Sunteți pe pagina 1din 4

Epistemologia Gentica de Piaget Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito.

As estruturas cognitivas mudam atravs dos processos de adaptao: assimilao e acomodao. A assimilao envolve a interpretao de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodao se refere mudana da estrutura cognitiva para compreender o meio. Nveis diferentes de desenvolvimento cognitivo. Teoria Construtivista de Bruner O aprendizado um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prvios e os que esto sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informao, infere hipteses e toma decises. Aprendiz participante ativo no processo de aquisio de conhecimento. Instruo relacionada a contextos e experincias pessoais. Teoria Scio-Cultural de Vygotsky Desenvolvimento cognitivo limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para s depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. Aprendizagem baseada em Problemas/ Instruo ancorada (John Bransford & the CTGV) Aprendizagem se inicia com um problema a ser resolvido. Aprendizado baseado em tecnologia. As atividades de aprendizado e ensino devem ser criadas em torno de uma "ncora", que deve ser algum tipo de estudo de um caso ou uma situao envolvendo um problema. Teoria da Flexibilidade Cognitiva (R. Spiro, P. Feltovitch & R. Coulson) Trata da transferncia do conhecimento e das habilidades. especialmente formulada para dar suporte ao uso da tecnologia interativa. As atividades de aprendizado precisam fornecer diferentes representaes de contedo. Aprendizado Situado (J. Lave) Aprendizagem ocorre em funo da atividade, contexto e cultura e ambiente social na qual est inserida. O aprendizado fortemente relacionado com a prtica e no pode ser dissociado dela. Gestaltismo Enfatiza a percepo ao invs da resposta. A resposta considerada como o sinal de que a aprendizagem ocorreu e no como parte integral do processo. No enfatiza a seqncia estmulo-resposta, mas o contexto ou campo no qual o estmulo ocorre e o insight tem origem, quando a relao entre estmulo e o campo percebida pelo aprendiz. Teoria da Incluso (D. Ausubel) O fator mais importante de aprendizagem o que o aluno j sabe. Para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponveis na estrutura cognitiva do indivduo. A aprendizagem ocorre quando uma nova informao ancora-se em conceitos ou proposies relevantes preexistentes. Aprendizado Experimental (C. Rogers) Deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que necessrio. O interesse e a motivao so essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importncia do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os co-responsveis pela aprendizagem.

Inteligncias mltiplas (Gardner) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligncias mais marcantes em cada aprendiz e tentar explor-las para atingir o objetivo final, que o aprendizado de determinado contedo.

QUESTES:

1. O que estuda uma Teoria de Aprendizagem? A Teoria da aprendizagem focaliza o processamento central de aprendizagem e as condies ideais para promoo de aprendizagem bem sucedida. 2. Quem foi Skinner? Skinner foi o principal terico da Teoria de Aprendizagem Behaviorista. 3. Como se processa a aprendizagem segundo o Behaviorismo? O Behaviorismo uma teoria de aprendizagem, de orientao empirista, que acredita que o conhecimento derivado da experincia, da capacidade de associao entre estmulos determinantes de comportamentos. Segundo o Behaviorismo, a aprendizagem se processa a partir da Teoria SSR (estmulo resposta reforo), na qual a Repetio tida como forma de fixao. Para Skinner, o aprendizado lingstico era semelhante a qualquer outro aprendizado, lingstico ou no, resultando de uma associao pela experincia conduzida por um ato de reforo e privao de origem externa ao indivduo. Na aquisio de linguagem essa concepo de aprendizagem determina a repetio como forma de fixao, j que a mente seria incapaz de racionalizar. 4. Qual o papel do professor e do aluno em uma abordagem de ensino de orientao Behaviorista? Na abordagem behaviorista o aprendiz desempenha um papel passivo frente aprendizagem, deixando para o professor todas as decises em sala de aula. Ele apenas um receptor que s precisa responder ou repetir o que o professor solicitar. O professor dessa maneira fica livre para conduzir a sua aula sem interferncia ou contradies ao seu planejamento, mas a disciplina em sala de aula fica difcil, porque o aluno torna-se desmotivado, pois o contedo geralmente no faz sentido para sua vida. A aprendizagem torna-se ento superficial e fragmentada. Esse tipo de abordagem mais fcil para o professor por no ter o retorno ou crtica do aluno e muito utilizado em classes com nmero excessivo de alunos, onde se torna difcil a confeco de um programa que atenda s necessidades individuais dos alunos.

5. O que est ocorrendo quando a criana comete erros estruturais ou semnticos? Os erros estruturais ou semnticos cometidos pela criana indicam que ela est usando sua criatividade para elaborar certas regras que, primeira vista, parecem desvios das formas convencionais, realizando-se por meio da generalizao, simplificao e hipercorreo. 6. Cite duas Teorias de Aprendizagem consideradas Racionalistas?

O Inatismo e o Construtivismo so teorias racionalistas, pois acreditam que alm da experincia h um componente interno que utilizado na aquisio do conhecimento. 7. Descreva o que e como funciona o DAL e o GU. O DAL Dispositivo de Aquisio de Linguagem um dispositivo interno, do qual o ser humano dotado, responsvel pela organizao e aprendizagem da linguagem. Ele d ao aprendiz o meio de processar o discurso que ele ouve ao seu redor absorvendo o sistema de linguagem utilizado. A GU Gramtica Universal Caracteriza-se como sendo os componentes universais que podem ser encontrados em todas as linguagens conhecidas, tais como a ordenao da frase e relaes gramaticais bsicas. 8. Quem concebeu o Construtivismo? O construtivismo, proposta terica tambm chamada de cognitivismo, vincula a linguagem cognio foi desenvolvida a partir de estudos de Jean Piaget. 9. Quais so os estgios Piagetianos? Piaget prope que o desenvolvimento cognitivo passa por perodos, estgios: sensrio-motor (zero a dezoito meses), pr-operatrio (dois a sete anos), operaes concretas (7 a 12 anos) e operaes formais. Os estgios piagetianos so universais (gerais e invariveis) e, em cada um, a criana desenvolve capacidades necessrias para o estgio seguinte, provocando mudanas qualitativas no desenvolvimento. 10. Quais so as principais crticas ao Construtivismo? As principais crticas ao Construtivismo foram a rigidez do sequenciamento de estgios de desenvolvimento elaborados por Piaget, desde que pesquisas desenvolvidas tm demonstrado que as habilidades intelectuais das crianas so maiores e mais abrangentes do que pressups Piaget, bem como a ausncia da considerao social, outro motivo de crtica, pois a teoria de Piaget enfatiza muito o individual esquecendo das influncias sociais recebidas no contexto de aprendizagem. 11. Como o ensino baseado na Teoria Construtivista? O ensino baseado nessa teoria atribui muita importncia pesquisa e prtica, por parte do aluno, pois nesse momento que acontecer a aprendizagem. Dessa forma, h motivao e engajamento resultante da experincia direta do aluno, estimulando sua criatividade. O aprendiz, segundo essa teoria de aprendizagem, ativo, negocia com o professor as atividades a serem desenvolvidas, sua ordem e avaliao. Os interesses dos alunos so contemplados. O conhecimento construdo com base na experincia com o mundo fsico, isto , na ao sobre o ambiente. 12. Como se processa a aprendizagem segundo o Scio-Construtivismo? Segundo Vygotsky o desenvolvimento do potencial do aprendiz ativado quando tem assistncia de algum que possua um conhecimento superior ao seu em determinada rea de estudo. Essa assistncia pode vir de discusso com o professor, debate com os colegas para resoluo de um problema ou tarefa; discusso com os pais ou at assistncia a um programa de televiso.Nessa interao, o conhecimento do outro serviria como estrutura, armao, para a construo do conhecimento do aprendiz, o qual, aps analogia e racionalizao seria

efetivado como seu prprio conhecimento, tornando o aprendiz independente. 13. O que ZPD? ZPD significa Zona Proximal de Desenvolvimento, no contexto do contato do aprendiz com algum que possua um conhecimento superior ao seu em determinada rea de estudo, para, dessa maneira, possibilitar o desenvolvimento de seu potencial. 14. Qual terico concebeu o Scio-Construtivismo? O mais influente terico dessa abordagem foi Vygotsky. 15. Qual o papel do professor no Scio-Construtivismo? O papel do professor no Scio-Construtivismo de freqente interveno para com o aluno, ou seja, as atividades em sala de aula so negociadas com os alunos que a partir da agem independentemente do professor que atuar como um agente reflexivo orientando sempre que necessrio, at que os alunos cheguem a uma concluso coerente e significante para si mesmo. Essa abordagem desafiante, pois requer muito do professor, no como controlador, mas como orientador, devendo estar pronto, com todo seu conhecimento cientfico, cultural e didtico para intervir positivamente

S-ar putea să vă placă și