Sunteți pe pagina 1din 5

RESENHA BOURDIEU, Pierre (1996). Esprito de Estado: gnese e estrutura do campo burocrtico.

In: Razes Prticas: sobre a teoria da ao. Campinas, SP: Paprus, 9 Ed.

Neste trabalho buscamos apresentar os principais argumentos acerca da fundamentao que Bourdieu utiliza para explicar as gneses do esprito do Estado. Bourdieu retoma as principais contribuies weberianas e as reformula apresentando a noo de capital simblico como um fator fundamental para o entendimento da maneira de dominao do Estado principalmente a legitimao desse domnio. Em seu trabalho Bourdieu busca analisar o Estado enquanto possuidor de um meta-capital, o capital estatal, e a ao do Estado enquanto resultado dos conflitos entre grupos pelo monoplio das vantagens oriundas do monoplio estatal da fora fsica e simblica. Explica que o Estado moderno (campo burocrtico) busca tornar universal os seus prprios valores a partir do auxilio de instituies como a famlia e a escola. Em suma, o autor busca desnaturalizar as principais crenas acerca da constituio do Estado e seus principais slogans tais como: a impessoalidade do Estado e a universalizao dos valores nele contidos. Segue abaixo as principais questes abordadas por Bourdieu acerca dessa discusso. Bourdieu afirma que um dos principais poderes do Estado a capacidade que este possui sobre seus cidados, de criar e impor as categorias de pensamentos (maneira de pesar e agir) que guiam as aes destes no mundo, inclusive, a maneira de se perceber o prprio estado. Nesse sentido, Bourdieu alerta sobre a verdadeira funo da escola, qual seja, a estatizao dos agentes ali inseridos. Em resumo, a escola uma instituio do Estado, para formar agentes do Estado. De certo se a escola enquanto instituio educadora vinculada ao Estado e dele dependente formam (educam, adestram) indivduos para os seus propsitos, o resultado a que se chega que os indivduos que passam por esse lcus aprendem a se portar como homens do Estado, possuindo um pensamento de Estado. Bourdieu alerta para a necessidade de anlise crtica do processo educacional para que seja possvel adquirir certo grau de desnaturalizao deste mesmo processo.

Bourdieu por sua vez, salienta que as prticas educacionais so cristalizadas e com o tempo associada a cultura fazendo dela parte constituda e constituinte. Esse processo se caracteriza pelo que Bourdieu classifica como naturalizar as aes do Estado, algo antes arbitrrio, torna-se natural. Nesse sentido, confere todas as aparncias do natural a um arbitrrio cultural (BOURDIEU, 1996: 95). O Estado por sua vez, para Bourdieu, o principal agente dominador da produo simblica, j ganhou at grande parte da agenda das cincias sociais, que acabam por legitimar os problemas [que so] do Estado enquanto problemas sociolgicos. Nesse sentido, afirma Bourdieu, as cincias sociais no podem se tornar to independentes das demandas sociais sem ajuda do Estado. Ao mesmo tempo em que com essa ajuda esta mesma cincia se torna dependente do Estado. Nesse processo a possibilidade de independncia, apenas existe na possibilidade da utilizao do mnimo de liberdade permitida pelo estado. Acerca do conceito de Estado, Bourdieu apresenta a definio clssica de Max Weber Estado enquanto agrupamento humano que reclama para si a legitimidade do uso da coero fsica e aprimora para a seguinte: [...] o Estado um x (a ser determinado) que reivindica com sucesso com o monoplio do uso legtimo da violncia fsica e simblica em um territrio determinado e sobre o conjunto da populao correspondente (BOURDIEU, 1996: 98). Essa reformulao do conceito permite que seja pensado, no s os constrangimentos fsicos (onde atualmente a policia a representa de maneira mais prxima ao indivduo) que so permitidos ao Estado, mas para, alm disso, as possibilidades de violncia simblica que atuam na mente (a escola o lcus primordial e tambm mais prximo) dos indivduos. Em sntese estes tipos de violncia legtima do Estado esto atrelados as estruturas objetivas e as subjetivas. Nesse sentido que Bourdieu torna claro que o Estado formado por diversos tipos de capital. Estes se resumem em: (1) capital de fora fsica, (2) capital econmico, (3) capital cultural e (4) capital simblico. O Estado diferente do individuo tpico, possuem grande acumulao de todos os tipos de capital, permitindo assim, grande possibilidade de domnio mediante a criao do principal tipo de capital prprio ao Estado: o capital de poder. Da a grande luta pelo controle do Estado. Visto que o capital intrnseco a ele permite o controle dos demais e a reproduo deles por meio da escola.

Bourdieu salienta que o capital simblico sempre esteve ausente nas analises da gnese do Estado. Esse capital, porm de extrema importncia para a possibilidade de domnio, ou melhor, de organizao do poder. Pois como visto antes, o capital simblico se refere as percepes que podem ser entendidas e reconhecidas, categorias que passam a imputar valores. Este capital (simblico) carece, porm de meios de imposio (estruturas) para que seja efetuado com sucesso. Segundo Bourdieu o Estado que consegue fazer isso, poder obter xito e perpetuao. O Estado em sua gnese monopolizou o capital simblico e isso o possibilitou a existncia e importncia. Nesse domnio foram necessrias a (1) centralizao jurdica, (2) a centralizao das nomeaes (cargos, status e funes). Essas caractersticas representam o movimento do capital simblico difuso ao capital simblico objetivado. O primeiro refere-se ao apoio coletivo, ou mesmo, consensual, o segundo, por sua vez, representa a codificao legalizada pelo Estado. Para Bourdieu a ordem social tambm constituda por princpios definidos pelo Estado. Em outras palavras, o autor adverte a necessidade de reflexo acerca das representaes sociais (princpios) que os indivduos fazem de si mesmos, dos outros e do prprio Estado enquanto princpios formulados pelo prprio poder de violncia simblica do Estado. Em sntese, Bourdieu alerta para a influncia do Estado sob a construo da realidade social. Isto significa que o estado inculca categorias, classificaes e percepes aos indivduos. Por sua vez estas criam predisposies de aes nos indivduos conceituadas por Bourdieu como habitus. Nesse sentido para Bourdieu, essa condio de submisso as ordens do Estado apenas se torna possvel mediante a imposio de suas estruturas cognitivas. O Estado s percebido porque este j inculcou nas mentes individuais (ordem cognitiva) sua ordem de conhecimento e reconhecimento. No s Bourdieu se posiciona frente tradio Kantiana, mas sobretudo sobre parte dos postulados weberianos acerca da legitimidade da dominao. Segundo Bourdieu, Max Weber entendia a legitimidade como um processo de tomada de deciso esclarecida (racional) quando, na verdade, o processo de legitimao da ordem estabelece-se inconscientemente a partir da incorporao dos valores estruturados. Nesse sentido a ordem a ser seguida fruto de diversos embates polticos onde o vencedor consegue implementar suas estruturas cognitivas a que os indivduos passam a ter contato em suas relaes mais primarias. Essa situao conceituada por Bourdieu

como doxa. Este conceito representa a aceitao da ordem, ou seja, do ponto de vista particular que se apresenta enquanto universal (dos dominantes). Segundo Bourdieu o Estado enquanto detento do monoplio do uso da fora fsica e simblica tambm foi acompanhado da luta pelo monoplio das vantagens desse monoplio. Isso significa que o grupo que vence a luta pelo controle do capital estatal, esta a busca de monopolizar as vantagens em aderir as regras (universais) estatais. Segundo as discusses acerca do estado, Bourdieu reduz o foco de analises as famlias, atribuindo-lhe fator primordial no que se refere construo da realidade social dos iniciados ali, em outras palavras, a famlia o primeiro ncleo se socializao da ordem, onde surge o primeiro habitus dos indivduos que congregam nela. O habitus constitui uma viso de mundo inculcada nas mentes individuais, mas esta uma construo que ao mesmo tempo em que coletiva, tambm individual. Nesses termos a famlia, pode ser considerada uma categoria social, estrutura estruturante, porque a mesma representa um forma social objetiva que exerce influencia sobre os seus agregados, por isso estruturante e ao mesmo tempo em que uma estrutura estruturada que so as bases das percepes (subjetivas) dos mesmos agregados. Por isso Bourdieu chama a ateno para a necessidade de afirmao interna das famlias para que estas permaneam em existncia. Essa necessidade suprida a partir da capacidade institucional da famlia, esta capacidade centra-se nas normas familiares estabelecidas que devem ser seguidas. Os ritos familiares (aniversrios, casamentos, honra aos pais, etc.) so o principal modus operandis no processo de fortalecimento das famlias, estes ritos so chamados por Bourdieu como momentos de integrao (da a importncia de fotografias). A famlia representa para Bourdieu o principal lcus de manuteno da posio social dos indivduos, devido imponncia do habitus sobre a formao dos indivduos aliados a posio social da famlia, espera-se que os seus agregados (filhos) mantenham os mesmos padres (habitus) de vida e principalmente de comportamento. Os tipos de capitais (cultural, econmico, simblico, etc.) so repassados de gerao em gerao, mas esses capitais no esto distribudos equitativamente numa sociedade. Por isso que dentro do processo de competio social, nem todos disputam com iguais condies, principalmente nas instituies educacionais (no importando os nveis).

Partindo desse principio ento podemos entender que capital, segundo Bourdieu, um tipo de recurso. Socialmente estes recursos esto distribudos, mas equitativamente. O Estado o agente que acumular a maior quantidade de capital (econmico, violncia fsica, cultural, simblico, etc.), possuindo assim, o que Bourdieu chama de meta-capital (capital estatal). O grupo que vence os conflitos toma para si o direito do uso do monoplio das vantagens do monoplio estatal. Estes grupos dominantes que possuem o capital estatal agem no sentido de universalizar os seus valores, ou seja, valores particulares passam a representar valores universais. Para a propagao da dominao o Estado precisou de agentes que atuassem no sentido de conformar os indivduos ordem. Entre os dois mais importantes esto (1) a unidade familiar, que atua na construo do habitus e na manuteno da ordem (posio) social de seus membros e (2) a escola, lcus da formao do conhecimento (pensamento) do Estado. nesse sentido que Bourdieu afirma a necessidade de observar a famlia enquanto instrumento de construo dessa realidade (BOURDIEU, 1996: 133). O Estado por sua vez, fornece as formas oficiais de classificao deixando a partir de seus recursos a cargo de instituies como as acima mencionadas legitim-las (legitimar o pensamento de Estado).

S-ar putea să vă placă și