Sunteți pe pagina 1din 2

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Direito Introduo Cincia do Direito 2 Semestre de 2013 - Turma A Lucas Barbosa Miranda

1 (a) esclarea o enciclopdico, o ecltico, o propedutico, o epistemolgico e o cientfico da ICD (cap. I, das Lies... Miguel Reale; Cap. I, do Compndio... de Machado Neto, e cap. XIX, dos Elementos... Mata-Machado);

A Introduo Cincia do Direito (ICD) uma matria elaborada a fim de oferecer uma introduo ao mundo jurdico e seus diversos ramos, e apresentada sob diferentes aspectos. Machado Neto, em sua obra Compndio de Introduo Cincia do Direito, apresenta a ICD como sendo uma enciclopdia de conhecimentos cientficos e filosficos. Enciclopdico, segundo o autor, seria ento aquilo que no cincia, filosofia, arte ou religio, mas sim contenha conhecimentos de uma ou mais dessas ordens, a fim de fazer um estudo superficial, introdutrio, no caso da ICD, do mundo jurdico. O autor tambm destaca o carter epistemolgico da ICD ao explicitar a essncia dessa matria. Epistemologia a parte da filosofia que estuda as origens e pressupostos de um saber cientfico. Dessa forma, ao discorrer sobre a essncia do programa de ICD ser baseado no estudo de que coisa a cincia do direito e de quais os seus conceitos fundamentais, fica claro esse carter epistemolgico. Propedutico significa ensino introdutrio, que fornece as noes bsicas e gerais para se compreender alguma cincia. Portanto, para Miguel Reale, em sua obra Lies Preliminares de Direito, a ICD uma cincia propedutica por se tratar de uma cincia introdutria com elementos essenciais ao estudo do Direito. Mata-Machado at afirma em Elementos de Teoria Geral do Direito que a ICD uma disciplina propedutica indispensvel ao ensino do Direito. A ICD tambm retratada por Mata-Machado como uma cincia ecltica, uma vez que oferece as primeiras noes do direito tomando elementos gerais de diversos ramos do Direito. Ecltico nesse sentido a caracterstica de admitir o uso de outras disciplinas para concretizar o seu estudo. O cientfico da ICD uma caracterstica contraditria para os autores supracitados. Segundo Miguel Reale, o cientfico da ICD no se d no carter rigoroso da palavra, uma vez que o seu campo de pesquisa no pode ser considerado prprio, entretanto, afirma ser a ICD uma cincia enquanto sistema de conhecimentos logicamente ordenados segundo um objetivo de natureza pedaggica. Mesmo que esse sistema de conhecimentos seja advindo de outras cincias. J para Mata-Machado, a ICD uma cincia especial do Direito Positivo, e tem como objeto prprio de estudo o mundo jurdico em geral. Contrariando esse pensamento, Machado Neto afirma que a ICD no uma cincia, e sim um estudo epistemolgico, de pressupostos, da cincia do direito. No situando assim o estudo dos conceitos gerais no campo da cincia.

(b) exponha o objeto (material e formal) da ICD, segundo M. Reale (cap. I das Lies...), MataMachado (cap. XIX dos Elementos...) e Machado Neto (cap. I do Compndio de Introduo...).

O objeto material da ICD abordado pelos trs autores como sendo o Direito em si. Apesar dessa concordncia, para M. Reale, o objeto formal o conjunto de estudos discriminado, que abrange o Direito Pblico e Privado, e se subdivide, por exemplo, em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil. J para Machado Neto, o objeto formal da ICD a variedade de conhecimentos cientficos e filosficos da cincia jurdica, tais quais os contedos sociolgicos, jurdicos e histricos, que auxiliam na compreenso do objeto material (Direito) da ICD. Por sua vez, Mata-Machado discorre sobre as noes bsicas e gerais da ICD. Para ele, tais noes, fundamentais compreenso do sistema jurdico, so o objeto formal da ICD.

Belo Horizonte, 18 de agosto de 2013

S-ar putea să vă placă și