Sunteți pe pagina 1din 18

Adaptado por Brbara Nazar e Andreia Soares (2007) de: Worden, J. W. (2001).

Grief counselling and grief therapy: A handbook for the mental health practitioner (3rd ed.). Hove: Brunner-Routledge.

O Processo de Luto
O que o luto? O trabalho de luto um processo cognitivo que implica que a pessoa se confronte com a sua perda, lide com os acontecimentos anteriores e na altura da morte, se foque nas memrias relacionadas com a pessoa falecida e encare o mundo diferente em que tem agora de viver. Manifestaes do luto normal O luto normal caracteriza-se por um conjunto de sentimentos e comportamentos que so comuns aps uma perda. O facto de eles ocorrerem s comea a constituir um problema se tal se verificar por um perodo anormalmente longo ou com uma intensidade excessiva, o que pode indicar uma situao de luto complicado. Sentimentos Tristeza Este o sentimento mais comum entre as pessoas que sofreram uma perda. Apesar de no se manifestar necessariamente por lgrimas, essa constitui a sua expresso mais frequente. Algumas pessoas tm medo da tristeza, mais especificamente da sua intensidade, podendo tentar bloque-la atravs do envolvimento em mltiplas actividades. No entanto, podem acabar por ser surpreendidas quando, noite, a tristeza foge ao seu controlo e acaba por se manifestar. No permitir que a tristeza seja expressada, seja com ou sem lgrimas, faz com que, frequentemente, o processo de luto seja dificultado. Raiva muito comum que, aps uma perda, as pessoas sintam raiva. A raiva pode tornar-se um sentimento bastante confuso para a pessoa, podendo, por isso, dar origem a vrios problemas no processo de luto. Se a pessoa no a reconhecer adequadamente, o luto pode complicar-se. A raiva pode provir de duas origens: de um sentimento de frustrao por a pessoa no poder ter feito nada para evitar a morte ou de um tipo de experincia regressiva que ocorre aps a perda de uma pessoa chegada. Quando perdemos algum importante, temos tendncia para regredir, para nos sentirmos desamparados e incapazes de viver sem a pessoa e, de seguida, para sentir a raiva que acompanha a ansiedade. Muitas vezes, as pessoas lidam mal com a raiva, canalizando-a para outra pessoa que culpam pela morte que ocorreu. As pessoas pensam que, se houver algum que possam culpar, significa que essa pessoa responsvel e que, portanto, a perda poderia ter sido evitada. As pessoas podem culpar os mdicos, os

agentes funerrios, pessoas da famlia, amigos ou at Deus. Outro dos perigos da raiva a possibilidade de as pessoas a dirigirem para si prprias, o que pode levar a uma depresso grave e, nos casos mais extremos, a comportamentos suicidas. Culpa e auto-recriminao As pessoas podem sentir culpa por vrios motivos, sendo os mais comuns o facto de no terem sido mais atenciosas ou no terem levado a pessoa para o hospital mais cedo. Normalmente, a culpa manifesta-se em relao a algo que aconteceu ou a algo a que no se prestou ateno perto da altura da morte. Na maioria das vezes, trata-se de um sentimento de culpa irracional. Ansiedade O grau de ansiedade pode variar entre uma ligeira sensao de insegurana e um ataque de pnico intenso. Quanto mais intensa e persistente a ansiedade, maior a probabilidade de estarmos perante uma reaco anormal de luto. A ansiedade deriva principalmente de duas fontes: em primeiro lugar, a pessoa que continua viva pode temer no ser capaz de tomar conta de si sozinha, pensando que no conseguir sobreviver sem a pessoa que morreu; por outro lado, a ansiedade pode estar relacionada com o aumento da conscincia da nossa prpria mortalidade, atravs da morte de algum prximo. Em casos extremos, esta ansiedade pode tornar-se numa verdadeira fobia. Solido Este sentimento referido principalmente por aqueles que perderam o cnjuge ou algum com quem tinham uma relao que se caracterizava pelo contacto dirio. As pessoas podem sentir-se emocionalmente sozinhas ou socialmente sozinhas. Fadiga A fadiga muitas vezes sentida como apatia ou desinteresse e os seus elevados nveis podem surpreender as pessoas que costumavam ser bastante activas. Desamparo Trata-se de um sentimento que se verifica principalmente na primeira fase aps uma perda. Choque mais frequente ocorrer em situaes de morte repentina e inesperada. Pode, no entanto, acontecer tambm em casos de morte por doena prolongada.

nsia Trata-se de uma resposta normal perda e, quando a sua intensidade comea a diminuir, pode querer dizer que o luto est a chegar ao fim. Quando a nsia de voltar a ter a pessoa consigo no desaparece, pode ser um sinal de que estamos perante um caso de luto traumtico. Emancipao Este pode ser um sentimento positivo que se verifica aps uma morte, sobretudo quando as pessoas sentem que, aps a morte de determinada pessoa, comearam a ter mais liberdade. Alvio As pessoas sentem-se aliviadas principalmente em situaes em que a causa da morte se deveu a uma doena prolongada ou dolorosa. Tambm pode acontecer em ocasies em que a pessoa falecida era algum com quem o indivduo tinha uma relao difcil. Normalmente, o sentimento de alvio vem acompanhado por um sentimento de culpa. Entorpecimento Algumas pessoas referem uma falta de sentimentos, que comum na primeira fase do processo de luto, normalmente aps serem informadas da notcia da morte. provvel que isto ocorra devido enorme quantidade de sentimentos com que a pessoa tem de lidar simultaneamente que, se assolassem conscincia de uma vez, seriam avassaladores. A pessoa sente-se adormecida como proteco para esta enchente de emoes. Sensaes fsicas Segue-se uma lista daquelas que so as sensaes fsicas mais referidas pelas pessoas aquando de um processo de luto: - vazio no estmago - aperto no peito - aperto na garganta - sensibilidade acrescida ao barulho - sensao de despersonalizao (nada parece real) - falta de ar - fraqueza nos msculos - boca seca Cognies Determinados pensamentos so comuns nas fases iniciais do luto e costumam desaparecer aps um curto perodo de tempo. Por vezes, os pensamentos podem persistir, desencadeando sentimentos que podem conduzir depresso ou ansiedade.

Incredulidade Costuma ser o primeiro pensamento a ocorrer aps ouvirmos a notcia de uma morte, sobretudo quando esta inesperada. normal pensar-se isto no aconteceu, tem de haver um engano. No acredito que isto aconteceu. No quero acreditar que isto aconteceu. Confuso As pessoas costumam queixar-se do facto de no conseguirem pr as ideias em ordem, no conseguirem concentrar-se ou de se esquecerem das coisas. Preocupao Corresponde a uma obsesso com pensamentos acerca da pessoa que morreu. Incluem frequentemente pensamentos obsessivos acerca de como recuperar a pessoa que perderam. A preocupao pode assumir a forma de pensamentos ou imagens intrusivas da pessoa falecida a sofrer ou a morrer. Sensao de presena As pessoas podem pensar que quem morreu ainda est, de alguma forma, na mesma dimenso temporal ou espacial. Isto pode acontecer, sobretudo, nos dias imediatamente a seguir morte. Alucinaes As alucinaes, tanto visuais como auditivas, so consideradas um acontecimento normal na experincia de luto. Trata-se de experincias ilusrias que so normalmente passageiras, ocorrendo com frequncia umas semanas aps a morte, e no so indicadores de luto complicado ou difcil. Embora possam incomodar as pessoas, h quem as considere teis. Comportamentos H determinados comportamentos que se associam especificamente ao perodo de luto. Alteraes de sono Podem incluir dificuldade em adormecer ou insnia matinal. Costumam desaparecer por si com o passar do tempo. No entanto, se persistirem, podero indicar uma perturbao depressiva. As perturbaes de sono podem tambm simbolizar vrios medos, como o medo de estar sozinho na cama, o medo de sonhar ou o medo de no acordar. Alteraes de apetite Estas alteraes podem traduzir-se em maior ou menor ingesto de alimentos, sendo a segunda hiptese a mais frequente. Em consequncia disso, pode haver alteraes de peso significativas durante este perodo.

Distraco/Esquecimento O esquecimento e a distraco podem levar, inclusivamente, a que a pessoa faa coisas que possam prejudic-la ou trazer-lhe inconvenientes. Isolamento social A vontade de se isolarem dos outros durante o perodo de luto costuma ser apenas temporria e resolver-se sozinha. As pessoas podem querer afastar-se de amigos demasiado solcitos ou, por outro lado, podem estar a demonstrar um desinteresse no mundo exterior. Sonhos com a pessoa que morreu comum sonhar-se com a pessoa que morreu, sejam sonhos comuns ou pesadelos perturbadores. Evitar tudo o que faa lembrar a pessoa que morreu Algumas pessoas optam por evitar locais ou objectos que desencadeiem sentimentos dolorosos de luto. Podem evitar o stio onde a pessoa morreu e o cemitrio ou evitar objectos que as relembrem da pessoa que perderam. Quando os indivduos optam por se desfazer rapidamente de todas as coisas associadas pessoa que morreu, inclusivamente do corpo, tal pode levar a uma reaco de luto complicado. Normalmente, no um comportamento saudvel e pode constituir um indicador de uma relao muito ambivalente com a pessoa que morreu. Procurar e chamar a pessoa que morreu bastante comum no perodo imediatamente aps a morte. As pessoas podem, at, confundir indivduos com quem se cruzam na rua com aquele que perderam. Suspiros um comportamento frequente que est muito relacionado com a sensao de falta de ar. Agitao/Desassossego Manifestam-se pela incapacidade de se estar parado e quieto. Choro Est provado que as lgrimas ajudam a aliviar o sofrimento emocional, apesar de ainda no se saber quais os mecanismos atravs dos quais isso ocorre. Visitar locais ou transportar objectos que faam lembrar a pessoa que morreu Subjacente a estes comportamentos, pode estar o medo de perder memrias do falecido.

Estimar objectos que pertenciam pessoa que morreu Por exemplo, vestir uma pea de roupa pertencente pessoa que morreu. Luto e Depresso Muitos dos comportamentos normais de luto podem ser confundidos com sintomas depressivos, at porque ambas as situaes se podem caracterizar por tristeza intensa e alteraes de sono e apetite. O que as distingue o facto de o luto no se caracterizar pela diminuio da auto-estima que quase sempre acompanha a depresso. As pessoas que esto deprimidas tm pensamentos negativos acerca de si, dos outros e do mundo, o que no costuma acontecer em quem apenas est de luto. um facto que o luto pode dar origem a uma depresso. A maioria das depresses que acontecem associadas ao luto so passageiras e no exigem acompanhamento profissional. No entanto, se persistirem aps o primeiro ano de luto, so consideradas clinicamente significativas. Tarefas do processo de luto O ajustamento ao luto envolve quatro tarefas bsicas, que no seguem nenhuma ordem rgida. Quando estas no so completadas, o desenvolvimento e o crescimento futuros podem ser prejudicados. Tarefa n 1: Aceitar a realidade da perda Quando algum morre, mesmo que se trate de uma morte esperada, h sempre a sensao de que isso no aconteceu. A primeira tarefa do luto passa pela confrontao com a realidade de que a pessoa morreu e no ir voltar. Parte da aceitao desta realidade passa por chegar crena de que o reencontro no ser possvel, pelo menos nesta vida. O oposto de aceitar a realidade da perda passa por no acreditar nela, atravs de um processo de negao. Algumas pessoas recusam-se a acreditar que a morte real e ficam presas na primeira tarefa do processo de luto. A negao pode ocorrer a vrios nveis mas, na maioria dos casos, prende-se com: - os factos da perda: a negao pode ir desde uma ligeira distoro at uma verdadeira iluso. Aquilo que mais provvel acontecer a pessoa manter todos os objectos do falecido inalterados, para que este possa voltar a us-los quando regressar. normal que isto acontea a curto prazo mas, se se mantiver ao longo dos anos, transforma-se em negao. - o significado da perda: as pessoas, para se protegerem, podem ver a perda como menos significativa do que realmente . Algumas pessoas optam por se livrar imediatamente das roupas ou de outros objectos que lhes lembrem o falecido. Trata-se de uma tentativa de minimizao da perda e de proteco atravs da ausncia de

quaisquer objectos que possam fazer com que as pessoas se confrontem com a realidade da perda. As pessoas podem tambm tentar fazer um esquecimento selectivo. - a irreversibilidade da perda: algumas pessoas, atravs deste mecanismo, impedem a concluso da primeira tarefa do processo de luto. Outra das estratgias a que as pessoas recorrem para negar o carcter definitivo da morte envolve a espiritualidade. A esperana de um reencontro com a pessoa que morreu um sentimento normal, especialmente nas primeiras semanas aps a perda. No entanto, a esperana crnica desse reencontro no normal. Aceitar a realidade da perda leva tempo, j que implica no apenas uma aceitao intelectual como tambm uma aceitao emocional. Quem passa por um processo de luto pode estar intelectualmente consciente da perda muito antes de as emoes lhe permitirem uma aceitao total dessa informao como real. Torna-se fcil acreditar que a pessoa amada est ausente numa viagem ou que voltou para o hospital. Durante esta tarefa, a incredulidade e o confronto com a realidade so intermitentes. Apesar de esta tarefa demorar a ser completada, os rituais tradicionais, como o funeral, podem ajudar as pessoas no processo de aceitao. O sentimento de irrealidade particularmente acentuado no caso de uma morte repentina, especialmente se a pessoa no chegar a ver o corpo do falecido. Tarefa n 2: Lidar com a dor do luto necessrio reconhecer e lidar com a dor emocional, caso contrrio ela poder manifestar-se atravs de sintomas fsicos ou de outra forma de comportamento fora do normal. Nem todas as pessoas sentem a dor com a mesma intensidade ou da mesma maneira, mas impossvel perder algum a quem se esteve muito ligado sem sentir alguma dor. As pessoas que passam por esta situao pela primeira vez no esto preparadas para lidar com a enorme fora das emoes que se seguem a uma morte. O tipo e a intensidade da dor variam de acordo com uma srie de factores (ver pg. 10). As mensagens subtis que a sociedade emite podem dificultar a realizao desta tarefa, dado que a sociedade pode sentir-se desconfortvel com os sentimentos da pessoa, passando implicitamente a ideia de que No precisas de sofrer, ests apenas com pena de ti prprio. As outras pessoas podem recorrer a banalidades ou lugares-comuns como a vida para ser vivida. Ele no iria querer que te sentisses assim. Embora estes comentrios sejam ditos com a inteno de ajudar, acabam, ao irem ao encontro das prprias defesas da pessoa, por levar negao da necessidade de fazer o luto, expressa em frases do tipo No preciso de fazer o luto ou No devia sentir-me assim. A recusa desta tarefa ocorre quando a pessoa opta por no sentir. As pessoas podem faz-lo de diversas maneiras, passando a mais bvia por no se permitirem sentir as suas emoes e negar a dor que est presente. As pessoas impedem o processo evitando pensamentos

dolorosos, tentando recorrer a mtodos que parem os pensamentos, para no terem de sentir a disforia associada perda. Algumas pessoas lidam com isto estimulando apenas pensamentos agradveis acerca do falecido, o que as protege do mal-estar provocado pelos pensamentos desagradveis. As pessoas tambm no permitem que esta tarefa seja concluda quando idealizam a pessoa que morreu, evitam estmulos que as relembrem do falecido ou recorrem a lcool ou drogas. H quem opte por viajar por muitos stios diferentes, na tentativa de aliviar as suas emoes, em vez de se permitir entregar-se dor, ou seja, senti-la sabendo que um dia acabar por passar. Mais tarde ou mais cedo, todas as pessoas que evitam totalmente o luto consciente acabam por ir-se abaixo, normalmente com algum tipo de depresso. Se esta tarefa no for completada adequadamente, pode vir a ser necessrio recorrer posteriormente terapia e, nessa altura, poder ser mais difcil para a pessoa voltar atrs e lidar com a dor que tem evitado. Esta experincia acaba, muitas vezes, por ser mais complexa e mais difcil do que lidar com as coisas na altura da perda e pode ser dificultada pelo facto de j no existir uma rede de apoio social to disponvel como aquando da morte. Para alm da tristeza e da disforia, que compem a dor do luto, podem existir outras emoes associadas perda que tambm precisam de ser processadas, tais como a ansiedade, a raiva, a culpa e a solido. Tarefa n 3: Adaptar-se a um ambiente em que falta a pessoa que morreu H trs reas de ajustamento que a pessoa tem de trabalhar aps a perda de algum querido. Trata-se de 1) adaptaes externas a forma como a morte influencia o funcionamento quotidiano da pessoa, 2) adaptaes internas a forma como a morte influencia a imagem de si e 3) adaptaes espirituais a forma como a morte influencia as crenas, os valores e a viso do mundo que a pessoa tem. Adaptaes Externas A adaptao a um novo ambiente difere de pessoa para pessoa, de acordo com a relao que tinha com aquela que morreu e com os vrios papis que o falecido desempenhava (por exemplo, um cnjuge poderia ser simultaneamente um companheiro, um parceiro sexual, um amigo, um ajudante, etc.). Normalmente, as pessoas s se apercebem de todos estes papis algum tempo depois da perda. H quem se revolte com a necessidade de ter de desenvolver novas capacidades e aceitar papis que costumavam ser desempenhados pelos outros. A concluso bem sucedida da terceira tarefa do luto pode passar pela estratgia de redefinir a perda de modo a que possa reverter em benefcio da pessoa (por exemplo, quando a perda permite que a pessoa ganhe autonomia e desenvolva novas capacidades).

Adaptaes Internas A morte de algum prximo obriga-nos a adaptar a viso que temos de ns prprios, ou seja, a perda ir influenciar a nossa auto-definio, auto-estima e auto-eficcia. H algumas pessoas que se definem atravs das relaes que mantm com os outros e da sua ligao a eles, o que transforma o luto no s na perda de uma pessoa significativa, como tambm num sentimento de perda de identidade. Existem relaes em que o sentimento de auto-estima da pessoa depende daquela a quem est ligada, o que pode trazer bastantes danos no caso de uma perda. O luto tambm pode influenciar a auto-eficcia, ou seja, o grau em que a pessoa sente que tem algum controlo sobre aquilo que lhe acontece. Isto pode levar a uma intensa regresso, fazendo as pessoas sentir-se desamparadas, incapazes, inadequadas, infantis ou falidas emocionalmente. As tentativas de desempenhar o papel que o falecido tinha podem falhar, o que afectar a auto-estima. Aps uma morte, preciso reaprender o mundo. A tarefa interna da pessoa passa por responder pergunta Quem sou eu agora?. Com o passar do tempo, as imagens negativas iro dar lugar a outras mais positivas e as pessoas passaro a ser capazes de continuar as suas tarefas e aprender novas formas de lidar com o mundo. Adaptaes Espirituais Sofrer a morte de uma pessoa querida pode levar as pessoas a questionar os seus valores fundamentais e as suas crenas filosficas tanto uns como outros so influenciados pela famlia, pelos pares, pela educao, pela religio e tambm pelas experincias de vida. frequente a pessoa sentir-se desorientada e sem rumo, tentando encontrar um sentido para a perda e para as mudanas de vida a ela associadas, de maneira a compreend-la e a recuperar algum controlo sobre a sua vida. H trs tipos de crenas que costumam ser abalados pela morte de uma pessoa importante: - a crena de que o mundo um stio benevolente - a crena de que o mundo tem um sentido ou segue uma lgica - a crena de que se uma pessoa merecedora (quando um acontecimento trgico como este ocorre, a pessoa tentada a concluir Devo ser uma m pessoa para que isto me tenha acontecido) mais frequente a pessoa pr em causa estas suas crenas em casos de mortes repentinas e prematuras. No entanto, algumas mortes esto de acordo com as nossas expectativas e validam as nossas crenas, como o caso da morte de uma pessoa idosa que viveu uma vida longa e feliz. Com o passar do tempo, podem ser adoptadas novas crenas ou as crenas antigas podem ser reavaliadas e modificadas, de maneira a reflectirem a fragilidade da vida e os limites do nosso controlo sobre ela.

A no-resoluo da terceira tarefa passa por no se adaptar perda. As pessoas agem contra si prprias, promovendo o seu desamparo, no desenvolvendo as aptides necessrias para lidar com a perda ou isolando-se do mundo e no enfrentando as exigncias do meio. A maioria das pessoas no faz este trajecto. Normalmente, decidem que tm de cumprir os papis aos quais no esto habituadas, desenvolver aptides que nunca tiveram e avanar com uma nova viso de si prprios e do mundo. Tarefa n 4: Reenquadrar emocionalmente a pessoa que morreu e prosseguir a vida A ltima tarefa do processo de luto implica que a pessoa encontre um espao para a pessoa falecida que permita que ambos continuem ligados, mas de uma forma que possibilite que a pessoa prossiga a sua vida. preciso encontrar formas de recordar a pessoa que morreu mantendo-a connosco ao mesmo tempo que continuamos a nossa vida. Esta tarefa no concretizada quando as pessoas se agarram relao que tinham, em vez de avanarem e formarem novos laos. Algumas pessoas acham que a perda to dolorosa que prometem a si prprias que nunca mais voltaro a amar. Para muitas pessoas, esta a tarefa mais difcil, pelo que algumas podem ficar presas nesta fase do luto e perceber, mais tarde, que a sua vida parou no momento da perda. Mediadores do processo de luto Para compreender as reaces de luto das pessoas, preciso saber quais os factores que as medeiam. Mediador n 1: Quem era a pessoa O primeiro elemento a tomar em considerao quando se conceptualiza o luto prende-se com a identidade da pessoa que morreu e a relao que tinha com a pessoa que est em processo de luto. Diferentes pessoas e diferentes tipos de relao levaro a reaces de luto diferentes. Mediador n2: O tipo de vinculao A fora da vinculao A intensidade do luto determinada pela intensidade do amor sentido pela pessoa que morreu. A segurana da vinculao Quo necessria era a pessoa que morreu para o bem-estar daquela que continua viva? Na sequncia do que foi dito no parmetro anterior, quanto mais falta a pessoa faz para o bem-estar da outra, maior a intensidade do luto.

10

A ambivalncia da relao Em todas as relaes prximas existe um certo grau de ambivalncia. A pessoa amada, mas tambm sente emoes negativas. Normalmente, as emoes positivas superam as negativas mas, no caso de relaes muito ambivalentes, as emoes positivas e as negativas so quase proporcionais, o que dificultar o processo de luto. Conflitos com a pessoa que morreu Em relaes conflituosas, h sempre a possibilidade de existirem assuntos inacabados que no puderam ser resolvidos antes da morte. Relaes de dependncia Se a pessoa estava dependente do falecido para a realizao de vrias tarefas quotidianas, os ajustamentos externos sero maiores do que no caso de uma pessoa menos dependente. Mediador n3: O tipo de morte As mortes costumam ser categorizadas tendo em conta a seguinte tipologia: mortes naturais, acidentes, suicdios e homicdios. Proximidade Stio onde, geograficamente, ocorreu a perda num local prximo ou muito distante. As mortes que ocorrem muito longe podem dar pessoa uma sensao de irrealidade, que pode influenciar a tarefa n 1 do luto. Ser repentina ou ser esperada Houve avisos prvios ou tratou-se de uma morte repentina? O luto mais difcil no segundo caso. Mortes traumticas e/ou violentas As circunstncias da morte podem dificultar a expresso de sentimentos de raiva e culpabilizao, especialmente nos casos de mortes acidentais. As mortes violentas levam muitas vezes destruio da viso que a pessoa tem do mundo e colocam desafios realizao da terceira tarefa do processo de luto, sobretudo no que diz respeito a encontrar um sentido. Mltiplas perdas Algumas pessoas perdem vrias pessoas de uma vez ou num curto perodo de tempo, o que pode traduzir-se numa sobrecarga de processos de luto. H demasiada dor e a pessoa no consegue gerir os sentimentos associados segunda tarefa do processo de luto.

11

Mortes evitveis Estas perdas originam sentimentos de culpa no prprio e culpabilizao dos outros. Mortes ambguas Esta designao refere-se aos casos em que no se tem a certeza de que a pessoa esteja morta (situaes de guerra, acidentes naturais). As pessoas ficam sem saber o que fazer, hesitando entre manter a esperana ou fazer o luto. Mortes estigmatizadas H determinadas mortes, como os suicdios ou o caso da Sida, que, devido conotao social que tm, podem fazer com que a pessoa no disponha de apoio social suficiente. Mediador n4: Antecedentes histricos importante conhecer as perdas anteriores pelas quais as pessoas passaram e a forma como lidaram com elas. Tambm devem ser avaliados os antecedentes psicopatolgicos, como a existncia de depresso prvia. Outro dos mediadores importantes a existncia de problemas familiares. Um luto por resolver pode transcender vrias geraes e influenciar o processo de luto actual. Mediador n5: Variveis de personalidade Idade e gnero da pessoa As diferenas de gnero na capacidade de fazer o luto podem dever-se principalmente ao facto de os rapazes e as raparigas serem educados de maneiras diferentes, o que os leva a reagir de formas diversas perante as tarefas do processo de luto. Estilo de coping da pessoa O sofrimento mediado pela forma como a pessoa lida com as coisas (com os sentimentos, a ansiedade e as situaes de stress). As estratgias podem variar de pessoa para pessoa e ser mais activas ou mais passivas, sendo que as primeiras costumam ser as mais eficazes. Estilo de vinculao As vinculaes seguras, quando so quebradas, levam a sentimentos de luto. As vinculaes menos seguras levam a sentimentos de raiva e culpa quando a figura de vinculao morre. Os problemas de vinculao so importantes para pessoas muito dependentes ou com dificuldade em estabelecer relaes. As pessoas com perturbaes de personalidade podem tambm ter bastante dificuldade em lidar com a perda.

12

Estilo cognitivo As pessoas tm estilos cognitivos diferentes, sendo umas mais optimistas do que outras. Associada ao optimismo, est a capacidade de as pessoas encontrarem algo positivo numa situao m. H estilos cognitivos que envolvem uma generalizao exagerada, traduzida em afirmaes como Nunca vou ultrapassar isto ou no vou voltar a ser amada. Ruminar nas emoes negativas revela-se uma m estratgia. Auto-estima e auto-eficcia Todas as pessoas tm crenas acerca do seu valor e da sua capacidade para influenciar aquilo que acontece nas suas vidas. Algumas mortes podem desafiar a auto-estima e a auto-eficcia de uma pessoa, dificultando as adaptaes internas inerentes terceira tarefa. Crenas e valores Todos ns temos crenas acerca do funcionamento do mundo. Algumas mortes podem constituir um desafio a essas crenas, causando crises espirituais em que a pessoa deixa de saber definir aquilo que ou no verdade. Algumas mortes podem desafiar as crenas das pessoas acerca da previsibilidade do mundo ou faz-las questionar a sua f em Deus. No entanto, algumas crenas podem ser protectoras e teis no processo de luto, tais como a crena de que tudo tem um sentido ou de que as pessoas ficaro unidas para toda a eternidade. Mediador n 6: Variveis sociais Disponibilidade de apoio O luto um fenmeno social, pelo que deve ser partilhado com outras pessoas. O grau de apoio emocional e social que as pessoas sentem dos outros, seja dentro ou fora da famlia, importante no processo de luto. A dificuldade est no facto de que, normalmente, o apoio social s est disponvel perto da altura da morte ou pouco depois. Alguns meses depois, quando a pessoa se apercebe de tudo o que perdeu ao perder a pessoa amada, aqueles que estiveram no funeral podem j no estar presentes ou, caso estejam, podem apenas incentivar a pessoa a esquecer e a seguir a sua vida. Satisfao com o apoio Mais importante do que a mera disponibilidade, a percepo que as pessoas tm do apoio social e a sua satisfao com ele. A satisfao prende-se sobretudo com o tempo passado com os outros integrao social e com a confidncia nos outros utilizao do apoio social.

13

Envolvimento em papis sociais As pessoas que tm vrios papis sociais (cnjuge, familiar, amigo, profissional, membro de um grupo poltico/religioso/desportivo/recreativo) parecem adaptar-se melhor perda do que aquelas que no tm. Recursos religiosos e expectativas tnicas As vrias sub-culturas a que cada um de ns pertence, sejam tnicas ou religiosas, do-nos uma orientao e definem rituais de comportamento, nomeadamente em relao ao luto. As pessoas podem tambm obter ganhos secundrios com o luto, o que pode influenciar a sua durao (por exemplo, podem conseguir a aproximao da rede social). No entanto, quando o luto prolongado, pode ter o efeito contrrio e levar ao afastamento da rede social. Mediador n7: Fontes concomitantes de stress As mudanas e as crises que ocorrem aps uma morte tambm constituem factores que podem influenciar o luto. inevitvel que existam algumas mudanas, mas h certas pessoas e famlias que sentem nveis elevados de ruptura (perdas secundrias) aps uma perda (por exemplo, a nvel econmico). O fim do processo de luto No h uma resposta definitiva em relao a quando se chega ao fim do processo de luto. Normalmente, podemos falar de fim do processo de luto quando todas as tarefas que o compem foram cumpridas. impossvel definir uma data para que tal acontea. Quando se trata da perda de uma relao prxima, a resoluo total no costuma demorar menos de um ano, podendo at prolongar-se mais. Um dos indicadores da concluso de uma reaco de luto o facto de a pessoa conseguir pensar no falecido sem sentir dor. Haver sempre um sentimento de tristeza quando as pessoas pensam em algum que amaram e perderam, mas chegar uma altura em que conseguiro faz-lo sem manifestaes fsicas, como chorar intensamente ou sentir um aperto no peito. No entanto, as pessoas no devem ter a expectativa de regressar a uma fase pr-luto, j que o luto um processo a longo prazo que, mesmo quando progride normalmente, no evita que haja dias maus ou difceis. O luto no ocorre de uma maneira linear e pode voltar a intensificar-se e necessitar de ser novamente trabalhado. Pode dizer-se que, em determinada medida, o luto terminou quando as pessoas voltam a demonstrar interesse pela vida, se sentem mais esperanosas, voltam a sentir gratificao e se adaptam a novos papis.

14

Razes pelas quais as pessoas no conseguem fazer o luto Factores relacionais As variveis relacionais dizem respeito ao tipo de relao que a pessoa tinha com aquela que morreu. O tipo de relao que mais frequentemente impede as pessoas de fazer o luto a relao altamente ambivalente e com hostilidade por expressar. A incapacidade de reconhecer e lidar com um nvel elevado de ambivalncia na relao com o falecido inibe o luto e prediz, normalmente, quantidades excessivas de raiva e culpa que constituem uma dificuldade para a pessoa. Outro tipo de relao que causa dificuldades uma relao altamente narcsica em que o falecido representa uma extenso da pessoa. Admitir a perda exigiria a confrontao com a perda de uma parte de si, pelo que a perda negada. H casos em que a morte leva a que feridas antigas sejam reabertas, nomeadamente quando morrem pessoas que abusaram ou violentaram o indivduo. A morte pode trazer pensamentos e sentimentos derivados da relao complicada e conflituosa que a pessoa tinha com o abusador. Nalgumas relaes, as pessoas fazem o luto por aquilo que desejavam e que nunca tiveram ou nunca vo ter. As relaes de elevada dependncia tambm dificultam o luto, uma vez que a pessoa que continua viva perde a fonte dessa dependncia e passa por uma mudana na sua auto-imagem, deixando de ser uma pessoa forte, apoiada por uma relao com outra pessoa forte, para voltar a uma estrutura preexistente de uma pessoa fraca e desamparada que suplica em vo por ser salva por uma pessoa que perdeu ou que a abandonou. Factores circunstanciais H determinadas circunstncias que podem impedir ou dificultar o luto de uma pessoa. A primeira diz respeito a quando uma perda no confirmada (por exemplo, um soldado dado como desaparecido na guerra). Outra circunstncia difcil a existncia de mltiplas perdas (terramotos, incndios, acidentes de avio). Factores histricos As pessoas que tiveram, no passado, reaces de luto complicadas tm maior probabilidade de ter uma reaco semelhante no presente. O mesmo se aplica a pessoas com histria de doena depressiva. Factores de personalidade Os factores de personalidade incluem o carcter da pessoa e a maneira como ele influencia a sua capacidade de lidar com o sofrimento emocional. H pessoas que so incapazes de tolerar nveis extremos de sofrimento emocional, pelo que se isolam de maneira a defender-se desse tipo de sentimentos. Dada a sua incapacidade de tolerar sofrimento emocional, pem em causa o processo desenvolvendo, por vezes, reaces de luto

15

complicadas. O auto-conceito das pessoas tambm influencia a sua reaco ao luto. Cada um de ns tem ideias acerca de quem e tenta, de uma maneira geral, viver de acordo com a definio que tem de si. Se no auto-conceito da pessoa est includo ser o pilar da famlia, a pessoa pode ter de assumir esse papel, mesmo que isso lhe traga prejuzos. As pessoas fortes no costumam permitir-se experimentar sentimentos necessrios para uma resoluo adequada da perda. Factores sociais O luto um processo social que mais fcil de lidar num contexto social em que as pessoas podem apoiar-se e reforar-se umas s outras nas suas reaces perda. Existem trs condies sociais que podem predizer ou originar reaces de luto complicado: - casos em que no se pode mencionar socialmente a perda - por exemplo, em casos de suicdio em que as circunstncias podem ser ambguas, sem se saber se a morte resultou de um acidente ou de uma tentativa deliberada. Nestes casos, a famlia e os amigos optam por no falar acerca das circunstncias em que ocorreu a morte. Este silencio prejudicial para as pessoas, que podem precisar de comunicar com os outros para resolver o seu luto. - casos em que a perda negada socialmente a pessoa e os que a rodeiam comportam-se como se a perda no tivesse ocorrido (por exemplo, no caso de aborto). - ausncia de uma rede social de apoio incluindo pessoas que tenham conhecido o falecido e que possam dar apoio umas s outras. Quando o luto corre mal Luto Crnico Este conceito refere-se a uma reaco de luto de durao excessiva que nunca chega a uma concluso satisfatria. As reaces ao aniversrio da morte so comuns por 10 anos ou mais e no so, s por si, indicadoras de luto crnico. As pessoas que passam por este tipo de reaco tm conscincia de que no esto a ultrapassar o perodo de luto. Mesmo que a pessoa esteja a par da sua condio, o luto crnico no se resolve necessariamente por si s. Esta conscincia particularmente forte quando o luto se prolongou por vrios anos e a pessoa se sente incompleta. Nestes casos, a pessoa e o psiclogo tm de avaliar qual das tarefas do luto no est resolvida e quais os mediadores do luto que podem estar a influenciar isto. A interveno centrar-se- na resoluo destas tarefas.

16

Luto Atrasado Nas reaces de luto atrasadas, a pessoa pode ter tido uma reaco emocional na altura da perda, mas esta no foi suficiente. Numa data futura, a pessoa pode experienciar os sintomas de luto na sequncia de uma outra perda, para a qual a intensidade do luto parece excessiva. Aquilo que se passa que parte do luto, nomeadamente aquela que diz respeito tarefa n 2 do processo, que no foi adequadamente feita na altura da perda, transportada e experienciada aquando da perda actual. A pessoa geralmente tem a impresso de que a sua reaco exagerada tendo em conta a situao actual. Um mediador normalmente associado s reaces de luto atrasadas a falta de apoio social na altura da perda. Sentimentos avassaladores ou insuportveis na altura da perda podem levar a pessoa a adiar o luto, o que se verifica muitas vezes no caso de suicdios. Apesar de ser feito algum luto na altura, no suficiente para essa perda e o luto pode emergir mais tarde. O luto atrasado pode tambm ser estimulado por outro tipo de perdas (como um divrcio ou um aborto espontneo). A existncia de mltiplas perdas tambm pode levar ao adiamento do luto devido magnitude da perda e sobrecarga de processos de luto. Estas reaces atrasadas podem ocorrer no s aps uma perda subsequente directamente relacionada com a pessoa que atravessa a experincia, mas tambm com o facto de essa pessoa ver outra a passar por uma perda, ou at ao ver um filme ou um programa de televiso em que a perda seja o tema principal. Luto Exagerado Nestas situaes, as pessoas experienciam a intensificao de uma reaco de luto normal, sentindo-se esmagadas ou recorrendo a comportamentos desadaptativos. As pessoas tm noo de que os seus sentimentos e comportamentos esto relacionados com a perda que sofreram e procuram ajuda por acharem que se trata de uma reaco excessiva e incapacitante. As respostas de luto exageradas podem incluir perturbaes psiquitricas que se desenvolvem a partir da perda (depresso, ansiedade, alcoolismo, abuso de substncias). Luto Mascarado Acontece quando as pessoas tm sintomas e comportamentos que constituem uma dificuldade para elas, sem que reconheam que eles esto relacionados com a perda que sofreram. As pessoas desenvolvem sintomas no afectivos que, na realidade, so equivalentes afectivos do luto. Quando as pessoas no expressam abertamente os sentimentos reactivos perda de uma pessoa amada, o luto que fica por manifestar acabar por se expressar totalmente de uma outra maneira. O luto mascarado ou reprimido pode revelar-se de duas maneiras: mascarado atravs de um sintoma fsico ou de um comportamento estranho ou desaptativo. As pessoas que no se permitem expressar directamente o luto podem desenvolver sintomas mdicos semelhantes queles que foram manifestados pela pessoa que morreu, ou qualquer outra queixa psicossomtica. Para alm dos sintomas fsicos, podem existir tambm outras manifestaes de luto reprimido este pode estar mascarado de sintoma psiquitrico, como

17

uma depresso para a qual no h explicao, ou por outro tipo de comportamento desadaptativo (por exemplo, comportamentos delinquentes). O caso especfico das mortes repentinas As mortes repentinas so aquelas que ocorrem sem qualquer aviso e so, normalmente, mais difceis de lidar, no que respeita ao processo de luto, do que as mortes para as quais h algum tipo de aviso prvio em relao iminncia da morte. Estas mortes costumam deixar nas pessoas uma sensao de irrealidade em relao perda, que pode prolongar-se durante bastante tempo. As pessoas podem at chegar a ter pesadelos ou imagens intrusivas, mesmo no tendo estado presentes na altura da morte. Este tipo de mortes pode levar tambm a uma exacerbao do sentimento de culpa, expresso em frases do tipo Se ao menos eu. Tambm pode verificar-se uma grande necessidade de culpar algum pelo que aconteceu, o que pode fazer com que algum na famlia se torne no bode expiatrio. Outra das caractersticas das mortes repentinas o sentimento de desamparo que provoca nas pessoas. Este tipo de morte constitui uma ameaa nossa sensao de poder e de ordem. Este desamparo est muitas vezes associado a uma sensao de raiva, pelo que no raro a pessoa querer descarregar a sua raiva em algum. As pessoas podem tambm manifestar grande agitao devido a um rpido aumento dos nveis de adrenalina. Os assuntos inacabados so outra das preocupaes das pessoas aps uma morte repentina, uma vez que esta perda provoca arrependimentos pelas coisas que no disseram ou no fizeram com o falecido. No caso de mortes repentinas, parece tambm existir uma forte necessidade de encontrar sentido para o que aconteceu.

18

S-ar putea să vă placă și