Sunteți pe pagina 1din 9

Freiburg Clima: Por ser a cidade mais ensolarada do pas, com uma mdia de 1800 horas de sol ao ano

e graas
a isso tambm a de temperaturas mdias mais altas Freiburg dispe de um enorme parque de captao e aproveitamento de luz solar. Este potencial garantiu que at o estdio do clube de futebol, o Freiburg SC, seja iluminado com a energia do sol. Esta importncia espelha-se em duas grandes feiras que acontecem regularmente, a de energia solar e a de biotecnologia.

Sustentabilidade em Freiburg: Considerada um centro de excelncia em sustentabilidade urbana, Freiburg se destaca, principalmente, por ser um modelo em mobilidade e em utilizao de fontes de energia renovveis, com destaque para a energia solar. Mobilidade urbana: Freiburg chama a ateno por ser uma cidade que possui o dobro de bicicletas em relao a automveis. Isso reflexo de uma poltica que torna muito mais atrativo o uso de bicicletas e de transporte pblico do que o carro de uso individual. Na maior parte das ruas da cidade, a velocidade dos carros limitada a 30 km/h, podendo apenas nas vias arteriais trafegar com velocidades um pouco maiores. Alm do mais, os carros s podem estacionar em parques nos arredores dos bairros, construdos para este fim. Com tais medidas, o ndice de monxido de carbono no ar da cidade praticamente zero.

Transporte pblico: Para tornar mais atrativo o uso do transporte pblico, a cidade conta com bondes eltricos que percorrem a maior parte dos bairros. proibido o trfego de automveis particulares no centro comercial da cidade.

Os novos bairros que surgiram na periferia da cidade receberam os bondes eltricos desde os primeiros moradores, o que foi determinante para que 50% da populao desses bairros no tenha carro. Foi criado, recentemente, um passe familiar por 41 euros ao ms. Ele d acesso ao bonde para qualquer membro da famlia usar, embora apenas

uma pessoa possa o utilizar em cada momento. Com este passe, a utilizao dos bondes aumentou em mais de 20%.

Bicicletas: As bicicletas so, praticamente, o meio de transporte oficial de Freiburg. Existem mais de 200 000 delas circulando pela cidade. Existem centenas de quilmetros de ciclovias e ciclofaixas, podendo-se trafegar com segurana por qualquer lugar. Os estacionamentos para bicicletas so encontrados por toda parte, principalmente nos arredores dos prdios da universidade local. Pela Ponte Azul, que passa sobre a ferrovia em direo universidade, passam 10 mil ciclistas diariamente. Como resultado, Freiburg apresenta timos nveis de qualidade do ar, nenhum engarrafamento pelas suas ruas e uma populao menos sedentria.

Aproveitamento de Energia Solar: Na dcada de 70, conflitos contra a construo de uma usina nuclear na regio foram determinantes para transformar a poltica energtica de Freiburg. Em meados dos anos 80, em parceria com a concessionria de energia local, a cidade j era pioneira na Alemanha ao criar um planejamento energtico urbano. Em 1996 foi adotado, pelo conselho da cidade, um plano de proteo do clima global, sendo os aspectos ecolgicos inseridos no planejamento e desenvolvimento da comunidade.

O Solarsiedlung ou Vila Solar o projeto de construo solar mais moderno da Europa. Projetada por Rolf Disch, o condomnio segue as instrues da German Passive House (conforto interno sem a necessidade de aquecimento/resfriamento) e Plus Energy House (produz mais energia do que necessita). Alm disso, o projeto contempla diversas questes ambientais como a seleo de materiais, consumo de energia, opes para transporte e mtodos construtivos. A Vila Solar (que possui 58 unidades residenciais) est localizada em Freiburg, a capital solar da Alemanha. O layout do projeto baseado na orientao solar. As casas com terraos so orientadas para o sul e a distncia entre os prdios determinada de tal forma que permita a insolao e o aquecimento de cada casa pela incidncia de radiao solar. Os prdios possuem dois e trs andares A eletricidade gerada por painis solares e a energia excedente ligada e vendida rede pblica. A energia adicional nos meses de inverno produzida por uma estao local abastecida com cavacos de madeira.

Antes de ser lanada nos coletores pluviais, a gua da chuva passa por um sistema de drenagem natural. Parte dessa gua ainda coletada e armazenada para uso em irrigao e jardinagem ou utilizada para descarga de vasos sanitrios. Outras estratgias mais tradicionais utilizadas incluem o uso de grandes aberturas na fachada sul para maximizar o ganho solar e aberturas pequenas no norte para minimizar a perda de calor. A projeo do telhado fornece sombra durante o vero mas permite a passagem do sol durante o inverno para aquecimento passivo
A origem da cidade solar de Freiburg muito interessante: debates sobre a construo de uma usina nuclear na regio, ainda na dcada de 70, contriburam profundamente para transformar a poltica energtica da comunidade. Em meados de 1980, a cidade j era pioneira na Alemanha ao criar um planejamento energtico urbano com um horizonte de 10 anos, em parceria com a concessionria de energia local. nfase foi dada na utilizao de energias renovveis e na eficincia energtica. Em 1996, o conselho da cidade adotou um plano de proteo do clima global passando inserir os aspectos ecolgicos no desenvolvimento da comunidade. De acordo com este plano de proteo do clima, a energia solar trmica poderia contribuir tanto quanto as outras fontes renovveis de energia, evitando a emisso de mais de 160.000 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. Para incentivar o uso da energia solar trmica, um plano com 15 recomendaes foi elaborado e implantado pelo conselho da cidade. O conselho da cidade e a companhia de energia de Freiburg so juntos responsveis pela implementao do programa municipal de energia solar. Os consumidores esto prximos da companhia de energia e o conselho da cidade pode agir junto ao setor de habitao e na tomada de decises polticas. A companhia de energia eltrica incentiva instalao de sistemas de aquecimento solar na cidade desde que os sistemas sejam certificados. Um aporte financeiro de 230 Euros/m oferecido aos consumidores. O programa de divulgao financiado por um aumento de 0,3 cent/kWh nas contas de energia. Alm disto, a companhia de energia eltrica e o conselho da cidade organizam campanhas ativas de divulgao publicando brochuras e jornais sobre o tema e fornecem servio de consultoria gratuito aos consumidores que desejem utilizar a tecnologia solar. O exemplo de Freiburg muito importante, pois evidencia caminhos de sucesso para a consolidao de polticas energticas nas cidades: fruto de uma mobilizao poltica da sociedade contra a utilizao da energia nuclear; em outros casos poder ser contra a utilizao macia de combustveis fsseis ou a construo de grandes usinas hidreltricas, por exemplo. se consolidou atravs de uma parceria inteligente entre a companhia de energia local, os tomadores de deciso e os cidados; prova que a energia solar trmica complementa e contribui no aspecto energtico e ambiental, tanto quanto as outras fontes de energias renovveis;
A companhia de energia local, Badenova um negcio possudo por uma empresa de gs natural e por municpios da regio, prev um subsdio de 300 euros por cliente para quem optar por colocar painis solares em suas casas. Alm disso, tambm se estabeleceram polticas que controlam a demanda de energia por cada residncia, o padro de 65kWh por m por ano, mas as casas foram projetadas para se aproveitarem da radiao solar passiva, onde a demanda de energia reduzido para apenas 15kWh por m por ano ou menos. Organizaes dedicadas a pesquisa esto desenvolvendo projetos na rea. O Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar desenvolveu nesta rea novos sistemas de ar condicionado alimentado por

sistemas solares, e tem estabelecido treinamentos para os tcnicos instaladores de sistemas solares; a Sociedade Internacional de Energia Solar (ISES), o ICLEI e muitas outras instituies envolvidas na pesquisa solar criaram suas sedes centrais nesta cidade, e muitas conferncias so realizadas l sobre energia solar. Os efeitos desta poltica foram medidos aps dez anos de implementao. Em 1997, em mdia, cada habitante de Freiburg produzia 10,6 toneladas de CO por ano, em 2007, a mdia foi reduzida para 8,53 toneladas. Procura-se minimizar o uso de carros, residentes e visitantes so mobilizados principalmente atravs de bonde, trem urbano ou de bicicleta. Estima-se que existam 160 km de ciclovias. O bairro solar Am Schlierberg foi projetado tendo em mente o conceito de Energie-plus, o que significa que produz mais energia do que consome, mantendo um intercmbio com a rede eltrica convencional. As casas neste bairro tem um design especial, que mantm maior cuidado, com especial ateno ao consumo de energia, pois utilizam isolamentos especiais, arquitetura que permite um comportamento solar passivo para tirar proveito de fatores como iluminao e ventilao, reduzindo consumo de energia para apenas 10% de uma casa convencional, o desenvolvimento de estruturas com teto solar, virada a sul com uma inclinao de 45 graus. Rolf Dish, o mesmo arquiteto responsvel pela concepo do bairro solar, criou o Heliotroo, um edifcio cilndrico com um eixo central que permite girar toda a estrutura para mudar a orientao das janelas de acordo com a estao, reduzindo significativamente a necessidade de consumir energia para aquecer ou esfriar o interior, no inverno ou no vero.

Quando pensamos que uma cidade precisa ser moderna para ser sustentvel...

S-ar putea să vă placă și