Sunteți pe pagina 1din 1

O que vem antes?

Preparando crianas para participar de psicoterapias grupais


What comes first? Preparing children to participate of group therapy Joana Antunes Petrilli (joanapetr@uol.com.br)- Silvia Regina Antunes Petrilli (silpetr@uol.com.br)
Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae Associao Brasileira de Psicoterapia Brasil - 2006

Estar agrupado diferente de estar num grupo e com o grupo. A criana, ainda em formao, nem sempre est pronta para a convivncia grupal, embora esteja, desde o seu nascimento, inserida em um grupo, famlia, comunidade e cultura.
Para beneficiar-se de psicoterapia de grupo a criana deve ter atingido grau de amadurecimento: capacitaes bsicas para relacionamentos tpicos de encontros em configuraes grupais tanto do ponto de vista cognitivo como scio-afetivo j avanou para alm do relacionamento em corredor (em dade), assim, j atingiu um mnimo de capacidade para relacionar-se com duas pessoas simultaneamente (relao triangular), tolera no ser o centro de todas as atenes do outro consegue tomar o papel do outro entrar no papel/representar o outro) Esta capacitao adquirida aos poucos no decorrer da vida, e em torno dos 7 anos de idade, a criana inicia uma experincia de convivncia em que a sensao de pertencer a um grupo, de fazer parte de um todo, transforma-se de forma significativa. Passa gradativamente a estar num grupo, com o grupo, pode identificar-se com ele e com as outras pessoas que pertencem a ele. Aventura-se, ento, na prtica do compartilhar idias, tarefas, ideologias, espaos... Habilita-se existncia ativa em comunidade, no coletivo, com conscincia social. O que fazer quando a criana no est pronta para a convivncia grupal? quando no possvel ainda encaminh-la para a psicoterapia de grupo, ou quando uma experincia de grupo no foi bem sucedida e necessrio recuar, mas j podemos prepar-la para isto dali a algum tempo.

Convivncia Grupal - dificuldade


O que pode acontecer quando a criana no est pronta? exposta ao grupo pode ter os sintomas exacerbados e vivenciar grande desorganizao e ansiedade. Fatores contribuem para experincia grupal desagradvel, desfavorvel ou mal sucedida, e podem ser avaliados atravs de vrios pontos de vista. Exemplos: ao estgio de desenvolvimento em que est a criana, seu estado emocional, fsico e psquico. configurao do grupo em que foi inserida ao da conduo/direo do(s) psicoterapeuta(s) no processo psicoterpico e sesses de psicoterapia abordagem e metodologia utilizada no trabalho

A Proposta: Ao longo dos ltimos 7(sete) anos temos utilizado procedimentos que tm demonstrado uma feliz escolha. Antes do encaminhamento para psicoterapia grupal ou psicoterapia nas configuraes que descreveremos a seguir, cada criana vive um perodo, varivel conforme o caso, de psicoterapia individual.

Ensaio para a capacitao da convivncia grupal


Configurao relacional triangular. Introduo de um novo adulto, psicoterapeuta Agora seremos trs oferecida uma nova oportunidade de relao na presena de uma relao j fortemente constituda. Faz-se o aquecimento para desenvolvimento da nova relao. A criana, s vezes reage com estranheza, mas tem curiosidade pela nova pessoa e aos poucos se aproxima e a adota. Em geral o primeiro movimento espontneo da criana o de escolher por brincadeiras e jogos (sociais ou psicodramticos) em que duas pessoas participam: quem brinca a criana e o novo adulto (terapeuta B), enquanto o outro (terapeuta A), est presente, como diretor, fora do jogo, oferece continncia para que a nova relao se desenvolva - um observador participante, suporta estar de fora, holding, enquanto dois se relacionam. Ver Ilustrao 1. Quando estabelecida a nova relao, provocada uma alternncia de funes entre os dois terapeutas, entre o que contracena com a criana (brinca) e o que dirige a sesso. H a introduo de jogos dramticos, com desempenho de papis em cenas de trs personagens. Assim, os dois terapeutas e a criana brincam juntos. ento iniciada a experincia da relao triangular propriamente dita. Ilustrao1: O Olhar do Psicoterapeuta sobre a relao Ns somos trs Configurao preparatria para Circularizao (grupo) Introduo de uma nova criana na configurao triangular estabelecida Agora somos quatro Introduo de um interlocutor para a criana, tambm criana para promover relaes horizontais. importante que a nova criana tenha vivido uma relao psicoterpica com um dos psicoterapeutas e que j tenha atingido capacitao bsica para relaes triangulares. Neste procedimento possvel observar: Curto perodo de estranhamento- a criana (ou s vezes as duas) retoma ou relacionamento de apego a um dos terapeutas (o mais sintonizado naquele perodo) ou um relacionamento de corredor (de dade), com a outra criana, Uma nova experincia predomina - oscilar entre a boa convivncia com a nova criana e a disputa de um foco sobre si em detrimento da outra criana aos olhos dos terapeutas. Instala-se um relacionamento parecido com o das competies fraternas. A seguir a relao entre crianas se harmoniza torna-se cada vez mais colaborativa. A dupla de crianas instiga os terapeutas relao horizontal instala-se relao igualitria entre crianas e adultos durante as atividades ldicas e psicodramticasmas consideram o(s) psicoterapeuta (as) diretores.

Consideraes finais:
Outras configuraes possveis, aplicadas em momentos especiais: Um psicoterapeuta, e duas crianas (+ a introduo de um novo terapeuta) Duplas de crianas: sexos diferentes,ou iguais Um psicoterapeuta, e trs crianas por tempo limitado, a configurao triangular pode gerar atitudes de excluso de difcil manejo. Configurao escolhida aps anlise de critrios, tais como: Estgio/desenvolvimento, idade, sexo; Diagnostico: Psicopatologia e Psicodinmica; Contexto (consultrio particular, instituio etc.); Demanda de pacientes e psicoterapeutas

As consideraes da experincia em clnica privada com crianas entre 4 a 13 anos de idade, de ambos os sexos. Obtivemos resultados positivos: em crianas com diagnstico de TOC (com acentuada dificuldade de insero social), TDAH, Sndrome de Arperger, e as que sofreram intercorrncias no desenvolvimento cognitivo e scio-afetivo por diversas razes.

S-ar putea să vă placă și