Sunteți pe pagina 1din 3

UNIESP

Direito Civil III / 5DIRV-A


Gabarito da Prova N1 (04.10.2011) Prof. Carlos Eduardo B. Nascimento
(1,0 ponto)

a) o exerccio, de fato, dos poderes constitutivos da propriedade, de modo pleno ou no.


Comentrio: art. 1.196/CC: considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes propriedade.

1. Para o direito ptrio, a posse (Procurador do Municpio, Teresina/PB, FCC -2010):

b) s poder gerar usucapio se no for viciada em sua origem.


Comentrio: possvel a aquisio da propriedade por meio da usucapio ainda que a posse seja de m-f (art. 1.238/CC: aquele que, por quinze anos, sem interrupo, nem oposio, possuir como seu um imvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de ttulo e boa-f; ()).

c) no se transfere aos herdeiros, pois direito personalssimo.


Comentrio: art. 1.206: a posse transmite-se aos herdeiros ou legatrios do possuidor com os mesmos caracteres.

d) desdobra-se em direta e indireta, somente a primeira dando direito utilizao dos interditos possessrios.
Comentrio: embora o art. 1.197/CC apenas fale do possuidor direto (a posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, no anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto), ambos (possuidores direto ou indireto) podem defender a coisa, v.g., art. 932/CPC (o possuidor direto ou indireto, que tenha justo receio de ser molestado na posse, poder impetrar ao juiz que o segure da turbao ou esbulho iminente, mediante mandado proibitrio, em que se comine ao ru determinada pena pecuniria, caso transgrida o preceito).

e) confunde-se com a deteno, pois em ambas existe a apreenso fsica da coisa.


Comentrio: art. 1.198: considera-se detentor aquele que, achando-se em relao de dependncia para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instrues suas. O detentor (tambm chamado de fmulo da posse) no se confunde com o possuidor; h uma relao de subordinao/dependncia entre eles.

(1,0 ponto)

2. Considera-se de boa-f a posse (Juiz de Direito Substituto, TJ/AP, FCC-2009):

a) desde que no seja violenta, clandestina ou precria. b) se o possuidor ignora o vcio, ou o obstculo, que impede a aquisio da coisa. c) de quem possui justo ttulo, porque, neste caso, a seu favor milita presuno absoluta. d) somente de quem ostenta ttulo de domnio. e) apenas de quem recolhe os tributos incidentes sobre a coisa.
Comentrio: no que diz respeito classificao da posse quanto em posse de boa-f ou de m-f, o que se tem em vista a inteno (conhecimento do agente). Diferentemente da posse justa ou injusta, cujos critrios so objetivos, na posse de boa ou m-f a inteno (animus) do possuidor o dado relevante. Assim, de acordo com o art. 1.201/CC, de boa-f a posse, se o possuidor ignora o vcio, ou o obstculo que impede a aquisio da coisa; a contrario sensu, ser de m-f a posse em que o agente tinha conhecimento do vcio ou obstculo sobre a coisa. Com relao questo, a alternativa a trata da posse justa/injusta (art. 1.200/CC); a alternativa b a correta; a alternativa c, embora tenha a aparncia de estar correta, diz respeito apenas a uma presuno (art. 1.200, nico: o possuidor com justo ttulo tem por si a presuno de boa-f, salvo prova em contrrio, ou quando a lei expressamente no admite esta presuno ); a alternativa d tambm no correta pois possvel que o possuidor tenha boa-f mas no tenha o domnio sobre a coisa (v.g., o locatrio, que tem a posse direta de boa f mas no o proprietrio do bem);
1

a alternativa e no tem relao nenhuma com o direito civil (a relao de posse o vnculo fsico e nada tem a ver com o recolhimento de tributos).

3. Paulo proprietrio de um stio. Pedro locatrio desse imvel. Joo caseiro. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, Paulo, Pedro e Joo so considerados, respectivamente (Auditor de Contas Pblicas TCE/PB, FCC-2006):
(1,0 ponto)

a) possuidor direto, possuidor indireto e detentor. b) possuidor indireto, possuidor direto e detentor. c) possuidor indireto, detentor e possuidor direto. d) possuidor direto, detentor e possuidor indireto. e) detentor, possuidor indireto e possuidor direto.

Comentrio: nesta questo, o objetivo avaliar as figuras de cada um dos agentes em relao posse. Paulo, ao alugar seu imvel a Pedro, por ser o dono da coisa, perde a posse direta, ficando somente com a posse indireta. Pedro, por sua vez, ao alugar a coisa, passa a deter a posse direta. Joo, que o caseiro, apenas conserva a posse por ordem do proprietrio e, por isso, o mero detentor da coisa. Assim, pela sequncia, a alternativa correta a b.

(1,0 ponto)

4. Assinale a alternativa incorreta. Falando-se de aes possessrias, correto afirmar que (MP/RO 2006): a) se A (autor) prope possessrias contra B (ru), caso B queira defender se revertendo a situao provando ser ele a vtima do esbulho ou turbao, necessrio que B use a via da reconveno;
Comentrio: por fora do carter dplice das aes possessrias (art. 922), a prpria defesa do ru opera como se fosse reconveno, pois a matria discutida a situao de fato da coisa. Esta , portanto, a alternativa incorreta. A reconveno remdio processual com requisitos previstos nos arts. 315 a 318 do Cdigo de Processo Civil.

b) se uma pessoa intenta interdito proibitrio quando deveria ter ingressado com ao de manuteno de posse, no haver qualquer problema porque se tratam de aes fungveis;
Comentrio: Correta. Nas aes possessrias existe o princpio da fungibilidade. Art. 920/CPC: a propositura de uma ao possessria em vez de outra no obstar a que o juiz conhea do pedido e outorgue a proteo legal correspondente quela, cujos requisitos estejam provados.

c) lcito ao autor a possessria pedir, alm da proteo especfica para a sua posse, a indenizao por perdas e danos;
Comentrio: Correta. Art. 921, inc. I/CPC.

d) para o possuidor casado desnecessria a vnia conjugal para a interposio da ao possessria;


Comentrio: Correta. Por proteger o vnculo fsico com a coisa, a proteo da posse no exige a vnia conjugal (autorizao do cnjuge) pois a posse pode ser exercida apenas por um dos cnjuges (hiptese que depende de prova no processo possessrio).

(1,0 ponto)

5. Analise as afirmativas a seguir (Juiz do Trabalho Substituto, TRT 13 Regio, 2006):

I. A reintegrao de posse deve ser pedida toda vez que o poder de fato sobre a coisa for turbado.
Comentrio: Incorreta. A proteo possessria uma faculdade que o possuidor tem a seu favor; pode ou no us-la. Neste sentido, o art. 926/CPC claro ao afirmar que o possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbao e reintegrado no de esbulho. Alm disso, a reintegrao de posse tem lugar na hiptese de esbulho (perda completa da coisa) e no de turbao.
2

II. O interdito proibitrio representa uma ordem para fazer cessar a ameaa sobre a posse.
Comentrio: Correta. O interdito proibitrio serve para situaes de amea. Art. 932/CPC: o possuidor direto ou indireto, que tenha justo receio de ser molestado na posse, poder impetrar ao juiz que o segure da turbao ou esbulho iminente, mediante mandado proibitrio, em que se comine ao ru determinada pena pecuniria, caso transgrida o preceito

III. A autotutela da posse possvel de forma moderada e com os meios necessrios.


Comentrio: Correta. Art. 1.210, 1: o possuidor turbado, ou esbulhado, poder manter-se ou restituir-se por sua prpria fora, contanto que o faa logo; os atos de defesa, ou de desforo, no podem ir alm do indispensvel manuteno, ou restituio da posse.

IV. A ao de manuteno de posse velha no permite a concesso de liminar.


Comentrio: Correta. Posse velha aquela superior a ano e dia e no admite a concesso de liminar. Art. 924/CPC: Regem o procedimento de manuteno e de reintegrao de posse as normas da seo seguinte, quando intentado dentro de ano e dia da turbao ou do esbulho; passado esse prazo, ser ordinrio, no perdendo, contudo, o carter possessrio.

V. A tutela da posse no direito brasileiro requer a existncia do elemento subjetivo.


Comentrio: Incorreta. O elemento subjetivo diz respeito ao conhecimento do agente sobre eventuais vcios ou obstculos sobre a coisa (art. 1.201/CC); para a defesa possessria interessa ter existido esbulho, turbao ou ameaa. Portanto, a lei exige requisitos objetivos (que em regra so os vcios da posse injusta, art. 1.200/CC).

Assinale: a) se somente as afirmativas I, II e V estiverem corretas. b) se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas. c) se somente as afirmativas II, IV e V estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. e) se somente as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.

6. De forma objetiva, em no mximo 20 linhas, responda: Quais so os atributos (faculdades) da propriedade? Explicite o contedo de cada um deles.
(1,0 ponto)

Nesta questo o aluno deve explorar os quatro atributos da propriedade, elencados no art. 1.228/CC (o proprietrio tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reav-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha). Usar ( jus utendi) a faculdade de tirar proveito da coisa, utilizando-a para suas finalidades. A faculdade de gozar, tambm chamada de fruio ( jus fruendi) a faculdade de obter os frutos decorrentes da coisa. A faculdade de dispor ( jus abutendi) aquela que permite a alienao da coisa, no importando a que ttulo ocorra (gratuita ou onerosamente). Por fim, a faculdade de reaver a coisa (rei vindicatio) aquele pela qual resta possvel ao proprietrio reclamar para si a propriedade da coisa que esteja em poder de terceiro ( o direito de buscar a coisa com quem e onde ela estiver).

S-ar putea să vă placă și