Sunteți pe pagina 1din 10

Questionrio preparatrio para Primeira Prova de Introduo ao Estudo do Direito Professor Lucas de Alvarenga Gontijo 1) De que forma o iluminismo

francs contribuiu para a formao do Positivismo Jurdico?

2) Qual foi a teoria intentada pela Escola da Exegese e quais suas conseqncias para o Direito? 3) Que tentou provar Rousseau com seu livro a Origem da Desigualdade Entre os Homens e que pensamento doutrinrio est alinhado a essa obra? 4) 5) Podemos dizer que o racionalismo desapareceu do pensamento jurdico contemporneo? Leia com ateno as seguintes sentenas:

Ao tentar ser uma doutrina absolutamente desprendida de qualquer valor poltico, ideolgico ou metafsico, o Positivismo Jurdico prima-se pela imparcialidade e abstinncia das questes humanas. No seria essa, por si, uma deciso poltica? Reflita e faa uma dissertao sobre seu contedo. 6) Um grande passo dado pela humanidade em funo da doutrina Positivista o cumprimento do princpio do Devido Processo Legal ao invs de decises polticas ou maculadas de parcialidade. Que pretende tal princpio, quais seus pressupostos, quais suas vantagens para o Direito? 7) O Juspositivismo tenta ver o Direito como uma cincia. Quando buscamos um conceito apropriado do que vem a ser cincia, poderamos eleger a seguinte definio elaborada por um respeitvel Professor mineiro: Cincia afastar-se da realidade para melhor olhar o objeto de maneira unvoca (Professor Joaquim Carlos Salgado). Pergunta-se, ento: a) b) possvel observar o Direito de maneira unvoca? possvel afastar-se da realidade e julgar os fatos atravs da Cincia Jurdica?

8) Poderamos dizer que, segundo Hans Kelsen, o Direito seira cumprido apenas pela fora da coero? Explique: 9) Na doutrina positivista, a Norma Jurdica relativamente imparcial ao valor abarcado, ou seja, nela tudo poderia ser escrito. No seria esta teoria um afastamento das questes humanas em prol da fora constituinte do poder? 10) Considerando o posicionamento do Professor Dalmo de Abreu Dalary, quando diz que o Positivismo Jurdico, o Estado Moderno e a Imposio da Burguesia so fenmenos correlatos. Trace um paralelo sobre a formao destes institutos, correlacionando-os e, ao final, posicione-se a favor ou contra a teoria discutida.

11) Observe a afirmao: O costume uma fonte passiva do direito . Quando afirmamos que a lei uma fonte ativa do Direito, que pretendemos com este posicionamento oposto? 12) Cite 3 caractersticas bsicas da Escola Historicista Alem. E diga como este movimento influenciou na formao do Positivismo Jurdico. 13) Quando o positivismo idealizado por Kelsen afirma se abster dos juzos de valor, para concentra-se, apenas, na validade da Norma Jurdica, que se pretende com isso? 14) Por que os positivistas acreditam na indispensabilidade da coao para o cumprimento do Direito? 15) O que Teoria do Ordenamento Jurdico? Quais seus fundamentos e pressupostos? 16) Por que, para Kelsen, uma Norma, fora do ordenamento, no produz efeito no mundo jurdico? 17) Hans Kelsen definiu a Norma Jurdica como esquema de interpretao, criando a concepo de ato subjetivo e ato objetivado. Explique o que vem a ser esta teoria e como ela funciona. 18) Quando dizemos que nossa Constituio Federal diligente, que pretendemos com isso? a) b) que corrente jusfilosfica defende essa idia? que pensador ingls, entre os quais estudamos, poderia ser citado junto a esse tema?

19) Para o Positivismo Jurdico, a norma vale enquanto tem legitimidade dentro do Ordenamento Jurdico. Isso quer dizer que a norma prescinde de eficcia para ter vigncia? 20) Observe a doutrina Kelseniana: O Direito uma ordem de coero e, como ordem de coero, - conforme o seu grau de evoluo - uma ordem de segurana, quer dizer, uma ordem de paz (Teoria Pura do Direito, 4 ed., 1 reimpresso, 1995, pg. 41) . Estudamos em nosso curso o conceito de Segurana Coletiva segundo esse autor. Assim como o entendimento dele sobre Coao e Paz. Disserte sobre o enunciado retro e conclua com seu prprio posicionamento. 21) Jeremmy Benthan acreditava na supremacia da Lei em relao aos Costumes e Jurisprudncia. Ele achava que, atravs das leis, seria possvel projetar uma sociedade melhor no futuro. Tambm aceitava e defendia a idia de ser possvel a figura de um legislador universal, para todos os homens. correto afirmar sobre esse pensador ingls: a) Ele acreditava no Direito Natural e era cptico aos princpios utilitaristas e empiristas ingleses. b) Tratava-se de um racionalista com fortes influncias iluministas, embora no desprezasse o empirismo.

c) Ele influenciou muitssimo o Direto Ingls, tendo poucas conseqncias na Europa continetal. 22) Explique o enunciado: O Direito Positivo contm aspecto doutrinal segundo o qual no existe outro Direito seno ele prprio. 23) Disserte sobre: O que a prevalncia da Lei seno a vontade de criao de um ordenamento racional para a sociedade, com proposta de modifies. 24) Continue a sentena e conclua dizendo quais as influncias desses pensamentos para a constituio do Positivismo Jurdico: Os jusfilsofos historicistas descartavam a idia de um Direito advindo da razo, afirmando que no seria essa a mola propulsora do Direito, mas, sim ... 25) Observe a sentena, identifique de qual escola jurdica este pensamento partiu e d seu prprio parecer sobre este posicionamento. A (...) considera o homem no na sua universalidade mas sim na sua individualidade. Acredita na mutabilidade da humanidade frente o tempo, espao, fatores polticos etc. 26) A formao do Direito Positivo est diretamente ligada a idia de Estado Moderno. Explique. 27) Faa um paralelo entre Direito Natural e Direito Positivo, apontando e explicando suas principais diferenas: 28) Disserte sobre Norma Jurdica e diga quais suas diferenas perante o conceito de Lei. 29) Por que a coao uma nota especfica do Direito segundo a doutrina Positivista do Direito? 30) O Jusracionalismo tambm compreendido como uma acepo do Jusnaturalismo. Pergunta-se: a) qual o conceito de Jusracionalismo especificamente? b) qual a diferena entre jusracionalismo e jusnaturalismo ( caput da questo)? c) qual a diferena filosfica entre o jusnaturalismo clssico (Gregos e Romanos) e o Jusnaturalismo Medieval (Toms de Aquino e Agostinho)? 31) Qual o conceito de Teoria Imperativista do Direito? 32) Aponte trs caractersticas da cincia e da filosofia, diferenciando-as. 33) Dentro de sua Teoria do Comando, que pretendia John Austin ao afirmar que o Direito deveria esgotar em si prprio? 34) Disserte sobre o Princpio da Onipotncia do Legislador:

35) Leia o texto e responda: Art. 126 do CPC - O juiz no se exime se sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais, no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito . Acredita-se que o ordenamento jurdico poder suprir suas lacunas e antinomias atravs de um processo silogstico e cientfico. Por outro lado, alguns pensadores, no entendem o direito como algo que poderia ser analisado cientificamente. Que voc entende por analogia, princpios gerais do direito e eqidade? Como funciona estes institutos jurdicos? Justifique. 37) Leia os textos apresentados e correlacione o primeiro enunciado com os dois ltimos: A melhor interpretao da lei a que se preocupa coma soluo justa, no podendo o seu aplicador esquecer que o rigorismo na exegese dos textos legais pode levar a injustias (RSTJ 4/1.554 e STJ-RT 656/188 e neste sentido: RSTJ 28/312). O direito positivo deve esgotar em si prprio John Austin. O direito positivo enxerga apenas a si prprio Norberto Bobbio. 38) Disserte sobre o tema: Direito como Cincia? E responda ao seguinte apontamento: a) Que se entende por teoria imperativista do direito? 39) Leia os dois enunciados e responda: A interpretao das leis no deve ser formal, mas sim, antes de tudo, real, humana, socialmente til. (...) Se o juiz no pode tomar liberdades inadmissveis com a lei, julgando `contra legem`, pode e deve, por outro lado, optar pela interpretao que mais atenda s aspiraes da Justia e do bem comum (Min. Slvio de Figueredo, em RSTJ 56/152). A justia um valor absoluto e no pode ser atingido pelo homem, assim como o belo ou o bom. Trata-se de uma verdade construda na histria, em detrimento dos valores culturais e historicamente estabelecidos. (Ludwig Wittgeinstein). a) b) Que norma jurdica? Que se entende direito natural?

40) Veja os enunciados e disserte sobre o tema: direito uma forma de criar estabilidade na sociedade. Art. 131 CPC (...) o juiz dever indicar, na sentena os motivos que lhe formaram o convencimento. A liberdade de algum vai at onde encontra a liberdade de outrem Rui Barbosa.

41) Para Beccaria utilitarismo a maior felicidade para o maior nmero de pessoas. Para Charles Pierce, pragmatismo todo ato humano, condicionado ao atendimento de um fim especfico. Quando afirmamos que o direito positivo atende aos ideais do utilitarismo e do pragmatismo, que pretendemos com tal afirmao? 42) Os romanos havia estipulado a seguinte sentena: jus et obligatio sunt correlata (a todo direito de algum, corresponde a obrigao de respeit-lo por parte de outrem). Disserte sobre esta frase romana, levando em discusso a dicotomia: direito positivo x direito natural. 43) Que diferencia direito de moral? Justifique. 44) Leia o significado de DE JURE e correlacione esta idia a resposta da pergunta abaixo enunciada. A expresso latina DE JURE traduz-se de direito. E se ope ao DE FACTO. Aplica-se, notadamente, na expresso juris et de jure, para indicar o que se funda num princpio absoluto de direito, no admitindo, pois, controvrsias ou impugnao, enquanto que o juris tantum admite contrariedade. Pergunta-se: Disserte sobre o conceito de Norma Fundamental segundo a doutrina de Hans Kelsen: 45) Faa um paralelo entre Direito Natural e Direito Positivo, apontando e explicando suas principais diferenas: 46) Disserte sobre: O que a prevalncia da Lei seno a vontade de criao de um ordenamento racional para a sociedade, com proposta de modificaes. 47) Faa uma analise hermenutica do seguinte fato, seus destinatrios e da aplicao jurisdicional envolvida. Qual a verdadeira funo do direito? (...) verificou-se que o juiz de Direito, Glodner Luiz Pauletto, determinara ao de reintegrao de posse em favor do ocupante particular da Fazenda Santa Elina, em parte pertencente Unio. Um contigente de 180 policiais militares, executando o mandado, na madrugada do dia 9 de agosto do corrente ano, investiu contra cerca de 600 famlias, utilizando armas pesadas, bombas de iluminao e gs lacrimogneo, resultando na morte de 10 posseiros e dois policiais militares, alm de pelo menos oito trabalhadores desaparecidos e dezenas de feridos (Massacre de Corumbiara, Rondnia Relatrio Anual da Cmara dos Deputados Federais - CDH, Braslia, 1996, pg. 36). 48) Que Ordenamento Jurdico? Qual sua finalidade e quais seus desafios enquanto proposta terica do direito positivo? 49) Postulamos que a Norma Jurdica uma tcnica de organizao social moderna, que pretendemos com tal afirmao?

50)

Hans Kelsen afirma que as sanes estatudas por uma ordem jurdica no so transcendentes, mas socialmente imanentes. Diga o que o filosofo austraco pretende com tal afirmao.

51) Quando Hans Kelsen afirma que o Direito visa a paz coletiva, que pressupostos estabelece o pensador austraco para fazer tal afirmao? 52) Quanto Hans Kelsen afirma que a coao deve ser entendida como conseqncia de uma situao de fato, que pretende dizer com isto? 53) Leia com ateno: Uma norma singular uma norma jurdica enquanto pertence a uma determinada ordem jurdica, e pertence a uma determinada ordem jurdica quando sua validade se fundamenta na Norma Fundamental. Que Hans Kelsen pretende com tal afirmao? Explique. 54) Leia o texto e responda: Uma das mais pertinentes crticas erigidas contra a doutrina do juspositivismo, consiste em afirmar que a norma jurdica no corresponde a realidade que ela pretende retratar. Tal teoria denomina-se Realismo Jurdico. Seria, de fato, possvel estabelecer um mtodo hermenutico sistemtico, utilizando-se de princpios jurdicos como analogia, princpios gerais do direito e eqidade? Defenda seu posicionamento. 55) Afirma-se que o Positivismo Jurdico uma doutrina de cunho contratualista . Que se pretende dizer com tal enunciado? 56) Para Hans Kelsen, qual relao se estabelece entre norma jurdica e valor? 57) Leia o texto e responda: Em seu significado mais geral, a palavra Poder designa a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos. (...) Se entendermos em sentido especificamente social, ou seja, na sua relao com a vida do homem em sociedade, o Poder torna-se mais preciso, e seu espao conceptual pode ir desde a capacidade geral de agir, at capacidade do homem em determinar o comportamento do homem. (Norberto Bobbio Dicionrio de Poltica). Em detrimento da idia de Poder supra citada, responda: qual a motivao da concepo da Teoria do Ordenamento Jurdico? Quais seus pressupostos e fundamentos? 58) Leia o enunciados e responda: A interpretao das leis no deve ser formal, mas sim, antes de tudo, real, humana, socialmente til. (...) Se o juiz no pode tomar liberdades inadmissveis com a lei, julgando `contra legem`, pode e deve, por outro lado, optar pela interpretao que mais atenda s aspiraes da Justia e do bem comum (Min. Slvio de Figueiredo, em RSTJ 56/152). Correlacione esta afirmao supra citada com o que vem a ser a teoria do ato objetivado segundo a teoria de Hans Kelsen.

59) Cada filsofo reflete sobre a fenomenologia de seu prprio tempo e cria um sistema que procura revolucionar a sua prpria poca. Eis a razo da multiplicidade de doutrinas explicativas dos fundamentos do direito. Quando Beccaria define em sua obra Dos Delitos e das Penas que nullum crimen, nulla poena, sine lege (no h crime nem pena se no houver lei que os prescreva), que pretende com esta afirmao? 60) Analise as afirmativas e d mais 3 caractersticas a cada concepo de direito: Sobre o Direito consuetudinrio podemos afirmar: > Que menos acessvel ao conhecimento pblico, pela quantidade e variedade de documentos; > que produzido com menos ponderao, porque criado caso a caso e em grande demanda; > que emitido post facto; > que acompanha as transformaes sociais com mais agilidade e preciso; > ... > ... Sobre o Direito Codificado podemos afirmar: > Que d maior diligncia ao Direito; > que d maior clareza e objetividade ao Direito; > ... > ...

61) Que classificao metodolgica atribumos ao direito quando afirmamos que este pode ser entendido como um fato? Justifique os pressupostos e fundamentos desta classificao. 62) O art. 5 da Constituio Federal, no seu inciso XLIX, prev que assegurado aos presos o respeito sua integridade fsica e moral. Esta disposio legal tem algum efeito prtico na realidade da vida social brasileira? Justifique seu posicionamento. 63) Prev o inciso IV do artigo 7 de nossa Constituio Federal que o salrio mnimo, deve ser capaz de atender as necessidades do trabalhador, assim como de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe prescrevem o poder aquisitivo . Disserte criticamente sobre a caracterstica normativa que envolve este dispositivo legal. 64) Dispe o artigo 26 do Cdigo Penal Brasileiro: isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. O direito considerado cincia por objetivar o conhecimento sistemtico de uma parcela da realidade cultural, visto de uma determinada tica.

Justifique esta afirmao e a correlacione sua justificativa com o artigo supra citado, objetivando seus pressupostos cientficos. 65) Quando procura-se a definio etimolgica de direito, diz-se que esta palavra provm do baixo latim. Origina-se do adjetivo directus (qualidade do que est conforme reta; o que no tem inclinao, desvio ou curvatura), oriundo do particpio passado do verbo dirigere, equivalente a guiar, conduzir, traar, alinhar, endireitar, ordenar. Pergunta-se: a) Que direito para Hans Kelsen? Qual sua finalidade? b) Qual a finalidade do direito para Jeremy Benthan? 66) Defenda a seguinte afirmao: O direito positivo tem cunho essencialmente pragmtico e utilitrio. 67) Para o cdigo de direito penal, tudo que est previsto (escrito) proibido e para o cdigo de direito civil, tudo que no est previsto permitido. Ento, pergunta-se: a) Que vem a ser teoria do ordenamento jurdico? b) Existe antinomia jurdica? Justifique. c) Em que sentido podemos afirmar que no h lacunas no direito (orientao de Hans Kelsen). 68) O direito fixa, acima de tudo, as relaes entre indivduos e os interesses que predominam numa determinada sociedade, em certo momento histrico, tendo, portanto, valores a serem defendidos. por isso que o direito pressupe o Estado, organismo capaz de impor o cumprimento desta vontade. Correlacione o iluminismo (a), a Escola Histrica (b) e a teoria do comando (c) com o enunciado supra citado. 69) Para o jurista Wilhelm Lundstedt, o direito no cincia, em face da relatividade de suas leis e de seus princpios gerais. Para Paul Koschaker, a dogmtica jurdica no cincia, porque no se prope a descobrir verdades. Voc concorda ou descorda das afirmaes supra citadas? Justifique seu posicionamento sobre cada uma delas. 70) Responda as seguintes perguntas correlacionadas com a Teoria do Ordenamento Jurdico: a) Quais so as influncias do pensamento iluminista para a formao do positivismo jurdico? Lembre de mencionar como um dos itens utilizados em sua resposta questes relacionadas com o pensamento contratualista e interessados na projeo e controle das condutas humanas. b) Que solues so propostas por Norberto Bobbio para superao do problema das antinomias jurdicas?

c) Explique o fenmeno da Norma Fundamental (conceito kelseniano) e diga qual a sua finalidade e sua necessidade metodolgica. d) Qual a relao entre teoria do ordenamento jurdicoe a idia de cincia? 71) A professora Vera Karam afirmou em palestra proferida no IV Seminrio de Filosofia do Direito do Crculo Jusfilosfico Carlos Campos que o direito um instrumento para estabilizar as expectativas de conduta humana. Correlacione a tese da professora paranaense com a idia de Estado Moderno. 72) Correlacionando o conceito de cincia com a idia contida no ttulo da obra Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen, responda a seguintes questes: a) b) c) d) Por que se atribui o rtulo de epistemolgica teoria kelseniana? Explique. Que relao existe entre Direito e Coao para o autor da Teoria Pura do Direito? Por que o direito segundo a viso kelseniana pode ser entendido como autopoitico? Correlacione o tema abordado na letra c com a idia de que o direito deve esgotar em si mesmo e com a Teoria do Comando de John Austin?

73) Responda as seguintes perguntas correlacionadas com a Teoria do Ordenamento Jurdico: a) Qual a influncia da Escola de Exegese para o Direito? Lembre de mencionar como um dos itens utilizados em sua resposta - questes relacionadas com o pensamento contratualista e interessados na projeo e controle das condutas humanas. b) Correlacione os seguintes conceitos: (1) Norma Fundamental com o conceito de cincia; e (2) a idia de coerncia do ordenamento jurdico com a tese de segurana jurdica. Para responder esta questo se possvel - utilize-se da expresso epistemologia. c) Explique o conceito de teoria mecanicista do direito e diga quais outras teses crticas da modernidade esto correlacionadas com esta idia. d) Que solues so propostas por Norberto Bobbio para superao do problema das antinomias jurdicas? 74) At que ponto pode-se dizer que o Estado Moderno a infraestrutura para criao do direito positivo (ou vice versa). Lembre-se de correlacionar com o texto de sua resposta fatos histricos como a Revoluo Industrial, a Revoluo Francesa e o Positivismo Filosfico teorizado por autores como Emmanuel Kant e August Comte. 75) Veja os trocadilhos: Formalismo Jurdico a) princpio da validade da norma dentro da X teoria de purificao do direito de Hans Kelsen

b) Do recndito ao acrisolamento (do X o direito positivo no se diferenciou muito do escondido ao sacralizado) antigo mtodo jusnaturalista Extraia uma tese de cada trocadilho e correlacione o resultado alcanado com seu conhecimento da Escola Histrica. 76) Veja os enunciados e faa a correlao respondendo as perguntas abaixo escritas: Norberto Bobbio, em sua obra Teoria do Ordenamento Jurdico, entende por antinomia jurdica aquela situao que se verifica entre duas normas incompatveis, pertencentes ao mesmo ordenamento e tendo o mesmo mbito de validade um conflito de comandos. Todavia, Hans Kelsen afirma que o direito uma ordem de conduta humana. E dispe: Uma ordem um sistema de normas cuja unidade constituda pelo fato de todas elas terem o mesmo fundamento de validade. Pergunta-se: a) Como pode o Ordenamento Jurdico trazer antinomias se este pretensamente coerente atravs de um s fundamento de validade? Estaria Kelsen iludido? b) A idia de sistema normativo est de fato comprovada? Justifique. 77) Agnes Heller, em sua obra Alm da Justia, disps sobre a coao: A rejeio total do princpio de punio, por um lado, e a subdiviso da sociedade em cidados que a lei abrange e delinqentes por outro seguem a mesma premissa que virtudes pertencem s sociedades despticas e no s livres. Na sociedade desptica, algum precisa de virtudes domsticas, precisa das virtudes de amizades ou mesmo de auto-sacrifcio patritico. Mas numa sociedade livre, as virtudes so suprfluas, alem do mais porque inspiram submisso (pgina 220). Faa um paralelo entre a necessidade do direito positivo e a sua inobservncia. 78) Dispe Hans Kelsen em seu livro Teoria Pura do Direito: Se esta ordem de coao limitada no seu domnio territorial de validade a um determinado territrio e, dentro desse territrio, por tal forma eficaz que exclui toda e qualquer outra ordem de coao, pode ela ser considerada como ordem jurdica e a comunidade atravs dela constituda com Estado, (...). (pgina 53). Pergunta-se: a) Disserte sobre a dicotomia legitimidade-legalidade. b) A teoria kelseniana verdadeiramente neutra, com ele pretende? Justifique.

S-ar putea să vă placă și