Sunteți pe pagina 1din 4

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS Histria dos Computadores

O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) preenchia esta sala,incomparvel com os miniaturizados e mais potentes computadores atuais.

O primeiro computador do mundo foi o ENIAC , sigla que significa Electronic Numerical Integrator and Computer (em portugus: computador e integrador numrico electrnico), um trabalho conjunto do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert. Em 1943 decorria II Guerra Mundial e os professores Mauchly e o Eckert propuseram ao exrcito norte-americano a construao deste primeiro computador, tendo como objectivo o auxilio nos clculos de precisao necessrios para a balstica. Foi anunciada a sua concluso em 14 de Fevereiro de 1946 e foi patenteado em 26 de Junho de 1947 com o registo n.o 3 120 606.

J. Presper Eckert, Jr.; Professor J. G. Brainerd; Sam Feltman; Captain H. H. Goldstine; Dr. J. W. Mauchly; Dean Harold Pender; General G. M. Barnes;Colonel Paul N. Gillon.

ENIAC era uma grande mquina para efectuar clculos e baseava a sua estrutura nos avanos cientficos j anteriormente desenvolvidos, como as sofisticadas mquinas de clculos matemticos de Charles Babage, as calculadoras mecnicas de Blaise Pascal, Leibniz e Charles Xavier Thomas, nas rels electromagnticas, nas vlvulas e nas mquinas perfuradoras de cartes.

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS Uma vlvula , de forma simples, um tubo metlico de meia polegada, selado em vcuo dentro de um tubo de vidro, onde uma corrente de electroes pode passar entre os elctrodos. Os tubos de vcuo foram fundamentais para o desenvolvimento da rdio, televisao e gravaao de sons. Eram tambm peas grandes e muito frgeis que tinham uma grande perda de energia por calor.

O ENIAC foi construdo com 17 468 resistencias, 10 000 condensadores, interruptores.

tubos de vcuo, 70 1 500 rels e 6

000 000

O ENIAC pesava 30 toneladas , consumia 200 000 watts de potencia e ocupava vrias salas. Quando em operaao produzia tanto calor que necessitava de um sistema de ar forado para arrefecimento. Era tao grande que tinha de ser disposto em U com tres painis sobre rodas, para que os operadores se pudessem mover a volta dele. Quando em operaao, os complexos clculos de balstica passaram a realizarse nuns alucinantes 30 segundos , quando com as calculadoras manuais que at a se usavam demorava 12 horas at se obter o mesmo resultado. O centro de processamento tinha uma estrutura muito simular a dos processadores mais bsicos que actualmente utilizamos nas nossas calculadoras de bolso. Tinha 20 registos de dez dgitos cada, onde se podiam efectuar somas, subtracoes, multiplicaoes, divisoes e razes quadradas.

O ENIAC era programado atravs de milhares de interruptores , podendo cada um dele assumir o valor 1 ou 0 consoante o interruptor estava ligado ou desligado. Para o programar era necessrio uma grande quantidade de pessoas que percorriam as longas filas de interruptores dando ao ENIAC as instruoes necessrias para computar, ou seja, calcular. Existia uma equipa de 80 mulheres na Universidade da Pensilvnia cuja

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS funao era calcular manualmente as equaoes diferenciais necessrias para os clculos de balstica. O exrcito chamava a funao destas pessoas: computadores . Quando o ENIAC ficou pronto 6 mulheres computador foram escolhidas para testarem a nova mquina.

Curiosamente, o termo deixou de estar associado as pessoas que operavam a mquina para dar nome a mquina propriamente dita, uma vez que de facto a mquina passou a realizar as contas que antes eram realizadas por essas pessoas. O ENIAC torna-se obsoleto e economicamente invivel de manter aps 10 anos de operaao, tendo sido desmontado. Hoje encontram-se peas do ENIAC por muitos museus do mundo, incluindo o Smithsonian em Washington D.C. e no local preciso onde foi construdo, na Moore School for Electrical Engineering da Universidade da Pensilvnia. O ENIAC serviu de inspiraao para muitos outros computadores que se seguiram como: o EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer); o ORDVAC (Ordnance Variable Automatic Computer; SEAC (Standards Automatic Computer) e o UNIVAC , este ltimo tambm construdo por Eckert e Mauchly para o processamento dos dados dos censos da populaao americana. Em 1955, um computador j s pesava 3 toneladas e consumia 50 kwatts de potencia, tendo um custo de $200 000. Uma mquina destas podia realizar 50 multiplicaoes por segundo. Assim, os primeiros computadores eram tambm eles mquinas que s estavam ao alcance de grandes empresas ou instituioes que tinham necessidades de clculo muito exigentes e que possuam as condioes econmicas para tao grande investimento. Com o rpido desenvolvimento dos transstores entre 1952 e 1960, os tubos de vcuo tornaram-se obsoletos e foi este avano tecnolgico que permitiu a criaao de mquinas muito mais rpidas, mais pequenas e mais baratas. Com o tempo, os transstores passaram a ser a base da electrnica, seguindo-se a VLSI (Very Large Scale Integration), ou seja, a construao de circuitos cada vez mais pequenos por forma a que possam ser mais leves e dispender menos energia, por terem menos superfcie para a dissipaao de energia por calor. Esta miniaturizaao permitiu que se tivesse a mesma capacidade de clculo de um ENIAC na palma de uma mao. A diminuiao do tamanho fez tambm diminuir a quantidade de energia necessria e o custo caiu com a produao em srie dos novos processadores. Em 1977 uma calculadora manual pesava menos de meio quilo e consumia meio watt e podia realizar 250 multiplicaoes por segundo, custando $300. Hoje uma calculadora pesa poucos gramas podendo ser incorporada em rguas ou agendas, funciona at a energia solar e custa menos de $5. Um Pentium a 150Mhz capaz de realizar 300 milhoes de somas por segundo, enquanto o ENIAC apenas conseguia realizar 5 000. A memria do

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS ENIAC apenas permitia guardar 200 bits, enquanto qualquer computador tem pelo menos 128 Mbytes, ou seja, 1 073 741 824 bits. Nos meados da dcada de 70 os computadores comearam a ter preos cada vez mais acessveis. Em 1981 a IBM lanou no mercado o PC (Personal Computer). O PC distinguia-se das mquinas existentes at entao por estar dirigido a utilizadores individuais que poderiam passar a ter na sua secretria uma mquina para uso exclusivo, quando at a esse conceito nao existia... Os computadores eram mainframe, centralizados, e os utilizadores tinham apenas um monitor e um teclado sendo todo o processamento realizado no servidor. O PC tinha ainda outra caracterstica que o tornou revolucionrio que era o facto de ter uma arquitectura aberta, ou seja, qualquer fabricante poderia criar peas adaptveis aquela mquina dando-lhe uma funcionalidade mais especializada, o que at a era sempre privilgio reservado para o fabricante do computador. Assim o PC passou a ser o standard de facto na indstria. Uma regra estatstica que se tem verificado desde a invenao do primeiro computador a Lei de Moore que diz: A cada 18 a 24 meses lanada uma nova tecnologia que permite que os computadores dupliquem o desempenho. Isto significa que em 2010 os processadores tero a velocidade de 50Ghz e em 2020 tero uma velocidade de 2000Ghz. Para os menos conhecedores desta rea, os melhores computadores actuais (Novembro/2004) funcionam a 3,2Ghz... O desempenho dos computadores no se mede somente pela velocidade do processador, mas este exemplo simplista torna mais clara a evoluo futura previsvel.

Compreender

S-ar putea să vă placă și