Sunteți pe pagina 1din 15

ORGANIZAO DO ESPAO NA EDUCAO INFANTIL: O QUE NOS CONTAM AS CRIANAS?

MARTINS, Rita de Cssia UFPR e Rede Municipal de Ensino de Curitiba cass.martins02@gmail.com GARANHANI, Marynelma Camargo Programa de Ps Graduao em Educao/UFPR marynelma@ufpr.br rea Temtica: Educao Infantil Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo A pesquisa tem por objetivo compreender o que dizem as crianas sobre o espao educativo de um Centro Municipal de Educao Infantil de Curitiba. Para tanto, esta sendo realizada uma investigao de natureza qualitativa no curso de Mestrado, Programa de Ps Graduao em Educao, da Universidade Federal do Paran, que d voz as crianas e, por meio dessas vozes, busca perceber os sentidos e significados atribudos por elas a esses espaos. Considera-se esta uma questo fundamental tanto no meio acadmico quanto institucional, pois possibilita ampliar a reflexo sobre as crianas e as infncias no campo da sociologia, histria e pedagogia, assim como suscita discusses sobre as prticas educativas desenvolvidas na educao infantil. Pesquisas que situam as crianas como protagonistas da investigao so indicadas como referncias tericas. Tambm so indicados autores que fundamentam os procedimentos metodolgicos referentes pesquisa qualitativa: LDKE e ANDR, (1986), LESSARD-HBERT, GOYETTE e BOUTIN (1990); e a pesquisa com crianas: DEMATINI (2002), CERISARA (2004), GOUVA (2008), SARMENTO (1997, 2004, 2008), dentre outros. A pesquisa se utiliza do relato oral, do desenho e da observao participante como instrumentos de coleta de dados. Assim, o estudo se caracteriza como uma pesquisa em andamento e a partir do ingresso no campo e do aporte terico dos autores citados so apresentadas reflexes preliminares, que indicam que as crianas conhecem os espaos, para alm dos que seriam destinados a elas, relacionando-os a pessoas, situaes, rotinas ou lembranas significativas e demonstram que suas preferncias em relao a estes espaos, no se relacionam diretamente estrutura fsica, mas a relaes sociais travadas ali. Palavras-chave: Educao Infantil. Espao educativo. Pesquisa com crianas.

7263

Introduo O trabalho apresenta uma pesquisa em andamento, desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Ps Graduao em Educao na Universidade Federal do Paran. Esta pesquisa tem por objetivo compreender o que dizem as crianas de um Centro Municipal de Educao Infantil (CMEI) de Curitiba sobre os espaos da instituio que freqentam diariamente, apreendendo os sentidos e significados atribudos por elas a esses espaos. A primeira parte do trabalho apresenta as concepes que orientam a pesquisa com crianas, que tem suas bases ancoradas na sociologia, histria e pedagogia, e algumas referncias de pesquisas que investigam crianas. Na seqncia so apresentadas algumas metodologias utilizadas na pesquisa, e os instrumentos metodolgicos. Para o seu desenvolvimento so utilizados o relato oral, o desenho e a observao participante como instrumentos privilegiados na coleta de dados. Ao final do texto so indicadas reflexes preliminares de um estudo que teve incio em 2008 e se estende por 2009 investigando as crianas e buscando captar suas vozes a partir de um olhar e escuta que busca uma aproximao com o universo infantil. Pesquisas com crianas: a emergncia de uma proposta A sociologia em geral, particularmente a sociologia da educao, permaneceu durante muito tempo circunscrita em uma definio de infncia que considera a criana como um ser futuro, em devir, um comeo de ser, uma pessoa em vias de formao (DURKHEIM apud SIROTA, 2001, p. 09). Da mesma forma, para Sirota (2001) o conceito de socializao se referia a um processo unilateral, que estudava a influncia exercida pelas instituies e agentes sociais com vistas assimilao, adaptao e a integrao dos indivduos sociedade. Em 1990, pela primeira vez, os socilogos da infncia reuniram-se no Congresso Mundial de Sociologia para debater sobre os vrios aspectos que envolvem o processo de socializao da criana e a influncia exercida sobre elas pelas instituies e agentes sociais com vistas a sua integrao na sociedade contempornea. Foi a partir da, que realizou-se um verdadeiro boom na produo estrangeira (QUINTEIRO, 2009, p. 01). Como exemplo desse boom na produo europia, Quinteiro (2009) cita os dois nmeros publicados pela Revista ducation et Socits em 1998 e 1999, respectivamente,

7264

em que so reunidos artigos que tratam da emergncia da sociologia da infncia. Dentre esses artigos, dois foram traduzidos e publicados no Cadernos de Pesquisa n 112, so os textos de Sirota (2001) e Montandon (2001). A partir dessas produes, os primeiros elementos de uma sociologia da infncia, tanto em lngua francesa quanto em lngua inglesa, surgem em oposio s concepes que consideram a criana um objeto passivo de uma socializao regida por instituies como a escola, a famlia ou o Estado. Para Rocha:

Consolidam-se ao final dos anos noventa, as crticas s prticas pedaggicas pautadas em um modelo de criana padro, centrada na estimulao ou no desenvolvimento de habilidades das crianas, desvinculado do processo social; pautadas por uma perspectiva da criana como um vir a ser, universal, de tempo cronolgico linear e homogneo, que pressupe uma infncia provisria, inacabada, que necessita ser estimulada para atingir determinados comportamentos sociais e padres cognitivos para tornar-se ideal. (ROCHA, 2004, p. 252).

Atualmente, se reconhece que o conceito de infncia no universal, natural ou homogneo, para defini-lo fundamental considerar o contexto de nascimento e vida da criana que nasce inserida em um meio social, histrico, cultural e econmico que ir interferir na sua histria. A criana, por sua vez tambm ir modificar o meio onde vive pois aprende, reflete e age nesse meio.

A perspectiva de enquadramento social, baseada em sujeitos idealizados e em contextos naturalizados, ou concretizada em pesquisas que privilegiam o indivduo e o estabelecimento de padres de desenvolvimento e aprendizagem, vem cedendo lugar a uma pesquisa que cada vez mais leva em conta as dimenses contextuais das relaes educacional-pedaggicas e os determinantes da constituio social do sujeito- criana. (ROCHA, 2004, p. 249)

Para Rocha (2004) a partir de uma interpretao da teoria piagetiana, a criana foi tomada como sujeito do processo educativo, mas um sujeito-aluno e no um sujeito-criana, visto que se destacava a cognio e priorizava-se o processo ensino-aprendizagem. Para Sarmento e Gouva (2008) a criana foi tomada por uma psicologia do desenvolvimento que pouco dialogou com cincias como a sociologia, a antropologia e a histria e como resultado

7265

temos uma larga produo que considerou a criana como ser biopsicolgico a ser analisada e classificada e no como atores sociais, portadores e produtores de cultura. O estudo dos sujeitos considerando sua idade como categoria j estava presente nos estudos da psicologia do desenvolvimento, em que os processos scio-histricos apenas influenciariam o curso de um desenvolvimento definido por uma maturao das estruturas internas. No entanto, ao resgatar algumas produes de outras reas disciplinares como a sociologia, a antropologia e a histria, possvel encontrar alguns estudos de autores expressivos no campo das cincias sociais, que afirmam a importncia de tomar a criana como tema de anlise. Sarmento (1997; 2004; 2008) vem travando uma discusso sobre os estudos da sociologia da infncia e das culturas infantis, a partir da considerao das crianas como uma categoria social geracional. Em Estudos da Infncia: Educao e Prticas Sociais, Sarmento e Gouva (2008) organizam uma coletnea de estudos realizados nas reas da histria, filosofia, psicologia, pedagogia, antropologia e sociologia, que voltaram seu olhar para a criana. Para estes autores, os estudos da infncia compem um campo em pleno desenvolvimento, que vem se ampliando em suas dimenses interdisciplinares:
A partir do olhar da sociologia, da histria, da antropologia, da psicologia, etc., e tomando por foco a infncia como categoria social geracional, tem-se vindo a desenvolver trabalhos de pesquisa, que procuram resgatar a infncia como objeto de conhecimento, nas suas mltiplas articulaes com diversas esferas, categorias e estruturas da sociedade. (SARMENTO E GOUVEA, 2008, p. 09)

A ampliao do olhar sobre a infncia como categoria social geracional e das crianas como atores sociais, membros ativos da sociedade, ampliam tambm as reflexes no plano terico, epistemolgico e metodolgico, sobre as pesquisas que investigam as crianas e as infncias. Entre estas pesquisas Gouveia (2008) e Cerisara (2004) indicam algumas que tomam a criana como um informante privilegiado. No campo da histria da infncia, Gouveia (2008) indica algumas pesquisas que demonstram a possibilidade e a validade de se recorrer a fontes primrias diversas, utilizando inclusive discursos e prticas de atores sociais historicamente excludos: as crianas. Segundo ela ao contrrio dos demais sujeitos histricos investigados, a criana no se fez autora de sua prpria histria, mas geralmente, a tem contada por outro (o adulto), o que no caracteriza necessariamente uma falta de produo infantil. A autora cita algumas fontes documentais, artefatos materiais e produes simblicas das crianas (brinquedos, canes, desenhos,

7266

histrias, etc.) e informa alguns cuidados necessrios e dificuldades encontradas ao se recorrer a estas fontes. O desenho infantil uma das fontes citadas por Gouveia (2008, p. 113), uma fonte que nos permite apreender melhor o olhar diferenciado da criana sobre o mundo. Um exemplo da utilizao desta fonte encontrado na pesquisa de Gobbi (2002). Para ela os desenhos produzidos pelas crianas podem resultar em documentos histricos aos quais podemos recorrer ao necessitarmos saber mais e melhor acerca do seu mundo vivido, imaginado, construdo, numa atitude investigativa que procure contemplar a necessidade de conhecer parte da Histria e de suas histrias segundo seus prprios olhares (GOBBI, 2002, p. 73). Porm, Gouveia (2008) alerta que as produes grficas das crianas, para serem utilizadas como fonte de pesquisa, precisam vir acompanhadas da prpria historicidade do documento. Na produo da histria da infncia, outra fonte indicada por Gouveia (2008) diz respeito histria oral. Para ela, os depoimentos orais permitem-nos ter acesso, no ao retrato da experincia infantil, pela fala do adulto, mas no exerccio da memria, sua reconstruo, necessariamente mediada pelo seu pertencimento geracional (GOUVEIA, 2008, p. 114). Ela cita como exemplo o estudo de Demartini (2002, p. 114), que traz consideraes sobre a utilizao dos relatos orais: nesses relatos podem-se obter as imagens das crianas, isto , no s a memria desse perodo da infncia, como ele relatado, mas tambm a apreenso das imagens de crianas presentes em cada perodo. Gouveia (2008) e Cerisara (2004) indicam que so crescentes as pesquisas que procuram dar voz criana, valorizando e validando estas vozes. Dentre estas pesquisas, Cerisara (2004) destaca as desenvolvidas por Batista (1998) que investiga a rotina da creche por meio do registro em vdeo das aes e reaes das crianas frente ao proposto pelo adulto; por Oliveira (2001) que busca revelar o olhar das crianas de uma creche pblica, a respeito da situao e condio de suas infncias no interior desta instituio; e por Coutinho (2002) que tem como principal objetivo dar visibilidade as aes criativas infantis, nos momentos de educao e cuidado com o sono, a higiene e a alimentao, buscando conhecer essas crianas, as suas culturas e as prticas de educao e cuidado desenvolvidas junto a elas. Alm das pesquisas indicadas por Gouveia (2008) e Cerisara (2004), muitas outras poderiam ser destacadas, pois a busca por produzir pesquisas com crianas e no sobre as crianas vem se ampliando. Sem a pretenso de esgotar as possibilidades de indicao e

7267

reconhecendo que toda a escolha sempre uma escolha arbitrria, destacam-se mais algumas pesquisas de mestrado e doutorado, selecionadas por considerarem a criana da Educao Infantil o informante privilegiado na investigao e pela sua disponibilidade nos sites das Faculdades e Universidades brasileiras, principal fonte de busca utilizada. A partir dessas consideraes, so indicadas quatro pesquisas nacionais e uma portuguesa: no contexto nacional, destacam-se as desenvolvidas por Paula (2007) que investiga as aes infantis, nos momentos vistos pelos adultos como de transgresso; Mller (2007) que a partir de um referencial interdisciplinar analisa o entendimento das crianas sobre a cidade que habitam; Jabur (2007) que investiga quais atividades, rotinas e espaos as crianas mais e menos gostam na instituio que freqentam, compreendendo as possibilidades dessa avaliao como um instrumento na promoo da qualidade no atendimento das crianas da Educao Infantil; e Teixeira (2008) que a partir das falas das crianas, procura identificar e mapear os sentidos que podem ter para elas as formas de interagir com a escola no momento de transio da Educao Infantil para o Ensino Fundamental. Em Portugal, na Universidade do Minho, destaca-se a pesquisa de Silva (2003) que investiga a ocupao dos tempos livres no escolares e no familiares e dedica-se a ouvir as vozes das crianas sobre a forma como est construdo o seu cotidiano no escolar. Esses so alguns exemplos que demonstram o crescente interesse pelas pesquisas que procuram dar voz as crianas, que apontam necessidade de situ-las como protagonistas da investigao, de conhec-las e perceber como pensam, agem e se comunicam, interpretando suas mltiplas linguagens. a partir da emergncia dessas pesquisas e do alargamento interdisciplinar que toma a criana como objeto de estudo que se inscreve a construo e a ampliao de referenciais terico-metodolgicos da pesquisa com crianas. Desenvolvimento A proposta de tomar como objeto de anlise as linguagens das crianas falas, gestos, registros grficos, ... e demais expresses simblicas reflete uma abordagem que a considera um sujeito social e histrico, com identidade e linguagem diferenciadas do adulto, delimitando formas prprias de significao do mundo, ou do espao histrico-social do qual participa. Esta proposta certamente no uma tarefa fcil e para Sarmento (apud CERISARA, 2004, p. 49-51), as pesquisas que procuram captar as vozes das crianas enfrentam muitos desafios, os quais so:

7268

1.

Adultocentrismo por mais comprometidos que formos com as

crianas, seremos sempre adultos falando pelas crianas e sobre elas. 2. Linguagens as crianas utilizam linguagens e formas de

expresso distintas das dos adultos e ns, pesquisadores adultos, ainda no nos alfabetizamos suficientemente nestas linguagens. 3. Questo de poder Considerando que o pesquisador sempre tem

uma relao de poder com os pesquisados, nas pesquisas com adultos j se anuncia a necessidade de criar uma atmosfera cooperativa entre pesquisador e os pesquisados com o objetivo de trocar pontos de vista acerca da interpretao do primeiro sobre os segundos, o que se torna mais difcil com crianas. 4. Questo tica ainda que os pais autorizem legalmente a participao

das crianas nas pesquisas, outros problemas ticos permanecem: como tratar os nomes e os rostos das crianas? [...] e as fotos e filmagens? Como fazer a devoluo as crianas e as instituies sem comprometer ou expor as crianas?. 5. Questes de mtodos e tcnicas h ainda muito a caminhar, uma

vez que estamos presos forma tradicional de obter dados. 6. Questo poltica o compromisso com uma idia de infncia e com

os direitos das crianas parece ser o elemento definidor dos usos e/ou abusos que podem ser feitos com a recolha das vozes das crianas nas pesquisas, e devem ser claramente explicitados. Alm desses desafios, existe outro que considero importantssimo e que incluo aos j indicados e explicitados por Sarmento: a retomada constante dos conceitos que norteiam a pesquisa. Durante todos os procedimentos e tcnicas da pesquisa com crianas, desde as definies preliminares at a coleta, registro e anlise dos dados, fundamental que o pesquisador no se afaste das concepes que orientam seu trabalho e que retome constantemente um eixo central no desenvolvimento da pesquisa: a considerao da criana como um ator social, produto e produtora de cultura, com direitos legais1, uma linguagem prpria e competente para falar de si mesmo.

BRASIL, Constituio de 1988; ECA, 1990; Critrios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianas MEC/CODEI 1995; LDB 9394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil; entre outras.

7269

Sobre essa questo, retomo uma reflexo das pesquisadoras Batista, Cerisara, Oliveira e Riveiro (apud CERISARA, 2004) ao afirmarem que pesquisar as crianas requer um olhar diferente do que nos marcou historicamente:

Esse outro olhar que estamos nos propondo construir exige a compreenso de que as crianas sua moda compreendem o mundo que as cerca. Portanto, so sujeitos completos em si mesmos, que pensam, se expressam criativamente e criticamente sobre o espao institucional onde so educadas e cuidadas. So sujeitos conscientes de sua condio e situao e se expressam de mltiplas formas. (CERISARA, 2004, p. 37)

Foi com este outro olhar e buscando superar os desafios anunciados anteriormente por Cerisara que teve inicio a investigao em um Centro Municipal de Educao Infantil que atende crianas de 03 meses a 05 anos com uma turma de crianas que completariam 04 anos no decorrer de 2008. O objetivo inicial era ouvir as crianas a respeito do que pensam sobre o espao educativo que freqentam diariamente. No decorrer dos estudos tericos e do ingresso no campo, o foco da investigao foi sendo delineado gradativamente privilegiando o contexto de descoberta como contexto de partida da investigao (LESSARD-HRBERT, GOYETTE e BOUTIN, 1990, p. 95). Assim, a opo foi pela pesquisa qualitativa, teve como principais referncias os estudos de Ldke e Andr (1986), Lessard-Hrbert, Goyette e Boutin (1990). fundamental que os instrumentos e as estratgias definidas para a realizao da pesquisa considerem as caractersticas e o contexto scio-histrico dos sujeitos investigados e neste caso, a investigao tem por sujeitos as crianas de 04 anos de idade, de um Centro Municipal de Educao Infantil de Curitiba (CMEI). A partir dessas consideraes, os instrumentos definidos foram: o relato oral e o desenho, alm da observao participante que, aqui, tem por objetivo a caracterizao e a contextualizao dos sujeitos, do campo e da rotina do CMEI. A pesquisa em questo: um estudo em construo As primeiras aproximaes com os sujeitos possibilitaram a observao, a participao nas diferentes situaes e o estabelecimento de um vnculo de confiana e respeito com as crianas e os profissionais. Buscou-se assumir uma atitude epistemolgica traduzida em um olhar e uma escuta sensvel dirigida s crianas, procurando captar a densidade de

7270

sentidos do que estava envolvido em cada situao (FERREIRA, apud FREIRE E SANTANA, 2008). Sobre a necessidade de se aproximar dos sujeitos e de captar seu ponto de vista, Bakhin (apud LEITE, 2002, p. 78) insiste na necessidade simultnea de identificao e distncia, de empatia e exotopia, que se refere necessidade do pesquisador de ocupar o lugar do outro, perceber seu ponto de vista, para depois retornar a um distanciamento crtico. Para Damatta, o caminho da investigao exige-nos um

[...] duplo movimento de olhar o familiar como se fosse estranho e de tornar o estranho familiar, (movimento que) mediado por um corpo de princpios gerais, que tem origem nas teorias em que se apia o pesquisador e na metodologia de observao participante que possibilita: aproximao aos sistemas de significados culturais dos sujeitos pesquisados e afastamento ttico do pesquisador para refletir e analisar a situao. (DAMATTA, apud FREIRE e SANTANA, 2008, p. 03)

Assim, preciso estar com as crianas em alguns momentos, e distanciar-se em outros, a fim de apreender o significado e os sentidos atribudos por elas s situaes que se apresentavam. A apreenso de sentidos no significa apreendermos uma resposta nica, coerente, absolutamente definitiva, completa, mas expresses do sujeito muitas vezes contraditrias, parciais, que nos apresentam indicadores das formas de ser do sujeito, de processos vividos por ele (AGUIAR e OZELLA, 2006, p. 02). A pesquisa representou para a pesquisadora, um desafio: se distanciar de um olhar conhecido a respeito da educao infantil municipal da qual faz parte como pedagoga e gerente de um departamento e assumir um olhar investigativo, curioso, sobre um objeto que julgava conhecido, e sob o qual tinha algumas dedues prvias, originrias da experincia profissional. Durante o perodo de observao busquei focar o olhar nas manifestaes das crianas, nas linguagens verbais e no verbais como o desenho que se relacionavam organizao do espao da instituio. Nos momentos em que as crianas realizavam seus desenhos (solicitados pela pesquisadora ou professora), elas tambm eram convidadas a falar sobre eles e este dilogo to importante quanto o prprio desenho. No um simples relato de, mas um dilogo sobre o que foi desenhado. Para Gobbi (2002), capturar o que dito pela criana enquanto ela desenha, permite ao pesquisador ampliar sua compreenso sobre a ela e torna-se importante

7271

tambm porque, nesta faixa etria os desenhos nem sempre so figurativos e mesmo que o sejam, o pesquisador pode no ter um olhar to atento ou sensvel, interpretando erroneamente esses desenhos ou suas intenes. Ainda, sobre a utilizao do desenho e da fala na pesquisa com crianas, Gobbi (2002) prope uma reflexo sobre a construo de uma metodologia de pesquisa que privilegie as crianas pequenas, revelando o que pensam a partir de seus prprios olhares. Ela elege as cincias sociais e a histria como reas interlocutoras preferenciais, concebidas como ponto de partida para o percurso da investigao e constri lentamente uma metodologia de pesquisa, que privilegiou o desenho infantil, conjugado oralidade. Esta foi e continua sendo uma importante referncia para construo da pesquisa, pois em minha investigao o desenho, alm de ser um dado de anlise, tem tambm outra funo que provocativa: de despertar a fala das crianas sobre o tema proposto o que pensam sobre o espao do Centro de Educao Infantil que freqentam. A inteno na pesquisa a captura da fala das crianas e no sobre as crianas e esta forma de relato tem uma histria mais recente2. Para Demartini (2002) a primeira coisa que merece ateno nessa discusso sobre a infncia e seus relatos a reflexo sobre os conceitos de criana e infncia:

Quer dizer, estamos lidando com os relatos de crianas, estamos falando sobre relatos de infncia: mas quem essa criana? O que se est chamando de criana, o que se est chamando de infncia, como essa experincia vivenciada? A nossa experincia na rea das cincias sociais, da sociologia, mostra-nos que preciso levar em conta os diferentes tipos de criana e de infncia. impossvel tratar dos relatos de crianas pensando que todos eles so da mesma natureza. A questo dessa heterogeneidade dos tipos de criana, do tipo de infncia vivenciado, uma questo que o pesquisador sempre se deve colocar (DEMARTINI, 2002, p. 04-05)

Ao considerar essa diversidade de crianas e infncias, preciso desvendar inicialmente a histria de cada criana e dos grupos ao qual ela pertence familiar, educativo, religioso, etc. O pedagogo Malaguzzi (1999, s/p) diz que a criana tem cem linguagens, cem modos de pensar, de escutar, de falar, de imaginar, de criar, etc., importante que o pesquisador

Demartini (2002, p. 05) considera que h dois grupos de relatos orais referentes a criana e a infncia: os relatos sobre as crianas e sobre a infncia (mais comum e mais freqente) e os relatos de crianas (ainda pouco discutidos).

7272

conhea a criana e seu contexto de vida para que possa se alfabetizar nestas linguagens, que no so homogneas, mas nicas para cada criana. Nas investigaes que analisam os relatos orais das crianas, preciso considerar o que dito e o que no dito. Como no caso de crianas, temos contextos de pouca fala, necessrio compreender tambm o silncio, que pode vir acompanhado de expresses variadas como gestos, sorrisos ou caretas. Isso demanda do pesquisador enfrentar uma dificuldade muito grande, que como entender o que no dito ou aquilo que dito numa palavrinha s, o que aquilo sintetiza (DEMARTINI, 2002, p. 08). Para obter preciosos momentos que possibilitem as respostas a questes que se pretende responder, necessrio planejar a coleta de dados cuidadosamente. No artigo Entrevistando nios, Krogh (apud DEMARTINI, 2002, p. 12) observa que se o entrevistador precisa estabelecer com as crianas certo grau de relacionamento, se no conseguiu obter certo grau de respeito, de intimidade, para que se crie certa abertura, no vai obter fala alguma, no vai obter resposta ao que est propondo. Foi justamente na busca por uma proposta, que despertasse nas crianas o interesse e a motivao necessrios para me contar o que pensavam sobre os espaos da sua instituio educativa, que propus a elas que me apresentassem o Centro de Educao Infantil, considerando que eu ainda no o conhecia to bem. A proposta foi feita para as crianas, divididas em grupos de 03, e revelou-se um sucesso. Atravs do que chamei de visita monitorada, as crianas no s mostraram os espaos, demonstrando conhecer inclusive os que so destinados as outras turmas ou aos outros profissionais (cozinha, almoxarifado, lavanderia), mas demonstraram como atribuem sentidos e significados aos diferentes espaos do Centro. Consideraes finais As primeiras consideraes dizem respeito aos instrumentos utilizados para coleta de dados e aos modos como as crianas responderam s sucessivas aproximaes da pesquisadora. Esses momentos de aproximao, com observao atenta e participativa, foram fundamentais para despertar a confiana e o respeito das crianas, bem como uma afetividade compartilhada entre pesquisadora e sujeitos. O fato de ter explicitado os objetivos da pesquisa para as crianas, atravs de uma linguagem que considerou a sua especificidade, pode ter contribudo para o sucesso desta relao que foi de parceria durante toda a coleta de dados.

7273

Os momentos de desenho das crianas se tornaram um exerccio de pacincia e persistncia por parte da pesquisadora. As crianas inicialmente demonstraram um interesse maior nos materiais riscantes (canetinhas, giz, lpis) e no contato com a pesquisadora, queriam contar coisas, mostrar objetos queridos e s depois de algumas tentativas e com a reduo dos grupos, os temas creche, espao, lugar, surgiram com maior fluidez e interesse por parte delas. O principal instrumento foi o relato oral e novamente, muitas foram as tentativas de captura das falas das crianas. As falas que acompanhavam o desenho e as primeiras entrevistas eram breves, inexatas e misturadas, revelando o que Wallon (1989) chama de pensamento sincrtico3. Talvez, essa seja uma das razes pelas quais, no mbito da sociologia, ainda h resistncia em se aceitar o testemunho infantil como fonte de pesquisa confivel e respeitvel, alm da argumentao de Quinteiro (2009) de que muitas vezes falta problematizar dos dados e descrever do processo de recolha da voz da criana. Foi com esta preocupao, com o olhar (e escuta) atento s crianas e aos pesquisadores que vem se debruando nos estudos da infncia e na busca por revelar as vozes das crianas que se buscou formular a metodologia de pesquisa utilizada. Durante os momentos da visita monitorada, dos desenhos com relatos e da observao participante as crianas demonstraram conhecer os espaos para alm dos que seriam destinados a elas, relacionando-os a pessoas, situaes, rotinas ou lembranas significativas. Elas tambm demonstraram e relataram suas preferncias, que no estavam relacionadas diretamente a estrutura fsica, mas as relaes sociais travadas ali. Estas so concluses preliminares de um estudo que teve incio em 2008, mas que prossegue em 2009, capturando e interpretando as vozes das crianas a fim de perceber o que dizem sobre o espao de educao infantil do qual participam e quais so os significados e os sentidos atribudos por elas a estes espaos. Acredita-se que esta pesquisa to relevante no campo acadmico quanto para os profissionais que esto em um movimento de constante reflexo sobre a prtica educativa, pois cada vez mais se torna fundamental para o desenvolvimento de um trabalho voltado para as crianas, a percepo e a compreenso do que pensam, sentem, desejam e esperam da instituio, e mais especificamente, do espao institucional voltado para a sua educao e cuidado. Retomando a reflexo de Cerisara (2004, p. 51) as pesquisas voltadas para as
Na palavra sincretismo h essa idia de fuso entre tudo que pertence ao objeto, da significao para a criana do ponto de vista afetivo e subjetivo (Wallon, 1989).
3

7274

crianas e culturas infantis, ou para o seus fazeres e saberes contribuem para a rea da educao infantil medida que evidenciam a necessidade de todos os professores educarem seu olhar e aprenderem a ver, observar e conhecer as crianas para, a sim, tom-las como ponto de partida na organizao do tempo e do espao dentro das creches e pr-escolas.

REFERNCIAS AGUIAR, Wanda Maria Junqueira, OZELLA, Sergio. Ncleos de significao como instrumento para a apreenso da constituio dos sentidos. Psicol. cienc. prof., jun. 2006, vol.26, no.2, p.222-245. ISSN 1414-9893 BATISTA, Rosa. A rotina do dia a dia da creche: entre o proposto e o vivido. Florianpolis, SC. Dissertao (Mestrado em educao) Universidade Federal de Santa Catarina, 1998. CERISARA, Ana Beatriz. Em busca do ponto de vista das crianas nas pesquisas educacionais: primeiras aproximaes. In SARMENTO, Manuel Jacinto. CERISARA, Ana Beatriz. Crianas e midos: perspectivas sociopedaggicas da infncia e educao. Lisboa: Asa editores, 2004. COUTINHO, ngela Scalabrin. As crianas no interior da creche: a educao e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentao. Florianpolis, SC. Dissertao de mestrado CED/UFSC, 2002. DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Infncia, Pesquisa e Relatos Orais. In FARIA, Ana Lcia Goulart; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrcia Dias (orgs.). Por uma cultura da infncia: metodologia de pesquisa com crianas. Campinas, SP: Autores Associados, 2002, p. 01-17. FREIRE, Joo B.; SANTANA, Geisa. M. L. Relaes sociais no desenvolvimento da imaginao por meio de jogos. Motriz. Revista de Educao Fsica. UNESP (online). Disponvel em 10/05/2009: http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/motriz/article/view/877/1172 GOBBI, Mrcia. Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianas pequenas. In FARIA, Ana Lcia Goulart; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrcia Dias (orgs.). Por uma cultura da infncia: metodologia de pesquisa com crianas. Campinas, SP: Autores Associados, 2002, p. 69-92. GOUVEA, Maria Cristina Soares de. A escrita da Histria da Infncia: periodizao e fontes. In SARMENTO, Manuel Jacinto, GOUVEA, Maria Cristina Soares de (orgs.). Estudos da Infncia: educao e prticas sociais. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008, p. 97-118. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. So Paulo: Perspectiva, 2000.

7275

LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira. O que falam de escola e saber as crianas da rea rural? Um desafio da pesquisa no campo. In: KRAMER, Snia; LEITE, Maria Isabel (orgs). Infncia: Fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996. LESSARD-HBERT, Michelle; GOYETTE Gabriel e BOUTIN, Grald. Investigao Qualitativa: Fundamentos e Prticas. Trad. Maria Joo Reis. Lisboa: Instituto PIAGET, 1990. LDKE, M e ANDR, M. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. MALAGUZZI, Loris. Ao contrrio, as cem existem. Poesia. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criana: a abordagem de Reggio Emilia na educao da primeira infncia. Porto Alegre: Artmed, 1999. MONTANDON, Cloptre. Sociologia da Infncia: Balano dos Trabalhos em Lngua Inglesa. In Cadernos de Pesquisa n. 112, maro/2001. So Paulo : Ed. Autores associados, p. 33-60. MLLER, Fernanda. Retratos da infncia na Cidade de Porto Alegre. Porto Alegre, RS. Tese de Doutorado, 2007. OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de. Do outro lado: A infncia sob o olhar de crianas no interior da creche. Florianpolis, SC. Dissertao de Mestrado, 2001. PAULA, Elaine de. Deu, j brincamos demais! As vozes das crianas diante da lgica dos adultos na creche: transgresso ou disciplina? Florianpolis/SC. Dissertao de Mestrado, 2007. PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (org). As crianas: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997. PRIORI, Mary. Histria das crianas no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1999. QUINTEIRO, Jucirema. A Emergncia de uma Sociologia da Infncia no Brasil. GT: Sociologia da Eduao/n.14. Disponvel em: http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/juciremaquinteiro.rtf . Acesso: 28 mai. 2009 ROCHA, Elosa A. Candal. Criana e educao: caminhos da pesquisa. In SARMENTO, Manuel Jacinto. CERISARA, Ana Beatriz. Crianas e midos: perspectivas sociopedaggicas da infncia e educao. Lisboa : Asa editores, 2004. p. 245-256. SARMENTO, Manuel Jacinto, GOUVEA, Maria Cristina Soares de (orgs.). Estudos da Infncia: educao e prticas sociais. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008.

7276

SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infncia: correntes e confluncias. In SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (orgs.). Estudos da Infncia: educao e prticas sociais. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008 SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (org). Crianas e Midos: perspectivas sociopedaggicas da infncia e educao. Edies: Asa. 2004. SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianas e a infncia: definindo conceitos delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As crianas: contextos e identidades. Braga, Portugal. Universidade do Minho. Centro de estudos da Criana. Editora Bezerra, 1997. SILVA, Alberto Ndio Barbosa de Arajo e. Contextos e pretextos para novos espaos. Instituto de Estudos da Criana. Instituto de Cincias Sociais. Universidade do Minho. Dissertao de Mestrado, 2003. SIROTA, Rgine. Emergncia de uma sociologia de infncia : evoluo do objeto e do olhar. In Cadernos de Pesquisa n. 112, maro/2001. So Paulo : Ed. Autores associados, p. 07-31. WALLON, Henri. As origens do pensamento na criana. Manole, 1989.

S-ar putea să vă placă și