Sunteți pe pagina 1din 10

A Lei 12.

403/2011 e as Alteraes Promovidas no Cdigo de Processo Penal Data: 12/08/2011 Vilson Farias Advogado; Doutor em Direito pela Universidade de Buenos Aires Argentina; Doutorando pela Universidade de Granada Espanha; Especialista em Cincias Criminais pela PUCRS; Promotor de Justia Aposentado; Ex-Delegado de Polcia.

Informaes bibliogrficas: FARIAS, Vilson. A Lei 12.403/2011 e as Alteraes Promovidas no Cdigo de Processo Penal. Editora Magister - Porto Alegre - RS. Publicado em: 12 ago. 2011. Disponvel em: <http://www.editoramagister.com/doutrina_ler.php?id=1059> . Acesso em: 15 ago. 2011.

No dia 05 de maio do presente ano foi publicada no DOU a Lei n 12.403/2011, a qual alterou vrios dispositivos do CPP relativos priso processual, fiana, liberdade provisria, bem como outras medidas cautelares. Estamos no perodo de vacacio legis. A lei entrar em vigor 60 (sessenta) dias aps a publicada, e, neste perodo, muitas opinies ocuparo os canais de comunicao em busca de uma acertada compreenso da mesma. Desta forma, com respaldo no princpio da presuno de inocncia, previsto no art. 5, LVII da CF, inovou a referida lei ao acrescentar um conjunto de medidas cautelares alternativas priso. "Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: LVII ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria;" Salienta-se que como a liberdade de locomoo constitui um direito fundamental do individuo, a opo por qualquer das medidas cautelares deve atender ao princpio da proporcionalidade, ou seja, deve-se observar qual das medidas a mais adequada e necessria para atender a gravidade do caso concreto. A primeira mudana que houve no CPP foi a incluso da expresso "Medidas Cautelares" nomenclatura do Ttulo IX, passando a "Da Priso, das Medidas Cautelares e da Liberdade Provisria". Neste sentido, conforme estabelece o 6 do art. 282 do CPP, v-se que a priso preventiva ser determinada quando no for cabvel a sua substituio por outra medida cautelar, ou seja, a mesma ser aplicada somente quando as demais medidas no sejam eficazes ou adequadas para garantir a persecuo penal.

"Art. 282. As medidas cautelares previstas neste Ttulo devero ser aplicadas observando-se a: I necessidade para aplicao da lei penal, para a investigao ou a instruo criminal e, nos casos expressamente previstos, para evitar a prtica de infraes penais; II adequao da medida gravidade do crime, circunstncias do fato e condies pessoais do indiciado ou acusado. 1 As medidas cautelares podero ser aplicadas isolada ou cumulativamente. 2 As medidas cautelares sero decretadas pelo juiz, de ofcio ou a requerimento das partes ou, quando no curso da investigao criminal, por representao da autoridade policial ou mediante requerimento do Ministrio Pblico. 3 Ressalvados os casos de urgncia ou de perigo de ineficcia da medida, o juiz, ao receber o pedido de medida cautelar, determinar a intimao da parte contrria, acompanhada de cpia do requerimento e das peas necessrias, permanecendo os autos em juzo. 4 No caso de descumprimento de qualquer das obrigaes impostas, o juiz, de ofcio ou mediante requerimento do Ministrio Pblico, de seu assistente ou do querelante, poder substituir a medida, impor outra em cumulao, ou, em ltimo caso, decretar a priso preventiva (art. 312, pargrafo nico). 5 O juiz poder revogar a medida cautelar ou substitu-la quando verificar a falta de motivo para que subsista, bem como voltar a decret-la, se sobrevierem razes que a justifiquem. 6 A priso preventiva ser determinada quando no for cabvel a sua substituio por outra medida cautelar (art. 319)." (NR) As medidas cautelares so regidas por dois princpios legais: necessidade e adequao, ou seja, deve ser proporcional a gravidade do crime, s circunstncias do fato e s condies pessoais do indiciado ou acusado. Pelo princpio da fungibilidade das medidas cautelares, presente no 4 do artigo acima referido, de oficio ou mediante requerimento do MP, de seu assistente ou do querelante poder, de ofcio, observando o descumprimento de qualquer das obrigaes impostas, substituir a medida adotada, ou ainda, impor outra em cumulao, ou em ltima hiptese, decretar a priso preventiva. Outras pequenas mudanas so observadas no art. 289, estabelecendo que acusado quando for preso em outra unidade da federao, dever ser removido pelo juiz processante, no prazo mximo de trinta dias, contados da efetivao da medida. "Art. 289. Quando o acusado estiver no territrio nacional, fora da jurisdio do juiz processante, ser deprecada a sua priso, devendo constar da precatria o inteiro teor do mandado.

1 Havendo urgncia, o juiz poder requisitar a priso por qualquer meio de comunicao, do qual dever constar o motivo da priso, bem como o valor da fiana se arbitrada. 2 A autoridade a quem se fizer a requisio tomar as precaues necessrias para averiguar a autenticidade da comunicao. 3 O juiz processante dever providenciar a remoo do preso no prazo mximo de 30 (trinta) dias, contados da efetivao da medida." (NR) Jos Luiz Oliveira de Almeida, com a experincia de uma carreira brilhante como juiz, promotor de Justia e Desembargador, faz uma oportuna crtica ao artigo: "O legislador, no seu proverbial delrio, s esqueceu de dizer como e com quais recursos se viabilizar a remoo. Eu me arrisco a dizer que, fora alguma excepcionalidade, tudo continuar como dantes, ou seja, os presos na mesma unidade jurisdicional no sero apresentados a tempo e hora, e os presos em outras unidades da Federao, via precatria, jamais sero removidos no prazo de trinta dias." 1 Importante destacar a nova redao do Art. 310, do CPP: "Art. 310. Ao receber o auto de priso em flagrante, o juiz dever fundamentadamente: I relaxar a priso ilegal; ou II converter a priso em flagrante em preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art. 312 deste Cdigo, e se revelarem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas da priso; ou III conceder liberdade provisria, com ou sem fiana." Recebendo o auto de priso em flagrante, o juiz poder; 1. Relaxar o flagrante em caso de irregularidade (flagrante preparado ou forjado, etc.); 2. Conceder liberdade provisria (com ou sem fiana); 3. Novidade trazida pela nova lei, converter a priso em flagrante em priso preventiva. Antes da nova lei, a priso em flagrante perduraria durante o processo. Agora o juiz poder convert-la em priso preventiva. O Ilustre Desembargador do Tribunal de Justia do Estado do Maranho, Jos Luiz Oliveira de Almeida se pronuncia da seguinte maneira acerca do artigo destacado: "Esse dispositivo pe termo, definitivamente, a acerba discusso que tem sido travada nos Tribunais e na doutrina quanto necessidade de fundamentao do despacho homologatrio do auto de priso em flagrante, para fins de mantena do ergstulo. Agora, ao que se pode inferir do dispositivo legal, o juiz, ao receber o flagrante, no poder mais se limitar a analis-lo nos seus aspectos puramente formais. Ter, sim, que fundamentar as razes pelas quais mantm preso o provvel autor do fato. De qualquer sorte, a manuteno do autor do fato preso em flagrante s se legitimar se o juiz convolar a priso em preventiva, o fazendo desde que presentes e cumpridamente demonstrados os seus pressupostos legais." 2

Aury Lopes, que foi, em seu tempo de estudante, meu estagirio no Ministrio Pblico de Rio Grande, em sua excelente obra "Direito Processual e sua Conformidade Constitucional", j defendia em seus escritos, antes da novel legislao, seu ponto de vista quanto ao procedimento que deveria ser adotados pelos juzes no momento do recebimento do auto de priso em flagrante: "Para que fique bem claro: se estiverem presentes os requisitos formais do flagrante, o juiz dever homolog-lo, chancelando a legalidade do ato. Contudo, se o flagrante for ilegal (forjado, provocado, etc.), seja porque a situao ftica de flagrncia no estava presente ou porque h alguma falha formal, o juiz dever relaxar a priso, determinando a imediata soltura do detido." E destaca ainda que: "Homologado o flagrante, passa o juiz para um segundo momento, obedecendo ao disposto no art. 310 do CPP, especialmente no seu pargrafo nico: dever verificar a necessidade da priso cautelar. O prprio art. 310 remete para os arts. 311 e 312 do CPP, que disciplina a priso preventiva. como se o texto legal dissesse: em que pese o flagrante, a priso somente poder ser mantida se estiverem presentes o fumus comissi delicti e o periculum libertatis, podendo ento ser decretada a priso preventiva." 3 Por sua vez, Eugnio Pacelli de Oliveira, a propsito do tema em comento, chamava a ateno para o equvoco da simples homologao do auto de priso em flagrante: "Adota-se postura passiva, como se ao aprisionado coubesse comprovar a desnecessidade da manuteno da custdia. Em uma palavra, extrai-se do flagrante consequncia ou de antecipao de culpabilidade ou, o que igualmente inaceitvel, de presuno de necessidade da priso." 4 Discusses sobre a matria levaram o STJ a se pronunciar em julgamento de Habeas Corpus, entendendo dever confirmar as homologaes e as prises delas decorrentes, sem a devida fundamentao acerca da necessidade da manuteno da priso, como se colhe, por exemplo, da deciso abaixo, litteris, trazida pelo Desembargador Jos Luiz Oliveira de Almeida: "A praxe judiciria de homologao, pelo juiz, do auto de priso em flagrante, consubstancia mero exame das formalidades legais e tem por consequncia, prevenir a jurisdio, no se exigindo seja tal despacho fundamentado, salvo se for para ordenar o seu relaxamento. (STJ, 6 Turma, unn., HC n 5.650/RS, rel. Min. Vicente Leal, DJU, 01.09.97, p. 40.885)." 5 Portanto, agora o juiz, ao decidir pela permanncia do ru segregado, dever explicitar as suas razes para mant-lo, pondo fim discusso que divergia doutrinadores e STJ. Transcrevemos os arts. 312 e 313 do CPP, regulador da priso preventiva: "Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria.

Pargrafo nico. A priso preventiva tambm poder ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigaes impostas por fora de outras medidas cautelares (art. 282, 4)." (NR) "Art. 313. Nos termos do art. 312 deste Cdigo, ser admitida a decretao da priso preventiva: I nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade mxima superior a 4 (quatro) anos; II se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitada em julgado, ressalvado o disposto no inciso I do caput do art. 64 do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal; III se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, criana, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficincia, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia; IV (revogado). Pargrafo nico. Tambm ser admitida a priso preventiva quando houver dvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta no fornecer elementos suficientes para esclarec-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade aps a identificao, salvo se outra hiptese recomendar a manuteno da medida." (NR) No que tange priso preventiva no houve alteraes relacionadas aos fundamentos para a decretao da mesma, eis que permanece a garantia da ordem publica e econmica, a convenincia da instruo criminal, bem como a decretao para assegurar a aplicao da lei penal. lvaro Orlando Prez Pinzn faz importantes consideraes acerca do princpio que na Colmbia conhecido como Favor Libertatis ou Favor Rei, que na doutrina brasileira conhecido como in dubio pro reu: "Su fundamento es el respeto hacia uno de los estados de naturaleza humana, conocido como libertad, o potestad de desplazamiento libre. Por ello, dentro de la actuacin penal: 1. La libertad es la regla general. 2. La libertad solamente puede ser disminuida en casos muy excepcionales, sobre todo en relacin con la probable comisin de delitos bastante graves. 3. Si el poder judicial necesariamente tiene que restringir la libertad, el mismo poder judicial debe acudir a los instrumentos que el ordenamiento jurdico, al mximo, debe prever para recuperarla, de manera pronta, bien porque ya no sea imprescindible su reduccin, bien porque ha sido menguada ilegal o ilcitamente. 4. Si al interpretar la ley surge incertidumbre entre su reconocimiento y su desconocimiento, se debe aplicar el principio in dubio pro libertate. Si la duda se presenta en torno a la prueba, se debe acoger el mismo principio, como integrado al in dubio pro reo." 6

Contribuio excepcional da amiga e colega de anos de advocacia, Josiane Petry Faria, Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, hoje professora da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, a respeito da inconstitucionalidade de algumas prises cautelares: "(...) hipteses de cabimento de priso preventiva poderiam ser execradas do ordenamento, por estarem em fragrante descompasso com os princpios constitucionais. So os casos de priso preventiva para manuteno da ordem pblica, da ordem econmica e as baseadas no clamor social. Esses motivos so ilegtimos para fundamentar a ordem prisional, porque no possuem qualquer intento cautelar ou instrumental para o processo, na verdade, deixam explcito o seu desgnio de antecipar a punio do ru, gerando uma violenta inconstitucionalidade." 7 O texto da Constituio, em seu art. 5, LVII, refere que nenhum cidado pode ser considerado culpado sem que haja uma sentena penal condenatria transitada em julgado, assim como inaceitvel a privao da liberdade do indivduo sem a ocorrncia de um devido processo legal, devendo estar vinculada qualquer norma penal a esses preceitos constitucionais. Falha do poder estatal, que no revogou a norma, e, surpreendentemente a ratificou ao editar e sancionar a nova lei comentada, ferindo o princpio da inocncia e do devido processo legal. "No que pertine as demais prises provisrias, o caso mais grave parece ser o da priso temporria, que encarcera o suspeito de um crime antes do incio do processo penal em que seja ru, possuindo uma finalidade investigatria. Resumindo, restringese a liberdade para possibilitar a investigao. (...) Destarte, constata-se que essa espcie de priso provisria representa um abuso ofensivo a tudo o que a Constituio estabelece. Se esta norma prev que ningum sofrer privao de sua liberdade sem o devido processo legal, e que nenhum cidado ser considerado culpado antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria, de que forma explicar que adentra no ordenamento jurdico uma lei que permite a priso temporria? Como uma lei que possibilita encarcerar um cidado que no possui processo algum tramitando em seu desfavor, em outras palavras, preso durante a fase investigatria, aprovada pelo Poder Legislativo e passa a gerar seus nefastos efeitos? So questes de difceis respostas e que somente comprovam o fato de que os ideais ditatoriais que, em tese, foram dizimados com a promulgao da Constituio de 1988, continuam latentes na mente dos legisladores e dos operadores de direito nacionais mesmo passadas duas dcadas desse grande marco na defesa e proteo dos direitos humanos." 8 Vale destacar que a priso preventiva, conforme o inciso I do art. 313, s pode ser decretada em crimes dolosos com pena mxima superior a 4 (quatro) anos. No entanto, devido s alteraes introduzidas pela lei, a priso preventiva poder ser decretada nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade mxima inferior a 4 (quatro anos) quando o ru tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitada em julgado, ou ainda, se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, criana, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficincia, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia.

Em caso de dvida sobre a identidade do agente, poderia ser decretada sua priso temporria (conforme a Lei n 7.960/89), no entanto, de acordo com o Pargrafo nico do art. 313 do CPP, caber priso preventiva, o que nos leva a concluir que a lei da priso temporria foi parcialmente revogada pela nova lei em comento. Existe agora, com a nova lei sancionada, uma nova modalidade de priso domiciliar, que vem a ser uma alternativa a priso preventiva): 1. Nos casos em que o preso tiver mais de 80 (oitenta) anos; 2. Ser portador de uma doena grave debilitante; 3. Quando o preso for imprescindvel para menor de 6 (seis) anos ou com deficincia; ou 4. Gestante a partir do 7 (stimo) ms ou gravidez de risco. "Art. 317. A priso domiciliar consiste no recolhimento do indiciado ou acusado em sua residncia, s podendo dela ausentar-se com autorizao judicial." (NR) "Art. 318. Poder o juiz substituir a priso preventiva pela domiciliar quando o agente for: I maior de 80 (oitenta) anos; II extremamente debilitado por motivo de doena grave; III imprescindvel aos cuidados especiais de pessoa menor de 6 (seis) anos de idade ou com deficincia; IV gestante a partir do 7 (stimo) ms de gravidez ou sendo esta de alto risco. Pargrafo nico. Para a substituio, o juiz exigir prova idnea dos requisitos estabelecidos neste artigo." No cabendo manter o ru preso, por no estarem presentes os requisitos do art. 312 e 313 (acima transcritos), dever o juiz adotar medidas cautelares previstas no art. 319 do nosso CPP. "Art. 319. So medidas cautelares diversas da priso: I comparecimento peridico em juzo, no prazo e nas condies fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades; II proibio de acesso ou frequncia a determinados lugares quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado permanecer distante desses locais para evitar o risco de novas infraes; III proibio de manter contato com pessoa determinada quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado dela permanecer distante; IV proibio de ausentar-se da Comarca quando a permanncia seja conveniente ou necessria para a investigao ou instruo; V recolhimento domiciliar no perodo noturno e nos dias de folga quando o investigado ou acusado tenha residncia e trabalho fixos;

VI suspenso do exerccio de funo pblica ou de atividade de natureza econmica ou financeira quando houver justo receio de sua utilizao para a prtica de infraes penais; VII internao provisria do acusado nas hipteses de crimes praticados com violncia ou grave ameaa, quando os peritos conclurem ser inimputvel ou semiimputvel (art. 26 do Cdigo Penal) e houver risco de reiterao; VIII fiana, nas infraes que a admitem, para assegurar o comparecimento a atos do processo, evitar a obstruo do seu andamento ou em caso de resistncia injustificada ordem judicial; IX monitorao eletrnica. (...) 4 A fiana ser aplicada de acordo com as disposies do Captulo VI deste Ttulo, podendo ser cumulada com outras medidas cautelares." (NR) Outra alterao de suma importncia no CPP relaciona-se ao instituto da fiana, uma vez que antes da entrada em vigor da Lei n 12.403/2011, a competncia do Delegado de Polcia para fixar a fiana, dava-se apenas com relao aos crimes punidos com pena de deteno ou priso simples, no abrangendo crimes punidos com recluso, que competia apenas autoridade judiciria. Entretanto, com o advento da referida lei, a concesso da fiana pelo Delegado de Polcia poder ocorrer quando se tratar de infraes cuja pena privativa de liberdade mxima no for superior a 4 (quatro) anos. "Art. 322. A autoridade policial somente poder conceder fiana nos casos de infrao cuja pena privativa de liberdade mxima no seja superior a 4 (quatro) anos. Pargrafo nico. Nos demais casos, a fiana ser requerida ao juiz, que decidir em 48 (quarenta e oito) horas." (NR) Desta forma, observa-se que aps as modificaes introduzidas pelo diploma alterador, uma vasta lista de crimes previstos no CPB podero ter a fiana arbitrada pelo Delegado de Polcia, tais como: homicdio culposo (art. 121, 3), aborto provocado pela gestante ou com o seu consentimento (art. 124), violncia domstica (art. 129, 9), perigo de contagio venreo (art. 130, 1) sequestro ou crcere privado (art. 148), furto simples (art. 155), dentre vrios outros. Situao interessante e, para muitos, controvertida a possibilidade de se exigir o pagamento de fiana do ru pobre, pois o pagamento de fiana no imprescindvel para a concesso de liberdade provisria. "Art. 325. O valor da fiana ser fixado pela autoridade que a conceder nos seguintes limites: (...) I de 1 (um) a 100 (cem) salrios mnimos, quando se tratar de infrao cuja pena privativa de liberdade, no grau mximo, no for superior a 4 (quatro) anos;

II de 10 (dez) a 200 (duzentos) salrios mnimos, quando o mximo da pena privativa de liberdade cominada for superior a 4 (quatro) anos. 1 Se assim recomendar a situao econmica do preso, a fiana poder ser: I dispensada, na forma do art. 350 deste Cdigo; II reduzida at o mximo de 2/3 (dois teros); ou III aumentada em at 1.000 (mil) vezes. (...)" Todavia, para contornar tal impasse o operador do direito deve-se ater ao comando do art. 350 do CPP, pois nos casos em que couber a fiana, o juiz, verificando a condio econmica do preso, poder conceder a liberdade provisria, mediante o cumprimento de algumas obrigaes, sob pena de tal impossibilidade configurar constrangimento ilegal. "Art. 350. Nos casos em que couber fiana, o juiz, verificando a situao econmica do preso, poder conceder-lhe liberdade provisria, sujeitando-o s obrigaes constantes dos arts. 327 e 328 deste Cdigo e a outras medidas cautelares, se for o caso. Pargrafo nico. Se o beneficiado descumprir, sem motivo justo, qualquer das obrigaes ou medidas impostas, aplicar-se- o disposto no 4 do art. 282 deste Cdigo." (NR) Dando cada vez mais fora ao Principio da Celeridade Processual, o legislador, ao confeccionar a lei em anlise, inseriu nos arts. 322 e 335 do CPP, um prazo de 48 (quarenta e oito) horas para o juiz manifestar-se acerca da fiana, quando a mesma negada pelo Delegado de Polcia, ou tratar de crimes com pena superior a 4 (quatro) anos, em que o decisum do prprio juiz. Se encaminhando para um fechamento das ideias levantadas, salientar destacar que as medidas cautelares prisionais, quando utilizadas de maneira displicente e irresponsvel, vo de encontro aos direitos fundamentais do cidado que, como sabemos, so os pilares da democracia. No entanto, quando forem utilizadas de maneira adequada, as cautelares prisionais so um poderoso instrumento processual, visto que, sem sua decretao, o processo corre o risco de no atingir seu objetivo, sua determinao torna-se plenamente aceitvel, pois, estruturada nos princpios da proporcionalidade e da razoabilidade, a medida no venha a ser um ato inconstitucional. Com certeza vrios argumentos surgiro em torno das alteraes introduzidas pela Lei n 12.403/2011 no CPP, eis que a mesma aumentou consideravelmente o rol das infraes penais passiveis da concesso da liberdade provisria mediante fiana. O texto da lei ainda esta "queimando", sendo raros os posicionamentos doutrinrios e inditos os jurisprudenciais, razo pela qual deverei voltar ao assunto. Referncias Bibliogrficas

ALMEIDA, Jos Luiz Oliveira de. Brevssima anlise da Lei 12.403/2011. Disponvel em: http://joseluizalmeida.com/2011/05/09/brevissima-analise-da-lei-12-4032011/. Acesso em: 9 jun. 2011. ______. Lei 12.403/2011 Brevssimas consideraes II. Disponvel http://joseluizalmeida.com/category/artigos/. Acesso em: 09 jun. 2011. em:

FARIA, Josiane Petry. Das prises cautelares nos 20 anos de estado democrtico de direito: uma supresso de direitos individuais. In: RODRIGUES, Hugo Thamir; SOBRINHO, Liton Lanes Pilau. (Organizadores). Constituio e poltica: na atualidade. Porto Alegre; s.e., 2010. LOPES JUNIOR, Aury. Direito Processual e sua Conformidade Constitucional. 5. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000. OLIVEIRA, Eugnio Pacelli. Regimes constitucionais da Liberdade Provisria. Belo Horizonte: Del Rey, 2000. PINZN, lvaro Orlando Prez. Los princpios generales del proceso penal. Universidad Externado de Colombia, 2004. Notas 1 ALMEIDA, Jos Luiz Oliveira de. Lei 12.403/2011 Brevssimas consideraes II. Disponvel em: http://joseluizalmeida.com/category/artigos/. Acesso em: 09 jun. 2011. 2 ALMEIDA, Jos Luiz Oliveira de. Brevssima anlise da Lei 12.403/2011. Disponvel em: http://joseluizalmeida.com/2011/05/09/brevissima-analise-da-lei-12-4032011/. Acesso em: 9 jun. 2011. 3 LOPES JUNIOR, Aury. Direito Processual e sua Conformidade Constitucional. 5. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000. p. 118-119. 4 OLIVEIRA, Eugnio Pacelli. Regimes constitucionais da Liberdade Provisria. Belo Horizonte: Del Rey, 2000. p. 130. 5 ALMEIDA, Jos Luiz Oliveira de. Op. cit. 6 PINZN, lvaro Orlando Prez. Los princpios generales del proceso penal. Universidad Externado de Colombia, 2004. p. 41. 7 FARIA, Josiane Petry. Das prises cautelares nos 20 anos de estado democrtico de direito: uma supresso de direitos individuais. In: RODRIGUES, Hugo Thamir; SOBRINHO, Liton Lanes Pilau. (Organizadores). Constituio e poltica: na atualidade. Porto Alegre; s.e., 2010. p. 170. 8 FARIA, Josiane Petry. Op. cit. p. 171.

S-ar putea să vă placă și