Sunteți pe pagina 1din 9

02/07/2013

TEORIAS E FATO

FATOS LEIS TEORIA

TEORIA E FATOS: so elementos inter-relacionados, a procura da verdade.


Teoria no especulao; Teoria e Fatos so objetos de interesse dos cientistas; O desenvolvimento da cincia depende da inter-relao constante entre Teoria e Fatos. No existe teoria sem ser baseada em fatos.

FATO: observao empiricamente verificada. TEORIA: ordenao significativa dos fatos, consistindo conceitos, classificaes, leis, generalizaes, entre outros. em

No existe Teoria sem ser baseada em Fatos.


PAPEL DA TEORIA EM RELAO AOS FATOS: Orienta os objetivos da cincia
A Teoria serve como orientao para restringir a amplitude dos fatos a serem estudados.

TEORIA CIENTFICA

Oferece um sistema de conceitos


Representa os fatos, emitindo sua verdadeira concepo. Fornece um universo vocabulrio cientfico. Expressa uma relao entre fatos estudados. Classifica e sistematiza fenmenos, acontecimentos. Resume a explicao dos fatos.

Resume o conhecimento Prev fato Indica lacunas no conhecimento

02/07/2013

LEIS: PAPEL DOS FATOS EM RELAO TEORIA: Ao analisarmos teorias e fatos, deixamos de lado uma etapa intermediria, constituda pelas leis. Estas surgem da necessidade que se tem de encontrar explicaes para os fatos da realidade. As leis abordadas pela metodologia cientfica so as leis cientficas, que presidem as relaes de causa e efeito nos objetos, fatos, processos e fenmenos, e no as leis humanas, divinas ou de outras ordens. Funes: Resumir grande quantidade de fatos; Permitir e prever novos fatos. Ex.: presumimos leis gerais para explicar a natalidade, a mortalidade, para explicar o comportamento dos lquidos, dos gases, etc.

Inicia a teoria Reformula e rejeita teorias


Os fatos no conduzem a concluses tericas completas e definitivas. Qualquer teoria passvel de modificao. A pesquisa uma atividade contnua. Surgimento de novos fatos.

Redefine e esclarece teorias;


Novas situaes conduzem a observaes mais detalhadas. Novos fatos levaro a redefinio da teoria. Surgem hipteses especficas que conduzem a novas interferncias. Novas tcnicas de pesquisa emprica.

Clarifica os conceitos contidos nas teorias.

LEI CIENTFICA

LIMITAO DA LEI CIENTFICA

02/07/2013

HIPTESES
Conjunto estruturado de argumentos e explicaes que possivelmente justificam dados e informaes, mas, que ainda no foram confirmados por observao ou experimentao. a afirmao positiva, negativa ou condicional (ainda no testada) sobre determinado problema ou fenmeno. Suposta, provvel e provisria resposta a um problema, cuja adequao ser verificada atravs da pesquisa. Apresenta carter explicativo ou preditivo, e, passvel de verificao emprica em suas consequncias. Pode ser testada e julgada como provavelmente verdadeira ou falsa.

CARACTERSTICAS DE UMA HIPTESES


As hipteses possuem caractersticas como: Ter enunciado, ser uma sentena declarativa; Possuir uma relao entre duas ou mais variveis (parmetros); Ser testvel, passvel de (comprovao), por processos de observao e/ou experimentao.

Ex.:

FONTES que podem originar hipteses: conhecimento familiar, observao, comparao com outros estudos, deduo lgica de uma teoria, cultura geral na qual a cincia se desenvolve, analogias, experincia pessoal, casos discrepantes na prpria teoria.

HIERARQUIA DO CONHECIMENTO CIENTFICO


TEMA: assunto que se deseja provar ou desenvolver. Ex.: Adsoro de Glifosato sobre Argilas e Solos do Paran. PROBLEMA: indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver. Ex.: Quais os fatores exercem maior influncia na adsoro do Glifosato sobre as argilas e solos do Paran? HIPTESE: Ex.: Se o glifosato no for adsorvido pelo solo, ocorrer sua lixiviao.

02/07/2013

TCNICAS DE PESQUISA
Conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma cincia. (MARCONI; LAKATOS, p.64, 1999)

DOCUMENTAO INDIRETA

Divide-se em: Documentao Indireta: bibliogrfica e documental; Documentao Direta: Pesquisa de campo e Pesquisa de laboratrio Observao Direta Intensiva; Observao Direta Extensiva.

A realizao de uma pesquisa implica na coleta de variados dados, indiferente da escolha dos mtodos e das tcnicas utilizadas. O levantamento dos dados feito atravs de pesquisa documental (fontes primrias) e da pesquisa bibliogrfica (fontes secundrias).

PESQUISA DOCUMENTAL

Principal caracterstica: utilizao de documentos (fontes primrias) para a coleta de dados. Os documentos provm de arquivos pblicos e particulares, rgos estatsticos como o IBGE, podendo ser escritos ou no.

DOCUMENTAO INDIRETA

02/07/2013

PESQUISA BIBLIOGRFICA

Pesquisa em Publicaes
Compreendem quatro fases distintas: 1. Identificao:
fase de reconhecimento do assunto pertinente ao tema em estudo.

Fornece ao pesquisador, dados que sero manipulados atravs de diferentes procedimentos. Desenvolvida a partir de material j elaborado: imprensa escrita, meios audiovisuais, materiais cartogrficos e principalmente em publicaes.

2. Localizao: fase de localizao das referncias bibliogrficas nas bibliotecas pblicas, nas faculdades e em outras Instituies. 3. Compilao:
o material contido nos livros, revistas cientficas, e outros, devem ser reunidos e fotocopiados, quando sua aquisio se torna impossvel.

4. Fichamento: tendo em mos o material de referncia, o pesquisador deve


transcrever os dados para fichas, com exatido e cuidado. As fichas devem ser ordenadas para facilitar sua manipulao.

As fichas devem conter: Autor; Organizador (se houver); Ttulo do Original (qdo traduzido; Tradutor; N de Edio; Local de Publicao; Editora; Ano e N de Pginas ou de Volumes.

DOCUMENTAO DIRETA
Constitui-se, geralmente, da coleta de dados no local onde os fenmenos ocorrem.

PESQUISA DE CAMPO
Consiste na observao de fatos e fenmenos tal como ocorreram.

Esses dados podem ser obtidos de duas maneiras: atravs da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratrio.

Antes de realizar a coleta de dados necessrio que sejam realizadas as seguintes etapas:
1. Pesquisa bibliogrfica para a construo de um modelo terico de referncia; 2. Definio das tcnicas a serem utilizadas na coleta de dados; 3. Estabelecimento das tcnicas de registro de dados; 4. Definio das tcnicas que sero utilizadas em sua anlise posterior.

02/07/2013

Aps essas etapas o pesquisador deve:


1. 2. 3. 4. 5. Selecionar e enunciar um problema, levando em considerao a metodologia apropriada; Apresentar os objetivos da pesquisa, sem perder de vista as metas prticas; Estabelecer a amostra correlacionada com a rea de pesquisa e o universo de seus componentes; Estabelecer os grupos experimentais e de controle; Introduzir os estmulos; controlar e medir os efeitos.

PESQUISA EXPERIMENTAL

Determinao de um objeto de estudo, Seleciona-se as variveis que seriam capazes de influenci-lo, Define-se as formas de controle e de observao dos efeitos que a varivel produz no objeto.

As pesquisas de campo dividem-se em trs grupos:


Quantitativa-Descritivas; Exploratrias; Experimentais.

OBSERVAO DIRETA INTESIVA

OBSERVAO
Utiliza os sentidos na obteno determinados aspectos da realidade. de

Realizada atravs das tcnicas:


Observao e Entrevista.

Os fatos no devem apenas ser vistos ou ouvidos, indispensvel o exame detalhado dos mesmos.

02/07/2013

Pode ser:
Assistemtica; Sistemtica; No participante; Individual; Em equipe; Na vida real; Experimental.

ENTREVISTA
Encontro de duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informaes a respeito de determinado assunto, mediante uma conversao de natureza profissional. Variam de acordo com o propsito do entrevistador. Podem ser:

Padronizada ou Estruturada; Despadronizada ou Desestruturada; Painel.

Preparao da Entrevista: Planejamento; Conhecimento prvio do entrevistado;

Diretrizes da Entrevista:

Contato inicial; Oportunidade da entrevista; Condies Favorveis; Contato com lderes; Conhecimento prvio do campo; Preparao especfica. Trmino da entrevista. Formulao de perguntas; Registro de respostas;

02/07/2013

OBSERVAO DIRETA EXTENSIVA

QUESTIONRIO
Instrumento de coleta de dados, constitudo por uma srie ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presena do entrevistador. Em geral, o pesquisador envia o questionrio ao informante e esse o devolve respondido. Deve ser limitado em extenso e em finalidade.

Realiza-se atravs do questionrio, formulrio, de medidas de opinio e atitudes:

Deve conter de 20 a 30 perguntas e demorar cerca de 30 minutos para ser respondido. Deve ser acompanhado por instrues definidas e notas explicativas, para que o informante tome cincia do que se deseja dele.

Classificadas em trs categorias: Perguntas Abertas:


Ex.: Qual sua opinio sobre os fatores que deve abranger a legislao dos poluentes atmosfricos?

Perguntas Fechadas:
Devem ser observados o aspecto material e a esttica.

Ex.: Os EUA devem ou no assinar o Protocolo de Kyoto? ( ) Sim ( ) No

Depois de redigido precisa ser testado. O pr-teste pode ser aplicado mais de uma vez tendo em vista seu aprimoramento.

Perguntas de Mltipla Escolha.

02/07/2013

Perguntas de Mltipla Escolha:


Ex.: Qual , para voc, a principal vantagem do trabalho temporrio? (Escolher apenas uma
resposta)

Quanto ao objetivo, podem ser de:


Fato. Ao. Opinio.

a) Maior liberdade no trabalho.

( )

b) Maior liberdade em relao ao chefe. ( ) c) Variao no servio. ( )

d) Poder escolher um bom emprego xx ( ) xxxxx para se fixar. e) Maiores salrios. ( )

Deve-se iniciar o questionrio com perguntas gerais, chegando aos poucos s especficas, e colocar as questes de fato no final. Deve conter perguntas pessoais e impessoais alternadas.

FORMULRIOS
Utilizado para a investigao social, cujo sistema de coleta de dados consiste em obter informaes diretamente do entrevistado. Caracteriza-se pelo contato face a face entre pesquisador e informante e o roteiro de perguntas ser preenchido pelo entrevistador, no momento da entrevista.

S-ar putea să vă placă și