Sunteți pe pagina 1din 3

28/09/13

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

No passado, os surdos eram considerados incapazes de ser ensinados, por isso eles no freqentavam escolas. As pessoas surdas, princi-palmente as que no falavam, eram excludas da sociedade, sendo proibidas de casar, possuir ou herdar bens e viver como as demais pessoas. Assim, privadas de seus direitos bsicos, ficavam com a prpria sobrevivncia comprometida. Em 1880, foi realizado o II Congresso Internacional, em Milo, que trouxe uma completa mudana nos rumos da educao de surdos e, justamente por isso, ele considerado um marco histrico. O congresso foi preparado por uma maioria oralista com o firme propsito de dar fora de lei s suas proposies no que dizia respeito surdez e educao de surdos. As decises tomadas no

Congresso de Milo levaram a que a linguagem gestual fosse praticamente banida como forma de comunicao a ser utilizada por pessoas surdas no trabalho educacional.
A educao dos surdos sempre foi um tema muito polmico na rea educacional, pois diferenciado pela sua especificidade lingstica. Aps a promulgao do Decreto 5626 (dezembro de 2005) que regulamentou a lei 10.436 (abril de 2002) reconheceu-se e oficializou-se a Libras como a primeira lngua dos surdos, ou seja, deu o direito ao surdo a uma educao bilnge, inserindo o intrprete de lngua de sinais na sala de aula. No presente trabalho, buscamos refletir as conseqncias da atual promulgao do Decreto 5626 sobre a educao dos sujeitos surdos, tendo por objetivo, discutir como se poderia pensar uma escola que fosse inclusiva para eles, no apenas sob o ponto de vista dos pesquisadores ouvintes, mas dos prprios surdos.

So trs as propostas de educao para os surdos: 1. Oralismo _ para os oralistas, a linguagem falada prioritria como forma de comunicao dos surdos e a aprendizagem da linguagem oral preconizada como indispensvel para o desenvolvimento integral das crianas. De forma geral, sinais e alfabeto digitais so proibidos, embora alguns aceitem o uso de gestos naturais, e recomenda-se que a recepo da linguagem seja feita pela via auditiva (devidamente treinada) e pela leitura orofacial. 2. Comunicao Total _ a prtica de usar sinais, leitura orofacial, amplificao e alfabeto digital para fornecer inputs lingsticos para estudantes surdos, ao passo que eles podem expressar-se nas modalidades preferidas". O objetivo fornecer criana a possibilidade de desenvolver uma comunicao real com seus familiares, professores e coetneos, para que possa construir seu mundo interno. A oralizao no o objetivo em si da comunicao total, mas uma das reas trabalhadas para possibilitar a integrao social do indivduo surdo. A comunicao total pode utilizar tanto sinais retirados da lngua de sinais usada pela comunidade surda quanto sinais gramaticais modificados e marcadores para elementos presentes na lngua falada, mas no na lngua de sinais. Dessa forma, tudo o que falado pode ser acompanhado por elementos visuais que o representam, o que facilitaria a aquisio da lngua oral e posteriormente da leitura e da escrita.

contrape-se ao modelo oralista porque considera o canal visogestual de fundamental importncia para a aquisio de linguagem da pessoa surda. E contrape-se comunicao total porque defende um espao efetivo para a lngua de sinais no trabalho educacional; por isso advoga que cada uma das lnguas apresentadas ao surdo mantenha suas caractersticas prprias e que no se "`misture" uma com a outra. Nesse modelo, o que se prope que sejam ensinadas duas lnguas, a lngua de sinais e, secundariamente, a lngua do grupo ouvinte majoritrio, no caso do Brasil a lngua portuguesa.
3. Educao Bilinge_ essa proposta de educao O objetivo da educao bilingue que a criana surda possa ter um desenvolvimento cognitivo-lingstico equivalente ao verificado nacriana ouvinte, e que possa desenvolver uma relao harmoniosa tambm com ouvintes, tendo acesso s duas lnguas: a lngua de sinais e a lngua majoritria. Pequeno Histrico dos ltimos 23 anos no Brasil:

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

1/3

28/09/13

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

1977 - Criado no Rio de Janeiro a Federao Nacional de Educao e Integrao dos Deficientes Auditivos, FENEIDA, com diretoria de ouvintes. Final da dcada de 70 - Indroduzida a Comunicao Total no Brasil sob a influncia do Congresso Internacional de Gallaudet. 1981 - Incio das pesquisas sistematizadas sobre a Lngua de Sinais no Brasil. 1982 - Elaborao em equipe de um projeto subsidiado pela ANPOCS e pelo CNPQ intitulado "Levantamento lingustico da Lngua de Sinais dos Centros Urbanos Brasileiros (LSCB) e sua aplicao na educao". A partir desta data, diversos estudos lingsticos sobre LIBRAS so efetuados sobre a oriento da lingista L. Brito, principalmente na UFRJ. A problemtica da surdez passa a ser alvo de estudos para diversas Dissertaes de Mestrado. 1983 - Criao no Brasil da Comisso de Luta pelos Direitos dos Surdos. 1986 - O Centro SUVAG (PE) faz sua opo metodolgica pelo Bilingismo, tornando-se o primeiro lugar no brasil em que efetivamente esta orientao passou a ser praticada. 1987 - Criao da Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos (FENEIS), EM 16/05/87, sob a direo de surdos. 1991 - A LIBRAS reconhecida oficialmente pelo Governo do Estado de Minas Gerais (lei n 10.397 de 10/1/91). 1994 - Comea a ser exibido na TV Educativa o programa VEJO VOZES (out/94 a fev/95), usando a Lngua de Sinais Brasileira. 1995 - Criado por surdos no Rio de Janeiro o Comit Pr-Oficializao da Lngua de Sinais. 1996- So iniciadas, no INES, em convnio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisas que envolvem a implantao da abordagem educacional com Bilingismo em turmas da pr-escola, sob a coordenao da lingista E. Fernandes. 1998 - TELERJ - do Rio de janeiro, em parceria com a FENEIS, inaugurou a Central de atendimento ao surdo - atravs do nmero 1402, o surdo em seu TS, pode se comunicar com o ouvinte em telefone convencional. 1999- Em maro, comeam a ser instaladas em todo Brasil telessalas com o telecurso legendado. 2000

2000 - Closed Caption, ou legenda oculta, ela transcreve o que dito. Aps trs anos de funcionamento no Jornal Nacional ela disponibilizada aos surdos tambm nos programas Fantstico, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal da Globo e programa do J. o fim da TV "muda". Aps a regulamentao da Libras foram implantados diferentes atendimentos especializados para os alunos surdos entre eles:

Intrprete de Libras/lngua portuguesa Profissional com competncia lingstica em Libras/lngua portuguesa, que atua no contexto do ensino regular no qual h alunos surdos matriculados. O intrprete no substitui a figura do professor em relao funo central na mediao do processo de aprendizagem. Sua atuao ser a de mediador na comunicao entre surdos e ouvintes, nas diferentes situaes de aprendizagem e interao social. Instrutor surdo de Libras Profissional surdo que atua em servios especializados, desenvolvendo atividades
online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo 2/3

28/09/13

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

relacionadas ao ensino e a difuso da Lngua Brasileira de Sinais Libras e de aspectos socioculturais da surdez na comunidade escolar. Centro de Atendimento Especializado Servio de apoio educacional, em horrio oposto ao das aulas, destinado a alunos surdos matriculados na Educao Bsica. Dispe de professor especialista na rea da surdez, cuja funo realizar um trabalho integrado com o ensino regular para atendimento s necessidades educacionais especiais dos alunos surdos. Tem como objetivo complementar o atendimento educacional comum, por meio do desenvolvimento de uma proposta de educao bilnge - Libras/lngua portuguesa para surdos. Instituies especializadas Servio especializado que oferece atendimento educacional e/ou de natureza teraputica (Psicologia matriculados na Educao Bsica. e Fonoaudiologia entre outros), para alunos surdos

Dispe de equipe tcnico-pedaggica especializada para atendimento s necessidades educacionais especiais dos alunos surdos. Escola Especial para surdos (Educao Bsica) Servio especializado com proposta pedaggica de educao bilnge que oferece escolarizao formal, na Educao Infantil, Ensino Fundamental e/ou Ensino Mdio. Pode oferecer atendimentos complementares de natureza teraputica (Psicologia e Fonoaudiologia entre outros).

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

3/3

S-ar putea să vă placă și