Sunteți pe pagina 1din 41

Aula 00

Curso: Conhecimentos Pedaggicos (Parte Bsica) p/ Secretarias de Estado e Educao

Professores: Fernanda Lima, Fabiana Firmino

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima AULA 00: Aula Demonstrativa

SUMRIO 1. Apresentao 2. Cronograma 3. Planejamento Escolar 4. Modalidades do Planejamento 5. Planejamento Participativo 6. Resumo 7. Questes comentadas 8. Referncias Bibliogrficas

PGINA 01 09 10 13 20 23 27 40

Ol querido(a) concurseiro(a)!

Esse curso tem um carter especial: feito por professoras pedagogas para professores que sero futuros professores pblicos. O carinho na

preparao desse curso enorme e o objetivo que voc possa desfrutar do contedo mais atualizado e poderoso para ser aprovado nesse certame.

Para isso, o curso ser elaborado por duas pedagogas. A ideia que a viso diferenciada de cada uma das professoras seja um plus para a
00000000000

fixao do conhecimento.

A seguir, segue um pouquinho da histria de cada uma para que voc possa nos conhecer melhor. Essa que vos escreve as primeiras linhas a Fernanda e a seguir vem um pouquinho da minha vida.

Meu nome Fernanda Lima e eu tambm sou uma educadora que um dia (ou vrios, para ser mais precisa) j foi concurseira de garra!
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 1 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Minha formao completamente voltada rea educacional: fiz magistrio naquela poca em que o Ensino Mdio era chamado de Segundo Grau.

Muitos nem devem se lembrar disso, mas na verdade, nem tem tanto tempo assim. Rrsrsrs. Ok, faz um tempinho: foi em 1996.

Em seguida, ingressei na UnB onde cursei Pedagogia. A partir da, minha jornada educacional ganhou fora. Como sala de aula mesmo meu norte, fiz minha ps graduao em Docncia Superior.

Hoje, estou a terminar o curso de Letras (que tambm uma paixo) pela Universidade de Braslia.

Minha experincia em concursos vasta e bastante dedicada aos da rea educacional. Entretanto, optei por fazer o que chamamos de ''concurso ponte''. Sendo assim, meu primeiro xito em concursos foi o do Banco de Braslia, tendo o CESPE como banca examinadora.

Em seguida, passei para o cargo de professora da Secretaria de Educao do Distrito Federal, entretanto, optei por continuar no BRB, pois na poca ainda era estudante na UnB e o horrio de trabalho do banco era mais
00000000000

favorvel para conciliar com os estudos.

Aps a formatura em Pedagogia, resolvi que investiria em concursos ''da rea''. Como sabemos, para passar em concursos no basta uma boa formao. Deve haver uma preparao especfica de acordo com o cargo almejado. E essa preparao, o candidato no encontra nos bancos da Universidade.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 2 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Obviamente, o conhecimento adquirido enquanto estudante universitrio ser til, mas o mundo dos concursos um ''universo paralelo''.

Quem deseja passar em concurso, tem que abdicar de horas de lazer e descanso, para adquirir um conhecimento especfico. At porque as matrias cobradas em concursos so amplas e nenhum curso superior as contemplaria. Por exemplo: um formado em biologia que pretende prestar o concurso para o cargo de professor de biologia ter que saber, alm das matrias relativas rotina de um bilogo, as disciplinas bsicas cobradas em concursos, como: portugus, matemtica, informtica etc.

Porque estou falando essas coisas? Para que voc, voc e voc no se sinta culpada e nem culpado por ter que estudar para concursos da rea educacional. Isso no uma vergonha. mesmo uma necessidade e faz parte do processo de aprovao.

PROCESSO: dizem que a palavra do educador. Usaremos o significado dela a nosso favor, ok?

Mas, voltando ao rumo de minha histria: para conseguir ser aprovada em concursos, estudei tudo aquilo que os editais de concursos para pedagogos cobravam.
00000000000

Entretanto,

senti

uma

enorme

dificuldade

de

encontrar

material

adequado. Diante disso, enxerguei que minha experincia enquanto concurseira, poderia ajudar outros que encontram-se no mesmo caminho hoje.

Costumo falar que para passar em concurso pblico preciso que ter FOCO (F - Organizao - Coragem - Otimismo).

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 3 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima A f no nos deixa desistir. A organizao nos permite usar melhor nosso tempo. A coragem nos faz desafiar o que parece impossvel E o otimismo deixa a caminhada mais leve.

Com FOCO, logrei xito nos seguintes concursos especficos para pedagogos.

- CODEVASF (pedagoga); - Secretaria de Estado e Educao do DF (professora) ; - Prefeitura de Santo Antonio do Descoberto (orientadora Educacional); - Ministrio da Justia (Pedagoga).

Nessa caminhada entendi algumas coisas: O contedo fixa melhor quando resolvemos exerccios.

Tambm conclui que:

As disciplinas cobradas em concursos da rea de educao tm uma particularidade. Nem sempre o que se cobrado em prova de concurso condiz com o dia a dia do profissional. H uma linha tnue entre o campo da utopia e a teoria, quando estes esto relacionados prtica do educador.
00000000000

O que eu quero dizer com isso? Que no nosso curso, o foco dado ser ao que as bancas de concursos mais tradicionais, na rea de educao, costumam cobrar dos

concurseiros.

E que faremos os exerccios anteriores possveis para que o contedo entre em vossas cabecinhas e no saia de l nunca mais. Pois, sabemos
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 4 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima que muitas vezes o que est sendo cobrado na prova, no cpia fidedigna da prtica educativa. Mas, para concurso pblico, o que vale a teoria, ok?

Como comentei, em minha jornada de estudos senti falta, muita falta de materiais adequados. Nem sempre encontramos bibliografia bacana sobre determinado caminhada. assunto e, sem dvida, isso dificulta muito nossa

Em funo disso, ao fim de cada aula, indicarei bibliografia sobre o que foi estudado.

A bibliografia d segurana ao aluno, caso ele queira aprofundar no assunto tratado.

Para ficar mais simples:

Nossas aulas, tero um enfoque totalmente voltado ao que cobrado em provas de concursos. Porm, nunca deixaremos de fazer o paralelo com as nossas prticas dirias, pois tenho convico de que assim, assimilaremos o contedo de forma leve e natural.

Ao final de cada aula, faremos juntos, a resoluo de algumas questes j


00000000000

usadas em concursos anteriores para que, ainda juntos, possamos celebrar nossa vitria no dia da prova.

SIM! A vitria de cada um ser um tanto a minha tambm. Eu toro, vibro, mando as melhores energias e o melhor contedo para vocs.

Farei bom uso da experincia que obtive em bancas de concursos distintas, para nosso benefcio. Sendo assim, farei um mix de questes. A
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 5 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima ideia que a preparao para o seu cargo ocorra independente de quem seja o responsvel pela sua prova.

Peo-lhe, que mantenha o FOCO pois no conheo uma s pessoa que persistiu no seu objetivo e no o alcanou. J os que ficam no meio do caminho, podem se perder. E esse no poder ser o seu caso.

Sei que muitos de vocs tm uma jornada pesada e querem conciliar com os estudos a fim de atingir um objetivo: que o de passar em concurso.

O que posso dizer que meu objetivo ajud-los a ''tirar de letra'' o contedo estudando de uma maneira agradvel, honesta e descontrada.

Agora, conheam a outra pedagoga. Trabalharemos juntas para que ao fim possamos comemorar a sua aprovao. Abraos.

Oi, gente! Meu nome Fabiana, trabalho na rea de educao h 8 anos e estou aqui para te ajudar com o contedo de conhecimentos pedaggicos. Quero estabelecer com voc uma parceria, com compromisso e dedicao para nossos estudos. Alis, DEDICAO a palavra chave para voc conseguir xito em todo o processo dessa preparao.
00000000000

Ingressei na Universidade de Braslia em 2003 e conclu a Licenciatura de pedagogia em 2007. A Unb foi uma das primeiras conquistas na minha vida onde eu tive que me dedicar, pois minha famlia no tinha condies de bancar uma faculdade particular. Mantive um grande interesse pela rea pedaggica e decidi me especializar em Gesto e Orientao, alm de ser Ps- Graduada em Docncia Superior.
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 6 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima (prde

Atuei como coordenadora pedaggica em um cursinho vestibular/concursos) onde comecei o meu caminho na

rea

preparao para processos seletivos.

Realizei palestras em escolas

pblicas levando informaes para os alunos sobre as avaliaes do PAS e do PR-VESTIBULAR, trabalhando a parte emocional, antes e durante o processo de preparao para as provas. Obtive uma grande experincia trabalhando na rea pedaggica e atualmente me dedico tambm educao a distncia.

necessrio voc saber que para a aprovao imprescindvel ter organizao e preparo emocional para que os obstculos encontrados durante o processo sejam destrudos e facilmente descartados diante do seu objetivo maior que ser a aprovao!

COMO SE PREPARAR E QUAIS OS MTODOS QUE DEVO UTILIZAR PARA ALCANAR A MINHA PROVAO?

Primeiro tenha seus objetivos e coloque-os na frente! Saiba o que voc quer e quanto isso necessrio para sua vida. Mantenha-se motivado Esse um dos fatores mais importantes para que voc no desista dos seus objetivos.
00000000000

Organize-se. Que tal voc fazer um plano de estudos? Isso facilitar a organizao do contedo at o dia da prova.

No se desespere com o tamanho do contedo! Ningum sabe tudo no dia da prova.

No desista! Esse deve ser o seu foco.


Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 7 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Procure dormir bem. durante o sono que sua mente trabalha o que foi estudado.

Utilize bem o seu tempo. Aproveite que voc est em um curso a distncia e veja as possibilidades para se organizar.

Se puder, pratique uma atividade fsica. Essa uma boa dica para voc aliviar a tenso que fica durante o processo de preparao para a prova.

No esquea do seu momento de lazer. Esse ser necessrio para que voc no fiquei estressado no perodo dos estudos.

Ajuste intervalos durante a leitura. O ideal pausar por alguns minutos entre a leitura de uma disciplina e outra. Programe o tempo dos seus intervalos de acordo com o seu ritmo. Ex: Depois de ler meia hora, faa um intervalo de cinco minutos ok?

Faa bastante exerccios. Separe um momento do dia s para resolver questes. Esse ser o seu diferencial na hora de resolver
00000000000

a prova.

Hoje em dia com a nossa rotina e o nosso estilo de vida, fica cada vez mais difcil voc sair de casa para se preparar para um processo seletivo. Sem contar com a comodidade e o tempo que um grande aliado no processo de estudos como este. Irei oferecer voc um bom contedo dentro de conhecimentos pedaggicos, para voc se preparar para os concursos dessa rea.
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 8 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Mas ateno! No deixe nada te atrapalhar. Faa a sua parte, estude! Aplique essas dicas na sua rotina querido(a) aluno(a), e aproveite a flexibilidade que s a educao a distncia oferece para que voc possa ter sucesso na sua jornada. Como sero as nossas aulas e como posso me organizar? Nossas aulas sero direcionadas para o concurso da Secretaria de Educao (parte bsica) e iremos seguir o cronograma de acordo com o ltimo edital. Caso haja mudanas no novo edital, adequaremos os contedos para que ningum fique prejudicado. Voc poder acompanhar todo o contedo cobrado de forma agradvel, de acordo com o seu horrio de estudo. O concurso para a secretaria de educao composto pela parte bsica e pela parte especfica. O nosso curso ser voltado para a parte de conhecimentos pedaggicos bsicos (comuns a todas as reas). Cronograma:

AULA AULA 01

CONTEDO CONHECIMENTOS PEDAGGICOS: 1.

Educao/sociedade e prtica escolar. 2. Tendncias DATA: 22/07 AULA 02 CONHECIMENTOS PEDAGGICOS 3. Didtica e pedaggicas na prtica escolar.
00000000000

prtica histrico-social. 4. A didtica na formao do DATA: 29/07 professor. 5. Aspectos pedaggicos e sociais da prtica educativa, segundo as tendncias

pedaggicas. AULA 03 DATA: CONHECIMENTOS PEDAGGICOS 6. Processo ensinoaprendizagem. 7. Relao professor/aluno. 8.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 9 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 05/07 AULA 04 DATA: 12/08 Compromisso social e tico do professor CONHECIMENTOS PEDAGGICOS 9. Componentes do processo de ensino: objetivos; contedos; mtodos, tcnicas e meios. 10. Avaliao escolar e suas implicaes pedaggicas AULA 05 DATA: 19/08 CONHECIMENTOS PEDAGGICOS 11. Planejamento escolar (aula demonstrativa); 12. Diretrizes e Bases da Educao (Lei n 9.394/1996).

Ento querido(a) concurseiro(a), agora que voc j me conhece e viu algumas dicas importantes para a sua aprovao que tal comearmos com o nosso contedo? Vamos falar agora sobre um assunto que est sempre presente nos concursos para a rea de educao: O planejamento escolar!

Ento vamos comear?

PLANEJAMENTO ESCOLAR

O planejamento escolar uma das principais tarefas do professor no que diz respeito previso das atividades didticas de acordo com os objetivos propostos para determinada ao. O planejamento um
00000000000

meio do qual o professor se organiza para aplicar suas aulas, possibilitando a otimizao do seu trabalho.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 10 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Dica Importante: Para que o planejamento seja eficiente necessrio que o professor leve em considerao a real situao em que o planejamento pretende ser aplicado para que as ideias no fiquem apenas no papel.

Muito interessante! Vamos agora ver como fica a funo do planejamento na viso de um dos autores mais cobrados nas provas de concurso para a rea de educao:

Para Jos Carlos Libneo, a ideia do planejamento vai alm do simples preenchimento de formulrios e documentos tendo as seguintes funes importantes:

Expressar as diretrizes do trabalho docente;

Facilitar a preparao das aulas;

Assegurar a racionalizao, organizao e coordenao do trabalho docente;


00000000000

Vinculao entre o posicionamento do professor junto com as aes efetivas por meio dos objetivos, contedos e mtodos;

Prever objetivos, contedos e mtodos a partir das condies da realidade social, nvel de preparo e condies individuais dos alunos.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 11 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

O planejamento serve como guia e deve apresentar uma ordem sequencial com objetividade, coerncia e flexibilidade. Essa ordem sequencial ir ajudar o professor em sua organizao didtica.

ATENO:

importante lembrar que as aes devem estar de acordo com as possibilidades do ambiente escolar. No adianta fazer previses para atividades que esto fora da realidade da escola. O professor deve estar atento para que suas ideias no fiquem apenas no papel.

Lembre-se querido aluno, o planejamento deve ser aliado do professor!

00000000000

Voc deve saber que o planejamento escolar flexvel! Organizar e reorganizar fazem parte da vida do professor que est sempre buscando novas experincias e estratgias didticas. A realidade est sempre em movimento e o planejamento deve acompanha-la. A reviso frequente feita pelo professor faz com que novas atividades sejam inclusas a partir do convvio social e das mudanas que a sociedade sofre a todo momento. Essa flexibilidade do planejamento est sempre

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 12 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima aparecendo nas provas de concurso, portanto, voc no pode errar, certo?

Passamos agora

para

os requisitos que

so

necessrios

em um

planejamento. Para Libneo os principais requisitos para o planejamento so:

o Objetivos e tarefas da escola democrtica; o Exigncia dos planos e programas oficiais o Condies prvias dos alunos para a aprendizagem; o Princpios e condies do processo de transmisso e assimilao ativa dos contedos.

Para esse autor h trs modalidades de planejamento escolar que veremos a seguir:

1. Plano da escola. o documento mais global. Nele propagam as orientaes gerais e mostra a misso da instituio educacional. Em termos gerais, esse aquele documento pedaggico e

administrativo da escola que especifica a concepo de educao adotada.


00000000000

2. Plano de ensino. Chamado tambm de plano de unidades aquele que aponta a previso dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre. Este um documento mais elaborado que dividido por unidades sequenciais no qual passa a existir objetivos especficos, contedos e desenvolvimento

metodolgico.

Elementos do plano de ensino:


Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 13 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Justificativa Por qu? Objetivos Para que? Contedos O que? Metodologia Como? Avaliao O que? Com o que? Recursos Com o que? Referencias Com base em que? Tempo Quando?

3. Plano de aula. Nada mais do que o detalhamento do plano de ensino. a previso do desenvolvimento de um contedo para uma aula ou conjunto de aulas. Tem um carter especfico.

importante ressaltar que os planos devem sempre estar ligados prtica, sendo necessrio revises e direcionamentos novas experincias que sero adquiridas de acordo com o andamento de cada etapa.

O Plano um norte para orientar o professor em todo o processo didtico!


00000000000

no planejamento que o professor poder orientar e aplicar todo o contedo que ele deseja para um determinado perodo. Nele so estabelecidas as diretrizes e os meios de realizao de seu trabalho. Sua funo orientar a prtica. A coerncia entre os elementos (objetivos, contedos e mtodos) a chave para todo o processo.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 14 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

importante que o planejamento seja objetivo, evitando distanciamento da realidade existente.

Ao planejar, o professor deve ir alm do cumprimento das exigncias dos planos e programas oficiais que so aplicados por instituies

educacionais. Ele deve cumprir com essas exigncias e ir alm do que est previsto, exercendo o papel de pesquisador e transformador dentro do processo de ensino.

Importante: Ao analisarmos essas questes podemos dizer que o planejamento faz parte de um processo reflexivo e que remete a um olhar crtico dos problemas sociais e polticos que envolvem a escola.

Agora que j vimos as principais ideias e modalidades que envolvem o planejamento escolar, vamos estudar cada nvel e o conceito de cada um:

00000000000

NVEIS DE PLANEJAMENTO Vamos estudar os nveis de planejamento de acordo com dois autores que sempre aparecem nas nossas provas de concurso, ok?

Baterman e Snell (1998) estabelecem a diviso das organizaes de acordo com trs nveis:
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 15 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Nvel estratgico: Compreende os altos executivos da organizao, responsveis pela definio dos objetivos e planos de uma empresa. realizado a longo prazo

Nvel ttico: utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratgias da alta diretoria em objetivos e atividades mais especficos. O principal desafio nesse nvel promover um contato eficiente e eficaz entre o nvel estratgico e o nvel operacional.

Nvel operacional: Nesse nvel o processo de menor amplitude. O grau de incerteza menor. o que podemos chamar de mo na massa ou simples execuo. realizado a curto prazo.

Esses trs nveis de organizao so muito cobrados nas provas, fiquem atentos! Abaixo segue um esquema que esclarece os conceitos que mais caem nas avaliaes:
00000000000

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 16 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Estratgico (grau de incerteza maior longo prazo)

Ttico (grau de incerteza mediano - faz um elo entre os outros dois nveis)

Operacional (grau de incerteza menor curto prazo)


00000000000

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 17 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Quais os elementos que poderamos elencar como principais caractersticas que envolvem o planejamento? So eles: Permite um ensino com maior qualidade, pois evita a improvisao e a rotina cansativa; Estabelece as atividades do trabalho a ser desenvolvido; Orienta o professor; Organiza o trabalho docente; um roteiro para a prtica; flexivo;

O que o planejamento precisa:

Precisa ser claro e objetivo; Necessita ser orientado pelas polticas pblicas; Precisa considerar a necessidade dos alunos, sendo compatvel com seu nvel cognitivo; Deve propiciar o envolvimento dos educandos em todo o processo de ensino.

Planejamento escolar dentro de uma viso crtica/participativa: s pensarmos na escola que queramos ter, certo? Esse tipo de planejamento envolve uma reflexo contnua acerca de todos
00000000000

os aspectos que envolvem a escola. Ele tambm abrange todos os membros do ambiente escolar, proporcionado discusses e trocas de experincia afim de transformar a prtica pedaggica para uma maior qualidade de ensino. Nessa perspectiva o planejamento no restringe a mtodos e exigncias burocrticas.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 18 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Agora que estudamos sobre esse assunto, vamos falar sobre um tema relacionado a este que estamos estudando e que vem sendo cobrado pelas bancas examinadoras. Voc j sabe qual ?

o planejamento participativo!

O planejamento participativo tem como base o trabalho coletivo com objetivo de solucionar os problemas comuns existentes no meio social.

Como realizado?

Nesse processo as pessoas envolvidas decidem, discutem, refletem e questionam, ou seja, elas realmente participam e possuem um papel transformador.

interessante voc saber que o planejamento participativo foi construdo para grupos e instituies cujo o objetivo NO era o lucro e sim a transformao e construo da realidade social.

O planejamento participativo nasce de uma forma de organizao da sociedade de maneira injusta, sem participao.
00000000000

Ele envolve os atores do ambiente, transformando a realidade a partir da participao, analise e reflexo de todos.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 19 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Como contexto escolar?

planejamento

participativo

se

insere

no

A ideia que todos possam crescer juntos, transformando a realidade de forma coordenada. Sendo assim, professores, pais alunos e todos os envolvidos no ambiente escolar participam articulando teoria e prtica, produzindo assim, novos conhecimentos a partir da realidade local. A ao de planejar no pode ser neutra.

Interessante essa ideia de planejamento participativo no?

Quando h oportunidade para todos participarem, abre-se tambm um leque de oportunidades com diferentes experincias e olhares sobre o assunto que est sendo abordado. Amplia-se a capacidade de ao juntamente com a de resoluo de problemas, que sero discutidos a partir de vrios pontos de vista.
00000000000

O planejamento participativo permite reunir ideias, dividir opinies e compartilhar probabilidades, no deixando que

situaes estticas e engessadas perdurem, fazendo com que haja transformao e um trabalho com maior qualidade.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 20 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima PLANEJAMENTO CURRICULAR ESCOLAR E PROJETO PEDAGGICO

O planejamento se refere nesse contexto como as aes e procedimentos que levam a tomadas de decises para as atividades dentro dos seus objetivos.

Ser o procedimento que leva a pesquisa e anlise da realidade escolar dentro da sua realidade concreta, com o objetivo de criar um plano ou projeto para a instituio.

Segundo Libneo, toda organizao precisa de um plano de trabalho que indique os objetivos e os meios da sua execuo, superando a improvisao e a falta de rumo.

00000000000

Interessante que esse planejamento organizar a instituio para as suas atividades e seus interesses para aquele ano, possibilitando uma previso de tudo o que ser feito. Com essa organizao a instituio poder ento distribuir as responsabilidades para cada setor para que o trabalho ganhe mais qualidade.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 21 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima A partir dessa atividade do planejamento que surge o projeto pedaggico curricular mais conhecido como projeto poltico pedaggico. Este um assunto para uma aula inteira, por isso no vou me aprofundar, vamos continuar com a nossa aula sobre

planejamento ok?

Que tal fazermos um breve resumo de tudo o que falamos sobre planejamento?

O PLANEJAMENTO:

Deve considerar o aluno real Precisa contar com as condies objetivas de trabalho No se reduz a preenchimento de formulrios um roteiro para a prtica flexvel mas precisa de uma ordem sequencial e progressiva
00000000000

Deve ser coerente com a realidade Necessita ser orientado pelas polticas pblicas educacionais Precisa propiciar o envolvimento dos alunos

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 22 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Vimos na nossa aula que existem trs modalidades para o planejamento que so: Plano da escola, Plano de ensino e Plano de aula. H tambm trs nveis que foram abordados pelos autores Baterman e Snell que so: Nvel estratgico, nvel ttico e nvel operacional. Fazendo uma comparao, as modalidades e os nveis decrescem as funes comeando sempre pelo primeiro nvel ou modalidade de maneira mais global, diminuindo para o terceiro nvel que requer um nmero menor e com maior prtica dos elementos

participantes.

Percebemos ento que o planejamento no garante por si s o andamento do processo de ensino. A prtica um elemento fundamental para que juntos possam ser refeitos e revisados pelo professor. Sendo assim, a cada etapa concluda importante que o docente faa o seu registro tanto no plano de ensino como no plano de aula para que as novas experincias sejam agregadas, fortalecendo assim a sua prtica de ensino. A coerncia entre os objetivos gerais, especficos, contedos, mtodos e avaliao fundamental para a relao com a prtica. Quando programamos uma atividade e colocamos objetivos, devem corresponder contedos e mtodos especficos para a atividade. Desse modo todo o planejamento deve estar interligado com os elementos que o
00000000000

professor deseja obter a partir da aula planejada.

interessante lembrarmos no nosso resumo que o planejamento uma atividade muito importante para a escola. com ele que os docentes se orientam, refletem e tomam decises que so fundamentais para o andamento da instituio escolar.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 23 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

Importante lembrar tambm que o planejamento, embora seja um ato de extrema importncia, pode ser modificado e deve servir como NORTE. No se deve pensar no planejamento de forma imutvel. De acordo com a demanda e as necessidades de cada pblico, o que foi planejado pode sim ser alterado para melhor execuo e atingimento dos objetivos.

Para que a escola consiga fazer com que o planejamento seja um instrumento de trabalho transformador da realidade local, necessrio seguir alguns requisitos, voc se lembra quais so?

Vamos cit-los:

Objetivos e tarefas da escola democrtica; exigncias dos planos e programas oficiais; condies prvias dos alunos para a aprendizagem; princpios e condies do processo de transmisso e assimilao ativa dos contedos.

00000000000

Por fim no podemos deixar de citar o planejamento participativo, que visa a reflexo, anlise e transformao da realidade por meio da participao de todos dentro do ambiente escolar.

O planejamento deve facilitar a vida do professor, por isso na hora da sua elaborao importante que haja dedicao, com seleo de

contedos de qualidade, adequados ao contexto em que os alunos esto inseridos. No h nada pior do que uma aula montona ou cansativa onde no h participao e interao, por isso o docente deve
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 24 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima sempre refletir sobre sua didtica, no deixando de produzir um trabalho de qualidade.

Muito bom rever tudo isso. Melhor ainda quando a gente perceber que esse contedo fcil no ir nos pegar na hora da prova, ok?

Abaixo, veremos como caiu e saberemos o tanto que fcil, depois que vimos esse contedo de forma bem objetiva.

Veremos ento como j foi cobrado:

Vamos analisar a questo abaixo, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F):

fundamental Ao considerar as condies objetivas de trabalho oferecidas pela escola


00000000000

condio

essencial

para

um

planejamento de ensino que no se limite forma.

Com certeza, essa questo est verdadeira! O planejamento de forma alguma deve seguir um padro pronto e engessado. Sabemos que esse um processo que pode sofrer mudanas e que deve ser elaborado de acordo com a realidade social em que est inserido.

Muito fcil! Nessa ns no cairamos no mesmo?


Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 25 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Agora analise essa outra questo que tambm aborda o que vimos em nossa aula:

Para garantir a qualidade do planejamento de ensino fundamental que o professor trabalhe a partir do modelo do aluno ideal.

Falso. No existe aluno ideal e sim o aluno real. O professor deve planejar de acordo com a realidade dos seus alunos.

Passamos agora para o momento em que fixaremos o contedo que vimos! Fazer exerccios fundamental para conseguirmos absorver a teoria que foi passada ok?

Vamos comear:

00000000000

QUESTES COMENTADAS: Tec. Social Com Formao em Pedagogia PB 2009

Assinale

opo

correta

acerca

das

caractersticas

de

um

planejamento participativo: a) A participao de especialistas externos no admitida em nenhum dos momentos do planejamento, especialmente na elaborao e na avaliao do processo.
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 26 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima b) A lgica do conflito deve ser considerada pelos coordenadores do planejamento, pois proporciona o confronto de ideias e a elaborao de novos parmetros. c) Os princpios tayloristas so os norteadores do planejamento em funo da necessidade de fragmentao e hierarquizao das aes e decises. d) Os aspectos econmicos e polticos da instituio no podem interferir no processo de planejamento, pois comprometem os resultados esperados. Resposta letra b. Vimos que no planejamento participativo a reflexo e a colaborao de todos podem gerar conflitos que daro ideias para novas experincias e opinies e podero traar novos planos, mudando assim a realidade existente.

2 - Acerca do plano de aula assinale a alternativa correta: a) O plano de ensino pode, perfeitamente, substituir o plano de aula. b) um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, abordando o que ele pensa fazer, como fazer, quando fazer, com o que fazer. c) Para existir plano de aula, no necessria a existncia de plano de ensino. d) um documento que apresenta todo o contedo a ser trabalhado em diversas unidades de ensino.
00000000000

e) Deve ser elaborado no incio do ano, englobando todo o contedo do componente curricular, antes mesmo de ser conhecerem os alunos. Resposta letra b. Notaram que essa definio traz uma

especificidade? Esse detalhamento o que faz do plano de aula ser algo mais particularizado. Essa uma das definies para o plano de aula.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 27 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 3 No planejamento escolar no necessria a articulao do trabalho docente com o contexto social. Falso. A articulao do trabalho com a realidade e contexto social fundamental para o planejamento escolar.

4 - O planejamento de ensino visa, essencialmente, tomada de deciso em relao a situaes de ensino e aprendizagem. Por isso, no necessrio determinar diferenas conceituais entre planos, projetos e programas. Falso. Devemos estar atentos ao que deve atender o planejamento de ensino, assim podemos delegar funes. O plano diferente de um projeto que tambm diferente de um programa.

5 - As decises de carter poltico-social so tpicas do nvel operacional e as decises tcnicas so ligadas ao nvel estratgico. Falso. As decises de carter poltico-social so tpicas

do planejamento estratgico que possui longo prazo e mais abrangncia. O nvel operacional de curto prazo sendo mais detalhado e especfico.

6 - Na perspectiva tradicional de planejamento, a viso estratgica abrange todos os nveis da organizao.


00000000000

Falso. Planejamento tradicional na viso estratgica no alcana todos os nveis da organizao pois inflexvel, limitado a um espao de tempo e fica obsoleto rapidamente.

7 - As aes especficas do nvel estratgico so aes de curto prazo e as do ttico, de longo prazo. Falso. J sabemos que o nvel estratgico apresenta longo prazo e o nvel ttico apresenta mdio prazo.
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 28 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 8 - O nvel ttico refere-se a estratgias e aes que afetam uma parte da organizao no grau intermedirio do planejamento. Verdadeiro. O nvel ttico apresenta-se no grau intermedirio com estratgias que esto em andamento dentro da organizao.

9 - A formao de grupos de trabalho em um planejamento participativo deve buscar homogeneidade entre os seus componentes para facilitar o processo de discusso. Falso. O planejamento participativo busca a troca de ideias e as variadas opinies entre os seus participantes para que haja uma transformao relevante na realidade local.

10

So

caractersticas apresentao

do de

planejamento ordem

de

ensino: e

Coerncia, A

objetividade,

sequencial

progressiva.

flexibilidade no deve estar presente, pois compromete o trabalho organizado. Falso. Sabemos que o planejamento flexvel. 11 No planejamento, devem ser considerados: o aluno real e as condies objetivas de trabalho. Verdadeiro. Vimos que o planejamento deve ser preparado de acordo com a realidade social em que a escola est envolvida,
00000000000

devendo pensar sempre no aluno real e no ideal. 12 So funes do planejamento, dentre outros: Assegurar a unidade e a coerncia do trabalho docente e prever contedos, objetivos e mtodos independentemente do nvel de preparo dos alunos. Falso. Aprendemos que o planejamento deve ser realizado de acordo com o nvel cognitivo dos alunos, no deixando de levar em considerao o nvel em que esses se encontram.
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 29 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 13 O planejamento numa perspectiva participativa requer ao coletiva e pressupe uma atividade contnua em que so priorizados tcnicas e equipamentos de ensino. Falso. No planejamento participativo priorizamos a participao, no se prendendo a tcnicas e equipamentos de ensino.

Fique de olho!

Esto percebendo que as questes que j caram nos concursos pblicos abordam tudo o que vimos na nossa aula? Lembrando: Quanto mais exerccios fizermos, maior a fixao do nosso contedo. Se voc errou algumas questes at agora, faa mais exerccios porque sempre eles te ajudaro a revisar tudo o que voc estudou ok? Ento vamos fixar:

14 O plano da escola (ou projeto pedaggico) o documento administrativo e pedaggico mais global da instituio.
00000000000

Verdadeiro. Lembrando que o plano da escola o documento mais global, em seguida vem o plano de ensino e depois o plano de aula. 15 So elementos do plano de ensino: Justificativa, objetivos, contedos e metodologia, somente. Falso. Se observarmos na nossa aula a explicao sobre plano de ensino, veremos que faltam: a avaliao as referncias os recursos e o tempo.
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 30 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 16 O plano de ensino, para Libneo, tambm denominado plano de unidades didticas. Verdadeiro. Esse o termo que o Libneo denominou em sua obra Didtica e que sempre cai em nossos concursos. 17 O plano de aula tem um carter geral. Falso. O nosso plano de aula tem carter especfico! Pedagogo TJCE 2008 O planejamento de ensino um processo de racionalizao, organizao e coordenao da ao docente, articulando a atividade escolar e a problemtica social. Isso significa que os elementos do planejamento esto recheados de implicaes sociais. Acerca desse assunto, julgue os intens. 18 Uma das funes do planejamento de ensino assegurar a unidade e a coerncia do trabalho docente. Verdadeiro. Essa uma das funes que vimos na nossa aula. O planejamento deve estar de acordo com as possibilidades de trabalho do professor. 19 Ao planejar, cabe ao professor apenas o cumprimento das exigncias
00000000000

dos plano e programas oficiais. Falso. J sabemos que o professor deve ir alm do cumprimento dos planos oficiais de ensino, proporcionando uma aula com maior qualidade e envolvimento dos alunos. 20 Ao organizar um plano de ensino, o professor precisa estabelecer unidades didticas independentes dos objetivos propostos.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 31 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Falso. O professor deve articular a didtica com os objetivos. Os objetivos que vo nortear as aes que sero estabelecidas. 21 Os mtodos e procedimentos de ensino sero indicados pelas atividades que o professor e os alunos iro desenvolver na relao de ensino e aprendizagem. Verdadeiro. Se analisarmos bem essa questo, veremos que se trata da relao do planejamento com a prtica escolar, sendo os mtodos uma das formas em que o professor poder desenvolver uma relao e um ensino de qualidade com os alunos. 22 As formas de avaliao no constituem elementos dos planos de ensino por se configurarem como uma etapa independente do plano. Falso. A avaliao faz parte do processo e foi citada em nossa aula, dentro dos elementos que compem o plano de ensino. Analista Judicirio (Pedagogo) TJDFT 2008

Julgue os itens subsequentes com relao ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.

23 - Refletir sobre a prtica para transform-la e realizar as mediaes necessrias para implementar essas mudanas so aes prprias de um
00000000000

enfoque dialtico de planejamento de ensino. Verdadeiro. Como vimos, refletir e analisar com o propsito de mudar a realidade existente, um dos principais elementos do planejamento na perspectiva dialtica/participativa.

24 - As condies objetivas de trabalho e o aluno real no podem interferir no processo de planejamento, pois essa interferncia pode prejudicar a qualidade dos resultados.
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 32 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima Falso. J est mais que explicado que o professor deve sempre levar em conta o aluno real e suas condies de trabalho certo? A participao dos alunos ir ajudar na transformao que o professor deve buscar em sua prtica de ensino.

25 - A necessidade de adequaes nas aes previstas nas diferentes etapas justifica a importncia da flexibilidade como caracterstica

essencial de um planejamento de ensino. Verdadeiro. Mais uma vez a flexibilidade aparece em nossas provas. Sempre que ela aparecer, lembraremos de sua

importncia ok? O planejamento flexvel!

26 - A priorizao das tcnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependncia dessas tcnicas com a habilidade a ser desenvolvida so caractersticas de um planejamento de acordo com a abordagem crtica. Falso. Na abordagem crtica o professor no deve se prender a tcnicas e equipamentos de ensino.

QUESTES: Tec. Social Com Formao em Pedagogia PB 2009


00000000000

Assinale

opo

correta

acerca

das

caractersticas

de

um

planejamento participativo: e) A participao de especialistas externos no admitida em nenhum dos momentos do planejamento, especialmente na elaborao e na avaliao do processo.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 33 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima f) A lgica do conflito deve ser considerada pelos coordenadores do planejamento, pois proporciona o confronto de ideias e a elaborao de novos parmetros. g) Os princpios tayloristas so os norteadores do planejamento em funo da necessidade de fragmentao e hierarquizao das aes e decises. h) Os aspectos econmicos e polticos da instituio no podem interferir no processo de planejamento, pois comprometem os resultados esperados.

2 - Acerca do plano de aula assinale a alternativa correta: f) O plano de ensino pode, perfeitamente, substituir o plano de aula. g) um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, abordando o que ele pensa fazer, como fazer, quando fazer, com o que fazer. h) Para existir plano de aula, no necessria a existncia de plano de ensino. i) um documento que apresenta todo o contedo a ser trabalhado em diversas unidades de ensino. j) Deve ser elaborado no incio do ano, englobando todo o contedo do componente curricular, antes mesmo de ser conhecerem os alunos.
00000000000

3 No planejamento escolar no necessria a articulao do trabalho docente com o contexto social.

4 - O planejamento de ensino visa, essencialmente, tomada de deciso em relao a situaes de ensino e aprendizagem. Por isso, no necessrio determinar diferenas conceituais entre planos, projetos e programas.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 34 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 5 - As decises de carter poltico-social so tpicas do nvel operacional e as decises tcnicas so ligadas ao nvel estratgico.

6 - Na perspectiva tradicional de planejamento, a viso estratgica abrange todos os nveis da organizao.

7 - As aes especficas do nvel estratgico so aes de curto prazo e as do ttico, de longo prazo.

8 - O nvel ttico refere-se a estratgias e aes que afetam uma parte da organizao no grau intermedirio do planejamento.

9 - A formao de grupos de trabalho em um planejamento participativo deve buscar homogeneidade entre os seus componentes para facilitar o processo de discusso.

10

So

caractersticas apresentao

do de

planejamento ordem

de

ensino: e

Coerncia, A

objetividade,

sequencial

progressiva.

flexibilidade no deve estar presente, pois compromete o trabalho organizado. 11 No planejamento, devem ser considerados: o aluno real e as condies objetivas de trabalho.
00000000000

12 So funes do planejamento, dentre outros: Assegurar a unidade e a coerncia do trabalho docente e prever contedos, objetivos e mtodos independentemente do nvel de preparo dos alunos. 13 O planejamento numa perspectiva participativa requer ao coletiva e pressupe uma atividade contnua em que so priorizados tcnicas e equipamentos de ensino.
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 35 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 14 O plano da escola (ou projeto pedaggico) o documento administrativo e pedaggico mais global da instituio. 15 So elementos do plano de ensino: Justificativa, objetivos, contedos e metodologia, somente. 16 O plano de ensino, para Libneo, tambm denominado plano de unidades didticas. 17 O plano de aula tem um carter geral. Pedagogo TJCE 2008 O planejamento de ensino um processo de racionalizao, organizao e coordenao da ao docente, articulando a atividade escolar e a problemtica social. Isso significa que os elementos do planejamento esto recheados de implicaes sociais. Acerca desse assunto, julgue os intens. 18 Uma das funes do planejamento de ensino assegurar a unidade e a coerncia do trabalho docente. 19 Ao planejar, cabe ao professor apenas o cumprimento das exigncias
00000000000

dos plano e programas oficiais. 20 Ao organizar um plano de ensino, o professor precisa estabelecer unidades didticas independentes dos objetivos propostos. 21 Os mtodos e procedimentos de ensino sero indicados pelas atividades que o professor e os alunos iro desenvolver na relao de ensino e aprendizagem.
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 36 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 22 As formas de avaliao no constituem elementos dos planos de ensino por se configurarem como uma etapa independente do plano. Analista Judicirio (Pedagogo) TJDFT 2008 Julgue os itens subsequentes com relao ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.

23 - Refletir sobre a prtica para transform-la e realizar as mediaes necessrias para implementar essas mudanas so aes prprias de um enfoque dialtico de planejamento de ensino.

24 - As condies objetivas de trabalho e o aluno real no podem interferir no processo de planejamento, pois essa interferncia pode prejudicar a qualidade dos resultados.

25 - A necessidade de adequaes nas aes previstas nas diferentes etapas justifica a importncia da flexibilidade como caracterstica

essencial de um planejamento de ensino.

26 - A priorizao das tcnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependncia dessas tcnicas com a habilidade a ser desenvolvida so caractersticas de um planejamento de acordo com a abordagem crtica.
00000000000

GABARITO: 1 Letra B
Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

14 V
www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 37 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima 2 Letra B 3F 4F 5F 6F 7F 8V 9F 10 F 11 V 12 F 13 - F 15 F 16 V 17 F 18 V 19 F 20 F 21 V 22 F 23 V 24 F 25 V 26 - F

Viram como no difcil? As questes aparecem com os mesmos questionamentos. Temos que ler com ateno para tirar de letra certo? At a prxima aula!
00000000000

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 38 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. 2 edio - So Paulo: Cortez, (Coleo magistrio Srie Formao do professor). 2013.

LIBANEO,

Jos

Carlos.

Educao

escolar:

Polticas,

estrutura

organizao - 10 edio. So Paulo: Cortez 2012 (Coleo docncia em formao: Saberes pedaggicos / coordenao Selma Garrido Pimenta)

LAGAR, Fabiana; SANTANA; Brbara; Dutra, Rosimeire. Conhecimentos pedaggicos para concursos pblicos 2 edio, Editora Gran Cursos.

ONDE MAIS POSSO ENCONTRAR E ESTUDAR ESSE CONTEDO?


00000000000

FREIRE, Madalena et alii. Avaliao e Planejamento: a prtica educativa em questo . So Paulo: Espao Pedaggico, 1997.

LUCKESI, Cipriano C. Planejamento, Execuo e Avaliao no Ensino: a busca de um desejo. In: Avaliao da Aprendizagem Escolar . So Paulo: Cortez, 1995.

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 39 de 40

00000000000 - DEMO

Conhecimentos Pedaggicos Teoria e exerccios Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima LIBNEO, Jos Carlos. Organizao e Gesto da Escola: teoria e prtica . 5ed. Goinia: Alternativa, 2004. PADILHA, P. R. Planejamento dialgico como construir o projeto poltico-pedaggico da escola. So Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001.

SILVEIRA JNIOR, Aldery & VIVACQUA, Guilherme A. Planejamento Estratgico como Instrumento de Mudana Organizacional . Braslia: Editora da UNB, 1996.

MARTINS, Jos do Prado. Administrao Escolar: uma abordagem crtica do processo administrativo em educao.- 2 ed.- So Paulo: Atlas, 1999.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de EnsinoAprendizagem e Projeto Poltico-Pedaggico elementos metodolgicos para elaborao e realizao. 7 ed.- So Paulo: Libertad, 2000.

00000000000

Profas. Fabiana Firmino e Fernanda Lima

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 40 de 40

00000000000 - DEMO

S-ar putea să vă placă și