Sunteți pe pagina 1din 4

FICHAMENTO DE CITAES

TEXTO: O que a filosofia e para que serve REFERNCIA: IGLSIAS, Maura. O que a filosofia e para que serve. In: REZENDE, Antonio. (org). Curso de Filosofia. Jorge Zahar Ed. R.Janeiro, 1991. cap. 1.

CITAO 1
...filosofia tem a ver com uma forma de saber e que no um saber qualquer: no , por exemplo, um saber que o fogo queima, ou um saber nadar, ou um saber plantar, ou um saber fazer vestidos, por mais teis e at mesmo indispensveis que sejam todos esses tipos de saber. Filosofia tem, mesmo no seu sentido lato, uma ligao com um saber que se percebe como sendo mais relevante, relativo a coisas mais fundamentais, embora menos diretamente teis, que um simples saber emprico, ou que um saber ligado a produes de coisas indispensveis para a sobrevivncia. (p. )

COMENTRIO
O termo filosofia poder designar, um saber acerca das coisas, a filosofia entendida como conhecimento intelectivo (no sentido mais amplo desses termos) acerca das coisas (abrangendo entre as coisas o homem e a sua vida). A filosofia apresenta-se entendida como saber que busca a dimenso ltima e radical da vida e das coisas.

CITAO 2
Filosofia uma palavra de origem grega (philos = amigo; sophia = sabedoria) e em seu sentido estrito designa um tipo de especulao que se originou e atingiu o apogeu entre os antigos gregos,e que teve continuidade com os povos culturalmente dominados por eles: grosso modo, os povos ocidentais. (p. )

COMENTRIO
A origem da Filosofia como cincia, ou mesmo como forma de estudo das inquietaes humanas surge no sculo VI a.C, na Grcia antiga, que chamada de o bero da Filosofia ocidental. Numa poca em que praticamente tudo era explicado atravs da mitologia e da ao dos deuses, esses pensadores buscavam, em pensamentos lgicos e racionais, explicar qual a fundamentao e a utilidade dos valores morais na sociedade da poca. Tambm queriam identificar as caractersticas do conhecimento puro, as origens das coisas e dos fatos e outras indagaes que surgiam conforme o caminhar intelectual da poca.

CITAO 3
...talvez uma das caractersticas da questo filosfica seja o fato de suas respostas, ou tentativas de resposta, jamais esgotarem a questo, que permanece assim com sua fora de questo, a convidar outras respostas e outras abordagens possveis. (p. )

COMENTRIO
H questes s quais a resposta no conhecida daquele que as pe, mas que outros conhecem. Algumas, entre elas, provocam uma multiplicidade de respostas. Se uma delas correta, a soluo consiste em encontr-la. Toda questo filosfica pode obter vrias respostas, dessa forma elas jamais vo parar, sempre vai haver mais e mais respostas correspondentes a uma nica questo.

CITAO 4
1

pois evidente que a sabedoria [sophia] uma cincia sobre certos princpios e causas. E, j que procuramos essa cincia, o que deveramos indagar de que causas e princpios cincia a sabedoria. Se levarmos em conta as opinies que temos a respeito do sbio, talvez isso se torne mais claro. Pensamos, em primeiro lugar, que o sbio sabe tudo, na medida do possvel, sem ter a cincia de cada coisa particular. Em seguida, consideramos sbio aquele que pode conhecer as coisas difceis, e no de fcil acesso para a inteligncia humana (pois o sentir comum a todos e por isso fcil, e nada tem de sbio). Ademais, quele que conhece com mais exatido e mais capaz de ensinar as causas, consideramo-lo mais sbio em qualquer cincia. E, entre as cincias, pensamos que mais sabedoria a que desejvel por si mesma e por amor ao saber, do que aquela que se procura por causa dos resultados, e [pensamos] que aquela destinada a mandar mais sabedoria que a subordinada. Pois no deve o sbio receber ordens, porm dlas, e no ele que h de obedecer a outro, porm deve obedecer a ele o menos sbio. Tais so, por sua qualidade e seu nmero, as ideias que temos acerca da sabedoria e dos sbios. (p. )

COMENTRIO
Cada uma das caractersticas apontadas por Aristteles mereceria um exame especial. Mas fixemo-nos em algumas delas. O saber filosfico: 1) um saber de todas as coisas, um saber universal; num certo sentido, nada est fora do campo da filosofia; 2) um saber pelo saber: um saber livre, e no um saber que se constitui para resolver uma dificuldade de ordem prtica; 3) um saber pelas causas; o que Aristteles entende por causa no exatamente o que ns chamamos por esse nome; de qualquer forma, saber pelas causas envolve o exerccio da razo, e esta envolve a crtica: o saber filosfico , pois, um saber crtico.

CITAO 5
Plato e Aristteles indicaram com preciso a experincia que, segundo eles, d origem ao pensar filosfico. aquilo que os gregos chamaram thauma (espanto, admirao, perplexidade). (p. )

COMENTRIO
Na filosofia, o empirismo um movimento que acredita nas experincias como nicas (ou principais) formadoras das idias, discordando, portanto, da noo de idias inatas. Assim, o pensar filosfico ter origem a partir do empirismo que diz que a base para o conhecimento est na observao do mundo, na experincia de mundo. Segundo Aristteles a filosofia tem sua origem e sua raiz no espanto (thauma) que provm de uma dificuldade inicial - aporia - que provocada pelo fato de existirem argumentos em conflitos. Este estado inicial de ignorncia, comparado por Plato, no Mito da Caverna, a um homem acorrentado, d lugar a um sentido posterior aporia que se torna agora diaporia, explorao de vrios caminhos, explorao que se mostra como um processo dialtico, esse processo conduz a uma soluo, ou seja, ela induz o mtodo filosfico.

CITAO 6
Ora, a filosofia grega parece ter surgido quando, por uma srie de fatores complexos, que no podemos aqui desenvolver, as respostas dadas pelo mito a certas questes no satisfizeram mais a certas mentes particularmente exigentes de um povo particularmente curioso e passvel de se espantar e as questes continuaram assim, com sua fora de questo e de espanto, a exigir uma resposta que fosse alm das convencionais. (p. )

COMENTRIO
Uma caracterstica do homem moderno a incapacidade de se espantar com a vida. O grande pensador grego, Scrates, costumava dizer que a filosofia nasce do espanto. Ningum filsofo se no for capaz de tomar sustos e se surpreender com o que v. Para ns, homens e mulheres ps-modernos, aps a revoluo cientfica ter desvendado alguns dos segredos da natureza, parece que o que nos cerca perdeu o encanto e o carter sobrenatural. O espanto a base de todo o questionamento: com o espanto surgem questes e nasce um impulso para investigar e compreender as coisas. Logo, o espanto a fonte da filosofia; ela possvel em qualquer lugar e tempo, como uma compreenso dos fundamentos das coisas que encontramos 2

diariamente.

CITAO 7
Desde os tempos dos gregos, muitas das questes que nasceram filosficas j deixaram de o ser pois foram resolvidas, perdendo sua fora de espanto. Mas, em compensao, outras questes so suscitadas, em nmero infinito. (p. )

COMENTRIO
A admirao (espanto) a verdadeira caracterstica do lsofo. Com efeito, foi pela admirao que os homens comearam a losofar tanto no princpio como agora; perplexos, de incio, ante as diculdades mais bvias, avanaram pouco a pouco e enunciaram problemas a respeito das maiores, como os fenmenos da Lua, do Sol e das estrelas, assim como a origem do universo. Portanto, como losofavam para fugir ignorncia que os mitos traziam, evidente que buscavam a cincia a m de saber, e no com uma nalidade utilitria.Ao se reconhecerem ignorantes e, ao mesmo tempo, se surpreenderem diante do anseio de conhecer o mundo e as coisas nele contidas, os homens foram tomados de espanto, o que deu incio losoa. Mesmo que muitos acreditem que por uma questo estar resolvida ela deixa de ser filosfica, entretanto o estudo da filosofia sempre ser necessrio, porque sempre haver questes para serem respondidas e na filosofia uma pergunta pode ter muitas respostas.

CITAO 8
Quando se examina a histria das civilizaes, at um passado muito recente, um aspecto que chama a ateno o dinamismo das sociedades ocidentais, em comparao com as orientais. A civilizao ocidental no s elaborou as teorias fsicas que resultaram na tecnologia moderna, mas tambm todas as grandes teorias no campo da biologia, da psicologia, da poltica, da economia etc. que revolucionaram a viso tradicional sobre os homens e suas instituies. Com seus mritos e desmritos, vantagens e desvantagens, todo esse dinamismo tem a ver com o tipo de pensamento desenvolvido no Ocidente, isto , com a filosofia. (p. )

COMENTRIO
O fato que assim como Cincia, a Arte e a Mstica, a Filosofia sempre existiu em forma latente no ser humano e h de se respeitar e buscar conhecer a razo pela a maneira de pensar de cada indivduo ou de um pensar coletivo, seja ela Ocidental ou Oriental.

CITAO 9
Ora, uma das belezas que nos revela a anlise etimolgica da palavra filosofia a modstia com que o filsofo se apresenta: ele no um sbio, ele amante da sabedoria. A filosofia no tanto um saber como uma atividade: a da busca, a do cultivo do saber. O primeiro espanto talvez tenha sido involuntrio; mas, depois que se torna amante da sabedoria, o filsofo torna-se amante do prprio espanto, que a experincia que o joga na atividade da busca do saber, que o objeto do seu amor. O filsofo algum que sabe manter viva a capacidade de se espantar. (p. )

COMENTRIO
Pitgoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desej-la ou am-la, tornando-se filsofos. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, respeito pelo saber. Logo o filsofo aquele que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de esprito da pessoa que ama, isto , daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita e vive sempre em espanto.

CITAO 10
Filosofia saber de todas as coisas e saber crtico. Nem ela prpria pode escapar ao seu questionamento e sua crtica. (p. )

COMENTRIO
3

Para Aristteles, o saber filosfico: um saber pelas causas; o que Aristteles entende por causa no exatamente o que ns chamamos por esse nome; de qualquer forma, sabe pelas causas envolve o exerccio da razo, e esta envolve a crtica: o saber filosfico , pois, um saber crtico. Pensar de forma crtica saber defender as nossas opinies com argumentos rigorosos, claros e sistemticos. E neste aspecto que a filosofia, encarada como uma forma de pensamento crtico, se aproxima da cincia.

S-ar putea să vă placă și