Sunteți pe pagina 1din 7

Razes de Apelao Estupro Violncia Presumida

RAZES DE APELAO

PROTOCOLO N ......... Apelante: .................. Egrgio Tribunal, Colenda Cmara, Insigne Relator,

O presente recurso tem como escopo a indignao, do recorrente, com a sentena condenatria, da lavra da Juza da Primeira Vara Criminal de .............., que o condenou a uma pena definitiva ..... (...) anos e .... (..) meses de recluso a ser cumprida no regime aberto, sob a suposta prtica do delitos inscritos nos art. 218-A, do Cdigo Penal e 244-B, do Estatuto da Criana e do Adolescente, com as novas redaes dadas pela neonata 12.015 de 07.08.2009.

SNTESE DOS FATOS


O Ministrio Pblico intentou a presente ao penal em desfavor do Acusado, imputando-lhe a prtica dos ilcitos penais insertos na norma proibitiva dos artigos 218-A, do Cdigo Penal (vtima....), 244-B, do Estatuto da Criana e do Adolescente (vtimas .....; ......... e ........) se propondo em provar em juzo os seguintes fatos, conforme a denncia de fls.......:

Durante a instruo criminal, discorrida sob o plio do contraditrio, a suposta vtima ................., de forma clara, segura e irrepreensvel retratou suas declaraes prestadas perante a autoridade policial, razo pela qual a ilustre juza de piso absolveu o Apelante da imputao relativo ao crime de estupro. A sentena recorrida de forma equivocada e injusta julgou procedente a acusao com referncia ao delito acima descritos ao arrepio da prova produzida durante a instruo criminal.

DO DIREITO
PRELIMINARMENTE O presente feito nada mais do que um elo da ao penal de n ......................, pois, os ilcitos penais atribudos ao Acusado, aqui, pelas condies de tempo, lugar, modus operandi, e outras semelhantes, configuram in tese a continuidade delitiva, prevista no art. 71, do Cdigo Penal Brasileiro, o que impunha a Magistrada de piso determinar a reunio dos processos, para prolao de uma nica sentena. Assim deve, pela presente preliminar decretar-se a nulidade da sentena recorrida para que os fatos ali julgados integrem o rol daqueles julgados na referida ao penal. neste sentido o entendimento esposado pelos nossos tribunais de teto, conforme os seguintes arestos:
PROCESSUAL PENAL HABEAS CORPUS ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR VTIMAS DIFERENTES CONTINUIDADE DELITIVA PARGRAFO NICO DO ART. 71 DO CDIGO PENAL Em se tratando de crime de atentado violento ao pudor, perpetrado contra vtimas diferentes, pode ser aplicado o disposto no pargrafo nico do art. 71, do Cdigo Penal, observando-se os demais requisitos para o reconhecimento da continuidade delitiva. Writ

parcialmente conhecido. (STJ HC 26152 MS 5 T. Rel. Min. Felix Fischer DJU 10.11.2003 p. 00200) JCP.71 JCP.71.PUN PENAL ESTUPRO PRTICA REITERADA HOMOGENEIDADE DE CIRCUNSTNCIAS ART. 71 DO CP CRIME CONTINUADO OCORRNCIA HABITUALIDADE INOCORRNCIA 1. Na fico jurdica do crime continuado, o agente, movido pelo anseio de reiterar a primeira conduta criminosa, faz uso do mesmo modus operandi ou aguarda a oportunidade em que estejam presentes as mesmas condies favorveis prtica do delito. 2. Verifica-se, no presente caso, a presena do nexo circunstancial entre os vrios estupros praticados pelo av contra sua neta, uma vez que o agente esperava o momento em que se encontrava ss com a vtima, para viabilizar a mansa e clandestina execuo do crime de estupro. 3. Desta forma, no h como se falar em mera repetio habitual, que diz respeito aes criminosas autnomas e isoladas, praticadas em circunstncias diversas e com meios distintos de execuo. 4. Recurso conhecido e provido para determinar a incidncia do aumento de pena previsto no art. 71 do Cdigo Penal. (STJ RESP 306308 RO 5 T. Rel Min. Laurita Vaz DJU 16.06.2003 p. 00367) JCP.71

Desta forma, Excelncia, os fatos objeto do presente feito esto em plena harmonia com aqueles apurados nos autos ................, no que concerne aos requisitos para o reconhecimento da continuidade delitiva, caso haja condenao, pelo que no deveria ter sido instaurada ao penal distinta, cuja unificao deve ser decretada no presente momento processual, decretando-se a nulidade da sentena recorrida, sob pena de insurgncia contra a garantia constitucional do devido processo legal, incrustado no inciso LIV, do art. 5 da Constituio Federal.

DO MRITO
pacfico, na doutrina dominante, que a corrupo de menores, trata-se de crime material, que s se aperfeioa com a positivao do resultado como caracterstico do tipo penal, com a objetiva leso do bem jurdico tutelado. O que vale dizer: que para sua consumao imperioso e indispensvel que a vtima efetivamente fique corrompida em sua conduta moral, ex pert nos prazeres da carne, degradada e escrava da luxria. Verifica-se, assim, que a descrio legal do crime, possui dois ncleos alternativos: corromper, que tem o significado de perverter, viciar, depravar, etc, e facilitar a corrupo, que tornar mais fcil, prestar auxlio iniciativa da menor, para a mesma corrupo. Quanto a modalidade da ao do agente, h uma trplice previso; a) com ela praticando ato libidinosos; b) ou induzindo-a a pratica-lo, e , c) ou induzindo-a a presencia-lo. Invoca-se o magistrio de nosso ilustre mestre conterrneo Geraldo Batista Siqueira, que assim leciona:
O delito de Corrupo de Menores, em nossa legislao (artigo 218, CP), se apresenta atravs de um tipo misto. Dois ncleos tipolgicos expressam a figura acima indicada: corromper ou facilitar a corrupo. .A definio procurada no matria de interesse meramente acadmico. Ao contrrio, assume papel de relevo na aplicao do Direito ao caso concreto, principalmente no que toca consumao. Na concepo formal do tipo legal, em apreo, a consumao, momento terminal de vrias figuras penais, prescindese, para seu aperfeioamento, da realizao do resultado, embora inserido na definio do tipo legal. Verificando-se a efetivao do resultado, a corrupo do sujeito passivo da infrao, teremos etapa posterior ao resultado, o exaurimento. Diz-se o crime exaurido.

(Corrupo de Menores Aspectos Processuaisin JURID 8.0 Publicaes Eletrnicas CD-ROM).

A sentena hostilizada no levou em conta a prova produzida durante a instruo que confirma o estado de corrupo das supostas vtimas antes de conhecerem o Apelante, o que se afiguraria como crime impossvel, a consumao do delito previsto no art.. 244-B da Lei 8.069/90, com a nova redao emprestada pela Lei 12.015/2009. Resumindo impossvel corromper uma pessoa j corrompida. Neste ponto de vista, pelo conjunto probatrio existente nos autos, inafastvel a realidade do estado deletrio da moral em j se encontravam as pretensas vtimas, que levavam vida leviana, dissoluta de pessoas notoriamente j corrompidas, no podendo assim figurar como sujeito passivo do referido delito. Diz a jurisprudncia:
"No pode prosperar a acusao de corrupo de menor se se trata de moa leviana que se ausenta de casa sem dar notcia de seu paradeiro, viajando constantemente em companhia de rapazes. O simples Fato de englobar a denncia trs acusados de uma s vez indica, de forma inequvoca, que ai vtima j estaca corrompida" (TJSP' - AC - Rel. Gonalves de Rezende). "A corrupo tem como pressuposto indeclinvel a integridade moral da vtima. e no se pode admiti-la se. j no primeiro encontro com o ru, a ele se entrega, mantendo relaes sexuais completas. Em tal caso, achase ausente o preparo psicolgico do agente, para a cpula, ato de libidinagem e corruptor por excelncia" (TJSP - AC - Rel. Villa da Costa RT 485/298). "A corrupo pressupe honestidade, que se mostra amplamente duvidosa na jovem que se entrega voluntariamente a quem conhecia

apenas de vista e logo ao primeiro encontro" (TJSP - AC Rel. Accio Rebouas RT 470/105). "O art. 218 do CP alude a "corromper ou facilitar a corrupo" de menor. Parte do pressuposto, pois, de ser a vtima recatada e de bons costumes, o que no ocorre com a moa que pernoita fora de casa e se entrega sexualmente a estranho, cujo nome sequer conhecia" (TJSP - AC - Rel. Cunha Bueno - RT 591/328). "No padece dvida de que o Estado, atravs do art. 218 do CP, quis estender a sua proteo aos menores inexperientes nos prazeres sexuais, e que tem vencido o seu natural recato, o pudor, pela induo prtica ou assistncia de ato libidinoso. Evidente que, se a vtima no guarda pudor, no h o que se resguardar. Da, a orientao dos julgados no sentido de que a simples conjuno carnal consentida, sem nenhum ato de aliciamento conducente destruio do pudor, no configura o crime de corrupo de menor" (STF - HC - Rel. Djaci Falco - RTJ 49/I12).

Como o citados julgados enfatizaram as supostas vtimas no presente processo, no preenchem os requisitos exigidos para figurarem como sujeito passivo do delito de corrupo de menores, pois a toda evidncia se entregavam sexualmente, livre e conscientemente, motivadas pelo interesse financeiro, alm do que tinham vidas desregradas, j acostumadas prtica sexual (fls........., autos principais.) freqentando casas de prostituio (fls...., idem), se ausentavam de casa por vrios dias e quando retornavam sequer davam explicaes aos seus responsveis, denotando j viverem em estado de degradao moral. Assim, no h como confirmar a condenao exarada pela juza a quo pela prtica do crime de corrupo de menores, impondo-se sua absolvio por Esta Egrgia Corte.

Como tambm ficou demonstrado que as fotografias erticas constantes dos autos foram tiradas pelas prprias menores, que aproveitando da ausncia do Acusado se auto fotografavam, devendo tambm, ser cassada sua condenao na sentena recorrida.,

EX POSITIS,
espera o Apelante, ...................., , sejam as presentes razes recebidas, vez que tempestivas e prprias, para final dar provimento ao presente apelo, conseqentemente, decretada sua absolvio, nos termos da legislao pertinente, pois desta forma Este Egrgio Sodalcio, estar editando decisrio carregado de equidade, restabelecendo o imprio da Lei, do Direito de Excelsa JUSTIA.

Local, data.

___________________ OAB

S-ar putea să vă placă și