Sunteți pe pagina 1din 17

Carta Foral Foral Diploma, tambm designado por carta foral, concedido pelo rei ou por um senhor laico

ou eclesistico, a um determinado local, dotando-o de autoridade legtima na regulao da vida coletiva da populao, embora a extenso e o contedo das cartas forais fossem variveis, estas caracterizavam-se, em termos gerais, por serem uma lei escrita (carta firmada, testemunhada e confirmada), orgnica (organizadora de um determinado aglomerado social), local (atuante dentro de fronteiras territoriais definidas), ou relativa (aplicvel s relaes econmico-sociais internas, recprocas entre habitantes e a autoridade outorgante). Eram, portanto, consignadas liberdades e garantias s pessoas e aos seus bens, estipulados impostos e tributos, multas e composies, o servio militar, imunidade coletivas, aproveitamentos dos terrenos comuns, etc. A Coroa tinha particular interesse nos forais porque estes funcionavam como fontes de receitas, sendo dinamizadores da economia nacional, ao mesmo tempo que fortaleciam o poder central. Os forais entraram em decadncia no sculo XV, tendo sido exigida pelos procuradores dos concelhos a sua reforma, o que viria a acontecer no reinado de D. Manuel. Foram extintos por Mouzinho da Silveira em 1832. Fonte: www.geocities.com carta foral A Carta Foral tratava, principalmente, dos tributos a serem pagos pelos colonos. Definia ainda, o que pertencia Coroa e ao donatrio. Se descobertos metais e pedras preciosas, 20% seriam da Coroa e, ao donatrio caberiam 10% dos produtos do solo. A Coroa detinha o monoplio do comrcio do paubrasil e de especiarias. O donatrio podia doar sesmarias aos cristos que pudessem coloniz-las e defend-las, tornando-se assim colonos. Fonte: pt.wikipedia.org carta foral

Uma carta de foral um documento concedido por um rei ou por um senhorio a uma povoao onde se estabelecem as normas de relacionamento dos seus habitantes, entre si e com o senhor que lhes outorgou o documento. concedido como uma carta de privilgio, concedendo aos moradores da terra que a recebe um estatuto privilegiado ou de excepo. O Conde D. Henrique outorgou a Guimares o seu primeiro foral (documento sem data, mas seguramente anterior ao foral de Constantim, de 1096). Tratase de um importante documento, nomeadamente pelo carcter pioneiro das preocupaes com o fomento das actividades comerciais presentes no seu texto. O foral henriquino de Guimares foi confirmado por D. Afonso Henriques em 27 de Abril de 1128 e por D. Afonso II, na segunda metade do ano de 1217. O original deste documento encontra-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A carta de foral que D. Manuel I mandou passar a Guimares em 1517 aparece no contexto de uma reforma dos forais que teve lugar no primeiro quartel do sculo XVI. O foral novo um documento composto por vinte folhas de pergaminho, com o frontispcio iluminado a cores e a ouro as armas portuguesas entre duas esferas, em cujas faixas se l 1508. um volume encadernado em capas de madeira cobertas de couro, tendo ao centro, em chapas de lato, as mesmas armas e, nos ngulos, as esferas. Faz parte do acervo documental da Sociedade Martins Sarmento. Fonte: www.csarmento.uminho.pt carta foral Forais Em definio preliminar diz-se foral ou carta de foral, o diploma concedido pelo rei, ou por um senhorio laico ou eclesistico, determinada terra, contendo normas que disciplinam as relaes dos povoadores e destes com a entidade outorgante. Constitui a espcie mais significativa das chamadas cartas de previlgio. ( Dicionrio de Histria de Portugal- Joel Serro)

Os forais eram feitos em trs cpias , uma ia para a torre do tombo; outra para o donatrio da vila e uma ltima era enviada para a edilidade. Das mos do copista, os cadernos em pergaminho seguiriam para o iluminador, ocorrendo muitas vezes que a data inscrita nas esferas armilares muito diferente da que existe no final do texto. So exemplos desse fato os de Portel, Castro Verde, Casvel e Odemira, todos de 1510 e a data nas esferas de 1512. (forais da leitura nova na regio do Alentejo - Joo Ruas ) O Foral de Olinda A comparao entre os procedimentos adotados nos forais pelos "concelhos" portugueses e o de Olinda, no nos diz muito, devido adaptaes administrativas que necessariamente ocorreram. O Foral de Olinda, no possui a forma tradicional dos forais portugueses. Apresenta-se como uma carta de doao, no existindo no seu contedo: as normas judiciais e penais as diretrizes fiscais os limites da jurisdio (termo da vila). Este documento confere povoao de Olinda o ttulo de vila e estabelece um amplo patrimnio para o "concelho". O Foral de 1537, chega at os dias atuais legitimado, com fora de lei, devido ao processo histrico, aos procedimentos administrativos e jurdicos adotados. A Histria do Foral de Olinda O Foral de Olinda, lavrado em 12 de maro de 1537, pelo primeiro donatrio Duarte Coelho, dois anos aps a sua chegada a esta capitania, em 9 de maro de 1535. Os primeiros vereadores, no tiveram o cuidado que requeria o cdice original, portanto, em 1550 a Cmara solicita uma cpia ao donatrio, a qual foi tirada do livro de tombo e matrcula. (da capitania) Com a Invaso Holandesa em 1630 e o incndio de Olinda em 1631, o documento foi novamente perdido.

Em 1654, aps a restaurao do domnio portugues em Pernambuco, o texto foi localizado no Mosteiro de So Bento de Olinda e dele foi feito um traslado em 1672. Atravs do ofcio de 11 de agosto de 1677, os vereadores solicitaram ao Rei a confirmao da cpia do Foral de Olinda o qual foi legitimado pela proviso real, datada de Lisboa em 14 de julho de 1678, assinada pelo Prncipe Regente, o Conde Val de Reis. Cpias Existentes 1) cpia datada de 1675, existente no Arquivo Ultramarino (Lisboa), Pernambuco, papis avulsos, caixa 6. 2) cpia de 1723, no mesmo Arquivo, Pernambuco, papis avulsos, caixa 39; 3) cpia de 1783, existente na Prefeitura de Olinda no Livro de Tombo n 01 b; 4) cpia de 1822, conservada na mesma Prefeitura, livro intitulado "Foral"; 5) cpia de 1842, guardada no Mosteiro de So Bento de Olinda , cdice "Monte, Documentos", 1776 - 1876 pp 1 a 4; 6) cpia de cerca de 1876, do Instituto Arqueolgico Pernambucano; 7) copia de 1805 existente no Arquivo Pblico Estadual Pernambucano, Livro de Ordens Rgias 1534-1824 pp 62 a 64; Ao Demarcatria e Declaratria do Foral de Olinda S em 1709, cento e setenta e dois anos aps a outorga do Foral, foi procedida ao demarcatria dos bens do "Concelho" pelo Ouvidor Rgio, Jos Igncio Arouche que realiza vrias diligncias necessrias ao processo: inquirio sobre o Foral de Olinda, arrolando oito testemunhas ( moradores mais antigos da cidade .

vistorias nas reas descritas na Carta de Doao. inscrio das cartas de datas, nos livros de tombo, apresentadas pelos possuidores de terras. sentena de 23 de setembro de 1710, na qual declara e demarca o patrimnio de Olinda, obrigando aos ocupadores do solo pertencente Cmara, assinarem termos de aforamentos e reconhecimentos de foreiros. A Importncia do Foral de 1537 1. Do ponto de vista da histria o documento mais antigo relativo cidade. Esta carta exibe no seu texto o primeiro plano diretor de Olinda, contendo propostas a nvel territorial, funcional, social e ecolgico. o nico foral conhecido do pas. Outros dois so citados , o de Santos de 1545 (Carlos Malheiros Dias - Histria da Colonizao ) e o de Piratininga de 5 de abril de 1558, (Varnhagen - Histria Geral do Brasil), porm nunca foram apresentados. o instrumento gerador de uma vasta documentao, (20.000 documentos) na forma de contratos de aforamentos, reconhecimentos de foreiros, contratos de obrigao, fiana e de responsabilidade. Estes contratos formam cadeias sucessrias de proprietrios, oferecendo um largo campo de pesquisas sobre a genealogia fundiria. 2. Do ponto de vista poltico e econmico A ao demarcatria feita pelo Ouvidor Rgio Jose Igncio Arouche, em 1709, d Olinda o direito ao patrimnio descrito na Carta de Doao de 1537, aumentando o poder poltico e econmico de Olinda. Este fato agravou as rivalidades que redundaram na chamada Guerra dos "Mascates" Crise territorial (entre a cidade de Olinda e o povoado do porto /Recife).

Crise

de

nacionalidade

(entre

brasileiros

"mazombos"

contra

reinis

"mascates"). Crise econmica (produtores endividados "senhores de engenhos" contra comerciantes de acar, ligados aos mercados europeus "mascates"). Crise social ("aristocracia" e o povo) 3. Do ponto de vista da administrao A instituio do "Concelho" assentava num foral, diploma que regulava a administrao, as relaes sociais, os direitos e encargos dos moradores . Tratava-se da "lei orgnica local" e garantia o direito de propriedade . A partir de 1500, os forais foram perdendo a caracterstica de "estatutos" para assumirem a forma de "registros" dos encargos locais. Face ao abandono e desconhecimento da Carta de Doao de 1537 e dos contratos de aforamentos, existentes nos livros de tombo deste municpio , alguns dos foreiros passaram a considerar as terras aforadas, inteiramente suas. Tal interpretao ilegtima, sendo este procedimento constatado, com indignao, tambm nos cartrios de registro geral de imveis. Essa transferncia ilegal, do patrimnio de Olinda para mos de terceiros um ato que fere o legtimo direito de propriedade . 4 Do ponto de vista do direito O direito da Prefeitura, na qualidade senhorial, isto , de proprietria dos bens patrimoniais da antiga Vila de Olinda , assegurado pelo princpio do direito de propriedade, pela irretroatividade das leis, pelo ato jurdico perfeito e acabado, pela irrevogabilidade do direito adquirido, pela relevncia da inscrio do Foral de Olinda e dos contratos de aforamentos no registro imobilirio.

O Foral de Olinda, uma doao pura e simples, sem qualquer restrio e nenhum ato inequvoco o derrogou, nem to pouco se processou a anexao aos bens da Unio, pela via expropriatria. Orientado por estes conceitos, o municpio de Olinda, resgata uma dvida do passado, tendo como objetivo maior, a reabilitao da cidade e consequentemente a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Fonte: www.fundaj.gov.br carta foral O governo Portugus no tinha recursos financeiros prprios para investir no processo de colonizao brasileira. Por isso, resolveu implantar um sistema em que essa tarefa fosse transferida para as mos da iniciativa particular. Assim, em 1534, o rei de Portugal dividiu o Brasil em 15 grandes lotes (As capitanias hereditrias) e os entregou a pessoas de razoveis condies financeiras, os donatrios. O donatrio era a autoridade mxima dentro da sua capitania, tendo a responsabilidade de desenvolv-la com seus prprios recursos. Com a morte do donatrio a administrao da capitania passava para seus descendentes. Por esse motivo as capitanias eram chamadas de Capitanias Hereditrias. O Vinculo entre o rei de Portugal e o donatrio era estabelecido em dois documentos bsicos. CARTA DE DOAO Conferia ao donatrio a posse hereditria da capitania. Posse, aqui no significa o domnio exercido pelo proprietrio. Ou seja, os donatrios no eram proprietrios das capitanias, mas apenas seus administradores. CARTA FORAL Estabelecia os direitos e deveres dos donatrios, relativos a explorao das terras.

Direitos e Deveres dos Donatrios Criar vilas e distribuir terras a quem deseja-se cultiva-las. Exercer plena autoridade no campo judicial e administrativo, podendo inclusive autorizar pena de morte. Escravizar os ndios, obrigando-os a trabalhar na lavoura. Tambm podiam enviar ndios como escravos para Portugal, at o limite de 30 por ano. Receber a vigsima parte dos lucros sobre o comrcio do Pau-Brasil. O donatrio era obrigado a entregar 10% de todo o lucro sobre os produtos da terra ao rei de Portugal. 1/5 dos metais preciosos encontrados nas terras do donatrio deveria ser entregue a coroa portuguesa. O monoplio do Pau-brasil. Observando essa diviso de direitos e deveres dos donatrios, percebe-se claramente que o rei de Portugal reservava para si os melhores benefcios que a terra poderia oferecer. Quantos aos encargos, isto , despesas necessrias para a colonizao ficavam com os donatrios. O sistema de capitanias hereditrias no alcanou do ponto de vista econmico, o sucesso esperado pelos donatrios. Somente as capitanias de Pernambuco e So Vicente conseguiram relativa prosperidade, rendendo lucros com a lavoura canavieira . As demais fracassaram em conseqncias de vrias causas como: A falta de dinheiro dos donatrios. Falta de pessoas para trabalhar na lavoura. O constante ataque de tribos indgenas, revoltadas contra a escravido que o colonizador queria impor. Dificuldade de comunicao entre as capitanias e Portugal, decorrente da enorme distancia e dos pssimos meios de transporte. Pouqussima participao dos donatrios no lucro obtido da terra que, na poca provinha do pau-brasil, por isso eles no tinha motivao para prosseguir seu trabalho administrativo. O fato de todas as capitanias no serem propicias para plantao de cana-deacar, cuja produo interessava o ao sistema colonial que estava sendo implantado.

Do ponto de vista poltico, o sistema de capitanias hereditrias cumpriu, de certa maneira os objetivos desejados. Lanou fundamentos iniciais da colonizao portuguesa no Brasil, preservando a terra e revelando possibilidades de explorao Foral Diploma, tambm designado por carta foral, concedido pelo rei ou por um senhor laico ou eclesistico, a um determinado local, dotando-o de autoridade legtima na regulao da vida coletiva da populao, embora a extenso e o contedo das cartas forais fossem variveis, estas caracterizavam-se, em termos gerais, por serem uma lei escrita (carta firmada, testemunhada e confirmada), orgnica (organizadora de um determinado aglomerado social), local (atuante dentro de fronteiras territoriais definidas), ou relativa (aplicvel s relaes econmico-sociais internas, recprocas entre habitantes e a autoridade outorgante). Eram, portanto, consignadas liberdades e garantias s pessoas e aos seus bens, estipulados impostos e tributos, multas e composies, o servio militar, imunidade coletivas, aproveitamentos dos terrenos comuns, etc. A Coroa tinha particular interesse nos forais porque estes funcionavam como fontes de receitas, sendo dinamizadores da economia nacional, ao mesmo tempo que fortaleciam o poder central. Os forais entraram em decadncia no sculo XV, tendo sido exigida pelos procuradores dos concelhos a sua reforma, o que viria a acontecer no reinado de D. Manuel. Foram extintos por Mouzinho da Silveira em 1832. Fonte: www.geocities.com carta foral A Carta Foral tratava, principalmente, dos tributos a serem pagos pelos colonos. Definia ainda, o que pertencia Coroa e ao donatrio. Se descobertos metais e pedras preciosas, 20% seriam da Coroa e, ao donatrio caberiam 10% dos produtos do solo. A Coroa detinha o monoplio do comrcio do paubrasil e de especiarias. O donatrio podia doar sesmarias aos cristos que pudessem coloniz-las e defend-las, tornando-se assim colonos. Fonte: pt.wikipedia.org carta foral

Uma carta de foral um documento concedido por um rei ou por um senhorio a uma povoao onde se estabelecem as normas de relacionamento dos seus habitantes, entre si e com o senhor que lhes outorgou o documento. concedido como uma carta de privilgio, concedendo aos moradores da terra que a recebe um estatuto privilegiado ou de excepo. O Conde D. Henrique outorgou a Guimares o seu primeiro foral (documento sem data, mas seguramente anterior ao foral de Constantim, de 1096). Tratase de um importante documento, nomeadamente pelo carcter pioneiro das preocupaes com o fomento das actividades comerciais presentes no seu texto. O foral henriquino de Guimares foi confirmado por D. Afonso Henriques em 27 de Abril de 1128 e por D. Afonso II, na segunda metade do ano de 1217. O original deste documento encontra-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A carta de foral que D. Manuel I mandou passar a Guimares em 1517 aparece no contexto de uma reforma dos forais que teve lugar no primeiro quartel do sculo XVI. O foral novo um documento composto por vinte folhas de pergaminho, com o frontispcio iluminado a cores e a ouro as armas portuguesas entre duas esferas, em cujas faixas se l 1508. um volume encadernado em capas de madeira cobertas de couro, tendo ao centro, em chapas de lato, as mesmas armas e, nos ngulos, as esferas. Faz parte do acervo documental da Sociedade Martins Sarmento. Fonte: www.csarmento.uminho.pt carta foral Forais Em definio preliminar diz-se foral ou carta de foral, o diploma concedido pelo rei, ou por um senhorio laico ou eclesistico, determinada terra, contendo normas que disciplinam as relaes dos povoadores e destes com a entidade outorgante. Constitui a espcie mais significativa das chamadas cartas de previlgio. ( Dicionrio de Histria de Portugal- Joel Serro)

Os forais eram feitos em trs cpias , uma ia para a torre do tombo; outra para o donatrio da vila e uma ltima era enviada para a edilidade. Das mos do copista, os cadernos em pergaminho seguiriam para o iluminador, ocorrendo muitas vezes que a data inscrita nas esferas armilares muito diferente da que existe no final do texto. So exemplos desse fato os de Portel, Castro Verde, Casvel e Odemira, todos de 1510 e a data nas esferas de 1512. (forais da leitura nova na regio do Alentejo - Joo Ruas ) O Foral de Olinda A comparao entre os procedimentos adotados nos forais pelos "concelhos" portugueses e o de Olinda, no nos diz muito, devido adaptaes administrativas que necessariamente ocorreram. O Foral de Olinda, no possui a forma tradicional dos forais portugueses. Apresenta-se como uma carta de doao, no existindo no seu contedo: as normas judiciais e penais as diretrizes fiscais os limites da jurisdio (termo da vila) . Este documento confere povoao de Olinda o ttulo de vila e estabelece um amplo patrimnio para o "concelho". O Foral de 1537, chega at os dias atuais legitimado, com fora de lei, devido ao processo histrico, aos procedimentos administrativos e jurdicos adotados. A Histria do Foral de Olinda O Foral de Olinda, lavrado em 12 de maro de 1537, pelo primeiro donatrio Duarte Coelho, dois anos aps a sua chegada a esta capitania, em 9 de maro de 1535. Os primeiros vereadores, no tiveram o cuidado que requeria o cdice original, portanto, em 1550 a Cmara solicita uma cpia ao donatrio, a qual foi tirada do livro de tombo e matrcula. (da capitania) Com a Invaso Holandesa em 1630 e o incndio de Olinda em 1631, o documento foi novamente perdido.

Em 1654, aps a restaurao do domnio portugues em Pernambuco, o texto foi localizado no Mosteiro de So Bento de Olinda e dele foi feito um traslado em 1672. Atravs do ofcio de 11 de agosto de 1677, os vereadores solicitaram ao Rei a confirmao da cpia do Foral de Olinda o qual foi legitimado pela proviso real, datada de Lisboa em 14 de julho de 1678, assinada pelo Prncipe Regente, o Conde Val de Reis. Cpias Existentes 1) cpia datada de 1675, existente no Arquivo Ultramarino (Lisboa), Pernambuco, papis avulsos, caixa 6. 2) cpia de 1723, no mesmo Arquivo, Pernambuco, papis avulsos, caixa 39; 3) cpia de 1783, existente na Prefeitura de Olinda no Livro de Tombo n 01 b; 4) cpia de 1822, conservada na mesma Prefeitura, livro intitulado "Foral"; 5) cpia de 1842, guardada no Mosteiro de So Bento de Olinda , cdice "Monte, Documentos", 1776 - 1876 pp 1 a 4; 6) cpia de cerca de 1876, do Instituto Arqueolgico Pernambucano; 7) copia de 1805 existente no Arquivo Pblico Estadual Pernambucano, Livro de Ordens Rgias 1534-1824 pp 62 a 64; Ao Demarcatria e Declaratria do Foral de Olinda S em 1709, cento e setenta e dois anos aps a outorga do Foral, foi procedida ao demarcatria dos bens do "Concelho" pelo Ouvidor Rgio, Jos Igncio Arouche que realiza vrias diligncias necessrias ao processo: inquirio sobre o Foral de Olinda, arrolando oito testemunhas ( moradores mais antigos da cidade . vistorias nas reas descritas na Carta de Doao. inscrio das cartas de datas, nos livros de tombo, apresentadas pelos possuidores de terras.

sentena de 23 de setembro de 1710, na qual declara e demarca o patrimnio de Olinda, obrigando aos ocupadores do solo pertencente Cmara, assinarem termos de aforamentos e reconhecimentos de foreiros. A Importncia do Foral de 1537 1. Do ponto de vista da histria o documento mais antigo relativo cidade. Esta carta exibe no seu texto o primeiro plano diretor de Olinda, contendo propostas a nvel territorial, funcional, social e ecolgico. o nico foral conhecido do pas. Outros dois so citados , o de Santos de 1545 (Carlos Malheiros Dias - Histria da Colonizao ) e o de Piratininga de 5 de abril de 1558, (Varnhagen - Histria Geral do Brasil), porm nunca foram apresentados. o instrumento gerador de uma vasta documentao, (20.000 documentos) na forma de contratos de aforamentos, reconhecimentos de foreiros, contratos de obrigao, fiana e de responsabilidade. Estes contratos formam cadeias sucessrias de proprietrios, oferecendo um largo campo de pesquisas sobre a genealogia fundiria. 2. Do ponto de vista poltico e econmico A ao demarcatria feita pelo Ouvidor Rgio Jose Igncio Arouche, em 1709, d Olinda o direito ao patrimnio descrito na Carta de Doao de 1537, aumentando o poder poltico e econmico de Olinda. Este fato agravou as rivalidades que redundaram na chamada Guerra dos "Mascates" Crise territorial (entre a cidade de Olinda e o povoado do porto /Recife). Crise de nacionalidade (entre brasileiros "mazombos" contra reinis

"mascates").

Crise econmica (produtores endividados "senhores de engenhos" contra comerciantes de acar, ligados aos mercados europeus "mascates"). Crise social ("aristocracia" e o povo) 3. Do ponto de vista da administrao A instituio do "Concelho" assentava num foral, diploma que regulava a administrao, as relaes sociais, os direitos e encargos dos moradores . Tratava-se da "lei orgnica local" e garantia o direito de propriedade . A partir de 1500, os forais foram perdendo a caracterstica de "estatutos" para assumirem a forma de "registros" dos encargos locais. Face ao abandono e desconhecimento da Carta de Doao de 1537 e dos contratos de aforamentos, existentes nos livros de tombo deste municpio , alguns dos foreiros passaram a considerar as terras aforadas, inteiramente suas. Tal interpretao ilegtima, sendo este procedimento constatado, com indignao, tambm nos cartrios de registro geral de imveis. Essa transferncia ilegal, do patrimnio de Olinda para mos de terceiros um ato que fere o legtimo direito de propriedade . 4 Do ponto de vista do direito O direito da Prefeitura, na qualidade senhorial, isto , de proprietria dos bens patrimoniais da antiga Vila de Olinda , assegurado pelo princpio do direito de propriedade, pela irretroatividade das leis, pelo ato jurdico perfeito e acabado, pela irrevogabilidade do direito adquirido, pela relevncia da inscrio do Foral de Olinda e dos contratos de aforamentos no registro imobilirio. O Foral de Olinda, uma doao pura e simples, sem qualquer restrio e nenhum ato inequvoco o derrogou, nem to pouco se processou a anexao aos bens da Unio, pela via expropriatria.

Orientado por estes conceitos, o municpio de Olinda, resgata uma dvida do passado, tendo como objetivo maior, a reabilitao da cidade e consequentemente a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Fonte: www.fundaj.gov.br carta foral O governo Portugus no tinha recursos financeiros prprios para investir no processo de colonizao brasileira. Por isso, resolveu implantar um sistema em que essa tarefa fosse transferida para as mos da iniciativa particular. Assim, em 1534, o rei de Portugal dividiu o Brasil em 15 grandes lotes (As capitanias hereditrias) e os entregou a pessoas de razoveis condies financeiras, os donatrios. O donatrio era a autoridade mxima dentro da sua capitania, tendo a responsabilidade de desenvolv-la com seus prprios recursos. Com a morte do donatrio a administrao da capitania passava para seus descendentes. Por esse motivo as capitanias eram chamadas de Capitanias Hereditrias. O Vinculo entre o rei de Portugal e o donatrio era estabelecido em dois documentos bsicos. CARTA DE DOAO Conferia ao donatrio a posse hereditria da capitania. Posse, aqui no significa o domnio exercido pelo proprietrio. Ou seja, os donatrios no eram proprietrios das capitanias, mas apenas seus administradores. CARTA FORAL Estabelecia os direitos e deveres dos donatrios, relativos a explorao das terras. Direitos e Deveres dos Donatrios Criar vilas e distribuir terras a quem deseja-se cultiva-las.

Exercer plena autoridade no campo judicial e administrativo, podendo inclusive autorizar pena de morte. Escravizar os ndios, obrigando-os a trabalhar na lavoura. Tambm podiam enviar ndios como escravos para Portugal, at o limite de 30 por ano. Receber a vigsima parte dos lucros sobre o comrcio do Pau-Brasil. O donatrio era obrigado a entregar 10% de todo o lucro sobre os produtos da terra ao rei de Portugal. 1/5 dos metais preciosos encontrados nas terras do donatrio deveria ser entregue a coroa portuguesa. O monoplio do Pau-brasil. Observando essa diviso de direitos e deveres dos donatrios, percebe-se claramente que o rei de Portugal reservava para si os melhores benefcios que a terra poderia oferecer. Quantos aos encargos, isto , despesas necessrias para a colonizao ficavam com os donatrios. O sistema de capitanias hereditrias no alcanou do ponto de vista econmico, o sucesso esperado pelos donatrios. Somente as capitanias de Pernambuco e So Vicente conseguiram relativa prosperidade, rendendo lucros com a lavoura canavieira . As demais fracassaram em conseqncias de vrias causas como: A falta de dinheiro dos donatrios. Falta de pessoas para trabalhar na lavoura. O constante ataque de tribos indgenas, revoltadas contra a escravido que o colonizador queria impor. Dificuldade de comunicao entre as capitanias e Portugal, decorrente da enorme distancia e dos pssimos meios de transporte.

Pouqussima participao dos donatrios no lucro obtido da terra que, na poca provinha do pau-brasil, por isso eles no tinha motivao para prosseguir seu trabalho administrativo. O fato de todas as capitanias no serem propicias para plantao de cana-deacar, cuja produo interessava o ao sistema colonial que estava sendo implantado. Do ponto de vista poltico, o sistema de capitanias hereditrias cumpriu, de certa maneira os objetivos desejados. Lanou fundamentos iniciais da colonizao portuguesa no Brasil, preservando a terra e revelando possibilidades de explorao. Fonte: www.algosobre.com.br

S-ar putea să vă placă și