Sunteți pe pagina 1din 13

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ELETRO-ELETRNICA COORDENAO DE AUTOMAO INDUSTRIAL

JASON LEVY REIS MATEUS BARBOSA VICTOR SAID VICTRIA CABRAL

VLEI SENTADO

Salvador 2013

JASON LEVY REIS MATEUS BARBOSA VICTOR SAID VICTRIA CABRAL

VLEI SENTADO

Relatrio solicitado como objeto de avaliao parcial da II Unidade pelo Professor Enobaldo Athade da disciplina de Educao Fsica no Instituto Federal de Educao, Cincias e Tecnologia da Bahia, Coordenao de Automao e Controle Industrial. Sobre docncia do professor Doutor Cludio Reynaldo Barbosa.

Salvador 2013

1. INTRODUO A incluso de pessoas com deficincias na prtica de esportes, proporciona alm de benefcios ao corpo, um sentimento de superao de limites e maior autoestima, preveno de doenas, e uma maior integrao social. No vlei sentado, participam pessoas amputadas, com leses na coluna, deficincias de locomoo e paralisia cerebral, promovendo, portanto uma grande incluso dessas pessoas na vida esportiva. Ento a pratica de atividades fsicas em pessoas com necessidades especiais at mais importante que em pessoas normais, porque transforma o psicolgico contribuindo para uma melhor qualidade de vida, alm de ser um forte estimulo pela vontade de viver. O vlei sentado surgiu a partir da unio de dois outros esportes e atualmente um dos principais esportes nas paraolimpadas, possuindo regras algumas diferentes do vlei normal e diversas classes de pessoas com necessidades especiais que participam sero apresentadas nesse trabalho. Em fim, a importncia do esporte extrema em relao a incluso social dessas pessoas.

2. VOLEI SENTADO O vlei sentado o resultado da combinao entre o sitzball e o vlei tradicional. O sitzball, que em traduo literal bola sentado, era uma das modalidades das paraolimpadas, porm por este ser demasiadamente passivo teve que ser reformulado, para que pessoas com necessidades especiais pudessem jogar de forma no to passiva, como seria o sitzball. A primeira vez na qual se viu o vlei sentado foi em 1967, quando ocorreram algumas competies internacionais, todavia esse esporte somente foi includo na lista de jogos oficiais das paraolimpadas em 1980 na Holanda, em verso masculina e desde aqueles jogos passou a ter vlei em p e sentado at que nas paraolimpadas de Atenas em 2004 o vlei sentado prevaleceu sobre o vlei em p que foi cortado da lista de jogos. Junto com o fim do vlei em p nas paraolimpadas iniciou-se a modalidade feminina de competio. Atualmente as equipes de vlei sentado podem ser formadas de homens e mulheres. No Brasil o vlei sentado iniciou com o professor Ronaldo Gonalves de Oliveira que em 2002 comeou com um projeto em Mogi das Cruzes (SP) que era similar ao vlei sentado, visando integrao de portadores de poliomielite, sendo que somente em 2007 que a seleo brasileira se apresentou no torneio Banco do Brasil de vlei, para depois participar de sua primeira olimpada em Pequim no ano de 2008. Atualmente o vlei sentado regulamentado no Brasil pela Associao Brasileira de Voleibol Paralmpico (ABVP), e est ocorrendo a popularizao de outro tipo de vlei sentado, que o vlei sentado de praia, que por ser mais novo que o prprio vlei sentado no Brasil, ainda no possui suas regras e dimenses definidas, todavia foi inaugurada em 2010 uma escolinha de vlei sentado de praia, a primeira do Brasil, que se localiza na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, porm o vlei de praia sentado ainda no considerado uma modalidade paraolmpica, todavia j existem pessoas lutando para que um dia esse esporte possa se tornar mais uma modalidade na qual portadores de necessidades especiais possam competir.

3. AS PARAOLIMPIADAS E A ASSOCIAO DE ESPORTES DO BRASIL A pratica de atividades fsicas com finalidade teraputicas cultivado desde a antiguidade, porm s foi concretizado como esporte para pessoas com deficincia em 1944 pelo Dr. Ludwing Guttmann, este fundou um centro de reabilitao, tendo por objetivo atender os ex-soldados da segunda guerra mundial que sofreram leses medulares, isto porque havia percebido que os esportes alm de serem benficos na restaurao psicolgica e social, porquanto estes indivduos poderiam se sentir includo na sociedade, mesmo aps perder seus membros e outros. Os diversos esportes sofreram adaptaes ao decorrer do processo de assimilao do mesmo pela sociedade, tendo como consequncia mudana de organizao, parmetros esportivos, nmero de participantes e outros, este foi denominado esporte adaptado. Conforme afirma CARVALHO, 2010 em citao de Brazuna e Maauerberg (2002) pode-se afirmar:
O esporte adaptado, conforme afirma Brazuna e Mauerberg (2002) em citao de Castro (2005), pode ser teraputico, recreacional e de alto rendimento, contribuindo com o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiana, das condies e capacidades fsicas, atuando como um estmulo positivo em relao auto-imagem, independncia, superao e ainda prevenindo deficincias secundrias.

Entre os diversos tipos de esportes adaptados encontra-se o vlei sentado, destinados a indivduos impossibilitados, por algum motivo, de exercer a pratica deste esporte em sua modalidade convencional, suas regras so bem semelhantes ao convencional, porm existem determinadas adaptaes como o deslocamento, tendo de equivalente os seus fundamentos. Segundo alguns dados o esporte surgiu por volta de 1956 na Holanda pelos criadores T. van der Scheer e A. Albers que uniram o Sitzball e o vlei, o primeiro realizado sentado e no era considerado um esporte por ser passivo, ou seja, possuir poucos movimentos. Para atender as necessidades dessa criao e organizao foi criado o Comit de Esportes da Holanda. No Brasil o processo de construes de esportes adaptados j era pensado desde dcada de 50, porm a concretizao da formao de uma orgazio responsvel por estes se deu mais tarde com os criadores Robson Sampaio de

Almeida e Srgio Serafim Del Grande, portadores de deficincia fsica. Aps estes ao decorrer dos anos foram criados medidas para incluso destes no Brasil. Todavia o vlei sentado bem recente no pas, tendo seu inicio em 2002, atravs de um jogo realizado pelo professor Ronaldo Gonalves, onde houve a participao de trs times em Mogi das Cruzes. O ano de 2003 foi marcante para o voleibol sentado brasileiro, pois foi criado a Associao Brasileira de Vlei Paraolmpico (ABVP) e neste mesmo ano o do pas nos jogos pan-americanos e conquista a segunda colocao nas modalidades feminina e masculina. O processo de conquista para o vlei paraolmpico continua em 2004 com a realizao do 2 Campeonato de vlei sentado, onde participaram um maior numero de equipes e dentre estas estava a feminina, que at ento no havia. No ano seguinte em 2005 alm da organizao do 3 Campeonato houve a participao do I Mundial Junior, na Eslovnia, tendo como conquista o bronze. No ano de 2006 o pas conseguiu classificar-se nas equipes masculinas e femininas no Campeonato mundial de Voleibol sentado em Roermond, na Holanda. Este de funo pr-classificatria para as Paraolimpadas que aconteceria em Pequim em 2008, neste ano ocorreu o IV campeonato brasileiro. J em 2007, o Brasil tornou-se campeo dos jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e no mesmo ano foi sede do II Campeonato Mundial de Voleibol Sentado. Obteve em 2008 a sexta posio com uma equipe masculina nas paraolimpadas de Pequim Segundo CARVALHO,2010 temos que:
Atualmente, de acordo com o Comit Paraolmpico Brasileiro (CPB), o Voleibol Paraolmpico organizado no Brasil pela Associao Brasileira de Voleibol Paraolmpico (ABVP), presidida desde 2009 por Amauri Ribeiro, e internacionalmente pela World Organization Volleyball for the Disabled (WOVD) Organizao Mundial de Voleibol para Deficientes.

Este esporte considerado um dos mais inclusivos, permitindo a pratica de pessoas com deficincias e leses medulares, alm de atender pessoas, que por algum motivo so impossibilitadas de praticar o vlei convencional.

4. CLASSIFICAO No vlei sentado, os jogadores podem ser classificados de acordo com o tipo de deficincia fsica do jogador. Existem, de acordo com CPB (2013), dois tipos de classificaes: amputados e les autres. A primeira classificao divide-se, como ilustra o quadro 01, entre Classe A1 e Classe A9, em que cada uma dessas classes designa um tipo de amputao dos jogadores. Enquanto a segunda divide-se a partir dos diversos tipos de deficincias locomotoras.
Quadro 01 Classificao por amputao

Fonte: Adaptaes de CPB, 2013.

Classe A1: refere-se aos jogadores com dupla amputao acima ou atravs das articulaes do Joelho (Duplo AK, do ingls Above Knee, que significa acima do joelho); Classe A2: assim como a classificao anterior, refere-se a uma amputao acima ou atravs das articulaes do joelho, entretanto uma amputao simples e no dupla; Classe A3: so aqueles com dupla amputao abaixo do joelho (Below Knee, BK), ou atravs ou acima da articulao tlus-calcanear; Classe A4: o mesmo que os anteriores, mas com amputao simples; Classe A5: refere-se aos atletas que possuem dupla amputao acima ou atravs da articulao do cotovelo (above elbow, AE); Classe A6: as caractersticas da amputao so as mesmas do anterior, porm, esta simples; Classe A7: caracteriza os jogadores com dupla amputao abaixo do cotovelo (below elbow, BE) ou atravs/acima das articulaes do pulso; Classe A8: como o anterior, todavia h apenas uma amputao simples; Classe A9: ACMIS refere-se a amputaes combinadas de membros inferiores e superiores.
Alm da classe dos amputados, h a Les Autres. De acordo com o CPB (2013), em les autres so enquadradas pessoas com alguma deficincia locomotora. Que pode ser proveniente de um: Acidente vascular cerebral; Leso na medula espinhal; Paralisia cerebral ou de alguma leso cerebral.

5. COMPARATIVO DAS REGRAS Vlei Sentado Voleibol Clssico

O tamanho da quadra de jogo mede 10m x O tamanho da quadra de jogo mede 18m 6m x 9m As linhas de ataque so desenhadas a 2m de As linhas de ataque so desenhadas a 3m distncia do eixo da linha central. de distncia do eixo da linha central. A rede tem 6.50 a 7.00m de comprimento e A rede tem. 9,50 a 10.00m 0.80 de largura comprimento e 1m de largura. de

A altura da rede de 1.15m para homens e A altura da rede de 2.43 para homens e 1.05m para mulheres. As antenas estendem- 2.24 para mulheres. As antenas estendemse 100cm acima do bordo superior da rede. se 0.80cm O equipamento dos jogadores no Voleibol Paraolmpico pode incluir calas compridas. No permitido sentar sobre material Sem especificao. espesso. No necessrio ter nmero nos cales ou calas. Uma equipe consiste de no mximo 12 jogadores incluindo de no mximo 2 jogadores classificados como inabilidade mnima, um tcnico, um assistente tcnico, um preparador fsico, e um mdico. Os seis jogadores em quadra podem incluir no mximo um jogador com inabilidade mnima. As posies dos jogadores em quadra so determinadas e controladas pelas posies dos seus glteos. Isto significa que a(s) mo(s) e / ou perna(s) dos jogadores podem estender-se na zona de ataque (jogador da linha de fundo no golpe de ataque), na quadra (sacador durante o golpe do saque), ou na zona livre do lado de fora da quadra (qualquer jogador durante o golpe de saque).

Uma equipe consiste de no mximo 12 jogadores, um tcnico, um assistente tcnico, um preparador fsico, e um doutor mdico.

As posies dos jogadores em quadra so determinadas e controladas pelas posies dos seus ps em contato com o solo.

No momento do(a) sacador(a) golpear a No momento do(a) sacador(a) golpear a bola, bola no saque ou decolar (para saque em ele/ela deve estar na zona de saque e seus suspenso), o(s) seus p(s) no devem glteos no devem tocar a quadra (linha final tocar a quadra (linha de fundo inclusive). inclusive). Aps este golpe, o sacador pode pisar ou aterrissar fora da zona de saque ou dentro

da quadra. Tocar a quadra adversria com p(s)/pernas permitido em qualquer momento durante o jogo, desde que o jogador no interfira com a jogada do oponente. O jogador dever retornar com o(s) p(s)/pernas diretamente para sua prpria quadra. - Contatar a quadra adversria com qualquer outra parte do corpo proibido. Aos jogadores da linha de ataque permitido completar um golpe de ataque do saque ao adversrio, quando a bola estiver na zona de ataque e completamente acima do topo da rede. Um jogador de defesa pode realizar qualquer tipo de golpe de ataque de qualquer altura, desde que no momento do golpe os glteos do jogador no toque ou cruzem sobre a linha de ataque. Tocar a quadra adversria com a mo ou p(s) permitido desde que alguma parte de suas mos e ps permaneam em contato ou diretamente acima da linha central. - Contatar a quadra adversria com qualquer outra parte do corpo proibido. Completar um golpe de ataque do saque do adversrio falta, quando a bola estiver na zona de ataque e completamente acima do topo da rede. Um jogador de defesa pode realizar um golpe de ataque, exceto: a) os seus ps contatem ou ultrapassem a linha de ataque na decolagem e, b) no momento do golpe a bola esteja inteiramente acima do topo da rede.

Jogadores da linha de frente esto permitidos Bloquear o saque adversrio uma falta de bloquear o saque adversrio. de bloqueio. O jogador deve ter contato com a quadra com a parte do corpo entre o ombro e os glteos em todos os momentos quando tocar a bola. proibido erguer-se, pr-se de p ou dar assadas. Uma pequena perda de contato Sem especificaes. com a quadra permitida para jogar a bola, excluindo-se o saque, o bloqueio e golpe de ataque, quando a bola estiver completamente mais alta que o topo da rede. O primeiro rbitro realiza suas funes O primeiro rbitro realiza suas funes de p sentado ou de p na plataforma de rbitro no solo no poste em uma das extremidades localizada em uma das extremidades da da rede. rede Sua viso deve estar aproximadamente 50 cm acima da rede.
Fonte: GIOIA, SILVA e PEREIRA, 2008.

6. MOVIMENTOS E PASSES No Vlei sentado todos os movimentos devem ser realizados com o glteo fixo ao cho, exceto na defesa, onde necessrio um maior nvel de movimentao para evitar que a bola caia no cho. Os movimentos so similares ao do vlei convencional, mas o que muda so as jogadas principalmente no saque. A seguir esto os movimentos do vlei sentado: Saque: Este movimento, ilustrado na figura 1, dar inicio a disputa de pontos e durante o movimento, os glteos no devem tocar na linha de fundo. O saque deve lanar a bola pelo espao areo acima da quadra percorrendo passando acima da rede e pelo espao delimitado pelas antenas at a quadra adversaria e dificultar a recepo dos oponentes o mximo possvel. Recepo: o primeiro contato com a bola do time que no realizou o saque e deve impedir que a bola toque na quadra (para evitar que o ponto seja marcado) e fazer com que ela cheque em boas condies ao levantador.
Figura 1 Saque No Voleibol sentado

Fonte: STAUDT, 2013.

Toque: uma forma de passe de bola que consiste em manipular a mesma com os dedos. Manchete: uma forma de receber e passar a bola, que consiste em unir as mos e estender o brao e indicado pra bolas que vem em baixa altura e com alta

velocidade, ou seja, bolas tpicas de ataques adversrios, por isso um movimento bastante utilizado na defesa.
Figura 2 Movimento Manchete

Fonte: STAUDT, 2013.

Levantamento: o objetivo posicionar bola de forma estratgica e ofensiva para outra pessoa realizar o ataque, pode ser feito por toque ou manchete. Sendo que pelo primeiro h um maior controle da bola e por isso a manchete utilizada quando a bola vem muito baixa. O levantamento o segundo contato do time com a bola. Ataque: o terceiro contato do time com a bola e consiste em lanar na quadra adversaria com o objetivo de tocar no cho e se conquistar o ponto. No vlei sentado o movimento fundamental a Cortada, que consiste em um levantamento e batida para a quadra adversaria. A figura abaixo mostra o ataque sendo realizado no vlei sentado:
Figura 3: Jogadora atacando no vlei sentado.

Fonte: STAUDT, 2013.

Bloqueio: No voleibol sentado o bloqueio pode ser realizado durante o saque do adversrio, o que uma diferena em relao ao vlei convencional ou normal. O movimento feito pelos jogadores de frente e tem o objetivo de atrapalhar ou evitar o ataque do time adversrio e funciona estendendo-se os braos para mudar a trajetria da bola. O bloqueio pode funcionar como uma forma de ataque ou defesa. Ser uma forma de ataque se o bloqueio rebater a bola para a quadra adversaria e ser uma forma de defesa se ele apenas reduzir a velocidade da bola e facilitar a recepo e defesa pelos jogadores encarregados dessa funo. A figura a seguir mostra um bloqueio sendo realizado em uma paraolimpada:
Figura 4: Bloqueio no vlei sentado nas paraolimpadas de Londres

Fonte: STAUDT, 2013.

Defesa: tem o objetivo de impedir que a bola proveniente do ataque adversrio toque na quadra e o ponto seja marcado. Geralmente a defesa fita utilizando-se a manchete.

7. CONCLUSO O vlei sentado possibilita um mundo de oportunidades para pessoas com deficincias, contribuindo para sua independncia social. A sociedade cria padres estticos e a incluso atravs do esporte uma prova de aceitao social o que contribui para o aumento da autoestima. O professor de Educao Fsica tem um papel fundamental no Vlei Sentado promovendo a auto aceitao e o ganho de confiana o que possibilitar aos deficientes o desenvolvimento de habilidades que compensam em parte suas deficincias. Os efeitos psicolgicos sociais causados nos deficientes so devastadores, at mesmo pior que sua prpria deficincia. Ento, a possibilidade de fazer esportes como as pessoas ditas normais, fundamental para a socializao e sade do deficiente.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS STAUDT, M. Voleibol sentado. Disponvel em: <http://goo.gl/Wx3mTW>. Acesso em: 05 de set de 2013. CPB Comit Brasileiro Paraolmpico. Voleibol Sentado. Disponvel em: <http://goo.gl/qg2CzI>. Acesso em: 31 de ago de 2013. TV SERGIPE. Regulamento de voleibol sentado. Sergipe, 1994. GIOIA, F. M.; SILVA, P. F. R.; PEREIRA, E. G. B. O voleibol sentado: uma reflexo bibliogrfica e histrica. Revista Digital - Buenos Aires , Ano 13, N 125, Out de 2008.

S-ar putea să vă placă și