Sunteți pe pagina 1din 10

SOER SOCIEDADE DE ENSINO REGIONAL LTDA Rua Ipiranga, 681 Nova York - Araatuba SP.

SP. CEP 16018-305 Fone/Fax (18) 3625-6960/3117-7481/3117-7482

Curso de Habilitao Profissional Tcnica de Nvel Mdio em Segurana do Trabalho

TRABALHO DE ADMINISTRAO E LEGISLAO APLICADA II

Manuel Martinho Gomes Dourados-MS Setembro 2013

TRABALHO DE ADMINISTRAO E LEGISLAO APLICADA II

No meio ambiente de trabalho, quando h um risco e este no est sob controle: 1 - Quais so as consequncias? 2 Qual concluso pode-se tirar de um ambiente de trabalho que no esteja livre de riscos? Descreva hipoteticamente uma situao.

Conceito de ambiente de trabalho O ambiente de trabalho est associado s condies que se vivem no local de trabalho. O ambiente de trabalho engloba todas as circunstncias que incidem na atividade dentro de um escritrio, de uma fbrica, etc. comum associar-se o ambiente de trabalho s relaes humanas. Se um trabalhador se der bem com os seus superiores e com os seus colegas, sinal que est contribuindo para um bom ambiente de trabalho, onde os conflitos e as discusses no so frequentes. Se, pelo contrrio, esse trabalhador passar a vida queixando-se dos restantes colegas de trabalho e estiver sempre criando confuso com estes, arrisca-se a criar um mau ambiente de trabalho. Exemplos: O melhor de trabalhar nesta empresa o seu fantstico ambiente de trabalho: somos como uma famlia, aqui!, O salrio era satisfatrio, mas o ambiente de trabalho deixava muito a desejar. As condies de segurana e higiene tambm fazem parte do ambiente de trabalho. Este tipo de circunstncias regulamentado do por diversas leis e normas, que constituem a pelas Normas Regulamentadoras NRs. O decreto 6.042/2007, nos convida a uma reflexo sobre os rumos da higiene e segurana do trabalho sobre o custeio do seguro acidente.

Atravs da implementao dos procedimentos dispostos neste decreto, o valor do RAT, passar a ser determinado pelo nmero de acidentes e doenas da categoria econmica e com reflexo na empresa. Ser redefinida a tributao para fins de custeio do seguro acidente do trabalho, com reduo em at 50% ou sua ampliao em at 100%. indispensvel a aplicao de polticas de preveno para a reduo dos custos dos acidentes e das doenas decorrentes do trabalho, O controle de riscos ocupacionais e doenas profissionais basicamente, uma funo conjunta da engenharia e da medicina. O reconhecimento das doenas profissionais no ambiente ocupacional requer um trabalho conjunto. A superviso mdica e o inicio de estudos para prevenir e erradicar as condies perigosas, so as aes pertinentes aos mdicos e seus colaboradores, aos engenheiros e tcnicos de segurana e aos profissionais de aplicaes nas reas de higiene, segurana, visando avaliar os riscos do ambiente de trabalho. essencial, portanto, que os diferentes profissionais responsveis pelos controles de riscos compreendam claramente as funes dos demais e se unam no intuito de resolver os problemas da melhor forma e com isso, tenham segurana e a sade preservada no ambiente ocupacional.

Conforme NR 1 - Disposies Gerais

1.1 As Normas Regulamentadoras - NR, relativas segurana e medicina do trabalho, so de observncia obrigatria pelas empresas privadas e pblicas e pelos rgos pblicos da administrao direta e indireta, bem como pelos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho - CLT.

1.6.2. Para efeito de aplicao das Normas Regulamentadoras NR, a obra de engenharia, compreendendo ou no canteiro de obra ou frentes de

trabalho, ser considerada como um estabelecimento, a menos que se disponha, de forma diferente, em NR especfica.

1.7. Cabe ao empregador:

a) cumprir e fazer cumprir as disposies legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho; (101.001-8 / I1) b) elaborar ordens de servio sobre segurana e medicina do trabalho, dando cincia aos empregados, com os seguintes objetivos: (101.002-6 / I1)

I - prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho; II - divulgar as obrigaes e proibies que os empregados devam conhecer e cumprir; III - dar conhecimento aos empregados de que sero passveis de punio, pelo descumprimento das ordens de servio expedidas; IV - determinar os procedimentos que devero ser adotados em caso de acidente do trabalho e doenas profissionais ou do trabalho; V - adotar medidas determinadas pelo MT; VI - adotar medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condies inseguras de trabalho. 1.9. O no-cumprimento das disposies legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho acarretar ao empregador a aplicao das penalidades previstas na legislao pertinente.

Consta na CLT. Art. 157 - Cabe s empresas: I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurana e medicina do trabalho; II - instruir os empregados, atravs de ordens de servio, quanto s precaues a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenas ocupacionais;

III - adotar as medidas que lhe sejam determinadas pelo rgo regional competente; IV - facilitar o exerccio da fiscalizao pela autoridade competente.

Art. 158 - Cabe aos empregados: I - observar as normas de segurana e medicina do trabalho, inclusive as instrues de que trata o item II do Art. anterior; II - colaborar com a empresa na aplicao dos dispositivos deste Captulo. Pargrafo nico - Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada: a) observncia das instrues expedidas pelo empregador na forma do item II do Art. anterior; b) ao uso dos equipamentos de proteo individual fornecidos pela empresa.

Art. 159 - Mediante convnio autorizado pelo Ministrio do Trabalho, podero ser delegadas a outros rgos federais, estaduais ou municipais atribuies de fiscalizao ou orientao s empresas quanto ao cumprimento das disposies constantes deste Captulo.

Dentro de uma linguagem bem simples entendemos que o ponto de partida das empresas no contexto da segurana do trabalho e sade ocupacional pode ser traduzido atravs da elaborao, implementao e acompanhamento de Programas bsicos estabelecidos pela legislao: Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA e Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO. Tais programas esto intimamente ligados e deles podero resultar, a depender das necessidades detectadas, outros programas especficos. . A elaborao de tais Programas apenas uma dessas etapas preliminares. Depois de elaborados e apresentados, a empresa dever implementar as aes corretivas previstas com o objetivo de se dar continuidade a gesto da

segurana e sade no ambiente de trabalho. Devero ser renovados e atualizados segundo as exigncias legais.

O que o Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA?

O PPRA um programa obrigatrio a todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados visando a preservao da sade e da integridade dos mesmos, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle dos riscos ambientais detectados ou que venham existir no ambiente de trabalho, levando em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. Tal Programa orientado pela Norma Regulamentadora 9.

A elaborao e implementao do PPRA obrigatria para todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como

empregados. No importa grau de risco ou a quantidade de empregados. Deve ser elaborado por profissionais habilitados como: Tcnicos de Segurana, Engenheiros de Segurana e Mdicos do Trabalho.

O PPRA deve contemplar os Riscos Fsicos, Riscos Qumicos e Riscos Biolgicos.

I Riscos Fsicos: a) Rudo gerado por mquinas e outros equipamentos; b) Calor - gerado por fornos ou pela prpria carga solar; c) Frio gerado no acesso cmaras frigorficas, d) Umidade gerada em atividades nas quais o corpo tenha contato com gua e haja tendncia a se encharcar; e) Vibraes geradas por mquinas e equipamentos que trepidem; f) Radiaes Ionizantes a exemplo do Raios-X; g) Radiaes No Ionizantes a exemplo daquela gerada pela atividade de solda eltrica);

II -Riscos Qumicos: poeira, fumos, nvoas, neblinas, gases, vapores e substancias qumicas ou produtos qumicos em geral.

III - Riscos Biolgicos: vrus, bactrias, protozorios, fungos, parasitas e bacilos, que existentes nos ambientes de trabalho e conforme critrios estabelecidos pela legislao, possam prejudicar a sade e a integridade do trabalhador.

Alm destes Riscos existem os Riscos Ergonmicos e os Riscos de Acidentes que devero ser contemplados e devidamente conduzidos com base em Laudos complementares a serem desenvolvidos.

Os Riscos Ergonmicos so aqueles que podem advir de: a) Levantamento e transporte manual inadequado de peso, b) Mobilirio Inadequado, c) Equipamentos faltantes ou incompatveis nos locais de trabalho, d) Condies Ambientais de Trabalho inadequadas, e) Problemas de organizao no local de trabalho e f) Outras situaes causadoras de stress fsico ou psquico.

Ricos de Acidentes: So aqueles que podem advir de: arranjos fsicos inadequados, mquinas e equipamentos sem proteo, ferramentas inadequadas ou defeituosas, contato acidental com eletricidade, probabilidade de incndio e exploso, armazenamento inadequado, animais peonhentos e muitas outras situaes de riscos que possam contribuir para a ocorrncia de acidentes.

O que o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO?

PCMSO

programa

que

est

previsto

na

Norma

Regulamentadora 7 e que tem como objetivo a promoo e a preservao da sade dos trabalhadores. Tem o carter de preveno, rastreamento e diagnstico precoce dos agravos sade relacionada ao trabalho bem como a constatao da existncia de casos de doenas profissionais ou danos irreversveis sade dos mesmos. Este programa deve ser planejado e implantado com base nos riscos ambientais detectados nas avaliaes previstas nas demais Normas Regulamentadoras.

O objetivo do PPRA levantar os riscos existentes e propor mecanismos de controle. Os riscos NO ELIMINADOS so objeto de controle pelo PCMSO. Portanto, sem o PPRA no existe PCMSO, devendo ambos estarem permanente ativos.

Dentro do ambiente de trabalho devemos procurar eliminar ou pelo menos minimizar todos os possveis riscos Sade do Trabalhador, pois com isso teremos melhor aproveitamento de material humano e menos gastos com sade.

Se imaginarmos que num determinado ambiente de trabalho existe um risco, por exemplo o rudo, que face a intensidade e o tempo de exposio est acima dos limites de tolerncia estabelecidos pela legislao, sem que exista proteo auditiva eficaz para o trabalhador ou qualquer outra medida de proteo coletiva, poderemos, dentre outras conseqncias, ter os seguintes desdobros: a) Prejuzos a sade do trabalhador perdas auditivas, por exemplo; b) Necessidade de abrir-se a Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT; c) Necessidade de se pagar ao trabalhador, o Adicional de Insalubridade que, nesse caso corresponde a 20% do Salrio Mnimo Vigente;

d) Necessidade de se custear, junto ao INSS, a Aposentadoria Especial a que ele estar sujeito, recolhendo-se mensalmente a Alquota Adicional do RAT, que nesse caso corresponde a 6% do salrio recebido pelo trabalhador; e) Possibilidade de a empresa ter majorada em at 100% o valor da Alquota do RAT (a partir de janeiro de 2009); f) Possibilidade de o empregado ingressar com Reclamao Trabalhista para pleitear em Juzo os seus direitos. Se a empresa perder a Ao ter que responder pelas custas judiciais, honorrios dos advogados, honorrios de Perito e Assistente Tcnico, dentre outros; g) Possibilidade de afastamento do trabalhador, tendo a empresa que arcar com o salrio dos 15 primeiros dias e depois desse perodo, como o FGTS do trabalhador; h) Custos decorrentes da substituio, treinamento e adaptao do trabalhador que ir substituir aquele que foi afastado; i) Custos junto ao INSS decorrentes do tratamento do empregado afastado; j) Custos e prejuzos imagem da empresa perante os empregados, os rgos da Fiscalizao e sociedade como um todo.

. No meu entendimento a melhor soluo continua sendo investir na segurana e na sade do trabalhador. A adequada avaliao e posterior eliminao ou reduo dos riscos detectados, quer atravs da implementao das medidas relativas ao ambiente, quer atravs de medidas relativas ao trabalhador (quando aquelas forem insuficientes ou estiverem em fase de implantao), so as melhores formas de se investir nesse que maior patrimnio da empresa: a sade, a segurana e a qualidade de vida de seus trabalhadores.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Miriam Maraninchi Alam; Marta Regina Cezar-VazI; Tabajara Almeida, Educao ambiental e o conhecimento do trabalhador em sade sobre situaes de risco, 03/2005

S ,Ary de, Eng. Seg. do trabalho, MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, CONCEITUAO E PREVENO DE RISCOS, Dez/ 2005

Jos Augusto Silva Melo. Graduado em Eng Civil e Direito e Ps Graduado em Adm. De Empresas e Eng de Segurana do Trabalho.

S-ar putea să vă placă și