Sunteți pe pagina 1din 7

ESCOLA SECUNDRIA DANIEL SAMPAIO

1 TESTE DE BIOLOGIA

Ano lectivo de 2009/10 12 ano Turma C


Data: 27 de Outubro de 200 Durao: 90m

I - Nofertil
Os anticoncepcionais masculinos em experimentao procuram eliminar a produo de espermatozides, seja atravs de substncias hormonais ou no hormonais, como o caso do gosipol. O Nofertil um anticoncepcional feito base do gosipol, um composto derivado do algodo. O gosipol interrompe o processo de maturao do espermatozide. Alm do mais, parece no possuir efeitos secundrios desagradveis. Isto , o produto no origina aumento do peso, no modifica a lbido nem muda os nveis de testosterona. Mas o mais importante de tudo que os seus efeitos so reversveis. A produo - que compreende trs etapas: extraco, purificao e estabilizao molculas - requer rapidez, uma vez que o gosipol puro termossensvel e fotossensvel.

1. Classifique em verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas regulao do sistema reprodutor masculino. (A) Se o anticoncepcional masculino bloquear a glndula hipfise, inibindo a FSH, inibir a espermatognese. (B) Se a aco inibidora do anticoncepcional masculino for sobre a LH, inibir a produo de testosterona, o que poder, com o tempo, inibir tambm o desejo sexual. (C) O gosipol provoca esterilidade masculina. (D) O Nofertil, no tendo aco hormonal, provavelmente deve bloquear enzimas que participam do processo de maturao dos espermatozides. (E) Bloqueando ou reduzindo a produo de espermatozides, o Nofertil tambm poder ser utilizado no combate SIDA. (F) Se o anticoncepcional masculino possuir esterides, poder levar, com o uso prolongado, esterilidade, impotncia, ginecomastia e outros sintomas semelhantes aos causados pelos esterides anabolizantes. (G) O gosipol impede a formao de espermatdios. (H) O Nofertil diminui o volume do smen, assim como a vitalidade e a mobilidade dos espermatozides.

2. Seleccione as opes que completam correctamente as afirmaes seguintes: 2.1. A descoberta do gosipol permite que os homens: (A) possuam controlo sobre a sua capacidade de fecundao. (C) consigam controlar o seu nvel de testosterona. (B) controlem o nmero de espermatozides formados. (D) percam a sua privacidade. 3. Seleccione as opes que permitem preencher os espaos, de modo a obter afirmaes correctas. 3.1. Durante a fase de maturao ocorre a _______, ficando os ________ com _______ cromossomas. (A) 2 diviso meitica () espermatcitos I () 23 (B) 2 diviso meitica () espermatcitos II () 46 (C) 1 diviso meitica () espermatcitos II () 23 (D) 1 diviso meitica () espermatcitos I () 46 3.2. A prstata segrega ______ directamente no(a) _________, alimentando os ____________ (A) glicose () canal deferente () espermatdios (B) glicose () uretra () espermatozides (C) citrato () canal deferente () espermatdios (D) citrato () uretra () espermatozides 4. Estabelea a correspondncia entre as afirmaes seguintes e os nmeros da figura 1. (A) Possui enzimas hidrolticas que permitem ao espermatozide penetrar no gmeta feminino. (B) Fornece energia sob a forma de ATP. (C) Permite a deslocao do espermatozide. (D) Controlo do espermatozide. (E) Possui um ncleo haplide. (F) Forma o flagelo. (G) Contm mitocndrias. 5. Reconstitua a sequncia temporal dos acontecimentos relativos regulao hormonal masculina, colocando por ordem as letras que os identificam. (A) Inibio das clulas de Leyclig. (B) Inibio da hipfise. (C) Elevada concentrao de testosterona. (D) Diminuio da produo de l_H e FSH. (E) Diminuio da produo de Gn-RH. (F) Diminuio da concentrao de testosterona. II 1 A figura 2 representa o sistema reprodutor feminino. 1.1 Legende a figura 1 1.2 Enumere as funes dos rgos assinalados com os nmeros 3, 4, 5 e 6.

Fig.2

2 As alteraes ao nvel do tero durante o cicio menstrual esto ilustradas figura 3. 2.1 Identifique as fases A, B e C. 2.2 Caracterize a fase B.

Fig. 3

3 O grfico que se seque descreve a variao da concentrao de hormonas hipofsras e ovricas durante o ciclo de vida humano. 3.1 Identifique cada uma das hormonas (de A a D). 3.2 Identifique as fases do ciclo sexual assinaladas com as letras P, Q, R e S. As hipteses so: ovulao, desenvolvimento do folculo, menstruao e desenvolvimento do corpo lteo. 3.3 Qual das seguintes hormonas a primeira a aumentar significativamente quando.se inicia um ciclo ovrco? a) Progesterona. d) Testosterona. b) FSH, c) Estrognio. e) GnRH.

(Seleccione a opo correcta.)

4. Observe a figura que se segue. 4.1. Identifique as fases de desenvolvimento embrionrio representadas na figura. 4.2. Faa a legenda da letra B e dos nmeros 3, 4, 5, 6 e 7 da figura. 4.3. Todas as clulas da estrutura 3 so totipotentes. Explique o significado desta afirmao.

Fig.4. Fecundao e Desenvolvimento embrionrio. 5. Observe, atentamente, a figura 5.

5.1.Identifique embrionrios.

os

anexos

5.2.Explique a funo e o funcionamento da estrutura assinalada com o nmero 5

Fig.5. Feto e anexos embrionrios.

III Manipulao da fertilidade O Homem utiliza inmeros mtodos para controlar o nmero filhos, bem como o tempo entre os nascimentos. Contudo tambm recorre cada vez mais a tcnicas de reproduo medicamente assistidas, no sentido de superar dificuldades reprodutivas. O controlo da populao mundial cada vez mais necessrio para assegurar a qualidade de vida dos indivduos, bem como a preservao do meio ambiente. 1 Tem ocorrido uma evoluo significativa dos mtodos contraceptivos nas ltimas dcadas. 1.1 Indique a tendncia relativa ao uso do DIU, indicando, simultaneamente, as principais desvantagens deste mtodo. 1.2 "A plula apenas administrada enquanto contraceptivo, protegendo simultaneamente contra as doenas sexualmente transmissveis." Comente a afirmao. 1.3 Quais sero os motivos associados diminuio do uso de espermicidas, do diafragma e do coito interrompido desde 1978? 2. O desenvolvimento da fecundao n vtro veio permitir a muitos casais a possibilidade de gerar uma gravidez. 2.1 Identifique o processo aplicado em A e em B. 2.2 Indique a vantagem da combinao desta tcnica com a microinjeco. 3. Elabore uma listagem dos principais problemas ticos levantados pela sociedade e por alguns cientistas a propsito da temtica da reproduo medicamente assistida.

1. 2. 1. A. 3.1 C. 4. 5

CORRECO. I A-V; B-V; C-F; D-V; E-F; F-V; G-V; H-F. 2.2. C. 3.2. D. A - 1; B - 4; C - 7; D - 2; E - 5; F - 3; G - 6.

C --E - B - D - A - F.

II 1.1 1 - vulva; 2 - orifcio genital (vagina); 3 - vagina; 4 - ovrio; 5 - tero; 6 - trompas de Falpio. 1.2. 3 - local de entrada dos espermatozides; 4 - produo de vulos; 5 - local de gestao; 6 - local de fecundao. 2.1. A - fase secretora; B - fase menstrual; C - fase reparadora. 2. 2. Os teores de estrognio e progesterona diminuem drasticamente, as artrias dilatam-se e as suas paredes rebentam: parte do endomtrio entra em colapso, desprende-se e flui para o organismo.

3.1 A - estrognio; B - progesterona; C - LH; D - FSH. 3.2. P - menstruao; lteo. 3.3 Opo c). 4.1 4.2 4.3 5. 1 5.2 III 1.1. 0 DIU tem sido menos usado, pois no apresenta uma eficcia extrema, de difcil aplicao, pois necessita de interveno especializada, e para algumas mulheres apresenta elevado desconforto. 1.2. A plula, para alm de contraceptivo, pode ser utilizada nos casos necessrios para a regulao dos ciclos ovrico e uterino, no protegendo contra as doenas sexualmente transmissveis, pois no impede o contacto directo entre os rgos sexuais, impedindo apenas a ocorrncia da ovulao. 1.3. Porque so mtodos menos eficazes.e cuja aplicao acarreta mais erros, associado ao desenvolvimento de mtodos mais prticos, eficazes e permanentes. 2.1. A - recolha dos ocitos; B - transferncia dos embries. 2.2. Permite a obteno de muitos ocitos, que so recolhidos antes de ocorrer a ovulao, de modo a fecundar vrios ocitos e implementar alguns no tero. 5 Q - desenvolvimento do folculo; R - ovulao; S - desenvolvimento do corpo

3. A crioconservao de gmetas e embries; escolha de caractersticas do filho (sexo, por exemplo); desconhecimento de todos os impactos e efeitos destas novas tcnicas, etc.

Questes/cotaes I

Questes/cotaes II

Proposta de soluo do 1 teste de Biologia (Novembro de 2009) I 1. D. 2. 1 - C 2 - E; 3 - F; 4 - A; 5 - D; 6 - B. 3.A testosterona uma hormona sexual masculina que regula a espermatognese. Ao administrar anabolizantes que possuem testosterona, os atletas vo possuir doses extras da hormona, inibindo o complexo hipotlamo-hipfise, que condicionar a produo de espermatozides. (3-20, 2-14, 1-8) 4. B. 5. C. 6. Esta tcnica permite a microinjeco directamente no citoplasma de um ocito II de um nico espermatozide, devidamente seleccionado, uma vez que estes pacientes produzem poucos espermatozides. (3-20, 2-14, 1-8) 7.1 ocito II 2 espermatcitos II 3 Espermatdeos 4 2 Glbulo polar 7.2 B 7.3. B, C, E, F, H. 7.3.1 B, E, F, H, C II 1. 1 -Complexo hipotlamo/hipfise2 - Hipotlamo 3 - Hipfise 4 - Ovrio 5 - Trompa de Falpio 6 - tero 7 Vagina 8 - Folculo primordial 9 - Folculo secundrio 10 - Folculo de Graaf 11 - Ocito II 12 Corpo lteo (10 a 12 - 9, 7 a 9 - 6, 4 a 6 - 3, 1 a 3 - 3) 2.1. B. 2.2.C. 3. 0 exerccio fsico intenso e continuado provoca grande reduo na secreo de estrognio, que responsvel pelo desenvolvimento de osteoporose prematura com consequncias a curto e longo prazos. A curto prazo, estas atletas tm apresentado um alto ndice de leses, em decorrncia tanto do comprometimento estrutural da microarquitectura do osso como da reduo de massa 'ssea corporal, particularmente fracturas de stress, e a longo prazo aquelas que se tornam portadoras de osteoporose desenvolvem um risco maior de fracturas com consequncias potencialmente graves, embora ainda jovens. (2-10, 1-5) 4. A - II; B - III; C - II; D - II; E - I; F - III; G - II; H - III. 5.1. A. 5.2.C. 5.3. B. 6. A plula contm estrognios e progesterona que, administrados em quantidades reguladas, controlam o endomtrio. Quando a concentrao destas hormonas baixa, o endomtrio desagrega-se e ocorre a menstruao. (3-20, 2-14, 1-8) 7. Obstruo das trompas de Falpio - transferncia intratubrica de gmetas. Produo de muco cervical muito espesso - estimulao ovrica. Ovrios poliqusticos - estimulao ovrica. (3-15, 2-10, 1-5) 81 A 8.2 a) ausncia; ausncia; ausncia. 8.2.1 Como ao longo do ciclo os nveis de FSH so baixos, no ocorre foliculognese . Este fenmeno, associado ausncia de um pico de LH, impede a ovulao . Como no h libertao do gmeta feminino, nunca poder ocorrer fecundao. (3-20, 2-14, 1-8)

S-ar putea să vă placă și