Sunteți pe pagina 1din 159

Curso BSICO Educao Geral

Histria da Igreja
Prof. Denise C. S.

PRIMEIRO PERODO 5 a.C a 590 d.C.

LIO 1 A IDADE ANTIGA

a.C e d.C
Dada a importncia de Jesus Cristo, convencionou-se dividir a Histria em duas partes: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). Este clculo foi feito pelo monge Dionsio Exguo, o pequeno, no ano de 533 d.C. At ento, o tempo era contado, entre outras frmulas, a partir da fundao de Roma. Dionsio props uma nova cronologia a partir do nascimento de Jesus Cristo e como ainda no havia o zero, o ano de nascimento de Cristo ficou sendo o ano 1. Conforme clculos mais cientficos, Jesus Cristo teria nascido quatro ou seis anos antes do ano 1 determinado por Dionsio.

Tempo Chronos e Kairs

Abrao

Isaque (Sara)

Ismael (Hagar)

Judeus

rabes

A religio do Isl, qual a maioria dos rabes aderente, tornou essa hostilidade mais profunda. O Alcoro contm instrues de certa forma contraditrias para os muulmanos em relao aos judeus. Em certo ponto, ele instrui os muulmanos a tratar os judeus como irmos, mas em outro ponto, ordena que os muulmanos ataquem os judeus que se recusam a se converter ao Isl. O Alcoro tambm introduz um conflito sobre o qual filho de Abrao era realmente o filho da promessa. As Escrituras hebraicas dizem que era Isaque. O Alcoro diz que era Ismael. O Alcoro ensina que foi Ismael a quem Abrao quase sacrificou ao Senhor, no Isaque (em contradio a Gnesis captulo 22). Este debate sobre quem era o filho da promessa contribui para a hostilidade de hoje em dia.

Aps a Segunda Guerra Mundial, quando as Naes Unidas deram uma poro da terra de Israel para o povo judeu, a terra na poca era habitada principalmente por rabes (os palestinos). A maioria dos rabes protestou veementemente contra o fato da nao de Israel ocupar aquela terra. As naes rabes se uniram e atacaram Israel em uma tentativa de extermin-los da terra mas eles foram derrotados por Israel. Desde ento, tem havido grande hostilidade entre Israel e seus vizinhos rabes. Se voc olhar num mapa, Israel tem uma pequena faixa de terra e est cercado por naes rabes muito maiores, como a Jordnia, a Sria, a Arbia Saudita, o Iraque e o Egito.

A Bblia uma grande fonte de informaes a respeito das genealogias rabes. E os rabes so um povo semita (descendentes de Sem), tanto quanto os judeus (Gn 10.21-32). Segundo algumas fontes de pesquisa, existem, no mnimo, trs tipos de rabes no Oriente Mdio: os jotanianos (da linhagem de Joto, filho de Gideo), os ismaelitas (da unio de Abrao com Hagar) e os queturatas (da unio de Abrao com Quetura).

Perodos da Histria da Igreja


ANTIGA (5 a.C 590 d.C)
O avano do Cristianismo no Imperio (at 100 d. C) A luta da antiga igreja Catlica Imperial para sobreviver (100 313) A supremacia da Antiga Igreja Catlica Imperial (313 - 500)

MEDIEVAL (590 - 1517)


O surgimento da Igreja e do Cristianismo Latino-Teutnico (590 800) Avanos e retrocessos nas relaes entre Igreja e Estado (800 1054) A supremacia da papado (1054 - 1305) O ocaso medieval e o renascimento moderno (1309 - 1517)

MODERNA (1517 e depois)

Moderna (1517 e depois)


1517 1648 1648 1789 1789 1914 Desde 1914 Reforma e Contra-Reforma Racionalismo, Reavivamento e Denominacionalismo Tempos de Reavivamentos, Misses e Modernismo A Igreja e a Sociedade em tenso

Saduceus
Durante o tempo de Cristo e do Novo Testamento, aqueles que eram saduceus eram aristocratas. Eles tinham a tendncia de ser ricos e de ocupar cargos poderosos, incluindo o cargo de primeiro sacerdote e de sumo sacerdote. Eles tambm ocupavam a maioria dos 70 lugares do conselho regente chamado de Sindrio. Eles trabalhavam muito duro para manter a paz atravs de sempre seguir as decises de Roma (Israel nesta poca estava sob o controle romano) e, na realidade, pareciam estar mais preocupados com a poltica do que com o religioso.

Fariseus
Em contraste com os saduceus, os fariseus eram em sua maioria empresrios de classe mdia e, por conseguinte, tinham contato constante com o homem comum. Os fariseus eram muito mais estimados pelo homem comum do que os saduceus. Apesar de serem uma minoria no Sindrio, eles pareciam controlar o processo decisrio do Sindrio muito mais do que os saduceus, j que tinham o apoio do povo. Religiosamente, eles enxergavam a Palavra Escrita como inspirada por Deus. No entanto, eles tambm enxergavam a tradio oral com a mesma autoridade e tentaram defender sua posio ao argumentar que estas tradies podiam ser traadas de volta para Moiss. Isso era nada menos do que legalismo.

Os judeus

Gregos

Romanos

O precursor

O fundador

O Pentecostes

A Fundao da Igreja

Expanso da Igreja Primitiva

TAREFA PARA CASA


Escrever um RESUMO do texto de ATOS 2.
Manuscrito ( escrito mo) Entregar na prxima aula No esquecer de colocar o nome.

Segundo e Terceiro PERODO 5 a.C a 590 d.C.

LIO 2 A IDADE ANTIGA

Os Romanos consideravam os cristos como:


Anti-sociais Desleais ao imperador Marginais Ateus Anrquicos Antropfagos Incendirios

Os cristos buscaram refgio nas cavidades secretas dos tneis subterrneos dos canteiros de areia. Ali ampliaram os tneis e construram habitaes, capelas e sepulturas. As catacumbas imediatamente se converteram no nico refgio seguro para eles.

Perseguies

A converso de Constantino
Nas proximidades do Natal do ano de 312, o imperador romano Constantino o Grande, enfrentou Maxncio, um seu rival ao trono de Roma. Nas vsperas das duas batalhas que travou ento ele jurou ter escutado vozes divinas bem como assegurou ter visto claramente smbolos no cu que lhe davam o ganho da causa, que dizia: Minha paz est contigo... com este smbolo vencers. A vitria de Constantino, acelerou a converso dos romanos religio de Jesus Cristo.

Em outro momento, travando uma outra batalha para poder chegar ao centro de Roma, novamente ouviu uma voz. Desta vez ela ordenara-lhe que removesse a guia imperial dos escudos romanos, colocando um outro smbolo no seu lugar. De imediato Constantino providenciou a alterao , afixando neles as letras chi (c em grego, que tinha forma de um xis) e rho (p em grego), que vinham a ser as iniciais gregas de Cristo, logo encimadas pela coroa de espinhos. Os inimigos foram esmagados, Constantino venceu a batalha

dito de Constantino
O imperador romano Constantino influenciou em grande parte na incluso na igreja crist de dogmas baseados em tradies. Uma das mais conhecidas foi o dito de Constantino, promulgado em 321, que determinou oficialmente o domingo como dia de repouso. Note-se que o domingo foi escolhido como dia de repouso, no apenas em funo da tradio sabtica judaico-crist, como tambm por ser o "dia do Sol" uma reminiscncia do culto de Sol Invictus. E quanto s suas profisses de f pblica, garantia liberdade religiosa, fato que culminou no fim das perseguies aos cristos.

dito ou Edito?
Edito, a lei, o decreto, ou parte da lei. O edito pode ser revogado. dito o edital, a simples publicao de um aviso, de uma ordem destinado ao conhecimento de todos e afixado em lugares pblicos.

Nero

O reinado de Nero associado habitualmente tirania e extravagncia. recordado por uma srie de execues sistemticas, incluindo a da sua prpria me e o seu meio-irmo Britnico, e sobretudo pela crena generalizada de que, enquanto Roma ardia, ele estaria compondo com a sua lira, alm de ser um implacvel perseguidor dos cristos.

Dcio

Imperador Dcio
Dcio observou com uma certa desconfiana o poder crescente dos cristos, e determinou-se a reprimi-los, construiu templos pagos, reforou os cultos e sacrifcios do passado em todo o imprio. Vendo as igrejas cheias de proslitos e os templos pagos esvaziados, empreendeu a oitava perseguio geral contra o Cristianismo. O Papa Fabiano foi um dos primeiros a sofrer o martrio. A crueldade empreendida nesta perseguio lhe deu um lugar comparvel ao do imperador Nero.

Imperador Diocleciano

Imperador Diocleciano
A Perseguio de Diocleciano (303311), a ltima, maior e mais sangrenta perseguio oficial do cristianismo a ser implementada pelo imprio, no s no conseguiu destruir a comunidade crist como ainda a deixou mais fortalecida.

Os Apologistas
Apologtica (por derivao de "apologia", do grego : "defesa verbal") a disciplina teolgica prpria de uma certa religio que se prope a demonstrar a verdade da prpria doutrina, defendendoa de teses contrrias.

Justino Mrtir
Justino foi introduzido na f diretamente por um velho homem que o envolveu numa discusso sobre problemas filosficos e ento lhe falou sobre Jesus. Ele falou a Justino sobre os profetas que vieram antes dos filsofos, ele disse, e que falou "como confivel testemunha da verdade". Eles profetizaram a vinda de Cristo e suas profecias se cumpriram em Jesus. Justino disse depois que "meu esprito foi imediatamente posto no fogo e uma afeio pelos profetas e para aqueles que so amigos de Cristo, tomaram conta de mim; enquanto ponderava nestas palavras, descobri que a sua era a nica filosofia segura e til". Justino "se consagrou totalmente a expanso e defesa da religio crist. A convico de Justino da verdade do Cristo era to completa que ele teve morte de mrtir sendo decapitado no ano 165 d.C..

Tertuliano
Ele foi um primeiro autor cristo a produzir uma obra literria (corpus) em latim. Ele tambm foi um notvel apologista cristo e um polemista contra a heresia. Embora conservador, ele organizou e avanou a nova teologia da Igreja antiga. Ele talvez mais famoso por ser o autor mais antigo cuja obra sobreviveu a utilizar o termo "Trindade" (em latim: Trinitas) e por nos dar a mais antiga exposio formal ainda existente sobre a teologia trinitria. um dos Padres latinos. Dois livros endereados sua esposa confirmam que ele foi casado com crist. No meio de sua vida (por volta de 207 dC), ele foi atrado pela "Nova profecia" do Montanismo e parece ter deixado o ramo principal da Igreja.

Seitas e suas doutrinas


Ebionitas Gnosticismo Maquineus Neoplatonismo Monarquianos Marcionismo

Corrupes pags
Feiticismo

Corrupes pags
Sacramentalismo

Corrupes pags
Clericalismo

Os pais da igreja

Policarpo
Policarpo de Esmirna (c. 69 c. 155) foi um bispo de Esmirna (atualmente na Turquia) no segundo sculo. Morreu como um mrtir, vtima da perseguio romana, aos oitenta e seis anos. reconhecido como santo tanto pela Igreja Catlica Romana quanto pelas Igrejas Ortodoxas Orientais. Foi um dos grandes Pastores Apostlicos, ou seja, pertencia ao nmero daqueles que conviveram com os primeiros apstolos e serviram de elo entre a Igreja primitiva e a igreja do mundo grecoromano.

O martrio de Policarpo
Diz a histria que o procnsul romano, Antonino Pio, e as autoridades civis tentaram persuad-lo a abandonar sua f em sua avanada idade, a fim de alcanar sua liberdade. Ele entretanto, respondeu com autoridade: Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Rei que me salvou? Eu sou um crente! No ano 155, em Esmirna, Policarpo colocado na fogueira. Milagrosamente as chamas no o queimaram. Seus inimigos, ento, o apunhalaram at a morte e depois queimaram o seu corpo numa estaca. Depois de tudo terminado, seus discpulos tomaram o restante de seus ossos e o colocaram em uma sepultura apropriada. Segundo a histria, os judeus estavam to vidos pela morte de Policarpo quanto os pagos, por causa de sua defesa contra as heresias.

Incio
Incio foi bispo de Antioquia da Sria entre 68 e 100 ou 107, discpulo do apstolo Joo, tambm conheceu Paulo e foi sucessor de Pedro na igreja em Antioquia fundada pelo prprio apstolo. Segundo Eusbio de Cesaria, Incio foi o terceiro bispo de Antioquia da Sria e segundo Orgenes teria sido o segundo bispo da cidade. Incio foi detido pelas autoridades e transportado para Roma, onde foi condenado morte no Coliseu, e foi martirizado por lees.

Irineu de Lyon
Irineu foi um padre grego, telogo e escritor cristo. O livro mais famoso de Ireneu, debate Contra um ataque minucioso ao gnosticismo, que era ento uma sria ameaa Igreja primitiva. Ireneu foi tambm a testemunha mais antiga do reconhecimento do carter cannico dos quatro evangelhos. A Igreja Catlica e a Igreja Ortodoxa consideram-no santo, comemorado, pela primeira, a 28 de junho e pela ltima a 23 de agosto.

Orgenes
O maior erudito da Igreja antiga - segundo J. Quasten - nasceu de uma famlia crist egpcia e teve como mestre Clemente de Alexandria. Assumiu, em 203, a direco da escola catequtica de Alexandria atraindo muitos jovens estudantes pelo seu carisma, conhecimento e virtudes pessoais. Depois de ter tambm frequentado, desde 205, a escola de Amnio Sacas, fundador do neo-platonismo e mestre de Plotino, apercebeuse da necessidade do conhecimento apurado dos grandes filsofos. No decurso de uma viagem Grcia, no ano de 230, foi ordenado sacerdote na Palestina pelos bispos Alexandre de Jerusalm e Teoctisto de Cesaria. Orgenes, ento, passou a morar num lugar onde Jesus havia muitas vezes estado: Cesareia, na Palestina, onde prosseguiu suas actividades com grande sucesso, abrindo a chamada Escola de Cesaria. Na sequncia da onda de perseguio aos cristos, ordenada por Dcio, Orgenes foi preso e torturado, o que lhe causou a morte, por volta de 253.

Eusbio de Cesareia
Eusbio de Cesareia foi bispo de Cesareia e referido como o pai da histria da Igreja porque nos seus escritos esto os primeiros relatos quanto histria do Cristianismo primitivo. O seu nome est ligado a uma crena curiosa sobre uma suposta correspondncia entre o rei de Edessa, Abgaro e Jesus Cristo. Eusbio teria encontrado as cartas e, inclusive, as copiado para a sua Historia Ecclesiae.

TAREFA PARA CASA


Fazer uma Pesquisa sobre a Janela 10-40
Manuscrito ( escrito mo) Entregar na prxima aula No esquecer de colocar o nome.

Apologistas x Polemistas

Epstola de Barnab
A epistola de Barnab, no esta presente no cnone sagrado, mas se encontrava no codex Siniaticus, anterior ao codex Vaticanus. No pode ser considerada apcrifa, pois no foi encontrada como os manuscritos do mar morto ou naghamadi, mas sempre esteve presente no codex, at ento preservada no mosteiro de Santa Catarina no Egito, at ser achada por um arqueologo russo junto com todo cdice.

Escritas dos pais apostlicos


A epstola de Clemente de Roma a Corinto Sete cartas de Incio A Epstola de Policarpo aos Fiipenses O ensino dos doze O pastor de Hermos O peregrino da Igreja Primitiva O Diatessaron de Taciano.

A Igreja Catlica Antiga

Idade Antiga (5 a. C. 590 d. C)


Primeiro Perodo O incio do Cristianismo (Lio 1) Segundo Perodo As perseguies imperiais (1 parte da Lio 2) Terceiro Perodo Constantino a Carlos Magno (323 d. C.)

Benefcios e Males da Igreja Oficializada


Benefcios Males

Controvrsias na Igreja
Arianismo (rio) Apolinarianismo (Apolinrio) Nestorianismo (Nestrio) Euquitismo (monge Eutico) Pelagianos (monge Pelgio - Britnico)

Poder Papal (325 d. C.)

590 d.C. a 1517 d.C

LIO 3 A IDADE MDIA

A Igreja na Idade Mdia (Catlica)

Conclios

Monasticismo

Convento

Maometismo

Carlos Magno

Diviso Oriente e Ocidente

Cruzada
Chama-se cruzada a qualquer um dos movimentos militares de inspirao crist que partiram da Europa Ocidental em direo Terra Santa (nome pelo qual os cristos denominavam a Palestina) e cidade de Jerusalm com o intuito de conquist-las, ocup-las e mant-las sob domnio cristo.

O termo cruzada no era conhecido no tempo histrico em que ocorreu. Na poca eram usadas, entre outras, as expresses peregrinao e guerra santa. O termo Cruzada surgiu porque seus participantes se consideravam soldados de Cristo, distinguidos pela cruz aposta a suas roupas. As Cruzadas eram tambm uma peregrinao, uma forma de pagamento a alguma promessa, ou uma forma de pedir alguma graa, e era considerada uma penitncia.

Gregrio VII

Inocncio III

Bonifcio VIII

Os Primeiros passos da REFORMA

John Wycliffe

John Huss

Savonarola

Martinho Lutero

1517 d.C a 1911 d.C

LIO 4 A IDADE MODERNA

REFORMAS
Martinho Lutero Reforma na Alemanha Calvino e Zunglio Reforma na Sua Joo Calvino Genebra na Sua Difuso nos pases baixos e nos demais pases

Conclio de Trento
O Conclio de Trento, realizado de 1545 a 1563, foi o 19 conclio ecumnico. considerado um dos trs conclios fundamentais na Igreja Catlica. Foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da f e a disciplina eclesistica, no contexto da Reforma da Igreja Catlica e a reao diviso ento vivida na Europa devido Reforma Protestante, razo pela qual denominado tambm de Conclio da Contra-Reforma.

Para opr-se ao protestantismo, o conclio emitiu numerosos decretos disciplinares e especificou claramente as doutrinas catlicas quanto salvao, os sete sacramentos (como por exemplo, confirmou a presena de Cristo na Eucaristia), o cnone bblico (reafirmou como autntica a Vulgata) e a Tradio, a doutrina da graa e do pecado original, a justificao, a liturgia e o valor e importncia da Missa (unificou o ritual da missa de rito romano, abolindo as variaes locais, instituindo a chamada "Missa Tridentina"), o celibato clerical, a hierarquia catlica, o culto dos santos, das relquias e das imagens, as indulgncias e a natureza da Igreja. Regulou ainda as obrigaes dos bispos.

O Reavivamento

Misses Mundiais (atualidade)

TAREFA PARA CASA


Fazer uma Pesquisa sobre: Religio ???
Apresentar na prxima aula, dia 02/04/2012, a origem dessa religio. Voc tem no mximo, 2 minutos para fazer a explanao oralmente.

LIO 5
A HISTRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL

Incio do Avivamento nos EUA


O incio do avivamento comeou com o ministrio do Charles Fox Parham. Em 1898 Parham abriu um ministrio, incluindo uma escola Bblica, na cidade de Topeka, Kansas. Depois de estudar o livro de Atos, os alunos da escola comearam buscar o batismo no Esprito Santo, e, no dia 1 de janeiro de 1901, uma aluna, Agnes Ozman, recebeu o batismo, com a manifestao do dom de falar em lnguas estranhas. Nos dias seguintes, outros alunos, e o prprio Parham, tambm receberam a experincia e falaram em lnguas.

Parham, com seu pequeno grupo de alunos e obreiros, comeou pregar sobre o batismo no Esprito Santo. Em Janeiro de 1906 ele abriu uma outra escola Bblica na cidade de Houstan, Texas. Um dos alunos esta escola foi o William Seymour. Nascido em 1870, filho de exescravos, Seymour estava pastoreando uma pequena igreja Holiness na cidade, e j estava orando cinco horas por dia para poder receber a plentitude do Esprito Santo na sua vida.

Seymour enfrentou as leis de segregao racial da poca para poder frequentar a escola. Ele no foi autorizado ficar na sala de aula com os alunos brancos, sendo obrigado a assistir as aulas do corredor. Seymour tambm no pude orar nem receber orao com os outros alunos, e consequentemente, no recebeu o batismo no Esprito Santo na escola, mesmo concordando com a mensagem.

Uma reunio de orao comeou na casa da famlia Asbery, na Rua Bonnie Brae, nmero 214. Sabendo que a casa na Rua Bonnie Brae estava ficando pequena demais para as multides, Seymour e os outros procuravam um lugar para se reunir. Eles acharam um prdio, na Rua Azusa, nmero 312, que tinha sido uma igreja Metodista Episcopal mas, depois de ser danificado num incndio, foi utilizado como estbulo e depsito. Depois de tirar os escombros, e construir um plpito de duas caixas de madeira e bancos de tbuas, o primeiro culto foi realizado na Rua Azusa no dia 14 de abril de 1906.

Notcias sobre as reunies na Rua Azusa comearam a se espalhar, e multides vierem para poder experimentar aquilo que estava acontecendo. Alm daqueles que vierem dos Estados Unidos e da Canad, missionrios em outros pases ouvirem sobre o avivamento e visitavam a humilde misso. A mensagem, e a experincia, "Pentecostal" foi levada para as naes.

IGREJAS HOJE

NO TER IMAGENS NO TER OU NO ASSISTIR TELEVISO NO TER HBITO DE LER JORNAIS OU REVISTAS NO COMER GORDURA OU SANGUE NO COMER CARNE DE PORCO NO BEBER COCA-COLA: Motivos: no conhecermos sua procedncia nem seus ingredientes. E esto cientificamente comprovados os seus muitos malefcios a sade e revelado por Deus.I Co 3:16-18. Desde de 1990 que no ingerimos tal bebida, e h pouco tempo ouvimos rumores sobre um informe da Polcia Federal que ela contm uma droga prejudicial ao homem. VIVER ATAVIADA NO USAR CORES PRETA E VERMELHA NO CRIAR ANIMAIS NO TER PLANTAS

Vestimentas: Dt 22:5 / IPe 3:3 / I Tm 2:9-10 / Is 3:18-24 Em nosso caso so usados os chamados roupes (vestidos longos que no delineiam o corpo feminino) revelados pelo Esprito Santo de Deus e aprovado pelas santas do Senhor. Ficam de fora os tecidos brilhantes, os maleveis demais, as cores muito extravagantes juntamente com o preto e o vermelho.Usamos combinao, peas intimas, shorts ou bermuda. Tudo como convm a santas, nos diferenciando dos costumes mundanos. Excluindo sempre e em tudo o preto, o vermelho e as imagens.Andamos assim em qualquer lugar, em qualquer hora ou ocasio. Os cabelos devem ser presos em coque, para no serem usados como instrumentos de vaidade ou atrativo sensual * No usar cosmticos e perfumes: Is 3:24 * O Senhor retrata Jerusalm como uma prostituta que se enfeita para atrair seus amantes e acabam atraindo o inimigo e sua morte. Jr 4:30 * No usar mtodo anticoncepcional: I Co 3:16-18 * A fertilidade uma das bnos prometidas Ex 23:26

S-ar putea să vă placă și