Sunteți pe pagina 1din 3

As

5 Leis de Lenz de um Bom Relacionamento (do observador) Cludio Lenz Cesar Prlogo: depois da experincia de anos de relacionamento tumultuado, e de ver amigos e parentes, mais novos e mais velhos, sofrendo e se afundando em seus relacionamentos, cientes ou no, e de saber de contra-exemplos de relacionamentos positivos, felizes, cheguei a essas 5 leis de um bom relacionamento. Obviamente, esse um trabalho em andamento pois essas so leis empricas e o ser humano muda com o tempo, embora pouco, bem como minha percepo! H leis aqui que adultos e jovens descolados possam achar banais e desnecessrias. No entanto, minha experincia, mesmo com pessoas idosas e com os meninos e meninas das novas geraes que preciso alert-los para as armadilhas de um mal relacionamento. Alm das Leis, descrevo ao final os sinais exteriores evidentes de um bom relacionamento. Bom proveito. #1. Para um bom relacionamento preciso haver respeito mtuo, amor, e seria um plus se houver admirao mtua e paixo. - partir do momento em que o respeito desaparece, hora de terminar o relacionamento. O amor um sentimento real e histrico, pode ser duradouro, bem como pode se perder na rotina. at possvel um bom relacionamento ainda na ausncia do amor, mas a existncia dele, formidvel! A admirao trs como benefcios um maior poder de perdoar os pequenos erros, falhas ou ofensas. J a paixo, aquele fantstico coquetel bioqumico, de fora arrebatadora. Feliz o relacionamento que nasceu de uma paixo e consegue se re-inventar e se renovar e re-apaixonar. #2. Num bom relacionamento os crculos de amizade se expandem, ao invs de se contrarem.. - Especialmente entre os jovens casais h uma tendncia a se fecharem partir do momento em que se forma o casal de namorados. Excetuando aquele momento inicial em que h um verdadeiro universo s entre os dois a descobrir, as conseqncias desse fechamento da vida social so pssimas. Se isto persiste por muito tempo, em geral por cime incontrolado, provavelmente h algum se anulando no relacionamento e o desfecho final pode ser o desperdcio de uma vida. A vida humana faz timo uso da estrutura familiar, mas tambm do convvio social mais extenso. No aceite a restrio progressiva de seu crculo social ao entrar num relacionamento. Antes pelo contrario, um bom relacionamento traz um aumento desse crculo social com contribuies de ambos. importante observar que esse processo, bem como os limites de liberdade no relacionamento, especialmente com os jovens casais, vai-se estabelecendo em pequenas batalhas. Se voc j perdeu suas batalhas e aparece uma enorme crise no relacionamento a ponto de ach-lo terminado, esse pode ser um momento oportuno de se renegociar as regras de convivncia do casal.

#3. Num bom relacionamento os parceiros se cuidam, se promovem, se apiam e se impulsionam em suas carreiras e realizaes. - Quantos exemplos no temos de casais que se aniquilam, que se fazem mal em termos de sade, em que um freia o outro de suas realizaes por cimes de status ou profisso ou para manter o poder de ser o melhor ou de prover? Quanta realizao pessoal ou profissional no fica cerceada por um mero capricho de um mal relacionamento? E a vida, uma s e passa rapidamente. Assim, no aceite um relacionamento onde suas aspiraes pessoais ou profissionais dignas so cerceadas por capricho, sem que haja uma meta comum. E mesmo dentro de um objetivo comum, cuidado, pois s vezes o relacionamento acaba, as metas no foram atingidas, e voc termina dupla ou triplamente frustrado(a). #4. (Para pessoas com idade apropriada e maturidade, e relacionamentos estveis. Os adolescentes podem pular essa parte, por enquanto.) Sexo fundamental! - Sexo a fora maior da natureza em prol da preservao da espcie. nossa vocao mais natural, nossa biologia falando alto. Dessa forma, tanto nos faz bem, quanto a ausncia dele nos afeta a sade, os sentidos e os atos. Bom e freqente sexo cria enorme ligao do casal, cura desavenas, deixa-os mais leves e alegres. O sexo de um bom relacionamento uma busca mtua, uma verdadeira festa a celebrar na intimidade do casal. #5. Um bom relacionamento no perde uma parte considervel de seu tempo em discusses banais e no carrega cobranas descabidas. - Quanto tempo de vida no se desperdia com brigas e discusses bobas, quando a vida quase sempre nos reserva situaes realmente difceis! Mais sbio usar bem o tempo da bonana para crescer e se divertir. Relacionamentos carregados de cobranas tendem a se tornar um fardo e luz de uma simples anlise: ou quem recebe as cobranas no a pessoa certa a quem cobra ou quem cobra no sabe aceitar o outro e vai infernizar sua vida e existncia. A vida j dura por si: sade, desafios de profisso, trabalho e sustento. No vale pena torn-la mais dura e difcil num relacionamento ruim. O bom relacionamento busca a preservao da boa qualidade de vida. #5. Um certo equilbrio cultural, social, e intelectual se estabelecendo numa troca bidirecional no casal so uma tima componente de um bom relacionamento. - Casais muito desiguais, muito desequilibrados em vrios aspectos, como por exemplo: s um ama o outro a ponto de dar a prpria vida pelo outro, enquanto o outro pouco liga; ou s um acha importante manter o relacionamento (h momentos no relacionamento quando isso ocorre, e muitas vezes de forma alternada, mas no pode ser sempre assim); ou, um muito capaz e preparado e o outro no apresenta nem essas nem outras caractersticas pelas quais possa ser admirada. Ainda, grandes diferenas culturais, de expectativas ou religiosas so bem difceis de administrar. As diferenas sociais aparecem aqui, porque, em geral,

trazem consigo desigualdades culturais. Diferenas de atividades, e interesses intelectual do casal, na verdade, trazem benefcios de novidades e enriquecimento da relao, quando o desequilbrio no to grande que um no se faa compreender ao outro.

Sinais de um bom relacionamento: So sinais evidentes que um relacionamento est indo bem quando: - a pessoa sorri ao pensar em ir encontrar o parceiro; - os parceiros ficaram mais bonitos, mais alegres; - os parceiros ficaram mais sociveis, mais abertos; - os parceiros progridem em suas vidas e realizaes; planos e desafios interessantes passaram a fazer parte de suas vidas; - h alegria estampada no rosto; e admirao ao falar um do outro. Enfim, enquanto um mal relacionamento pode fazer voc jogar fora tantas oportunidades na vida e perder uma enorme parte de sua curta existncia em brigas, tristezas e frustraes, um bom relacionamento algo de valor inestimvel na vida de um homem ou de uma mulher. Lhe desejo: um bom relacionamento!

S-ar putea să vă placă și