Sunteți pe pagina 1din 14

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: INTERVENO PEDAGGICA COM USO DE TECNOLOGIAS

Ramon Orlando de Souza Flauzino1 Cacilda da Silva Rodrigues1 Luciana Zenha2 Rua Joo Luiz Pereira, 36. So Joo Batista. Belo Horizonte. Minas Gerais. Tel.: (31) 32455538 ramonrof@gmail.com RESUMO Este artigo prope discutir a importncia do Atendimento Educacional Especializado como apoio a incluso escolar de alunos com deficincia e como forma de assegurar direitos. Por muitos anos as pessoas com deficincia eram discriminadas pela sociedade, aps muitas lutas e reivindicaes a integrao tornou-se uma prtica. Hoje vivenciamos uma nova realidade, a incluso dos alunos nas classes comuns. No abordaremos o mrito entre quem deve dar este atendimento, se o professor, o estagirio com formao especializada ou um especialista de outra instituio. O que defendemos a existncia do atendimento, pois a incluso no acontece simplesmente pela presena fsica do aluno com deficincia nas classes comuns, mas pela interao e aprendizado que eleva os conhecimentos dos alunos. Na incluso escolar no basta socializar importante a implementao de aes efetivas que visem superao das dificuldades e ampliao do saber. Neste trabalho relataremos alguns atendimentos realizados pelo grupo e apresentaremos tecnologias de apoio. Palavras-Chave: Atendimento Educacional Especializado, Incluso, Tecnologias Assistivas.

Pedagogos graduado pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora universitria. Mestre em Educao. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Educao a Distncia da Universidade do Estado de Minas Gerais.
2

1. INTRODUO A Constituio Federal, atravs do artigo 205, garante o direito educao a todos os indivduos. Quando a constituio se refere ao termo todos os indivduos, subtende-se que no h distino. No artigo 206 ressaltada a igualdade de condies para acesso e permanncia na escola. Observa-se ento que, a constituio garante a todos o direito de a educao sem distino de raa, sexo, cor, origem ou deficincia. Fica claro que no permitido nenhum tipo de discriminao ou impedimento da matrcula do indivduo com deficincia na rede regular de ensino. A Conferencia Mundial em Educao Especial, organizada pelo governo da Espanha na cidade de Salamanca, em cooperao com a UNESCO, em 1994, ressalta que o direito de cada criana a educao proclamado na Declarao Universal de Direitos Humanos e foi fortemente reafirmado pela Declarao Mundial Sobre Educao para Todos. Na Declarao de Salamanca ficou estabelecido que Toda criana tem direito fundamental a educao, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nvel adequado de aprendizagem e toda criana possui caractersticas, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagens que so nicas.
Qualquer pessoa portadora de deficincia tem o direito de expressar seus desejos com relao sua educao, tanto quanto estes possam ser realizados. Pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educao mais apropriada s necessidades, circunstncias e aspiraes de suas crianas. (MEC/SEESP, 2006:33)

A incluso requer mais que integrao, mas respeito individualidade de cada um, considerando as necessidades e desejos apresentados pelo indivduo com deficincia e a opinio da famlia em relao ao sujeito includo. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB 9.394/96), o Atendimento Educacional Especializado, Assegurado no artigo 58, 1 e 2, ressalta que:
1. Haver, quando necessrio, servio de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de Educao Especial. 2. O atendimento educacional ser feito em classes, escolas ou servios especializados, sempre que, em funo das condies especficas dos alunos, no for possvel a sua integrao nas classes comuns de ensino regular. (LDB 9.394/96),

O artigo da LDB assegura o servio de apoio especializado, ou atendimento educacional especializado, aos indivduos com deficincia sempre que for necessrio para

atender as necessidades da cada aluno. Quando no for possvel a integrao do aluno nas classes comuns de ensino regular, poder ocorrer o atendimento educacional atravs do servio de apoio especializado. A lei N 10.845, de 5 de maro de 2004, institui o programa de Complementao ao Atendimento Educacional Especializado s pessoas com Deficincia e ressalta no artigo 1 que:
Fica institudo, no mbito do Fundo Nacional de desenvolvimento da Educao FND, programa de complementao ao Atendimento Educacional Especializado s Pessoas Portadoras de deficincias PAED, em cumprimento do disposto no inciso III do artigo 208 da Constituio, com os seguintes objetivos: I garantir a universalizao do atendimento especializado de educandos portadores de deficincia cuja situao no permita a integrao em classes comuns de ensino regular; II garantir, progressivamente, a insero dos educandos portadores de deficincia nas classes comuns de ensino regular.(MEC/SEESP, 2006: 190).

A lei citada destaca a necessidade de garantir s crianas com necessidades especiais nas escolas inclusivas, apoio e suporte extra que assegurem uma educao efetiva evitando-se o encaminhamento dessas crianas a escolas, classes ou sees permanentes de Educao Especial, salvo excees, quando h incapacidade do aluno freqentar a classe regular de ensino. H estruturas de ao em Educao Especial, adotadas pela Conferncia Mundial em Educao Especial, que se compe de aspectos que visam a implementao de polticas, recomendaes e aes governamentais que viso aspectos de melhoria para a Educao Especial, dentre eles esto includo os servios externos de apoio Educao Especial. De acordo com a LDB (artigo 58), existe a possibilidade do Atendimento Educacional Especializado, ocorrer fora do ambiente escolar, entretanto, o ensino regular no deve ser substitudo, e sim, apoiado atravs de intervenes que visem o aprendizado e o desenvolvimento do aluno. A importncia do apoio ou suporte ao professor que possui em sala de aula um aluno com deficincia percebida atravs da dificuldade que o educador apresenta em alfabetizar esse aluno, visto que, normalmente as salas de aula do ensino regular pblico, onde a incluso ocorre de forma mais efetiva, normalmente apresentam problemas de superlotao. Tal fato impossibilita o professor de desenvolver com este aluno, um trabalho mais especfico que atenda suas reais necessidades.
Para crianas com necessidades educacionais especiais uma rede contnua de apoio deveria ser providenciada, com variao desde a ajuda mnima na

classe regular at programas adicionais de apoio aprendizagem dentro da escola e expandindo, conforme necessrio, proviso de assistncia dada por professores especializados e pessoal de apoio externo. (MEC/SEESP, 2006:335)

O despreparo e o medo do desconhecido ainda pairam sobre as salas de aula frente incluso. Incluir um aluno na escola regular vai muito alem de permitir a freqncia e participao do mesmo nas aulas sem d-lo condies para aprender. A incluso requer participao ativa no processo de ensino e aprendizagem, socializao e vivncia. Para que isto ocorra de forma efetiva necessrio que a escola se organize funcionalmente e estruturalmente para receber este aluno e inclu-lo. O currculo deve ser adaptado s necessidades dos alunos, promovendo oportunidades que se adeqem as habilidades e interesses diferenciados, na inteno de promover a incluso de todos. A Educao Especial deve fazer parte do cotidiano da escola, abrangendo a educao bsica e o ensino superior, na inteno de garantir aos alunos que necessitem de apoio especializado e de interveno pedaggica adequada, uma maior eficincia no processo de ensino e aprendizagem, dentro do contexto no qual est inserido. 2. TECNOLOGIA ASSISTIVA As Tecnologias Assistivas esto relacionadas a todo e qualquer recurso, servio ou processo utilizado com o propsito de proporcionar maior independncia ou autonomia a pessoas com deficincia ou ampliar suas habilidades funcionais. Tecnologia Assistiva tambm :
a tecnologia destinada a dar suporte (mecnico, eltrico, eletrnico, computadorizado etc.) a pessoas com deficincia fsica, visual, auditiva, mental ou mltipla. Esses suportes, ento, podem ser uma cadeira de rodas de todos os tipos, uma prtese, uma rtese, uma srie infindvel de adaptaes, aparelhos e equipamentos nas mais diversas reas de necessidade pessoal (comunicao, alimentao, mobilidade, transporte, educao, lazer, esporte, trabalho e outras). (SASSAKI, 1996: 01).

A Tecnologia Assistiva encontra-se subdividida em modalidades especficas e abrange diversas reas de acordo com a prestao de servios. Segundo BERSCH, (2007), as modalidades so classificadas em: recursos pedaggicos adaptados, Comunicao Alternativa, recursos de acessibilidade ao computador, recursos para as atividades da vida diria, adaptaes de jogos e brincadeiras, equipamentos de auxlio para pessoas cegas e com baixa viso, equipamentos de auxlio para pessoas surdas e com perdas auditivas, controle de

ambiente, adequao postural, mobilidade alternativa, rteses e prteses e projetos arquitetnicos para acessibilidade.
A Tecnologia Assistiva engloba reas como a comunicao suplementar e/ ou alternativa*, as adaptaes de acesso ao computador; equipamentos de auxlio para viso e audio; controle do meio ambiente; adaptao de jogos e brincadeiras, adaptaes de postura sentada, mobilidade alternativa, prteses e a integrao dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, escola e local de trabalho. (KING,1999 citado por PELOSI, 2003: 183).

O objetivo primordial da Tecnologia Assistiva proporcionar s pessoas com necessidades especiais maior independncia, melhoria na qualidade de vida e incluso social, por meio da ampliao das possibilidades de sua comunicao, mobilidade e/ ou aprendizagem. 3. COMUNICAO SUPLEMENTAR E/ OU ALTERNATIVA A comunicao considerada alternativa quando a pessoa no apresenta outra forma de comunicao e suplementar quando a comunicao oral e escrita j no satisfaz a interao social e neste caso necessita de uma complementao, ou seja, de um apoio suplementar fala. A comunicao suplementar e/ ou alternativa (CSA) so recursos que podem substituir ou complementar as formas de comunicao da pessoa com PC, visto que, devido o tipo de comprometimento presente nos rgos da fala, a sua linguagem oral torna-se pouco compreensvel ou inexistente.
A CSA se refere a abordagens que pretendem complementar ou substituir a fala natural e/ ou a linguagem escrita de algum. Alguns indivduos que no conseguem emitir sons utilizam a CSA, para substituir a fala natural. No entanto, h indivduos que apresentam um pouco de fala funcional e que utilizam CSA para ampliar suas tentativas de falar. (Traduzido de SCHLOSSER e ROTHSCHILD, citado por REILY, 2004: 42).

A comunicao no se limita apenas linguagem oral, mas a uma srie de recursos que auxiliam a fala como a expresso fcil, gestos e a postura corporal complementando a comunicao.
A comunicao entre pessoas bem mais abrangente do que possamos expressar por meio da fala. O ser humano possui recursos verbais e no-verbais que na interao interpessoal se misturam e se completam. (MANZINI, 2006: 03).

Para desenvolver uma comunicao alternativa e/ ou suplementar necessrio integrar num mesmo sistema de comunicao: smbolos, recursos, tcnicas e estratgias. Os smbolos so representaes de um conceito, sejam visuais, tteis ou auditivos. Os recursos so objetos ou equipamentos usados para transmitir a mensagem desejada a seu interlocutor. 3.1 O sistema bliss e pcs de comunicao O Sistema Bliss3 foi o primeiro entre os sistemas alternativos pictogrficos a ser utilizado no Brasil a partir da dcada 70. A sua adequao como recurso para pessoas com PC e outros quadros de deficincia motora, aps experincias bem sucedidas, permitiu aos profissionais da rea clnica empreg-lo como meio de comunicao alternativa de pessoas com sndrome de Down, autismo, surdos entre outras deficincias e sndromes. O Bliss bastante lgico e se apia em elementos grficos que so recombinados de forma a originar novos sentidos. Os signos grficos representam conceitos, sendo estes agrupados entre os sete tipos de cores estabelecidos pelo Sistema Bliss. Deve-se respeitar a ordem lgica e gramatical de uma frase como escrita em portugus, sujeito, verbo e predicado. Por exemplo, pessoas so representadas pela cor amarelo, verbos verde, substantivos laranja, adjetivos e advrbios azuis, elementos sociais rosa e letras e nmeros branco. Veja a tabela abaixo: O Picture Communication System (PCS) outra possibilidade de comunicao alternativa e/ou suplementar. Os signos so de fcil compreenso, visto que, as crianas conseguem identificar e compreender os significados com grande facilidade. O mesmo no ocorre com o Sistema Bliss. Este exige de seu usurio, uma capacidade maior de abstrao enquanto no outro as figuras podem apresentar-se um pouco infantilizadas. As pranchas de comunicao podem ser confeccionadas de acordo com o contexto e as necessidades de comunicao de cada pessoa. O profissional pode criar pranchas de rotina, horrio, de atividade escolar, de escrita, para montagem de histrias, com estmulos removveis, temtica fixa na parede dentre outras.

O Sistema de Comunicao (Blissymbolics). uma linguagem pictogrfica universal desenvolvido por Charles Bliss. O seu objetivo era oferecer um sistema alternativo semelhante ao Esperanto,na qual as pessoas pudessem se comunicar por meio de smbolos grficos, mesmo sem partilhar o mesmo idioma.

4. SOFTWARES 4.1 Comunique4 um software gratuito desenvolvido em Visual Basic por Miryan bonadiu Pelosi5 para desenvolver a comunicao oral e escrita de pessoas com comprometimentos motores. O software utilizado por crianas na Educao Infantil, por alunos em fase de alfabetizao ou j alfabetizados como recurso para escrita. Atualmente o Comunique possui quatro aplicativos disponveis para download: escrita, leitura, percepo visual e modelo em branco que possibilita a criao de novos aplicativos. O software estimula a fala, a escrita, o pensamento e proporciona aprendizagem e principalmente viabiliza a realizao pessoal dando ao indivduo possibilidade de se expressar atravs da escrita sem necessitar que outro faa isto por ele. 4.2 Microfnix6 um software livre desenvolvido pelo professor Antnio Borges7, no Ncleo de Computao Eletrnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 2004 e 2005 e tem como objetivo facilitar o uso do computador por pessoas com deficincia fsica grave, como tetraplgicos, indivduos com distrofia muscular entre outros que apresentam limitaes que impossibilitam o uso dos membros superiores ativamente. O usurio comanda as funes do mouse atravs do sopro em microfones ou do acionamento em acionadores de presso. O usurio pode mover o cursor do mouse por toda a tela, abrir janelas, digitar, enfim utilizar todas as ferramentas do computador. 4.2 Dosvox8 O Dosvox um software gratuito que permite aos cegos utilizarem o computador. desenvolvido pelo Ncleo de Computao Eletrnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O DosVox visa proporcionar uma maior interao entre homem e computador,
O download do software pode ser feito pelo site: http://www.comunicacaoalternativa.com.br/ Doutora em Educao, Terapeuta Ocupacional, Coordenadora do Centro de Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro 6 O download do software pode ser feito pelo site: http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/ 7 Jos Antonio dos Santos Borges, Informtico pela UFRJ, e M.Sc. pela COPPE-UFRJ. 8 O download do software e outras informaes podem ser obtidas pelo site: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/.
5 4

desenvolver a autonomia e motivar aqueles que necessitam estudar e trabalhar com o computador. Todo acesso ao software feito pelo teclado e o sistema d ao usurio o retorno das aes executadas em voz sintetizada. O sistema de seleo realizado por menus que conduzem o deficiente visual na execuo das tarefas, assegurando a ele autonomia. O software cria o seu prprio ambiente de trabalho, no qual o usurio pode executar todas as tarefas comuns de qualquer usurio de computador, como escrever, acessar internet, gravar arquivos, jogar, etc. 4.3 Jaws O Jaws um software proprietrio criado pela empresa Norte Americana HenterJoyce, do grupo Freedom Scientific e traduzido para o portugus pela Associao Brasileira de Assistncia ao Deficiente Visual LARAMARA. O Jaws permite o uso do computador por cegos ou indivduos com baixa viso. O Software adaptado para ser utilizado com o sistema operacional windows e funciona por meio de sntese de voz. Por esse processo o programa l as informaes da tela e possibilita ao usurio a usabilidade do computador, dos recursos na internet e os mais diversos aplicativos do windows como: Office (Word, excell, power point, Access, Outlook), entre outros. No Jaws h opes de 10 idiomas para leitura, como: portugus do Brasil, ingls americano e britnico, alemo, italiano, espanhol, francs, etc. O Jaws tambm possibilita o envio de informaes em cdigo braille, o que amplia as possibilidades de uso do computador. um dos programas mais utilizados pelos deficientes visuais, pois se integra com os demais softwares do computador, como editores de texto, planilhas, etc e utiliza como comandos os atalhos comuns do computador. 5. ATENDIMENTOS 5.1 Aluno R R um menino de 14 anos, com diagnstico de PC quadriplgico espstico que estuda no Brincar Centro de Estimulao Especial e utiliza o Software Comunique como forma de escrita, visto que no possui condio motora para escrever sem uso do computador.

Para que o aluno utilize o software, o acionador fixado com velcro na cadeira de rodas no lado direito da cabea, e com um simples movimento funcional da cabea o aluno emite ordens de comando ao software. O aluno R apresenta pequenos comprometimentos na fala que no impedem sua comunicao, visto que com esforo e ateno possvel entender tudo o que o aluno diz. Observamos durante treze meses os atendimentos desse aluno no perodo de fevereiro de 2005 a outubro de 2006 em atendimentos de 30 minutos duas vezes por semana. Nesses atendimentos conforme pudemos observar pessoalmente e pela entrevista feita terapeuta ocupacional o aluno escrevia o que desejava, o que era do seu interesse. O ato de escrever que para ns parece simples e natural precisou ser aprendido pelo aluno, foi necessrio ver nessa ao um significado e uma importncia de uso social; a partir desse apreender o aluno sentiuse motivado para fazer uso da escrita dentro da suas possibilidades. Dizemos possibilidades e no limites, pois o aluno no possui limites, mas diferentes formas de realizar uma determinada ao e cabe aos profissionais buscar tecnologias que se adaptem s necessidades educacionais especiais dos alunos. A escrita surgia de uma situao motivadora, que vinha do desejo do aluno em escrever. Como sua condio fsica no permite que o mesmo utilize a mo para escrever os profissionais do Brincar interviram e escolheram de acordo com o critrio de movimento voluntrio mais eficaz, o uso da cabea para acionamento do mouse, aps tentativas com queixo e ps. Desse modo o aluno R, quando quer escrever algo, utiliza a cabea para dar o clique no acionador e selecionar letras, palavras, nmeros, smbolos, etc a fim de expressar o que ele quer dizer e escrever. A possibilidade de escrita pelo prprio aluno atravs do uso do software Comunique visto como algo maravilhoso. O aluno antes precisava pedir a um de seus amigos para que escrevesse para ele quando essa atividade era solicitada, entretanto com o uso do software o aluno poderia fazer essa atividade de registro sozinho. Mais do que um simples escrever, esse ato expressa o desejo de um aluno de sentir-se autnomo e capaz de ser igual na realizao das tarefas e atividades, mas ao mesmo tempo diferente. O aluno R aos poucos passava por um processo de apropriao da escrita. A tarefa que antes era impossvel de ser realizada pelo mesmo, agora se tornava possvel.

5.2 O aluno A A um menino de oito anos com diagnstico de PC com quadro motor de atetose que estuda em uma escola regular e realiza atendimento educacional especializado no Brincar. As descries e anlises da apropriao do software pelo aluno A sero breves, devido o curto tempo de observao do aluno. O aluno A no se expressa por meio de palavras. Sua comunicao ocorre por meio de gestos faciais e movimentos com os ps. O computador tambm utilizado pelo aluno com os ps. Visto que o aluno A no possui uma fala funcional, a proposta do Brincar ensin-lo a utilizar o PCS (Picture Comunicatin Simbols), que foi mais bem explicado no captulo sobre comunicao suplementar e/ ou alternativa, e o Software Comunique para que ele se expresse atravs da escrita e da comunicao pictogrfica. No primeiro contato do aluno A com os smbolos PCS foi utilizado um jogo chamado Lince. O objetivo do jogo que o aluno localize os smbolos a ele mostrados em um tabuleiro hexagonal no qual esto colados inmeros smbolos misturados. Essa atividade possibilita conhecimento e identificao dos smbolos. O aluno apresentou bom desempenho na atividade e demonstrou ter grande capacidade de movimentos dos ps. Essa caracterstica muito importante, pois garante ao mesmo, um grande raio de comunicao, ou seja, a prancha de comunicao do aluno pode ser maior e com mais smbolos. 5.3 A aluna T A aluna T uma menina de 10 anos com o diagnstico de Osteogneisis Imperfecta (nome popular ossos de vidro), que estuda em uma Escola Municipal de Belo Horizonte e que recebeu atendimento educacional especializado durante dois anos por um dos autores deste artigo. Os atendimentos foram realizados diariamente em um dos horrios de estudo da aluna. O foco do atendimento foi o desenvolvimento das habilidades e competncias necessrias a alfabetizao. Essa interveno foi motivada por ver a aluna a alguns anos estando nas classes comuns, mas realizando atividades diversas das realizadas pelos demais alunos e de carter pouco significativo, haja vista as necessidades urgentes. Antes da interveno na maior parte do tempo a aluna coloria, brincava de boneca e montava quebra cabeas simples (com at 12 peas) enquanto os demais alunos faziam outras atividades. No atendimento educacional

especializado a aluna foi alfabetizada, o que possibilitou sua real incluso e no somente sua insero na classe comum. No basta o aluno com necessidades especiais estar na Escola e se relacionar bem com os alunos, este j um grande passo, no obstante preciso que ele interaja com este espao e participe, dentro dos seus limites, das mesmas atividades que os demais alunos. Ele no deve ser deixado a margem, resignado a um espao na sala enquanto um ser invisvel, mas atendido em todas as suas necessidades especiais. A primeira dificuldade que precisou ser trabalhada foi no mbito psicolgico, visto que toda vez que lhe era solicitado leitura de um fragmento a aluna dizia: eu no sei ler, eu no consigo, e no prosseguia. As vezes comeava, mas sempre interrompia a leitura. Foram realizadas inmeras conversas com incentivos a fim de solucionar esse elemento complicador que era a baixa auto-estima, para posteriormente trabalhar a alfabetizao e as dificuldades ortogrficas. A sensao de incapacidade logo foi superada e substituda pelo sentimento de realizao e conquista. Para desenvolver as habilidades essenciais ao processo de leitura e escrita utilizado livros de histrias infantis, poemas e poesias, pois percebi que era uma prtica vivel para aprimorar a leitura, minimizar problemas relacionados a dificuldades ortogrfica, alm de despertar o prazer pela leitura.
por possuir essa funo maior de tornar o mundo compreensvel, transformando sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas que a literatura tem e precisa manter um lugar nas escolas cumprir seu papel humanizador. COSSON, 2006.

Aps algum tempo a alunta T no mais apresentava empecilhos para realizar uma leitura ou para escrever, entretanto apresentava erros ortogrficos na leitura e escrita por estar em processo de aprendizagem das regras gramaticais que precisam ser ensinadas, visto que uma conveno criada pelo homem. Atualmente a aluna T encontra-se alfabetizada e apresenta grande habilidade para leitura e escrita. Quanto ao conhecimento lgico matemtico consegue resolver operaes com agrupamento de parcelas com unidade e dezena e subtrao de parcelas, entretanto preciso um tempo maior para que sua atividade seja concluda.

5.4 A aluna C A aluna C, 11 anos, faz tratamento na Rede Sara e estuda em uma escola pblica regular do 1 ciclo da educao bsica, tem paralisia cerebral e se expressa por meio de gestos com o brao direito e o mouse adaptado. A famlia acompanha, d apoio e investe em seu tratamento. fundamental o trabalho conciliado entre pais, profissionais da sade e educadores. Neste caso, esta equipe, multidisciplinar apia, interliga aes e proporciona condies de sociabilidade e acesso ao paciente/ aluno. Em nosso caso, pesquisadores e educadores, h o acompanhamento e o levantamento dos softwares e sua utilizao em casa e na escola. 5.5 O indivduo H H um senhor com diagnstico Esclerose Lateral Aniotrfica - ELA. A deficincia se manifestou a aproximadamente dois anos e tem se agravado rapidamente. A primeira conseqncia tem sido o comprometimento da fala e dos movimentos. H deseja concluir um livro no qual relata sua histria, entretanto est enfrentando dificuldades para escrever utilizando os perifricos comuns. Nossa interveno se realizou por meio da introduo de uma prancha de comunicao alternativa composta de letras, palavras e frases que foram selecionadas a partir do critrio de maior uso. Fizemos alguns ajustes tcnicos em seu computador que estava com alguns problemas e no momento estamos analisando qual o melhor recurso tecnolgico para auxili-lo na conquista desse desejo que tornou-se um sonho. 6. CONSIDERAES Neste artigo buscamos exemplificar inmeras atuaes que contriburam na incluso ou em uma melhor vivncia. Acreditamos que essas intervenes so fundamentais, necessrias e devem ser realizadas prioritariamente nas classes comuns em horrios diferenciados para que os alunos no fiquem isolados e sintam-se excludos. Contudo no consideramos correto dizer que o aluno est includo se o mesmo no acompanha as atividades da turma e realiza sempre outras atividades no adequadas a sua idade e srie. Nos atendimentos percebemos que simples aes fazem toda a diferena. Alguns educadores, por falta de formao, no realizam o atendimento que os alunos necessitam e os designam a realizar atividades montonas e enfadonhas. A sociedade urge por polticas pblicas e aes que promovam mudanas. Incluir possvel.

importante lembrar que a deficincia no deve ser encarada com manifestao de pena ou consider-la como incapaz deixando-a estagnada a realizar outra atividade diversa das desenvolvidas pelos outros alunos. Percebe-se que as crianas de um modo geral necessitam de uma ateno especial, cada qual apresentando suas qualidades e dificuldades especficas. Entretanto, os alunos com necessidades especiais, seja motora, auditiva, visual ou cerebral, necessitam de uma ateno maior por possurem uma determinada limitao fsica ou neurolgica que os impossibilitam de se movimentar, comunicar, se expressar e/ou interagir de forma efetiva com o mundo. Cada aluno constitui um indivduo nico e seu processo de aprendizagem deve ser condizente com esse pensamento, nesse sentido as limitaes ocasionadas pela deficincia no devem ser vistas como barreiras, mas como novas possibilidades de construo do saber. O ensino de pessoas com necessidades educacionais especiais exige dos educadores uma postura investigativa e criativa para que seja feita a adequao de novas prticas pedaggicas na inteno de descobrir como esses alunos aprendem e ajud-los a atingir possveis conquistas. A construo de prticas pedaggicas eficazes na educao especial est diretamente ligada s novas vivncias e experincias que ocorrem entre educadores e educandos. Os limites do aluno representam um desafio tanto para o professor como para ele mesmo, sendo de grande importncia a observao de questes apresentadas na prtica dentro e fora do ambiente escolar.

REFERNCIAS BRASIL. Constituio: repblica federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, 1988. BRASIL. Direito educao: subsdios para a gesto dos sistemas educacionais: orientaes gerais e marcos legais. 2. ed. Braslia: MEC, SEESP, 2006. BRASIL. Portal de ajudas tcnicas: recursos pedaggicos adaptados I. Braslia: MEC/ SEESP, 2007. BRASIL. Saberes e prticas de incluso: desenvolvendo competncias para o atendimento s necessidades educacionais de alunos com deficincia fsica/ neuro-motora. Braslia: MEC/ SEESP, 2006. COSSON, Rildo. Letramento literrio: teoria e prtica. So Paulo: Contexto, 2006.

FVERO, Eugenia Augusta Gonzaga. PANTOJA, Lusa de marillac. MANTOAN, Maria Teresa Eglr. Atendimento educacional especializado: aspectos legais e orientaes pedaggicas. So Paulo: MEC/SEESP, 2007. MANZINI, Eduardo Jos. Portal de ajudas tcnicas: recursos para comunicao alternativa. Braslia: MEC/ SEESP, 2007. MANZINI, Eduardo Jos. Portal de ajudas tcnicas: recursos pedaggicos adaptados II. Braslia: MEC/ SEESP, 2007. PELOSI, Miryan Bonadiu. In.: Seminrio internacional sociedade inclusiva PUC Minas. Belo Horizonte: 2003. Anais. P. 183-187. REILY, Lcia. Escola inclusiva: linguagem e mediao. So Paulo: Papirus, 2004. SASSAKI, Romeu. Por que o termo Tecnologia Assitiva? 1996. Disponvel em: http://www.cedionline.com.br/ta.html. Acesso em 24 mar. de 2007.

S-ar putea să vă placă și