Sunteți pe pagina 1din 16

Pequena cronologia do desenvolvimento contbil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronizao contbil e os congressos brasileiros de contabilidade

Ivam Ricardo Peleias * Joo Bacci** Resumo Este trabalho oferece uma retrospectiva histrica sobre o desenvolvimento da Contabilidade no Brasil, entre os sculos XIX e XX, e contemplou: para o sculo XIX, os movimentos iniciais para a regulamentao e consolidao da profisso contbil, a criao dos primeiros cursos de ensino comercial, as obras pioneiras editadas e a implantao de um sistema de Contabilidade Pblica em So Carlos, Estado de So Paulo. Para a primeira metade do sculo XX, abordou os esforos pelo reconhecimento da profisso, as primeiras discusses e aes para a padronizao contbil, e os Congressos Brasileiros de Contabilidade. A pesquisa exploratria e descritiva, baseada em fontes primrias e secundrias, trabalhos acadmicos, peridicos editados por rgos de classe e obras histricas. Busca ilustrar a evoluo da Contabilidade no Brasil, apresentando cronologicamente as primeiras aes para a regulamentao da profisso e para o ensino comercial, as contribuies de alguns pensadores contbeis do sculo XIX e incio do sculo XX, as discusses e esforos na busca da padronizao contbil, e as contribuies obtidas com os primeiros Congressos Brasileiros de Contabilidade, oferecendo um melhor entendimento sobre o desenvolvimento histrico da profisso contbil em nosso Pas. Palavras-Chaves: profisso contbil no Brasil, desenvolvimento contbil no Brasil, padronizao contbil e congressos brasileiros de contabilidade. Abstract This work offers a historical retrospect on the development of the Accounting in Brazil, between centuries XIX and XX,

and contemplated: for century XIX, the initial movements for the regulation and consolidation of the countable profession, the creation of the first courses of commercial education, the pioneering workmanships edited and the implantation of a system of Public Accounting in Are Carlos, State of So Paulo. For the first half of century XX, it approached the efforts for the recognition of the profession, the first quarrels and action for the accounting standardization, and the Brazilian Congresses of Accounting. The research is exploratria and descriptive, based in primary and secondary sources, academic, periodic works edited by classroom agencies and historical workmanships. Search cronologicamente to illustrate the evolution of the Accounting in Brazil, presenting the first actions for the regulation of the profession and commercial education, the contributions of some countable thinkers of century XIX and beginning of century XX, the quarrels and efforts in the search of the accounting standardization, and the contributions gotten with the first Brazilian Congresses of Accounting, offering one better agreement on the historical development of the countable profession in our Country. Key Words: accouting profession in Brazil, countable development in Brazil, accounting standardization and Brazilian congresses of accounting. * Professor Doutor do Curso de Mestrado de Contabilidade e Controladoria da Unifecap. ** Mestre em Contabilidade Controladoria pela Unifecap. e

Ivam Ricardo Peleias - Joo Bacci

1 - Introduo O desenvolvimento da Contabilidade sempre esteve associado evoluo da humanidade. Esta associao ressaltada e abordada por estudiosos, sob distintas perspectivas. A opinio de alguns pensadores, e os aspectos por estes identificados so a seguir apresentados: Melis (1950:3) destaca que:
A Contabilidade, e sua principal e mais caracterstica manifestao a conta to antiga quanto a civilizao construda pelos homens ... A histria da Contabilidade , em certo ponto, uma conseqncia da histria da civilizao, tanto em suas vicissitudes como nas mais altas manifestaes da referida civilizao, sobretudo no campo econmico.

Da mesma forma, Vlaemminck (1961:XIII) analisa o desenvolvimento histrico da Contabilidade, estabelecendo uma correlao de sua evoluo com a Economia:
A Contabilidade indubitavelmente uma tcnica auxiliar da Economia. Como conseqncia aparece, se expande e se degenera ou se retrai ao compasso da evoluo econmica das civilizaes, nas diversas regies e distintas pocas de sua histria. Trataremos de nos manifestar sobre o paralelismo entre a evoluo econmica geral e a evoluo de um dos mtodos a servio da economia das empresas: a tcnica das contas.

Para Iudcibus (1993:31):


em termos de entendimento da evoluo histrica da disciplina, importante reconhecer que raramente o estado da arte se adianta muito em relao ao grau de desenvolvimento econmico, institucional, e social das sociedades analisadas, em cada poca. O grau de desenvolvimento das teorias contbeis e de suas prticas est diretamente associado, na maioria das vezes, ao grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou naes.

Em obra de sua autoria, S (1997:16) informa que A Contabilidade nasceu com a


civilizao e jamais deixar de existir em decorrncia dela; talvez, por isso, seus progressos quase sempre tenham coincidido com aqueles que caracterizam os da prpria evoluo do ser humano.

Em trabalho de cunho histrico, Schmidt (2000:12) assevera que:


dentro de um aspecto arqueolgico, a Contabilidade manifestou-se h quase dez sculos, portanto, muito antes do prprio homem ter desenvolvido o esprito de civilidade. Assim como o homem progrediu, a Contabilidade, como uma ferramenta indispensvel para o progresso da humanidade, perseguiu esse progresso. A eptome do enredo evolutivo da Contabilidade leva ao desfecho de que, assim como qualquer ramo do conhecimento intimamente relacionado com o contexto social, a Histria do Pensamento Contbil (HPC) produto do meio social em que o usurio est inserido, tanto em termos de espao como em termos de tempo.

Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004

40

Pequena cronologia do desenvolvimento contbil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronizao contbil e os congressos brasileiros de contabilidade Provas do desenvolvimento da Contabilidade associado evoluo da sociedade so as primeiras preocupaes com o ensino comercial, o surgimento e a atuao dos pensadores contbeis, os esforos e a necessidade de padronizao (cuja conseqncia natural formulao de regras e a padronizao das demonstraes contbeis), a criao dos rgos de classe e os eventos realizados por estes organismos. Estes movimentos ocorreram tambm no Brasil, de forma embrionria nos sculos XVI, XVII e XVIII1, e com maior intensidade a partir do sculo XIX2, principalmente pela vinda da Famlia Real e como conseqncia de diversos acontecimentos histricos ocorridos no Pas, em seus estgios polticos de Reino Unido, Imprio e Repblica. Este artigo se prope a identificar cronologicamente as primeiras ocorrncias no ensino comercial3 no sculo XIX, o surgimento de pensadores contbeis brasileiros, as discusses pioneiras e as primeiras aes para a padronizao contbil e a realizao dos Primeiros Congressos Brasileiros de Contabilidade. 2 - Breve retrospectiva sobre o desenvolvimento profissional contbil no Brasil do sculo XIX dcada de 20 do sculo XX Os resultados obtidos com esta pesquisa indicam que os primeiros grandes movimentos para a profisso contbil no Brasil ocorreram, no incio do sculo XIX, com a chegada da Famlia Real. Algumas ocorrncias havidas neste sculo, julgadas relevantes para este trabalho, sero a seguir apresentadas, em ordem cronolgica4. Os primrdios do estudo comercial no Brasil datam de 1804, quando Jos da Silva Lisboa, intitulado Visconde de Cairu, faz publicar a obra Princpios de Economia Poltica. Este autor forneceria ainda outra contribuio no incio do sculo XIX, a ser apresentada seguindo a cronologia adotada. Por meio de alvar publicado em 23 de agosto de 1808, cria-se a Real Junta de Comrcio, Agricultura, Fbricas e Navegao. Este documento determinou a adoo do sistema de partidas dobradas, para controle dos bens. A adoo deste sistema teve como causa principal o reconhecimento de seu uso pelos pases da Europa. O ano de 1809 apresenta dois fatos relevantes: o primeiro, a promulgao do Alvar de 15 de julho, criando oficialmente o ensino de Contabilidade no pas, por meio das aulas de comrcio, intituladas aulas prticas; o segundo, a apresentao, pelo Visconde de Cairu, de um sistema de Direito Comercial, juntamente com a realizao dos primeiros estudos sobre Economia Poltica no Brasil.

Em 1833, Estevo Rafael de Carvalho escreve a obra A Metafsica da Contabilidade Comercial, na qual divulgava o mtodo das partidas dobradas, e propunha a elevao da Contabilidade condio de Cincia5. Segundo Ericeira (2003:54) esta obra teve ampla divulgao; entretanto, no houve interessados em sua aquisio. A publicao em formato de livro viria a ocorrer em 1837, ano no qual seu autor cumpria mandato como deputado federal. Em 1846, por meio do Decreto no. 456, de 23 de julho, foi fixado o regulamento das aulas de comrcio, com durao estabelecida em dois anos, e cujos exames finais abordavam as disciplinas de Matemtica, Geografia, Economia Poltica, Direito Comercial, Prtica das Principais Operaes e Atos Comerciais. Este diploma legal alterou a denominao das aulas prticas para aulas de comrcio. A promulgao do primeiro Cdigo Comercial Brasileiro por meio da Lei no. 556, de 25 de junho de 1850, trouxe a obrigatoriedade de as empresas manterem a escriturao
Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004 41

Ivam Ricardo Peleias - Joo Bacci

contbil, seguirem uma ordem uniforme para os registros contbeis e o levantamento, ao final de cada ano, dos balanos gerais.A determinao do uso das partidas dobradas refora a necessidade do ensino comercial, e em 1856 surge o Instituto Comercial do Rio de Janeiro, que a partir e 1863 passou a oferecer a disciplina Escriturao Mercantil, buscando qualificar seus alunos ao exerccio da escriturao contbil. Em 22 de agosto de 1860 promulgada a Lei no. 10836, que corrigiu alguns problemas do Cdigo Comercial de 1850, e determinou para as empresas da poca, a obrigatoriedade de publicar e de remeter ao governo, nos prazos e pelo modo estabelecido em seus regulamentos, os balanos, demonstraes e documentos por este determinados. Esta lei foi regulamentada pelo Decreto no. 2679, de 03 de novembro do mesmo ano, que definiu as datas mximas para a publicao de balanos e para quais rgos as empresas deveriam enviar as referidas demonstraes contbeis. De acordo com Iudcibus e Ricardino Filho (2002:7) a Lei no. 1083 de fato a primeira Lei das Sociedades por Aes no Brasil, e tornou pblicos os padres contbeis nacionalmente adotados, at que a Lei no. 2627/40 apresentasse outras disposies. Em 1870, o Decreto Imperial no. 4.475 reconheceu oficialmente a Associao dos Guarda-Livros da Corte, tornando o guarda-livros uma das primeiras profisses liberais regulamentadas no Brasil. Em 1890, a Escola Politcnica do Rio de Janeiro passa a oferecer a disciplina Direito Administrativo e Contabilidade, relacionada escriturao mercantil, associando, pela primeira vez no Brasil, a Contabilidade ao Direito. Em 1884, em So Carlos, interior de So Paulo, o Cel. Paulino Carlos de Arruda Botelho contrata o Engenheiro Estanislau Kruszynski, polons de nascimento, para professor de seus filhos. Kruszynski era um estudioso de Cincias Econmicas e profundo conhecedor de Contabilidade, e coube a ele a primazia de iniciar nesta cidade cursos de Contabilidade Agrcola, Mercantil e Industrial, baseados no mtodo das partidas dobradas, e na teoria de personalizao das contas, conhecida como Logismografia7 de Giuseppe Cerboni e Giovanni Rossi. Nesta cidade instalou-se em 1892, um sistema de Contabilidade pblica8, de caracterstica patrimonial, financeira e oramentria, usando o mtodo das partidas dobradas, delineado por Kruszynki para a Prefeitura Municipal, e executado por Carlos de Carvalho, que primeiramente atuou como guardalivros e posteriormente Contador da Municipalidade. Mancini (1978:4) destaca este fato, relatado no Almanaque de So Carlos de 1894, folhas 42 e 43, em artigo escrito pelo advogado e economista Cincinato Braga, ex-presidente do Banco do Brasil, Promotor Pblico de So Carlos e deputado federal em vrias legislaturas. Parte do artigo transcrita a seguir:
At fins de setembro de 1.892 no tinha a nossa Cmara escriturao feita de acordo com os preceitos da Contabilidade mercantil. At esse tempo eram apresentados mensalmente balancetes que davam to somente conta da entrada e sada de dinheiro no correr de cada ms, sendo, conseqentemente, impossvel fazer-se idia clara ou exata do movimento total da recebedoria. Atendendo o grande desenvolvimento a que atingiu esta repartio, o Dr. Eugnio de Andrade Egas, na qualidade de Intendente, resolveu organizar a a Contabilidade apropriada, na qual se desse conta de todos os negcios pblicos. Foi nomeado, pois, guarda-livros dessa importantssima repartio o Sr. Carlos de Carvalho, o qual, depois de haver prestado o devido compromisso, comeou a escriturar os livros hoje ali existentes, seguindo o mtodo de partidas dobradas, e apresentando mensalmente um balancete no qual figuram o ativo e passivo da Municipalidade e do qual se v claramente a marcha dos negcios pblicos, isto , como se emprega o dinheiro do contribuinte.
Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004 42

Pequena cronologia do desenvolvimento contbil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronizao contbil e os congressos brasileiros de contabilidade
Convm dizer que no havendo antes um mtodo regular de escriturar livros, o Sr. Carlos de Carvalho tomou como base um bem elaborado esquema apresentado pelo hbil contabilista Ten. Estanislau Kruszynski, o qual calculara a receita e a despesa da Municipalidade no primeiro trimestre do exerccio de 1.892, adotando para esse importante e bem feito trabalho, o belo sistema de escriturao usada na Itlia, nas reparties pblicas e conhecido pelo nome de Logismografia de Cerboni, nome do seu inventor.

Em seu texto, Mancini relata que o mtodo implantado por Kruszynski e operacionalizado por Carvalho em So Carlos obteve pleno xito e, no incio do sculo XX (por volta de 1905) foi implantado no Tesouro do Estado, por meio da reforma da escriturao estadual. O mesmo sucesso ocorrido em So Carlos deu-se no Estado de So Paulo, e o mtodo tornou-se o padro adotado no Brasil, com a criao da Contadoria Central da Repblica, em 1922. A regulamentao da profisso contbil, a criao das primeiras instituies de ensino comercial, e a aplicao da escriturao contbil nos negcios privados e pblicos ofereceram as condies para o surgimento de mais obras impressas sobre Contabilidade no Pas. Em 1897 surge Curso de Escriturao Mercantil, editada por Antonio Tavares da Costa, citada em diversos jornais do Rio de Janeiro, conforme apresentado por Mancini (1978:2):
Gazeta Comercial e Financeira 24-07-1.897: sendo o primeiro trabalho neste gnero que se apresenta no Brasil, no podemos deixar de l-lo com a mais religiosa ateno ....; Jornal do Comrcio 15-08-1897: sbre escriturao mercantil no existia obra propriamente didtica, mas um monto de coisas preparadas e amassadas para guarda-livros feitos. Saber ensinar esta matria, por meio de palavras difcil, e escrev-lo, mais difcil ainda ...; ... sabido que no existe em lngua verncula livro algum sobre escriturao mercantil, por meio do qual possa qualquer indivduo preparar-se para o difcil e complicado cargo de livros ...; Jornal do Comrcio 11-09-1897: o nosso comrcio constituindo alis uma classe numerosa e respeitvel, sofre muitas vezes a falta de competncia de seus auxiliares e estes por sua vez prejudicam-se individualmente pela ausncia de um preparo terico-prtico da escriturao mercantil e das matrias que mais diretamente entendem com as operaes mercantis. A causa deste estado , primeiramente, a falta de professores e, em segundo lugar, a de compndios prprios quele fim ....

Merecem destaque outros divulgadores e defensores do pensamento contbil, a seguir apresentados, que entre o final do sculo XIX e a primeira metade do sculo XX empenharam-se para o desenvolvimento e a consolidao da Contabilidade no Brasil: Sebastio Ferreira Soares9, escritor e defensor da Contabilidade como uma cincia exata e de informao, que em 1852 fez publicar, segundo ele prprio, a primeira obra nacional sobre Contabilidade Pblica no Brasil, intitulado Tratado de Escripturao Mercantil por Partidas Dobradas Aplicado s Finanas do Brasil; Carlos de Carvalho, de tendncias contistas, discpulo de Estanislau Kruszynski, autor da obra Estudos de Contabilidade, composta de quatro volumes, cuja segunda edio data de 1915, foi um dos precursores do estudo da Contabilidade e divulgador de seus aspectos prticos e cientficos. Estudos de Contabilidade procurava demonstrar os problemas relativos escriturao contbil e da implantao do sistema de partidas dobradas. Estas preocupaes de Carvalho podem ser corroboradas pela afirmao de Schmidt (2000:219):
43

Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004

Ivam Ricardo Peleias - Joo Bacci

percebe-se a tendncia contista de Carlos de Carvalho, pois sua principal preocupao estava centrada no problema da escriturao contbil, especialmente no que se refere implantao do sistema de partidas dobradas.

Frederico Hermann Jr.10, de tendncia patrimonialista, divulgava o pensamento econmico-contbil, defendeu o patrimnio como objeto de estudo da Contabilidade e props sua incluso no quadro geral das Cincias11. Foi professor, membro fundador do Sindicato dos Contabilistas de So Paulo, autor de diversas obras, atuou em grandes empresas de sua poca e fundou uma empresa de servios contbeis nas reas de Contabilidade, Auditoria e Organizao; Francisco D'Auria, autor de vrias obras, foi professor, escritor, membro fundador do Sindicato dos Contabilistas de So Paulo, serviu aos governos estadual e federal, participou da criao a FEA/USP. Defendeu filosoficamente a Contabilidade como Cincias Pura, e possua tendncias patrimonialistas, o que pode ser atestado por meio da citao de Masi (1958:8), apud Schmidt (2000:220):
sempre foi patrimonialista, no h dvida, como se verifica pela leitura de sua obra principal, denominada Primeiros Princpios de Contabilidade Pura12 que em sua parte central, na sua opinio, revela-se patrimonialista.

Tambm em Mancini (1978:59) possvel verificar a tendncia patrimonialista de Duria:


Francisco D'Auria, afirma que os elementos patrimoniais ativos, alem de constiturem riqueza da administrao, podem ser fonte de renda. Por esta razo esto ligados parte financeira da administrao. A falta de vigilncia destes elementos pode ocasionar diminuio de riqueza ou renda, ou aumento de despesa para os restituir sua integralidade.

3 - Os esforos pioneiros pelo reconhecimento da profisso 3.1 Os primeiros esforos Duria e Herrmann Jr. participaram ativamente no reconhecimento da profisso contbil no Pas. Em suas obras, entendiam ambos ser a Contabilidade uma cincia. Alm deste posicionamento, contriburam para a criao da Revista Brasileira de Contabilidade em 16 de dezembro de 1911. O primeiro nmero do peridico foi editado em 01 Janeiro de 1912, trazendo na sua pgina 18 a seguinte observao13:
Sociedade Anonyma Revista Brasileira de Contabilidade - Em 16 do mez de dezembro ltimo, constituiu-se legalmente, nesta capital, uma Sociedade Anonyma com o titulo acima. O objetivo dessa sociedade a publicao desta Revista. A sociedade administrada por trs directores e quatro administradores. Esses cargos ficaram assim distribudos: Diretores Carlos de Carvalho, Horacio Berlinck e Jos da Costa Sampaio. Administradores: Francisco DAuria, Carlos Levy Magano, Raymundo Marchi e Emilio de Figueiredo e como redator o Sr. Carlos de Carvalho.

Em seu editorial apresentado o seguinte objetivo para a publicao:


Se a ordem deve preponderar na organisao technica de uma empresa, deve tambm existir na sua administrao; se a contabilidade no uma causa directa da riqueza, constitue, entretanto, um considervel elemento de absoluto successo das empresas em geral.

Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004

44

Pequena cronologia do desenvolvimento contbil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronizao contbil e os congressos brasileiros de contabilidade O primeiro nmero da revista trouxe, pgina 2, um ensaio de classificao cientfica sobre contas comerciais, escrito por Jos da Costa Sampaio, aqui considerado um dos primeiros estudos cientficos sobre Contabilidade produzido no Brasil. Herrmann Jr. e Duria participaram ativamente na criao das primeiras entidades de classe dos contabilistas: o Instituto Paulista de Contabilidade (atual Sindicato dos Contabilistas de So Paulo), da Academia Paulista de Contabilidade e da Revista Paulista de Contabilidade com seu primeiro nmero editado em junho de 1922, substituindo a Revista Brasileira de Contabilidade14, com o objetivo de publicar no s artigos tcnicos, mas tambm defender as causas nobres que redundarem em benefcio dos contadores e guarda livros brasileiros. Em seu primeiro nmero s paginas 3, 4, 5 e 6 foi publicado um artigo escrito por Raul Vaz, em prol dos contabilistas, do ensino e da luta pela regulamentao da profisso, do qual alguns trechos so a seguir transcritos:
...o que devemos fazer no contractar profissionais extrangeiros, mas sim, tratar de amparar o ensino commercial dando-lhe o verdadeiro molde, e que no presente sem rodeios, a legalizao da classe. Legalisada a profisso de contadores e guarda-livros teremos amparado o ensino commercial e sero favorecidos: a) os contadores formados por escolas, cujo programma seja o mais conveniente possvel para formar rapazes para o commrcio; b) os governos, que tero nessa classe, independente de remunerao, os seus fiscaes, porque havendo penalidades, como sejam multa, annulaco de titulo e priso, os profissionaes, toda a vez que o commerciante procurar insinua-los para praticarem um acto que viesse prejudicar o fisco, recusariam categoricamente receiosos de serem punidos; os Srs. Commerciantes, que assim sabiam perfeitamente que tinham auxiliares de responsabilidade e que portanto o seu patrimnio estava em boas mos. Portanto, o nico remdio efficaz para a remodelao do ensino commercial do paiz est na legalisaco da classe, sem o que nada se conseguir. .... convm ponderarmos que j existe projecto de lei para legalisaco dos guardalivros ... Desta forma temos a luta pelo reconhecimento, pela regulamentao e pela valorizao da Contabilidade como ensino e como profisso como numa batalha sem trguas para ser vencida.

mesma poca, em 1920, tramitava no Senado Federal projeto de lei de autoria do Senador Raymundo de Miranda, determinando que toda a escriturao comercial fosse realizada pelo scio autorizado pelo contrato social ou por guarda-livros habilitados. Os movimentos at aqui relatados tiveram como conseqncia a fundao de rgos de classe por todo o Brasil, que viessem a defender os interesses da profisso contbil, ento em franco desenvolvimento. Apresenta-se a seguir uma cronologia dos esforos para o reconhecimento e regulamentao da profisso at a edio do Decreto-Lei n 9295/46, refletidos na criao de diversos rgos de classe e na ocorrncia dos primeiros congressos brasileiros de Contabilidade: 1916 criao do Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais e a Associao dos Contadores em So Paulo; 1916 - criao do Instituto Brasileiro de Contabilidade no Rio de Janeiro;
45

Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004

Ivam Ricardo Peleias - Joo Bacci

1919 fundao do Instituto Paulista de Contabilidade; 1924 ocorre o I Congresso Brasileiro de Contabilidade; 1927 - fundao do Instituto Mineiro de Contabilidade; 1928 criao do Instituto Fluminense de Contabilidade; 1929 fundao em So Paulo da Associao Internacional de Contabilidade; 1931 fundao da Cmara dos Peritos Contadores no Instituto Brasileiro de Contabilidade; 1931 fundao da Associao Pernambucana de Contabilidade; 1931 fundao do Instituto Matogrossense de Contabilidade; 1932 fundao da Associao Mineira de Contabilidade; 1932 ocorre o II Congresso Brasileiro de Contabilidade; 1933 fundao do Instituto Riograndense de Contabilidade; 1934 ocorre o III Congresso Brasileiro de Contabilidade; 1937 ocorre o IV Congresso Brasileiro de Contabilidade.

3.2 Os esforos do Senador Joo Lyra dcada de 20 do sculo XX No esforo para o reconhecimento da profisso, algumas personalidades atuaram para que isto ocorresse. Merecem destaque o Senador Joo Lyra, Francisco DAuria, Raul Vaz e Frederico Hermann Junior, cuja luta foi registrada em manifestaes por meio de discursos e pronunciamentos. Apresenta-se a seguir um resumo sobre a personalidade que empreendeu os maiores esforos para a regulamentao da profisso, e que viria a ser o patrono da classe: o Senador Joo Lyra Tavares, nascido em 23 de novembro de 1871, em Goiana, Pernambuco, e falecido em 1939, cujo curriculum vitae foi publicado no Boletim do CRC-SP, no. 116, do primeiro trimestre de 1997, pgina 20:
Foi guarda-livros e chefe de escritrio da firma em que trabalhava. Como comerciante, teve uma atuao destacada em Pernambuco. Fundou em seu Estado uma Associao de Guarda-livros e foi membro da Associao Comercial de Recife. Atuou na poltica, foi historiador e economista, autor de obras didticas e estudioso de geografia. Em 1.914, a convite do ento Ministro Rivadavia Corra, esteve pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, Capital da Repblica, onde tomou parte da comisso escolhida para estudar a reorganizao da contabilidade do Tesouro nacional. No ano seguinte, Joo Lyra Tavares foi eleito Senador pelo Rio Grande do Norte, cargo que ocupou at o fim de sua vida. No Senado foi membro eminente da Comisso de Finanas e, sempre ressaltou os benefcios que a sociedade brasileira teria com o reconhecimento de uma classe de contadores pblicos.

Lyra foi convidado para assumir a Presidncia do Conselho Perptuo de Contadores, eleito em 27 de dezembro de 1925. Foi homenageado em cerimnia realizada no Hotel Terminus, em So Paulo, em 25 de abril de 1926, como prova do reconhecimento da classe contbil paulista ao seu trabalho junto ao Senado em prol da profisso contbil. Em certo momento de seu discurso, no qual mencionou Carlos de Carvalho, afirmou:
Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004 46

Pequena cronologia do desenvolvimento contbil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronizao contbil e os congressos brasileiros de contabilidade
trabalhemos, pois, bem unidos, to convencidos de nosso triunfo, que desde j consideramos 25 de abril o dia dos Contabilistas Brasileiros.

3. 3 As primeiras discusses sobre padronizao contbil 1926 A padronizao e a harmonizao contbeis so preocupaes mundiais, que buscam dentro do contexto da economia global um entendimento nico dos termos, princpios, normas e formas de apresentao das Demonstraes Contbeis, para que os diversos usurios possam realmente entend-las e interpret-las, em um contexto de transparncia, mensurao e disclosure15 comum a todos. Segundo Castro Neto (1998:58):
A Harmonizao Contbil pode ser conceituada como o processo de padres contbeis internacionais para algum tipo de acordo tal que as Demonstraes Contbeis de diferentes pases sejam preparadas segundo um conjunto comum de princpios de mensurao e disclosure.

No Brasil estas aes so empreendidas pelos rgos de classe e entidades contbeis: Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), juntamente com a Comisso de Valores Mobilirios (CVM) em sintonia com rgos internacionais. A primeira exigncia legal brasileira sobre padronizao veio com a Lei no. 1083 e o Decreto no. 2679, ambos de 1860 e j abordados neste trabalho. Entretanto, a primeira discusso sobre harmonizao e padronizao contbil no Brasil com a participao da classe contbil ocorreu em 1926, e as primeiras alteraes na regulamentao ocorreram em 1940, com os Decretos- Leis nos. 2.416/40 e 2627/4016, com inovaes significativas: o primeiro com normas sobre a Contabilidade Pblica dos Estados e Municpios, e segundo tratando das sociedades annimas. Os benefcios desta padronizao foram fundamentais na anlise comparativa das demonstraes contbeis das empresas, pois permitiriam a construo de sries histricas, evidenciando os resultados da atividade empresarial ao longo do tempo. Outro benefcio importante seria com relao ao estudo da Contabilidade, contribuindo para que as instituies de ensino superior pudessem oferecer sociedade profissionais com maiores qualificaes tcnicas. 3.4 As dcadas de 30 e de 40 do sculo XX a exigncia da assinatura dos livros e documentos contbeis por profissional da Contabilidade, a equiparao de direitos e a criao do sistema CFC/CRCs As dcadas de 30 e 40 do sculo XX foram palco de aes relativas exigncia da assinatura do profissional contbil em livros e documentos das empresas, de novas aes governamentais que buscassem a padronizao contbil, da equiparao de direitos em funo da regulamentao exigida pelo novo cenrio e da criao dos principais rgos de classe da profisso contbil no Pas. O Decreto Lei no. 21.033/32 estabeleceu as novas condies para o registro de contadores e guarda-livros e tornou obrigatria a assinatura dos livros comerciais, cumprindo determinaes do Cdigo Comercial e da Lei de Falncias vigentes poca. Determinou ainda outras regalias e exigncias para o exerccio da profisso contbil. Este diploma legal proporcionou o reconhecimento dos mesmos direitos e ttulos concedidos pelo Decreto no. 20.158,17 de 30 de junho de 1931, aos que: prestaram exames de habilitao nos moldes deste decreto:
47

Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004

Ivam Ricardo Peleias - Joo Bacci

foram professores de contabilidade em ensino comercial, oficial ou oficializado, que publicaram obras de contabilidade julgadas de mrito pelo Conselho Consultivo do Ensino Comercial, e que exerceram antes de 09/07/31 o cargo de guarda-livros, ou contadores em reparties pblicas, tendo assinado antes da mesma data balanos de bancos, companhias, empresas, sociedades, cooperativas ou instituies de caridade, e outras, publicados em rgos oficiais de imprensa da Unio ou dos Estados; tenham assinado laudos periciais, que sejam possuidores de atestado de idoneidade profissional, ou exercido, por no mnimo cinco anos, a profisso em estabelecimentos organizados e registrados na Junta Comercial dos Estados e outras equiparaes.

As aes citadas, regulamentadas e equiparadas pelo Decreto Lei no. 21.033/32, permitiram a diversos profissionais atuantes antes de sua promulgao o direito de exercerem a profisso regulamentada de Contador. O ano de 1940 teve duas aes governamentais, que contriburam para a padronizao contbil no Pas: O Decreto-Lei no. 2416, de 17 de julho, que estabeleceu as normas sobre a Contabilidade para os Estados e Municpios, definiu o modelo padro de balano oramentrio, e as normas financeiras aplicveis gesto dos recursos pblicos; O Decreto-Lei no. 2627, de 01 de outubro, que tratou das empresas de capital aberto, cujas aes eram negociadas na Bolsa de Valores da ento capital federal, a Cidade do Rio de Janeiro. Dentre outros aspectos, este diploma legal apresentou os critrios de avaliao do ativo, do uso do custo histrico, da amortizao, da constituio de fundos para a desvalorizao do imobilizado, de forma pioneira os critrios aplicveis ao ativo diferido, e tambm da formao da reserva legal, como forma de preservao do capital das empresas. De acordo com a pesquisa realizada por Iudcibus e Ricardino Filho, mencionada nas referncias bibliogrficas, esta foi a segunda Lei das Sociedades Annimas no Brasil.

Em 27 de maio de 1946 promulgado o Decreto Lei no. 9295/46, criando o CFC Conselho Federal de Contabilidade, e os CRCs Conselhos Regionais de Contabilidade. Estes rgos, operando sob a coordenao do CFC, atuam na fiscalizao do exerccio da profisso contbil, colaboram na definio de normas e procedimentos contbeis, por meio da promulgao das Normas Brasileiras de Contabilidade, funcionam como tribunais de tica e definem, regulamentam e baixam normas e padres de interesse da profisso contbil, alm de definirem e efetuarem o recolhimento das taxas relativas ao registro e exerccio profissional. 4 Os primeiros congressos brasileiros de contabilidade e sua colaborao no desenvolvimento da profisso Sero a seguir destacadas as principais aes ocorridas nestes eventos da classe contbil brasileira18, ocorridos na primeira metade do sculo XX, que contriburam para o desenvolvimento e aperfeioamento da profisso, e para a valorizao dos profissionais de contabilidade. 4.1 - I congresso brasileiro de contabilidade O Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, ento Distrito Federal, de 16 a 24 de agosto de 1924, liderado pelo Senador Joo de Lyra Tavares, presidente do evento, tendo como Secretrio do Congresso Carlos Setbal e
Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004 48

Pequena cronologia do desenvolvimento contbil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronizao contbil e os congressos brasileiros de contabilidade Presidente de Honra Raphael de Abreu Sampaio Vidal, foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Contabilidade. O objetivo deste evento foi estudar todos os assuntos atinentes Contabilidade e profisso, para aperfeioamento tcnico e evoluo da classe, procurando definir a Contabilidade e sua forma de escriturao.Foi dividido em quatro temrios e quatro comisses: 1. Comisso: Contabilidade; 2. Comisso: Ensino Tcnico; 3. Comisso: Exerccio Profissional e 4. Comisso: Comrcio e Legislao. Os temas foram discutidos em sete sesses ordinrias, assim distribudos: 1a Sesso Ordinria: discutiu a tese: Definio de Contabilidade, de Joo Luiz dos Santos, e foi relatada por Francisco DAuria; 2. Sesso Ordinria: proposta de Ubaldo Lobo de reestruturao do tribunal de Contas com o trabalho Cdigo de Contabilidade, o empenho de despesa e a eficincia dos rgos de Contabilidade; 3. Sesso Ordinria: discutiu a utilidade do Razo, do Dirio e do Copiador; 4. Sesso Ordinria: discutiu teses sobre as cinco contas gerais19; 5. Sesso Ordinria: apresentou e discutiu trabalhos voltados ao ensino da Contabilidade, da regulamentao da profisso, dos temas voltados ao comrcio e a legislao cujas teses eram: o O ensino e sua discriminao; Introduo do esperanto na Contabilidade; Regularizao da Profisso do Guarda-livros; Exerccio profissional; Deveres do negociante em relao sua escrita; Clculos dos direitos da Importao; Reforma do Sistema Monetrio Brasileiro; Reforma do Cdigo Comercial e Contabilidade das Falncias. 6. Sesso Ordinria: palestra proferida por Horcio Berlinck sobre os pontos principais que se relacionam com o seguro social, com o ttulo Da Acturia; 7. Sesso Ordinria: aprovou proposta para que o Instituto Brasileiro de Contabilidade organizasse os anais do congresso e a Federao Brasileira de Contabilidade.

Durante o evento foi desenvolvida grande campanha para a regulamentao da atividade contbil, capitaneada pelo Senador Joo Lyra, e pela reforma do ensino comercial, que viria a ocorrer por meio do Decreto no. 20.158, de 30 de junho de 193120, j mencionado neste trabalho. Ainda durante o Congresso foram formuladas algumas definies que enriqueceram e valorizaram o evento, a seguir apresentadas: ESCRITURACO: o registro metdico dos fatos administrativos de ordem econmica; CONTABILIDADE: a cincia que estuda e pratica as funes de orientao, de controle e de registro, relativos aos atos e fatos de administrao econmica; CONTABILISTA: versado nos estudos de Contabilidade; o que executa trabalhos de Contabilidade; CONTABILIZAR: organizar de acordo com os princpios de Contabilidade; UNIGRAFIA: escriturao por partidas simples; DIGRAFIA: escriturao por partidas dobradas; DIGRAFISTA: o que faz lanamentos por partidas dobradas.
49

Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004

Ivam Ricardo Peleias - Joo Bacci

4.2 Os congressos subseqentes O sucesso alcanado com o I Congresso Brasileiro de Contabilidade motivou a realizao de outros eventos, nos quais continuaram a discusso e os esforos para o aperfeioamento da profisso, para a valorizao dos profissionais da rea, e para a consolidao da regulamentao aplicvel profisso e prtica contbil. Um breve resumo dos eventos ocorridos at o final da dcada de 50 do sculo XX21 apresentado a seguir: II congresso - 1932: realizado novamente na cidade do Rio de Janeiro, com discusses em torno de uma maior unidade da classe em prol de um crescimento e evoluo da atividade e na busca de novas conquistas; III congresso - 1934: ocorreu em So Paulo, e se notabilizou pela organizao, importncia das teses apresentadas na busca da especializao, na luta pela regulamentao e pela elevao do ensino da Contabilidade ao nvel superior, foi liderado por Frederico Hermann Junior; IV congresso - 1937: foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, e buscou estudar as modernas aplicaes da Contabilidade, reforar a luta pela melhoria do ensino tcnico, a reivindicao de direitos considerados inerentes profisso Contbil, e contribuir para elevar e melhorar a Legislao Comercial, a Contabilidade e a profisso. Seu temrio foi o seguinte: 1. Definio de Contabilidade como Cincia, estudar a padronizao dos Balanos; 2. Ensino Tcnico: Integrao do curso de Contador nas Universidades Brasileiras e criao de Faculdades de Contabilidade; 3. Exerccio Profissional, Regulamentao Profissional; 4. Comrcio e Legislao: criadas quatro comisses a saber: 1 Comisso: Contabilidade; 2 Comisso: Ensino Tcnico; 3 Comisso: Exerccio Profissional; 4 Comisso: Comrcio e Legislao. V congresso - 1950: realizado em Belo Horizonte MG, objetivou votar o cdigo de tica, instalar a Academia Brasileira de Cincias Contbeis, perpetuando a memria de grandes vultos da Contabilidade; promover o estudo de problemas ligados Doutrina Contbil, ao exerccio profissional, ao ensino tcnico e superior, legislao fiscal e fazendria. Pela primeira vez, o evento contou com trabalhos de origem estrangeira, entre eles de Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Contabilidade e pela Frana pelo Dr. Henri Dubuisson. Neste Congresso pela primeira vez foi concedido o ttulo de Contador Emrito, ao professor Ubaldo Lobo, pelos relevantes trabalhos em favor da Contabilidade e pela excepcional cultura. Durante o evento foi apresentada Moo pelo Sindicato dos Contabilistas do Rio de Janeiro, aprovada pelos congressistas, indicando o Senador Joo Lyra como Patrono dos Contabilistas Brasileiros, cujas justificativas foram os relevantes servios prestados classe, seu prestgio profissional e pessoal, moral e saber.
Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004

50

Pequena cronologia do desenvolvimento contbil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronizao contbil e os congressos brasileiros de contabilidade Outro fator que tornou este evento dos mais importantes da dcada de 50 do sculo XX foi a aprovao do Cdigo de tica Profissional cuja matria a respeito e o prprio cdigo foram publicados no Jornal Tribuna Contbil n 2 de agosto de 1950, cuja notcia a seguir apresentada:
O ponto alto do certame contbil foi, sem dvida, a elaborao do Cdigo de tica Profissional dos Contabilistas do Brasil, considerado pela classe como conquista de suma importncia e que, de h longos anos, desde o III Congresso de Contabilidade vem sendo ventilado em todas as reunies de Contabilistas, sem nunca ter chegado a uma soluo. Finalmente, no Congresso de Belo Horizonte, chegou-se a um resultado, concluindo-se pela aprovao definitiva do mesmo.

Foram apresentadas ainda algumas moes reivindicando: a promoo de Convenes Nacionais de Contabilistas; a criao de Associaes Profissionais, Sindicatos e Federaes Regionais; recomendao de que os Conselhos Regionais limitem sua ao ao campo da Fiscalizao do Exerccio Profissional; de que os Conselhos suprimam o Registro e a Fiscalizao dos escritrios de Contabilidade, passando a registrar e fiscalizar unicamente os profissionais (esta moo foi rejeitada pelo plenrio) e recomendaes e pleno acolhimento a respeito da participao dos Contabilistas na vida nacional.
VI congresso - 1953: ocorreu em Porto Alegre RS, tinha como objetivo normalizar os

Balanos das empresas, para dotar os estudos e a sociedade de instrumentos adequados medio da venda e da fortuna nacional. O tema principal foi a Padronizao de Balanos. Outros temas relevantes debatidos durante o evento foram: Composio dos Conselhos Consultivos das entidades pblicas e privadas e a obrigatoriedade de Contadores nos Conselhos Fiscais das entidades. O Relatrio final da Comisso Especial de Padronizao de Balanos definiu os princpios bsicos de padronizao, com validade at a instituio da Lei n 6404/76 atual Lei das S/As.. Houve outras edies deste evento, sem uma regularidade cronolgica definida. A partir de 1988, o Congresso Brasileiro de Contabilidade passou a ocorrer a cada quatro anos, em cidades de diferentes Estados brasileiros. Consideraes finais A evoluo da contabilidade sempre esteve atrelada ao desenvolvimento da humanidade, e tal fato histrico tambm ocorreu no Brasil, com maior vigor a partir do sculo XIX, como este trabalho pretendeu demonstrar. A pesquisa identificou obras que mencionam o uso de rudimentos contbeis na ento colnia durante o sculo XVIII. Entretanto, ainda no foram encontrados registros histricos que indiquem grande desenvolvimento contbil no Pas at o incio do sculo XIX. A partir da mudana econmica, poltica e social desencadeada com a vinda da Famlia Real para o Brasil, e a conseqente evoluo da ento Colnia, que depois se tornou Reino Unido, Imprio e finalmente Repblica, Contabilidade foram apresentados vrios
Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004 51

Ivam Ricardo Peleias - Joo Bacci

desafios, superados de acordo com os fatos relatados. possvel identificar que as primeiras regulamentaes criaram as necessidades iniciais para o ensino comercial, e a demanda por profissionais melhor qualificados foi o ponto de partida para as primeiras aes rumo organizao da profisso e criao dos rgos de classe. Observou-se que, medida que o desenvolvimento se intensificou com os passar dos anos e, principalmente, a partir do sculo XX, novas situaes se apresentaram, exigindo respostas mais rpidas e consistentes da Contabilidade e de seus profissionais. Este processo continua nos dias atuais, cuja intensidade ainda maior, em funo da velocidade e do impacto que as mudanas atualmente causam. Na verdade, o desafio de adaptao realidade permanente e cada vez maior, e o sucesso da Contabilidade e de seus profissionais em grande parte est ligado capacidade de percepo e de oferecimento de respostas aos desafios que lhes forem apresentados. Este dinamismo marca o desenvolvimento da sociedade, e por conseqncia da Contabilidade e de seus profissionais. Referncias bibliogrficas BACCI, J. Estudo exploratrio sobre o desenvolvimento da contbil brasileiro uma contribuio ao registro de sua evoluo histrica, So Paulo, 2002, Dissertao de Mestrado - Centro Universitrio lvares Penteado. CASTRO NETO, J. L. Contribuio ao estudo da prtica harmonizada de contabilidade na Unio Europia, So Paulo, 1998, Tese de Doutorado Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo. CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SO PAULO. Boletim do CRC-SP, So Paulo, no. 116 janeiro-fevereiro-maro/1997. DURIA, F. Primeiros princpios de contabilidade pura. manuscritos originais. So Paulo Centro Universitrio lvares Penteado 1949 ERICEIRA, F.J. O estado da arte da contabilidade no Estado do Maranho, vis-a-vis seu desenvolvimento econmico, So Paulo, 2003, Dissertao de Mestrado Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo. FUNDAO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE. A histria dos congressos brasileiros de contabilidade. Revista Fundao Brasileira de Contabilidade. Braslia: Fundao Brasileira de Contabilidade, 2000. HENDRIKSEN, E. S., VAN BREDA, M. Teoria da contabilidade. So Paulo: Atlas, 1999 HERRMANN JR., F. Contabilidade superior. 8. ed. So Paulo: Atlas, 1970 IUDCIBUS, S. de. Teoria da contabilidade. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1993 IUDCIBUS, S. de, RICARDINO FILHO, A. A. A primeira lei das sociedades annimas no Brasil. So Paulo. Revista de Contabilidade e Finanas FIPECAFI-FEA/USP, ano XII, no. 29, maio-agosto/2002, pp. 7-25 MANCINI, J. Estanislau Kruszynski. So Carlos: Editora Indstria e Comrcio Grfico O Expresso, 1978 MASI, V. Francisco Duria e a contabilidade contempornea. Revista Paulista de Contabilidade, So Paulo, 379, pp. 8-9 1958, apud Schmidt, P. Histria do pensamento contbil. Porto Alegre: Bookman , 2000
Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004 52

Pequena cronologia do desenvolvimento contbil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronizao contbil e os congressos brasileiros de contabilidade MELIS, F. Storia della ragioneria contributo alla conoscenza e interpretazione delle fonti pi significative della storia econmica. Dott. Cesare Zuffi Editore. Bologna: Itlia, 1950 PINHEIRO, J. C. P., PINHEIRO, A. V. Sebastio Ferreira Soares: um contador no Imprio, Braslia, Conselho Federal de Contabilidade ano XXVII no. 112 maiojunho/1998 pp. 19-31 REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE. Peridico de Contabilidade, Finanas, Industria e Commercio anno I, num 1, So Paulo, 01/01/1912 S, A. L. de. Aspectos contbeis no perodo da inconfidncia mineira. Escola de Administrao Fazendria Centro de Pesquisa Casa dos Contos Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, Ouro Preto: MG, 1980 S, A. L. de. Histria geral e das doutrinas da contabilidade. So Paulo: Atlas, 1997 SAES, F. A. M., CYTRINOWICZ, R. O ensino comercial na origem dos cursos superiores de economia, contabilidade e administrao. So Paulo, Revista lvares Penteado V. 3 no. 6 junho/2001 pp. 37-59 SCHMIDT, P. Histria do pensamento contbil. Porto Alegre: Bookman, 2000 VLAEMMINCK, J.-H. Historia geral y de las doctrinas de la contabilidad. Editorial E.J.E.S.. Madrid: Espaa, 1961
O Brasil foi colnia de Portugal durante os sculos XVI, XVII, XVIII e incio do sculo XIX, sendo possvel inferir que o lento desenvolvimento da Contabilidade no Pas durante este perodo esteve fortemente associado a esta condio poltica. 2 A obra Aspectos Contbeis no Perodo da Inconfidncia Mineira, citada nas referncias bibliogrficas, contm exemplos sobre o uso da escriturao contbil na Provncia de Minas Gerais durante o sculo XVIII. Entretanto, o material coletado, analisado e usado para este trabalho aponta para um maior vigor no desenvolvimento da Contabilidade no Brasil a partir do sculo XIX. 3 Este artigo no aborda o desenvolvimento do ensino comercial e de Contabilidade no Pas, apesar de este aspecto ser uma das primeiras manifestaes no incio do sculo XIX, que serviu como ponto de partida para outros fatos histricos no desenvolvimento da Contabilidade brasileira. 4 Os eventos e sua cronologia foram colhidos em diversas obras, cuja referncia bibliogrfica ao longo do texto comprometeria a descrio da seqncia dos acontecimentos. Por isto, optou-se por mencionar todos os trabalhos consultados nas referncias bibliogrficas, e usar no texto apenas as citaes indispensveis. Durante a pesquisa foram identificadas outras obras que realizaram levantamentos semelhantes; entretanto, para este trabalho foram considerados relevantes os eventos apresentados ao longo do texto 5 Uma anlise mais minuciosa de alguns trechos de A Metafsica da Contabilidade Comercial pode ser encontrada nas pginas 53 a 62 da dissertao de mestrado de Ericeira, citada nas referncias bibliogrficas. 6 O trabalho de Iudcibus e Ricardino Filho, citado nas referncias bibliogrficas, traz pesquisa completa sobre a Lei no. 1083, de 22 de agosto de 1860. 7 Mais informaes sobre a Logismografia e os trabalhos de Giuseppe Cerboni e Giovanni Rossi podem ser obtidos nas obras de Melis, Vlaemminck, S e Schmidt, citadas nas referncias bibliogrficas. 8 Apesar de os trabalhos de Sebastio Ferreira Soares serem anteriores aos esforos de Estanislau Kruszynski e de Carlos de Carvalho, de supor que o trabalho desenvolvido em So Carlos tenha sido o primeiro sistema de Contabilidade pblica implantado no Brasil. Esta hiptese pode ser levantada pela leitura da obra de Pinheiro e Pinheiro, na qual h a transcrio de diversos trechos dos trabalhos realizados por Ferreira, identificando a desordem no controle das contas pblicas durante o sculo XIX. 9 O trabalho de Pinheiro e Pinheiro, citado nas referncias bibliogrficas, traz um resumo sobre a vida e obra deste pioneiro da prtica e da literatura contbil no Brasil. 10 Frederico Herrmann Jr. foi o fundador da Editora Atlas S/A. 11 Esta proposio est na obra Contabilidade Superior, 8a. Edio, p. 28, citada nas referncias bibliogrficas. 12 O original desta obra, escrito mo, e consultado para esta pesquisa, encontra-se na biblioteca do Centro Universitrio lvares Penteado UNIFECAP So Paulo - SP. Esta biblioteca possui outros originais escritos por Duria. Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004 53
1

Ivam Ricardo Peleias - Joo Bacci

O exemplar original da primeira edio, consultado para esta pesquisa, encontra-se na biblioteca do Sindicato dos Contabilistas de So Paulo, e foi doado por Francisco Duria, conforme dedicatria anotada na capa, datada de 1922. 14 O primeiro exemplar da Revista Brasileira de Contabilidade foi publicado em 1912, e sua publicao foi suspensa em 1920. Vou a ser publicada em 1929, e foi novamente suspensa em 1932. Era editada pelo Sindicato dos Contabilistas de So Paulo, e a partir de 1971 passou a ser editada pelo Conselho Federal de Contabilidade. 15 O disclosure refere-se evidenciao das demonstraes contbeis. Este assunto pode ser mais bem estudado nas obras de IUDCIBUS e HENFRIKSEN & VAN BREDA, citadas nas referncias bibliogrficas. 16 Segundo Iudcibus & Ricardino Filho, o Decreto Lei no. 2627/40 foi a segunda lei das Sociedades Annimas no Brasil. 17 Este decreto objetivou reorganizar o ensino Comercial, criando o ttulo de Bacharel em Cincias Econmicas, e regulamentou a profisso de Contador, ainda em nvel tcnico. 18 Exemplares de anais do I, II e III Congressos Brasileiros de Contabilidade podem ser encontrados na biblioteca do Centro Universitrio lvares Penteado UNIFECAP So Paulo SP. 19 A discusso desta tese foi baseada na Teoria Contista de Edmond Degranges (pai). Mais informaes sobre Degranges e sua obra podem ser obtidas nas obras de Melis, Vlaemminck, S e Schmidt, citados nas referncias bibliogrficas. 20 O trabalho de Saes e Cytrinowicz, citado nas referncias bibliogrficas, faz uma anlise mais detalhada do Decreto no. 20.158/31, e do desenvolvimento do ensino comercial no Brasil. 21 A obra A Histria dos Congressos Brasileiros de Contabilidade, citado nas referncias bibliogrficas, contm o resumo de todos os Congressos Brasileiros de Contabilidade realizados.

13

Revista Administrao On Line FECAP - Volume 5 N 3, p 39-54 jul/ago/set 2004

54

S-ar putea să vă placă și