Sunteți pe pagina 1din 3

SANTURIO SO CRISTVO CANOAS/RS REUNIO DOS MINISTROS EXTRAORDINRIOS DA EUCARISTIA FORMAO:

A visita ao doente
I ASPECTOS PASTORAIS 1. Evangelizar o enfermo. - A ordem de Jesus para que a misso evangelizar se associe cura dos enfermos e o exemplo que ele prprio nos deu constituem para a Igreja misso indiscutvel. (Mt 10,1; Mc 6,13; Lc 9, 1-6; Tg 5,14). - Nos dias de hoje, a Igreja refora, atravs da caridade e dos sacramentos, os laos comunitrios, no conforto aos marginalizados. - Sua misso principal, entretanto, evangelizar o doente, anunciando-lhe o Mistrio Pascal de Cristo. - No ser passivo ao sofrimento, mas transform-lo em oferenda a exemplo de Cristo. o sentido cristo da cruz, que a Igreja deve anunciar tambm aos enfermos. - O enfermo convidado a viver sua Pscoa na Pscoa de Cristo, pois o cristo no aceita o sofrimento pelo sofrimento, mas por Cristo. assim que a dor pode se transformar em oblao de amor. 2. Catequese e pastoral. - Catequese do sentido do sofrimento focada no aspecto da Ressurreio como passagem atravs da morte, mesmo dolorosa. - Os temas do sofrimento e da morte so fundamentais para a compreenso do mistrio Pascal. - A visita aos doentes constitui um momento especial de catequese, bastante eficaz, porque personalizada e situada em circunstncias bem definidas. - No banalizar os encontros com os doentes, com palavras genricas e vazias, com um conforto espiritual enganoso. - Sejam visitas cheias de esperana e confiana, embora marcadas pelo realismo. 3. Respeito ao enfermo. - Para a Igreja, os doentes so sinais e imagens do Cristo sofredor: Servir aos doentes servir ao prprio Cristo em seus membros (Mt 25, 36-40).

4. Pastoral da sade hospitalar. - Nos hospitais se encontram pessoas nos mais diversos graus de participao eclesial e de vida crist. Logo, preciso conhecer cada enfermo em particular, antes de oferecerlhe alguma forma de assistncia pastoral e, principalmente, algum sacramento. - A participao nos sacramentos pelo enfermo, deve ser pedagogicamente conduzida num processo de aprofundamento vivencial da f, de maneira consciente e livre, - Isso se conseguir mais seguramente se o enfermo for ajudado a refletir sobre a sua vida e sobre a sua particular situao, luz da f, durante as longas horas de inatividade do hospital. 5. Pastoral da sade domiciliar. - Tudo o que acima foi dito sobre a pastoral hospitalar aplica-se tambm pastoral domiciliar, exceto aquilo que especfico ao hospital. - Contudo, o atendimento domiciliar oferece algumas vantagens: atendimento mais pessoal, maior contato com a famlia e os vizinhos do doente, maior entrosamento com a comunidade paroquial, maiores possibilidades de pastoral em geral, etc. - Aqui ainda mais importante a ao missionria dos leigos, como um auxlio indispensvel a ao pastoral do presbtero servem de ligao entre o doente e o presbtero. 6. Visitas aos doentes. Alguns conselhos para quem visita os doentes: a) Quando for visitar um doente (de qualquer natureza), no se deixar impressionar pela enfermidade; b) No recordar com o doente os momentos difceis do sofrimento, a fim de no provocar uma regresso no seu estado de sade; c) preciso simplicidade e delicadeza. No esquecer que a dor aumenta a sensibilidade; d) Quando o doente, espontaneamente, contar a prpria histria, no interferir com perguntas indiscretas, mas, simplesmente, escut-lo; e) No manifestar jamais sentimentos de piedade, ou provocar lamentaes doentias; f) O maior auxlio que se pode dar ao doente ajud-lo a encontrar-se a si mesmo. g) Mais do que oferecer uma ajuda material, embora isso possa ser importante, por vezes, preciso dar-se ao doente; h) Pode acontecer que o sofrimento uma mais o doente a Deus que a prpria alegria. necessrio sugeri-lo, mais com o prprio testemunho do que com as palavras; i) Para entender um doente, preciso colocar-se em seu lugar; j) Dizer que Deus ama o doente muito bonito e tambm muito verdadeiro. Nesse momento, no entanto, no tanto o amor de Deus que o enfermo deseja provar, mas o amor de que o visita;

k) Deus no se ausenta da vida de ningum. Ele fiel e permanece com seus filhos. Esta presena ser melhor percebida a partir de nossa atitude fraterna para com o doente; l) Amar o doente no s por amor a Deus, mas tambm por amor dele mesmo. m) Dar total ateno ao doente; n) Ser otimista, alegre, mesmo no momento da dor; o) Quando o enfermo confiar algum problema, interessar-se por ele.

S-ar putea să vă placă și