Sunteți pe pagina 1din 3

TESTE DE AVALIAO DIAGNSTICO DE CINCIAS NATURAIS - 7ANO

ANO LETIVO: 2012/ 2013

Nome _______________________________________ N _________ Turma:____ Professora: _______________ Parte A - Das questes que se seguem assinala a nica opo correta: 1- O planeta Terra: A- um planeta secundrio. B- pertence Via Lctea. C- uma estrela. D- tem luz prpria. 2- O estudo do Universo realiza-se com a ajuda de: A- telescpios. B- microscpios ticos C- microscpios eletrnicos. D- Lupas binoculares. 3- Os primeiros seres vivos surgiram: A- no oceano. B- no solo. C- nos continentes. D- na atmosfera. 4- A unidade bsica da vida : A- a clula. B- o tecido celular. C- a espcie. D- o organismo. 5- A biodiversidade do nosso planeta comprova-se atravs da: A- variedade de mares e oceanos. B- quantidade de mares e oceanos. C- quantidade de formas de vida. D- variedade de formas de vida. 6- Os fsseis so: A- rochas antigas. B- marcas de rochas. C- restos de seres vivos do passado. D- seres vivos. Parte B - Tenta responder s questes que te so apresentadas. Tecnologia A Cincia em ao Atualmente a vida das pessoas muito diferente comparada com o que era h 5000 anos. Ao longo dos tempos, na sua busca do conhecimento, os cientistas fizeram muitas descobertas. O modo como estas descobertas so postas em prtica para construir mquinas e para tornar certas tarefas mais fceis chama-se tecnologia. A tecnologia muda em grande medida a vida das pessoas. 1- Apresenta num pequeno texto exemplos de vantagens e desvantagens que a Cincia e a Tecnologia podem trazer vida das pessoas. ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 2- Um sistema solar composto por um conjunto de planetas que giram volta de uma estrela. Se numa galxia existirem 110 estrelas e cada estrela tiver 8 planetas a girar em torno de cada estrela, podemos dizer que essa galxia possui ______ sistemas solares e ______ planetas. 3 L o texto seguinte com ateno e responde s questes que te so colocadas:
Bomba Atmica

7- Os continentes: A- permanecem sempre imveis. B- ocupam as mesmas posies, desde sempre. C- deslocam-se muito rapidamente. D- j estiveram unidos no passado. 8- Os vulces libertam: A- gases. B- cinzas. C- lava. D- todos os materiais das respostas anteriores. 9- Os sismos tem origem: A- sempre nos oceanos. B- superfcie da Terra. C- no interior da Terra. D- sempre nos continentes. 10- O ncleo da Terra constitudo por: A- magma. B- gua. C- metais. D- lava. 11- As rochas so constitudas por: A- minerais. B- fragmentos metlicos. C- metais. D- fsseis. 12- So exemplos de rochas magmticas: A- mrmore. B- areia. C- xisto. D- granito.

H um camaleo europeu que vive no sul da Pennsula Ibrica, norte de frica e mdio Oriente. Em Portugal, pode ser observado no Algarve, apesar de alguns dos seus habitats estarem ameaados. O camaleo cativa pelos movimentos lentos, como se no sasse do mesmo lugar. Tem um corpo estranho, de formas arredondadas, com cauda longa e olhos que giram em todas as direes, em movimentos independentes. A sua lngua adesiva e estende-se para apanhar insetos com uma rapidez certeira, recolhendo apressadamente boca. No se sabe muito sobre a populao existente no Algarve, embora se conheam os seus habitats prioritrios. Destes, os principais situam-se na faixa litoral entre Vila Real de Santo Antnio e Cabanas, calculando-se que o nmero total, existente no sul do pas, seja de 30000 indivduos. No entanto, estas zonas esto a ser urbanizadas a um ritmo muito rpido devido crescente procura turstica, o que tem levado diminuio do nmero de indivduos da espcie. O camaleo uma espcie muito importante do ponto de vista ecolgico porque se alimenta de insetos, muitos deles prejudiciais, ou simplesmente incmodos para o Homem. Apesar disso, o seu valor ecolgico pouco reconhecido. Na verdade trata-se de uma das poucas populaes animais na Europa que no desalojou ou prejudicou qualquer outra espcie. Pelo contrrio, tem enriquecido a biodiversidade ocupando naturalmente o seu espao na biosfera. 3.1 Indica onde se situam os habitats preferidos pela populao de camalees que vivem no Algarve.___________ ______________________________________________________________________________________________ 3.2 Menciona o que entendes por habitat de um ser vivo. ______________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 3.3 Classifica o camaleo quanto ao seu regime alimentar. Justifica a tua resposta._______________________ ___________________________________________________________________________________________ 3.4 Refere a principal ameaa para os camalees que vivem no Algarve.__________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 3.5 Indica o principal valor ecolgico do camaleo.____________________________________________________ 3.6 Diz o que entendes por biosfera.____________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ 4- Existe uma caracterstica comum a todos os seres vivos: so formados por uma ou mais unidades que esto representadas na figura 3.

Figura 3

4.1- Indica a designao que tem essas unidades. _____________________________________________________ 4.2- Faz a legenda do esquema B. _________________________________________________________________ 4.3- Refere uma diferena entre as unidades dos esquemas A e B. ________________________________________ 4.4- Faz corresponder os termos pluricelular e unicelular aos esquemas A,B e C.____________________________ 5- A figura 4 representa, esquematicamente, um microscpio tico composto. 5.1- Faz corresponder a cada um dos termos o nmero da figura 4.

Ocular ____ Revlver ____ Platina ____ Parafuso macromtrico ____ Objetivas ____ Tubo ou Canho ____ Parafuso micromtrico ____ Brao ou coluna ____ Diafragma ____ Espelho ____ Condensador ____ Base ou p ____ Pinas ____
Figura 4

6- Observa atentamente o grfico seguinte que representa a variao do nmero de famlias de seres vivos ao longo do tempo geolgico. As setas assinalam perodos em que ocorreram importantes extines.

6.1- Ao longo da historia da Terra o nmero de famlias . (seleciona a opo correta) A- aumentou constantemente. B- aumentou, embora tenha sofrido variaes. C- diminuiu constantemente. D- manteve-se constante. 6.2- Indica: a) o nmero de famlias que existia no incio do perodo Trisico.__________________________________________ b) o nmero de famlias que existe na atualidade.______________________________________________________ 6.3- Refere em que perodo da histria da Terra: a) ocorreu a maior extino de famlias.______________________________________________________________ b) se atingiu maior nmero de famlias.______________________________________________________________ 6.4- Numa extino . (seleciona a opo correta) A- o nmero de famlias aumenta bruscamente. B- o nmero de famlias diminui bruscamente. C- o nmero de famlias mantm-se inalterado. D- ocorre a substituio das famlias existentes por outras, mas o seu nmero mantm-se idntico.

Bom trabalho!

S-ar putea să vă placă și