Sunteți pe pagina 1din 1

Introduo anlise estatstica com R

12 - 13 Maro 2010 Lisboa Pedro Segurado

Enquadramento e objectivos
A anlise de dados uma tarefa incontornvel actividade de investigao cientfica. A aplicao R, alm de ser de acesso e utilizao livre, constitui uma poderosa ferramenta analtica. O projecto R tem ganho, por isso, imensos adeptos e colaboradores que desenvolvem constantemente novas aplicaes. Este curso visa fornecer as bases para a realizao de anlises estatsticas e produo de grficos utilizando o programa R.

Programa
O curso abordar os seguintes tpicos: O ambiente R: conceitos e operaes bsicas; Estrutura e manipulao de dados; Estatstica descritiva e visualizao de dados; Testes de hipteses; Modelao estatstica: modelos lineares generalizados, rvores de regresso e classificao; Introduo automatizao de operaes e criao de funes simples.

Destinatrios
O curso tem como principais destinatrios investigadores e estudantes universitrios de vrios ciclos de ensino que pretendam aperfeioar as suas competncias em matria de anlise de dados e tirar partido das enormes valncias reconhecidas ao programa R.

Sobre o formador
Pedro Segurado licenciado em Biologia pela Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa, Mestre em Gesto de Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia e Doutor em Biologia pela Universidade de vora. O seu trabalho tem abordado essencialmente a anlise de padres macroecolgicos de espcies, comunidades e biodiversidade em geral, nomeadamente no contexto dos efeitos de distrbios antropognicos nos ecossistemas a mltiplas escalas. Possui diversos trabalhos publicados que abordam questes relacionadas com a incerteza de modelos correlativos de distribuio de espcies.

Inscries
O nmero mximo de inscries ser 16. O curso s ser realizado com um mnimo de 10 inscries. A inscrio dever ser efectuada atravs do envio dos seguintes dados: nome completo, profisso, local de trabalho, e-mail, contacto telefnico e dados para facturao (NIF e morada). A inscrio como estudante deve ser acompanhada do respectivo comprovativo desse estatuto. O preo da inscrio de 190 (140 para estudantes). Em caso de desistncia, com mnimo de 2 dias de antecedncia, ser restitudo o valor total. O valor da inscrio inclui pasta com documentao, CD do curso, coffee-breaks e certificado de participao do curso. O pagamento s deve ser efectuado aps confirmao da validade da inscrio pelo secretariado do curso. Em ambos os dias, o curso decorrer das 9:00h s 17:00h, em Lisboa (Laranjeiras), na morada abaixo indicada.

Quem somos
A We Value uma empresa que presta servios de consultoria e formao na rea do Ambiente. constituda por colaboradores altamente qualificados e com diferentes valncias que, na sua grande maioria, desenvolvem actividade de investigao cientfica em vrias universidades portuguesas e estrangeiras.

Contactos
Susana Amaral
susana.amaral@wevalue.pt www.wevalue.pt Rua Joly Braga Santos, lote L, r/c, 1600-123 Lisboa Telefone: 21 727 24 80, Fax: 21 727 24 79

S-ar putea să vă placă și