Sunteți pe pagina 1din 31

ISSN 1677-163X

Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD*

LEOPOLDO FULGENCIO
Doutor em Psicologia Clnica pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo Membro do GFPP e do Departamento de Psicanlise do Instituto Sedes Sapientiae E-mail: ful@that.com.br

Resumo: Este artigo pretende analisar a natureza e a funo da teoria metapsicolgica na psicanlise freudiana. Mostra-se que a teoria psicanaltica de Freud composta por uma parte emprica a sua psicologia dos fatos clnicos e outra, especulativa a metapsicologia. Esta ltima considerada por ele uma superestrutura especulativa de valor apenas heurstico, passvel de ser substituda por outras superestruturas do mesmo tipo. Sustenta-se, ainda, que sua metapsicologia fruto do mtodo especulativo, cujos fundamentos foram elaborados por filsofos e epistemlogos anteriores a Freud, entre eles Immanuel Kant e Ernst Mach. O artigo finaliza com algumas consideraes sobre o futuro da teorizao do tipo metapsicolgica, explicitando crticas feitas metapsicologia freudiana, tanto por filsofos quanto por psicanalistas, e apontando para a perspectiva, aberta por Donald W. Winnicott, de uma psicanlise sem metapsicologia. Palavras-chave: metapsicologia, especulao, heurstica, ponto de vista dinmico, pulses.

Abstract: This article seeks to analyze the nature and function of metapsychological theory in Freudian psychoanalysis. It will show that Freudian psychoanalytic theory is composed of an empirical part the psychology of clinical facts and a speculative part metapsychology. Freud considers this latter part as being a speculative superstructure of value that is only heuristic, capable of being substituted by other superstructures of the same type. This article sustains the idea that this metapsychology is the fruit of speculative method, whose foundations were elaborated by philosophers and epistemologists before Freud, including Immanuel Kant and Ernst Mach. The article concludes with considerations regarding the future of metapsychological theorization, presenting criticisms of Freudian metapsychology offered by both philosophers and psychoanalysts, and pointing to the open perspective of Donald W. Winnicott of a psychoanalysis without metapsychology. Key-words: metapsychology, speculation, heuristic, dynamic point of view, instincts [triebe].
Este artigo corresponde a uma apresentao sinttica dos resultados obtidos em minha tese de doutorado, O mtodo especulativo em Freud, acrescida de algumas consideraes que indicam a continuidade e as conseqncias desse tipo de interpretao histrico-crtica da psicanlise. A perspectiva aqui desenvolvida se insere na linha de pesquisa do Grupo de Pesquisas em Filosofia e Prticas Psicoterpicas (GFPP) do Programa de Estudos Ps-Graduados em Psicologia Clnica da PUC-SP, fundada a partir dos trabalhos de Zeljko Loparic. Agradeo Fapesp pelos recursos disponibilizados para minhas pesquisas. Artigo publicado primeiramente em Natureza humana, v. 5, n. 1, 2003, pp. 129-173.
*

LEOPOLDO FULGENCIO

1. O conceito freudiano de cincia Para Freud,1 a psicanlise uma cincia natural.2 Ele a define como uma psicologia emprica que , tambm, um mtodo de tratamento psquico, o que significa dizer que suas teorias esto a servio da resoluo de problemas empricos especficos.3 Para ele, essa cincia composta por teorias de tipos diferentes: uma emprica e outra especulativa. A primeira corresponde ao conjunto de teorias que advm dos fatos empricos (sua psicologia dos fatos clnicos) e a segunda a um conjunto de conceitos especulativos sem contedo emprico determinado tais como os de pulso, libido, aparelho psquico , ao qual ele mesmo denomina metapsicologia. Neste artigo pretendo analisar qual a opinio de Freud no que se refere teoria metapsicolgica, colocando em evidncia, a partir de seus textos e de suas referncias, a origem do seu modo de proceder na elaborao da teoria psicanaltica. Mostrarei que a articulao entre a parte emprica e a parte especulativa de suas teorias se conjuga de forma condizente com uma determinada maneira de conceber a pesquisa cientfica, reconhecvel como parte de sua formao intelectual. Com esse tipo de entendimento ser possvel perguntar, ao final, sobre o futuro das teorias metapsicolgicas no desenvolvimento atual da psicanlise. 2. A psicologia dos fatos clnicos O projeto freudiano de fazer da psicanlise uma cincia natural sempre esteve relacionado com suas atividades mdicas, ou seja, com seu objetivo de construir um
As referncias aos textos de Freud estaro sendo feitas a partir da classificao estabelecida por Etcheverry (1988), que substitui a Cronological Hand-List of Freuds Work preparada por A. Tyson e J. Strachey (1956, International Journal of Psychoanalysis, 37, 19). As tradues dos textos de Freud, a partir da Standard Edition inglesa, so de minha responsabilidade. Cotejei minhas tradues com outras disponveis, em especial as da Amorrortu Editores, de Etcheverry, e as tradues francesas coordenadas por Laplanche (quando possvel). Em alguns casos especiais consultei, com a ajuda de um germanista, a verso original em alemo encontrada na Studienausgabe 2 A defesa da psicanlise como uma cincia natural reiterada em toda a sua obra, tendo dedicado uma das Novas conferncias introdutrias psicanlise (Freud 1933a, Conferncia 35: A questo de uma Weltanschauung) a especificar o lugar epistemolgico desta. Ao fim da vida, ele exclamou com certa ironia: Que outra coisa ela seria! (Freud 1940b, p. 283). Sobre o tema da cientificidade da psicanlise, pode-se ler, por exemplo, Assoun (1981, 1993 e 1997) e Grnbaum (1984). No analisarei, neste artigo, a disciplina psicanaltica em termos da sua pertinncia ou no ao rol das cincias (naturais ou humanas), mas sim o mtodo utilizado por Freud na elaborao das suas teorias, considerando que a psicanlise pode e deve ser avaliada epistemologicamente. Ao referir-me epistemologia, tomo como referncia o sentido clssico do termo, considerando-a uma cincia que tem tentado estabelecer critrios de julgamento que sejam vlidos para as disciplinas que se pretendam cientficas, no horizonte da qual se inserem autores como Kant, Mach, Carnap, Popper, Kuhn e mesmo Heidegger. 3 Cf., por exemplo, Freud 1913j (p. 165), 1916-17 (p. 15), 1923a (p. 235), 1940a (Prefcio), em que a nfase na aplicabilidade clnica de suas teorias anunciada logo no incio dos textos definidores da psicanlise.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003
1

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

mtodo de tratamento de determinados distrbios psicopatolgicos para os quais outras propostas contemporneas falhavam. Diz Freud sobre seu compromisso com a cincia mdica:
[...] sou de opinio que o mdico tem deveres no somente em relao ao doente, mas tambm em relao cincia. Com relao cincia quer dizer, no fundo, com relao a muitos outros doentes que sofrem ou sofrero do mesmo mal. (1905e, p. 8)

Alm desse compromisso mdico, a insero da psicanlise no rol das prticas cientficas tambm significa que ela dever encontrar seus fundamentos na experincia. Quando Freud enumera os pilares da psicanlise, ele no apresenta nenhum conceito especulativo, mas to-somente conceitos empricos referidos diretamente aos fatos reconhecveis na experincia clnica:
A hiptese de processos anmicos inconscientes,* o reconhecimento da doutrina da resistncia e da represso [Verdrngung], o valor dado sexualidade e ao Complexo de dipo so os contedos principais da psicanlise e os fundamentos de sua teoria, e quem no est altura de subscrever todos eles no deveria se considerar psicanalista. (1923a, p. 247)

Em outros momentos, Freud caracterizar a psicanlise em funo de um conjunto de conceitos e princpios compartilhados por um determinado grupo, que ele denomina seus xiboletes. Xibolete uma palavra de origem hebraica, que significa espiga e tem o sentido figurado de uma prova decisiva que faz julgar a capacidade de uma pessoa. Originalmente, como consta no Velho Testamento, trata-se de uma prova de pertinncia a um grupo que resulta numa questo de vida ou morte. A tribo de Galaad havia vencido, numa guerra, a de Efram,
[...] porm os de Galaad se apoderaram dos vaus do Jordo, por onde os de Efram haveriam de voltar. Quando algum dos fugitivos de Efram chegava a eles, e dizia: Peovos que me deixes passar. Os de Galaad lhe diziam: Acaso s tu Efrateu? E respondendo: No sou. Eles lhes replicavam: Pois dize: xibolete, E quando o outro dizia sibolete, no podendo pronunci-la com o mesmo acento, era imediatamente preso e o degolavam na mesma margem do Jordo. E assim, naquele tempo, foram mortos quarenta e dois mil homens de Efram. (Livro dos Juzes 12, 6)

Para Freud, os xiboletes da psicanlise so: a diferenciao do psiquismo em consciente e inconsciente (1923b, p. 13), a teoria dos sonhos (1933a, p. 7) e o Complexo de
Fao aqui uma distino entre o reconhecimento clnico dos processos anmicos inconscientes o que tambm j havia sido feito por Charcot, Janet e Bernheim e Lipps, a quem Freud reconhece tributo, e pode ser claramente visvel na anlise que ele faz dos atos falhos nas lies de 1916-17 e o inconsciente pensado em termos metapsicolgicos. Trata-se de diferenciar o inconsciente considerado num sentido factual de um inconsciente especulativo, tomado como uma instncia psquica atravessada por foras e energias.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003
*

LEOPOLDO FULGENCIO

dipo (1905d, p. 226). Ele menciona, ainda, como fundamentos que caracterizam a psicanlise, sem denomin-los xiboletes, a transferncia e a resistncia:
[...] a teoria psicanaltica uma tentativa de tornar compreensvel duas experincias que sobrevm, de maneira contundente e inesperada, quando se experimenta levar os sintomas mrbidos de uma neurose s suas fontes de onde eles derivam naquilo que foi vivido [na histria de sua vida]: o fato da transferncia e o fato da resistncia. Toda orientao de pesquisa que reconhece esses dois fatos e os toma como pontos de partida de seu trabalho est no direito de se nomear psicanlise, mesmo se chega a outros resultados que no os meus. Mas aquele que se lana a outros aspectos do problema e se afasta dessas duas premissas escapar dificilmente da reprovao de atentado propriedade por tentativa de cpia fraudulenta, se persiste em nomear-se psicanalista. (1914d, p. 16)

Todos esses conceitos ou termos descritivos correspondem parte emprica que sustenta o edifcio terico da psicanlise freudiana a sua psicologia dos fatos clnicos. Por outro lado, h um outro conjunto de conceitos que no so descritivos, que no tm na experincia referentes objetivamente dados. Conceitos desse tipo esto alm ou ultrapassam os da psicologia dos fatos clnicos, da Freud caracteriz-los de conceitos metapsicolgicos. Nesse sentido, esclarecedor notar que a observao de que os sonhos so realizaes de desejos , para Freud, um tipo de soluo psicolgica, descritiva (fenomenolgica), e no uma soluo metapsicolgica: Parece -me que a teoria da realizao de desejos trouxe apenas a soluo psicolgica, e no a biolgica ou melhor, metapsquica (Freud e Fliess 1986, carta de 10 de maro de 1898). A soluo metapsquica ou metapsicolgica para o problema do sonho deveria tornar possvel explicar por que os desejos insatisfeitos encontram no sonho um modo de realizao, organizando o que poderia ser dito sobre o que impulsiona e a causa ou essncia dos desejos, bem como sobre os processos psquicos envolvidos na realizao do desejo por intermdio do sonho.4 Ao distinguir a teoria clnica da metapsicolgica, no estou afirmando que os fatos clnicos so apreendidos independentemente de teorias, visto que toda pesquisa cientfica depende de uma orientao para selecionar (dentre a multiplicidade de fenmenos que se apresentam) os elementos a serem observados e para estabelecer tipos de relao a serem procuradas na ligao e ordenao desses fenmenos. Isso no significa que as teorias que orientam a pesquisa emprica sejam, necessariamente, especulativas, ainda que as especulaes metapsicolgicas tenham um lugar central para Freud. Freud diz que a psicanlise repousa solidamente sobre a observao dos fatos da vida da alma (1926f, p.
Freud considerou duas direes para a construo das solues metapsquicas: uma elaborada por referncia aos processos corporais, fornecendo um quadro em que as solues procuradas seriam formuladas em termos biolgicos como o caso da metapsicologia apresentada no Projeto (1895) , e outra em termos psicolgicos, por referncia aos processos propriamente psquicos como o caso da apresentada a partir do captulo 7 de A interpretao dos sonhos e continuada em toda a sua obra. Veja em Loparic (2001b) um comentrio sobre essa diferena entre esses dois tipos de metapsicologia.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003
4

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

266) e construda a partir de um conjunto de fatos, lenta e sofridamente reunidos ao preo de um trabalho metdico (co mentrio de Freud a Smiley Blanton; cf. Blanton 1973, pp. 51-2). Nesse trabalho metdico, h uma parte que se refere escolha e delimitao do que importante ser considerado no campo dos fenmenos e outra, que corresponde ao uso de um conjunto de conceitos auxiliares, que ajudam a relacionar e organizar os fatos na busca da resoluo dos problemas. Freud foi formado, como homem de cincia, numa linha de pesquisa que prescreve o uso de um mtodo de pesquisa no qual se associam construes auxiliares especulativas com a apreenso e sistematizao dos dados empricos. Isso se confirma, por exemplo, j em 1894, na forma como ele procede ao expor o problema das neuropsicoses de defesa:
[...] exporei em poucas palavras a representao auxiliar da qual me servi nesta exposio das neuroses de defesa. a seguinte: nas funes psquicas, cabe distinguir algo (montante de afeto, soma de excitao) que tem todas as propriedades de uma quantidade ainda que no haja meio algum de medi-la ; algo que suscetvel de aumento, diminuio, deslocamento e descarga, e que se difunde pelas marcas mnmicas das representaes, como faria uma carga eltrica pela superfcie dos corpos. (1894a, p. 60)

Esse conceito quantitativo apenas uma especulao e Freud diz que seu uso s se justifica pelo fato de auxiliar a organizao dos dados empricos (ibid., p. 61), no por corresponder a um possvel elemento nos fenmenos. Poder-se-ia objetar que diversos conceitos psicanalticos so formulados tanto em termos descritivos (psicolgicos) como em termos especulativos (metapsicolgicos) e que a distino entre o que uma descrio e o que apenas uma suposio terica especulativa no factvel em psicanlise. Dir-se-ia, por exemplo, que o inconsciente, a represso, o complexo de dipo, a transferncia e a resistncia, alm de serem fatos clnicos, so considerados em termos de um conflito de foras, de economia libidinal e referidos s instncias de um aparelho psquico. No entanto, ainda que os fatos clnicos sejam articulados por meio dessas formulaes tericas, isso no faz com que a distino entre o que vem da experincia e o que no vem dela deva ser reconhecida e respeitada, considerando o lugar, o valor e a maneira de operar de cada um dos tipos de teoria em jogo. Mais ainda, necessrio mostrar que o prprio Freud ocupou-se em fazer esse tipo de distino. 3. A necessidade de uma metapsicologia e o ponto de vista dinmico Freud considera que s a descrio dos fatos no suficiente para explicar como ocorrem os fenmenos psquicos. Referindo-se aos limites aos quais se chega, caso o psiclogo se mantenha apenas no nvel da conscincia (aqui tambm interpretada como

ISSN 1677-163X

Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

LEOPOLDO FULGENCIO

sinnimo do que se obtm apenas pelo caminho da psicologia descritiva de seu tempo), ele diz:
Enquanto a psicologia da conscincia no pode jamais sair destas sries lacunares e depende manifestamente de outra coisa, a concepo a partir da qual o psquico em si mesmo inconsciente permitiu fazer da psicologia uma parte, semelhante a todas as outras, das cincias naturais. (1940a, p. 158)

Alm de uma concepo descritiva do inconsciente, Freud formular a concepo de um inconsciente habitado por elementos que no so diretamente observados, tais como as foras e energias de natureza psquica. Reconhecendo os limites da observao, Freud considerou adequado introduzir hipteses complementares:
[...] me pareceu legtimo completar as teorias, que so expresso direta da experincia, por hipteses que so apropriadas ao controle do material, e que se reportam aos fatos que podem se tornar objeto de observao imediata. (1925d, p. 32)

Essas hipteses, que no so da mesma natureza que as advindas da observao, so, propriamente, como ele dir referindo-se noo de aparelho psquico, fices tericas (1900a, p. 603) que ajudam a estabelecer as leis que regem [os fenmenos psquicos], e acompanhar, em longas sries, sem lacunas, suas relaes recprocas e suas interdependncias (1940a, p. 158). Com o auxlio dessas fices, Freud espera obter um controle do material emprico de modo que ele possa procurar as explicaes que venham completar as lacunas que ficam no entendimento dos fenmenos quando o cientista fica restrito apenas ao campo descritivo, buscando, pois, descobrir sries completas sobre as determinaes causais que os produzem. Mas quais so os tipos de conceitos e modelos especulativos com os quais ele completar suas teorias empricas? Com que tipo de metapsicologia ele cobrir as lacunas da sua psicologia? Freud diz claramente que seu procedimento, na construo da teoria, anlogo ao utilizado em outras cincias naturais; que esses conceitos so hipteses de trabalho de valor apenas aproximativo, permanecendo to indeterminados quanto so os conceitos do mesmo status epistemolgico noutras cincias j consolidadas:
Como ficar surpreso se os conceitos fundamentais da nova cincia [a psicanlise], seus princpios (pulso, energia nervosa etc.) permanecem tanto tempo indeterminados quanto aqueles das cincias mais antigas (fora, massa, atrao etc.)? (1940a, p. 159)

Para ilustrar a maneira pela qual Freud introduziu um tipo especfico de metapsicologia,5 ser til retomar os procedimentos especulativos que utiliza para
Freud reconhece claramente a existncia de outras metapsicologias que no a sua, como fica claro na sua carta a Fliess: Coloquei -me como tarefa construir uma ponte entre minha metapsicologia germinante e a que
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003
5

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

compreender e tratar a histeria.6 Vejamos, inicialmente, o que se dizia sobre a histeria no perodo em que Freud no tinha ainda formulado suas prprias explicaes. Segundo Charcot, essa patologia resultava de idias inconscientes agindo na mente do doente, surgidas aps uma situao traumtica, que ocorria em pessoas predispostas organicamente doena. A Escola de Nancy, com Bernheim, indicava o poder da sugesto hipntica como mtodo de tratamento psquico7. Apoiado nos trabalhos de Charcot, Janet tambm defendia a idia de que os sintomas na histeria resultavam de idias inconscientes que agiam de forma independente no interior do paciente; essa independncia derivava de uma dissociao psquica, que separava as representaes em conscientes e inconscientes, e era creditada a um fracasso da sntese mental (numa situao traumtica) devido a uma incapacidade congnita (Freud 1913m, p. 207). Esse conjunto de dados e hipteses levou Freud a uma constatao que lhe serviu de ponto de partida para a constituio da psicanlise: a histeria era uma patologia que teria origem numa situao traumtica que acabava por produzir idias inconscientes no interior do psiquismo; essas idias estariam ativas e agiriam sobre o paciente, produzindo seus sintomas. Supunha-se, nessa poca, que a histeria era uma doena que acometia somente as pessoas predispostas a ela, ou seja, aquelas pessoas cujo sistema nervoso, por hereditariedade ou por algum tipo de leso ou inflamao, eram incapazes de tolerar e integrar acontecimentos de grande intensidade afetiva. Isso fornecia apenas uma hiptese fisiolgica, mas no a explicao do processo psquico do paciente que apresentava sintomas histricos relacionados com um trauma vivido. Essa suposio fisiolgica e a descrio dos fatos psquicos observados exemplificados, inclusive, pelas demonstraes de Charcot que, ao hipnotizar seus pacientes, produzia ou anulava sintomas no eram suficientes para dar contado que ocorria psiquicamente com o paciente no momento do trauma, tampouco explicava a origem do poder, mais ou menos acentuado, dessas idias inconscientes. Tornava-se, ento, necessrio ir alm dos dados observveis diretamente, para completar as lacunas da teoria baseada apenas nas descries dos fatos. A hiptese fisiolgica mencionada qual aderiram Charcot, Janet e mesmo Breuer opta por uma perspectiva mecnica. Projetando, por analogia, uma situao fsica em uma situao psquica, tudo se passa como se, numa mquina, uma pea, que liga uma de suas partes s outras, tivesse sido danificada, de forma que um lado dessa mquina psquica funcionaria de forma independente, produzindo os sintomas observados. Pode ser dito, sobre esse tipo de anlise, que foi orientada por um ponto de vista mecnico. Note-se que a
est contida nos livros e, por isso, mergulhei no estudo de Lipps [...] (Freud e Fliess, carta de 28 de agosto de 1898). Veja uma anlise da importncia de Lipps para Freud em Loparic 2001b. 6 Veja, para uma anlise mais detalhada desse ponto especfico, Fulgencio 2002b. 7 Para Freud, a expresso tratamento psquico significa tratamento por meios psquicos (a sugesto e a palavra). Cf. Freud 1905b [1890]. Freud se refere, nesse texto, hipnose e no ao mtodo psicanaltico, que s ser criado alguns anos mais tarde.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

LEOPOLDO FULGENCIO

suposio de que o psiquismo como uma mquina passvel de ser explicada em termos mecnicos uma hiptese que no tem valor emprico, ou seja, ela no passvel de comprovao pela observao; seu valor apenas heurstico, ou seja, um princpio de inteleco que tem validade pelo que torna possvel compreender sobre os fenmenos e suas relaes, e no em si mesmo. Freud, no entanto, foi formado noutra linha de pesquisa, da qual participavam Fechner, Helmholtz e Brcke, e cuja perspectiva de explicao diferente da mecnica. Para esses pensadores, o ponto de vista mais adequado para servir como guia na busca de explicaes sobre os fenmenos e suas causas o dinmico: este supe a interao de foras em conflito como um quadro no qual as explicaes so procuradas. Nessa perspectiva, os fatos observados devem ser estruturados e relacionados no em funo de supostas falhas mecnicas, mas sim de supostas foras em conflito. O juramento epistemolgico de Brcke e Du Bois-Reymond apresenta uma formulao metodolgica explcita sobre o que significa adotar o ponto de vista dinmico na prtica cientfica:
Brcke e eu [Bois-Reymond] nos comprometeremos a impor esta verdade, a saber, que somente as foras fsicas e qumicas, com excluso de qualquer outra, agem no organismo. Nos casos que no podem ser explicados, no momento, por essas foras, devemos nos empenhar em descobrir o modo especfico ou a fonte de sua ao, utilizando o mtodo fsico-matemtico, ou ento postular a existncia de outras foras, equivalentes em dignidade, s foras fsico-qumicas inerentes matria, redutveis fora de atrao e repulso. (Apud Shakow e Rapaport 1964, p. 34)

A presena constante, na obra freudiana, de explicaes em termos de foras psquicas, equivalentes em dignidade s foras fsicoqumicas, do sustentao hiptese de que Freud aderiu a esse tipo de orientao metodolgica. Na sua autobiografia de 1925, logo aps referir-se sua formao com Brcke no Laboratrio de Fisiologia da Universidade de Viena, ele afirmou: Em certo sentido, eu permaneci, todavia, fiel orientao na qual eu me engajei inicialmente (1925d, p. 10). Essa mesma perspectiva dinmica reiterada quando Freud fala da sua diferena com Breuer no entendimento da histeria:
Na questo de saber quando um processo psquico torna-se patgeno, isto , quando ele no termina de uma maneira normal, Breuer preferia uma teoria, por assim dizer, fisiolgica; ele pensava que os processos que no sucumbiam ao destino normal eram aqueles que tinham se originado nos estados psquicos extraordinrios hipnticos. [...] Eu, pelo contrrio, supunha, sobretudo, um jogo de foras, a ao de intenes e tendncias parecidas com as que podem ser observadas na vida normal. (1925d, p. 23)

Em diversos outros momentos de sua obra, Freud reitera que justamente este ponto de vista que prope no lugar de uma simples descrio, uma explicao dinmica

ISSN 1677-163X

Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

fundada sobre a interao de foras psquicas (1913m, p. 207) que caracteriza a sua maneira de compreender os fatos psquicos. Diz ele, sobre seu compromisso metodolgico:
No queremos apenas descrever e classificar as aparncias, mas conceb-las como sinais de um jogo de foras dentro da alma, como expresso de tendncias dirigidas para fins, e que trabalham umas de acordo com as outras, ou umas contra as outras. Esforamo-nos por elaborar uma concepo dinmica das aparncias psquicas. Nessa nossa concepo, os fenmenos percebidos devem ficar em segundo plano, atrs das tendncias apenas supostas. (1916-17, p. 67)

O ponto de vista dinmico figura, pois, como um guia metodolgico para buscar explicaes que podem cobrir as lacunas deixadas pelas teorias empricas. Mais frente comentarei o lugar dos pontos de vista tpico e econmico, que, junto com o dinmico, fornecem os trs eixos da teoria metapsicolgica de Freud. Nesse sentido acima citado, o ponto de vista dinmico tem precedncia ao tpico e ao econmico, ainda que no seja possvel hierarquizar a importncia desses trs eixos constituidores da metapsicologia. Para Freud, as foras psquicas, que caracterizam o ponto de vista dinmico, so anlogas s foras que os fsicos supem agir sobre a matria;8 elas so tomadas como um fundamento estrutural ao qual se deve recorrer para organizar e relacionar os fatos, orientando a busca das explicaes dos fenmenos observados. O fundamento da cincia psicanaltica est no que ela pde efetivamente observar, mas essa observao depende de certos conceitos dados antes mesmo da prpria experincia. Esses conceitos, diz Freud, correspondem a certas idias abstratas 9 que, mesmo sem contedo emprico determinado, possibilitam guiar o cientista num determinado campo de fenmenos:
O verdadeiro incio da atividade cientfica consiste antes na descrio dos fatos, que so, em seguida, agrupados, ordenados e integrados em conjuntos. J na descrio, no se pode evitar aplicar ao material certas idias abstratas que pegamos aqui e ali, certamente no s da experincia nova. Tais idias que, depois, tornar-se-o os conceitos fundamentais da cincia so ainda mais indispensveis na elaborao futura do material. Elas comportam, no incio, um certo grau de indeterminao; e no est em questo discernir claramente seu contedo. Enquanto permanecem nesse estado, chegamos a um acordo sobre seu significado, reenviando-as repetidamente ao material da experincia, do qual elas parecerem ter provindo, mas que, na realidade, submisso a elas. (1915c, p. 117)

Freud usa essa analogia entre as foras, na fsica, e as pulses, na psicanlise, em diversos momentos de sua obra. Cf. Freud 1915c (p. 116), 1925d (p. 58), 1933b (p. 209), 1940a (p. 158) e 1940b (p. 283). Esse paralelo entre as pulses e as foras foi analisado mais de uma vez, por psicanalistas e por filsofos. Cf., por exemplo, Assoun 1981 (p. 58); 1993 (p. 17) e Loparic 1999. 9 A expresso idia abstrata no um simples modo de falar, mas remete-se, como mostrarei adiante, a um termo kantiano, a saber, a denominao dos conceitos puros da razo como idias.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

10

LEOPOLDO FULGENCIO

Essas idias abstratas so, justamente, as pulses, concebidas como foras de natureza psquica. Esse conceito auxiliar uma conveno aplicvel ao material emprico com a finalidade de ordenar e integrar sistematicamente os fatos. Quando Freud caracteriza a pulso como um conceito fundamental convencional, ele se refere ao fundamento metapsicolgico pressuposto para que os fundamentos empricos sejam apreendidos. A pulso , para ele, uma fora equivalente, em dignidade, s foras fsicoqumicas que agem sobre a matria. Como nas outras cincias naturais, as foras no so conceitos empricos, mas construtos tericos especulativos de valor apenas heurstico. Freud diz claramente que o conceito de pulso no nada mais do que uma conveno, uma idia abstrata sem contedo emprico determinado, ainda que necessrio: [a pulso um] conceito fundamental convencional, provisoriamente ainda muito obscuro, mas do qual ns no podemos prescindir em psicologia (1915c, pp. 117 -8). Em seguida a essa definio das pulses, Freud diz que tentar preencher-lhe o contedo com dados empricos, associandoas, ento, ao corpo biolgico, por meio de analogias. Seu objetivo tornar esse conceito mais inteligvel e operacional, mas ele sabe que jamais conseguir preench-lo de forma adequada: As pulses so seres mticos, grandiosos na sua indeterminao. Ns no podemos, em nosso trabalho, abstrair delas um s instante, todavia ns jamais estamos seguros de v-las distintamente (1933a, p. 95). Assim, tal como em todo mito, no est em questo encontrar um referente emprico que lhe corresponda adequadamente e que seja objetivamente dado. Comentou-se j, vrias vezes, a distino entre os conceitos de pulso e de instinto, em especial no que diz respeito traduo do termo Trieb por Instinct, feita por Strachey na edio inglesa da obra completa de Freud, acentuando as comparaes entre os instintos na vida animal e as pulses na vida do homem, marcando-lhes a diferena. Na perspectiva que estou apresentando, os conceitos de Trieb e Instinkt, em Freud, so de naturezas diferentes: o primeiro especulativo, sem referncia determinada no campo emprico; o segundo emprico, com referente objetivo no corpo biolgico. No h, pois, nem continuidade nem assimilao possvel entre esses conceitos. Laplanche reconheceu claramente a posio de Freud: Em todo caso, ele [Freud] nunca os junta [os termos Trieb e Instinkt], nunca os ope, ele na verdade nunca os comparou (2001, p. 6). Mas, contudo, Laplanche parece no ter atentado para a diferena de natureza epistemolgica entre esses conceitos, acabando por se dedicar, no poucos anos, a uma tarefa impossvel: Durante vinte ou tr inta anos, no deixei de insistir nisso. Assimilao da pulso ao instinto ou, por vezes, uma espcie de mistura pulso-instinto ( ibid., p. 7). 4. A metapsicologia como superestrutura especulativa O conceito de pulso o fundamento primeiro da metapsicologia, mas, como sabemos, no o nico e nem toda a metapsicologia poderia ser reduzida a ele. A suposio
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

11

de que o psiquismo como um aparelho passvel de ser figurado espacialmente, no qual circula uma energia psquica de natureza sexual, a libido, tambm faz parte das hipteses metapsicolgicas. Esses conceitos fornecem, respectivamente, trs grandes eixos da metapsicologia, eles servem como modelos ou conceitos auxiliares para que se possam buscar explicaes sobre os processos psquicos: Proponho qu e se fale de uma apresentao metapsicolgica quando conseguimos descrever um processo psquico segundo suas relaes dinmicas, tpicas e econmicas (Freud 1915e, p. 181). Ao ponto de vista dinmico corresponde a suposio de pulses (foras psquicas) bsicas em conflito, como causas motoras originrias, e primeiras, do funcionamento da vida psquica; ao econmico, a suposio de uma energia psquica de natureza sexual (a libido)10 que funciona e pode ser avaliada segundo um fator quantitativo , que impulsiona as pulses e caracteriza os investimentos afetivos nos objetos de desejo; e, ao ponto de vista tpico, a proposio de tomar o psiquismo como se fosse um aparelho, passvel de ser visualizado e figurado espacialmente, tal como ocorre quando lidamos com um telescpio, um microscpio ou qualquer objeto similar, tornando, assim, possvel diferenciar as instncias psquicas que compem as partes desse aparelho, jamais correspondendo a alguma localizao anatmica e tendo, pois, a natureza de uma fico terica. Todos esses termos metapsicolgicos (pulso, aparelho psquico, libido), bem como outras representaes similares, so, para Freud, construes auxiliares propostas em carter provisrio:
assim que o caminho da cincia , de fato, lento, tateante, laborioso. Isto no pode ser negado nem mudado [...] O progresso no trabalho cientfico se efetua certamente como numa anlise. Avana-se por suposies, faz-se construes auxiliares que so abandonadas se elas no se confirmam; tem-se necessidade de muita pacincia, de disponibilidade para todas as possibilidades, renuncia-se a convices primeiras [...] e todo este esforo , enfim, recompensado; as descobertas esparsas ajustam-se num conjunto, chega-se a ver claramente toda uma parte do advir anmico, liquida-se a tarefa e fica-se, ento, livre para a seguinte. (1933a, p. 174)

Ciente da distino entre conceitos empricos e conceitos especulativos, considerados partes distintas da teoria psicanaltica, Freud caracterizou a metapsicologia como uma superestrutura especulativa da psicanlise:
Estas representaes [aparelho psquico dividido em instncias], e outras similares, pertencem a uma superestrutura especulativa [spekulativer berbau] da psicanlise, em que cada parte pode ser sacrificada ou trocada sem dano nem remorso, a partir do momento em que uma insuficincia constatada. (1925d, pp. 32-3)

Veja em Fulgencio 2002a uma anlise da diferena entre a noo de sexualidade enquanto um conceito emprico e o conceito de libido enquanto um conceito Especulativo.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

10

12

LEOPOLDO FULGENCIO

Freud considera que suas fices tericas so inofensivas, caso jamais seja esquecida sua natureza especulativa. Ao referir-se s figuraes que props para visualizar o psiquismo e seu funcionamento, ele afirmou:
Eu estimo que ns temos o direito de dar livre curso a nossas suposies, desde que preservemos a frieza de nosso juzo e no tomemos os andaimes pelo edifcio. E uma vez que, em nossa primeira abordagem de algo desconhecido, tudo de que precisamos o auxlio de representaes auxiliares, daremos preferncia, inicialmente, s hipteses de carter mais tosco e mais concreto. (1900a, p. 536)

No se trata, no entanto, de usar todo tipo de especulao, pois nem todas valem da mesma maneira. Os conceitos especulativos metapsicolgicos tm uma orientao especfica, que se refere ao ponto de vista dinmico, tal como acontece em outros ramos das cincias naturais. A esse ponto de vista Freud acrescentou o tpico e o econmico, aos quais tambm correspondem, respectivamente, outros conceitos e modelos especulativos, cuja finalidade sempre a mesma: completar as teorias empricas, tornando possvel melhor agrupar e ordenar os fatos clnicos, fornecendo um guia tanto para a procura de explicaes quanto para obter novos dados. As proposies tericas ou conceitos especulativos concebidos como construes auxiliares para realizar pesquisas no so uma inovao de Freud. Ao contrrio, bem antes dele, filsofos, cientistas e epistemlogos j haviam analisado esse tipo de mtodo de pesquisa, considerando-o no apenas aplicvel, mas necessrio s cincias naturais. No o caso, aqui, de apresentar uma anlise detalhada da sua formao, baseada em seus mestres ou intelectuais admirados, tais como Fechner, Helmholtz, Brcke, Brentano, e que partilhavam desse mtodo de pesquisa, que tem necessidade e impulsionado por fices heursticas. Concentrar-me-ei na anlise de duas referncias centrais Kant e Mach , que podem confirmar, textualmente, que as especulaes metapsi-colgicas de Freud so um fruto desse modo de pesquisar e teorizar nas cincias naturais. No se trata, aqui, de afirmar que Freud um seguidor de Mach ou, ainda, que ele tomou a filosofia de Kant como modelo para a sua prtica cientfica, mas to-somente de mostrar que a atitude tericoespeculativa de Freud corresponde a um modo de conceber a pesquisa cientfica j estabelecido em sua poca, cuja influncia desses autores no poderia ser negada. 5. O programa de pesquisa kantiano e as especulaes11 No final da Crtica da razo pura, Kant determina o lugar a ser dado psicologia, tomada como cincia natural:

Esta anlise do programa de pesquisa kantiano se apia no livro de Loparic, A semntica transcendental de Kant. Cf. Loparic 2000a [1982].
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

11

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

13

[...] o seu lugar aquele onde deve ser colocada a fsica propriamente dita (emprica), isto , do lado da filosofia aplicada, para a qual a filosofia pura contm os princpios a priori e com a qual, portanto, deve estar unida, mas no confundida. (Kant 1997, B 876)

Para Kant, a construo da psicologia emprica depende da admisso de um conjunto de conceitos e princpios a priori (que so tambm os da fsica emprica) a partir do qual todo conhecimento vlido da natureza poder ser produzido. Ou seja, justamente a partir desse conjunto de a priori relacionados a cada uma das faculdades que compem nossa faculdade cognitiva (intuio, entendimento e razo) que os cientistas vo procura das leis que regem os fenmenos. Kant mostrou que, por trs de toda cincia natural, h uma metafsica da natureza que a sustenta:
A cincia da natureza propriamente assim chamada pressupe uma metafsica da natureza; com efeito, leis, isto , princpios da necessidade do que inerente existncia de uma coisa, se referem a um conceito que no se pode construir, porque a existncia no pode representar-se em nenhuma intuio a priori. Por conseguinte, a genuna cincia natural pressupe uma metafsica da natureza. Esta deve, pois, conter sempre puros princpios, que no so empricos ( por isso que leva o nome de metafsica). (Kant 1990, p. 15; A 7-8)

No cabvel, neste artigo, fazer uma apresentao do programa de pesquisa kantiano para as cincias naturais. Saliento, apenas, uma de suas caractersticas principais, relativa ao uso de princpios e conceitos especulativos, relacionada metafsica da natureza presente no quadro terico de toda cincia emprica; por conseguinte, tambm da psicanlise, tal como Freud a concebeu. Tendo analisado a arquitetura e o funcionamento de nossa faculdade de conhecer, Kant distinguiu trs modos distintos de articular o conhecimento: a intuio ou a sensibilidade, o entendimento e a razo. Nos trs, sempre encontramos conceitos e princpios a priori; para alguns deles, ser possvel encontrar os referentes empricos adequados, enquanto que, para outros, tal possibilidade estar excluda. sensibilidade ou intuio com seus a priori do espao e do tempo caber fornecer dados intuitivos para o entendimento. Ao entendimento com seus conceitos a priori, suas categorias12 e os dados que recebe da intuio (percepo) caber a constituio daquilo que chamamos de experincia e seus objetos, fornecendo regras para a exposio dos fenmenos; cabe,
* Kant diz: Chamo problemtico a um conceito que no contenha contradio e que [...] se encadeia com outros conhecimentos, mas cuja realidade objetiva no pode ser de maneira alguma conhecida (1997, B 310). 12 As categorias, ou conceitos puros do entendimento, foram organizadas, por Kant, em quatro classes: as que renem os conceitos a priori relativos quantidade, na qual esto os conceitos de unidade, pluralidade e totalidade; as relativas qualidade, na qual esto os conceitos de realidade, negao e limitao; as relativas relao, na qual esto os conceitos de substncia e acidentes, causa e efeito, reciprocidade causal; e as relativas modalidade, com os conceitos de possibilidade e impossibilidade, existncia e no-existncia, necessidade e contingncia.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

14

LEOPOLDO FULGENCIO

tambm, ao entendimento, procurar as leis gerais que regem os fenmenos assim apreendidos. Por fim, razo credita-se a tarefa de fornecer princpios e conceitos que dem sistematicidade aos juzos do entendimento, bem como a de proporcionar a maior extenso possvel para esse conhecimento terico. Kant chamar esses conceitos puros da razo de idias (cf. Kant 1997, B 367-396); estas jamais tero um referente emprico que lhes corresponda adequadamente, pois se referem a entes da razo, e nunca a realidades empricas (nem mesmo em hiptese):
Os conceitos da razo [...] so meras idias e no tm, evidentemente, objeto algum em qualquer experincia, mas no designam por isso objetos imaginados e ao mesmo tempo admitidos como possveis. So pensados de modo meramente problemtico,* para fundar em relao a eles (como fices heursticas) princpios reguladores do uso sistemtico do entendimento no campo da experincia. Se sairmos deste campo, so meros seres da razo, cuja possibilidade no demonstrvel e que no podem tambm, por hiptese, ser postos como fundamento da explicao dos fenmenos reais. (Kant 1997, B 799)

A compreenso do lugar da especulao na pesquisa cientfica depende, pois, do entendimento da funo e da operao da razo especulativa, ou seja, trata-se de saber o que so, quais so e como operam essas idias da razo. Utilizarei alguns exemplos para esclarecer a funo e a natureza dos conceitos puros da razo. Um desses conceitos a idia de natureza como um todo. Sua funo designar um pressuposto para que as leis de determinao entre os fenmenos faam parte de um mesmo sistema, e sua natureza totalmente especulativa; trata-se de um conceito abstrato ao qual no pode ser dado nenhum exemplo emprico. Outra idia da razo pura que diz respeito diretamente maneira como Freud opera na construo da teoria psicanaltica est relacionada com um problema que a prpria razo encontra ao tentar fornecer explicaes sistemticas, as mais completas possveis, para os fenmenos que ela procura conhecer, ou seja, quando a razo procurar estabelecer a srie de causas, finitas e sem lacunas, para explicar algum fenmeno ou movimento na natureza:13 uma vez dado um efeito qualquer, sempre possvel remet-lo sua causa; assim sendo, essa causa, por sua vez, pode, igualmente, ser remetida a uma outra causa anterior; o que acaba por estabelecer uma srie infinita. Kant nos diz que a razo, visando interromper essa pesquisa infinita das causas, estabelece um limite, postulando uma causa originria, anterior qual nenhuma outra deve ser procurada; uma causa incondicionada que, ela mesma, no precisa ser explicada e a partir da qual todas as relaes causais devem ser estabelecidas. Essa causa originria um ente da razo e no advm, pois, da experincia sensvel: o que seria impossvel, j que no corresponde a uma entidade fenomnica. Ela apenas uma conveno.

Cf. Kant 1997, B 377-389, para a explicao de Kant sobre a natureza e a funo das idias transcendentais.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

13

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

15

Tambm em seu Princpios metafsicos a toda cincia da natureza, o conjunto de conceitos e princpios a priori necessrios a toda cincia da natureza, Kant mostra que a razo, ante a necessidade de fornecer explicaes causais finitas e sem lacunas, estabelece um ponto de partida para as causas, postulando uma causa originria ou incondicionada. Ele diz, ainda, que existem duas alternativas bsicas para conceber essas causas, ou seja, apenas dois pontos de vista-guia para explicar a diversida de especfica das matrias e suas relaes: o mecnico e o dinmico. Segundo o ponto de vista mecnico ou atomista, o movimento, na natureza, deveria ser explicado em funo de partculas indivisveis, os tomos. Estes seriam responsveis pela transmisso do movimento entre os corpos, por choque mecnico. Por outro lado, o ponto de vista dinmico suporia, com o mesmo fim, que o movimento deve ser explicado em funo de foras motrizes agindo na matria e no encontro entre os corpos. Segundo Kant, no se trata de supor infinitas foras, o que apenas obscureceria o entendimento, mas sim de considerar apenas duas foras bsicas: as de atrao e as de repulso. Tanto os tomos como as foras so conceitos puros (a priori) elaborados pela razo; portanto, no podem ser confundidos com os dados empricos: no h apreenso sensvel possvel nem dos tomos nem das foras. O que que decide, ento, pela escolha de um ou de outro ponto de vista como orientao da pesquisa? Segundo Kant, trata-se de uma escolha que no pode estar baseada em fatos, mas to-somente nos frutos que um ou outro pode trazer para a pesquisa emprica. O ponto de vista dinmico, diz Kant, muito mais adequado e favorvel (Kant 1990, p. 83; A 102) para atingir uma explicao sistmica mais extensa e mais conforme razo, permitindo encontrar leis determinadas num encadeamento racional, sem que seja necessrio supor alguma qualidade oculta, tal como necessrio quando se supem tomos como transmissores de movimento. Como diz Loparic, o critrio de escolha, entre um ou outro ponto de vista, apenas heurstico:
Tudo o que ele [Kant] disse que a teoria dinmica, se julgada por alguns critrios metodolgicos razoveis, um melhor guia de pesquisa emprica do que a teoria atomista. Essa uma avaliao do ponto de vista heurstico de ambas as teorias tal como existiam na sua poca, que de modo algum pode ser interpretada como uma tentativa de uma deduo a priori da teoria dinmica. (Loparic 2000a [1982], p. 315)

Em resumo, a noo de natureza, o ponto de vista dinmico e as foras so conceitos puros da razo, idias que no tm referente possvel no mundo sensvel; so idias que tm entes da razo como referentes e que servem como guias de pesquisa factual. No por acaso que Freud caracteriza as pulses como idias abstratas, conceitos puramente convencionais. Ele sabe que o preenchimento do seu contedo s poder ocorrer de forma inadequada, pois no h referente emprico possvel para elas. Ao usar o termo Trieb, Freud retoma um termo comum filosofia e cincia alem ps-kantiana, que est na base de sua formao como homem de cincia (cf. Loparic 1999). No seria correto
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

16

LEOPOLDO FULGENCIO

dizer que o conceito freudiano de Trieb corresponde exatamente s foras motrizes das quais fala Kant, mas a maneira como Freud opera teoricamente na formulao do conceito de pulso tem no s uma proximidade com o lugar que Kant d aos conceitos puros da razo, como tambm obedece ao mesmo tipo de necessidade metafsica que caracteriza as cincias naturais no programa de pesquisa kantiano. Pode-se dizer que a psicanlise foi construda nesse solo da metafsica da natureza do tipo kantiana, considerando que a vida da alma deveria ser tomada como um objeto natural (Freud 1933a, p. 159), determinado por relaes de causa e efeito, tais como as que so dadas pelas categorias do entendimento, e aplicveis a esses objetos, e, ainda, que os fenmenos e seus movimentos deveriam ser explicados a partir do ponto de vista dinmico. 6. Ernst Mach e o uso de representaes-fantasia nas cincias empricas A proximidade entre algumas posies epistemolgicas de Mach e Freud j foi comentada por alguns autores (cf., por exemplo, Assoun 1981 e Loparic 1985). No pretendo, aqui, retomar a anlise das continuidades e das rupturas conceituais e metodolgicas entre Freud e Mach, mas sim ressaltar a defesa que Mach faz do uso de certas especulaes como instrumentos heursticos de pesquisa e expor o modo como Freud parafraseia Mach ao considerar as pulses como um tipo de mitologia. Para Mach, a cincia deve procurar descobrir as relaes de determinao entre os fenmenos, uma meta que, no futuro, deve ser atingida sem lanar mo de nenhum outro recurso que no a descrio. Isso constitui, no entanto, o objetivo ltimo a que pretende chegar a cincia em seu estado final. Enquanto a cincia est em desenvolvimento, ante a incompletude das explicaes e para facilitar a descoberta das relaes procuradas, Mach prega o uso de conceitos e modelos especulativos. Ao analisar a histria da fsica, Mach pde reconhecer que esta se apoiou em conceitos que so um tipo de mito: a fsica aristotlica, com a considerao dos quatro elementos que comporiam a natureza, e a fsica newtoniana, com a suposio de que existem foras que impulsionam a natureza. Para ele, o conceito de fora,14 que revolucionou a fsica aps Newton, no dado empiricamente, mas deve ser tomado apenas como um nome para a circunstncia que tem o movimento por conseqncia (Mach 1987 [1883], p. 81). Ou seja, o conceito de fora , tambm para ele, apenas uma conveno, um princpio causal admitido, ainda que no se saiba dizer o que ele exatamente. Mach afirma:
Ns podemos caracterizar com o nome de mitologia da natureza esta cincia do incio, com seus elementos fantasistas [terra, fogo, ar e gua]. Depois, a mitologia da natureza, animista e demonaca, foi substituda, pouco a pouco, por uma mitologia das substncias e
Ver em Mach 1987 [1883] alguns de seus comentrios sobre a histria do conceito de fora na fsica, em especial nas pginas 81 e 82.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003
14

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

17

das foras, uma mitologia mecnica e automtica e, por fim, por uma mitologia dinmica. (1922 [1905], p. 113)

Freud, por sua vez, refere-se teoria das pulses como uma mitologia, tanto nas Novas conferncias introdutrias psicanlise A teoria das pulses , por assim dizer, nossa mitologia (1933a, p. 95) , quanto na sua carta a Einstein:
Talvez voc tenha a impresso de que nossas teorias so um tipo de mitologia, no caso presente uma mitologia que nem mesmo agradvel. Mas toda cincia da natureza no volta a um tal tipo de mitologia? Acontece, hoje, de maneira diferente para voc, na fsica? (1933b, p. 211)

Mach tambm j foi apontado como um elo de ligao significativa entre Einstein e Freud, e essa referncia mitologia do ponto de vista dinmico, com a correspondente especulao que representa o conceito de fora, seja ela psquica ou fsica, apenas reitera a interpretao de que Freud est se apoiando em Mach quando fala das pulses como seres mticos. Referindo-se perspectiva heurstica para a prtica cientfica, Mach (1905) ressalta que certos conceitos, que nada mais so do que representaes-fantasia (PhantasieVorstellungen), podem tanto ajudar nas pesquisas quanto produzir equvocos indesejveis, caso seja esquecida a natureza ficcional dessas construes auxiliares. Essas fantasias que servem ao processo da cincia devero ser substitudas, na fase final, pela descrio direta dos fatos. Enquanto isso no possvel, se aceita essa pequena ajuda que elas podem dar, pois contribuem para orientar a busca das relaes de determinao entre os fenmenos, por meio de certas iluses ou modelos fictcios:
15

Pensemos nas partculas da luz de Newton, nos tomos de Demcrito e de Dalton, nas teorias dos qumicos modernos... e, finalmente, nos modernos ons e eltrons. As mltiplas hipteses fsicas sobre a matria, os turbilhes cartesianos e eulerianos, que reaparecem nas novas teorias eletromagnticas de correntes e turbilhes, os sumidouros e as fontes que levam quarta dimenso do espao, as partculas ultramundanas que geram a gravitao etc. etc. poderiam ainda ser mencionados. Ocorre-me que se trata de uma roda-viva de representaes aventureiras modernas que, tal como uma festa das bruxas [Hexen-sabbat] impe respeito. Essas filhas da fantasia lutam pela existncia, na medida em que procuram se sobrepujar mutuamente. Inmeras dessas floraes da fantasia devem ser aniquiladas, pela crtica, implacvel, tendo em vista os fatos, antes que uma delas possa desenvolver-se e ter uma permanncia mais longa. Para que se possa avaliar esse processo, necessrio

Em especial por Assoun (1981 e 1985). Sobre a importncia de Mach para Einstein, cf. Holton 1967 e 1993. Veja tambm em Fulgencio 2000 a anlise de um documento, de 1912, assinado por Mach, Einstein e Freud, entre outros, em prol da criao de uma Sociedade para a Filosofia Positivista, indicando em que sentido pode ser entendida a proximidade entre esses autores.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

15

18

LEOPOLDO FULGENCIO

levar em conta o fato de que se trata de reduzir os processos naturais a elementos conceituais mais simples. (Mach 1920 [1905], pp. 106-107)16

Freud tambm caracterizou a metapsicologia como a bruxa. A seguinte citao de Freud pode ser tomada como um tipo de parfrase do texto de Mach: Se pe rguntamos sobre as vias e os meios pelos quais isso [o domnio das pulses] se produz, no fcil fornecer uma resposta. Deve-se dizer: necessrio que venha a feiticeira. Entendam: a bruxa metapsicologia (1937c, p. 225). O recurso bruxa, portanto, no um tipo de aluso retrica, mas uma maneira de ir alm dos dados empricos, tal como, por exemplo, na fsica molecular, os modelos que versam sobre a constituio espacial do tomo possibilitam pesquisar as relaes entre suas partculas. Os conceitos e modelos especulativos, as representaesfantasia de Mach so, tais como a metapsicologia freudiana, superestruturas especulativas das teorias cientficas que possuem utilidade heurstica. Ao parafrasear Mach, Freud afirma, portanto, muito mais do que uma certa simpatia pelas posies metodolgicas em jogo: ele est reiterando uma determinada linha de pesquisa para a construo da psicologia como uma cincia emprica, que tem em Kant sua referncia filosfica inicial. Isso se d, no apenas em termos gerais j que aps Kant toda cincia natural lhe deve um tributo , mas em termos mais especficos, reconhecveis tanto numa orientao-guia de pesquisa como na aplicao de um mtodo de pesquisa no qual se articulam conceitos empricos com fices heursticas. Esse conjunto de referncias indica que, para Freud, o ponto de vista dinmico, a noo de fora psquica (as pulses), a considerao de que isso um tipo de mitologia cientfica, no corresponde, pois, a um uso analgico e descompromissado desses termos, mas sim a uma opo epistemolgica e metodolgica conscientemente adotada. Estudos clssicos de epistemologia (por exemplo, Nagel 1978 [1959]) mostram que h, na cincia, um ponto de vista convencionalista, no qual defendido, como mtodo de pesquisa, o uso de conceitos e modelos que tm apenas um valor operativo, ou seja, que servem de orientao-guia para a organizao dos dados e para a procura das relaes que regem os fenmenos. Sendo apenas convenes, esses conceitos no devem ser confundidos com os que tm um referente emprico dado ou possvel. A anlise do proceder epistemolgico e metodolgico de Freud, tal como desenvolvi neste artigo, mostra que ele , da mesma maneira que Mach, um adepto desse ponto de vista convencionalista ou heurstico. 7. Observaes gerais sobre a funo da metapsicologia Mostrei que, para Freud, a teoria psicanaltica composta de dois corpos tericos de naturezas diferentes, um emprico e outro especulativo, que se articulam coerentemente ao
Na verso francesa desse livro, esse trecho est mutilado e o termo Hexen-sabbat no aparece. A traduo desse trecho, do original em alemo, de Zeljko Loparic.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003
16

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

19

propor uma determinada maneira de conceber as cincias empricas. Essa distino, entre uma teoria clnica e outra, metapsicolgica na psicanlise, j foi observada por outros autores, tais como, mas cada um sua maneira, Rapaport (1960), Gill (1976), Grnbaum (1984), Ricoeur (1965), Schafer (1982). Mas essa diferenciao articulada claramente com a caracterizao da natureza emprica ou especulativa dos conceitos envolvidos, bem como com a anlise da funo das teorias especulativas, entendidas como a expresso de um coerente mtodo de pesquisa nas cincias empricas, o qual, por sua vez, pode ser reconhecvel na formao cientfica e filosfica de Freud (em especial nas concepes epistemolgicas e metodolgicas de Mach e Kant) fornece, pelo que sei, uma nova linha de interpretao. Essa maneira de conceber a teoria psicanaltica no introduz uma ciso na obra freudiana tal como Green (1995, p. 35) supe ocorrer, caso seja aceita essa diferenciao , mas reconhece nela a explicao coerente de um mtodo amplamente aceito no quadro das cincias empricas. A metapsicologia no , pois, como escreveram Roudinesco e Plon no Dictionnaire de la psychanalyse (1997, p. 668), o conjunto da concepo terica de Freud, mas to-somente a sua superestrutura especulativa. Convm, ainda, esclarecer que, para Freud, a teorizao metapsicolgica tambm no uma hermenutica17, ela no fornece sentido aos fenmenos psquicos: os conceitos metapsicolgicos as foras, as energias ou as instncias de um aparelho no do sentido algum para as experincias vividas na situao clnica. A hiptese metapsicolgica, por exemplo, de que o trauma corresponde a um quantum de energia no descarregada no fornece ao paciente, nem ao analista, nenhum sentido experiencial. Em resumo, a metapsicologia no pode explicar os fenmenos clnicos nem constituir o sentido, ou parte do sentido, desses fenmenos, caso a palavra fenmeno seja tomada de acordo com o uso habitual, designando algo acessvel experincia clnica. A sua funo a de auxiliara organizao dos fatos, tornando possvel estrutur-los e relacion-los; ela um constructo para conectar as descries e uma orientao-guia para procurar (observar) novos dados. As especulaes metapsicolgicas no so nem fornecem explicaes, mas estabelecem um quadro e uma direo para a busca de explicaes factuais (empricas) sobre os fenmenos psquicos. 8. Algumas consideraes sobre as reformulaes feitas por Freud em sua metapsicologia O que obrigou Freud a fazer mudanas significativas na sua teoria metapsicolgica, inicialmente apresentada no captulo 7 de A interpretao dos sonhos, foram os problemas clnicos que no podiam ser tratados de maneira adequada por esse primeiro modelo. A considerao de que o aparelho psquico (subdivido em trs instncias: inconsciente,
Veja em Grnbaum 1984 uma anlise crtica da concepo hermenutica da teoria e da terapia psicanaltica.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003
17

20

LEOPOLDO FULGENCIO

prconsciente e consciente) era movido por duas pulses bsicas (as de autoconservao e as sexuais), ambas guiadas pelo princpio do prazer, mostrava-se inadequada ante os seguintes problemas, entre outros: Como os sonhos, enquanto realizao de desejos, poderiam reapresentar repetidas vezes uma situao de desprazer? Como entender a repetio intencional de eventos que causam desprazer (como analisado no jogo do carretel)? Como compreender o que ocorre com as neuroses narcsicas, considerando, enquanto impulsos bsicos, as pulses de autoconservao e as sexuais? Como conceber o que ocorre com o sdico e o masoquista? E o que dizer da constatao de que, s vezes, parece haver um destino demonaco que leva certas pessoas a repetir em sempre os mesmos tipos de sofrimentos? Para dar conta desses fatos clnicos, incompatveis com o modelo da primeira tpica, mas mantendo seu programa de pesquisa a saber, a psican lise como cincia natural, que objetifica o psiquismo, considerando-o do ponto de vista dinmico , Freud reformular os conceitos de sua metapsicologia. Ele substituir suas construes auxiliares, propondo um novo par de pulses, que sero concebidas como impulsos bsicos que levam o aparelho psquico tanto a constituir unidades cada vez maiores e a mant-las (Eros ou pulso de vida) como a procurar eliminar as tenses, internas a esse aparelho, ao seu menor nvel, levando, no limite, o ser vivo a seu estado zero de tenso, ou seja, a seu estado inorgnico (a pulso de morte). Nesse segundo modelo, a figurao especulativa do psiquismo tambm foi reformulada, supondo-se, ento, uma nova organizao do aparelho psquico, agora subdividido nas instncias denominadas id, ego e superego, com seus contedos conscientes e inconscientes. Esse novo modelo metapsicolgico mostrou-se mais eficiente para buscar explicaes sobre fenmenos clnicos, tais como a hipocondria, o narcisismo, a tendncia repetio, o sadismo, o masoquismo, etc. Freud declarara, referindo-se segunda tpica, que o conceito de pulso de morte acabou por impor-se a ele como um modo de pensar: com o passar do tempo, elas [as idias de pulso de vida e de morte] adquiriram um tal poder sobre mim que no posso mais pensar de outra maneira (1930a, p. 119). I sso no quer dizer que ele acredite no valor emprico dessas hipteses, mas to-somente no seu valor heurstico. Em 1920, ao apresentar a hiptese do novo par de pulses bsicas, ele revela duvidar de si mesmo:
Pode-se perguntar se e em que medida eu mesmo estou convencido das hipteses aqui desenvolvidas. Eu responderia que no estou e que no peo a outros que acreditem nela. Mais exatamente: no sei em que medida acredito nelas. (1920g, p. 59)

Mas ele considera que o conceito de pulso de morte e as outras especulaes relativas segunda tpica so teis para resolver seus problemas clnicos; essas especulaes instauram esta simplificao que no negligencia nem viola os fatos, qual

ISSN 1677-163X

Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

21

ns aspiramos no trabalho cientfico (1930a, p. 119). Pode -se dizer que, para Freud, as pulses no so fatos e sim convenes, idias abstratas, que organizam os fatos. Segundo Freud, no seria possvel construir uma psicologia cientfica sem uma metapsicologia: Sem especular nem teorizar por pouco eu iria dizer fantasiar metapsicologicamente, no se avana aqui um passo sequer (1937c, p. 225). No entanto, ele mesmo reconheceu a possibilidade e a necessidade de mudar os conceitos de sua metapsicologia, desde que os fatos assim o exigissem. Isso caracteriza a teoria metapsicolgica como necessria e substituvel. No entanto, o que define a psicanlise no a metapsicologia, mas sim os fundamentos empricos dessa cincia, seus xiboletes. A metapsicologia corresponde, para Freud, falando em termos analgicos, ao andaime ou ao cume do edifcio terico da psicanlise. justamente o que ele afirma quando comenta o lugar a ser dado para o conceito de libido e para outros conceitos de mesma natureza:
que essas idias no so o fundamento da cincia sobre as quais tudo repousa: esse fundamento , ao contrrio, somente a observao. Essas idias no so as fundaes, mas sim o cume de todo o edifcio, e elas podem, sem dano, ser substitudas e retiradas. Ns temos, ainda, em nossos dias, esta mesma experincia com a fsica: suas intuies fundamentais sobre a matria, os centros de fora, a atrao etc. so to discutveis quanto as concepes correspondentes em psicanlise. (1914c, p. 77)

No entanto, uma vez reformulada a metapsicologia, ocorre, necessariamente, uma reorganizao e um reagrupamento dos fatos; mais ainda, ao mudar a orientao que guia a pesquisa, novos fatos podem ser observados. 9. Reiteraes e crticas teoria metapsicolgica O desenvolvimento da teoria metapsicolgica ps-Freud, bem como a anlise das crticas de que foi alvo, exigiria uma apresentao muito mais ampla do que a que seria possvel neste artigo. Comentarei, em seguida, alguns exemplos que mostram uma oposio entre os defensores da metapsicologia e os que a consideram um tipo de teorizao inadequada para a psicanlise. Meu objetivo marcar os plos extremos de uma discusso que ainda no chegou a seu termo. Evidentemente, esse tipo de exposio indicativa deixa lacunas que necessitariam ser preenchidas por anlises mais detalhadas. Pode-se afirmar que a grande maioria dos psicanalistas tem a mesma opinio de Freud quanto metapsicologia: ela necessria, ainda que seu contedo possa ser substituvel. Os grandes representantes da psicanlise ps-Freud mantiveram-na no centro de suas propostas, expandindo-a, reformulando-a e, mesmo, reescrevendo-a. Ainda que o uso das teorias de tipo metapsicolgico seja difundido, a anlise crtica do que a metapsicologia , em termos epistemolgicos e metodolgicos, muito menos comum.

ISSN 1677-163X

Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

22

LEOPOLDO FULGENCIO

Citarei alguns autores que a avaliam como necessria, sem, no entanto, desenvolver a maneira especfica como entendem a sua natureza e a sua funo. Fdida, por exemplo, reconhecendo o carter especulativo da metapsicologia, considerava ser impossvel uma psicanlise sem suas fices bsicas: ns jamais poderemos anular o conceito de pulso ou a fico do aparelho psquico (1983, p. 36). Green, mesmo considerando as insuficincias e as inadequaes da teoria metapsicolgica, considerava que, at aquele momento (1995), nada suficientemente convincente foi proposto para substitu-la, e, por isso, acha melhor revisit-la e desenvolv-la:
Talvez, feridos pelos limites que encontraram as novas idias, alguns vindos de horizontes muito diferentes acabaram por concluir que seria, talvez, mais saudvel e menos inibidor para o desenvolvimento da psicanlise abandonar at a prpria idia de metapsicologia. Eu jamais fui um desses. E como os partidrios desta reviso dilacerante jamais provaram que esta atitude era a mais fecunda o menos que posso dizer , prefiro escolher uma outra via. (1995, p. 7)

Nessa mesma perspectiva de defesa da teoria metapsicolgica, Assoun (2001), aps fazer um recenseamento da situao da metapsicologia ps-Freud, avalia esta como uma fonte inigualvel do pensamento sobre a clnica, uma bssola sem a qual o psicanalista ficaria desorientado. Em termos mais descritivos, ele afirma que a metapsicologia
[...] a garantia da capacidade propriamente explicativa da psicanlise. Ela d efetividade busca de uma teoria da causalidade psquica, renovada pela considerao dos processos inconscientes a mesma que falta s concepes descritivas (psiquitricas), como aquelas que buscam um modo de explicao exgena (neurobiolgica). A metapsicologia , pois, de fato, uma resposta impotncia explicativa das outras teorias psquicas, as quais fracassam em explicar a no ser, como a psiquiatria, por causas distantes os processos psquicos mantendo a especificidade desses processos, [uma resposta que se pe] em contraste com as explicaes exgenas (em particular, as das neurocincias). (2001, p. 121)

No outro plo encontramos crticas teoria metapsicolgica, tanto por parte de filsofos e epistemlogos quanto de psicanalistas. Em geral, eles duvidam da adequabilidade desse tipo de teoria para abordar os fenmenos dos quais trata a psicanlise. Alguns at mesmo questionaram se a cincia psicanaltica, tal como Freud a construiu, edificada no solo do sistema kantiano, seria uma proposta que se sustentaria diante das grandes transformaes tericas na filosofia e nas cincias feitas ao longo do sculo XX. Dois dos maiores nomes da filosofia do sculo XX criticaram diretamente a metapsicologia. Heidegger mostrou que o pensamento filosfico da modernidade, incluindo Kant, objetifica o homem, descaracterizando sua essncia. Sobre Freud, Heidegger escreveu: A metapsicologia de Freud a transposio da filosofia neokantiana [da

ISSN 1677-163X

Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

23

natureza] ao ser humano. Por um lado, ele [Freud] usa as cincias naturais e, por outro, a teoria kantiana da objetividade (2001 [1987], p. 222). Para Wittgenstein (1966), a perspectiva dinmica que anima o pensamento terico de Freud obscurece nosso entendimento sobre o homem. Mesmo reconhecendo que Freud um autor que tem muito a dizer, criticou seu recurso a uma mitologia terica que, na sua opinio, d a iluso de compreenso, quando, na verdade, apenas esconde aquilo que trata. Diversos psicanalistas fizeram, de diferentes ngulos, crticas teoria metapsicologia, em especial os tericos das relaes de objeto (Fairbairn e Guntrip), os representantes da psicologia do ego e do self (Hartmann e Kohut), os que se aproximam de concepes fenomenolgicas da teoria e da prtica psicanaltica (Georges Klein e Roy Schafer), alm de outros que, tendo elaborado teorias psicanalticas alternativas, rejeitam o recurso ao modo de teorizao metapsicolgico, como o caso de Winnicott. Dou alguns exemplos, a fim de tornar mais claras e objetivas algumas das crticas feitas. Guntrip considera que a psicanlise de Freud composta de teorias diferentes, nem sempre cuidadosamente distinguidas pelos psicanalistas: uma formulada em termos de uma teoria impessoal do funcionamento mental, cujo objetivo apresentar a psicanlise como uma cincia natural, e outra manifesta na forma de uma teoria do si -mesmo ativo, perseguindo fins nos seus relacionamentos humanos vivos (1961, p. 118). A metapsicologia corresponde teoria impessoal. Ao propor esse tipo de teoria, Freud no fez uma psicologia genuna, mas uma fisiologia disfarada, acabando por obscurecer ou falsificar os fenmenos que tenta abordar: Para a psicanlise, a psicologia o estudo da mente humana pessoal. Se a mente humana despersonalizada, ela cessa o ser humano, mas no possvel criar uma cincia pela falsificao dos dados ( ibid., p. 129). Guntrip tentou substituir a metapsicologia de Freud por um outro tipo de teoria, referida s relaes de objetos, formuladas em termos das relaes humanas propriamente ditas. Hartmann e Kohut, ao proporem uma separao dos conceitos de eu e de si-mesmo, consideram ter dado um passo decisivo para o desenvolvimento da psicanlise, pois essa diferenciao torna possvel formular as teorias psicanalticas de uma maneira muito mais prxima da experincia. Diz Kohut:
[...] o ego, o id e o superego so os componentes, na psicanlise, de uma abstrao especfica, de alto nvel, isto , distante da experincia: o aparelho psquico. [...] O simesmo, entretanto, surge na situao analtica e conceituado na forma de uma abstrao psicanaltica de um nvel relativamente baixo, isto , relativamente prxima experincia, como um contedo do aparelho mental. (1988 [1971], p. 14)

George Klein, seguindo a distino entre a metapsicologia e a teoria clnica tal como Ricoeur a apresenta (cf. Klein 1976, p. 26), julga que essas teorias engendram dois modos incompatveis de explicao (ibid., p. 13), e que a metapsicologia, expresso do positivismo inveterado de Freud, deveria ser abandonada a favor de um a teoria clnica
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

24

LEOPOLDO FULGENCIO

que decifraria no as causas, mas as intenes e os sentidos da experincia e dos comportamentos:


O objetivo central da explicao psicanaltica a leitura da intencionalidade; o comportamento, a experincia e o testemunho so estudados por seus sentidos neste contexto, enquanto eles exemplificam, em conjunto, as diretrizes, tenses, admitidas, no admitidas, reprimidas, proibidas... Aplicada compreenso dos sintomas, por exemplo, uma tal explicao consiste em remeter um sintoma no ao funcionamento de um mecanismo que seria, ele mesmo, observvel, real ou potencialmente, mas ao contexto de uma histria de vida, na qual o sintoma torna-se inteligvel enquanto exemplificao de uma soluo em conformidade com certos fins. (Ibid., p. 26)

Schafer (1982), por sua vez, considerou a linguagem metapsicolgica (foras, pulses, energias, aparelhos, etc.) inadequada para a compreenso do homem, mostrando a necessidade de substitu-la. As crticas metapsicologia consistem, grosso modo, em consider-la um tipo de instrumento terico que estaria em desacordo com a natureza dos fenmenos que investiga a vida psquica do homem e as relaes inter-humanas , produzindo um falseamento da compreenso dos fatos clnicos observados. No se trata apenas de um problema terico, pois da teoria metapsicolgica deriva uma prtica clnica que, no limite da sua aplicao, leva a um mtodo de tratamento que toma as pessoas e as relaes inter-humanas pelo que elas no so: objetos regidos por leis naturais. Tendo analisado qual a natureza e a funo da teoria metapsicolgica em Freud, bem como retomado algumas das crticas a ela dirigidas, possvel colocar com maior preciso a pergunta sobre o futuro dos modos de teorizao na psicanlise, apresentando uma bifurcao radical no que se refere metapsicologia: ou ela desenvolvida enquanto uma superestrutura especulativa necessria e, no limite desta opo, tentasse substitu-la por outra, mais eficiente ou, ento, considera-se que as teorias metapsicolgicas devem ser abandonadas em favor de um outro tipo de teorizao sem especulaes, que se mostraria, por sua vez, mais eficiente e adequado resoluo de problemas prprios psicanlise. No creio ser o caso de iniciar, agora, uma anlise dos argumentos a favor e contra a posio dos autores acima citados, mostrando as proximidades e a maneira como eles e eu interpretamos a metapsicologia de Freud. No entanto, considero que a perspectiva de anlise aqui apresentada pode contribuir para a compreenso mais precisa do papel da teoria metapsicolgica no desenvolvimento da psicanlise. Algumas pesquisas recentes, dedicadas anlise da obra de Donald Winnicott (cf. especialmente Loparic 2001c e Dias 2003), tomam esse autor como um caso diferente entre os psicanalistas que teriam se oposto teorizao metapsicolgica, considerando que sua obra fornece uma nova perspectiva para o desenvolvimento da psicanlise. Para eles,

ISSN 1677-163X

Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

25

Winnicott reformulou o prprio paradigma18 da psicanlise, alterando suas bases ontolgicas e propondo uma teoria geral sobre o amadurecimento pessoal que se mostra mais ampla do que a teoria da sexualidade, e apresentou uma maneira de teorizar que no toma a natureza humana como um objeto natural, afastando-se do solo da metafsica da natureza sobre o qual Freud edificou sua cincia. Apresentarei, pois, neste final de artigo, algumas passagens de Winnicott que confirmam suas crticas metapsicologia como um modo de teorizao na psicanlise, com o objetivo de fornecer ndices a favor da hiptese de trabalho de que Winnicott construiu uma psicanlise sem a metapsicologia, uma hiptese que, para ser amplamente aceita, necessita ainda de pesquisas complementares. 10. A possibilidade efetiva de uma psicanlise sem a metapsicologia Winnicott formulou uma teoria que se mantm prxima da experincia imediata sobretudo a que lhe vem da clnica peditrica, com os bebs e suas mes, e da clnica psicanaltica, com psicticos que necessitam regredir dependncia , evitando toda teorizao abstrata de tipo metapsicolgica. Ele considera que o tipo de linguagem terica utilizado para tratar das questes humanas deve ter certas caractersticas que aproximam a teoria daquilo que ela tenta entender: Um escritor da natureza humana precisa ser constantemente levado na direo da linguagem simples, longe do jargo do psiclogo, mesmo que tal jargo possa ser valioso em contribuies para revistas cientficas (1957o, p. 121). De uma maneira mais ou menos explcita, ele fez crticas aos conceitos fundamentais da teoria metapsicolgica, seja no que se refere aos fundamentos que constituem a metapsicologia o dinmico e as pulses, o econmico e a libido, o tpico e as instncias de um aparelho psquico seja julgando-a como um todo. Darei exemplos de cada uma dessas crticas. Para Winnicott, os conceitos de pulso de vida e de morte mais atrapalham do que ajudam a compreenso do desenvolvimento infantil. Em 1952, numa carta a Money-Kyrley, ele escreveu:
[...] o conceito de pulso de vida e de morte evita o campo de investigao to rico do desenvolvimento inicial do beb. uma pena que Melanie tenha feito um esforo to grande para conciliar sua opinio com a pulso de vida e de morte, que so, talvez, o nico erro de Freud. (1987, p. 37).

No s na sua correspondncia, mas tambm nos textos publicados, ele reafirma a sua opinio: Eu, simplesmente, no acho vlida sua idia [de Freud] de pulso de morte (1965va [1962], p. 161). Sua crtica no se restringe s foras psquicas bsicas que Freud postulou na sua segunda tpica, mas recai no prprio conceito de pulso. Deve-se, aqui,
18

Termo usado no sentido tcnico dado por Thomas Kuhn 1975.


Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

ISSN 1677-163X

26

LEOPOLDO FULGENCIO

apontar que a traduo de Trieb por Instinct borrou as diferenas entre as concepes de Freud e as de Winnicott, pois, neste ltimo, Instinct tem um sentido que no corresponde ao Trieb de Freud. Para Winnicott, o instinto no um representante psquico de uma tenso corporal, mas a prpria tenso que exige uma ao: Instinto um termo pelo qual se denominam poderosas foras biolgicas que vm e voltam na vida do beb ou da criana, e que exigem ao (1988, p. 57). As poderosas foras biolgicas no correspondem s idias abstratas ou convenes. O instinto, para Winnicott, no um conceito-limite entre o somtico e o psquico, mas uma fonte biolgica que ter de ser elaborada psiquicamente (cf. Loparic 2000b). Tratar-se-ia aqui, portanto, do abandono do conceito fundamental da metapsicologia freudiana, apontando para a construo de uma psicanlise sem a mitologia das pulses. Winnicott tambm se ope idia de que a natureza humana possa ser adequadamente compreendida por meio da suposio de uma energia que circula no seu interior, ou seja, critica a proposta de se tratar a natureza humana em termos econmicos:
Freud a lida com a natureza humana em termos de economia, simplificando o problema deliberadamente com o propsito de estabelecer uma formulao terica. Existe um determinismo implcito em todo esse trabalho, a premissa de que a natureza humana pode ser examinada objetivamente e que podem ser aplicadas a ela as leis que so conhecidas em Fsica. (1958o, p. 20)

Em seguida a essa afirmao, Winnicott faz uma anlise do sentimento de culpa nos aspectos empiricamente observveis das relaes inter-humanas, tais como a aquisio da capacidade para sentir culpa, os sentimentos associados com a vida instintiva e com as relaes edpicas, triangulares, e a capacidade de tolerar a ambivalncia dos sentimentos de amor e dio. No h nessa anlise nenhum recurso noo de libido, enquanto uma energia, ou qualquer outro fator quantitativo que fosse suscetvel de aumento, diminuio, deslocamento e descarga. Isso parece indicar o abandono do ponto de vista econmico, tal como Freud havia proposto, sem que isso signifique abandono de descobertas tais como o complexo de dipo, a vivncia de ambivalncia, etc. Quanto ao ponto de vista tpico, o terceiro eixo da teoria metapsicolgica, Winnicott tambm no o utiliza, pois no toma as instncias psquicas tais como id, ego e superego como fices tericas, figuraes espaciais de um aparelho fictcio, mas as usa num sentido mais descritivo. Veja, por exemplo, como ele interpreta o que significam esses termos:
Nas suas formulaes tericas iniciais ele estava interessado no id, nome pelo qual ele se referia aos impulsos instintivos, e no ego, nome pelo qual ele chamava aquela parte do eu total que se relaciona com o ambiente. O ego modifica o ambiente para conseguir satisfaes para o id, e freia impulsos do id para que o ambiente possa oferecer o mximo de vantagens, do mesmo modo para a satisfao do id. Mais tarde (1923) Freud usou o

ISSN 1677-163X

Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

27

termo superego para denominar o que aceito pelo ego para uso no controle do id. (1958o, p. 20)

No se trata, para Winnicott, de discordar apenas deste ou daquele conceito, mas, sim, da prpria teoria metapsicolgica, considerando que ela obscurece a compreenso dos fatos clnicos, o que fica explcito na sua carta a Anna Freud, de 18 de maro de 1954:
Estou tentando descobrir por que que tenho uma suspeita to profunda com esses termos [metapsicolgicos]. Ser que por que eles podem fornecer uma aparncia de compreenso onde tal compreenso no existe? Ou ser que por causa de algo dentro de mim? Pode ser, claro, que sejam as duas coisas. (1987, p. 51)

Para ser levada a srio, a concepo de uma psicanlise sem metapsicologia precisaria mostrar que problemas antes tratados por meio dela poderiam ser melhor resolvidos por outro tipo de teorizao. Um exemplo possvel o do fenmeno da agressividade no ser humano. Para Freud e Melanie Klein, que pensam no interior do quadro da metapsicologia, a agressividade tem sua fonte na frustrao e, em ltima instncia, na pulso de morte; para Winnicott, no entanto, ela no advm, de modo algum, da pulso de morte, tendo sua origem na motilidade, nos estados excitados decorrentes de tenses instintuais e na quebra da continuidade de ser, que deriva de intruses ambientais.19 O que resulta desta minha anlise, como tema a ser aprofundado por pesquisas futuras, a avaliao da natureza e da funo da teoria metapsicolgica em Freud, bem como a hiptese de que possvel uma psicanlise sem esse tipo de teorizao, o que relana a discusso sobre os modos de teorizao na histria e desenvolvimento da psicanlise. Referncias bibliogrficas Assoun, Paul-Laurent 1981: Introduction lpistemologie freudienne. Paris, PUF. . 1985: tude -prface. Musil, lecteur de Mach. In: Musil 1985 [1908]. . 1993: Freud et les sciences sociales. Paris, Armand Colin. . 1997: Psychanalyse. Paris, PUF. . 2001: La mtapsychologie. Paris, PUF. Blanton, Smiley 1973: Journal de mon analyse avec Freud. Paris, PUF. Dias, Elsa O. 2000: Winnicott: agressividade e teoria do amadurecimento. Natureza humana, v. 2, n. 1, pp. 9-49.

19

Para uma anlise mais pormenorizada das razes da agressividade em Winnicott, cf. Dias 2000.
Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

ISSN 1677-163X

28

LEOPOLDO FULGENCIO

. 2003: A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Rio de Janeiro, Imago. Fdida, Pierre et al. 1983: La psychanalyse aujourdhui. Paris, Imago. Freud, Sigmund 1953-74: Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud (SE). 24 v. Traduo de James Strachey et al. London, The Hogarth Press. . 1894a: The Defense Neuro -Psychoses. SE 3. . 1900a: The Interpretation of Dreams. SE 4 e 5. Freud, Sigmund 1905d: Three Essays on the Theory of Sexuality. SE 7. . 1905e: Fragment of an Analysis of a Case of Hysteria. SE 7. . 1913j: The Claims of Psyco -Analysis to Scientific Interest. SE 13. . 1913m: On Psycho -Analysis. SE 12. . 1914c: On Narcissism: an Introduction. SE 14. . 1914d: The History of the Psychoanalytic Movement. SE 14. . 1915c: Instincts and their Vicissitudes. SE 14. . 1915e: The Unconscious. SE 14. . 1916-17: A General Introduction to Psychoanalysis. SE 15 e 16. . 1920g: Beyond the Pleasure Principle. SE 18. . 1923a: Two Encyclopaedia Articles. SE 18. . 1923b: The Ego and the Id. SE 19. . 1925d: An Autobiographical Study. SE 20. . 1926f: Psychoanalysis: Freudian Scholl. SE 20. . 1930a: Civilization and its Discontents. SE 21. . 1933a: New Introductory Lectures on Psycho-Analysis. SE 22. . 1933b: Why War?. SE 22. . 1937c: Analysis Terminable and Interminable. SE 23. . 1940a: An Outline of Psychoanalysis. SE 23. . 1940b: Some Elementary Lessons in Psycho -Analysis. SE 23.

ISSN 1677-163X

Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

29

Freud, Sigmund e Fliess, Wilhelm 1986: A correspondncia completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess 1887-1904. Organizada por Jeoffrey Massoun. Rio de Janeiro, Imago. Fulgencio, Leopoldo 2000: Apresentao e comentrio do documento Convocao para a fundao de uma Sociedade para a Filosofia Positivista. Natureza humana, v. 2, n. 2, pp. 429-438. . 2002a: A teoria da libido em Freud como uma hiptese especulativa. Agora, v. 5, n. 1, pp. 101-111. . 2002b: A compreenso freudiana da histeria como uma reformulao especulativa das psicopatologias. Revista latinoamerica de psicopatologia fundamental, v. 5, n. 4, pp. 30-44. Gill, Merton 1976: Metapsychologiy Is Not Psychology. In: Gill e Holzman 1976, pp. 71-105. Gill, Merton e Holzman, Philip 1976: Psychology Versus Metapsychology: Psychanalytic Essays in Memory of Georges S. Klein. New York, International Universities Press. Green, Andr 1995: Propdeutique. La mtapsychologie revisite. Seyssel, Champ Vallon. Grnbaum, Adolf 1984: The Foundations of Psychoanalysis. Berkeley, University of California Press. Guntrip, Harry 1961: Personality Structure and Human Interaction. The Developing synthesis of Psychodynamic Theory. London, Karnac. Habermans, Jrgen 1971: Knowledge and Human Interests. Boston, Bacon Press. Heidegger, Martin 2001 [1987]: Seminrios de Zollikon. Petrpolis, Educ/ ABD/Vozes. Holton, Gerald 1967: O est la ralit? Les rponses dEinstein. In: Maheu 1967, pp. 97 140. . 1993: Science and Anti-Science. London, Harvard University Press. Kant, Immanuel 1990: Princpios metafsicos da cincia da natureza. Lisboa, Edies 70. . 1997: Crtica da razo pura. Primeira edio em 1781 (A), Segunda edio em 1787 (B). Traduzido a partir da edio crtica de Raymund Schimidt (1956). Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian. Kuhn, Thomas S. 1975: A estrutura das revolues cientficas. So Paulo, Perspectiva. Klein, George S. 1976: Psychoanalytic Theory. New York, International Universities Press. Kohut, Heinz 1988 [1971]: Anlise do self. Rio de Janeiro, Imago.
ISSN 1677-163X Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

30

LEOPOLDO FULGENCIO

Laplanche, Jean 2001: Pulso e instinto. Percurso, v. 14, n. 27, pp. 5-13. Lipps, Theodor 2001 [1897]: O conceito de inconsciente na psicologia. Natureza humana, v. 3, n. 1, pp. 335-356. Loparic, Zeljko 1985: Resistncias psicanlise. Cadernos de histria e filosofia da cincia, v. 8, 1985, pp. 29-49. . 1999: O conceito de Trieb na filosofia e na psicanlise. In: Machado 1999. . 2000a [1982]: A semntica transcendental de Kant. Campinas, CLE. . 2000b: O animal humano. Natureza Humana, v. 2, n. 2, pp. 351-397. . 2001a: Alm do in consciente: sobre a desconstruo heideggeriana da psicanlise. Natureza humana, v. 3, n. 1, pp. 91-140. . 2001b: Theodor Lipps: uma fonte esquecida do paradigma freudiano. Natureza humana, v. 3, n. 2, pp. 315-331. . 2001c: Winnicotts Paradigm o utlined. Revista latinoamerica de psicopatologia fundamental, v. 5, n. 1, pp. 61-98. Artigo disponvel no site www.cle.unicamp.br/grupofpp Mach, Ernst 1920 [1905]: Erkenntnis und Irrtum. Leipzig, Barth. . 1922 [1905]: La conaissance et lerreur. Paris, Flammarionn. . 1987 [1883]: La mcanique. Expos historique et critique de son dveloppement. Paris, Jacques Gabay. Machado, Jorge A. T. (org.) 1999: Filosofia e psicanlise: um dilogo. Porto Alegre, EDIPCRS. Maheu, Ren et al. 1967: Science et synthse. Paris, Gallimard. Musil, Robert 1985 [1908]: Pour une valuation des doctrines de Mach. Paris, PUF. Nagel, Ernest 1978 [1959]: La estructura de la cincia. Problemas de la lgica de la investigatin cientfica. Buenos Aires, Paids. Rapaport, David 1960: The Structure of Psychoanalytic Theory. Psychological Issues, n. 6. New York, International Universities Press. Ricoeur, Paul 1965: De linterpretation. Essai sur Freud. Paris, Seuil. Roudinesco, Eliasbeth e Plon, Michel 1997: Dictionnaire de la psychanalyse. vreux, Fayard.

ISSN 1677-163X

Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

KANT E AS ESPECULAES METAPSICOLGICAS EM FREUD

31

Schafer, Roy 1982: A New Language for Psycho-Analysis. New Haven/ London, Yale University Press. Shakow, David e Rapaport, David 1964: Nineteenth and Early Twentieth Century Background. Psychological Issues, v. 14, n. 1, Monograph 13: The Imfluence of Freud on the American Psychology. Winnicott, Donald W. 1957o: A contribuio da me para a sociedade. In: Winnicott 1986b. . 1958a: Da pediatria psicanlise. Obras escolhidas. Imago, Rio de Janeiro, 2000. . 1958o: A psica nlise do sentimento de culpa. In: Winnicott 1965b. . 1965b: O ambiente e os processos de maturao. Artes Mdicas, Porto Alegre, 1983. . 1965va [1962]: Enfoque pessoal da contribuio kleiniana. In: Winnicott 1965b. . 1986b: Tudo comea em casa. Martins Fontes, So Paulo, 1993. . 1987: O gesto espontneo. Martins Fontes, So Paulo, 1990. . 1988: Natureza humana. Imago, Rio de Janeiro, 1990. Wittgenstein, Ludwig 1966: Lectures & Conversations on Aesthetic, Psychology and Religious Belief. Oxford, Basil Blackwell. Recebido em 8 de maro de 2003. Aprovado em 23 de junho de 2003.

ISSN 1677-163X

Kant e-Prints Vol. 2, n. 9, 2003

S-ar putea să vă placă și