Sunteți pe pagina 1din 3

O Vaticano j se pronunciou vrias vezes sobre esse assunto e umas das ltimas vezes foi, em 19/09/2007 e como sempre,

o Vaticano deixou bem claro que no v e no tem qualquer oposio entre evoluo e a Criao de Deus. Trata-se de um falso debate. E para os Catlicos (cristos) no h incompatibilidade entre evoluo e a doutrina. O cristianismo olha sempre para a verdade. Caminhamos para uma relao mais construtiva que se evidencia tanto no mundo da cincia como no da Igreja. O saudoso Papa Bento XVI j tinha afirmado no dia 26/07/2007 que o debate entre o criacionismo e o evolucionismo um absurdo j que a teoria da evoluo pode coexistir com a f. O Papa disse que nas grandes mdias o evolucionismo e o criacionismo so apresentados como alternativas que se excluem uma outra. Esta oposio um absurdo porque por um lado h muitos testes cientficos a favor da evoluo, mas por outro lado esta teoria no responde a grande pergunta filosfica De onde vem tudo?, com a qual se entende a ao de Deus. O Papa Joo Paulo II j havia dito que a teoria da evoluo mais do que uma hiptese, isto , tem bases cientficas. Criao e evoluo no se opem entre si, desde que se admita que Deus criou a matria inicial, dando-lhe as leis de sua evoluo, e cria at hoje toda alma humana, que espiritual. Esta matria inicial pode ter dado inicio ao chamado Big Bang (grande Exploso) segundo os astrofsicos modernos. Portanto, ningum pode dizer que o Magistrio da Igreja seja simplesmente contra a evoluo; apenas no aceita o evolucionismo materialista e ateu. Os criacionistas fazem uma interpretao literal do texto do livro do Gnesis, afirmando ser Deus, por ao direta, o Criador de todas as espcies vivas e, de modo especial, da espcie humana. Os criacionistas afirmam que grande parte das estruturas biolgicas humanas so complexas demais para terem surgido de acordo com o modelo darwinista de acmulo gradual de modificaes aleatrias. Mas precisamos refletir e entender que Ele, o Criador, seria o autor das possveis leis da evoluo que, atuando durante milnios e milnios teriam resultado no primeiro casal humano. Sem a interferncia de um Projetista inteligente, no se explica nem a impressionante diversidade das espcies vivas e muito menos, da espcie humana.

O que no se pode acontecer, mas acontece que vrios ateus condenam a crena em Deus; no respeitam a crena em Deus; e ainda dizem que a religio perversa. Dizem esses ateus que a religiosidade faz mais mal do que bem humanidade. Quando na verdade, o que faz mal ao homem o atesmo que j derramou o sangue de milhes de pessoas, como no caso do comunismo, na Unio Sovitica, China, Camboja, Laos, Cuba, etc. Pensam eles que o seu maior trunfo lembrar como as investigaes sobre a origem do Universo no deixam lugar para a criao divina. O que uma grande mentira cientfica. Alguns poucos cientistas ateus dizem que foi o nada. Ora, como do nada pode surgir um Cosmo? Como do nada pode surgir uma massa de densidade inimaginvel cuja exploso d origem ao mundo criado? Na verdade, os cientistas ateus que no tm resposta para essa pergunta crucial, no tm a humildade suficiente para aceitar a existncia de um Ser Supremo que tudo criou. Outra acusao que esses ateus fazem de que a religio atrapalha a cincia. Diz o socilogo Maurcio Martins, professor de Filosofia da Cincia: Nas ltimas duas dcadas, os pesquisadores se ressentem de que a religio comeou a atrapalhar o progresso da cincia. preciso lembrar que quem fundou as primeiras universidades do mundo foi a Igreja Catlica; e seus monges e sacerdotes foram grandes cientistas. A Igreja nunca foi contra a cincia, ao contrrio; o que ela contra o mau uso da cincia, quando esta no respeita a dignidade humana, como no caso do clone, da manipulao gentica de embries, beb de proveta, etc. Nestes casos, a religio no est contra a cincia, est em defesa da pessoa. preciso lembrar que se h um pequeno grupo de cientistas ateus, h uma multido de milhares de cientistas crentes (creem em Deus). Disse Francis Collins: Acredito que a fora criadora de Deus fez tudo existir em primeiro lugar. Por isso, estudar o mundo natural uma oportunidade para observar a elegncia e a complexidade da criao divina.

Algumas religies perversas so os astecas no Mxico (sacrificavam milhares de vidas humanas jovens aos deuses); existem tambm religies que pregam a violncia como meio de seu crescimento; outras enaltecem o suicdio e o dio; essas sim, fazem mal ao mundo; mas no se pode generalizar.

Exemplo dos mdicos.

S-ar putea să vă placă și