Sunteți pe pagina 1din 3

_____________________________________________

INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM PSICOLOGIA


CAMPUS UNIVERSITRIO - MARTELOS - JUIZ DE FORA - MG CEP 36036-330 TELEFAX (0xx32) 2102-3103

EDITAL No 04/2013 Programa Nacional de Ps-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES)


Processo de Seleo de Bolsista para o Programa de Ps-Graduao em Psicologia 2013

O Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGPsicologia/UFJF) torna pblica a abertura das inscries para o processo seletivo de bolsista para Programa Nacional de Ps-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES - http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-nopais/pnpd-capes). 1. Da Bolsa 1.1. Ser disponibilizada uma bolsa PNPD/CAPES no valor R$4.100,00 mensais. 1.2. Ela ter durao mnima de 3 meses e poder se estender por at 12 meses. 2. Das Inscries 2.1. Podero se inscrever candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos no Artigo 5 do Regulamento do Programa Nacional de Ps-Doutorado. 2.2. As inscries devem ser realizadas por correio na modalidade Sedex at o dia 7 de outubro de 2013. 2.3. Devem ser enviados via correio: a) um ofcio requerendo inscrio no processo seletivo com firma reconhecida; c) uma fotocpia autenticada do documento de identidade; d) um Plano de Trabalho, detalhando o supervisor pretendido, o(s) projeto(s) de pesquisa em que se inserir (Anexo1), as atividades de ensino, pesquisa e, se necessrias, insero social, o cronograma para a realizao das atividades e os produtos a serem alcanados; e e) uma cpia do Currculo Lattes ou, no caso de estrangeiros, o Anexo III da Portaria n. 086 de 03 de julho de 2013 preenchido. Observaes: I) Alm da requisio, o ofcio deve conter informaes (telefones, e-mail, endereo etc.) que permitam estabelecer contato com o candidato. II) As correspondncias devem ser enviadas para Programa de Ps-Graduao em Psicologia, Instituto de Cincias Humanas Inscrio para PNPD/CAPES Secretaria de Ps-Graduao em Psicologia ICH Universidade Federal de Juiz de Fora Rua Jos Loureno Kelmer, s/n Campus Universitrio Bairro So Pedro CEP: 36036-900 Juiz de Fora MG III) A homologao da inscrio ser informada por e-mail no dia 14 de outubro de 2013. 3. Da Seleo 3.1. O processo seletivo ser composto por uma avaliao do currculo (Peso 50), uma anlise do Plano de Trabalho (Peso 50) e uma entrevista.
Pgina 1 de 3

3.2. A avaliao do currculo ter carter classificatrio e se basear exclusivamente na apreciao das publicaes (artigos, captulos e livros) dos ltimos anos (2013, 2012, 2011 e 2010), que sero pontuadas de acordo com os critrios da rea na CAPES (http://www.capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4681psicologia). 3.2.1. Sero considerados somente os textos publicados ou no prelo. 3.2.2. As publicaes devem ser documentadas com cpias simples. 3.2.3. Ser atribuda a nota 100 ao documento com maior pontuao e, a partir de uma regra de trs simples, sero calculadas as notas dos demais currculos. 3.3. A anlise do Plano de Trabalho ter carter eliminatrio e considerar as atividades de pesquisa (Peso 80), incluindo produtos almejados, internacionalizao, aspectos metodolgicos, viabilidade etc., e as atividades de ensino (Peso 20), abrangendo ps-graduao e graduao. 3.3.1. As atividades de insero social, se presentes, podero acrescentar at 10 pontos nota atribuda ao Plano de Trabalho. 3.4. A entrevista, de carter eliminatrio, ser realizada no dia 17 de outubro de 2013. 3.4.1. Essa avaliao ser conduzida por uma banca composta por dois docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora externos ao PPG-Psicologia/UFJF, por um professor do Colegiado desse programa que no tenha candidato inscrito neste Edital e pelo supervisor indicado no Plano de Trabalho. 3.4.2. No ser atribuda nota entrevista e ela ser baseada no Plano de Trabalho. 3.4.3. A eliminao nessa etapa ocorrer para os candidatos cujos supervisores propostos no puderem supervisionar o Plano de Trabalho. Observaes: a) A avaliao do currculo e do Plano de Trabalho ser efetuada pela banca que realizou a entrevista, excetuando-se o supervisor proposto. b) Cada integrante da banca atribuir uma nota entre zero e 100 ao Plano de Trabalho. Sero eliminados candidatos com mdia inferior a 70 na avaliao do Plano de Trabalho. c) O candidato com maior mdia geral currculo e Plano de Trabalho ser indicado para receber a bolsa. d) Em caso de empate, ser indicado o candidato com maior pontuao no Plano de Trabalho e, se persistir o empate, ser nomeado bolsista o candidato mais velho. 4. Das Obrigaes do Bolsista 4.1. Dedicar-se integralmente s atividades de pesquisa, ensino e, se necessrias, insero social previstas no Plano de Trabalho. 4.2. Entregar os documentos necessrios para a concesso da bolsa, para cadastro etc. dentro do prazo estabelecido, sejam eles solicitados pelo rgo de fomento e/ou pela Secretaria do PPG-Psicologia/UFJF. 4.3. Cumprir outras obrigaes estabelecidas pelo Regulamento do Programa Nacional de Ps-Doutorado (http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf). Observao: o no cumprimento das obrigaes pode acarretar perda da bolsa aps apreciao da do Colegiado do PPG-Psicologia/UFJF.

Prof. Dr. Altemir Jos Gonalves Barbosa


Coordenador do PPG em Psicologia/UFJF

Pgina 2 de 3

Anexo 1 Supervisores Altemir Jos Gonalves Barbosa Lattes: http://lattes.cnpq.br/9714394540731012 Maria Elisa Caputo Ferreira Lattes: http://lattes.cnpq.br/5946302960721307 Telmo Mota Ronzani Lattes: http://lattes.cnpq.br/9239252166751422 Projetos Identificao e desenvolvimento de estudantes talentosos Validao de instrumentos para avaliao da imagem corporal em adolescentes brasileiros Avaliao e implementao de inovaes em intervenes para usurios de lcool, tabaco e outras drogas

Pgina 3 de 3

S-ar putea să vă placă și