Sunteți pe pagina 1din 6

TRABALHO DA DISCIPLINA DE DENTSTICA

ALUNO: RODRIGO CRIA

POUSO ALEGRE, 16 DE SETEMBRO DE 2013

REVISO DE LITERATURA

Atualmente, o clareamento dental tornou-se um procedimento muito procurado e utilizado na clnica odontolgica em virtude da valorizao esttica. Um sorriso com dentes brancos e alinhados to cultuado pela mdia que passou a ser o desejo de grande parte da populao. Desde a civilizao do Egito antigo, o ser humano demonstra o desejo de que seus dentes sejam claros e at branco. As referncias histricas outorgam o pioneirismo do procedimento especfico da clareao dentria externa a Atkinson, em 1893, quando descreveu o uso de soluo de perxido de hidrognio a 3% em bochechos para crianas. Na busca pela esttica dos dentes brancos e vitalizados, com forte apelo comercial e publicitrio, passou-se a acrescentar os clareadores dentrios nas frmulas de antisspticos bucais e dentifrcios. Mas a deciso de clarear os dentes vem sempre da necessidade esttica do paciente. A pigmentao de dentes no vitais, pode ocorrer em decorrncia de hemorragia ps-trauma. Para um tratamento clareador adequado, alguns fatores devem ser considerados como: qual a razo e h quanto tempo esse dente escureceu, informaes obtidas durante a anamnese para a complementao do diagnstico, alm de exames clnico e radiogrfico, com o objetivo de verificar a existncia de dentina remanescente e seu grau de escurecimento, se o canal est bem obturado e se existe alguma reabsoro, seja ela externa ou interna. O clareamento em dentes despolpados indicado quando h escurecimento recente, aps necrose ou em dentes jovens. O escurecimento dental pode ter causa intrnseca, quando o escurecimento se d por trauma ou por restos de polpa necrtica aps o tratamento endodntico. Clareamento em dentes no vitais, apesar de ser considerado um procedimento seguro, necessita de cuidados para que se obtenha o xito

esperado. Entre eles, pode-se ressaltar a necessidade de confeco de uma barreira intracoronria cervical previamente ao clareamento, com o objetivo de impedir a penetrao e difuso do agente clareador em profundidade pelos tbulos dentinrios. No planejamento de clareamento tanto para dentes vitais como no vitais,sendo diferenciado quanto ao tipo de agente clareador, sua concentrao e tcnica de aplicao. Este trabalho teve como objetivo relatar um caso clnico onde o clareamento em dentes vitais com os gis clareadores Whiteness HP Maxx 35% e Whiteness HP Blue 20% em hemiarcos diferentes, sem a adio de fonte luminosa, foram utilizados. O aspecto cromtico final dos elementos dentais mostrou-se bastante diferente do apresentado inicialmente. Os dentes com croma inicialA3,5 atingiram o A2 (caninos e prmolares) e A1 (incisivos), aps 2 sesses de clareamento. O mtodo de clareamento dental de consultrio foi satisfatrio nos dois hemiarcos, mesmo sem fotoativao do WHP Maxx, e ambos apresentaram graus semelhantes de sensibilidade, clareando at 3 tons. Nesse contexto, deve-se considerar que os jovens e aqueles com o matiz A respondem melhor ao clareamento. Essencialmente o perxido de hidrognio que agir sobre as grandes molculas, responsveis pela colorao mais amarelada, tornando-as menores consequentemente, os dentes mais claros (maior valor). Alguns autores demonstraram que o uso de luz sobre o gel clareador em contato com a superfcie dentria no acelera o processo de clareamento, outros autores relatam atravs de estudos comparativos que a adio de fonte luminosa ao clareamento pode ser danosa a estrutura dental, seja atravs da inflamao pulpar e/ou da hipersensibilidade ps-sesso. H evidncias de que o uso da fotoativao nos clareadores desnecessrio e existem poucos estudos com o WHP Blue 20%, por se tratar de um produto mais novo. concluise que o mtodo de clareamento dental de consultrio mostrou-se eficaz tanto com WHPBlue quanto com WHP Maxx, sem a adio de fonte luminosa.

O propsito deste estudo de Avaliao clnica de reabsoro radicular externa em dentes desvitalizados submetidos ao clareamento foi avaliar a presena de reabsoro cervical externa em pacientes submetidos ao clareamento de dentes desvitalizados. A tcnica de clareamento utilizada foi com perborato de sdio e perxido de hidrognio, e os resultados permitiram concluir que em nenhum dos dentes examinados foi possvel observar indcios de reabsoro cervical externa. A etiologia do escurecimento de dentes desvitalizados bem conhecida. Essa mudana cromtica pode ser ocasionada por uma hemorragia advinda de trauma, tcnica teraputica inadequada, espao de tempo entre o traumatismo e o atendimento odontolgico e tempo de permanncia da restaurao provisria, aps o tratamento de canal. A tcnica de clareamento um procedimento utilizado h muito tempo, e tem trs vantagens indiscutveis, como: evitar o desgaste de estrutura dentria em comparao com outros procedimentos, obter resultados estticos satisfatrios comprovados em longo prazo e onerar menos o paciente. Contudo, sabe-se tambm que h efeitos deletrios para os dentes e as estruturas de suporte sendo a reabsoro cervical externa (RCE) a mais grave descrita na literatura. O perxido de hidrognio em altas concentraes tem um baixo pH, que poder ocasionar desnaturao protica (orgnica) e desmineralizao (inorgnica) que levar a um aumento da permeabilidade dentinria na regio, fazendo com que os gases da reao qumica do perborato de sdio com o perxido de hidrognio (tcnica mediata) ou do perxido de hidrognio com calor (tcnica imediata) possam chegar at a superfcie externa da raiz. Essas reaes podem determinar uma agresso ao periodonto, que responder por meio de uma resposta auto-imune (inflamatria), enviando osteoclastos para eliminarem o corpo estranho e isso levar a uma reao localizada de reabsoro externa. Neste trabalho,compararam a utilizao ou no do vedamento cervical em relao ao clareamento imediato ou uma

semana aps a obturao do canal. Demonstraram que o fator mais importante foi a espera por 7 dias, independente-mente da utilizao ou no do material para veda-mento. Isso justificaria, em grande parte, os bons resultados obtidos com o ionmero de vidro convencional utilizado. importante que o material para vedamento cervical seja colocado imediatamente aps ter sido realizado o tratamento endodntico, haja vista que isso permite a completa reao de presa do material at a prxima sesso, mas principalmente evita que o dente no escurecido possa ficar pigmentado (demora a ser restaurado definitivamente),principalmente em se tratando de restauraes provisrias que tenham eugenol. Isto indicaria que o dente clareado no fica mais fraco aps o clareamento. Durante o clareamento de dentes desvitalizados, a cmara pulpar vedada com um material que no devolve a resistncia ao elemento dental, sendo isso agravado quando j houve envolvimento das arestas marginais que so consideradas regies de reforo em dentes anteriores Sempre que um dente a ser clareado tiver sofrido trauma, a primeira opo deve ser o uso de uma tcnica que utilize substncias menos custicas (perxido de hidrognio em baixas concentraes,ou mesmo a gua, associando-se ao perborato de sdio), em detrimento da utilizao do perxido de hidrognio a 35% associado ao calor (tcnica termo-cataltica). Esta associao (trauma e substncia clareadora) no traz grandes prejuzos ao elemento dental. Com base nos dados encontrados, possvel concluir que no ocorreu nenhum caso de reabsoro cervical externa nos dentes estudado com um tempo mdio de 3,5 anos com a tcnica de clareamento de dentes desvitalizados preconizada. Concluso: Com estes estudos apresentados, concluiu-se que; as tcnicas para dentes vitais e no vitais devem ser realizada seguindo os protocolos preconizados para obter-se um melhor resultado.

Existe uma grande discusso entre fontes luminosas para clareamentos fotoativados, onde ao meu ver no h necessidade da sua utilizao, para no promover processos inflamatrios secundrios. Os dentes que sofrem clareamento interno, no ficam mais friveis aps o procedimento, ele deve apenas ser reestruturado e restaurado de acordo com o protocolo.

S-ar putea să vă placă și