneros, por exemplo. Embora possam haver outras ferramentas e outras abordagens epistemolgicas para o trabalho com os gneros textuais, aqueles que se inscrevem no quadro terico do ISD tm uma opo interessante em mos, na medida em que essa vertente estabelece uma relao entre o conhecimento, o psiquismo e o desenvolvimento humano e, nesse sentido, essa ferramenta pode gerar novas atividades psquicas importantes para o professor seja em formao inicial ou continuada (NASCIMENTO, 2009). O interesse nessa ferramenta normalmente justificado: (a) por permitir integrar as atividades de leitura, escrita e de conhecimento da lngua; (b) por considerar tanto os contedos de ensino prescritos pelos documentos oficiais quanto os objetivos de aprendizagem dos alunos; (c) por contemplar a necessidade de se trabalhar atividades e suportes variados de exerccios; (d) por facilitar a construo de programas em continuidade uns com os outros: (e) por propiciar a motivao dos alunos, na medida em que traz diferentes objetivos que os da aula (MACHADO e CRISTVO, 2006). As seqncias didticas definem-se, ento, como um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemtica, em torno de um gnero textual (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004, p. 97). O objetivo de uma SD levar os alunos a se apropriarem (e tambm a reconstrurem) uma prtica de linguagem scio-historicamente construda. Alm disso, em sua forma de trabalho com o genro tal como foi concebida, A SD deve oportunizar o desenvolvimento dos trs tipos de capacidades lingsticas mobilizadas no momento da produo de um texto (DOLZ, PASQUIER & BRONCKART ,1993) : (a) capacidades de ao, ou seja, o reconhecimento do gnero e de sua relao com o contexto de produo (representaes do mundo fsico, do estatuto social dos participantes, o lugar social onde se passa a interao) e a mobilizao de contedos prototpicos do gnero.; (b) capacidades discursivas, ou seja, o reconhecimento do plano textual de cada gnero, os tipos de discurso e as seqncias presentes; (C) capacidades lingstico-discursivas, isto , o reconhecimento e a utilizao das unidades lingstico-discursivas pertencentes e inerentes a cada gnero para a construo do significado global. Estas ltimas envolvem o gerenciamento das operaes de textualizao, isto , do estabelecimento da coeso verbal (tempos verbais) e nominal (referncias anafricas); o

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 71

gerenciamento das diferentes vozes presentes no texto e a expresso de modalizaes; as construes dos perodos e os itens lexicais. A elaborao dessa ferramenta requer que antes se faa um modelo didtico do gnero (cf. DOLZ & SCHNEUWLY, 1998; 2004), o qual definir os objetos de aprendizagem dos alunos. Esse modelo , na verdade, uma espcie de estudo e pesquisa sobre o gnero, o qual apontar os elementos ensinveis, que podero ser objetos de ensino-aprendizagem dentro de uma situao de comunicao especfica. No caso da proposta que apresentaremos, que envolver mais de um gnero, esse estudo incluiria o olhar do professor sobre o contexto de produo dos diversos gneros que perpassam a obra O carteiro chegou, a saber: carta de pedido de desculpas; panfleto de propaganda, carto postal, carta comercial, carta de despejo, carto de aniversrio. importante ressaltar que a SD deve estar articulada a um projeto de comunicao claramente definido, que motive os alunos para o seu objetivo principal, que no precisa ser, como destacamos, necessariamente o de produzir textos escritos de um determinado gnero. Em relao a esse aspecto, alis, Pereira e Graa (2007) chegam, inclusive, a defender a necessidade de seqncias que se voltem no apenas para um gnero em especfico, mas tambm para um conjunto de gneros reunidos segundo um determinado critrio lingusticodiscursivo. Portanto, foi nesse sentido que idealizamos a SD que ser apresentada. Terminada a etapa da elaborao do modelo didtico, chega-se ao momento da elaborao da SD, a qual envolve, na sua concepo original, as seguintes atividades, conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (op.cit.):

Apresentao da situao

PRODUO INICIAL

Mdulo 1

Mdulo 2

Mdulo 3

PRODUO FINAL

A apresentao da situao tem como finalidade explicitar o projeto a ser desenvolvido com a turma, de forma que os alunos construam uma representao da situao de comunicao e da atividade de linguagem a ser executada. A produo inicial representa o momento em que o professor realiza um diagnstico ou uma primeira produo oral/escrita do gnero com a finalidade de se observar aquilo que os alunos dominam ou no em relao quele gnero Seguem-se posteriormente as oficinas que tm justamente a funo de trabalhar com os problemas observados na produo inicial dos alunos, dando-lhes instrumentos

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 72

necessrios para superar tais obstculos. Por fim, a produo final revela ao professor os ganhos, as capitalizaes em torno daquilo que se ensinou durante as oficinas.Essa produo final precisa, todavia, respeitar as fases da escrita, ou seja, o planejamento, a reviso e a reescrita. importante destacarmos que esse esquema visa apropriao e o desenvolvimento da produo oral/escrita de um gnero especfico. Todavia, a proposta que apresentaremos a seguir tem outro objetivo: a de ser uma SD com vistas ao reconhecimento do contexto de produo de vrios gneros em especfico, j que essa tem sido uma dificuldade recorrente tanto de professores como de alunos. Por isso mesmo mobilizamos para sua execuo apenas a capacidade de ao, ficando as outras para uma outra SD que tenha como objetivo a apropriao de um nico gnero presente no livro.

4. UMA PROPOSTA DE SD VOLTADA PARA O CONTEXTO DE PRODUO DE UM GRUPO DE GNEROS

O trabalho com a leitura, em especial, nas sries inicias bastante rico, no sentido da quantidade e variedade de produo editorial no mercado brasileiro e fora dele. So centenas de livros, trazendo diversos gneros textuais, que todo ano chegam s livrarias e encantam professores e crianas. Levando em conta que dentre os gneros textuais mais trabalhados em sries inicias esto os contos infantis tradicionais, e tambm o fato de o professor em sala de aula normalmente definir livros paradidticos para o trabalho com a leitura, escolhemos como base para a elaborao de nossa SD o livro O carteiro chegou, de Janet & Allan Ahlberg, publicado pela Companhia das Letrinhas, no ano de 2008, como elemento

propulsor/motivador da prpria SD. O livro traz um interessante trabalho de intertextualidade inter-gneros

(MARCUSCHI, 2002) entre contos infantis e gneros textuais epistolares (e sua maioria) atuais, o que permite uma variedade de atividades e de projetos para a sala de aula. Todavia, para o trabalho com a SD que apresentaremos seria ento necessrio que as crianas j tivessem lido os seguintes contos: Cachinhos dourados e os trs ursos; Branca de Neve e os sete anes; Joo e o p de feijo; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho.

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 73

De forma geral, o livro contm diversos contos que trazem

um carteiro como

personagem principal e que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatrios que so personagens das histrias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope, so anexados a ele, no decorrer da histria, vrios gneros textuais, com diferentes propsitos comunicativos, conforme se v no quadro abaixo:

CARTA Carta 1

REMETENTE Cachinhos dourados Emprio da Bruxaria Joozinho

DESTINATRIO Sr. e Sra. urso

OBJETIVO -Pedido de desculpas por ter comido o mingua do ursinho -Venda de artigos para bruxas -Envio de notcias sobre a viagem de Joozinho ao rio de Janeiro -Comunicado de publicao de um livro comemorativo pelo casamento de Cinderela e o Prncipe; - Envio do exemplar do livro comemorativo - Comunicado de despejo

GNERO TEXTUAL Carta de pedido de desculpas Panfleto de propaganda Carto postal

Carta 2 Carta 3

Bruxa malvada da floresta Gigante

Carta 4

Plbio Publicano Publicaes

Cinderela

- Carta de comunicao de publicao de livro - Conto de fadas

Adviges Adegas Lobo Mau - Carta de comunicado & Advagos de despejo Advogados Carta 6 Chapeuzinho Cachinhos - Felicitao pelo - Carto de aniversrio Vermelho Dourados aniversrio Quadro 3. Elementos parciais do contexto de produo do livro O carteiro chegou (2007)

Carta 5

O quadro acima j evidencia alguns dos elementos do contexto de produo dos gneros inseridos no livro. Por meio dele j possvel percebermos que o reconhecimento da inteno do produtor dos textos que vm dentro dos envelopes um dos elementos

fundamentais para a prpria identificao do gnero. Isso possvel porque inserimos esse texto no seu contexto de produo, o que seria muito diferente de um trabalho em sala de aula que apenas nominalizasse o gnero e desse a descrio de suas caractersticas para as

crianas, sem antes passar por processo de leitura e anlise dessas caractersticas em textos do gnero. Reforamos que mera definio de um conceito pela criana/aluno no significa a sua apropriao e nem to pouco o seu emprego, pois no garante que o aluno dominou suas

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 74

propriedades internas, seus traos essenciais, o que faz com que se caia, no contexto escolar, em um ensino que valorize apenas memorizao mecnica (DAVYDOV, 1982). Para que a apropriao ocorra, operaes mentais como a comparao, a generalizao e a sntese, bastante caractersticas do pensamento emprico, precisam estar complementadas por outras como o estabelecimento de causas e efeitos, a exemplificao, a problematizao que colocaro a criana diante do real funcionamento do objeto e no apenas daquilo que mais aparente. Essas operaes so, tambm, interessantes para que pensemos nos tipos de exerccios que utilizaremos na prpria seqncia didtica (embora no seja o nosso objetivo neste artigo), que deve, alis, na sua composio diversificar os tipos de exerccios exatamente par oportunizar que diferentes operaes mentais possam ser acionadas (DOLZ e SCNHEUWLY, 2004). Dada a limitao deste artigo, optamos por apresentar apenas um quadro demonstrativo das oficinas de uma SD e dos objetivos de ensino para o reconhecimento do contexto de produo dos gneros presentes no suporte envelope, no livro O carteiro chegou. Ressaltamos mais uma vez, que embora essa SD no tenha como objetivo principal a atividade de produo escrita de um gnero, acabamos por inserir uma atividade de produo final como forma de garantir a manuteno da intertextualidade inter-gneros presente no livro e, tambm, como forma de, posteriormente, o professor poder usar dessa produo para uma nova SD de um gnero especfico.Alm disso, fizemos adaptaes necessrias da

ferramenta tendo em vista o nosso objetivo, conforme exemplifica o quadro abaixo:


OFICINAS Oficina 1: OBJETIVO Motivar os alunos em torno de um projeto de Recordar com os alunos a sinopse dos contos

- Apresentao da situao e do projeto comunicao coletivo: leitura e produo de cartas. classe: Ler diferentes cartas trazidas pelo carteiro infantis tradicionais. para atualizar a leitura dos contos infantis Reunir as crianas em grupo para registrar as tradicionais e produzir uma carta final para sinopses. um dos personagens de histrias infantis - Dramatizao para reconhecimento de algumas tradicionais. personagens de contos infantis. - Roda de leitura: relembrando os contos tradicionais presentes nos livros Oficina 2 Um pouquinhos de histria: Compreender o desenvolvimento dos meios de o comunicao a partir da leitura crtica da reportagem Recados do passado- veja como as pessoas trocavam

desenvolvimento dos meios de comunicao

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 75

mensagens em diferentes pocas, publicada pela Revista Recreio (n 420, 27/03/08) Oficina 3 Reconhecimento das condies Discutir por meio da leitura dos gneros os de elementos principais do contexto de produo por Debater oralmente para identificar as opinies dos alunos. Escrever uma lista de constatao sobre o gnero. Oficina 4 Reconhecimento das condies Analisar, por meio de uma aula de leitura, duas de propagandas de um mesmo produto (pezinhos de

produo do gnero textual 1: carta de meio de um quadro comparativo entre eles. pedido de desculpas

produo gnero textual 2: panfleto de leite da Nutrela) voltadas a pblicos distintos: a propaganda primeira a meninos e a segunda a meninas; Refletir com as crianas, por meio do

planejamento de uma aula de leitura (vide HILA 1999, para saber procedimentos de elaborao para uma aula crtica a partir de gneros textuais) sobre: o poder da propaganda, a importncia dos destinatrios, os recursos visuais tendo em vista os destinatrios. Leitura crtica do panfleto do livro, destinado bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do contexto de produo. Oficina 5 Reconhecimento das condies Praticar a escrita de um carto de aniversrio de trazido pelo professor. Comparar os gneros anteriores por meio de um quadro destacando-se os elementos do contexto de produo. Escrever um registro com os alunos sobre as descobertas realizadas. Oficina 6 Reconhecimento das condies Retomar os pontos aprendidos sobre a carta de de pedido de desculpas.

produo gnero textual 3 e 4 : carto postal Ler um carto postal trazido pelo professor . e carto de aniversrio

produo dos gneros textuais 4 e 5: carta de Ler as cartas presentes no livro. comunicao de publicao de livro e carta Praticar o reconhecimento do objetivo das cartas e de comunicado de despejo de seus destinatrios. Escrever um registro diferenciando as trs cartas trabalhadas.

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009 Oficina 7

P g i n a | 76

Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada

-A produo coletiva/grupo de uma carta pelo carteiro para uma personagem conhecida de para um personagem de um conto infantil contos infantis, a fim de continuar o processo de trabalhado para dar continuidade ao livro intertextualidade inter-gneros. Realizar um debate oral sobre algumas

possibilidades de gneros e de situaes para a carta. Orientar o processo de planejamento. Expor as cartas na sala. Quadro 4. Os objetivos e os contedos de uma SD para o reconhecimento do contexto de produo dos gneros presentes no livro O carteiro chegou para sries iniciais.

Dessa maneira, a SD acima, assumindo como propsito maior o trabalho com o reconhecimento do contexto de produo dos gneros que integram o livro O carteiro chegou, representa uma maneira de, na sala de aula, o professor instituir, ainda que parcialmente (pois no abordamos outros aspectos do gneros como a arquitetura interna dos textos e os mecanismos enunciativos e de modalizao ), um trabalho com a leitura em que o trabalho com o lingustico e o extralingustico s so possveis na medida em que consideramos o gnero como um enunciado concreto (BAKHTIN, 2003) e, por isso mesmo, abrimos possibilidade de oportunizar ao professor e aos seus alunos um pedagogia de leitura com vistas uma formao cidad.

THE POSTMAN HAS ARRIVED: A DIDATIC SEQUENCE PROPOSAL FOR BEGINNERS ABSTRACT

Reading practices and textual genres development in the classroom still face both theoretical and methodological gaps, especially in initial school years when genres generally tend to be grammaticalized. These gaps are also observed in the prospective educators undergraduate courses, whose curricula lack epistemological basis for the development of reading practices under an interactionist perspective. Regarding the development of textual genres for the reading classes in particular, the initial difficulty, being it the teachers or his / her students, is already present during the genre recognition phase. Having this special point/issue in mind, the objective of the study is to present a didactic sequence plan (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), aiming mainly at the recognition of the production context of genres, mostly of the epistolary type. Janet and Alan Ahlbergs book O carteiro chegou / The postman has arrived, targeted on initial school years, will be the basis for the didactic sequence plan. The intention is to contribute with teaching materials for the recognition stage and help the teachers literacy process in his/her workplace (KLEIMAN, 2008). The study is grounded on social

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 77

interactionism and sociodiscursive interactionism assumptions which postulate the need to understand a subjects actions taking into account a socio-historical context in particular. KEYWORDS: Reading; Textual genres; Didactic sequence;Teacher education.

REFERNCIAS

AHLBERG, J. e ALLAN. O carteiro chegou. Traduo de Eduardo Brando. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007. BAKHTIN, M. Formas de tempo e de cronotopo no romance. In: ____________. Questes de literatura e de esttica: a teoria do romance. Traduo de A. Bernardini et. al. So Paulo, Hucitec, 1993. __________________. Esttica da criao verbal. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003 BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. So Paulo: Hucitec, 1992. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica - SAEB. Braslia : MEC/SEF, 2004. BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, texto e discursos: por um interacionismo scio-discursivo. Trad. De Anna Raquel Machado, Pricles Cunha. So Paulo: EDUC, 2003 ___________________. Ls diffrentes facettes de l interactionnisme scio-discursif. Caleidoscpio- Revista de Lingustica Aplicada, So Leopoldo, n.esp: International Congresso n Language and Interaction, 2006. CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseign. Paris, Ed. La Fense Sauvage, 1991. DAVYDOV, V. Tipos de generalizacin em la enseanza. Habana: Editorial Pueblo y Eucation, 1982. DOLZ, J. & SCHNEUWLY, B. Pour un enseignement de loral. Initiation aux genres formels lcole. Paris, EFS diteur, 1998. _________________________. Gneros e progresso em expresso oral e escrita elementos para reflexes sobre uma experincia sua (francfona). In:______ (Orgs.) Gneros orais e escritos na escola. Trad. e Org. Roxane Rojo e Glas Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado de Letras, p.41-70, 2004.

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 78

DOLZ, J; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Seqncias didticas para o oral e a escrita: apresentao de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. (orgs.). Gneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, p.95-128, 2004. DOLZ, J; PASQUIER, A.; BRONCKART- J-P . Lacquisition des discourse: emergence dune competence ou apprentissage de capacits langagires diverses? Etudes de linguistique applique, 89, 1993, p.25-35 HABERMAS, J. Conscincia moral e agir comunicativo. Trad. Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989 HILA, C. V. D. Ressignificando a aula de leitura. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org.) Gneros textuais: da didtica da lngua aos objetos escolares. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2009, no prelo. _____________. As representaes do contexto de produo da redao de vestibular. In: Anais... 4. Simpsio Internacional de Estudos de Gneros Textuais SIGET. Tubaro: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2007, p.837-852. _____________. Ressignificando a aula de leitura. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org.) Gneros textuais: da didtica da lngua aos objetos escolares. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2009, no prelo. KLEIMAN, A. Os estudos de letramento e a formao do professor de lngua materna. In: Revista Linguagem em (Dis)Curso, volume 8, nmero 3, set/dez., 2008 MACHADO, A. R.; CRISTVO, V. L. L. A construo de modelos didticos de gneros: aportes e questionamentos para o ensino de gneros. Revista Linguagem em (Dis)curso, volume 6, nmero 3. set/dez., 2006. MARCUSCHI, L. A. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In: DIONSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.) Gneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, p.19-36, 2002. NASCIMENTO, E. L. (Org.) Gneros textuais: uma abordagem para o ensino de lngua portuguesa. Gneros textuais, ferramentas didticas e formao dos professores. Ponta Grossa: Ed. UEPG, CEFORTEC, 2007. _________________________. Gneros textuais: da didtica das lnguas aos objetos escolares. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2009, no prelo PEREIRA, L. A.; GRAA, L. Da conceptualizao do contexto de produo e sua produtividade na didtica da escrita. In: GUIMARES, A. M. de M.; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (Orgs). O interacionismo sociodiscursivo questes epistemolgicas e metodolgicas. Campinas-SP: Mercado de Letras, p.177-189, 2007.

R e v i s t a P r o l n g u a I S S N 1983-9979 Volume 2 Nmero 1 Jan./Jun de 2009

P g i n a | 79

SAITO, C. L. N.; NASCIMENTO, E. L. Texto, discurso, gnero. In: SANTOS, A. R. dos; RITTER, L. C. B. (Orgs.). O trabalho com a escrita no ensino fundamental. Maring: EDUEM, p.11-41, 2005 VYGOTSKY, L.S. A formao social da mente. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1988.

S-ar putea să vă placă și