Sunteți pe pagina 1din 9

ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

Nematelmintos Trabalho apresentado atendendo s exigncias da disciplina Introduo Biologia.

CAMPUS CAAPAVA DO SUL Setembro - 2013

INTRODUO O nome deste grupo vem do grego nematos = fio e helminthes = verme devido o corpo destes vermes serem alongados, lisos e cilndricos. Os nematelmintos caracterizam-se pela presena do pseudo-celoma, por isso esses vermes so designados de pseudocelomados, diferente dos platelmintos possuem um corpo cilndrico justamente pela presena do celoma. Podemos ilustrar dizendo que esses vermes so em forma de tubo dentro de outro tubo dentro de outro tubo. Embriologicamente so triblsticos porque possuem os trs folhetos germinativos (ectoderme, mesoderme e endoderme) e por serem pseudocelomados considerados bilaterais.

O pseudo-celoma assim chamado pois abaixo da ectoderme, h uma camada, a mesoderme, e na outra, interior, a endoderme. No existe um revestimento nico s de mesoderme ou somente de endoderme na cavidade celomtica. Possuem fibras contrteis no sentido longitudinal, s permitindo sua locomoo por movimentos de reflexo (curvando-se de um lado para o outro). Possuem o sistema digestivo de modo completo, ou seja, tem boca e anus. Esses micro lbios tm placas cortantes, dentes ou papilas sensoriais. Os alimentos so absorvidos pela cavidade pseudocelomica. Tambm apresentam o sistema

nervoso e o sistema excretor chamado de tubo em H, constitudo de um par de canais excretores.

Normalmente os nematelmintos so de vida livre e so bastante abundantes em diversos habitats (agua parada, praias, solos midos, mares, agua doce, areia dos desertos. Normalmente presentes em solos para lavoura, mas tambm existem os parasitas, das quais se destacam o amarelo, a lombrigose e outros. CLASSIFICAO Existem vrias classes importantes para a Biologia, mas nesse quadro se destacam duas: Rotferos - importantes na composio do zooplncton de ambientes aquticos do ciclo em agua doce, como lagoas e rios; Nematoda onde esto grande parte dos nematelmintos terrestres, de menos de um milmetro e os parasitas. Antigamente pertencia ao filo Asquelmintos, mas foi elevado ao filo Nematoda. Como tal o que mais possui parasitas de seres humanos. REPRODUO Possuem sexos separados, so dioicos, sendo os machos menores que as fmeas, possuem dois ganchos para a facilitar a fecundao cruzada.

PRINCIPAIS PARASITOSES

ASCARIDIASE OU LOMBRIGOSE Seu agente etiolgico causado pelo scaris lombricoide. Esse verme fica localizado no intestino e nele tambm coloca os seus ovos. Quando o indivduo deposita as suas fezes cheias de ovos em locais que

no tem saneamento bsico, esses ovos vo chegar nos alimentos, como o alface, por exemplo. Esses ovos fecundados durante a tempo em que estiver no solo vo sofrer a formao de larvas em seu interior, isto , sero ovos embrionados. Esses ovos tm uma caracterstica tpica: so cheios de protuberncias ou reentrncias. Uma vez que outro individuo v ingerir alimentos cheios de ovos embrionados, ao chegarem no intestino iro fur-lo para cair na corrente circulatria viajando pelo corao, pulmes at a faringe. O indivduo sentir uma coceira na garganta e engolir a forma larval do scaris. Engolida a larva chegar a fase adulta no intestino para se reproduzir e recomear o ciclo novamente.

SINTOMAS Dor abdominal, diarreia e nusea. O quadro de obstruo intestinal ocorre dependendo da quantidade de vermes. PROFILAXIA Lavar bem os alimentos com agua tratada; Ingerir alimentos cozidos e no cruz; Higiene pessoal; Fazer as fezes em lugares adequados, com saneamento bsico adequado,

AMARELO OU ANCYLOSTOMOSE (DOENA DO JECA TATU) Os agentes etiolgicos so os vermes Ancylostoma duodenale e o Necator Americanus. So considerados os dos maiores hematfagos causadores de doenas em seres humanos. Esses vermes provocam a perda de mililitros de sangue por dia, causando anemia. O ciclo do amarelo no h vetor. O ancilostoma no intestino delgado do indivduo migra para o intestino grosso, onde deposita os seus ovos que saem junto as fezes. Sem saneamento bsico as fezes em contato com o solo permitem que dos ovos surjam larvas rabditoide, de alto poder de infeco. Quando outros indivduos entram em contato com este mesmo solo contaminado a larva em sua fase filariide penetra ativa atravs da pele. A partir desse momento o mecanismo semelhante a ascaridase, em que perfura o intestino, viaja pela corrente sangunea atravessando o corao chegando a faringe em que a larva reingerida. Novamente no intestino desenvolve-se at a fase adulta. Este caminho que a larva faz do intestino at a faringe chamado de ciclo de Loos.

SINTOMAS Ulceraes no intestino delgado, hemorragia e consequentemente, anemia. PROFILAXIA Por que essa doena conhecida de doena do Jeca Tatu? Durante o governo de Getlio Vargas houve uma epidemia dessa doena e o prprio solicitou a Monteiro Lobato que elaborasse uma campanha. Ento o escritor criou esse personagem tipicamente interiorano que tinha o costume de andar com os ps descalos. Dessa forma conseguiram conscientizar a populao que a medida profiltica essencial era andar calado para evitar o contato direto com o solo.

FILARIOSE OU ELEFANTASE A doena causada pelo seu agente etiolgico o verme Wuchereria bancrofti. O vetor que a transmite o mosquito do gnero Culex. Esse mosquito ao estar contaminado na sua prosbcite picando a pele do indivduo transmite a forma larval da filria. As microfilrias migraro pela corrente sangunea at se estabelecerem no sistema linftico e nele se desenvolvero at a fase adulta. Os vermes se multiplicam pelos vasos linfticos fazendo reas como pernas, braos, escroto, mamas inchem, hipertrofiando os rgos e determinando o quadro clnico de elefantase. Nem todos que tem filariose tem elefantase, somente 10% desenvolvem esse agravante. um quadro praticamente irreversvel, que causa incmodo social por causa dos aspectos estticos. importante destacar que o mosquito infectado com micro filarias ao picar o indivduo contaminado, quando elas esto na corrente sangunea superficial. Durante a noite as micro filarias migram para corrente sangunea superficial, mas durante esto na corrente circulatria mais interna. A ocorrncia se d pois mosquito tem hbitos noturnos. Outro detalhe: quando o indivduo for fazer uma coleta de sangue para saber se contraiu a doena e o fizer durante o dia, o teste indicar negativo. Para capturar as micro filarias preciso coletar durante noite, pois as larvas adultas esto no sistema linftico.

PROFILAXIA Eliminar o vetor, isto , o mosquito, usando mosquiteiros, telas ou inseticidas. Fazer sempre exames semestrais ou anuais noite.

OXIUROSE OU ENTEROBIOSE Seu agente etiolgico o Oxyurus vermiculares. A sua presena ampla, mesmo em populaes onde existe saneamento bsico adequado. Parasita o intestino humano em que as crianas so os principais infectados, visto que nem todas praticam aes bsicas de higiene pessoal. A poeira domiciliar responsvel por mais de 90% da sua infestao. No entanto a ingesto de gua e alimentos contaminados pelos ovos deste verme tambm provocam a contrao da doena. Normalmente a fmea se desloca durante noite enquanto o hospedeiro dorme, provocando prurido anal (sintoma mais caracterstico). As crianas no ato de coar a regio afetada ao no lavar as mos contaminam seus prximos e levando boca causa a reinfeco. Os ovos chegam at o intestino delgado onde eclodem. As larvas se direcionam at o intestino grosso e nele atingem a maturidade sexual. Quando ocorre a reproduo o macho morre. SINTOMAS A fmea ao se deslocar para a regio anal para colocar seus ovos provoca alm da coceira, irritabilidade, nuseas, diarreia, emagrecimento, vmitos, dores

abdominais, leses na mucosa, dermatite e infeces secundrias podem aparecer. Indivduos do sexo feminino podem ter vaginites, podendo os vermes se deslocarem at as trompas, bloqueando-as, causando esterilidade.

PROFILAXIA Lavagens intestinais com frmacos ou gua morna. Higiene pessoal constante e saneamento bsico adequado so obrigatrios.

O QUE O ENGENHEIRO AMBIENTAL PODE FAZER? Em 2009 o Ibope realizou uma pesquisa com 1008 pessoas questionando-as sobre o que saneamento bsico. Pouqussimas souberam responder mas precisamente falando 31% dos brasileiros no sabem qual a sua definio, provveis 60 milhes de pessoas. Num entendimento bsico Saneamento bsico so aes de higienizao aplicadas para melhoria das condies de sade de uma populao ou regio. A atuao do Engenheiro ambiental inicialmente implica em permitir o acesso da populao a direitos bsicos garantidos pela Constituio Brasileira: a distribuio de gua tratada, captao e tratamento do esgoto, destinao correta de lixo, e sobretudo, aes de educao ambiental e reciclagem, geradoras de renda, mas sobretudo, visando a preservao do meio ambiente.

REFERENCIAS DE LITERATURA http://www.mundoeducacao.com/biologia/filo-nematoda.htm Acessado em 20 de Setembro de 2013; http://www.brasilescola.com/doencas/oxiurose.htm Setembro de 2013; http://www.todabiologia.com/zoologia/nematelmintos.htm Acessado em 20 de Setembro de 2013; http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/c11_nematelminto s/nematelmintos.html Acessado em 20 de Setembro de 2013; http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/nematelmintos.php Acessado em 20 de Setembro de 2013; http://www.infoescola.com/biologia/nematelmintos-nematoda/ Acessado em 20 de Setembro de 2013; http://monografias.brasilescola.com/biologia/moluscos-anelideosnematelmintos.htm Acessado em 20 de Setembro de 2013; http://www.mundovestibular.com.br/articles/817/1/Doencas-Causadas-porNematelmintos/Paacutegina1.html Acessado em 20 de Setembro de 2013; Acessado em 20 de

S-ar putea să vă placă și