Sunteți pe pagina 1din 4

Dissertao A dissertao uma exposio, discusso ou interpretao de uma determinada ideia.

. Pressupe um exame crtico do assunto, lgica, raciocnio, clareza, coerncia, objetividade na exposio, um planejamento de trabalho e uma habilidade de expresso. No discurso dissertativo propriamente dito, no se verifica, como na narrao, progresso temporal entre as frases e, na maioria das vezes, o objeto da dissertao abstrado do tempo e do espao. Alguns pontos essenciais desse tipo de texto so: A. toda dissertao uma demonstrao, da a necessidade de pleno domnio do assunto e habilidade de argumentao; B. em consequncia disso, impem-se fidelidade ao tema; C. a coerncia tida como regra de ouro da dissertao; D. impem-se sempre o raciocnio lgico; E. a linguagem deve ser objetiva, denotativa; qualquer ambiguidade pode ser um ponto vulnervel na demonstrao do que se quer expor. Deve ser clara, precisa, natural, original, nobre, correta gramaticalmente. O discurso deve ser impessoal (evitar-se o uso da primeira pessoa). O pargrafo a unidade mnima do texto e deve apresentar: uma frase contendo a ideia principal (frase nuclear) e uma ou mais frases que explicitem tal ideia. Exemplo: A televiso mostra uma realidade idealizada (ideia central) porque oculta os problemas sociais realmente graves. (ideia secundria). Exemplo: Ideia central da dissertao - A poluio atmosfrica deve ser combatida urgentemente. Desenvolvimento da dissertao - A poluio atmosfrica deve ser combatida urgentemente, pois a alta concentrao de elementos txicos pe em risco a vida de milhares de pessoas, sobretudo daquelas que sofrem de problemas respiratrios: A. A propaganda intensiva de cigarros e bebidas tem levado muita gente ao vcio. B. A televiso um dos mais eficazes meios de comunicao criados pelo homem. C. A violncia tem aumentado assustadoramente nas cidades e hoje parece claro que esse problema no pode ser resolvido apenas pela polcia. D. O dilogo entre pais e filhos parece estar em crise atualmente. E. O problema dos sem-terra preocupada cada vez mais a sociedade brasileira. O pargrafo em uma dissertao pode processar-se de diferentes maneiras: 1 - Enumerao - Caracteriza-se pela exposio de uma srie de coisas, uma a uma. Presta-se bem indicao de caractersticas, funes, processos, situaes, sempre oferecendo o complemente necessrio afirmao estabelecida na frase nuclear. Pode-se enumerar, seguindo-se os critrios de importncia, preferncia, classificao ou aleatoriamente na dissertao. Exemplo: O adolescente moderno est se tornando obeso por vrias causas: alimentao inadequada, falta de exerccios sistemticos e demasiada permanncia diante de computadores e aparelhos de TV. Exemplo: Devido expanso das igrejas evanglicas, grande o nmero de emissoras que dedicam parte da sua programao veiculao de programas religiosos de crenas variadas.

Enumerao: A. B. C. D. E. A Santa Missa em seu lar Tero Bizantino Despertar da F Palavra de Vida Igreja da Graa no Lar

1- Inmeras so as dificuldades com que se defronta o governo brasileiro diante de tantos desmatamentos, desequilbrios sociolgicos e poluio. 2- Existem vrias razes que levam um homem a enveredar pelos caminhos do crime. 3- A gravidez na adolescncia um problema serissimo, porque pode trazer muitas consequncias indesejveis. 4- O lazer uma necessidade do cidado para a sua sobrevivncia no mundo atual e vrios so os tipos de lazer. 5- O Novo Cdigo Nacional de trnsito divide as faltas em vrias categorias. 2 - Comparao - A frase nuclear pode-se desenvolver atravs da comparao, que confronta ideias, fatos, fenmenos em uma dissertao e apresenta-lhes a semelhana ou dessemelhana. Exemplo: A juventude uma infatigvel aspirao de felicidade; a velhice, pelo contrrio, dominada por um vago e persistente sentimento de dor, porque j estamos nos convencendo de que a felicidade uma iluso, que s o sofrimento real. (Arthur Schopenhauer) 3 - Causa e consequncia - A frase nuclear, muitas vezes, encontra no seu desenvolvimento um segmento causal na dissertao (fato motivador) e, em outras situaes, um segmento indicando consequncias (fatos decorrentes). Exemplo: O homem, dia a dia, perde a dimenso de humanidade que abriga em si, porque os seus olhos teimam apenas em ver as coisas imediatistas e lucrativas que o rodeiam. O esprito competitivo foi excessivamente exercido entre ns, de modo que hoje somos obrigados a viver numa sociedade fria e inamistosa. 4 - Tempo e Espao - Muitos pargrafos dissertativos marcam temporal e espacialmente a evoluo de ideias, processos. Exemplos: Tempo - A comunicao de massas resultado de uma lenta evoluo. Primeiro, o homem aprendeu a grunhir. Depois deu um significado a cada grunhido. Muito depois, inventou a escrita e s muitos sculos mais tarde que passou comunicao de massa. Espao - O solo influenciado pelo clima. Nos climas midos, os solos so profundos. Existe nessas regies uma forte decomposio de rochas, isto , uma forte transformao da rocha em terra pela umidade e calor. Nas regies temperadas e ainda nas mais frias, a camada do solo pouco profunda. (Melhem Adas). 5 - Explicitao - Num pargrafo dissertativo pode-se conceituar, exemplificar e aclarar as ideias para torn-las mais compreensveis. Exemplo: Artria um vaso que leva sangue proveniente do corao para irrigar os tecidos. Exceto no cordo umbilical e na ligao entre os pulmes e o corao, todas as artrias contm sangue

vermelho-vivo, recm-oxigenado. Na artria pulmonar, porm, corre sangue venoso, mais escuro e desoxigenado, que o corao remete para os pulmes para receber oxignio e liberar gs carbnico. Antes de se iniciar a elaborao de uma dissertao, deve delimitar-se o tema que ser desenvolvido e que poder ser enfocado sob diversos aspectos. Se, por exemplo, o tema a questo indgena, ela poder ser desenvolvida a partir das seguintes ideias: A. B. C. D. A violncia contra os povos indgenas uma constante na histria do Brasil. O surgimento de vrias entidades de defesa das populaes indgenas. A viso idealizada que o europeu ainda tem do ndio brasileiro. A invaso da Amaznia e a perda da cultura indgena.

Depois de delimitar o tema da dissertao, deve fazer a estruturao do texto. A estrutura do texto dissertativo constitui-se de: 1- Introduo - deve conter a ideia principal a ser desenvolvida (geralmente um ou dois pargrafos). a abertura do texto, por isso fundamental. Deve ser clara e chamar a ateno para dois itens bsicos: os objetivos do texto e o plano do desenvolvimento. Contm a proposio do tema, seus limites, ngulo de anlise e a hiptese ou a tese a ser defendida na dissertao. 2- Desenvolvimento - exposio de elementos que vo fundamentar a ideia principal da dissertao que pode vir especificada atravs da argumentao, de pormenores, da ilustrao, da causa e da consequncia, das definies, dos dados estatsticos, da ordenao cronolgica, da interrogao e da citao. No desenvolvimento so usados tantos pargrafos quantos forem necessrios para a completa exposio da ideia. E esses pargrafos podem ser estruturados das cinco maneiras expostas acima. 3- Concluso - a retomada da ideia principal, que agora deve aparecer de forma muito mais convincente, uma vez que j foi fundamentada durante o desenvolvimento da dissertao. (um pargrafo). Deve, pois, conter de forma sinttica, o objetivo proposto na instruo, a confirmao da hiptese ou da tese, acrescida da argumentao bsica empregada no desenvolvimento. Observe o texto abaixo: Vida ou Morte INTRODUO A grande produo de armas nucleares, com seu incrvel potencial destrutivo, criou uma situao mpar na histria da humanidade: pela primeira vez, os homens tm nas mos o poder de extinguir totalmente a sua prpria raa da face do planeta. DESENVOLVIMENTO A capacidade de destruio das novas armas to grande que, se fossem usadas num conflito mundial, as consequncias de apenas algumas exploses seriam to extensas que haveria forte possibilidade de se chegar ao aniquilamento total da espcie humana. No haveria como sobreviver a um conflito dessa natureza, pois todas as regies seriam rapidamente atingidas pelos efeitos mortferos das exploses. CONCLUSO S resta, pois, ao homem uma sada: mudar essa situao desistindo da corrida armamentista e desviando para fins pacficos os imensos recursos econmicos envolvidos nessa empreitada suicida. Ou os homens aprendem a conviver em paz, em escala mundial, ou simplesmente no haver mais convivncia de espcie alguma, daqui a algum tempo. (Texto adaptado do artigo Paz e corrida armamentista in Douglas Tufano, p. 47).

Na introduo, o autor apresenta o tema (desenvolvimento cientfico levou o homem a produzir bombas que possibilitam a destruio total da humanidade), no desenvolvimento, ele expe os argumentos que apoiam a sua afirmao inicial e na concluso, conclui o seu pensamento inicial, com base nos argumentos. Na dissertao, pode-se construir frases de sentido geral ou de sentido especfico, particular. s vezes, uma afirmao de sentido geral pode no ser inaceitvel, mas se for particularizada torna-se aceitvel. Exemplo: proibido falar ao telefone celular. (sentido geral) proibido falar ao telefone celular dirigindo. (sentido especfico) Quando o autor se preocupa principalmente em expor suas ideias a respeito do tema abordado, fica claro que seu objetivo fazer com que o leitor concorde com ele. Nesse caso, tem-se a dissertao argumentativa Para que a argumentao seja eficiente, o raciocnio deve ser exposto de maneira lgica, clara e coerente. O autor de uma dissertao deve ter sempre em mente, as possveis reaes do leitor e por isso, deve-se considerar todas as possveis contra-argumentaes, a fim de que possa cercar o leitor no sentido de evitar possveis desmentidos da tese que se est defendendo. As evidncias so o melhor argumento. As referncias bibliogrficas estar de acordo com as normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). A bibliografia final da dissertao deve seguir o seguinte padro: A. Autor - ltimo sobrenome com letra maiscula, separado da vrgula dos outros prenomes; (ponto e dois espaos ou travesso). B. Ttulo - sublinhar ou colocar em itlico; (ponto). C. Anotador ou tradutor - (ponto) D. Nmero da edio - se for a primeira , no se indica. Algarismo arbico, ponto, ed. (vrgula). E. Casa publicadora - nome da casa (vrgula) F. Ano da Publicao - em algarismo arbico (ponto) G. Nmero de pginas ou volumes - em algarismos arbicos (ponto) Abrevia-se p. e no pg ou pg. H. Ilustraes - se necessrio (ponto) I. Srie ou colees - em algarismos arbicos, entre parnteses (ponto)

S-ar putea să vă placă și