Sunteți pe pagina 1din 19

1

FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO CURSO DE HISTRIA

O MARTELO DAS BRUXAS: UMA ANLISE DA INFLUNCIA DO MALLESUS MALEFICARUM NA SOCIEDADE EUROPEIA sc. XV - XVII

Hugo Albuquerque de Morais

APARECIDA DE GOINIA 2010

HUGO ALBUQUERQUE DE MORAIS

O MARTELO DAS BRUXAS: UMA ANLISE DA INFLUNCIA DO MALLESUS MALEFICARUM NA SOCIEDADE EUROPEIA sc. XV - XVII

Artigo apresentado ao Instituto Superior de Educao da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientao do prof. Dr. Ademir Luiz da Silva, como parte dos requisitos para concluso do curso de licenciatura em Histria.

APARECIDA DE GOINIA 2010

FOLHA DE AVALIAO DA PRODUO DO TRABALHO

O MARTELO DAS BRUXAS: UMA ANLISE DA INFLUNCIA DO MALLESUS MALEFICARUM NA SOCIEDADE EUROPEIA sc. XV - XVII

Aparecida de Goinia........ de ............................... de 2010

EXAMINADORES

Orientador: Prof. Dr. Ademir Luiz da Silva

Nota:___ / ___

Primeiro examinador Prof. (a)............................................................................Nota:___ /___

Segundo examinador Prof.(a) .................................................................. Nota:___ /___

_____________________________________________________________________ Mdia parcial Avaliao da produo do Trabalho: ____ / ____

O MARTELO DAS BRUXAS: UMA ANLISE DA INFLUNCIA DO MALLESUS MALEFICARUM NA SOCIEDADE EUROPEIA sc. XV - XVII

Hugo Albuquerque de Morais 1

Resumo: O objetivo deste artigo analisar o processo Inquisitrio que se estruturou no contexto medieval e incio do perodo moderno. Por meio dele possvel entender aspectos significativos da religiosidade que se desenvolveu na Europa. Essa religiosidade teve grande influncia na vida cotidiana e na compreenso de certos fenmenos sociais. A questo da posio social feminina se insere nesse panorama. Nesse sentido, as chamadas bruxas personificavam certa viso que a sociedade da poca desenvolveu acerca do gnero feminino. Eram vistas com conotaes negativas, e compreendidas como seguidoras do demnio, entregues luxria e gula, pois em seus rituais acabavam devorando crianas, adoravam o demnio e cediam aos vcios constantemente. A bruxaria era condenada e considerada heresia. Um dos manuais mais importantes produzidos pela Inquisio foi o Malleus Maleficarum, ou O Martelo das Bruxas, escrito em 1484, que ensinava como lidar com essa questo. Palavras-chave: Martelo das Bruxas, Bruxaria, Gzero

INTRODUO

A histria da Inquisio sempre despertou o interesse de diversas reas do conhecimento acadmico e variadas vinculaes ideolgicas ao longo do tempo. O assunto durante dcadas motivou debates e discusses acaloradas nutridas por acusaes e ressentimentos de ambos os lados. O processo Inquisitrio que se estruturou no contexto histrico da Idade Mdia e perdurou por longos anos, revela aos pesquisadores uma viso de grande marco que desencadeou dentro de seu prprio contexto histrico e das demais pocas. Todavia muitos dos arquivos da Inquisio continuam inacessveis aos investigadores, dificultando a criao de um quadro completo e de um conhecimento mais aprofundado sobre a atividade inquisitorial ou o tribunal do Santo Ofcio. Atravs deles poder-se-ia entender aspectos significativos da religiosidade que se desenvolveram na Europa Medieval e Idade Moderna. As bruxas personificavam os medos da sociedade dos sculos XV e XVII e ganham conotaes negativas por serem seguidoras do demnio, entregues luxria e gula, pois nos seus rituais acabavam devorando crianas, adoravam o demnio e cediam aos vcios constantemente. A bruxaria era condenada como heresia. Assim, as mulheres foram alvos de
1 Hugo Albuquerque de Morais acadmico do curso de licenciatura em Histria na Faculdade Alfredo Nasser.

perseguies, tal atividade era vista como algo reprovvel, como ressaltado no Malleus Maleficarum, escrito em 1484:
preciso observar especialmente que essa heresia a da bruxaria difere de todas as demais porque nela no se faz apenas um pacto tcito com o diabo, e sim um pacto perfeitamente definido e explcito que ultraja o Criador e que tem por meta profan-lo ao extremo e atingir Suas criaturas... [...] de todas as supersties, mais vil, a mais malfica, e mais hedionda seu nome latino maleficium, significa exatamente praticar o mal e blasfemar contra a f verdadeira (KRAMER & SPRENGER, 1991: 77).

Em 1486 foi publicado o Manual Eclesistico Malleus Maleficarum, de autoria dos dominicanos James Sprenger (1436 ou 8 - 1495) e Heinrich Kramer (1430 - 1505). Tendo por finalidade constituir-se um suporte normativo para todas as ordens religiosas e para os oficiais seculares no tratamento das heresias, o documento enumerava e caracterizava os males religiosos que assolavam o reino da cristandade naquele perodo. A obra explica o horror que se sentia em relao bruxa porque ela tinha de renunciar ao cristianismo, blasfemar, fazer um pacto e se entregar ao demnio, enfim, praticar o mal para poder obter benefcios:

Atentemos, em particular, para o fato de que para a prtica desse mal abominvel so necessrios, do modo mais profano, renunciar F Catlica, ou negar de qualquer maneira certos dogmas da f; em segundo lugar, preciso dedicar-se de corpo e alma prtica do mal; em terceiro lugar, h de ofertar-se crianas no-batizadas a Sat; em quarto, necessrio entregar-se a toda sorte de atos carnais com ncubos e Scubos e a toda sorte de prazeres obscenos. (KRAMER & SPRENGER, 1991: 77).

Acredita-se que esse livro foi escrito pela necessidade de normatizar e homogeneizar a ao dos Inquisidores que, apesar de estarem sob a jurisdio da Igreja romana no procediam da mesma maneira. O manual contempla diversas questes desde a jurisdio do inquisidor at questes prticas do encaminhamento do processo, utilizando como base terica os escritos dos doutores eclesisticos. Nessa obra consta a descrio detalhada dos procedimentos considerados adequados ao inquisidor desde a investigao at a concluso do processo, inclusive so classificados os hereges, as heresias, quais as formas de identific-los, as torturas necessrias e permitidas e, em caso de arrependimento do ru qual procedimento para o perdo.

O martelo das bruxas um produto e um instrumento do que Jean Delumeau chamou de cristianismo do medo. No interior dessa nova intolerncia,

crena aterrorizada numa alucinante prtica de bruxarias, o Sabat, introduziu uma nota to mais espetacular porque inspirava facilmente a iconografia. Uma Europa da perseguio s Bruxas, uma Europa do Sabat tinha nascido.(LE GOFF10, 2007:235)

Assim, a partir dos elementos estudados pretende-se esclarecer o porqu do maior nmero de rus na inquisio serem de mulheres e assim elucidar elementos que demonstram o esteretipo feminino na Idade Mdia e do incio da Idade Moderna.

CONSTRUO DO ESTERETIPO FEMININO

As questes concernentes mulher trazem numerosos problemas a serem analisados durante a histria, no entanto, a figura feminina raramente apresentada e muitas vezes sua participao secundria na escrita da histria. A participao e o lugar das mulheres na histria foram negligenciados pelos historiadores por muito tempo. Elas ficaram sombra de um mundo dominado pelo gnero masculino (BURKE, 2002: 75-79). Nesse sentido a histria da mulher na Idade Mdia at o perodo moderno traz algumas questes que demonstram o modelo social patriarcal daqueles perodos.

Figura 1: Ilustrao para Malleus Maleficarum. Sc. XV. Bruxas.

Durante a Idade Mdia, as questes que englobam o padro comportamental que regia a postura feminina ideal eram determinadas pelo clero, visto que a Igreja ainda conservava boa parte do monoplio da palavra. A Igreja baseada na interpretao das escrituras, vigente no medievo, ditava as normas para o procedimento dos indivduos no mbito social. Lucien Febvre (1978) faz uma abordagem da importncia da religiosidade na vida dos europeus e no cotidiano das pessoas, para ele o homem vivia sua vida baseada na Igreja Catlica.

No sculo XVI no havia escolha. Era-se cristo de fato. Podia-se divulgar em pensamento longe do Cristo: jogo de imaginao, sem suporte vivo de realidade. Todavia, no se podia sequer dispensar a prtica. Mesmo no querendo, mesmo no entendendo claramente, todos, desde o nascimento, se encontravam imersos num banho de cristianismo, do qual no se escaparia nem na hora da morte: j que esta morte era necessariamente, socialmente, crist, devido aos ritos a quem ningum podia subtrair-se, ainda que estivesse revoltado em face da morte, ainda que tivesse feito gracejo e se mostrasse brincalho nos ltimos momentos (FEBVRE,1978: 38).

Dessa forma, o indivduo, as cerimnias e as prticas do cristianismo amarravam o homem, e acima de tudo cercava sua vida privada. Do nascimento at a morte, estabelecia -se uma imersa cadeia de cerimnias de tradies costumes e prticas que, sendo toadas crists ou cristianizadas [...] mesmo contra sua vontade (Febvre, 1978:38). O modelo patriarcal fazia com que o homem estabelecesse um poder maior dentro da famlia e da sociedade. Toda a organizao institucional na Idade Medieval repousaria sobre a figura paterna; na clula familiar, a mulher e os filhos estariam sujeitos ao poder e domnio masculino. A famlia era o espao onde a mulher poderia circular, todavia at mesmo neste espao sua liberdade era limitada. A mulher, nessa perspectiva, constitua uma ameaa contra a ordem estabelecida, pois o poder patriarcal era estabelecido nos padres comportamentais do perodo.

O padro patriarcal, por ser menos diferenciado do que o padro de alteridade, no confronta diretamente sua sombra e a projeta sua falta, como vemos no fenmeno do bode expiatrio. [...] a polarizao em que opera o dinamismo patriarcal exigiu um contra plo para elaborar o smbolo de Cristo. Surgiu o fenmeno do Demnio como Anticristo (KRAMER & SPRENGER, apud Byington 1991: 33).

A ideia que a mulher como a porta do diabo ganhava grande reputao no incio do cristianismo, principalmente atravs dos movimentos monacais, fomentou uma negao da carne e, por conseguinte uma exacerbao do antifeminismo. Estabeleceu-se uma relao baseada no ascetismo, que vem por sua vez de uma negao do corpo e, portanto, da rejeio da mulher, mais frgeis s tentaes. Delumeau (1989) descreve o processo da criao do medo sobre a mulher

Assim, o sermo, meio eficaz de cristianizao a partir do sculo XIII, difundiu sem descanso e tentou fazer penetrar nas mentalidades o medo da mulher. O que na Alta Idade Mdia era discurso monstico tornou-se em seguida, pela ampliao progressiva das audincias, advertncia inquieta para uso de toda a Igreja discente que foi convidada a confundir vida dos

Clrigos e vida dos leigos, sexualidade e pecado, Eva e Sat. (DELUMEAU, 1989: 322.).

As mulheres foram alvos de perseguies, pois segundo a Igreja elas mantinham certo grau de intimidade com as foras do mal. Esse fato pode ser entendido pela relao que as mulheres tinham com as velhas sbias da aldeia, a confiana era tamanha que o padre era tido como um ser que possua poderes e determinava o destino das pessoas, para os assuntos que as mulheres tratavam a orientao dessas ancis se tornavam mais cabveis. Em linhas gerais, o padro comportamental que regia a postura feminina ideal na poca medieval era determinado pelos dogmas cristos, visto que existiam dois paralelos comportamentais: o pecado original atravs de Eva, e a imagem de me benevolente vista em Maria. A Igreja ainda conservava atrs do monoplio da palavra, assim baseados nas interpretaes das escrituras, vigente no medievo, as normas para o procedimento de toda a sociedade. Delumeau (1989, p. 382.) mostra a mulher como bode expiatrio, sobre o qual uns e outros exprimiam seu medo de subverso com a ajuda de um esteretipo h muito tempo constitudo e Mesmo nas velhas, a presena de todo um clamor desejaste e de inevitveis atribuies flicas faz de todas as bruxas figuras sexualizveis por excelncia. Como fator chave na diabolizao da mulher, a sexualidade feminina (DELUMEAU, 1989, p. 327.) Nos sculos XV e XVI, a figura do herege comea a se destacar e com isso, a imagem da bruxa construda no Perodo Medieval eclode na perseguio contra a mulher. O objetivo principal do tribunal da Inquisio era o combate a heresias e aos hereges, tanto homens quanto mulheres, todavia a caa s bruxas fez vtimas em sua, maioria, mulheres. O feminino tornou-se o principal alvo, as mulheres tornaram-se as principais vtimas das fogueiras inquisitrias. Assim, apesar de as bulas papais no fazerem distino de gnero ao fomentarem a represso, a maioria esmagadora dos rus era constituda por mulheres.

[...] 85% das pessoas que foram queimadas nas fogueiras foram mulheres. E foram alguns milhes! um nmero monumental. Havia cidades que tinha 800 mulheres e, num dia s, perderam 798, como a cidade de Trier, na Baviera, por exemplo. No era brincadeira, a caa s Bruxas! Qualquer transgresso era pretexto para a fogueira (MURARO, 2000:39)

Segundo MURARO (2000) o contedo de Malleus Maleficarum, demonstra o modelo misgino do perodo, pois estava baseado no segundo captulo do livro de Gnesis e na figura de Eva para justificar o seu dio contra a mulher. As fraquezas do sexo feminino, so

constitudas no contexto entre a prelazia medieval, vieram baila: luxria, infidelidade, ambio, fraqueza carnal, lascvia, credulidade, indiscrio, impressionabilidade so essas as caractersticas que levariam as mulheres bruxaria. Segundo Hilrio Franco Jr. (2006), a Organizao da Inquisio se d entre 11841229. No Perodo Medieval, ela incipiente, todavia j no Baixo Medievo este destacamento eclesistico irrompe os limites de sua ao e se expande: o processo misgino efetivado na Idade Mdia ganha fora de lei por meio dos manuais de caa aos hereges. A figura do herege comea a se destacar e com isso, a imagem da bruxa, j formada e composta, construda no Perodo Medieval. Segundo Ginzburg (1991) na Europa os processos de lei sobre a feitiaria, entre os sculos XV e XVII, revelam um esteretipo criado com base em conhecimentos do senso comum sobre o Sabat, reconhecido como uma seita de bruxas e feiticeiras.

[...] H, nas perguntas dos juzes, aluses mais que evidentes ao Sabat das bruxas - que era, segundo os demonologistas, o verdadeiro cerne da feitiaria: quando assim acontecia, os rus repetiam mais ou menos espontaneamente os esteretipos inquisitoriais ento divulgados na Europa pela boca de pregadores, telogos, juristas, etc. (GINZBURG, 1991: 206).

. As bruxas, depois de Lcifer, excedem a todos os maiores pecados, visto que alm de pactuarem com o Demnio, mantm relaes carnais com este, espalham dio e injrias a todos os seres e negam o Cristo crucificado. O crime cometido pelas bruxas o mais abominvel dos trs graus de infidelidade (KRAMER & SPRENGER; 1991:171).

PROCESSO DE CRIAO DA INQUISIO

A Inquisio foi instituda no sculo XIII pelo papa Gregrio IX, ela vigorou at o sculo XIX. Como relata o autor Nachman Falbel na obra Heresias Medievais.

A Gregrio IX devemos a organizao do tribunal inquisitorial e, em 1229, no Concilio de Toulouse, foi criado oficialmente o Tribunal do Santo Ofcio. Os dominicanos logo se puseram disposio da nova instituio, cabendolhes a tarefa de legislar e condenar os herticos, entregando-os ao brao secular. (FALBEL, 1977: 17).

O Tribunal da Inquisio foi um mtodo implantado pela Igreja Catlica com o objetivo de combater as prticas de heresia. A Igreja era vista como representante de Deus na Terra, ento a ela cabia as punies. A palavra herege se origina do grego hairesis e do latim

10

haeresis e significa doutrina contrria ao que foi definido pela Igreja em matria de f (NOVINSKY, 1982, p 10). O poder da Igreja se fazia, quase que todo, pelo discurso mesmo porque os mecanismos de manuteno do poder sobre o sagrado precisavam se apoiar numa crena que oferecesse credibilidade ao cristo. Nesse sentido, a Igreja impunha controle atravs do discurso. maneira de Foucault, o discurso verdadeiro, pelo qual se tinha respeito e terror, ao qual era preciso submeter-se, porque ele reinava, (...) era o discurso que renunciava a justia e atribua a cada qual a sua parte...(FOUCAULT, 1998:15). Assim, questionar ou agir de forma diferente dessa verdade mostrada pela Igreja iria contra as normas de Deus, considerada heresia. Neste sentido milhares de pessoas contrrias s doutrinas ou prticas adversas ao que definido pela Igreja Catlica eram considerados hereges.

Figura 2: Ritual de bruxaria. Ilustrao para Malleus Maleficarum. Sc. XV.

O Inquisidor se torna, dentro do contexto do perodo, o principal agente repressor dos hereges. Cabia a ele usar tcnicas e instrumentos para reprimir as aes dos herticos. Alm dos instrumentos de tortura, os Inquisidores possuam um poder muito grande diante dos acusados a ponto de faz-los confessarem a heresia cometida. A presso psicolgica exercida sobre o acusado era to grande que mesmo quando no havia cometido transgresses declarava-se culpado. Atravs de denncias ou de levantamentos de suspeitas as pessoas eram convocadas a se apresentarem diante dos inquisidores. Alguns eram absolvidos, outros torturados, alguns flagelados, ou at mesmo queimados na fogueira pelos mais diversos crimes como: feitiaria, condutas contrrias moral e aos bons costumes, oposio Igreja e at ideias filosficas.

11

Jean Delumeau aponta os mtodos que a Inquisio utilizava para obter as confisses dos rus, assim fome privao de sono s quais eram submetidos os acusados de feitiaria tambm rompiam qualquer resistncia, a ponto de admitirem todas as atrocidades que lhes eram atribudas. (DELUMEAU, 1989, p. 381). A prtica da tortura para se obter confisso contra os hereges era comum no Medievo, no entanto, a bruxaria se torna um dos alvos privilegiados [...] a bruxaria passou para o primeiro lugar na representao inquisitorial (LE GOFF, 2007, p. 235). Outro aspecto que deve ser destacado foi a transformao da Inquisio medieval para a Inquisio moderna. A inquisio medieval foi um produto de uma longa evoluo durante o a qual a Igreja e o Papado sentiam-se ameaados em seu poder (NOVINSKY, 1982, pg15). Ela foi criada inicialmente para combater o sincretismo entre alguns grupos religiosos, que praticavam a adorao de plantas e animais e utilizavam mandingas. Na modernidade a Inquisio est ligada "crise da f", pestes, terremotos, doenas e misria social, assim nesse perodo a inquisio alcanou seu apogeu. Desde a Idade Mdia existia um controle religioso socialmente incorporado s diversas esferas sociais, havia um manual de normas e condutas utilizado em vrios pases. O Manual dos Inquisidores foi escrito em pleno sculo XIV, sendo mais exato o ano de 1376, pelo dominicano Nicolau Eymerich e revisado em 1578, sendo largamente utilizado at o sculo XVIII (BETHENCOURT, 2000). O autor ainda destaca que o tribunal da Inquisio foi um movimento nico por causa da legitimao do Papa, mas teve suas peculiaridades de acordo com o local de ao.

As inquisies so referidas, geralmente, no singular. Essa tradio exprime uma realidade: os diferentes tribunais de f tm como fonte comum de legitimidade a delegao de poderes, feitas pelo papa, em matria de perseguio das heresias. A designao nica pode ser cmoda, mas esconde realidades diversas. (BETHENCOURT, 2000: 10)

A Igreja, que durante todo o Perodo Medieval desempenhou importante funo na hierarquia social, possua hegemonia tanto econmica quanto poltica. J nos sculos XVXVI, existia uma necessidade de recorrer ao apoio das incipientes monarquias nacionais para tentar conter o avano das transformaes sociais, polticas e principalmente religiosas que ocorriam. Com o fortalecimento do absolutismo a partir da centralizao do poder real, do ressurgimento do direito romano e do incremento na burocracia todo o aparato de combate e

12

de represso heresia se sofisticou e promoveu a transformao dos procedimentos criminais. A esse respeito Delumeau (1989) acrescenta que:

O poder civil mais do que apoiou a Igreja na luta contra a seita satnica. A obsesso demonaca, sob todas as suas formas, permitiu ao absolutismo reforar-se. Inversamente, a consolidao do Estado na poca da Renascena deu uma dimenso nova caa aos feiticeiros e feiticeiras. Os governos marcaram uma tendncia crescente a anexar-se ou ao menos controlar os processos religiosos e a punir as infraes contra a religio. Mais do que nunca a Igreja se confundiu com Estado, alis, em beneficio deste. Mas a urgncia do perigo fez com que ela no pudesse ou no quisesse opor-se a essa anexao. (DELUMEAU, 1989: 356.)

Dessa forma a caa aos hereges e aos feiticeiros e feiticeiras adquiriu uma dimenso capital dentro da sociedade moderna e qualquer um poderia ser considerado um inimigo. De um modo geral, o apoio do Estado se manifestava de duas formas, por meio de leis que proibissem a atividade de indivduos criminosos da f, e fornecendo homens que auxiliassem no cumprimento das leis. Assim, os crimes cannicos poderiam ser julgados tanto pelo governador quanto pelo bispo metropolitano. perceptvel na Idade Mdia, como se d de forma bem organizada a Inquisio, e para melhorar o servio dos Inquisidores e de certo modo legaliz-los, foram sendo criados Manuais de Inquisio, com informaes sobre os tipos de heresias, mostrando detalhadamente como descobri-las e como san-las. A respeito disso Falbel (1977) explana que:

Com o tempo, foram sendo elaborados manuais escritos por inquisidores experientes que procuravam orientar os perseguidores das heresias sobre os seus fundamentos doutrinrios e tambm sobre a tcnica ou modo de conseguir a confisso do acusado. Nesses manuais cada heresia caracterizada, permitindo muitas vezes aos estudiosos um melhor conhecimento de suas concepes. (FALBEL, 1977: 18).

Dessa maneira os manuais da inquisio contemplam diversas questes inerentes a jurisdio do inquisidor at questes prticas do encaminhamento do processo, utilizando como base terica os escritos dos doutores eclesisticos. A necessidade de normatizar e homogeneizar a ao dos Inquisidores que, apesar de estarem sob a jurisdio da Igreja romana no procediam da mesma maneira. Um dos manuais mais conhecido, foi criado por volta do ano de 1486, um livro, chamado de Malleus Maleficarum (O Martelo das Bruxas),

13

como o prprio nome nos mostra, esse livro era usado como um manual para identificar, combater e condenar legalmente as bruxas e as prticas hereges, escrito por dois monges alemes dominicanos: Heinrich Kramer e James Sprenger.

MALLEUS MALEFCARUM E A PERSEGUIO S MULHERES

Figura 3: Pgina de Malleus Malefcarum

O documento Malleus Malefcarum tem um papel importante para explanar os motivos para a perseguio s mulheres, pois a obra que representa a legitimao da caa s bruxas, assim citada nos autos de todos os julgamentos do Santo Ofcio por quase trezentos anos. O documento foi escrito em 1484 por James Sprenger e Heinrich Kramer, contm as normas e questo burocrtica a qual a Inquisio deveria utilizar em seus autos. O Malleus Malefcarum foi escrito em um contexto catico, em que se acreditava no fim do mundo graas s pestes e epidemias vividas no mundo moderno. Existia uma preocupao no crescimento das heresias como um fator primordial para o enfraquecimento da f catlica; o aumento da influncia diablica favorecendo a desordem e o caos apoiado em trs condies fundamentais: o diabo, a bruxa e a permisso de Deus. O combate s heresias se fazia necessrio e urgente. Carlos Amadeu B. Byington (1991) descreve o Malleus Malefcarum como uma da obras mais terrveis do cristianismo.

O martelo das feiticeiras- Malleus Malefcarum uma das pginas mais terrveis do cristianismo. difcil imaginar que, durante trs sculos, ele foi a Bblia do inquisidor. Tentando demonstrar que no foi por acaso ele foi escrito no esplendor do Renascimento e se transformou no apogeu ideolgico e pragmtico da Inquisio contra a bruxaria, atingindo intensamente as mulheres. [...] ele um manual de dio de tortura e de morte, no qual o maior crime o cometido pelo prprio legislador ao redigir a lei. Suas vitimas no nos levou a expor orgulhosamente seus crimes para a posteridade, que nos faz imaginar o terrvel sofrimento passado pelos milhares de pessoas, em sua maioria mulheres, muitas das quais histricas,

14

que foram por eles torturadas e condenadas priso perptua ou morte. (KRAMER & SPRENGER, apud BYINGTON 1991: 20)

A obra dividida em trs partes: Primeira parte traz as trs condies necessrias para a bruxaria; o Diabo, a Bruxa e a permisso do Deus Todo Poderoso. Segunda parte contm os mtodos pelos quais se infligem os malefcios e de que modo podem ser curados. Terceira parte trata das medidas judiciais no tribunal eclesistico e no civil a serem tomadas contra as bruxas e tambm contra todos os hereges. Contm as questes as quais definiam as normas para a instaurao dos processos e explicava os modos pelos quais devem ser conduzidos, e os mtodos para lavrar as sentenas. Neste sentido o Malleus foi durante trs sculos o livro mais utilizado pelos autos da igreja. Segundo Kramer e Sprenger (1991) o Papa Inocncio VIII legitimou o documento demonstrando assim a preocupao da igreja com a depravao hertica. Segundo a bula os dois inquisidores tm o poder para a chamada justa correo, aprisionamento e punio de quaisquer pessoas, sem qualquer impedimento, e de todas as formas.

Todos os que se lhes opuserem, a todos os rebeldes, de qualquer categoria, estado, posio, proeminncia, dignidade ou de qualquer condio que seja no importando privilegio de que disponha-haver de amea-los com a excomunho, a suspenso, a interdio, e inclusive com as mais terrveis penas, as piores censuras e os piores castigos, como bem lhe aprouverem, e sem qualquer direito de apelao, e se assim o desejar poder, pela autoridade que lhe concedemos, agravar e renovar tais penas quantas vezes necessrio, recorrendo, se assim convier, ao auxlio do brao secular (KRAMER & SPRENGER, apud Inocncio VIII 1991: 45).

O perodo de atuao do manual referido como perodo de caa s bruxas, datado entre sculo XIV a meados do XVIII. No incio da obra os inquisidores fazem definies de heresia quem quer que pense de outra forma a respeito de assuntos pertinentes a f que no do modo defendido pela santa Igreja Romana herege. Eis a verdadeira F (KRAMER & SPRENGER, 1991: 53). Nesse sentido quem contrariasse os dogmas estabelecidos pela Igreja poderia ser considerado herege. Outro ponto que qualquer suspeita de heresia, no necessariamente bem fundamentada, bastava para prender o suspeito por um bom tempo e, s vezes, mant-lo no crcere durante vrios anos. Uma acusao no provada baseada em conjecturas, suposies, ou em provas indiretas era considerada razo suficiente para a deteno, alm disso, todos os tipos de pessoas eram aceitos como testemunhas em causas relacionadas f: scios e

15

cmplices de um mesmo crime, notrios malfeitores e criminosos, servos que prestavam depoimentos contra seus amos.

E as leis permitem que se admita qualquer testemunha como prova. Pois isso os Cnones que tratam de defesa da f explicitamente recomendam. E o mesmo procedimento permissvel como punio por heresia. Quando se faz acusao dessa espcie, qualquer pessoa pode ser trazida como testemunha do crime, tal como em caso de lesa-majestade. (KRAMER & SPRENGER, 1991: 54).

A tortura era um mecanismo previsto pelo manual para se obter a confisso dos acusados, pois qualquer pessoa, de qualquer classe, posio ou condio social, sob acusao dessa natureza, pode ser submetida tortura (KRAMER & SPRENGER, 1991: 54). Mesmo com a confisso o acusado deveria ser torturado, pois deveria ser punido na dimenso de seus feitos. Segundo anlise de Rose Marie Muraro (2000) em sua obra Texto da fogueira o Malleus Malefcarum a continuao do livro Gnesis da Bblia, assim evidenciando a perseguio s mulheres. No livro de Gnesis, Eva eleita como a representante do sexo feminino que origina o discurso fundador sobre o mal. Nos trs primeiros captulos de Gnesis, Eva acusada de burlar as leis patriarcais do que se convencionou nomear de mal, a quem foi inteiramente incorporada pelo lugar da bruxa. Ambas, portanto, reforam um dado importante para esta anlise: a exaltao da sexualidade no-dita organizada em torno da formao ideolgica feminina, que exerce a funo de desviar as contradies do todo complexo dominante das formaes discursivas. Para a autora so sete as teses centrais do documento.

1) o demnio, com a permisso de Deus, procura fazer o mximo de mal aos homes, a fim de apropriar-se do maior nmero possvel de almas; 2) e este mal feito prioritariamente por meio do corpo, nico lugar onde o demnio pode entrar, pois o esprito [do homem] governado por Deus, a vontade por um anjo e o corpo pelas estrelas (parte I, Questo VI). E porque as estrelas so inferiores aos espritos e o demnio um esprito superior, s lhe resta o corpo para dominar; 3)e este domnio lhe vem por meio do controle e da manipulao dos atos sexuais. Pela sexualidade, o demnio pode se apropriar do corpo e da alma dos homens; 4) e como as mulheres esto essencialmente ligadas sexualidade, elas se tornam as agentes por excelncia do demnio (as feiticeiras); 5) a primeira e maior caracterstica, aquela que d todo o poder s feiticeiras, copular com o demnio. Sat , portanto, o senhor do prazer;

16

6) uma vez obtida a intimidade com o demnio, as feiticeiras so capazes de desencadear todos os males, especialmente a impotncia masculina, a impossibilidade de livrar-se de paixes desordenadas, abortos, oferendas de criana a Satans, estragos de colheitas, doena nos animais, etc. 7) e esses pecados eram mais hediondos do que os prprios pecados de Lcifer quando da rebelio dos anjos e dos primeiros pas por ocasio da queda, porque agora as bruxas pecam contra Deus e o Redentor (Cristo), e portanto esse crime imperdovel e por isso s pode ser resgatado com a tortura e a morte. (MURARO, 2000:72).

A autora ainda acrescenta que mesmo na poca do Renascimento que precede a Idade da Luz, processa-se a mais delirante perseguio s mulheres e ao prazer. Tudo aquilo que j estava em embrio no Segundo Captulo do Gnesis torna-se agora sinistramente concreto. (MURARO, 2000:72). Na questo 7 faz-se uma anlise do porqu de as mulheres serem mais entregues as supersties diablicas. A primeira anlise que, para o manual, a credulidade feminina em relao masculina faz com que elas sofram uma presso do diabo que tem como maior objetivo corromper a F. Utiliza-se at Eclesistico19 para justificar essa posio Aquele que crdulo demais tem um corao leviano e sofrer prejuzo (KRAMER & SPRENGER, apud Eclesistico 19 1991: 115). A segunda razo a natureza impressionvel das mulheres propensas a influncia dos espritos descorporificados, tornando-as absolutamente malignas quando a utilizam para o mal. Segundo o documento a outra razo que a mulher demonstra maior carnalidade do que homem, isso vem a partir de sua criao desde o den.

Mas a razo natural est em que a mulher mais carnal do que o homem, o que se evidencia pelas suas muitas abominaes carnais. E convm observar que houve uma falha na formao da primeira mulher, por ter sido ela criada a partir de uma costela recurva, ou seja, uma costela do peito, cuja curvatura e, por assim dizer, contrria retido do homem. E como, em virtude dessa falha, a mulher animal imperfeito, sempre decepciona e mente. (KRAMER & SPRENGER, 1991: 116).

Ainda nessa perspectiva, os autores concluem que as mulheres deveriam ser as mais visadas, pois so mais propensas s heresias. O Manual mostrava a mulher como mais propcia aos desejos carnais do que o homem.

Toda bruxaria tem origem na cobia carnal, insacivel nas mulheres [...] Pelo que, para saciarem a sua lascvia, copulam at mesmo com demnios. Poderamos ainda aditar outras razes, mas j nos parece suficientemente claro que no admira ser maior o nmero de mulheres contaminadas pela

17

heresia da bruxaria. E por esse motivo contm referir-se a tal heresia culposa como a heresia das bruxas e no a dos magos, dado ser maior o contingente de mulheres que se entregam a essa prtica. E abenoado seja o Altssimo, que at agora tem preservado o sexo masculino de crime to hediondo: como Ele veio ao mundo e sofreu por ns, deu-nos, a ns, homens, esse privilgio. (KRAMER & SPRENGER, 1991: 121).

A caa s bruxas conduzida pelo tribunal da inquisio demonstra a mentalidade misgina da Igreja Catlica. Assim, o Malleus Maleficarum aponta a mulher como maior pecadora, a origem de todas as aes nocivas ao homem.

Durante trs sculos o Malleus foi a bblia dos Inquisidores e esteve na banca de todos os julgamentos. Quando cessou a caa s bruxas, no sculo XVIII, houve grande transformao na condio feminina. A sexualidade se normatiza e as mulheres se tornam frgidas, pois orgasmo era coisa do diabo e, portanto, passvel de punio. Reduzem-se exclusivamente ao mbito domstico, pois sua ambio tambm era passvel de castigo. O saber feminino popular cai na clandestinidade, quando no assimilado como prprio pelo poder mdico masculino j solidificado. As mulheres no tm mais acesso ao estudo como na Idade Mdia e passam a transmitir voluntariamente a seus filhos valores patriarcais j ento totalmente introjetados por elas. (KRAMER & SPRENGER, apud Muraro 1991: 16)

Segundo imaginao dos inquisidores, isto decorreria do seguinte mtodo:


De posse da pomada voadora, que (...) tem sua frmula definida pelas instrues do diabo e feita dos membros das crianas, sobretudo daquelas mortas antes do batismo, ungem com ela uma cadeira ou um cabo de vassoura; depois do que so imediatamente elevadas aos ares, de dia ou de noite, na visibilidade ou, se desejarem, na invisibilidade; (...) E no obstante o diabo realize tal prodgio em grande parte atravs da pomada - para que as crianas se vejam privadas da graa do batismo e da salvao -, parece que tambm consegue o mesmo resultado sem o seu emprego. J que, vez ou outra, transporta as bruxas em animais, que no so de fato animais, mas demnios naquela forma, e noutras ocasies, mesmo sem qualquer auxlio. (KRAMER & SPRENGER, 1991: 228)

O Malleus Malleficarum foi o manual, oficializado pelo Papa, para a perseguio s bruxas pela Inquisio, levando tortura e morte milhares de mulheres. 5. CONSIDERAES FINAIS

O presente artigo buscou entender o processo Inquisitrio que se estruturou no contexto histrico da Idade Mdia. Esse processo culminou com perseguio s bruxas na

18

Idade moderna. Nesse perodo histrico, o sentimento e o controle religioso estavam incorporados s diversas esferas sociais. Dessa forma, existia uma viso opressora ao feminino, em que, existia norma de conduta a ser seguida pelas mulheres. O padro patriarcal era estabelecido pela igreja que demonstrava uma mentalidade misgina. Nesse sentido o Malleus Maleficarum foi desenvolvido a partir de uma realidade complexa. Suas preocupaes eram: o crescimento das heresias como um fator primordial para o enfraquecimento da f catlica; o aumento da influncia diablica favorecendo a desordem e o caos apoiado em trs condies fundamentais: o diabo, a bruxa e a permisso de Deus. O combate s heresias se fazia necessrio e urgente.

Abstract: The aim of this paper is to analyze the process that was structured in inquisitorial context medieval and early modern period. Through it is possible to understand significant aspects of religion that developed in Europe. This religion had a major influence on daily life and understanding of certain social phenomena. The issue of women's social position is part of this panorama. In this sense, the socalled "witches" embody a certain vision that the company has developed about the time females. Were viewed with negative connotations, were understood as followers of the devil, given over to lust and gluttony, because we ended up eating rituals children, worshiped the devil and were indulging in vices constantly. Witchcraft was condemned as heresy. One of the most important manuals produced by the Inquisition was the Malleus Maleficarum, or The Hammer of Witches, written in 1484, where he was taught how to deal with this issue. Keywords: Hammer of Witches, Witchcraft, Gender

REFERNCIAS BETHENCOURT, Francisco. Histria das Inquisies Portugal, Espanha e Itlia, sculos XV-XIX. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. BURKE, Peter. Histria e teoria social. So Paulo: editora UNESP, 2002. DELUMEAU, Jean. Histria do medo no ocidente 1300-1800. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. FALBEL, Nachman. Heresias Medievais. So Paulo: Perspectiva, 1977. FRANCO Jr., Hilrio. Idade Mdia no Ocidente. So Paulo: Brasiliense, 2006. FEVRE, Lucien. O Domnio da Religio Sobre a Vida. In: MOTA, Carlos Guilherme (org.).Febvre.So Paulo:tica, 1978. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

19

GINZBURG, Carlo. Histria noturna: decifrando o sab. So Paulo: Cia. das Letras, 1991. KRAMER, Heinrich; SPRENGER, James. Malleus Maleficarum. O Martelo das feiticeras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos,1991. LE GOFF, Jacques. As razes medievais da Europa. Petrpolis: Vozes, 2007. MURARO, Rose Marie. Textos da Fogueira. Braslia: Letra Viva, 2000. NOVINSKY, Anita. A Inquisio. So Paulo: Brasiliense, 1982. Fonte das ilustraes:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_kogaPvgVD34/TARy4McndvI/AAAAAA AAAyo/AfwlpiJkokU/s1600/FOLHA.jpg&imgrefurl=http://questionetudosempre.blogspot.com/2010_05_31_ar chive.html&usg=__iceDxsVpJ4Cg5iePUoTUX0CGlMg=&h=900&w=1200&sz=363&hl=ptbr&start=0&zoom=1&tbnid=GZeAeD44EXC3pM:&tbnh=147&tbnw=196&prev=/images%3Fq%3Dmartelo%2 Bdas%2Bbruxas%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DG%26rls%3Dorg.mozilla:ptBR:official%26biw%3D1280%26bih%3D592%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=248&vp y=307&dur=2573&hovh=194&hovw=259&tx=204&ty=156&ei=ajXcTP_EDIK88gaM4ambCQ&oei=ajXcTP_ EDIK88gaM4ambCQ&esq=1&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:17,s:0

Acesso: dia 10 de novembro de 2010

S-ar putea să vă placă și