Sunteți pe pagina 1din 10

O PROCESSO CRIATIVO COMO ATO COMUNICACIONAL E SUA POSSIBILIDADE PARA MEDIAES

Eliane Cristina de Castro

RESUMO O artigo busca refletir o processo criativo enquanto ato de comunicao e a anlise de obra em rede como ferramenta para novas possibilidades de mediao. Como recorte de pesquisa, a anlise se direcionou para a obra No mundo no h mais lugar, da artista paranaense Eliane Prolik, exposta na XXV Bienal Internacional de So Paulo (2002). A metodologia da pesquisa buscou de forma qualitativa identificar pontos em teorias, documentos e na entrevista com a artista, a fim de conect-los e subsidiar a anlise das fases da lgica criativa e da percepo artstica. Como possvel hiptese as relaes traadas nos sistemas interativos artsticos permitem informaes internas e externas que transformam meios e diante da comunicabilidade da obra podem auxiliar na fundamentao de aes de mediao em obras de arte contemporneas. Palavras-chave: redes de criao, mediao, comunicao, arte paranaense.

ABSTRACT The article reflects upon the creative process as an act of communication and the network analysis of the artwork as a tool for new possibilities of mediation. This research aims at the direct analysis of the artwork "There isnt any more room in the world", by an artist from Paran called Eliane Prolik, artwork which was exhibited at the XXV International Biennal of So Paulo (2002). The research methodology sought to qualitatively identify points in theories, documents and interviews with the artist in order to connect all the gathered data and ground the analysis of the creative logic and artistic perception phases. Having as a possible hypothesis, the relationships drawn from artistic interactive systems allow internal and external information that transform media and, regarding the communicability of the artwork, can assist the grounds of mediation actions on contemporary works of art. Keywords: networks of creation, mediation, communication, art from Paran

1. Introduo O foco principal deste artigo refletir sobre as possibilidades mediativas de uma anlise de obra de arte contempornea baseada na estrutura de rede. A investigao estar direcionada ao processo criativo e as relaes de comunicao envolvidas em suas fases. Para essa proposio o conceito de rede, ser usado conforme Musso (2004), como uma ferramenta construda e pensada para operar uma ao, permitir passagem a atos e realizar um trabalho de interesse pblico. Como recorte o estudo investigou a obra No mundo no h mais lugar, da artista paranaense Eliane Prolik, exposta na XXV Bienal Internacional de So Paulo (2002). As consideraes tericas sobre o processo de criao, redes e comunicao, pretendem ampliar um melhor entendimento sobre o percurso criativo da artista paranaense, o pblico considerado e refletir as possveis mensagens encontradas no processo de comunicao da obra. O entrelaar da potica pessoal da artista, as tendncias em que o processo estaria submetido e a rede de relaes que integra artistas e circuito de arte, so elementos que foram observados e inseridos no estudo como suportes para desvelar a trama criativa.

2. Criao como ato comunicativo Conforme Salles (2004) pode-se reconhecer o processo de criao como um ato permanente de tomada de deciso e por meio de sua produo final obra tornar-se um elemento transformador do meio social. Pensamento que segunda a autora refere-se a gnese criativa e a impossibilidade de se encontrar um primeiro e um ltimo instante como desencadeador de todo o processo criativo. Pode-se hipotetizar que a obra como objeto provm de uma vivncia entrelaada de conhecimentos e pode se estender por meio de seu pblico, como um ponto de passagem. Diante do processo de criao, a potica insere-se como um elemento principal para investigar as mensagens comunicadas na obra de arte contempornea.

Salles sugere que, a potica pode ocorrer por meio das relaes estabelecidas entre sensao e percepo. Elementos indissociados da memria que auxiliam na construo dos projetos artsticos. Assim, a investigao poder reconhecer as lembranas, a percepo de mundo e os propsitos pessoais que levam artistas em hiptese, a se comunicar atravs da obra de arte. Ao traar esse percurso de reconstruo, o pesquisador poder encontrar pontos nesta rede de pesquisa entre meio, obra e sistema de arte. Dessa maneira, convm observar esse circuito conforme Cauquelin (2005), a autora reconhece a existncia de um sistema onde a obra passa a ser pensada para o pblico, vindo a sugerir a relao entre arte e comunicao. Em conotao ampliada o processo de criao direciona-se para o circuito de arte, por meio de uma comunicao no contexto da obra. Para melhor exemplificar esse apontamento, podemos traar um paralelo simplificado entre a arte do sculo XX, onde Duchamp contesta o sistema de arte e parte em busca de uma ruptura; e a arte pop e mercantil de Andy Warhol que se integra a rede comercial e comunicacional utilizando todos os recursos disponveis para se estabelecer no circuito. Uma mudana significativa que inseriu uma nova postura aos artistas, sobre tudo ao seu processo criativo, deflagrado diante dos sistemas dominantes de consumo e comunicao. Em continuidade, o artigo insere a necessidade de investigar pequenos indcios na montagem da obra como: mtodo de construo, tcnicas aplicadas e matria escolhida. Elementos que podem auxiliar na identificao de tendncias artsticas e ampliar a rede de pontos na trama investigativa. Mas tambm poder permitir ao pesquisador reconstruir o caminho idealizado pelo artista, se aproximar da potica e viabilizar fundamentaes para seus propsitos.

3. No mundo no h mais lugar Diante do convite feito para participar da XXV Bienal de So Paulo (2002), com a temtica Iconografia Metropolitana, de curadoria do alemo Alfons Hug, a artista paranaense Eliane Prolik, iniciou seu processo de criao tendo como inteno atingir o pblico visitante da bienal. Como tendncia do processo, o direcionamento proposto pela artista, enfatiza a comunicao entre obra e visitante. Um pblico diverso, numeroso que ser essencial para as relaes de troca viabilizadas pela potica da obra. Em entrevista, Eliane Prolik relata a preocupao de possibilitar ao pblico a distribuio de algo que fosse muito pessoal, uma partilha de sua prpria experincia. Dessa maneira, pode-se observar que a proposio da artista busca uma produo interativa, onde a comunicao ser direta ao pblico e esse passar a agente da criao. O fluxo de informao tende a ocorrer por meio de uma possibilidade instantnea de troca, vindo a valorizar a subjetividade do interator. Convm situar que a obra No mundo no h mais lugar, 2002, foi concebida para dialogar com a obra Gargue, 2002, com o cone cosmopolita da arquitetura moderna, o prdio da bienal, Pavilho Ciccillo Matarazzo e o pblico. A obra Gargue (figura 1) uma escultura translcida de dez metros de altura por cinco metros de comprimento e um metro e trinta de largura, confeccionada em camadas de vu branco. Com vrios recortes de palavras nas camadas, busca imprimir em sua visualidade, fonemas que remetem a fases de aprendizado da fala infantil. Ainda durante o transitar pela obra, a fala dos espectadores ressoa de um lado ao outro por meio de microfones que reverberam em caixas de som instalados nas extremidades do corredor. Em hiptese, como se o tnel simula-se metaforicamente uma garganta, local de passagem dos sons.
...com a Gargue, havia a inteno de construir um espao que se prolongasse, diludo pelo ar e com uma ao de ponto ou de filtro, relacionando o que era tnue com o monumental. A leveza da escultura, o branco da matria, a extenso e conduo da arquitetura dissipavam e agrupavam silncios, interioridades, deslocamentos num percurso que propunha compartilhar a origem da linguagem das palavras com um rarefeito ato de enxergar (MESQUITA, 2005, p. 100).

Figura 1: Gargue, 2002. Fil, estrutura de ferro, cabo de ao e equipamento sonoro. 5,00x2,00x1,30m. Fonte: Mesquita, 2005

Em continuidade com essa rede investigativa, a obra No mundo no h mais lugar (figura 2) e conforme a artista uma proposio potica pensada para estar acessvel s pessoas. Em metfora, Eliane Prolik relaciona esta obra ao fato da bienal apresentar uma situao especfica no sistema de arte brasileiro, um evento onde pessoas ligadas ao circuito ou no buscam digerir tudo aquilo que v, agora segundo a artista, pode-se digerir no s visualmente. Como um paradoxo, as obras combinam a experincia da arquitetura e da vivncia interior enquanto um espao externo e outro interno. Conforme descreve Agnaldo Farias, sobre as obras na bienal:
Enquanto o primeiro uma atmosfera intangvel, um cancelamento do espao arquitetnico onde est instalado, este excessivamente material, um concentrado energtico, alm de um considervel obstculo expresso verbal daquele que o colocar na boca (MATUCK, 2010).

A pesquisa observou o espao latente dessas criaes e a entrevista com a artista revelou influncias do movimento neoconcretista e de artista como Lygia Clark e Rachel Whiteread, em suas produes.

Esta perspectiva vem de encontro com a afirmao de SALLES (2004, p.38), sobre a pertinncia da produo artstica em seu contexto social: O artista no , sob o ponto de vista um ser isolado, mas algum inserido e afetado pelo seu tempo e seus contemporneos. Como linha de conexo com o pensamento da autora, Eliane Prolik ressalta nos conceitos dessa obra, relaes pertinentes sociedade contempornea: o efmero, a multido, o transitrio e a relao fsica do corpo no planeta. Para Salles (2005), a respeito da construo da obra de arte, itens como esses levantados na pesquisa da artista paranaense, tendem a permear o processo criativo e fazer da confeco da obra um sistema aberto que troca informaes com seu meio.

.....
ura 2: No mundo no h mais lugar, 2002 . Balas, cpsulas e mquinas. Fonte: Mesquita, 2005.

Fig

No mundo no h mais lugar uma cpsula transparente, que contm uma escultura no formato do molde do espao interno vazio da boca da artista. Uma bala produzida de forma artesanal, como uma prtese dentria. Essa cpsula contm em seu invlucro uma etiqueta com a frase No mundo no h mais lugar e sua distribuio ocorre por meio de um dispenser, uma mquina de brinquedos que libera a cpsula mediante a colocao de uma moeda.

Cada elemento da obra se insere na trama investigativa como um ponto da rede que poder desenvolver possibilidades de mediao, vindo a auxiliar na recepo da obra contempornea. Em hiptese, quanto maior o nmero de pontos de uma rede, maior a abrangncia de participantes. Seu funcionamento passa a seguir um fluxo multidirecional, onde as trocas de informao so interligadas pela subjetividade do prprio integrante, vindo a fortalecer e ampliar a rede proposta. Na obra em questo, a ingesto da escultura permeia uma tendncia do processo de criao contemporneo, o pblico passa de observador passivo para interator. Ou seja, o corpo do espectador solicitado a completar o processo criativo da artista. A degustao, como comunicao sensorial direta, reverberar ao complexo sistema de inter-relaes que o corpo humano. Seu efeito poder rememorar lembranas de infncia ou simplesmente emoes do cotidiano, uma vez que a obra em sua maneira simplificada uma bala. Um doce de infncia. As relaes corporais so conectadas a essa trama tambm por meio da construo da mquina, segundo a artista: Elas no so mais aquelas que se encontra para distribuio dos outros brindes, das outras coisas, mas discutiam com a prpria coluna... (CASTRO, 2010, p.40). A referncia arquitetnica est direcionada aos projetos que buscam confortar o corpo humano. Assim, a mquina foi alterada, a altura do dispenser para a sada da cpsula esta relacionada posio da boca no corpo, confirmando a corporalidade e a essencialidade da interao com o pblico. Em contra partida, o conjunto: cpsula, frase e cor, quando se observado pela ausncia da interao, podem permitir uma leitura visual. A cor utilizada na escultura tem a inteno de aproximao com a cor do planeta Terra visto do espao, as cpsulas denotam a ideia de multiplicidade que indiciam a falta de espao no mundo e o nome da obra completam a mensagem dessa estrutura como descreve Prolik (CASTRO, 2010, p. 37): ...a frase No mundo no h mais lugar, acho que coloca em cheque, esse encapsulado, a questo da multiplicidade delas serem muitas e de ns estarmos numa sociedade de ser uma entre tantas outras pessoas no mundo...

Segundo, Santaella (2004) diante das problematizaes do corpo, a arte no se encontra a margem das discusses sociais, ao contrrio a esfera da cultura que toma a dianteira fazendo imergir complexidades. Pois so os artistas que conseguem dar forma a interrogaes humanas que outras linguagens da cultura no podem explicitar. Em paralelo, pode-se hipotetizar que a obra de arte por meio da potica da artista paranaense, vai alm de revelar tendncias, mas principalmente busca observar e questionar os sintomas que surgem no fluxo da sociedade contempornea. Em suposio, a anlise em rede de uma obra de arte contempornea, pode desvelar uma crtica social intrnseca nos conceitos do objeto de arte. Convm reconhecer, nesse artigo que obras interativas contemporneas, como essa em questo e a investigao de suas tramas, podem apresentar leituras iniciadas em diferentes pontos da rede investigativa. Conforme Cauquelin (2005), a obra contempornea apresenta mensagens que esto permeadas nos elementos da estrutura, cada entrada remete a uma sada, que pode retomar de maneira circular a entrada ou se estender para outras direes. Na criao de Eliane Prolik os mecanismos que compem o processo criativo e a potica da artista agem de maneira interdependente e podem possibilitar reflexes distintas ou em conjunto. Essa complexidade de linguagens e mensagens permeiam o processo de criao e a produo da obra. Dessa maneira, poder viabilizar ao pesquisador novos percursos de leitura autnomos nas obras de arte construdas por percepes, poticas, sistemas, redes e smbolos da sociedade contempornea.

4. Consideraes Diante da pesquisa efetuada, observou-se que processo de criao e comunicao convergem na produo artstica contempornea.

Num contexto reconhecido pelos autores que subsidiaram esse estudo, a sociedade formada pelos sistemas de comunicao e por redes, acaba por integrar todos os processos e, tambm, as fases da criao artstica. Dessa forma, os processos comunicativos presentes e identificados em futuras obras podem oferecer um conjunto de trocas, tendo como resultado uma rede inserida e prxima do integrante. O conhecimento das fases do processo de criao e da aproximao com as possveis mensagens da obra podem gerar possibilidades de mediao que iro auxiliar na recepo e compreenso da obra de arte contempornea. Contudo, a arte contempornea tende a ser passageira ao pblico, como um entretenimento torna-se processo de passagem outras atividades. Em contra partida, nota-se a necessidade de integrar a sociedade, independente de suas diferenas. Fator que em hiptese pode ser alcanado pela atividade artstica e o uso das redes. Para uma melhor compreenso, convm ampliar o sentido de arte, conforme Cauquelin (2005, p. 161, grifo da autora):
Aonde quer que se v, no importa o que se faa para escapar, a arte est presente em toda parte, em todos os lugares e em todos os ramos de atividade. Querendo-se ou no, a sociedade tornou-se uma sociedade cultural.

Como uma sociedade cultural, h uma necessidade imperativa em ser criativo. Seu resultado uma produo artstica, por vezes denominada em nossa sociedade como soluo criativa. Supostamente, esse advento de processar criativamente, poder ser melhor aproveitado se partir de uma construo com caractersticas de rede, onde a reunio simblica de diferenas e a soma de informaes permitam a construo de conhecimento, vindo a findar nos propsitos da criao. Para exemplificar essa hiptese, observa-se que a investigao da obra da artista paranaense Eliane Prolik, permitiu desvendar uma rede de informaes. Essa trama apresenta diversos pontos que tendem a agir como estmulos, impulsionando e mantendo o fluxo de trocas da rede.

Cauquelin (2005) reconhece o tempo contemporneo como uma sociedade de comunicao e informao, momento onde o fazer criativo torna-se uma atividade requisitada e talvez a nica a assegurar a igualdade dos integrantes no funcionamento das redes. Como possvel hiptese, a comunicabilidade da obra de arte ao se tornar regra, viabilizar um fluxo horizontal de trocas, diferenas e vontades. Como um conjunto, processo de criao, redes e sociedade, deve ser levado em considerao dentro da sua contextualizao. Assim poder se descortinar um panorama amplo dos processos sociais e artsticos. Ainda, h a necessidade da continuao desse tema em futuras pesquisas, para um maior aprofundamento no ato criativo e nas suas relaes comunicacionais com a sociedade.

Referncias
BOGDAN, R.; BIKLEN Sari K. Investigao Qualitativa em Educao. Portugal: Porto, 1994. CAUQUELIN, Anne. Arte Contempornea: uma introduo [tradutora Rejane Janowitzer]. So Paulo: Martins, 2005. MATUCK, Artur. XXV Bienal Internacional de Artes de So Paulo. Disponvel em http://www.cidade.usp.br/educar2002/modulo11/0010/upload_aula/bienal.ppt. Acesso em: 23 jul. 2010. MESQUITA, Ivo (org.). Eliane Prolik: Noutro lugar. Curitiba: E. Prolik, 2005. MUSSO, Piere. A filosofia da rede. em parent, A (org). Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004 CASTRO, Eliane C. Criao um ato comunicativo. Curitiba: UNESPAR/FAP, 2010. SALLES, Ceclia A. Gesto inacabado. So Paulo: Annablume, 2004. SALLES, Ceclia. Redes da Criao: Construo da obra de arte. So Paulo: Horizonte, 2006. SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicao: sintoma da cultura. So Paulo: Paullus, 2004.

ELIANE CRISTINA DE CASTRO Professora licenciada pela Faculdade de Artes do Paran. Com especializao em Histria da Arte Moderna e Contempornea pela Escola de Msica e Belas Artes. Colaboradora do Ncleo de pesquisa em Arte e Tecnologia (NATFAP).

S-ar putea să vă placă și