Sunteți pe pagina 1din 63

Fotografia Publicitria

Definies
A fotografia uma representao do real, sobre suporte bidimensional; caracterizada pela cultura (roupas, decorao, corte de cabelo, etc) que reveste o ambiente fotografado. A foto publicitria tem o objetivo e a funo de vender um produto ou propagar uma idia . A diferena da foto publicitria em comparao foto jornalstica, esta na possibilidade de manipular uma imagem publicitria.

Fotografia Publicitria
Definies
Em publicidade vale-tudo, o importante vender, promover algo e conquistar consumidores. O foco, luz, ngulo, composio, plano de fundo e representao de movimento so elementos da fotografia que podem destacar o produto. A cmera digital possibilita produzir a noo de movimento com maior facilidade e definio.

Fotografia Publicitria
Definies

Com o avano da arte moderna e contempornea, a fotografia na publicidade foi ganhando uma linguagem cada vez menos icnica e mais simblica. A velocidade dos processos sociais de comunicao, neste tempo, comearam a ser refletir no tempo de leitura dos anncios, obrigando os publicitrios e fotgrafos a desenvolverem mensagens sempre menos literais, que valorizassem a interao emptica da mensagem com o consumidor. No somente em anncios impressos, vemos tambm uma grande importncia da fotografia nos comerciais audiovisuais. Com seqncias mais incrementadas e com menos tempo de veiculao, os comerciais necessitavam de muitos cortes e de uma narrativa muito bem entrelaada, na qual a fotografia (ou o diretor de fotografia propriamente dito) precisa garantir uma disposio ideal de elementos em cada plano, se utilizando de recursos mais e mais sofisticados de iluminao, entre outros efeitos visuais.

Fotografia Publicitria
Definies

Fotografias publicitrias, antes de serem realizadas, consideram no planejamento que tipo de mdia o anncio com a imagem ser veiculado, pois o peso do arquivo digitalizado e a qualidade da imagem varia conforme a mdia escolhida: Internet, impresso outdoor busdoor etc. Em cada caso h diferenas de resoluo e linguagem visual adequada. Outro fator decisivo o pblico-alvo da mensagem.

Fotografia Publicitria
Definies

Desde a dcada de 1920 que se impulciona o consumismo atraves da Publicidade. A fotografia publicitria est municiada de dois tipos de mensagens: Denotativo: no possue complexidades Conotativo: transmite uma mensagem que significa mais para as emoes do que racionalidade.Facilitar a criatividade publicidade quando se trata de exibir uma qualidade do produto.

Fotografia Publicitria

??!! Foto Boa no tem truque ??!! Ser? Na verdade quando falamos isso significa que temos que resolver o maior numero de coisas durante o click O mundo da publicidade um faz-de-conta onde o real maquiado em detrimento de se ressaltar os benefcios do produto. Isso, por mais estranho que se parea, e oposto ao fotojornalismo no desonesto! Desta forma, nenhuma empresa venderia um produto feio ou de m qualidade.

Este anncio foi analisado por Roland Barthes no artigo "Retrica da Imagem", em 1964.

Vejamos uma publicidade Panzani: pacotes de massa, uma caixa, um pequeno saco, tomates, cebolas, pimentes, um cogumelo, saindo tudo isso de um saco de rede meio aberto em cores amarelas e verdes num fundo vermelho. Tentemos espremer as mensagens que ela pode conter.

IMAGEM PURA Uma vinda do mercado implicada no frescor dos produtos; as cores da bandeira italiana, os produtos Panzani

IMAGEM SIMBLICA Um senso de italianidade, que implica na possibilidade de fazer suas prprias compras frescas e preparar uma massa do jeito tradicional

RTULOS E SLOGANS Panzani pastas Panzani molho ao sugo Massas com molho parmeso italiano de luxo

Se a nossa leitura for satisfatria, a fotografia analisada prope-nos, pois, trs mensagens: uma mensagem lingustica, uma mensagem icnica codificada e uma mensagem icnica no codificada (...). certo que a distino das duas mensagens icnicas no se faz espontaneamente ao nvel da leitura corrente: o espectador da mensagem recebe, ao mesmo tempo, a mensagem perceptiva e a mensagem cultural (...).

Isso nos leva a perguntar: E COMO FEITA A CODIFICAO DA FOTOGRAFIA PUBLICITRIA?

E COMO FEITA A CODIFICAO DA FOTOGRAFIA PUBLICITRIA?


Basicamente, atravs de seis processos identificveis: Trucagem Pose Uso de objetos na cena Fotogenia Esteticismo Sintaxe + Ancoragem do texto

TRUCAGEM
O interesse metdico da trucagem que ela intervm no prprio interior do plano de denotao, sem avisar. No processo de trucagem, o fotgrafo une artificialmente , na segunda realidade, duas imagens separadas na primeira realidade. dessa montagem que surge o sentido.

POSE
Aqui, trata-se da pose mesma do sujeito que prepara a leitura dos significados de conotao: juvenilidade, espiritualidade, pureza; a fotografia no evidentemente significante seno porque existe uma reserva de atitudes estereotipadas que constituem elementos feitos de significao. No processo de pose, um gesto espontneo decupado e assume a conotao de um gesto convencionado.

OBJETOS
O interesse reside em que esses objetos so indutores correntes de associaes de idias (biblioteca intelectual) ou, de uma maneira mais obscura, verdadeiros smbolos. Objetos tem significados histricos muito precisos. No processo de objetos, o fotgrafo os valoriza na composio ressaltando a presena do objeto e, assim, induz a gerao de um sentido simblico que, muitas vezes, anula a primeira realidade da fotografia.

FOTOGENIA
Bastar definir a fotogenia em termos de estrutura informativa: na fotogenia, a mensagem conotada reside na prpria imagem embelezada. No processo de fotogenia, o fotgrafo usa recursos como enquadramento, composio, iluminao, velocidade do obturador. O problema que a fotogenia pode embelezar coisas que no so bonitas na realidade

ESTETICISMO
Quando a fotografia se faz pintura, isto , a composio ou substncia visual deliberadamente tratada na massa para se significar ela mesma como arte. No processo de esteticismo, o fotgrafo usa recursos como cor, iluminao, textura e, assim, constri imagens que lembram obras de arte.

SINTAXE
Vrias fotografias podem se constituir em sequncia. O significante de conotao no se encontra mais ao nvel de cada um dos fragmentos da sequncia, mas quele do encadeamento. No processo de sintaxe, o diagramador aproxima na pgina uma determinada sequencia de fotos que, juntas, adquirem um sentido diferente daquele se essas imagens fossem lidas separadamente.

ANCORAGEM
O texto constitui uma mensagem parasita, destinada a conotar a imagem, isto , a lhe insuflar um ou vrios significados segundos. No processo de conotao texto-imagem, o editor acrescenta uma legenda ou slogan que direcionam a imagem para uma leitura. O texto tambm pode estar presente dentro da fotografia e, assim, modificar o sentido de maneira muito mais sutil.

Fotografia Publicitria
Mercado

A Fotografia publicitria a mais comercial de todas. Feita sob encomenda pelo cliente, empresa ou agncia de publicidade para vender produtos ou servios. Por isso ela no tem compromisso com a verdade, no registra fatos e no retm lembranas. O fotgrafo publicitrio executa uma gama de trabalhos que vo de simples fotos de embalagens em fundos brancos at carros, caminhes e animais peonhentos em estdios maiores ou, muitas vezes, necessrio mover o estdio at o produto.

Fotografia Publicitria
Mercado
Monotonia essa palavra no existe na fotografia publicitria, ela nunca se repete, a cada dia um produto, uma estrutura, uma idia diferente, um desafio imposto. Como fotografar Lees no perodo da manh, tarde crianas e noite um restaurante chique ou vice-versa. Seu conhecimento testado todos os dias. Dificilmente o fotgrafo publicitrio ter uma rea de atuao, principalmente se tratando de um iniciante.

Fotografia Publicitria
Mercado
Local de trabalho diferente das outras reas da fotografia, o fotgrafo publicitrio necessita de um espao para produzir suas fotografias, assim como um grande grupo de colaboradores para que a fotografia saia conforme o desejo do cliente. Para as produes so necessrios assistentes que conheam os equipamentos do estdio e tambm entendam de iluminao, produtor, maquiador e cengrafo. Atualmente, para enxugar os custos, esses profissionais so contratados para trabalhos especficos.

Fotografia Publicitria
Clientes
Clientes possvel destacar dois tipos de clientes. O primeiro so as agncias de publicidade. (clientes indiretos/empresas) segundo so os clientes diretos, indstrias, escolas, comrcios em geral. Desses, o mais fcil para se trabalhar so as agncias pois, na maioria das vezes a idia da fotografia j est pr-concebida ou o briefing j est montado, ,cabendo ao fotgrafo apenas a produo da melhor imagem. J com clientes diretos, isso fica um pouco mais complicado, j que a falta de preparo dos clientes e muitas vezes a no concepo da idia inicial acaba por destinar ao fotgrafo a ingrata posio de adivinho. Isso acarreta em custo de produo (as vezes o cliente no gosta da primeira idia) e tempo ( necessrio voltar as estdio para um novo trabalho praticamente). Muitas vezes o barato sai caro.

Fotografia Publicitria
Requisitos necessrios na fotografia publicitria: Ter teoria apurada; Aprender as tcnicas; Conhecer os equipamentos; Observar outras fotografias; Ter curiosidade em saber como as fotos foram feitas. Coloque-se no lugar do fotgrafo que fez a foto e tente imaginar como voc produziria esta imagem;

Fotografia Publicitria
Estilos fotogrficos
H alguns anos, era prtica comum aos fotgrafos estabelecer preferncias e metas para o crescimento de sua carreira. Moda, Jornalismo e Publicidade. Cada fotgrafo ou prefere uma dessas reas por afinidade. Por conseqncia, o profissional pode obter o to sonhado sucesso e o reconhecimento em sua rea. Hoje, a histria mudou. A dita especializao em certas reas perde espao para a generalizao. Isso torna o profissional cada vez mais aberto para estudar tudo e a todas as reas da fotografia.

Fotografia Publicitria
Estilos fotogrficos
Como foi dito, em um mundo globalizado competitivo e repleto de cmeras digitais amadoras que superam a casa dos 10 Megapixels, a evoluo da fotografia e o prpria fotgrafo no se permitem mais ao luxo de selecionar o trabalho. necessrio para o profissional conhecer todas as reas da fotografia e assim, quando necessrio desenvolver trabalhos caso lhe seja solicitado. Poucos fotgrafos se do o direito de selecionar seus trabalhos porm isso fruto de anos de experincia, prtica e dedicao ao trabalho.

Fotografia Publicitria
Estilos fotogrficos
Definies: Podero fazer parte da do dia-a-dia do fotgrafo:

Fotografia de Moda; Gente; Publicidade; Fotojornalismo; Foto Documental; Paisagens; Indstrias; Comrcios; Fotografias areas; Estas so grandes reas onde o fotgrafo facilmente ir arrumar os trabalhos mais variados.

Fotografia Publicitria
Estilos fotogrficos
Fotografias como: Natureza Turismo Esporte So reas que os amadores gostam porm, no devem ser consideradas como tal, pois existem profissionais que ganham e bem com esse trabalho mas ainda so frentes que nem todos se destacam e o trabalho parco.

Fotografia Publicitria
Ponto de vista e composio
A composio deve ser uma de nossas preocupaes constantes, at nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e ento, devemos ceder lugar sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

Composio Na fotografia os elementos unem-se para comunicar algo A imagem lida em seu todo, a partir dos elementos que a compem

Fotografia Publicitria
Ponto de vista e composio
A composio deve ser uma de nossas preocupaes constantes, at nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e ento, devemos ceder lugar sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

CARACTERSTICAS A capacidade para selecionar e dispor os elementos de uma fotografia depende em grande parte do ponto de vista do fotgrafo. Na verdade, o lugar onde ele decide se colocar para bater uma foto constitui uma de suas decises mais crticas. Muitas vezes uma alterao, mesmo mnima, do ponto de vista, pode alterar de forma drstica o equilbrio e a estrutura da foto. Por isso torna-se indispensvel andar de um lado para o outro, aproximar-se e afastar-se da cena, colocar-se em um ponto superior ou inferior a ela, a fim de observar o efeito produzido na fotografia por todas essas variaes. A composio nada mais do que a arte de dispor os elementos, do assunto a ser fotografado, da forma que melhor atenda nossos objetivos.

Fotografia Publicitria
Ponto de vista e composio
A composio deve ser uma de nossas preocupaes constantes, at nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e ento, devemos ceder lugar sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

Composio 1 Aprender a observar o mundo em volta com um olhar diferente 2 Explorar as vrias possibilidades de enquadramento 3 Excluir detalhes irrelevantes ou perturbadores 4 Procurar preencher os limites do visor com o que realmente comunica 5 Definir o formato da foto de acordo com o tema

Fotografia Publicitria
Luz, forma e tom
A composio deve ser uma de nossas preocupaes constantes, at nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e ento, devemos ceder lugar sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

CARACTERSTICAS A maioria dos objetos de uso dirio pode ser identificada apenas pelo seu contorno. A silhueta de um vaso, colocado contra a janela, ser reconhecida de imediato, porque todos ns j vimos muitos vasos antes. Contudo, o espectador pode apenas tentar adivinhar se ele liso ou desenhado, ficando com a incerteza at que consiga divisar com clareza sua forma espacial. E esta depende da luz. A luz cria sombras e altas-luzes, e isso que revela a forma espacial, o tom, a textura e o desenho.

Fotografia Publicitria
Luz, forma e tom
A composio deve ser uma de nossas preocupaes constantes, at nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e ento, devemos ceder lugar sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

CARACTERSTICAS A fotografia afetada pela qualidade e direo da luz. Qualidade o termo aplicado para definir a natureza da fonte emissora de luz. Ela pode ser suave, produzindo sombras tnues, com bordas pouco marcadas (por exemplo, a luz natural em um dia nublado); ou dura, produzindo sombras densas, com bordas bem definidas (luz do meio-dia). A altura e direo da luz tm influncia decisiva no resultado final da fotografia

Fotografia Publicitria
Luz, forma e tom
A composio deve ser uma de nossas preocupaes constantes, at nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e ento, devemos ceder lugar sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

CARACTERSTICAS
Dependendo da posio da luz da fonte luminosa, o assunto fotografado apresentar iluminada ou sombreada esta ou aquela face. A seleo cuidadosa da direo da luz nos permite destacar objetos importantes e esconder entre as sombras aqueles que no nos interessa. Luz lateral: a luz que incide lateralmente sobre o objeto ou o assunto fotografado, e se caracteriza por destacar a textura e a profundidade, ao mesmo tempo que determina uma perda de detalhes ao aumentar consideravelmente a longitude das sombras criando muitas vezes imagens confusas. Luz direta ou frontal: quando uma cena est iluminada frontalmente, a luz vem por trs do fotgrafo, as sombras se escondem sob o assunto fotografado. Este tipo de luz reproduz a maior quantidade de detalhes, anulando a textura e achatando o volume da foto. Contra-luz: a luz que vem por trs do assunto convertendo-o em silhueta, perdendo por completo a textura e praticamente todos os detalhes.

Fotografia Publicitria
Luz, forma e tom
A composio deve ser uma de nossas preocupaes constantes, at nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e ento, devemos ceder lugar sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

CARACTERSTICAS Luz direta ou frontal: quando uma cena est iluminada frontalmente, a luz vem por trs do fotgrafo, as sombras se escondem sob o assunto fotografado. Este tipo de luz reproduz a maior quantidade de detalhes, anulando a textura e achatando o volume da foto. Contra-luz: a luz que vem por trs do assunto convertendo-o em silhueta, perdendo por completo a textura e praticamente todos os detalhes.

Fotografia Publicitria
Luz Lateral

Fotografia Publicitria
Textura direcionamento da luz

Fotografia Publicitria
Luz Lateral

Fotografia Publicitria
Luz Lateral

Fotografia Publicitria
Luz Direta ou Frontal

Fotografia Publicitria
Contra-Luz

Fotografia Publicitria
Luz, forma e tom
A composio deve ser uma de nossas preocupaes constantes, at nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e ento, devemos ceder lugar sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

CARACTERSTICAS Denomina-se Tom a transio das altas-luzes (reas claras) para a sombra ( reas escuras). A gama de cinzas existente entre o preto e o branco. Em uma fotografia onde se v apenas a silhueta de um objeto, recortada contra um fundo branco, no existindo portanto tons de cinza. Esta ser uma fotografia em alto-contraste. Uma fotografia que tem apenas alguns tons de cinza predominando o preto e o branco ser considerada uma fotografia dura (bem contrastada). J uma imagem onde predominem os tons de cinza poder ser considerada uma fotografia suave (pouco contrastada).

Fotografia Publicitria
Luz, forma e tom
A composio deve ser uma de nossas preocupaes constantes, at nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e ento, devemos ceder lugar sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

CARACTERSTICAS Existe uma "escala de cinzas" medida em progresso logartmica, que vai do branco ao preto. Esta escala de grande utilidade, podendose atravs dela interferir no resultado final da fotografia.

Fotografia Publicitria
Luz, forma e tom
A composio deve ser uma de nossas preocupaes constantes, at nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e ento, devemos ceder lugar sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

CARACTERSTICAS A textura e a forma espacial esto intimamente relacionadas, entendendo-se como textura a forma espacial de uma superfcie. atravs da textura que muitas vezes podemos reconhecer o material com o qual foi feito um objeto que aparece em nossa fotografia, ou podemos afirmar que em tal paisagem o campo que aparece gramado ou no de terra. Uma fonte luminosa mais dura, forte e lateral, ir privilegiar mais a textura; enquanto uma luz mais difusa, indireta, suave, poder fazer desaparecer uma textura ou diminuir sua intensidade.

Fotografia Publicitria
Luz, forma e tom
A composio deve ser uma de nossas preocupaes constantes, at nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e ento, devemos ceder lugar sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

CARACTERSTICAS A textura pode ser considerada um fator de importncia em uma fotografia, em virtude de criar uma sensao de tato, em termos visuais, conferindo uma qualidade palpvel forma plana. Ela no s nos permite determinar a aparncia de um objeto, como nos d uma idia da sensao que teramos em contato com ele. Podemos, atravs da luz, acentuar ou eliminar texturas, a ponto de tornar irreconhecveis objetos do cotidiano.

Fotografia Publicitria
Acessrios de Iluminao

Fotografia Publicitria
Acessrios de Iluminao CARACTERSTICAS Independente da fonte de luz, flash ou luz contnua, os acessrios de iluminao permitem ao fotgrafo modelar a luz de maneira a obter efeitos desejados. Podemos dividir os acessrios de iluminao em dois grupos: Luz suave: sombras poucos definidas e o contraste geral da cena pequeno no que diz respeito iluminao. Luz dura: sombras definidas e contraste entre regies iluminadas e sombreadas grande.

Fotografia Publicitria
Acessrios de Iluminao

Fotografia Publicitria
Acessrios de Iluminao

Fotografia Publicitria
Acessrios de Iluminao

Fotografia Publicitria
Acessrios de Iluminao

Fotografia Publicitria
Acessrios de Iluminao

Fotografia Publicitria
Acessrios de Iluminao

Fotografia Publicitria
Acessrios de Iluminao

Fotografia Publicitria
Acessrios de Iluminao

Fotografia Publicitria
Acessrios de Iluminao

Fotografia Publicitria
Imagem - Critrios de Avaliao 1)Viso ou Concepo - Escolha do assunto: originalidade do tema, contedo Pontos negativos: Evite banalidade, imitao, confuso, reproduo. 2) Interpretao ou Tratamento: Adequado ou no ao tema - Naturalidade ou Artificialismo. Escolha adequada ou no do processo utilizado (h temas que so mais prprios para P&B ou para Cor). Pontos negativos: interesse restrito, limitado, de carter pessoal, simples documentao. Fotometria ou padro de cor (WB) inadequada ao tema.

Fotografia Publicitria
Imagem - Critrios de Avaliao
3) Composio - Arranjo harmonioso dos elementos que formam e integram o quadro: formas, linhas, massas, tons luzes e sombras - ngulo de tomada, perspectiva, utilizao do campo focal - corte e enquadramento -Equilbrio - Harmonia dos tons e das cores - Contedo informativo: A foto tem que contar uma histria, um fato. Apresentar um ponto de interesse ou impacto. Ser clara, objetiva e sucinta. 4) Tcnica de Laboratrio ou Tratamento em Photoshop - Qualidade da imagem, cpia ou ampliao. Definio, textura, rendimento tonal. Aproveitamento e rendimento dos tons e das cores (quando for o caso). Acabamento e apresentao final.

Fotografia Publicitria
Direito Autoral O Direito Autoral protegido no Exterior e no Brasil. A Lei que atualmente regula os direitos autorais em nosso Pas a 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Estas "dicas" no pretende reproduzir o texto legal. uma verso parcial, adaptada e dirigida aos fotgrafos e consumidores de imagem fotogrfica na rea comercial. No caso de dvidas, sugere-se a consulta da Lei.

Fotografia Publicitria
Direito Autoral Questes bsicas que o fotgrafo deve saber antes de fotografar: 1) Obras arquitetnicas so consideradas artsticas, portanto, tambm esto protegidas pelo direito do autor. 2) Na publicidade, tenha sempre a regra: nada pode sem a autorizao do titular. 3) Jamais faa remontagem da imagem de uma pessoa. A prtica comum no design e no permitida perante a Lei. 4) Obra fotogrfica bastante conhecida ou notoriamente artstica no pode ser plagiada.

Fotografia Publicitria
Direito Autoral Questes bsicas que o fotgrafo deve saber antes de fotografar: 5) Ningum pode alegar que o fotgrafo cedeu os direitos autorais, sem que isso conste expressamente em contrato de cesso de direitos. 6) A interpretao dos contratos de cesso restrita. 7) O fotgrafo no obrigado a autorizar alteraes em sua obra, a no ser que conste no contrato de cesso de direitos. Conhea o teor da Lei : http:// www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/L9610.htm

S-ar putea să vă placă și