Sunteți pe pagina 1din 1

Ensaio sobre o ensino de sociologia: O sentido poltico da sociologia no ensino mdio.

Jonas Rangel de Almeida. Licenciatura em Cincias sociais. jradavisao@yahoo.com.br Docente: Dr. Rodrigo Gelamo Pelloso. Disciplina: Didtica.

A problemtica que foi sugerida para reflexo gira em torno da questo: O que faz um socilogo quando seu oficio lecionar cincias sociais para uma classe de ensino mdio? De antemo preciso dizer que muitos socilogos j se ocuparam desse problema, dentre eles, intelectuais de grande destaque na escola de sociologia paulista, como Florestan Fernandes1. Meu objetivo no dar uma resposta pronta e acabada para esse problema, mas, dar um sentido para esse elemento, quer dizer, articular aquilo que torna essa resposta apropriada, identificando o que faz desse problema educacional um objeto adequado para ns e correlativamente, formular de maneira mais completa a natureza da resposta, assim como explicitar o que tudo isso pressupem sobre ns mesmos e sobre nossa situao no mundo. Deste modo, pretendo apenas discutir por que ele se tornou um problema para ns, cientistas sociais. Considero tripla a tarefa de um professor:
1. Atividade de leitura e escrita: Registro daquilo que se pode saber. Da apropriao dos discursos e dos saberes que permite que constitua relaes com a prpria identidade, ou, ocupe uma posio de sujeito. O domnio tcnico/administrativo. Registro daquilo que eu posso fazer. O professor est implicado, subordinado em relaes de poder e autoridade com o Estado. um problema de poder, mas, no s, tambm de governo, governo da vida e razo do Estado moderno. O mbito do ensino; Registro daquilo que podemos esperar. A educao para qualquer cultura um dos elementos para um bom governo, portanto, o domnio poltico.

2.

3.

A tarefa do professor de Cincias Sociais apresentar, por intermdio de um mtodo de exposio, isto , elevando o pensamento ao conceito, as teorias, discursos, formas de organizao social e problemas que emergem da vida dos homens em sociedade. Considero portanto que, utilizando uma abordagem interpretativa desses problemas sociais um professor de sociologia deva oferecer condies para que os alunos possam compreender os conceitos e significados dessa disciplina cientifica, ou seja, que consigam desnaturalizar as formas sociais que se incrustaram em decorrncia de inmeras prticas reprodutoras presente na atual forma societria. Nesse sentido, ele cumpre um papel poltico mostrando aos alunos formas de pensamento que tem por finalidade promover a justia social.

FERNANDES, F. A formao poltica e o trabalho do professor. In. CATANI, Denise Barbara; MIRANDA, H. T; MENEZES, L. C; FISCHMANN, R. Universidade, escola e formao de professores. So Paulo: Brasiliense, 1986._____. O ensino da Sociologia na escola secundria brasileira. In: A Sociologia no Brasil. Petrpolis: Vozes, 1975. Originalmente publicado nos Anais do I Congresso Brasileiro de Sociologia, 21-27 de junho de 1954, em So Paulo.

S-ar putea să vă placă și