Sunteți pe pagina 1din 9

O QUE FAMLIA?

? A famlia mononuclear a famlia constituda por dois adultos de sexo diferente que vivem maritalmente com os seus filhos biolgicos e/ou adaptados. As famlias monoparentais so constitudas por apenas um adulto e seu(s) filho(s). Na maioria dos casos, o adulto uma mulher. A famlia binuclear onde os pais constituem funo paterna embora encerrem a unidade marital. Famlia reconstituda ou famlia pregressa quando h filhos de outras relaes e que convivem na mesma residncia. Famlia estendida que a juno de mais de uma famlia mononuclear e de diversas geraes que convivem na mesma residncia. A famlia pode ser considerada ainda o ncleo primrio, no qual a criana recebe e aprende cuidados de promoo sade e preveno de doenas. Durante a assistncia, para determinado cliente a famlia aquilo que o cliente considera como tal (Patterson, 1995) O CONVVIO FAMLIAR E O SEU SIGNIFICADO PARA A CRIANA A ligao afetiva entre a criana e sua famlia, imprescindvel para assegurar que as bases de formao psicolgica do futuro adulto sejam mantidas intactas. Na famlia o afeto indica o grau de harmonia ou de desarmonia que poder compor a dinmica daquele grupo; as interaes funcionam, pois, como mola propulsora para o desenvolvimento dos seus membros Quintas (2000).

A CRIANA E A HOSPITALIZAO As bases da assistncia criana hospitalizada tm se modificado nas ltimas dcadas em decorrncia dos resultados de pesquisas nas reas das cincias mdicas, humanas e sociais.

Elas influenciam a viso dos profissionais sobre o ser criana, o papel da famlia e da comunidade, os tipos de problemas a serem identificados, os objetivos, a abrangncia da assistncia, a composio e o inter-relacionamento da equipe de sade. Todo hospital dispe de uma abordagem de assistncia criana que, mesmo no estando explcita em suas normatizaes, pode ser facilmente identificada pela observao. A doena na infncia surge inesperadamente . Nem a famlia, nem a criana encontram-se preparadas para lidar com essa mudana repentina no cotidiano.

COMO AS CRIANAS COMPREENDEM A HOSPITALIZAO? Separao dos pais; - Os procedimentos dolorosos e invasivo - Ambiente desconhecido (local estranho) - Experincia misteriosa e aterrorizante - Local de anonimato , torturas e suplcios, agresses fsicas - Ambiente com inteno punitiva, - Solido, tristeza e saudades. - Local desagradvel cuja funo evitar a morte, - Onde proibido brincar, - Onde no so ouvidas nem atendidas suas necessidades. COMO A FAMLIA COMPREENDE A HOSPITALIZAO DE UM FILHO Para a famlia significa o sentimento de perda da normalidade, de insegurana na funo de progenitores, de alterao financeira no oramento domstico, de dor pelo sofrimento do filho. Desencadeia sentimentos de vulnerabilidade familiar, ao se perceber afastada da criana, sem informaes, no lhe sendo permitido participar dos cuidados, somado insegurana e ansiedade provocadas pela doena do filho e pelo distanciamento dos demais membros da famlia. no familiar significativo que a criana busca apoio, orientao, referncias de tempo, proteo para o desconhecido e para o sofrimento. Se a criana pode contar com a assistncia desse famlia, poder ser mais capaz de suportar os sofrimentos e ansiedade surgidos durante a doena e a hospitalizao

ABORDAGENS ASSISTNCIAIS CRIANA HOSPITALIZADA

Aspectos assistenciais

Centrada na patologia

Centrada na criana

Centrada na criana e famlia

Focos

Doena da criana com abrangncia intra hospitalar.

Criana doente com suas caractersticas de desenvolvimento abrangncia intra hospitalar. Tratar a doena, minimizar os traumas da hospitalizao, favorecendo o desenvolvimento da criana, estimular a participao da famlia no cuidado da criana.

Famlia vivenciando a doena e a hospitalizao de uma de suas crianas, abrangncia intra e extra hospitalar. Tratar da doena minimizar os traumas da hospitalizao para a criana e sua famlia, incentivar a coparticipao da famlia nas tomadas de decises favorecer sua integridade e potencializar suas foras. Evento estressante para a criana e sua famlia, que pode determinar ruptura no funcionamento familiar.

Objetivos

Tratar a doena ou recuperar a sade da criana.

Viso da hospitalizao

Evento necessrio ao diagnstico e tratamento, manejado por uma equipe de especialistas.

Evento necessrio porm determinador de estresse para a criana.

Aspectos assistenciais

Centrada na patologia

Centrada na criana

Centrada famlia

na

criana

Forma fsica da unidade

nfase na organizao e no funcionamento, normas e rotinas rigorosamente estabelecidas, pobreza de decorao ou outras caractersticas infantis, leitos distribudos em enfermarias por patologias

Maior flexibilizao de organizao e funcionamento decorao infantil, ambiente para recreao e caractersticas fsicas adequadas s necessidades das diferentes faixas etrias e ao conforto do acompanhante, leito distribudo conforme a idade e as necessidades das crianas

Flexibilizao de organizao e funcionamento, com vistas tanto a favorecer a atuao da equipe como da famlia, decorao infantil, local para recreao e convivncia entre familiares- crianas-equipe

Tomada decises

de

Vertical centrada na figura do mdico

Horizontal,porm centrada na equipe de sade

Horizontal, compartilhada entre a equipe e a famlia

Avaliaes

Baseada em critrios objetivos como evoluo dos sinais e sintomas, tempo de hospitalizao, estatstica de alta com a doena curada, melhorada, nmero de bitos.

Baseada nos mesmos critrios objetivos e outros subjetivos, como o grau de participao da criana e da famlia, influencia no comportamento, assim como no crescimento e desenvolvimento da criana.

Baseada nos mesmos critrios objetivos e subjetivos anteriores e outros como satisfao e nvel de funcionamento da famlia tanto no mbito hospitalar como na busca e utilizao dos recursos da comunidade extra hospitalar.

A CRIANA E O BRINQUEDO NO HOSPITAL BRINCAR habitualmente visto como uma forma de diverso, recreao, atividade no sria e oposta ao trabalho, divertir-se infantilmente, entreter-se em jogos de criana, divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar, ocupar-se, dicionrio da lngua portuguesa. Brincar deriva da palavra brinco, que vem do latim vinculo, e significa fazer laos, ligarse , evidenciando o quanto a atividade ldica essencial para o desenvolvimento infantil, pois brincando que, desde beb, a criana cria relaes com outras pessoas e com o meio ambiente.

BRINCAR FAZ PARTE DA INFNCIA Brincar muito importante para a criana!!! -Brincando a criana desenvolve inteligncia -Os sentidos -As habilidades motoras -A socializao -A identidade -A criatividade

Brincar uma necessidade da infncia, o trabalho da criana o meio pelo qual ela se desenvolve em todos os aspectos (fsico, emocional, cognitivo e social) de forma natural. FREUD (1975), brincar a primeira atividade normal da mente que a criana apresenta . ABERASTURY (1992), a inibio constante para brincar, durante a infncia,pode ser o nico sintoma de neurose grave que um criana apresenta . MORAIS (1980), o brinquedo de tal importncia na vida da criana que se constitui em necessidade cuja satisfao tem precedncia sobre outras consideradas bsicas, a no ser que o organismo esteja em elevado estado de tenso, medo ou privao A compreenso de que brincar uma necessidade bsica inclusive no meio hospitalar, devendo ser valorizada tanto quanto a higiene, alimentao, medicao ou o curativo. Assim a assistncia de enfermagem criana hospitalizada, deve prever, prover e facilitar a sua participao nos diferentes tipos de brincadeira, alm de participar dessa atividade. Essa participao importante para que a criana no o relacione apenas a procedimentos desagradveis e dolorosos e que se estabelea uma relao de confiana e amizade entre eles. No uma atividade a mais a ser proporcionado criana se der tempo ou se as pessoas envolvidas no cuidado estiverem a fim, pois a assistncia criana deve estar comprometida no apenas com sua doena, mas com a satisfao de suas necessidades como um ser humano que cresce e se desenvolve.

FUNES, CARACTERSTICAS E TIPOS DE BRINQUEDOS Quanto suas s funes o brinquedo pode ser: recreao, estimulao, socializao e dramatizao de papis, conflitos, Cartase

As brincadeiras podem ser classificadas: conforme a participao da criana na brincadeira, atividade desenvolvida durante a brincadeira sua finalidade.

TIPOS DE BRINCADEIRAS QUANTO A PARTICIPAO DA CRIANA: Observadora

Solitria Paralela Associativa Cooperativa ou jogo social

QUANTO A ATIVIDADE DESENVOLVIDA: Motora Simblica

TIPOS DE BRINCADEIRAS QUANTO A FINALIDADE DA BRINCADEIRA RECREATIVA TERAPEUTICA OU CARTTICA ESTIMULADORA SOCIALIZADORA

BRINQUEDO TERAPUTICO O brinquedo teraputico constitui-se num brinquedo estruturado para a criana aliviar a ansiedade gerada por experincias atpicas para sua idade,que costumam ser ameaadoras e requerem mais do que recreao para resolver a ansiedade associada, devendo ser usado sempre que ela tiver dificuldade em compreender ou lidar com a experincia. Tem tambm a funo de auxiliar no preparo da criana para procedimentos teraputicos, assim como para que ela descarregue sua tenso aps vivenci-los. BARTON (1969) e CLATWORTH (1978), Seu objetivo dar ao observador a melhor compreenso das necessidades da criana. GREEN (1974).

O uso do brinquedo teraputico por enfermeiros - Brincar no hospital passou a ser considerado importante em decorrncia do aumento da sobrevida de crianas portadoras de doenas crnicas. QUANDO A CRIANA BRINCA ELA FALA DE SI, O ADULTO COMPREENDE A CRIANA OBSERVANDO SUAS BRINCADEIRAS. O enfermeiro deve utilizar o brinquedo: - Ao fazer exame fsico

- Ao fazer vacinas - No preparo para cirurgias e outros procedimentos - Ao realizar a internao da criana - Durante atividades na creche pr-escola ou escola O material utilizado nas sesses de brinquedoterapia deve ser variado o suficiente para permitir criana: dramatizar situaes domsticas e hospitalares; exteriorizar sentimentos de raiva e hostilidade, manifestar sentimentos regressivos e ter oportunidade de expressarse livremente. Brinquedos teraputicos DRAMTICOS: atividades em que a criana projeta seus sentimentos, revivendo as situaes que as preocupam, usando suportes adequados (bonecos, brinquedos e outros). INSTRUCIONAL: atividades organizadas pelo enfermeiro para informar a criana a respeito de exames, procedimentos, cirurgias e tratamentos que sero realizados. CAPACITADOR DAS FUNES BIOLGICAS: atividade organizada pelo enfermeiro para estimular a criana a realizar exerccios tratamentos ou dietas que so necessrios para o seu bem estar. BRINQUEDOTECA HOSPITALAR Brinquedoteca: um espao para estimular a criana a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente ldico. A deputada Luza Erundina com seu projeto lei 11.104/2005 mobiliza nos hospitais um espao ideal para as crianas darem vazo aos sentimentos. Atividade ldica deve ser organizada pelo profissional que cuida da criana , destinada a promover o bem estar e sade. RECREAO AO AR LIVRE To importante quanto brincadeiras no espao interno do hospital so as brincadeiras realizadas nos espaos abertos com exposio ao sol.

A RECREAO AO AR LIVRE POSSIBILITA: - Associam momentos de lazer com tratamento As crianas exercitarem os corpos nos brinquedos: como balanos, roda - roda, escorregador etc. O exerccio fsico promove uma acelerao da melhora da criana A exposio ao sol promove a absoro de vitamina D.

Mesmo as crianas com restries de usufrurem dos brinquedos, devem frequentar os solrios. Todas as brincadeiras devem ser monitoradas e orientadas no s pela me ou acompanhante da criana como tambm por profissionais para evitarem riscos de acidentes no espao fsico .

E A FUNO DO ENFERMEIRO?? O enfermeiro deve: incluir o brincar no plano de cuidados. Elaborar listagem e solicitar compras de brinquedos de acordo com a faixa etria da criana. Zelar pela higiene e integridade dos brinquedos. Capacitar e mobilizar sua equipe, para que toda criana internada possa brincar. Organizar recreao em consultrios, salas de exames, centros de sade e unidades de internao hospitalar. Conversar com os familiares sobre a importncia de brincar. Para crianas com limitaes fsicas, convalescentes, debilitados ou imobilizados oferecer os brinquedos atravs de suportes ou sobre mesas portteis.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ALMEIDA, FABIANE DE AMORIM E sabates, Ana Lionch. Enfermagem Peditrica: a criana, o adolescente e sua famlia no hospital. So Paulo: ed. Manole, 2008 COLLET, N ; OLIVEIRA, B. R.G, Enfermagem Peditrica. Goinia: ab, 2002 KENNER, Carole. Enfermagem neonatal. 2 edio. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2001. SIGAUD, C.H.S; VERSSIMO, D.L.O.R. Enfermagem Peditrica. O cuidado de enfermagem criana e ao adolescente. Editora Pedaggica, So Paulo, 1996 SCHMITZ, E. M et al. A enfermagem em Pediatria e Puerilcultura. So Paulo: Atheneu, 2005 WALEY e WONG. Enfermagem Peditrica: elementos essenciais a interveno efetiva. 6 ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2006 WINNICOTT, Donald W. Objetos transicionais e fenmenos transicionais. In: Textos selecionados Da Pediatria Psicanlise. 3.a ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2001, p. 389-408. WINNICOTT, Donald W. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

S-ar putea să vă placă și