Sunteți pe pagina 1din 2

CURSO: DIREITO TURMA: mat SALA: DISCIPLINA: Empresarial 1 DATA: 30/09/2013 PROFESSOR: FREDERICO G. FLEISCHER (fredericofleischer@uol.com.

br) TURNO: noturno ALUNO(A): NOTA ORIENTAES Prova individual, sem consulta. Proibida a utilizao de aparelhos eletrnicos, principalmente tablets e celulares, os quais devero estar, necessariamente, desligados e no no modo silencioso ou vibracall. Somente o gabarito colocado no campo gabarito oficial ser corrigido. Boa prova! Gabarito Oficial 1 2

AVALIAO P1 PERODO: 4

1 - A respeito da posse, considere as afirmativas: I. Se duas ou mais pessoas possurem coisa indivisa, poder cada uma exercer sobre ela atos possessrios, contanto que tais atos no excluam os dos outros compossuidores. II. O possuidor com justo ttulo tem em seu favor a presuno absoluta de boaf, que no admite prova em contrrio. III. A posse, ainda que precria, justa, mas, considerase injusta a que for clandestina ou violenta. Est correto o que se afirma APENAS em a) b) c) d) e) I. I e II. I e III. II e III. III.

3 - Analise as assertivas abaixo: 1. O possuidor de boa-f tem direito aos frutos j percebidos, sem a obrigao de indenizar o legtimo possuidor ou proprietrio. 2. Por estipulao expressa, o direito real de usufruto pode ser transferido aos herdeiros. 3. O credor pignoratcio no pode apropriar-se dos frutos da coisa empenhada em seu poder. 4. O efeito da excusso caracterstico de todos os direitos reais de garantia. Est(o) CORRETA(S): a) b) c) d) e) apenas a afirmativa 1. apenas a afirmativa 2. apenas a afirmativa 3. apenas a afirmativa 4. todas as afirmativas.

2 - No que se refere propriedade, correto afirmar que o proprietrio no pode ser privado da coisa, atravs de requisio, mesmo em caso de perigo pblico iminente. a) a propriedade do solo abrange as jazidas, minas e demais recursos minerais. b) so defesos atos que no trazem ao proprietrio qualquer comodidade, ou utilidade, e sejam animados pela inteno de prejudicar outrem. c) a propriedade do solo abrange os potenciais de energia hidrulica, bem como os monumentos arqueolgicos. d) o proprietrio pode usar e gozar livremente da coisa, no sofrendo restries decorrentes das finalidades sociais da propriedade.

4 - Um particular invadiu rea pblica do Distrito Federal, situada no interior de um Parque Ecolgico. L erigiu uma casa. Constada a invaso o Distrito Federal notificou o particular a abandonar a rea, restituindo-a ao seu status quo ante. Sobre o caso descrito, correto afirmar: a) lcita a pretenso do Distrito Federal de que a rea seja desocupada, mas, considerando-se posse um poder ftico, o particular inegavelmente a exerce, fazendo jus reteno do bem at que seja indenizado pela integralidade do valor da casa l erguida. b) o particular exerce posse clandestina

sobre a rea pblica, tendo-se transformado em possuidor to logo tenha terminado a sua construo, usando ostensivamente a rea como seu novo lar. c) o particular sequer poder ser considerado possuidor, sendo a ele indevido o reconhecimento de direito de reteno. d) o particular tem posse precria sobre o bem, sendo este o motivo pelo qual no se lhe reconhece o direito de reteno. e) o particular, embora tenha posse ad interdicta, no tem posse ad usucapionem sobre o imvel por ele ocupado. 5 - Proposta ao possessria contra certa pessoa, esta, na resposta. alegou a condio de proprietria. motivo pelo qual a sentena no lhe poderia ser desfavorvel. De acordo com o Cdigo Civil, correto afirmar: a) Nas aes possessrias no se admite a exceo de domnio. b) Dada a natureza dplice da ao possessria, admissvel a exceo de domnio. c) Somente em caso de dvida que no se pode julgar posse contra aquele a quem evidentemente pertence o domnio da coisa. d) E sempre possvel a admisso da exceo de domnio nas aes possessrias. 6 - Joo proprietrio de um apartamento e o alugou, por meio de contrato escrito e pelo prazo de 30 meses, a Jos. Durante a vigncia do contrato, Joo invadiu o imvel, trocou as chaves da porta e impediu o acesso de Jos. Nesse caso, Jos, na condio de inquilino, considerado a) possuidor direto e s pode defender sua posse contra terceiros, nunca contra o proprietrio e locador. b) possuidor direto e, em razo dessa condio, pode defender sua posse contra o proprietrio e locador. c) mero detentor, no tendo, em razo dessa condio, direito proteo possessria.

d) possuidor indireto e s pode defender sua posse contra terceiros, nunca contra o proprietrio e locador. e) mero detentor e s pode defender sua posse contra terceiros, nunca contra o proprietrio e locador. 7 - O caseiro de uma chcara que, achando-se em relao de dependncia para com o proprietrio, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens e instrues suas, considera-se a) possuidor indireto. b) detentor. c) possuidor direto. d) possuidor de boa-f. e) possuidor de m-f. 8 - Constituto possessrio a) forma derivada de aquisio da propriedade mvel. b) modo de transferncia da posse direta ao adquirente do bem. c) expressamente previsto no Cdigo Civil para os bens mveis e imveis. d) modo de transferncia da posse indireta ao adquirente do bem.

S-ar putea să vă placă și