Sunteți pe pagina 1din 41

Data: 29 de Setembro de 2013

TEXTO UREO

Eu te oferecerei voluntariamente sacrifcios; louvarei o teu nome, Senhor, porque bom (Sl 54.6).
VERDADE PRTICA

Ajudando os nossos irmos, contribumos para a obra de Deus, e, ao Senhor, oferecemos a mais pura ao de graas.
HINOS SUGERIDOS

400, 432, 545.


LEITURA DIRIA

Segunda - Gn 4.1-7 Os primeiros sacrifcios

Tera - Sl 50.7-23 Os sacrifcios que Deus quer

Quarta - Sl 51.17 Sacrifcios para Deus

Quinta - Hb 13.15 Sacrifcio de louvor

Sexta - Is 58.1-12 O sacrifcio do jejum

Sbado - Fp 4.14-18 O auxlio como oferta a Deus

Lio 13: O sacrifcio que agrada a Deus

Filipenses 4.14-23. 14 - Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflio. 15 - E bem sabeis tambm vs, filipenses, que, no princpio do evangelho, quando parti da Macednia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, seno vs somente. 16 - Porque tambm, uma e outra vez, me mandastes o necessrio a Tessalnica. 17 - No que procure ddivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta. 18 - Mas bastante tenho recebido e tenho abundncia; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifcio agradvel e aprazvel a Deus. 19 - O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprir todas as vossas necessidades em glria, por Cristo Jesus. 20 - Ora, a nosso Deus e Pai seja dada a glria para todo o sempre. Amm. 21 - Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmos que esto comigo vos sadam. 22 - Todos os santos vos sadam, mas principalmente os que so da casa de Csar. 23 - A graa de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vs todos. Amm!

INTERAO

Professor, com a graa de Deus chegamos ao final de mais um trimestre. Durante os encontros dominicais voc e seus alunos, com certeza foram edificados, exortados e consolados por intermdio da Epstola aos Filipenses. Paulo foi um homem que colocou sua vida a disposio do Mestre. Seu ministrio esteve sempre em primeiro lugar. Muitos foram os sacrifcios que este abnegado servo de Deus teve que fazer para que o Evangelho chegasse at aos confins da terra. Nem mesmo a priso foi capaz de impedi-lo de levar as boas novas aos perdidos. Ele pregou, ensinou e fez muitos discpulos, mesmo estando no crcere. Paulo padeceu muito, todavia ele ensinou os crentes de Filipos e a ns tambm a termos uma vida crist feliz. Sigamos o seu exemplo!

LEITURA BBLICA EM CLASSE

Aps esta aula, o aluno dever estar apto a:


Compreender como foi a participao da igreja de Filipos nas tribulaes de Paulo. Explicar o ato de reminiscncia entre Paulo e os filipenses. Analisar a oblao e a generosidade dos filipenses.

ORIENTAO PEDAGGICA

Para o encerramento do trimestre reproduza o quadro abaixo conforme as suas possibilidades. Utilize-o ao concluir a lio. Apresente aos seus alunos alguns temas importantes que encontramos na Epstola aos Filipenses. Conclua perguntando classe o que eles aprenderam de mais significativo durante o trimestre e o que gostariam de relatar para toda a classe.

OBJETIVOS

COMENTRIO

INTRODUO

Palavra Chave Oblao: Oferta sacrifical comestvel; na lio a oferta que os filipenses entregaram ao apstolo Paulo. Alm de apresentar assuntos de ordem doutrinria, a Epstola aos Filipenses destaca a gratido e a alegria do apstolo Paulo. Nela, temos uma das mais belas expresses de amor, confiana e contentamento de toda a Bblia. Na ltima lio deste trimestre, veremos Paulo apresentando a assistncia que recebera dos filipenses como oferta de amor e sacrifcio agradvel a Deus. O apstolo descreve o quanto o seu corao se aqueceu com a demonstrao de amor e carinho dos filipenses. No final da epstola, ele revela a sua total confiana na suficincia de Cristo, pois esta lhe concedeu fora para desenvolver o seu ardoroso ministrio. Vemos em Paulo um exemplo de algum que entregou-se totalmente ao servio do Mestre, que colocou sua chamada e ministrio sempre em primeiro lugar. Somente com total entrega, pode enfrentar as dificuldades e sacrifcios para que o Evangelho fosse difundido pelo mundo da poca. At mesmo o crcere serviu-lhe como propulsor para alcanar vidas que, de outra forma, no seriam alcanadas com as boas novas. Mesmo estando no crcere, ele pregou, ensinou e fez muitos discpulos. Sem dvida alguma, a vida de Paulo foi repleta de sacrifcios e sofrimentos, todavia ele legou para uma infinidade de crentes atravs dos sculos at ns a termos uma vida crist coerente e feliz. Sejamos seus imitadores! Alm de apresentar assuntos de ordem doutrinria, a Epstola aos Filipenses destaca a gratido e a alegria do apstolo Paulo. Nela, temos uma das mais belas expresses de amor, confiana e contentamento de toda a Bblia. Na ltima lio deste trimestre, veremos Paulo apresentando a assistncia que recebera dos filipenses como oferta de amor e sacrifcio agradvel a Deus. O apstolo descreve o quanto o seu corao se aqueceu com a demonstrao de amor e carinho dos filipenses. No final da epstola, ele revela a sua total confiana na suficincia de Cristo, pois esta lhe concedeu fora para desenvolver o seu ardoroso ministrio.

Na ltima lio deste trimestre, destacaremos o motivo principal pelo qual Paulo escreveu esta carta aos filipenses: GRATIDO. Neste trimestre entramos em contato com uma igreja que sabia adequadamente o significado da palavra sacrifcio ou oblao. A Igreja Filipense encarnou exatamente o que Paulo escreveu para os crentes romanos: Rogo-vos, pois irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus (Rm 12.1). Os filipenses encarnaram isso at a ltima consequncia. Mente, corao e corpo estavam em plena sintonia para fazer o bem, pois quem faz o bem em Deus, ama, e quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8). Aqui, no h sacrifcio maior que amar. Deus no o rejeita. Que a igreja de Filipos nos ensine o verdadeiro significado de humildade, servio e amor. luz do relacionamento do apstolo Paulo com a igreja filipense pdese aperceber de lies maravilhosas para vida eclesistica contempornea. Outrossim, ao estudar a Epstola aos Filipenses percebemos que a igreja em Filipos no se fechava em si mesma; ela participava ativamente das aflies alheias. Incentivada pelo apstolo Paulo, os membros dessa comunidade piedosa eram incansveis no amor mtuo. Sua preocupao em repartir o que tinham com o apstolo preso denota a predisposio que os cristos devem ter em repartir generosamente com o outro aquilo que tem. Este o sacrifcio que agrada a Deus - E no vos esqueais da beneficncia e comunicao, porque, com tais sacrifcios, Deus se agrada (Hb 13:16); Os sacrifcios que agradam a Deus so um esprito quebrantado; um corao quebrantado e contrito, Deus, no desprezars (Sl 51:17). I. A PARTICIPAO DA IGREJA NAS TRIBULAES DE PAULO (4.14) 1. Os filipenses tomam parte nas aflies do apstolo. Paulo via a participao dos filipenses em suas tribulaes como o agir de Deus para fortalecer o seu corao. A expresso tomar parte (v.14) sugere a ideia de partilhar com, ou coparticipar de. A igreja de Filipos estava participando das aflies e tribulaes com o apstolo. Ela sentia as agruras de sua priso. Por outro lado, o apstolo sentia-se abenoado por Deus pelo fato de ser lembrado com tamanho amor e ternura pela comunidade crist filipense. Aflies, thlipsis; Strong 2347: Presso, opresso, estresse, angustia, tribulao, adversidade, aflio, espremer, esmagar, apertar, sofrimento. Imagine colocar sua mo em uma pilha de coisas soltas e comprimi-los

manualmente. Isso thlipsis, colocar muita presso no que est livre e liberto. Thlipsis como pressionar espiritualmente a bancada. A palavra usada para o esmagamento de uvas ou azeitonas em uma prensa. Mesmo na perseguio, Paulo goza de uma paz alegre na certeza da vitria de Cristo (Jo 16.33). A verso de Joo Ferreira de Almeida Revista e Atualizada emprega o termo associando-vos para tomar parte, termo que torna ainda mais clara a participao da Igreja Filipense no ministrio de Paulo, como ele mesmo afirma no captulo 1.7. Os filipenses so participantes da graa com Paulo pelo apoio ao seu ministrio, Paulo e os filipenses esto unidos pelo compromisso comum com o evangelho (confira 1.5). A igreja de Filipos no apenas enviava dinheiro para Paulo, mas tambm consolo. Ela no apenas supria as suas necessidades fsicas, mas tambm emocionais e espirituais. Paulo via essas atitudes dos crentes de Filipos como o agir de Deus para fortalecer a musculatura da sua alma, do seu corao. A igreja filipense renovara sua bondade de dois modos: ajudando o apstolo financeiramente e partilhando sua aflio. Era uma igreja que contribua para a obra missionria no apenas por um desencargo de conscincia, mas, sobretudo, por um profundo gesto de amor ao missionrio. 2. O exemplo da igreja aps o Pentecostes. A igreja de Filipos vivia a mesma dimenso de servio da comunidade de Jerusalm nos dias de Pentecostes (At 2.45-47). Com o seu exemplo, os filipenses nos ensinam que tomar parte, ou associar-se, nas tribulaes de nossos irmos mostrarse amorosamente recproco. Ou seja: devemos nos amar uns aos outros, pois assim tambm Cristo nos amou. Quando um crente ou a Igreja contribui com o sustento missionrio, est participando ativamente das lutas e aflies de irmos que entregaram suas vidas para levar as boas novas do Evangelho queles que, como ns, no tinham qualquer esperana (Hb 10.33). O crente j passou da morte para a vida (1Jo 3.14), portanto, vive em comunho com seus irmos, sem qualquer animosidade, como evidencia dessa nova vida em Cristo - aquele no ama seu irmo, permanece na morte (1Jo 3.14). Associar-se com os irmos quando estes enfrentam thlipsis, o exemplo que a Igreja filipense nos legou! Se no o fazemos, isso evidencia que ainda no nascemos de novo!

A igreja em Filipos encontrava-se na mesma dimenso de generosidade e servios da comunidade de Jerusalm imediatamente aps o Pentecostes (At 2:45-47). Ela vivia o que pregava. Os telogos chamam isso de ortopraxia.Alis, ortodoxia e ortopraxia se completam. Para que haja real ortopraxia, preciso ortodoxia; e para que a ortodoxia gere frutos necessrio que ela seja encarnada na vida, se manifeste nas aes; necessrio que seja algo mais do que mero conhecimento; necessrio que se materialize em ortopraxia. Vivemos em uma sociedade marcada pelo individualismo e o egosmo, onde parece no existir mais lugar para a generosidade. Todavia, ajudar aos necessitados, e contribuir para a Obra missionria, tanto do ponto-devista material quanto espiritual, um dos elementos do servio cristo; um preceito bblico. Podemos fazer muitas declaraes ao Senhor e prometer-lhe obedincia e amor. No entanto, diante do nosso prximo que vamos mostrar se h mesmo amor, benignidade, bondade, etc, em nossos coraes. De nada vale o nosso discurso se no h a prtica de boas obras palpveis (Tg 2:14-17). Como bem disse o pr. Elienai Cabral, os cristos filipenses, com o seu exemplo, nos ensinam que tomar parte, ou associarse, nas tribulaes de nossos irmos mostrar-se amorosamente recproco. Ou seja, devemos nos amar uns aos outros, pois assim tambm Cristo nos amou. 3. O padro de amor para a Igreja. O amor dos filipenses para com o apstolo Paulo mostra-nos que esse deve ser o padro de nosso cotidiano: a generosidade no repartir constitui-se em sacrifcios que agradam a Deus (Hb 13.16). Sacrifcios de palavras devem ser acompanhados por atos de amor fraternal (Tg 1.27). Em Fp 4.18 Paulo identifica estes atos materiais como aroma suave, como sacrifcio aceitvel e aprazvel, isso produz frutos a nosso favor e um agradvel e aceitvel sacrifcio a Deus. A presso do sofrimento pode afastar de nossas mentes as responsabilidades fundamentais do amor. A demonstrao de amor que a igreja filipense manifestava deve ser o mesmo que a igreja atual deve acompanhar. Esta recomendao o escritor aos Hebreus tambm faz: No negligencieis, igualmente, a prtica do bem e a mtua cooperao; pois, com tais sacrifcios, Deus se compraz (Hb

13:16). Se Deus se compraz com esta atitude, ento coisa certa agir assim. Agradar a Deus o padro bblico recomendado ao indivduo que salvo. Reminiscncia: o ato de solidariedade da igreja filipense. Esta igreja foi a nica que se associou a Paulo desde o incio para sustent-lo (Fp 4:15). Enquanto Paulo esteve em Tessalnica, eles enviaram sustento para ele duas vezes (Fp 4:16). Enquanto Paulo esteve em Corinto, a igreja de Filipos o socorreu financeiramente (2Co 11:8,9). Quando Paulo foi para Jerusalm depois da sua terceira viagem missionria, aquela igreja levantou ofertas generosas e sacrificais para atender os pobres da Judia (2Co 8:1-5). Quando Paulo esteve preso em Roma, a igreja de Filipos enviou a ele Epafrodito com donativos e para lhe prestar assistncia na priso (Fp 4:18). Este o padro de amor para a igreja de Jesus Cristo.

SINOPSE DO TPICO (I) A igreja de Filipos vivia a mesma dimenso de servio da comunidade de Jerusalm nos dias de Pentecostes.

II. REMINISCNCIA: O ATO DE DAR E RECEBER (4.15-17) Dar e receber: uma linguagem do amor. Alis, dar a nica forma de expresso do amor - Deus amou de tal maneira que deu. O apstolo Paulo mantm o tom de gratido pelo carinho dispensado dos crentes de Filipos ao longo de toda a Epstola. Era uma recproca permanente. Paulo tinha as suas necessidades materiais supridas pelos filipenses, enquanto estes achavam-se espiritualmente sanados pelo apstolo dos gentios. Uma relao como esta o que Deus requer para sua igreja. Um relacionamento baseado no amor, sem interesse egosta, mas pelo fato de estarmos ligados com o outro irmo pelo amor do Pai. Os crentes das igrejas da Macednia, inclusive da igreja filipense, agiram deliberadamente e com muito amor exerciam o dom de repartir. Eles realmente tinham o dom da caridade. O apstolo Paulo assim relata a generosa ao desses irmos amados: Tambm, irmos, vos fazemos conhecer a graa de Deus dada s igrejas da Macednia; Como em muita prova de tribulao houve abundncia do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu

poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. Pedindo-nos com muitos rogos que aceitssemos a graa e a comunicao deste servio, que se fazia para com os santos(2Co 8:1-4). O que faz com que um grupo de crentes pobres, carentes de ajuda, abra mo do pouco ou quase nada que possuem, para ajudar os outros? A resposta est em 2Co 8:5: a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor. Aqueles que se do ao Senhor, mesmo tendo poucos recursos, tm mos abertas no apenas para dar, mas tambm para receber. O segredo para ser despojado das coisas materiais, seja rico ou pobre, se dar ao Senhor. 1. Paulo relembra o apoio dos filipenses. O versculo 15 destaca a generosidade dos crentes filipenses em relao a Paulo. Mesmo sendo uma igreja iniciante e pobre, assim que tomou conhecimento das necessidades do apstolo, a comunidade de f de Filipos o apoiou integralmente (v.16). Com isso, os filipenses tornaram-se cooperadores do apstolo na expanso do Reino de Deus at aos confins da terra. por isso que Paulo no podia esquecer do amor que lhe demonstraram os crentes daquela igreja. O apstolo mantm o tom de gratido pelo carinho dispensado dos crentes de Filipos ao longo de toda a Epstola. Era uma recproca permanente. Paulo tinha as suas necessidades materiais supridas pelos filipenses, enquanto estes achavam-se espiritualmente sanados pelo apstolo dos gentios. Uma relao como esta o que Deus requer para sua igreja. Um relacionamento baseado no amor, sem interesse egosta, mas pelo fato de estarmos ligados com o outro irmo pelo amor do Pai. A igreja filipense era uma igreja missionria, que supria as necessidades de Paulo durante suas viagens (1.4,5; 4.15-17). Sustentar os missionrios no seu trabalho em prol do evangelho, obra dignificante e aceita por Deus, como cheiro de suavidade e sacrifcio agradvel e aprazvel a Ele (v. 18). Por isso, aquilo que damos para o sustento do missionrio fiel, considerado oferta apresentada a Deus. Tudo que feito a um dos irmos, por pequeno que seja, feito como ao prprio Senhor (Mt 25.40). Essa igreja foi a nica que se associou a Paulo desde o incio para sustent-lo (4.15). Enquanto Paulo esteve em Tessalnica, eles enviaram sustento para ele duas vezes (4.16). Enquanto Paulo esteve em Corinto, a igreja de Filipos o socorreu financeiramente (2Co 11.8,9). Quando Paulo foi para Jerusalm depois da sua terceira viagem missionria, aquela igreja levantou ofertas generosas e sacrificais para atender os pobres da Judia (2Co 8.1-5). Quando Paulo

esteve preso em Roma, a igreja de Filipos enviou a ele Epafrodito com donativos e para lhe prestar assistncia na priso (4.18). No passado, os filipenses excederam na graa de dar e receber. Nos primeiros dias do ministrio de Paulo, quando ele partiu da Macednia, nenhuma igreja se associou a ele financeiramente, a no ser os filipenses. Paulo, agora, relembra essa solidariedade dispen sada por esses irmos E bem sabeis tambm vs, filipenses, que, no princpio do evangelho, quando parti da Macednia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, seno vs somente (Fp 4:15). A relao de Paulo com a igreja de Filipos era de parceria. Paulo estava ligado igreja, e a igreja o apoiava. Havia uma troca abenoadora entre o obreiro no campo e os crentes na base. A igreja no apenas enviava ofertas ao missionrio, mas estava efetivamente envolvida com ele. A relao da igreja com o apstolo era uma avenida de mo dupla. Ela dava e recebia. Ela investia bens financeiros e recebia benefcios espirituais (1Co 9:11; Rm 15:27). Ela investia riquezas materiais e recebia riquezas espirituais. De Paulo, a igreja recebia bnos espirituais; da igreja, Paulo recebia bnos materiais. Ela ministrava amor ao apstolo e recebia dele gratido. Paulo no poderia levar a cabo tudo o que fez sem o apoio e a ajuda da igreja filipense. Esta igreja deu-lhe suporte financeiro e sustentao espiritual. Aqueles que esto na linha de frente precisam ser encorajados pelos que ficam na retaguarda: porque qual a parte dos que desceram peleja, tal ser a parte dos que ficaram com a bagagem; recebero partes iguais (1Sm 30.24).Deus chama uns para irem ao campo missionrio e aos demais para sustentar aqueles que vo. A obra missionria um trabalho que exige um esforo conjunto da igreja e dos missionrios. A igreja precisa cuidar do obreiro, e no apenas da obra. A igreja demonstra cuidado com o obreiro medida que lhe d suporte financeiro para realizar a obra. De forma particular, a igreja de Filipos deu suporte financeiro a Paulo, mesmo quando estava ainda na regio da Macednia, no incio do processo de evangelizao da Europa (Fp 4:16). A falta de vnculo entre o missionrio e a igreja local um dos grandes problemas da missiologia moderna. Os missionrios vo para os campos, mas perdem o contato com as igrejas. As igrejas enviam ofertas aos missionrios, mas no se envolvem com eles no sentido de dar e receber.Assim, os missionrios ficam solitrios nos campos, e as igrejas,

10

alheias aos resultados que acontecem nos campos. Falta aos missionrios o encorajamento das igrejas, e, s igrejas, as informaes dos missionrios. 2. O necessrio para viver. O versculo 16 revela-nos outro grande fato. Enquanto o apstolo estava em Tessalnica, a igreja em Filipos continuava a enviar-lhe o necessrio sua subsistncia. No ato de dar e receber, os filipenses participavam do ministrio de Paulo, pois no tinham em mente os seus interesses, mas as urgncias do Reino de Deus. Por outro lado, Paulo no se deixava cair na tentao do dinheiro. As ofertas que ele recebia eram aplicadas integralmente na Obra Missionria. O apstolo bem sabia da relao perigosa que h entre o dinheiro e a religio (1Tm 6.10,11). Tal atitude leva-nos a desenvolver uma conscincia mais ntida quanto s demandas do Reino. Fujamos, pois, das armadilhas das riquezas deste mundo, pois, como disse o sbio Salomo, quem ama o dinheiro, jamais dele se farta (Ec 5.10). Os obreiros do Senhor devem aprender com Paulo uma verdade pastoral: Todo ministro de Deus deve ser transparente, comedido e consciente quanto economia do Reino. Assim como o Deus da graa chamou os fiis da terra para serem irrepreensveis, Ele igualmente comissionou homens para administrar o seu rebanho com lisura, amor e muita boa vontade (1Pe 5.2,3). Essas qualidades pastorais so indispensveis na experincia ministerial dos lderes cristos nos dias de hoje. A figura do pastor inspira cuidado, proteo, disciplina e orientao. Jesus retratou seu prprio cuidado pela Igreja (Jo 10.1-18) e o gracioso interesse de Deus pelos pecadores (Lc 15.3-7) como aes de pastoreio. Os apstolos designaram sobre as igrejas locais tutores designados de presbteros) At 14.23; Tt 1.5), que deviam cuidar do povo como os pastores cuidam das ovelhas (At 20.28-31; 1Pe 5.1-4), conduzindo-os mediante seu exemplo (1Pe 5.3) longe de tudo o que nocivo para tudo o que bom. Mesmo quando Paulo estava em Tessalnica, os filipenses mandaram no somente uma vez, mas duas, o bastante para as suas necessidades. evidente que os filipenses mantinham to estreita comunho com o Senhor que Deus podia orient-los com respeito s suas contribuies. O Esprito Santo fez pesar o corao deles com relao s necessidades do apstolo Paulo, e eles responderam enviando-lhe dinheiro no somente uma vez, mas duas. A generosidade deles torna-se ainda mais notvel pelo fato de Paulo haver ficado muito pouco tempo em Tessalnica. por isso que Paulo no

11

podia esquecer o amor que lhe demonstraram os crentes daquela igreja generosa e missionria. Conquanto tenha sido to grandiosamente assistido pela igreja filipense, Paulo no se deixou cair na tentao de amar o dinheiro; no fez dele uma oportunidade para locupletar-se. Ele era um lder que sabia respeitar a liberalidade dos seus liderados. Que no se aproveitava da abundncia material que lhe estava ao alcance, no. Ele sabia da relao perigosa que h entre o dinheiro e a religio (1Tm 6:10,11). As ofertas que ele recebia eram aplicadas integralmente na Obra Missionria. Como seria bom para a igreja hodierna se seus lderes acatassem essa lio de comportamento moral e espiritual do apstolo Paulo! Imaginem uma igreja livre de lderes mercenrios e gananciosos! 3. No procuro ddivas. Para o apstolo, a oferta que lhe enviara a igreja em Filipos tinha um carter espiritual, pois ele no andava a procura de ddivas (v.17). Quem vive do ministrio deve aprender este princpio ureo: o ministro de Deus no pode e no deve permitir que o dinheiro o escravize. No final de tudo, o autntico despenseiro de Cristo deve falar com verdade: No procuro ddivas! Sua real motivao tem de ser o benefcio da igreja de Cristo. Assim agia Paulo. Ele dava oportunidade aos filipenses, a fim de que exercessem a generosidade, tornando-os seus cooperadores na expanso do Reino de Deus (v.17 cf. Hb 13.16). Em virtude de seu papel, Paulo trata os presbteros tambm como pastores (Ef 4.11). O Pastor que serve fielmente ser recompensado (Hb 13.17; 1Pe 5.4; 1Tm 4.7,8). Hoje, cruzamos uma tormenta na tica pastoral, fica evidente a falta de lideranas fortes, ticas, coerentes e que sejam rplicas do modelo de liderana pastoral de Paulo. Oremos para que o Eterno conceda sua Igreja homens compromissados, com um carter cristo maduro e estvel e uma bem ordenada vida pessoal (1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9) e que realmente entendam o cuidado amoroso de Deus Pai pelos seus filhos, que somente Ele pode suprir todas as nossas necessidades (materiais e espirituais), medida que as apresentarmos diante dEle. O suprimento das nossas necessidades vem "por Cristo Jesus". Somente em unio com Cristo e na comunho com Ele que podemos experimentar o provimento da parte de Deus (Gn 28.15; 50.20; x 33.14; Dt 2.7; 32.7-14; 33.27; Js 1.9; 1 Sm 7.12; 1 Rs 17.6,16; 2 Cr 20.17; Sl 18.35; 23; 121; Is 25.4; 32.2; 40.11; 41.10; 43.1,2; 46.3,4; Jl 2.21-27; Ml 3.10; Mt 6.25-34; 14.20; 23.37; Lc 6.38; 12.7; 22.35; Jo 10.27,28; 17.11; Rm 8.28,31-39; 2 Tm 1.12; 4.18; 1 Pe 5.7).

12

No que procure ddivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta(Fp 4:17). Este versculo destaca um fato importante, digno de ser imitado: Paulo no era ganancioso, era desapegado do materialismo. Ele estava mais contente com a ideia de que os cristos de Filipos iam ser recompensados por Deus, por causa de seus donativos, do que por ser seu receptor favorecido. Seu desejo de aumentar o fruto para crdito dos irmos filipenses era maior que o prazer de receber deles ajuda financeira. precisamente o que acontece quando contribumos com dinheiro para a Obra do Senhor. Tudo registrado nos livros de contabilidade de Deus, e, num Dia futuro, quem contribui ser reembolsado cem vezes mais. O que temos no nosso, tudo pertence ao Senhor. Desta feira, quando contribumos para sua Obra, damos do que propriamente dEle. Pense nisso!

SINOPSE DO TPICO (II) Paulo no caiu na tentao do dinheiro. As ofertas que ele recebia eram aplicadas integralmente na Obra Missionria.

III. A OBLAO DE AMOR E SAUDAES FINAIS (4.18-23) Mas bastante tenho recebido e tenho abundncia; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifcio agradvel e aprazvel a Deus. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprir todas as vossas necessidades em glria, por Cristo Jesus. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glria para todo o sempre. Amm! Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmos que esto comigo vos sadam. Todos os santos vos sadam, mas principalmente os que so da casa de Csar. A graa de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vs todos. Amm!. 1. A oblao no Antigo Testamento. A palavra oblao est relacionada linguagem proveniente do sistema sacrifical levtico. O termo

13

remete-nos a estas expresses: cheiro de suavidade e sacrifcio agradvel e aprazvel (v.18). E estas, por sua vez, esto relacionadas s ofertas de consagrao a Deus identificadas como holocaustos (Lv 1.3-17), oferta de manjares (Lv 2; 6.14-23), oferta de libao e oferta pacfica (Nm 15.1-10). Portanto, quando falamos de oblao, referimo-nos a uma oferta sacrifical comestvel azeite, flor de farinha etc. Uma parte era queimada para memorial e a outra direcionada ao consumo dos sacerdotes (Lv 2.1-3). Em relao origem dos sacrifcios, existem duas opinies: (1) que eles tm sua origem nos homens, e que Israel apenas reorganizou e adaptou os costumes de outras religies, quando inaugurou, seu sistema sacrificial; e (2) que os sacrifcios foram institudos por Ado e seus descendentes em resposta a uma revelao de Deus. possvel que o primeiro ato sacrificial em Gnesis tenha ocorrido quando Deus vestiu Ado e Eva com peles para cobrir sua nudez (Gn 3.21). O segundo sacrifcio mencionado foi o de Caim, que veio com uma oferta do fruto da terra, isto , daquilo que havia produzido, expressando sua satisfao e orgulho. Entretanto, seu irmo Abel trouxe dos primognitos das suas ovelhas e da sua gordura como forma de expressar a contrio de seu corao, o arrependimento e a necessidade da expiao de seus pecados (Gn 4.3,4). [Tambm possvel que a razo do sacrifcio de Abel ter sido agradvel a Deus, em contraste com sua rejeio ao sacrifcio de Caim, tenha sido o fato de Abel ter trazido o que tinha de melhor (primognitos e sua gordura) enquanto Caim simplesmente obedeceu aos procedimentos estabelecidos Ed.] Em Romanos 1.21, Paulo refere-se revelao e ao conhecimento inicial que os patriarcas tinham a respeito de Deus, e explica a apostasia e o pecado dos homens do seguinte modo: Tendo conhecido a Deus, no o glorificaram como Deus, nem lhe deram graas. Depois do Dilvio, edificou No um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar (Gn 8.20). Muito tempo antes de Moiss, os patriarcas Abro (Gn 12.8; 13.18; 15.9-17; 22.2ss), Isaque (Gn 26.25), e Jac (Gn 33.20; 35.3) tambm ofereceram verdadeiros sacrifcios. Um grande avano na organizao e na diferenciao dos sacrifcios ocorreu com a entrega da lei no Monte Sinai. Um estudo dos diferentes sacrifcios indicados revela seu desenvolvimento final, visando atender s necessidades do indivduo e da comunidade. O termo oblao quer dizer: dedicao de alguma coisa inanimada a Deus, como, por exemplo, azeite, flor de farinha, espigas verdes tostadas,

14

etc. Ou seja, refere-se a uma oferta sacrifical comestvel (cereais). Uma parte da oferta era queimada para memorial e a outra direcionada ao consumo dos sacerdotes (veja Lv 2:1-3). Nenhum fermento poderia estar presente na oblao, ou seja, na oferta de cereais (Lv 2:11), isto porque a fermentao envolve alterao, decomposio ou deteriorao e, geralmente, simboliza o mal, o pecado (Ex 13:7). E a oblao deveria ser realizada das primcias, ou seja, os primeiros (e melhores) frutos da colheita eram dedicados ao Senhor; era uma oferta de gratido acima de tudo - E, se ofereceres ao SENHOR oferta de manjares das primcias, oferecers a oferta de manjares das tuas primcias de espigas verdes, tostadas ao fogo, isto , do gro trilhado de espigas verdes cheias. E sobre ela deitars azeite e pors sobre ela incenso; oferta de manjares. Assim, o sacerdote queimar o seu memorial do seu gro trilhado e do seu azeite, com todo o seu incenso; oferta queimada ao SENHOR(Lv 2:14-16). Por que espigas verdes tostadas ao fogo e azeite? Porque gros de espigas verdes esmagados e tostados com azeite constituam o alimento tpico da maioria das pessoas. Por isso esta oferta era um smbolo da alimentao diria do povo. Ao trazer a oferta (mesmo uma pessoa pobre poderia oferec-la), o povo estava reconhecendo a Deus como o seu Provedor. Deus se agradava da motivao e dedicao com que as pessoas lhe ofertavam. Este tipo de oferta tem o seguinte significado espiritual: (a) Envolve adorao a Deus (Lv 2:8-10); (b) Todos os frutos do labor humano pertencem a Deus (Lv 2:12,14); (c) As instrues para esse tipo de oferta so dignas de nota: o leo representa o Esprito Santo; o incenso caracteriza a orao; a ausncia de fermento indica pureza; o sal pressupe a conservao; o fogo denota a aceitao de Deus; o cheiro suave fala do prazer de Deus (Lv 2:11,13,15). Portanto, as expresses cheiro de suavidade e sacrifcio agradvel e aprazvel a Deus, utilizadas pelo apstolo Paulo em Fp 4:18, esto relacionadas com a oblao, que fazia parte do sistema sacrifical levtico. 2. A oblao e a generosidade dos filipenses. Paulo encara como verdadeira oblao a assistncia que lhe ofereciam os filipenses. Tais ofertas eram-lhe como um cheiro suave, como sacrifcio agradvel a Deus (v.18). Assim, tendo em vista a generosidade praticada pelos filipenses, Paulo declara com plena convico: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprir todas as vossas necessidades em glria, por Cristo Jesus (v.19).

15

A expresso o meu Deus aponta para aquEle que haveria de suprir no somente as suas necessidades, como tambm as dos filipenses e tambm as nossas. Aleluia! Como sacerdotes de Deus (Ap 1.6), os crentes oferecem sacrifcio de louvor e servio dedicado aos outros. O fruto dos lbios aponta para o fato de que, como o fruto de Deus traz a vida, o Esprito Santo criar uma nova e viva adorao a Deus, vinda de nossos lbios e de todo o nosso ser. Se h uma igreja que sabia adequadamente o significado da palavra oblao era a de Filipos. Ela encarnou exatamente o que o apstolo escreveu para os crentes romanos: Rogo-vos, pois irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus (Rm 12:1). Os cristos filipenses encarnaram isso at a ltima consequncia. Mente, corao e corpo estavam em plena sintonia para fazer o bem, pois quem faz o bem em Deus, ama, e quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13:8). A ddiva de amor dos filipenses que Epafrodito entregou a Paulo descrita como aroma suave,como sacrifcio aceitvel e aprazvel a Deus uma verdadeira oblao. Diante de to superlativa generosidade praticada pelos cristos filipenses, Paulo declara com plena convico: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprir todas as vossas necessidades em glria, por Cristo Jesus (Fp 4:19). Deus havia suprido a necessidade de Paulo atravs da generosidade da igreja filipense. Deus iria retribuir mais do que aquela generosidade, suprindo a necessidade dessa igreja. Deus no s iria suprir todas as necessidades deles, mas o faria segundo as suas riquezas. Os crentes no podem sequer comear a compreender as riquezas de Deus em glria - suas riquezas so ilimitadas, infinitas. Se a partir deste depsito que as necessidades dos crentes so supridas, ento os crentes filipenses poderiam descansar seguros de que Deus certamente supriria cada necessidade, no importando quo grandes, quando urgentes ou quo impossveis se parecessem. No h sacrifcio maior que amar. Deus no o rejeita. 3. Doxologia. Os versculos 20 a 23 trazem a saudao final do apstolo igreja em Filipos. E, como podemos observar, Paulo no poderia concluir a sua carta de forma mais adequada: A graa de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vs todos. Amm! (v.23).

16

Ele denota, assim, que todo o enfoque da carta Cristo, e que ns, seus seguidores, temos de nos lembrar e viver por sua graa, pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, no lhes imputando os seus pecados (2Co 5.19). Ora, a nosso Deus e Pai seja dada a glria para todo o sempre. Amm (4.20) - Este hino de louvor uma amostra da adorao dos santos. Os santos no so pessoas para serem adorados, so pessoas que adoram. Culto define os redimidos, e Paulo comeou a parte final de Filipenses com uma doxologia. Duas palavras gregas, doxa (glria) e logos (palavra) traduzidas como doxologia, uma palavra sobre a glria, uma exploso de louvor e adorao que honra e atribui glria a Deus. Doxologias nas Escrituras so respostas ajustadas verdade doutrinria. Este fludo da alegria exuberante de Paulo sobre as verdades magnficas que foram inspiradas por Deus e expostas nesta carta. A verdadeira adorao flui da verdade divina! Paulo identificou o objeto de sua doxologia primeiro como nosso Deus, o nico Deus vivo e verdadeiro (Jo 5.44;17.3; Rm 16.27; 1Tm 1.17; Jd 25). o ato habitual de adorar a Deus que define os crentes, pois eles Porque a circunciso somos ns, que servimos a Deus em esprito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e no confiamos na carne (Fp 3.3). No devemos esquecer jamais que o objeto da redeno era fazer verdadeiros adoradores (Jo 4. 23; Ap 5.9; 7.9,10). Doxologia significa literalmente palavra de glria; manifestao de louvor e enaltecimento divindade atravs de expresses de exaltamentos e cnticos espirituais. Adoxologia foi uma frmula de louvor e glorificao frequente no Antigo e no Novo Testamento, aplicada principalmente a Deus. S a Deus pertence toda glria para todo o sempre - Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glria para todo o sempre. Amm!. Paulo passou a uma doxologia de louvor, ao se lembrar do grande amor e proviso de Deus. S Deus merece toda a glria de sua criao! 4. Saudaes finais (Fp 4:21-23). Paulo conclui a Epstola aos Filipenses - a carta magna da alegria - como um pastor que se lembra de cada uma das suas ovelhas (Fp 4:21) e invoca sobre elas a graa do Senhor Jesus (Fp 4:23). E, tambm, como um evangelista que d relatrios dos milagres da pregao do evangelho, cujos frutos so vistos at mesmo na casa de Csar (Fp 4:22), ou seja, a todas as pessoas que estavam a servio do imperador: nos departamentos domsticos e administrativos da casa imperial, e a guarda pretoriana. Esses membros da casa de Csar eram pessoas

17

convertidas, possivelmente, por intermdio do apstolo durante a sua priso em Roma. Assim, Paulo transformou a sua priso em um campo missionrio, e os frutos apareceram mesmo entre algemas. Esse fato nos ensina que no o lugar que faz a pessoa, mas a pessoa que faz o lugar. Ensina-nos, outrossim, que no Reino de Deus no existe lata de lixo, ou seja, no h vida irrecupervel. H santos at mesmo na casa de Csar; este era um lugar de traies, opresso e violncia; muitos poderiam pensar que o evangelho jamais entraria nessa casa; todavia, Paulo teve o privilgio de ganhar pessoas para Cristo ali, mesmo estando preso e algemado. Paulo, enfim, nos ensina que as oportunidades esto ao nosso redor. Paulo poderia esperar a sua liberdade para depois continuar seu trabalho missionrio. Entretanto, ele entendeu que a priso tambm era um campo missionrio. Ele aproveitou as oportunidades, e os frutos surgiram mesmo na cadeia. Deus abre as portas, mas ns devemos entrar por elas. Deus aponta o caminho, mas ns devemos seguir por ele. Deus pe diante de ns oportunidades, mas ns devemos aproveit-las.

SINOPSE DO TPICO (III) O ministro de Deus no pode e no deve permitir que o dinheiro o escravize, pois sua real motivao tem de ser o benefcio da igreja de Cristo.

CONCLUSO Aps estudarmos esta to rica epstola, o nosso desejo que voc ame cada vez mais o Senhor Jesus, e dedique-se a ser uma oblao de amor a Ele. O Senhor o meio providenciado pelo Pai, a fim de reconciliar o mundo com Deus. Exalte o Eterno, pois voc foi reconciliado com Ele em Cristo Jesus. A exemplo da igreja em Filipos, no esquea: a alegria do Senhor a vossa fora (Ne 8.10). Assim, chegamos ao fim da Epstola do apstolo Paulo aos Filipenses. importante recordar que o tema geral deste trimestre objetivou aprendermos a humildade de Jesus como exemplo para a igreja contempornea. Em cada lio vamos a humildade do Meigo Nazareno desdobrando-se na comunidade crist antiga. A nota dominante em toda a

18

carta a alegria triunfante. Paulo, embora privado de sua liberdade, estava muito feliz, e incentivava e ainda incentiva seus leitores para sempre se regozijarem em Cristo. A alegria apresentada em Filipenses envolve uma ardente expectativa da iminente volta de Cristo. Ao longo da carta, Paulo demonstra a importncia dos relacionamentos que deve haver entre os irmos, trazendo a viso dos efeitos que esta unio vital dos membros traz Igreja. Ao fim da epistola, Paulo diz: Tudo posso naquele que me fortalece (4.13). No uma declarao de pensamento positivo. O que Paulo estava dizendo que foi capacitado por Deus para passar por qualquer situao, fosse de abundncia ou escassez, de humilhao ou honra, de fartura ou fome. Certamente, o obreiro de Deus precisa estar pronto para tudo isso e no apenas alegrando-se com as riquezas ou abundncia. Assim a Carta aos Filipenses, uma carta tica e prtica em sua nfase e centrada em Jesus. Para Paulo, Cristo era mais do que um exemplo, Ele era a sua prpria vida! Diante de tudo que foi tratado neste trimestre acerca da Epstola de Paulo aos Filipenses, carta esta que tem abenoado e edificado milhes de vidas ao longo da existncia da igreja, o meu anelo que voc ame cada vez mais o Senhor Jesus, e dedique-se a ser uma oblao de amor a Ele. Que a sua vida seja dominada por esta virtude do Fruto do Esprito, que o carto de identidade do cristo, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por ns, como uma oferta de perfume agradvel e como um sacrifcio que agrada a Deus. Que a igreja de Filipos nos ensine o verdadeiro significado de humildade, servio e amor. Ouamos o que o Esprito diz atravs da comunidade de Filipos. A graa de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vs todos. Amm!. Agradeo a todos que estiveram comigo ao longo deste 3 trimestre/2013. Sou sincero em dizer que o esforo engendrado para disponibilizar estes estudos sobre a Carta de Filipenses, como subsdios otimizadores para vossas aulas, foi dedicado com muito amor, carinho e com um corao desejoso que a genuna doutrina bblica seja manifestada nos coraes e inculcada na mente do povo de Deus, com o fim precpuo de trazer firmeza espiritual e conscientizao do quo importante ser filho de Deus comprado e remido com o precioso sangue de Cristo Jesus.

VOCABULRIO

19

Doxologia: Manifestao de louvor e enaltecimento divindade atravs de expresses de exaltamentos (Deus seja louvado!) e hinos. Graa vicria: O sacrifcio de Cristo que nos substituiu. Reminiscncia: Lembrana.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

RICHARDS, L. O. Comentrio Histrico-Cultural do Novo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2007. PEARLMAN, M. Epstolas Paulinas: Semeando as Doutrinas Crists. 1 ed., RJ: CPAD, 1998.

EXERCCIOS

1. Como o apstolo Paulo via a participao dos filipenses em suas tribulaes? R. Paulo via a participao dos filipenses em suas tribulaes como o agir de Deus para fortalecer o seu corao. 2. O que sugere a expresso tomar parte? R. A expresso tomar parte (v.14) sugere a ideia de partilhar com, ou coparticipar de. 3. Qual o conselho do sbio Salomo em relao ao dinheiro? R. Quem ama o dinheiro, jamais dele se farta (Ec 5.10). 4. O que so ofertas de oblao? R. Oferta sacrifical comestvel azeite, flor de farinha etc. Uma parte era queimada para memorial e a outra direcionada ao consumo dos sacerdotes (Lv 2.1-3). 5. Como Paulo conclui a Carta aos Filipenses? R. A graa de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vs todos. Amm! (v.23).
AUXLIO BIBLIOGRFICO I

20

Subsdio Teolgico
Saudaes Finais de Paulo (4.21-23) Considerando que as cartas seculares eram frequentemente concludas com um desejo de boa sorte ou boa sade, do autor, para o destinatrio, Paulo concluiu tipicamente suas cartas oferecendo palavras de saudao (por exemplo, Rm 6.3; 1Co 16.19; 1Ts 5.26). A epstola aos filipenses reflete este estilo, pelo fato de o apstolo concluir esta carta com algumas saudaes finais. Esta parte final da carta pode ter sido uma observao realmente escrita pelo prprio Paulo, aps seu escriba ter concludo a parte mais formal da carta. Esta parte destinada a vrias pessoas dentro da igreja possivelmente os lderes mencionados no captulo 1.1 (da o uso do plural imperativo: Saudai a todos os santos em Cristo Jesus). No verso 21, Paulo no est somente trazendo uma saudao coletiva Igreja em Filipos, no mesmo sentido em que uma pessoa hoje pede a algum que cumprimente a todos em seu nome. Mantendo seu relacionamento afetuoso e sincero com os filipenses, est pedindo que cada um, e todos os cristos da congregao, recebam a sua saudao. As palavras finais de bnos proferidas por Paulo repercutem suas palavras de saudao. Seus seguidores so lembrados da graa que lhes foi estendid a, pela obra vicria realizada em seu favor pelo Senhor exaltado (2.6-11) (ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. (Eds.) Comentrio Bblico Pentecostal: Novo Testamento. 4 ed., Vol. 2, RJ: CPAD, 2009. p.511).
AUXLIO BIBLIOGRFICO II

Subsdio Teolgico
A Origem dos Sacrifcios Em relao origem dos sacrifcios, existem duas opinies: (1) que eles tm sua origem nos homens, e que Israel apenas reorganizou e adaptou os costumes de outras religies, quando inaugurou, seu sistema sacrificial; e (2) que os sacrifcios foram institudos por Ado e seus descendentes em resposta a uma revelao de Deus. possvel que o primeiro ato sacrificial em Gnesis tenha ocorrido quando Deus vestiu Ado e Eva com peles para cobrir sua nudez (Gn 3.21). O segundo sacrifcio mencionado foi o de Caim, que veio com uma oferta do fruto da terra, isto , daquilo que havia produzido, expressando sua satisfao e orgulho. Entretanto, seu irmo Abel trouxe dos primognitos das suas ovelhas e da sua

21

necessidade da expiao de seus pecados (Gn 4.3,4). [Tambm possvel que a razo do sacrifcio de Abel ter sido agradvel a Deus, em contraste com sua rejeio ao sacrifcio de Caim, tenha sido o fato de Abel ter trazido o que tinha de melhor (primognitos e sua gordura) enquanto Caim simplesmente obedeceu aos procedimentos estabelecidos Ed.] Em Romanos 1.21, Paulo refere-se revelao e ao conhecimento inicial que os patriarcas tinham a respeito de Deus, e explica a apostasia e o pecado dos homens do seguinte modo: Tendo conhecido a Deus, no o glorificaram como Deus, nem lhe deram graas. Depois do Dilvio, edificou No um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar (Gn 8.20). Muito tempo antes de Moiss, os patriarcas Abro (Gn 12.8; 13.18; 15.9-17; 22.2ss), Isaque (Gn 26.25), e Jac (Gn 33.20; 35.3) tambm ofereceram verdadeiros sacrifcios. Um grande avano na organizao e na diferenciao dos sacrifcios ocorreu com a entrega da lei no Monte Sinai. Um estudo dos diferentes sacrifcios indicados revela seu desenvolvimento final, visando atender s necessidades do indivduo e da comunidade (Dicionrio Bblico Wycliffe. 1 ed., RJ: CPAD, 2009, p.1723).

SUBSDIOS ENSINADOR CRISTO

O sacrifcio que agrada a Deus


Chegamos ao fim da Epstola do apstolo Paulo aos Filipenses. importante recordar que o tema geral deste trimestre objetivou aprendermos a humildade de Jesus como exemplo para a igreja contempornea. Em cada lio vamos a humildade do Meigo Nazareno desdobrando-se na comunidade crist antiga. luz da relao do apstolo Paulo com a igreja filipense ao longo da epstola, pode-se destacar trs lies maravilhosas para vida eclesistica contempornea: Uma igreja participante das aflies alheias. Quando estudamos a Epstola aos Filipenses percebemos que a igreja no se fechava em si mesma. Incentivada pelo apstolo, os membros daquela comunidade eram incansveis no amor mtuo. Sua preocupao em repartir o que tinham com o apstolo preso denota a predisposio que os cristos devem ter em repartir generosamente com o outro aquilo que tem. Este o sacrifcio que agrada a Deus: E no vos esqueais da beneficncia e comunicao, porque, com tais sacrifcios, Deus se agrada (Hb 13.16).

22

gordura como forma de expressar a contrio de seu corao, o arrependimento e a

carinho dispensado dos crentes de Filipos ao longo de toda a Epstola. Era uma recproca permanente. Paulo tinha as suas necessidades materiais supridas pelos filipenses, enquanto estes achavam-se espiritualmente sanados pelo apstolo dos gentios. Uma relao como esta o que Deus requer para sua igreja. Um relacionamento baseado no amor, sem interesse egosta, mas pelo fato de estarmos ligados com o outro irmo pelo amor do Pai. O verdadeiro sacrifcio. Se tiver uma igreja que sabia adequadamente o significado da palavra sacrifcio ou oblao era a de Filipos. Ela encarnou exatamente o que o apstolo escreveu para os crentes romanos: Rogo-vos, pois irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus (Rm 12.1). Os filipenses encarnaram isso at a ltima consequncia. Mente, corao e corpo estavam em plena sintonia para fazer o bem, pois quem faz o bem em Deus, ama, e quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8). Aqui, no h sacrifcio maior que amar. Deus no o rejeita. Que a igreja de Filipos nos ensine o verdadeiro significado de humildade, servio e amor. Uma comunidade simples que nasceu a partir de uma simples mensagem do Evangelho, mas que tem o poder de, com simplicidade, mudar o mais duro dos coraes. Ouamos o que o Esprito diz atravs da comunidade de Filipos!

INTRODUO A poro didtica da carta est completa. Agora, Paulo se dedica ao tpico final, qual seja, a expresso de gratido pela oferta que a igreja em Filipos lhe enviou por Epafrodito. Algum tempo decorreu desde que Paulo recebeu a oferta e ele no o mencionou especificamente at este ponto da carta. Estes fatores levaram certos expositores a pensar que estes versculos fazem parte de uma correspondncia anterior do apstolo com os crentes filipenses. Mas tal concluso no necessria. E bastante normal expressarmos gratido ao fim de uma carta altamente pessoal que passa informalmente de um tpico a outro. Quanto demora de Paulo agradecer a oferta, talvez esta seja a primeira oportunidade que ele teve de responder. Alm disso, no sabemos a extenso do tempo decorrido desde a chegada de Epafrodito. Seja qual for nossa opo para considerarmos o cenrio desta passagem, o significado no dificil. A PARTICIPAO DA IGREJA NAS TRIBULAES DE PAULO Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrana de mim (10). A imagem a da planta que renasce na primavera

23

Dar e receber: um ato amoroso. O apstolo mantm o tom de gratido pelo

(reviver, florescer, BJ). Embora estivessem no finalmente, uma vez mais os crentes filipenses demonstram seu amor por Paulo. O texto no d pistas sobre a razo de eles no terem enviado a oferta mais cedo. Talvez no tivessem ningum por quem envi-la, ou encontravam-se em profunda pobreza (2 Co 8.1,2), estando financeiramente impossibilita- dos de faz-lo. Seja qual for o motivo, Paulo, em contraste com o esprito aparente de alguns em Filipos, recusa-se a ficar ofendido facilmente, e releva o que algum de esprito menor interpretaria como demora acintosa ou negligente. Pois j vos tnheis lembrado, mas no tnheis tido oportunidade (10). O termo grego ephroneite (lembrado) significa estar pensativo no sentido de preocuparse, estar ansioso por algo em particular (cf. BV; cf. tb. 1.7). Paulo usa o tempo imperfeito, o qual sugere sua boa vontade em acreditar que, desde o princpio, os crentes filipenses tiveram o desejo de supri-lhe as necessidades, mas foram impedidos. Assegurando aos crentes filipenses que ele passa bem, embora, at recentemente, no pudessem ter parte nesse bem-estar, Paulo declara: No digo isto como por necessidade, porque j aprendi a contentar-me com o que tenho (11). No original grego, com o que tenho nas circunstncias em que estou, indicando sua atual situao prisional. O termo grego autarkes (contentar) tem o sentido de renda suficiente para as necessidades, meios suficientes para a subsistncia. O apstolo se ajusta (cf. BJ, NVI) a toda e qualquer situao, depois de ter aprendido que circunstncias como estas no aumentam nem diminuem sua felicidade maior. Sei estar abatido e sei tambm ter abundncia; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instrudo, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundncia como a padecer necessidade (12). Em toda a maneira e em todas as coisas , literalmente, em tudo e em todas as coisas (cf. BAB, R), ou seja, em cada lance da vida e no total da soma de tudo da vida, O termo grego tapeinousthai (abatido) era usado no grego clssico para referirse ap rio que mngua (cf. BV; cf. tb. 2 Co 11.7). Paulo sabe o que ter grande quantidade, como o animal que tem forragem mais do que suficiente (Mt 5.6), ou passar fome - possvel aluso ao seu trabalho com as mos. O termo grego memuemai (estou instrudo) vem da linguagem dos cultos pagos que iniciavam os candidatos em seus mistrios. Paulo enfrentava todo tipo de experincia, quer agradvel ou desagradvel (2 Co 11.23ss.), e ele no valorizava uma experincia acima da outra. Posso todas as coisas naquele que me fortalece (13) pode ser traduzido por eu sou forte para todas as coisas no Cristo que me capacita. Apalavra

24

Cristo no ocorre em alguns manuscritos, mas est evidentemente inclusa (consta em ACF, BV, NTLH). O fato de Paulo mencionar abundncia nos versculos 12 e 18 leva certos expositores a propor que ele havia herdado uma propriedade. Isso lhe daria recursos para financiar os altos custos de seu julgamento. Por isso, de acordo com a proposta, ele podia dizer: Eu sou constante em todas as coisas.4 Mas no h base para tal especulao. O significado mais profundo. Paulo pode todas as coisas para as quais foi chamado a desempenhar na linha do dever ou do sofrimento. O versculo deve ser interpretado como resumo de Glatas 2.20 (cf. Jo 15.5; 1 Tm 1.12). A princpio, temos a impresso que Paulo usou a linguagem do estoicismo (11,12), que asseverava que o homem, por si s, pode vencer todas as presses externas. Mas esta no a posio crist. A suficincia vem de Cristo, que continuamente infunde poder (dynamis). O apstolo pode se grato por toda e qualquer circunstncia, por- que as circunstncias so oportunidades para a revelao do poder de Cristo. Para que os filipenses no presumissem que a suficincia de Paulo em Cristo tornou suprflua a oferta enviada e recebida, o apstolo lhes declara categoricamente sua apreciao genuna:Todavia, fizestes bem em tomar parte na (participar de, CH, NVI) minha aflio (14). A participao dos crentes filipenses nas suas dificuldades uma das muitas maneiras que Deus usava para torn-lo forte. Quando parti da Macednia (15; At 17.14, provavelmente 12 anos antes), que estava no princpio do evangelho para os filipenses, nenhuma igreja comunicou (participou, BAB; cf. CH, NVI) comigo com respeito a dar e a receber, seno vs somente (15). Temos aqui linguagem comercial - crditos e dbitos. De todas as igrejas que estavam aos cuidados de Paulo, s Filipos pensou em manter uma conta para ele. Eles lhe prestaram assistncia material e ele devolvera os prstimos com ddivas espirituais (cf. 1 Co 9.11; Fm 19). Porque tambm, uma e outra vez (i.e., duas vezes, BV; cf. AEC, CH, NVI, RA), me mandastes o necessrio a Tessalnica (16). Tessalnica era uma comunidade luxuosa que Paulo visitara depois de sair de Filipos, distante uns 160 quilmetros. L, Paulo tinha se sustentado (1 Ts 2.9; 2 Ts 3.7-9), ao passo que os prprios tessalonicenses pouco haviam contribudo. Foi nessa cidade que o apstolo fora ajudado pelos filipenses vizinhos. Tais expresses de generosidade no podiam ser esquecidas em to pouco tempo. As ofertas, entretanto, so de importncia meramente secundria. A traduo no que procure ddivas (ou ofertas, NVI; donativos, R), mas procuro o fruto que aumente a vossa conta (17) literal.

25

O termo grego karpon (fruto) tem comumente o sentido de juros de um investimento. Sobre as ofertas que deram a Paulo (2 Co 12.14), Deus acrescentou os juros ao crdito. E deste modo que o apstolo diz o que Jesus disse: Mais bem-aventurada coisa dar do que receber (At 20.35; cf. Lc 6.39). Aquele que d sempre recebe mais do que aquele que recebe. Por terem sido generosos, os crentes filipenses acumularam para si tesouros no cu. Referindo-se especificamente oferta recente, Paulo diz: Mas bastante tenho recebido e tenho abundncia; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que (talvez roupas ou outros artigos de primeira necessidade) da vossa parte me foi enviado (18). O verbo grego apecho (tenho) expresso tcnica usada na redao de um recibo (cf. Mt 6.2,5,16; Lc 6.24). O sentido : Vossa dvida comigo est mais do que paga, da qual vou dou recibo. A considerao dos crentes filipenses dirigida a Paulo reputada por ele como cheiro de suavidade e sacrifcio agradvel e aprazvel a Deus (18). Esta aluso bvia fragrncia agradvel no Templo produzida pela queima de incenso a Deus (2 Co 2.15; Hb 13.16). O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprir (lit., encher completamente) todas as vossas necessidades em glria, por (lit., em, AEC, BJ, CH, NVI, R) Cristo Jesus (19). As ofertas dos filipenses so um emprstimo, que capitalizou juros compostos. Paulo no pode pag-los, mas o Deus a quem ele serve e que recebe o sacrifcio, lhes prover magnificamente (BJ) as necessidades materiais e espirituais (2 Co 9.8), em seu favor. Deus far isso segundo as suas riquezas (cf. Ef 3.16), ou seja, no s proveniente de suas riquezas, mas tambm na proporo digna de suas riquezas. Certos expositores ligam em glria com riquezas, ao passo que outros ligam com suprir. Provavelmente a ltima opo melhor, pois assim glria denota o elemento e o instrumento da proviso. O comentrio de Maclaren elucidativo: Quando Paulo diz riquezas [] em glria, ele as coloca muito acima de nosso alcance, mas quando ele acrescenta em Cristo Jesus, ele as traz para baixo, colocando-as entre ns. Contemplando os recursos ilimitados de Deus, Paulo irrompe em louvor arrebatador: Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glria para todo o sempre. Amm! (20). Para todo o sempre talvez seja mais bem traduzido por pelas incontveis eras da eternidade. Paulo j no se refere a meu Deus, como no ocorre no versculo 19, mas a nosso Deus e Pai, indicando o vnculo comum entre ele e os crentes filipenses. REMIBNISCNCIA: O ATO DE DAR E RECEBER

26

Nesses versculos, encontramos o reconhecimento agradecido do apstolo. Ele reconhece a bondade dos filipenses por lhe enviarem um presente para sustent-lo, agora que era prisioneiro em Roma. E aqui: Ele aproveita a oportunidade para reconhecer a bondade anterior deles e para mencion-los (vv. 15,16). Paulo tinha um corao agradecido; porque, embora o que os seus amigos fizeram por ele no fosse nada em comparao com o que ele merecia deles e as obrigaes que ele tinha colocado sobre eles, no entanto, ele fala da bondade deles como se tivesse sido uma amostra de caridade generosa, quando, na verdade, no passava de uma obrigao justa. Se cada um deles tivesse contribudo com a metade dos seus bens, no teriam dado demais a ele, uma vez que deviam suas prprias almas a ele; e, mesmo assim, quando enviam um pequeno presente, ele o aceita cordialmente, e o menciona com gratido, inclusive nessa epstola que seria deixada como registro e lida nas igrejas ao longo dos sculos. Assim, em qualquer lugar onde essa epstola fosse lida, aquilo que eles fizeram a Paulo deveria ser relatado em memria deles. Certamente, nunca um presente foi to bem retribudo. Ele relembra aos filipenses que . .. no princpio do evangelho.., nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber seno vs somente (v. 15). Eles no somente o mantiveram confortvel enquanto esteve com eles, mas quando partiu da Macednia enviaram amostras da sua bondade para ele; e isso ocorreu quando nenhuma outra igreja o fazia. Ningum, alm deles, enviou alguma coisa material ao apstolo, como considerao ou recompensa do que tinham ceifado das suas coisas espirituais. Quando se trata de obras de caridade, estamos prontos a perguntar o que outras pessoas fizeram. Mas a igreja dos filipenses nunca levou isso em conta. O que contribuiu muito mais para a honra deles foi o fato de eles serem a nica igreja justa e generosa para com ele. Tambm em Tessalnica (depois de ter partido da Macednia), . . uma e outra vez, me mandastes o necessrio (v. 16). Observe: 1. Eles enviaram apenas o suficiente para suprir a sua necessidade, ou seja, somente as coisas que precisava; talvez fosse de acordo com a capacidade deles, e ele no desejava coisas suprfluas nem regalias. 2. Como precioso observar as pessoas a quem Deus deu dons da sua graa em abundncia devolverem em abundncia ao seu povo e ministros, de acordo com a capacidade e necessidade deles: uma e outra vez, me mandastes. Muitas pessoas se desculpam dizendo que j contriburam uma vez; por que deveriam contribuir novamente? Mas os filipenses enviaram uma e outra vez; eles o aliviaram e o reanimaram nas suas necessidades com freqncia. Ele

27

faz meno dessa bondade anterior deles, no somente por causa da sua gratido, mas para o encorajamento deles. Ele perdoa a negligncia recente deles. Parece que por um determinado perodo eles no buscaram informaes sobre dele, nem enviaram alguma ddiva; mas,finalmente, reviveram a sua lembrana dele novamente (v. 10), como uma rvore na primavera, que parecia totalmente morta durante todo o inverno. De acordo com o exemplo do seu grande Mestre, em vez de reprovlos por causa da sua negligncia, ele encontra uma justificao: . . pois j vos tnheis lembrado, mas no tnheis tido oportunidade. De que forma no podiam ter tido oportunidade, se j tinham decidido a esse respeito? Eles poderiam ter enviado um mensageiro de propsito. Mas o apstolo est disposto a presumir, a favor deles, que o teriam feito se uma oportunidade tivesse sido oferecida. Esse comportamento contrrio ao comportamento de muitos em relao aos seus amigos, por cujas negligncias, aquelas que realmente so desculpveis, se ressentem tremendamente, quando Paulo estava disposto a perdoar aquilo que seria razo suficiente para que ficasse ressentido. Ele elogia a generosidade presente deles: Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflio (v. 14). E uma boa obra socorrer e ajudar um verdadeiro ministro em dificuldades. Veja aqui qual a natureza da verdadeira compaixo crist: no somente estar interessado nos nossos amigos em suas dificuldades, mas fazer o que for possvel para ajud-los. Eles tomaram parte da sua aflio, ao socorr-lo no meio dela. Tiago questiona a validade da f se no vier acompanhada de obras. So aqueles que dizem: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes no derdes as coisas necessrias para o corpo que proveito vir da? (cap. 2.16). Ele se regozijou grandemente nisso (v. 10), porque era uma evidncia do carinho deles por ele e do sucesso do seu ministrio entre eles. Quando o fruto da caridade deles se tornou abundante para o apstolo, parece que o fruto do seu ministrio se tornou abundante no meio deles. Ele cuida para que no seja mal-interpretado o fato de ele ressaltar tanto aquilo que foi enviado a ele. Isso no foi decorrncia de descontentamento e desconfiana (v. 11) ou da cobia e amor pelo mundo (v. 12). 1. No foi decorrncia de descontentamento ou desconfiana da Providncia: No digo isto como por necessidade (v. 11); no em relao a qualquer necessidade que sentisse, nem de alguma necessidade de que tivesse medo. Ele estava contente com o pouco que tinha e isso o satisfazia; ele dependia da providncia e Deus para prover por ele dia aps dia, e isso o satisfazia. porque j aprendi a contentar-me com o que tenho.

28

Temos aqui um relato do aprendizado de Paulo, no daquilo que recebeu aos ps de Gamaliel, mas daquilo que recebeu aos ps de Cristo. Ele aprendeu a estar contente. Essa lio ele tinha tanta necessidade de aprender quanto a maioria das pessoas, levando em conta as privaes e sofrimentos pelas quais foi exercitado. Ele esteve freqentemente em cadeias, em prises e necessidades; mas em todas essas situaes ele aprendeu a estar contente, isto , no seu interior ele aceitava essa condio e procurava tirar o mximo de proveito dela. Sei estar abatido e sei tambm ter abundncia (v. 12). Esse um ato especial da graa: ajustar-nos de acordo com cada condio de vida e ter uma disposio mental e espiritual constante em todas as variedades do nosso estado. (1) Para ajustar-nos a urna condio angustiante - aceitar ser humilhado, estar com fome, sofrer necessidade, e no ser dominado pelas tentaes que vm com ela, perdendo nosso conforto em Deus ou desconfiando da sua providncia, ou encontrando um caminho prprio para suprir as necessidades. (2) Para uma condio prspera - saber ter em abundncia, saber ser cheio sem ser orgulhoso, seguro ou luxurioso. E essa uma lio to difcil quanto a outra; porque as tentaes em relao abundncia e prosperidade no so menores do que as que temos em relao aflio e necessidade. Mas de que maneira devemos aprender essa lio? Posso todas as coisas naquele que me fortalece (v. 13). Temos a necessidade de obter foras de Cristo, para sermos capacitados a realizar no somente as obrigaes puramente crists, mas mesmo aquelas que so frutos da virtude moral. Precisamos da fora dele para nos ensinar a como ficar contente em cada condio. Parecia que o apstolo tinha se vangloriado quanto sua prpria fora: Sei estar abatido (v. 12); mas aqui ele transfere todo o louvor a Cristo. O que posso dizer acerca de saber estar abatido e saber ter em abundncia? Somente em Cristo, que me fortalece, posso faz-lo, no na minha prpria fora. Assim, requer-se de ns que sejamos fortalecidos no Senhor e na fora do seu poder (Ef 6.10), e .. fortalecidos na graa que h em Cristo Jesus (2 Tm 2.1). Somos corroborrados com poder pelo seu Esprito no homem interior (Ef 3.16). A palavra no original um particpio presente, en to endynamounti me Christo, e denota um ato presente e contnuo; como se ele tivesse dito: Por meio de Cristo, que est me fortalecendo e continua me fortalecendo; por meio da sua fora constante e renovada que sou capacitado a agir em cada situao; dependo completamente dele para todo o meu poder espiritual. 2. No provinha de cobia ou de uma atrao pela riqueza mundana: No que procure ddivas (v. 17); ou seja, recebo a bondade de

29

vocs, no porque acrescenta algo ao meu gozo, mas porque acrescenta na conta de vocs. Ele no desejava essa ddiva tanto para o seu prprio bem, mas para o bem deles: procuro o fruto que aumente a vossa conta, isto , que vs sejais capacitados a fazer um uso to bom das vossas posses terrenas para que deis um relato delas com alegria. No falo isso com o intento de tirar mais de vs, mas para animar-vos a um exerccio de beneficncia tal que redundar em uma recompensa gloriosa no futuro. Ele diz ento: bastante tenho recebido e tenho abundncia (v. 18). O que uma pessoa pode desejar mais se tem o suficiente? No desejo uma ddiva por causa da ddiva, porque bastante tenho recebido e tenho abundncia. Eles lhe enviaram uma pequena lembrana, e ele no desejava mais do que isto; ele no era solicito por coisas suprfluas ou por um suprimento futuro: cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado. Observe: Uma boa pessoa logo ter o suficiente deste mundo; no somente devi- ver nele, mas de receber dele. Quanto mais uma pessoa mundana cobiosa tem mais ela quer; mas um cristo verdadeiro, embora tenha pouco, tem o suficiente. O apstolo assegura que Deus aceitou a bondade feita a ele e que a recompensar. 1. Ele a aceitou como cheiro de suavidade e sacrifcio agradvel e aprazvel a Deus. No um sacrifcio de expiao, porque ningum faz expiao pelo pecado, seno Cristo; mas um sacrifcio de reconhecimento e aprazvel a Deus. Esse sacrifcio foi mais agradvel a Deus por ser o fruto da graa deles do que o foi a Paulo por ser o suprimento das suas necessidades. com tais sacrifcios, Deus se agrada (Hb 13.16). 2. Ele a recompensar: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprir todas as vossas necessidades em glria, por Cristo Jesus (v. 19). Ele saca um ttulo do tesouro do cu e deixa que Deus retribua a bondade que tinham mostrado a ele. Ele o far, no somente como seu Deus, mas como meu Deus, que toma aquilo que foi feito a mim como se fosse feito a Ele mesmo. Vocs supriram minhas necessidades, de acordo com sua pobreza; e Ele suprir a de vocs, de acordo com riquezas dele. Mas esse ato ocorre por meio de Cristo Jesus; por meio dele temos a graa de fazer aquilo que bom, e por meio dele devemos esperar a recompensa disso. No como dvida, mas como graa; porque quanto mais fazemos para Deus mais estamos em dvida com Ele, porque tanto mais recebemos dele.
A OBLAO DE AMOR E SAUDAES FINAIS

30

1. Com louvores a Deus: Oro, a nosso Deus e Pai seja dada glria para todo o sempre. Amem! (v. 20). Observe: (1) Deus deve ser considerado por ns como nosso Pai: Ora, a nosso Deus e Pai. E uma grande condescendncia e favor de Deus reconhecer a relao de Pai com pecadores e permitir que digamos a Ele: Nosso Pai; e esse um ttulo comum na dispensao do evangelho. Tambm um grande privilgio e encorajamento t-lo como nosso Pai, como algum que est to intimamente relacionado conosco e que tem um amor to grande por ns. Deveramos nos apoiar em Deus, diante das nossas fraquezas e medos, no como um tirano ou inimigo, mas como Pai, que est inclinado a compadecer-se de ns e nos ajudar. (2) Devemos dar glria a Deus como Pai, a glria da sua prpria excelncia e de toda a sua misericrdia para conosco. Devemos reconhecer com gratido que tudo que recebemos vem dele e dar todo louvor a Ele. E nosso louvor deve ser constante e perptuo; deve ser glria para todo o sempre. 2. Com saudaes aos seus amigos em Fiipos: Saudai a todos os santos em Cri sto Jesus (v. 21); transmiti meu amor sincero a todos os cristos nessa regio. Ele manda lembranas no somente aos bispos e diconos, e igreja em geral, mas a cada santo em particular. Paulo tinha um carinho especial por todos os cristos sinceros. 3. Ele envia saudaes das pessoas que estavam em Roma: Os irm os que esto comigo vos sadam; os ministros, e todos os santos daqui, enviam suas lembranas calorosas a vs. Principalmente os que so ela casa de Csar; os convertidos cristos que pertencem corte de Csar. Observe: (1) Havia santos na casa de Csar Embora Paulo estivesse preso em Roma por ordem do imperador, pelo fato de pregar o evangelho, havia alguns cristos na prpria famlia dele. O evangelho no incio alcanou alguns ricos e famosos. Talvez o apstolo tenha recebido alguns favores por meio dos seus amigos na corte. (2) Principalmente os etc. Considere isso: Eles, sendo educados na corte, eram mais corteses do que os outros. Veja que adorno religio a civilidade santificada. 4. A bno apostlica, como de costume: A graa de nosso Senhor J esus Cristo seja com vs todos. Amm! Que o favor e a boa vontade de Cristo sejam vossa poro e felicidade. A OBLAO DE AMOR E SAUDAES FINAIS - 01 A BNO DA GRAA, 4.21-23 = Existem intrpretes que conjeturam que, em vez de serem ditados a um escriba, estes versculos conclusivos foram escritos pelo apstolo de prprio punho. Em uma carta pessoal como esta, esperaramos encontrar vrios nomes nas saudaes finais. Mas, como fez em

31

outras cartas, nesta Paulo no menciona nenhum nome (cf. Romanos, Colossenses, 2 Timteo). Levando em conta os partidos em evoluo em Filipos, possvel que ele os omita a fim de evitar dar destaque a alguns e no a todos. Saudai a todos os santos (crentes) em Cristo Jesus (21). Certos expositores ligam gramaticamente saudai com em Cristo Jesus, como ocorre em outras epstolas, por exemplo: Eu [] vos sado no Senhor (Rm 16.22; cf. 1 Co 16.19). Mas tendo em vista 1.1, melhor entendermos o versculo como est traduzido. Os irmos que esto comigo vos sadam (21) frase traduzida literalmente. No so somente os associados de Paulo (inclusive Timteo e outros) que enviam saudaes, mas todos os santos (22), significando obviamente, os cristos da prpria igreja romana, principalmente os que so da casa de Csar (22). Sabemos que a casa de Csar era um termo geral para designar os indivduos empregados em vrios tipos de servio pblico. Eles residiam por toda a parte do imprio, e muitos eram escravos. A referncia pode ser aos soldados que guardavam Paulo, alguns dos quais, talvez, ele ganhara para Cristo. E concebvel que alguns deles fossem naturais de Filipos, e tivessem interesse em sua cidade natal. Isto explicaria o uso de principalmente. A bno final sugere que Paulo tencionava que a carta fosse lida congregao reunida. Ele pronuncia uma bno de despedida: A graa de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vs todos. Amm! (23). Em vez depanton (todos) alguns manuscritos tm pneumatos (singular), com o vosso esprito (AEC; cf. BV, CH, NVI, RA), talvez um pedido final, mas sutil, em prol da unidade. A epstola fechou o crculo. Comeou com graa (1.2) e agora termina com graa. Somente esta graa pode criar a comunho que compartilhada to ternamente por Paulo e os seus amados filipenses. INTRODUO Na ltima lio deste trimestre, destacaremos o motivo principal pelo qual Paulo escreveu esta carta aos filipenses: GRATIDO. Os crentes de Filipos haviam dado mais de uma vez a poio financeiro ao apstolo, demonstrando assim ser uma igreja que tinha, empatia, amor e generosidade, pois tinham Paulo como seu pai espiritual. Diante disso, veremos como o apstolo reagiu a esse gesto nobre de liberalidade, por parte dos crentes filipenses. I - A PERSPECTIVA PAULINA EM RELAO AO SUSTENTO DO OBREIRO

32

No dicionrio Aurlio a palavra perspectiva, significa: aspecto sob o qual uma coisa se apresenta; ponto de vista. Sendo assim, vejamos, sob qual ponto de vista o apstolo trabalhava seu entendimento daquilo que vinha a ser o sustento do obreiro. 1.1 Procurava sustentar-se atravs do prprio trabalho. O apstolo Paulo tinha como profisso fabricar tendas (At 18.3), e continuou a desempenh-la mesmo realizando a obra missionria (1 Co 4.12; I Ts 2.9; II Ts 3.7-9). Na cidade de Corinto, por exemplo, Paulo fez questo de trabalhar e no receber sustento da igreja (I Co 9.6-12). Se Paulo aceitasse sustento financeiro, talvez alguns imaginassem ser ele um ministro profissional, que trabalhava somente por causa do dinheiro que recebia. Isso o cercaria de m reputao, capaz de aniquilar a utilidade de qualquer ministro da Palavra, porquanto criaria inimigos tanto para si mesmo como para o evangelho de Cristo (CHAMPLIN, 2002, p. 136). 1.2 Ensinou que o obreiro deveria ser sustentado pela igreja. Embora Paulo abrisse mo do sustento que deveria receber da igreja por direito (I Co 9.6). Ele no reprova tal ao, muito pelo contrrio, ele ensinou as igrejas por onde passou sobre a responsabilidade de dar sustento aos obreiros que vivem exclusivamente para a obra (I Co 9.6-12). Paulo cita o exemplo do agricultor que o primeiro que experimenta dos frutos, e do criador de gado que se alimenta do seu leite (I Co 9.7). Na viso paulina no diferente no mbito espiritual, pois o sacerdote da antiga aliana que ministrava no altar dele tambm se alimentava (I Co 9.13; Lc 6.4), e de acordo com a Lei, os dzimos deveriam ser entregues aos sacerdotes e levitas constitudos para o ministrio do culto (Nm 18.21-32). Por fim, o apstolo apoia esta prtica sob o ensinamento de Moiss (I Co 9.9; Dt 25.4) e tambm do prprio Senhor Jesus (I Co 9.14; Mt 10.9,10). II - O PERFIL DA IGREJA DE FILIPOS 2.1 Uma igreja que sofria com o seu pastor. As palavras do apstolo mostranos que suas aflies tambm eram as da igreja em Filipos Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflio (Fp 4.14). A expresso tomar parte no grego sunkoinoneo, que quer dizer associar-se com, compartilhar, ser scio em, deixa evidente que, os cristos filipenses sentiam comunho com Paulo, em uma aflio comum. Sentiam a tenso da situao do apstolo e fizeram o que estava ao alcance deles, como se eles mesmo estivessem sendo afligidos, pois como Corpo de Cristo, quando um membro sofre, todos sofrem igualmente (I Co 12.26).

33

2.2 Uma igreja que sustentava o seu pastor. Paulo com gratido relembra o apoio que os crentes filipenses lhe concederam, e isto mais de uma vez (Fp 4.15,16). E agora, aprisionado em Roma, observamos que a preocupao dos crentes de Filipos com Paulo, no se resumiu a estar ciente de suas aflies, nem apenas em orar pelo apstolo, mas principalmente em obras, enviando-lhe uma oferta para sustentar o seu pastor a fim de aliviar o seu sofrimento (Fp 4.18). Naquela poca, as prises no eram como as de nossos dias. Os presos eram responsveis por seu prprio sustento dentro das prises. Aqueles que no tivessem o apoio de familiares e amigos estavam sujeitos a morrer de fome ou por enfermidades, pois os cuidados mdicos tambm no eram fornecidos (APLICAO, 2009). 2.3 Uma igreja que exercia a liberalidade. Pelas palavras de Paulo percebemos o quanto a igreja de Filipos destacava-se entre as igrejas que o apstolo fundou, como uma comunidade crist que praticava a liberalidade nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, seno vs somente (Fp 4.15). Segundo o Aurlio a palavra liberalidade significa: donativo feito por algum generoso. Para o apstolo exercer a generosidade fazer bem (Fp 4.14), que tambm pode ser traduzido como agir com nobreza. Por isso nesta carta aos filipenses Paulo louva esta ao bela, que est completamente de acordo com os mandamentos do Senhor Jesus Cristo e dos seus santos apstolos (At 20.35; Rm 12.13; Gl 2.10; 6.10; Hb 13.2; Tg 1.27; I Jo 3.16-18). III - A OFERTA DA IGREJA DE FILIPOS PARA PAULO J vimos que, embora o apstolo Paulo tivesse o direito de receber sustento das igrejas que fundava, ele no exigia, mas quando estas lhe ofertavam voluntariamente, ele tambm no recusava, porque via essa contribuio sob uma tica espiritual No que procure ddivas, mas procuro o fruto que cresa para a vossa conta (Fp 4.17). Como podemos ver, Paulo no queria deixar a impresso de que cobiava a ajuda financeira deles No que procure ddivas. Ele no cobiava o dinheiro de quem quer que fosse (At 20.33). Mas, o que realmente desejava era o que seria lanado no crdito celestial dos cristos filipenses por sua generosidade procuro o fruto que cresa para a vossa conta. Na concepo paulina, os filipenses estavam, de fato, armazenando para si mesmos tesouros no cu (Mt 6.20), pois as ofertas que eles deram para Paulo

34

estavam acumulando dividendos para crdito espiritual deles (Pv 11.24,25; Lc 6.38; II Co 9.6). 3.1 Mas bastante tenho recebido, e tenho abundncia (Fp 4.18-a). Os termos bastante, abundncia e cheio usados pelo apstolo neste versculo nos mostram que a oferta enviada pelos cristos filipenses foi generosa e o suficiente para suprir as suas necessidades por um bom tempo. Isto nos conduz a lio de como devemos contribuir na obra de Deus E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco tambm ceifar; e o que semeia em abundncia, em abundncia ceifar (II Co 9.6). 3.2 Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado (Fp 4.18-b). Como podemos ver, o obreiro Epafrodito obteve xito em sua misso, levando para o apstolo a proviso enviada pelos cristos filipenses. Mesmo tendo adoecido, ou no percurso da ida a Roma ou na chegada, esse nobre cooperador fez todo o possvel por Paulo, demonstrando assim o que os prprios filipenses desejavam fazer (Fp 2.26-30). 3.3 Como cheiro de suavidade e sacrifcio agradvel e aprazvel a Deus (Fp 4.18-c). Ao contrrio do que pensavam alguns, que Paulo no desfrutava do direito de ser sustentado pela igreja por orgulho, ele demonstra em suas palavras o quanto se sentiu feliz com a proviso enviada pelos cristos de Filipos, recebendo essa oferta como um sacrifcio espiritual que agradou a Deus sacrifcio agradvel e aprazvel a Deus. Paulo chega a comparar essa contribuio a oferta que era oferecida no AT, que no era uma oferta pelo pecado, mas sim uma oferta de paz em carter de ao de graas (Lv 7.12-15). Esta nobre atitude dos filipenses deve ser reproduzida por todos aqueles que abraam a f em Cristo (Rm 12.1; I Pe 2.5).

IV - A RETRIBUIO DE PAULO AO GESTO DA IGREJA DE FILIPOS Pelas palavras do apstolo em (Fp 4.10-20), percebemos que no foi a oferta em si enviada pela igreja de Filipos que chamou a sua ateno, mas as nobres virtudes que impulsionaram esta comunidade crist a tomar esta atitude. Aqueles crentes filipenses, na concepo paulina, haviam demonstrado a regra

35

da preocupao fraternal, a lei do amor, o princpio que rege a famlia de Deus (Rm 12.10; I Pe 1.22). A missiva enviada aos filipenses tambm uma carta de agradecimento em retribuio ao gesto daqueles cristos. 4.1 O meu Deus, segundo as suas riquezas (Fp 4.19-a). Para Paulo competia agradecer a generosidade dos cristos filipenses o que ele fez de forma destacvel (Fp 4.14-18). No entanto, o apstolo estava por causa da priso e de suas condies, impedido de recompens-los por seu feito, mas o Senhor de Paulo poderia pag-los segundo as suas riquezas. Por certo, aquela comunidade crist de Filipos ofertara ao apstolo o que pudera, pois tambm tinham limitaes. Paulo, sabedor disto, lhes diz que Deus no tem estas limitaes, porque dono de tudo (I Cr 29.14; Sl 24.1). 4.2 Suprir todas as vossas necessidades em glria, por Cristo Jesus (Fp 4.19-b). O apstolo garante aos crentes filipenses a atitude deles em seu benefcio seria recompensada por Deus, que iria supri-los nas suas necessidades. A expresso suprir, no grego epichorege que quer dizer fornecer completamente, prover abundantemente. Esta proviso em glria indica tanto um salrio PRESENTE de maneira gloriosa, quanto ESCATOLOGICAMENTE, no glorioso sculo futuro, no Tribunal de Cristo, que ocorrer logo aps o arrebatamento da Igreja, onde cada crente receber suas recompensas e galardes segundo o seu envolvimento, trabalho e esforo na proclamao do Evangelho e na expanso do Reino de Deus (I Co 3.11-15; 2 Co 5.10). CONCLUSO A atitude da igreja de Filipos nos ensina como devemos nos comportar com os santos obreiros da Seara do Senhor e com a obra missionria. Tudo o que fizermos em prol da obra de Deus estar sendo creditado na nossa conta celestial e no Tribunal de Cristo receberemos a devida recompensa por termos investido no difuso do evangelho. I - INTRODUO: Fp 4.17 - Ofertar um investimento que trar ricos lucros no servio a Deus e um crdito cumulativo para todos aqueles que cooperam com alegria para o crescimento e o engrandecimento do Reino de Deus. Aqui est uma clara

36

referncia ao fato de que todo homem tem uma conta no cu (Sl 144.3; Fp 4.17; Hb 13.17; I Pe 4.5). II - DEUS MEDIR NOSSA GENEROSIDADE: (1) - NOSSA GENEROSIDADE SER MEDIDA - Lc 6.38 - Em conformidade com o princpio do amor, devemos dar aos necessitados (2 Cor 8.2). O prprio Deus medir a generosidade do crente e o recompensar. A medida da bno e da recompensa a recebermos ser proporcional ao nosso interesse pelos outros e ajuda que lhes damos (2 Cor 9.6). (2) - SER GENEROSO TRAZ FELICIDADE - At 20.35 - Essa a viso de Paulo a respeito do dinheiro e do ministrio. O dinheiro no era sua motivao (At 20.33). Ele sustentava o seu ministrio fazendo tendas (At 18.3), causando, desse modo, um fardo financeiro pequeno nas igrejas em que ministrava (At 20.34). Mais bem?aventurada coisa dar do que receber refere?se tanto ao nosso tempo quanto ao nosso dinheiro, pois trabalhando assim, auxiliamos os enfermos, os primeiros receptores de nossa doao, os menos afortunados. (3) - O COMPORTAMENTO DA IGREJA PRIMITIVA - At 2.45 - No h aqui qualquer afetao intelectual! No h qualquer superioridade social, intolerncia racial ou privilgios temperamentais aqui! Estavam todos juntos, ligados em comunho pelas mesmas idias (a doutrina dos apstolos), pelas mesmas prticas (o partir do po), pelos mesmos hbitos religiosos (as oraes) e pelos mesmos direitos e responsabilidades de fundo econmico (o fato de que vendiam suas possesses e bens e distribuam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um). (4) - FUJAMOS DA MALDIO - Pv 28.27 - A mensagem da primeira linha deste versculo a mesma que as duas linhas de Prov. 19.17. bom negcio ser bondoso com os pobres. Ao homem generoso nada faltar, e o Senhor ser o seu benfeitor. Aquele que usa de misericrdia com os pobres empresta ao Senhor, e o Senhor cuidar para que o homem prospere.

37

(5) - FIQUEMOS NA BENO - Pv 11.24-25 - Deus promete a quem d com generosidade, receber de volta mais do que aquilo que deu. Ele abenoa os bondosos e generosos que do dos seus recursos, ou do de si mesmos. O NT ensina que somos mordomos dos dons de Deus e que devemos us?los em prol da sua causa e visando o bem dos necessitados (Mt. 25. 26,27; 2 Cor 8.2; 9.8). (6) - CONTRIBUIR UM PRIVILGIO - II Cor 8.7 - como se o apstolo tivesse escrito: Visto que transbordais em vossas expresses, em todas as outras coisas, cuidai para que tambm abundeis na questo deste servio gracioso (graa) de contribuirdes para as necessidades alheias. Os crentes corntios no deveriam permitir que a parcimnia caracterizasse esse aspecto de sua vida crist, visto que a abundncia na bondade caracterizava?os em todos os demais aspectos. (6) - QUANTO COLHEREMOS? - II Cor 9.6 - O cristo pode contribuir generosamente, ou com avareza. Deus o recompensar de acordo com o que ele lhe d (Mt 7.1-2). Para Paulo, a contribuio no uma perda, mas uma forma de economizar; ela trar benefcios substanciais para quem contribui (II Cor 8.2; 9.11). Paulo no fala primeiramente da quantidade ofertada, mas da qualidade dos desejos e dos motivos do nosso corao ao ofertarmos. (7) - QUEREMOS SER AMADOS POR DEUS? - II Cor 9.7 - A idia que Deus ama tal pessoa, neste caso, expressa o seu deleite, o seu senso de ser fortemente agradado com o indivduo que d como Deus quer, isto , livremente, com singeleza, sem motivos duvidosos. extremamente duvidoso que sem alguma espcie de operao na alma, um homem pode ser essa espcie de doador. (8) - O GENEROSO HERDAR O REINO - Mt 25.31-46 - Importantssima em seu alcance a lio deste texto; e tambm um tanto perturbadora para uma igreja que tem de tal maneira enfatizado a justificao pela f que tem perdido

38

de vista o fato de que aquilo que praticamos tambm se reveste de vasta importncia. A ausncia de tais obras prova da ausncia de f. A presena e o desenvolvimento dessas obras, que operam atravs do princpio do amor, neste texto considerada como prova de que a pessoa pertence ao grupo das ovelhas, que ela um filho autntico do reino, e que aquele grande e bendito reino ser a sua herana. Na lio de hoje, trs coisas devem ser cuidadosamente notadas: (1) - A maneira pela qual as contribuies devem espontaneamente, constantemente, alegremente, com sacrifcio. ser dadas:

(2) - A maneira pela qual as contribuies devem ser recebidas: deve haver amplo reconhecimento, generosa apreciao, respeito pela prpria independncia, um sincero desejo pelo enriquecimento do ofertante. (3) - As promessas pelas quais os recursos so garantidos (Fp 4.19). III - UM SANTO HOMEM DE DEUS VERSUS UM AMONITA CONTRRIO OBRA DE DEUS: Leiamos II Rs 4:8-10 e Ne 13:4-8: Faamos-lhe, pois, um PEQUENO QUARTO junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e h de ser que, vindo ele a ns, para ali se recolher. Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre a cmara da casa do nosso Deus, se tinha aparentado com Tobias; E fizera-lhe uma CMARA GRANDE de sorte que lancei todos os mveis da casa de Tobias fora da cmara. Os dois episdios acima focalizados retratam duas situaes completamente distintas. Analisemos: (1) - Eliseu, o profeta, na prpria descrio do casal, era um santo homem de Deus; (1.1) - Tobias, o amonita, era perverso e de mau carter.

39

(2) - Eliseu, modesto e humilde, foi convidado a pousar no lar do casal sunamita, que para ele construiu um pequeno aposento, j mobiliado. (2.1) - Tobias passou a residir na casa de Deus e l foram colocados seus mveis, os seus pertences. Para isso, foi retirado do local o mobilirio que, por direito, estava na casa do Senhor. (3) - Eliseu no pediu guarida no lar do casal sunamita; muito menos solicitou que lhe fossem doados os mveis. (3.1) - Tobias invadiu literalmente um lugar que no lhe pertencia e ainda maculou com sua ao um local sagrado. (4) - Eliseu fazia de sua vida e de suas atitudes um espelho do que sentia e vivia em seu ntimo. Conquistou o corao do casal sunamita e recebeu aquele presente. (4.1) - Tobias tanto agiu de forma fraudulenta, como preocupava-se demasiadamente em prejudicar o trabalho de Neemias na reconstruo dos muros de Jerusalm. Nada que fazia era elogivel. Mesmo indo morar dentro da casa de Deus, no possua qualquer identificao com os verdadeiros adoradores do Senhor. (5) - Eliseu, alm do quarto para seu bem estar, ganhou mveis que poderia usufruir como desejasse. (5.1) - Tobias, acabou no somente sendo expulso por Neemias do local que invadira, como teve os seus prprios mveis jogados para fora do quarto. Agir como Tobias aproveitar-se da situao; tentar enganar o prprio Deus, assemelhando-se a um adorador e ter atitudes de deslealdade e infidelidade; dispor-se a realizar um trabalho para o Senhor e nutrir intenes dbias em seu corao. Deus no se agrada disto! O Senhor abomina tais condutas e realizar uma limpeza, fazendo com que estes sejam retirados de Sua santa presena. Assemelhemo-nos a Eliseu. Ajamos com prudncia, com discrio e, acima de tudo, com dedicao e sinceridade causa do Senhor e, alm de recebermos

40

uma recompensa de nosso Pai Celestial, at mesmo o que no possuamos (um pequeno quarto e os mveis), ganharemos como retribuio, como compensao pelo nosso comportamento. Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo. Salmos 27:4 - Este deve ser o nosso sincero desejo: Termos a alegria de estarmos na presena do Senhor, como se morssemos nos Seus trios, isto , termos respeito, reverncia, temor e alegria de estarmos aos ps do Senhor e na Sua casa. IV - CONSIDERAES FINAIS: os levitas e os cantores, que faziam o servio, TINHAM FUGIDO - Ne 13:10 - Quantos servos de Deus fogem por causa da presena de Tobias, que agraciado pelo sacerdote com uma cmara grande, nos recintos do Templo?! O sacerdote Eliasibe, em virtude de se ter aparentado com um dos arquiinimigos de Neemias, contrariou aos mandamentos de Jeov - Dt 23:3-6 cf Ml 2:10-12. No podemos negar que existem familiares de lderes que possuem chamado divino. Contudo, temos visto um percentual alarmante de aproveitadores usando o ministrio como sada para sua falta de talento na vida. Pessoas que fazem do plpito sua empresa e, da f, sua galinha dos ovos de ouro. Esse nepotismo eclesistico tem atropelado a verdade do evangelho. Quantos homens de Deus so deixados de lado porque os familiares do dono herdaram o trono?!

41

S-ar putea să vă placă și